Tesla com Full Self Driving causa acidente em cadeia.

Após a atualização do sistema ter sido entregue, um Tesla pura e simplesmente parou na estrada, causando um choque em cadeia.

A condução autónoma ainda tem muito que provar.

Apesar de a Tesla já promover o seu sistema à vários anos, e como tal ter promovido um grande avanço na área, os problemas que vão acontecendo não podem ser ignorados, e deixam no ar a questão sobre esta tecnologia onde o carro é totalmente controlado por um software.

Recentemente a Tesla fez um upgrade aos seus carros, lançando o Full Self-Driving para um total de 285 000 pessoas na América do Norte. E nesse mesmo dia, foi registado nas câmaras de videovigilância do túnel da San Francisco Bay Bridge um choque em cadeia provocado por um Tesla atualizados, e que simplesmente resolveu parar no meio da estrada.

A National Highway Traffic Safety Administration veio assim informar que a Testa fica sob investigação. É no entanto chocante saber-se que a Testa designa o atual software ainda como Beta, mas mesmo assim lançou-o, colocando em risco vidas humanas. E apesar de o acidente que veremos de seguida não ter registado vitimas mortais, existiram 9 feridos.



Desde 22 de dezembro que a Tesla está sob investigação num total de 41 processos relacionados com acidentes que envolveram carros da Tesla a circular com os recursos automáticos disponíveis, como travagem automática de emergência, piloto automático ou FSD.



17 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
22 de Janeiro de 2023 10:45

Impressiona mesmo é que mesmo diante de alguns fatos comprovados com vítimas fatais ou “acidentes” graves a empresa siga vendendo o produto como está sem qualquer punição, repreensão efetivos oumesmo nem tenha falido ou ficado a beira da falência.

E segue tranquila, vendendo o produto do mesmo jeito.

Pelo visto, apenas quando morrer um multimilionário como o Musk em consequência disso é que talvez tomem algum tipo de providência.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
22 de Janeiro de 2023 11:20

Seria bom ter uma estatística válida. Na minha opinião não faz sentido exigir a perfeição do sistema. Ele tem que ser melhor que o ser humano. Se tem alguma estatística ou fato provando que existe um erro sistêmico. Os responsáveis têm que ser punidos. Mas se forem casos isolados, faz parte do processo. Não é como se não houvesse acidentes de trânsito.
Não acompanho a área. Logo não tenho como opinar. Mas acredito que se fosse algo comum. Teríamos ciência de vários processos.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Janeiro de 2023 14:05

Perfeito, penso que por um bom tempo, sistemas de automação precisem ser apenas auxiliares e não autônomos, sem que isso seja uma contradição como parece. Sistemas auxiliares são uma coisa, autonomos, outra. Esses carros deveriam sempre exigir mão no volante, pés no pedal e rastreamento dos olhos do humano que deveria sempre estar no controle.

Quem sabe um dia, quando todos os carros e pedestres tiverem sensores pra que uma IA possa se planejar em prever acidentes com eficiência isso possa ser algo implantado de maneira plena.

Penso que um único caso comprovado de erro, pra mim, é suficiente pra suspensão do sistema. A existência da civilização precisa que pessoas se responsabilizarem por fatos, sempre.

Preocupante ainda é a possibilidade de um sistema desses ficar recebendo atualizações automáticas que possam ser problemáticas após a adoção em massa. Sendo preemptivamente exagerado e jogando pro nosso mundinho Geek/Gamer, imagina daí um verdadeiro Carmageddon!?!?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Ewertom
Ewertom
Responder a  Juca
22 de Janeiro de 2023 19:10

Olha eu vi o vídeo a alguns dias e fico imaginando os motoristas americanos, onde você vê que o veículo direciona a Seta e encosta indicando um problema em algum sensor onde por norma ele simplesmente indica sistema inoperante no momento ou impossibilidade de prosseguir no modo autônomo e o cara nada faz para continuar a viagem, eu não conheço o veículo, mas na área de condução autônoma há diretrizes de funcionamento onde o condutor poderá assumir a condução em caso de avaria, Igual ao sistema ACC onde qualquer falha nos sensores de capitação o mesmo fica inabilitado,tendo o condutor de forma habitual dirigir o veiculo
(Veículo autônomo: o que é? Um carro autônomo é capaz de rastrear seu ambiente e navegar sozinho com pouca ou sem nenhuma assistência humana. Para realizar essa tarefa, cada veículo é normalmente equipado com uma unidade GPS, um sistema de navegação inercial, e uma gama de sensores, incluindo sensores laser, radares e câmeras)Deu pane o condutor será informado

