Se os teus jogos no PC engasgam ou congelam, desliga o Game Mode

Em 2017 a Microsoft introduziu o Game Mode no Windows 10. Trata-se de um modo que supostamente melhora as performances do sistema para jogos, mas a realidade, é que desde o seu lançamento o modo nunca foi consensual, apresentado vários problemas. Agora, três anos depois, os utilizadores queixam-se que o modo, em vez de lhes trazer performance extra só traz problemas e até perdas de performance.

As queixas apareceram no Guru3D, e afectam vários jogos, como o Call of Duty: Warzone e o League of Legends. A maior parte das queixas são engasgos e jogos bloqueados.

Os utilizadores estavam a culpar as drivers dos GPUs pelo sucedido, mas recentemente, após uma sugestão de um utilizador para se desligar o Game mode, o consenso apareceu. A situação nada tem a ver com as drivers, e é apenas da responsabilidade do Windows. Desligando o Game Mode, a totalidade das queixas desaparecem.

Eis a citação original que recomendava o desactivar o Game Mode:

I built a new PC last year and I’ve been brutalized by the 5700 XT drivers ever since, or so I thought. Windows added a ‘Game Mode’ apparently, on by default, in some update, and after I disabled it tonight the difference is night and day. The CRAZY intermittent stutters are TOTALLY gone in my testing. I don’t know if this is an established fix that many have tried but I figured I’d put it out there for anyone who doesn’t know yet.

Desde essa altura vários outros utilizadores confirmaram a resolução dos seus problemas seguindo o conselho.



De notar que o problema afecta GPUs AMD, mas tambem GPUs Nvidia.

Não é de se excluir a possibilidade de o problema se ter agravado com alguma das mais recentes actualizações do Windows, mas poderá haver aqui um conjunto de situações que causam o problema.



error: Conteúdo protegido