O teste foi realizado numa consola Lenovo Legion. Mesmo hardware, apenas mudando o OS. E o Steam OS humilhou o Windows 11.
Em Fevereiro deste ano, a Lenovo lançou a Lenovo Legion GO S. Equipada com o Windows 11. Esta consola foi mal recebida, custava 730 dólares, a bateria durava entre 1 hora e meia a duas horas, e a performance… era mediana!
Mas a Lenovo lançou uma segunda versão do produto, desta vez em colaboração com a VALVE. Mesmo hardware, apenas muda o sistema operativo!
Bem, na realidade não é o mesmo hardware na sua totalidade. A versão Windows tem 32 GB e 1 TB de disco, ao passo que a versão Steam OS tem apenas 16 GB e 512 GB. Isso implica que esta versão da consola é mais barata, custando 599 dólares. Mas dado que o resto é tudo igual, a consola com o sistema operativo da Steam foi comparada à versão Windows a nível de performances.
Esta foi a primeira vez que um dispositivo portátil exatamente igual pode ser testado usando o Windows e o Steam OS. E a diferença é da noite para o dia!
Os benchmarks falam por si (Windows primeiro, Steam OS depois):
Benchmarks de performance
Cyberpunk 2077 – 46 fps – 59 fps
Helldivers 2 – 65 fps – 70 fps
Doom Eternal – 66 fps – 75 fps
Spider man 2 – 64 fps – 63 fps
Witcher 3 – 66 fps – 78 fps
A Steam OS, apesar de estar a executar os jogos Windows sobre o Proton, para criar uma layer de compatibilidade, é mesmo assim entre 5 a 15% mais rápido que o Windows 11.
Eis a duração da bateria em alguns jogos (Windows primeiro, Steam OS depois):
Benchmarks de Bateria
Cyberpunk – 1h:31m – 1h:54m
Hades – 1h:58m – 4h:17m
Dead Cells – 2h:47m – 6h:12m
A diferença é abismal… o Steam OS mostra uma leveza nos consumos que bate claramente o Windows.
Outra grande diferença é a suspensão de jogos. No windows ela nem sempre pode ocorrer, e quando acontece, consome imensa bateria. Nada disto é problema no Steam OS.
Claro que depois há outras diferenças, nomeadamente no capitulo da utilização, onde o Steam OS é pensado para estes dispositivos, ao passo que no Windows 11, vamos carregar o sistema e depois uma shell para uso com a portátil. Mais lento, mais pesado, e muito menos eficaz.
Eis o vídeo comparativo:
Bom dia! Off Topic: https://www.eurogamer.pt/nova-consola-portatil-playstation-podera-ter-ia-e-memoria-topo-de-gama
Dúvida: Se esse novo Rog Ally é um Xbox por ter um botão dedicado Xbox, será que posso chamar minha TV Samsung que tem botão Netflix de TV Netflix?
Sim, podes! 😉
Pode! E quando chegar um puxadinho do gamepass no PlayStation, poderá chamar o play de Xbox!rsrs
Dias atrás o Andrio me mandou via whats algo que falava de consumo energético do PS5 que se assemelha a um portátil, eu creio que seja algo que a Sony esteja a preparar para um portátil ou para o próprio PS Portal
Cuidado com as palavras, Mário! Elas podem ofender o leitor KillBingo’sMachine
Faz uns 25 anos que o Linux já é melhor que o Windows para jogos… Quando jogava UT2004 no Linux os mapas carregavam na metade do tempo, eu sempre era o primeiro a carregar e começar a jogar no Mapa on line quando trocava a partida.
Nem quem tinha RAID0 conseguia carregar mais rápido o mapa que no Linux com um HD normal.
Teve também as mudanças de arquitetura da Intel e AMD, no windows ficou um lixo e precisou de vários Remendos da Microsoft enquanto no Linux já saiu funcionando de cara.
Em 2001 eu testei o Linux com linha discada para navegar na internet, os sites abriam na metade do tempo do windows 98; parecia que eu tinha feito upgrade de conexão..
E digo mais, a Microsoft nem tem mais mão de obra qualificada para competir no aspecto técnico com o Linux
Não demora muito e o Nadella manda os caras empacotarem uma distro de Linux e vender como Windows com algum emulador tipo da apple com o Roseta.
Não consigo lembrar absolutamente nenhuma exemplo do Windows ser superior no aspecto técnico ao Linux.
Se o Linux virar monopólio em PCs vai ser melhor para todo mundo, todas as vantagens do monopólio, todos os softwares rodando no Linux, sem as desvantagens da uma empresa tentando enfiar software espião que grava tudo que vc faz no PC.
===========
E o Phill Spencer que não aparece mais? Falou no showcase do xbox e não teve várias noticias de “Phill Spencer disso isso”. É que o Nadella cortou a verba dos embaixadores do xbox… Nada mais de “imensa repercussão” nas falas do Phill
Ele falou no xbox showcase e eu nem vi nenhuma noticia reverberando as “sábias palavras de Phill Spencer”.
Tu jogaste UT 2004?
Eu joguei isso semiprofissional? Jogaste por alguma equipa, ou era só carolice?
Infelizmente nunca cheguei perto de alguma coisa profissional, no 1×1 contra o pessoal que jogava campeonato eu tomava tipo, 40×0, hahahahah
Eu era bom em vCTF, ONS, Assalto; mais porque era bom por fazer diferente que todo mundo estava fazendo e desempatar a partida.
Uma vez joguei um vCTF na defesa em um clanfronto em 0x0 e fui lá sozinho e peguei a bandeira e marquei o ponto… Era bom nisso, em fazer diferente da maioria.
Eu e a minha equipa fomos campeões nacionais e estávamos em 4° a nível europeu.
Off: Surpreso com o sucesso do Stellar Blade no PC. Na steam, já superou o Clair Obscure e ainda não chegou o primeiro fds.
Stellar Blade™ Steam Charts · SteamDB
Não fiques. Muitos andavam obcecados com a ideia de mods.