A Sony processou a Tencent por “Light of Motiram”
Quando Light of Motiram (foto em baixo), um clone descarado de Horizon, foi revelado, questionei, perante a defesa aguerrida da Nintendo aos seus IPs, se a Sony iria fazer algo do género, ou ficar calada a ver.
A resposta surge agora! A Sony avançou com um processo contra a Tencent.
Sinceramente eu sou um defensor dos direitos de propriedade intelectual. E acho que quando esses direitos se encontram registados, ninguém deve violar os mesmos.
Apesar de tal, temos visto recentemente no processo da Nintendo contra a PocketPair, as patentes da Nintendo não são assim tão fortes, revelando-se extremamente genéricas, pelo que se espera que no caso da Sony, se ela não quiser ir pelo mesmo caminho da Nintendo, dado que a Tencent também se vai saber defender, os argumentos sejam mais fortes.
Mas o caso da Sony aparenta ser mais forte. Ao que parece a Tencent contactou a Sony propondo colaborar com ela no IP Horizon, algo rejeitado pela Sony. E perante isto, eles terão avançado para a criação de um Clone!
Ora se a Tencent contactou a Sony, sabia que eles tinham os direitos, e só avançou porque entendeu que poderia esticar a corda.
Como o video no link que colocamos mostra, este não é um mero clone. Os pormenores das máquinas, a iluminação, as cores, enfim, basicamente tudo, é uma cópia do universo de Horizon. Mas diga-se que PalWorld tambem o era do Universo Poeckemon, e nem por isso o julgamento está a correr às mil maravilhas para a Nintendo.
Teremos assim de esperar para de ver o que sai daqui.