Last edited 1 ano atrás by Ewertom
Ewertom
Ewertom
Responder a  Ewertom
22 de Janeiro de 2023 19:22

O que esperar de um americano na época do lançamento do micro ondas onde colocou seu gatinho para secar lá dentro informando na justiça depois que no manual não indicava nada que não poderia colocar, ali se viu no vídeo um claro indício de problema no sistema que o condutor deve ter sido avisado

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Janeiro de 2023 21:52

Qual marca poderia dizer,mesmo desabilitado a função neste caso poderá ser habilitada no futuro ou somente por software de engenharia externa, tipo VCDS

Juca
Juca
Responder a  Ewertom
22 de Janeiro de 2023 22:18

Não há dúvidas de que há muita gente idiota e que não segue regras impostas ao uso devido do autômato, usa-o como motorista particular enquanto dorme com o banco inclinado, o problema é que o automato tem que ser bom o bastante para não se deixar burlar nunca, seja ele qual for. Aí ele será bom o suficiente e provavelmente não causará nenhum acidente. E se estes acontecerem, vão ser com um ser vivo ao volante, que poderia ter escolhido o que fazer antes do acidente.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
22 de Janeiro de 2023 14:48

já que o assunto é carro.

Ai em portugal o pessoal se preocupa com “wakability” (caminhabilidade)?

me assustei quando vi que no EUA o sujeito depende para sobreviver de carro, tudo é feito para usar carro e em geral nem calçada na rua tem…

Isso veio de ver uns videos do youtube mostrando essa realidade do EUA…

Nunca tinha pensando nisso, em como é bom organizar uma cidade para permitir que vc ande por ela a pé, uma cidade feita para pessoas e não para carros como é comum no EUA e Canadá

Juca
Juca
22 de Janeiro de 2023 15:06

[OFF] Sei que vai parecer meio que peça de marketing, mas os “Solid State Active Cooling” parecem promissores e ser uma boa evolução dos fans e sistemas de refriamento, sobretudo pra portabilidade. Bastante interessante. Espero que a Nintendo esteja de olho nisso!

https://www.youtube.com/watch?v=YGxTnGEAx3E

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
22 de Janeiro de 2023 15:33

não sei não… a Nintendo usando tecnologia de ponta?

bom, talvez eles usem mesmo… afinal eles tem que inventar alguma coisa nova, pelo menos nova para a Nintendo, e uma ideia seria lançar um console com tecnologia de ponta.

Talvez um console poderoso faça as pessoas que tem um Switch agora se animarem para comprar o Switch 2

Deto
Deto
22 de Janeiro de 2023 15:36

off:

fui olhar na Amazon US… o SSD top de linha, ultimo modelo PCI-E 4.0 (SN850X, o antigo que o Cerny comprou era o SN850)
comment image

Dá até vontade de comprar esse SN850X, vai ficar totalmente tranquilo até comprar um PS6, e ainda poderá reaproveitar o SSD no PC tranquilamente, talvez rendendo em 2033 mais que Hoje por causa das otimizações de software e hardware dedicado que eu acredito que irão aparecer no PC.

Last edited 1 ano atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
22 de Janeiro de 2023 17:38

Esse 850X é ainda melhor do que o 850 que foi o que o Cerny recomendou à época. Mas cara, porque não o Netac, tem de 4TB também, e sairá mais em conta. Esse aí sem tarifa ou frete, hoje já sai por mais de 2k reais fácil.

Edit: Se bem que fui ver aqui o Netac de 4TB tá 2,7k! ?

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
22 de Janeiro de 2023 20:26

Nao vou comprar agora, só estou de olho…

Last edited 1 ano atrás by Deto
error: Conteúdo protegido