Snapdragon X Elite CPU é o Super SOC da Qualcomm

Os benchmarks mostram que os Orion Cores são mais rápidos e mais eficientes que um núcleo Intel de 13ª Geração e que o Apple M2 Max, com o GPU a ser mais rápido que o RDNA 3 da AMD.

A Qualcomm revelou todos os detalhes e benchmarks do seu novo CPU Snapdragon X Elite, destinados aos PCs com Windows, e que irão bater-se frente a frente com os processadores da Apple, Intel e AMD.

O Snapdragon X Elite da Qualcomm foi projetado de forma exclusiva para o mercado PC, e destina-se a executar o sistema operativo Windows, competindo assim com a AMD e Intel. Da mesma forma pretende concorrer com o portfólio de laptops da Apple baseados nos sems M2 Max.

E a Qualcomm indica que este CPU possui um elevado desempenho e eficiência.

Qualcomm-Snapdragon-X-Elite-Oryon-CPU-Benchmarks-For-PCs-_-Specs-_8-g-standard-scale-4_00x-Custom-1920x1080.jpeg

Estes Smapdragon X Elite, estreiam os novos núcleos Oryon e são construidos numa litografia da TSMC de 4nm, possuindo um total de 12 núcleos que podem operar em até 4,3 GHz em 1 a 2 núcleos, e frequências de reforço de 3,8 GHz com todos os núcleos, possuindo uma cache total de 42 MB.



O GPU é um Qualcomm Adreno de 4,6 TFLOPs, companhado de um acelerador Qualcomm Hexagon AI que oferece 75 TOPs de desempenho como um Micro nPU. Suporta até 64 GB de memória LPDDR5x-8533, SSDs PCIe Gen 4.0 NVMe, e o uso do mais recente modem Snapdragon X65 5G com WIFI7 e BT 5.4, oferecido pelo controlador FastConnect 7800.

Em termos de desempenho, a Qualcomm compartilhou vários benchmarks.

Nos testes de núcleo único, do Geekbench 6, o Qualcomm Snapdragon X Elite obteve uma pontuação de 3227 pontos, que indica que este é 14% mais rápido do que o Apple M2 Max (2.841 pontos), ao mesmo tempo que consome 30% menos energia. O CPU Snapdragon X Elite também é mais rápido que o Intel Core i9-13980HX, apesar de um ganho bem menor de apenas 1% (3192 pontos), mas consumindo 70% menos energia.

N93Pz51.jpg


8 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tiohildo
Tiohildo
3 de Março de 2024 9:44

Interessante … É arquitetura x86, correto?

OFF:
Saiu um update no jogo do Robocop para utilizar AMD Frame Gen nos consoles.
Eu testei e vi pouca diferença. O FPS melhorou de 2% a 7%. Depois eu faço um vídeo comparando.
Mas se fosse geração de frames teria que ter um ganho maior de FPS, certo?
Talvez a melhora foi só ter passado de FSR2 para FSR3.
Mas na opção do menu está escrito “AMD FRAME GENERATION”.
Estranho …

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
3 de Março de 2024 10:47

Não faz sentido melhorar só isso, deve ser o ganho apenas de sobra de processamento de escalonamento pelas técnicas de FSR2 pra FSR3. Porque senão, é muito pífio o resultado do Frame Generation pra esse jogo.
Ou então, deve ser alguma falha da atualização, em Mods criados pela comunidade com o FSR3, ele mais que dobrava os fps em relação a sem mod, e tinha um ganho de cerca de 70% a 80% em fps do fsr2.

https://www.youtube.com/watch?v=L3tOvoQceWo

Last edited 1 mês atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
3 de Março de 2024 11:10

É estranho mesmo. A Digital Foundry postou no twitter que não achou mudança nenhuma com o patch. Eu achei essa pequena diferença de 5% mas não sei explicar o motivo. Eu medi os frames em uma cutscene , então não deveria variar, a não ser que seja normal variar ali por alguma coisa aleatória na cena …

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 de Março de 2024 12:12

Aparentemente a qualidade da imagem está igual.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Tiohildo
3 de Março de 2024 19:30

Fiz um pequeno vídeo mostrando a diferença do “AMD FRAME GENERATION” ligado e desligado no modo performance.
Não teve muita diferença. Não sei bem o que esse modo fez.

https://www.youtube.com/watch?v=5I8YvE80KTo

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Tiohildo
4 de Março de 2024 21:42

Parece que o desenvolvedor do Robocop confirmou que AMD Frame Gen nos consoles não funciona, foi apenas um erro aparecer lá.
Caso esclarecido.

Juca
Juca
3 de Março de 2024 10:44

Se não for só marketing, é impressionante, agora é esperar a comparação prática e os valores pra se ver se é assim mesmo ou se não é bem assim. Mas parece empolgante…

error: Conteúdo protegido