Vendas de jogos na Xbox caíram 80%, de acordo com a Digital Foundry

Estes são dados adiantados pela Digital Foundry, que culpam o Gamepass pela quebra nas vendas! E estas quebras estão a levar a que muitas thirds evitem a Xbox completamente.

Apesar das argumentações da Microsoft sobre as vantagens do Gamepass para a industria, e que nem irei abordar novamente por já as ter analisado e desacreditando por vezes demais, a realidade é que, segundo a Digital Foundry, aquilo que era expectável está a acontecer.

As vendas de jogos na Xbox… caíram 80%.

Este é uma dado adiantado pelo conhecido e popular Website e canal Youtube, e que explica uma outra realidade que está a ser referida: Existem produtoras Third Party estão a evitar a Xbox! Algo que o WindowsCentral está a noticiar.

Como o artigo refere no que toca aos cavalos de batalha financeiros, a Microsoft tem garantido o conteúdo. Mas isso não invalida que as brechas no conteúdo Third Party estão a começar a ser notórias.



Basicamente o que acontece é que o Gamepass  leva a que as pessoas, por terem muitas e boas alternativas para jogar, não comprem o jogo. Aliás há uma tendência atual das pessoas em esperar que o jogo não venda e acabe por ir para o Gamepass, podendo nessa altura joga-lo sem gastar dinheiro!

Mas a realidade é que a coisa não está a funcionar assim! E as quebras de vendas estão a fazer com que os produtores, pura e simplesmente, não lancem na Xbox.

A questão é que, mesmo que o Gamepass possa propor um excelente negócio, a Microsoft não pode comprar todos os jogos que se lançam. E isso implica que hajam jogos que, ou porque o negócio do Gamepass não é interessante o suficiente, ou porque ele nem existe, não lançam na Xbox pois o que vão vender não justifica o custo de produção.

E nesse sentido vemos cada vez mais e mais jogos exclusivos na PS5. Não porque a Sony os compre, mas porque não há interesse em vender na Xbox devido ao fraquíssimo potencial de vendas!

 

 



 

 



38 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
20 de Dezembro de 2022 8:29

Que tristeza! Para quem viu o Xbox 360 abalar a Sony com seu sucesso é surpreendente ver a MS conseguir matar a galinha dos ovos de ouro.

Edson Nill
Edson Nill
20 de Dezembro de 2022 10:06

Estava pensando aqui: A MS só salvará o gamepass se ela modificá-lo integralmente. Eu estava querendo entender o pq da MS querer criar o pacote família, mas com essas notícias sobre propagandas no gamepass, faz sentido a tentativa de ampliação com a divisão de valores entre os membros do pacote família, pois com propaganda, poderia ganhar com visualizações e a MS já entendendo que ela não alcançará aqueles números mágicos de assinantes, ainda mais com valores relativamente altos, ela se apoiará nesses pacotes. Outra coisa que tbm acho é sobre criar pacotes Premium dentro do gamepass como uma assinatura de fidelidade por ex, onde a pessoa que assinar 1 ano ininterrupto poderá ter algumas vantagens sobre os outros assinantes, como por ex, acesso a demos de algumas horas em games lançamentos. Digo algumas horas, pq apostaria todas as minhas fichas no fim dos games day one no serviço, salvo algumas exceções como os GAAS, porém não apostaria em games como Perfect dark, Gears, Doom, etc.. no serviço day one, mas para os assinantes Premium, eles teriam acesso a esses games dentro de 4 ou 6 meses depois de lançados por ex. São as minhas humildes opiniões e valem o que valem!

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
20 de Dezembro de 2022 10:39

Provavelmente você tem razão no fim do Day One pra tudo, Edson. A questão das propagandas nos jogos, a menos que sejam bem invasivas e a cada tantos x minutos de jogo o usuário seja exposto a uma, dificilmente trará uma verba significativa pra realmente baixar a assinatura, mas a MS tem muito dinheiro e pode ficar testando das suas até achar um ponto de equilíbrio e conseguir ganhar mais usuários.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
20 de Dezembro de 2022 11:53

Se um dia a MS remover os jogos Day One será o maior tapa na cara de muito fanboy. Não acho que a MS irá fazer isso.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Livio
20 de Dezembro de 2022 12:43

Irá fazer Lívio, pode acreditar!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
20 de Dezembro de 2022 13:42

só se for no futuro pq day one é a justificativa do phil para dizer que são pró- consumidor

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Livio
20 de Dezembro de 2022 14:01

O que Phil fala não se escreve!

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
20 de Dezembro de 2022 12:01

https://www.vgchartz.com/article/455816/survey-suggests-microsoft-might-introduce-3-ad-supported-game-pass-tier/
A Microsoft está claramente começando. A tendência é que seja ainda mais agressiva em preço antes de rever qualquer política. Pacote família, redução do preço do console e agora um plano mais básico. Tudo sugere que ainda vão queimar muito dinheiro em busca da dominância.

Livio
Livio
Responder a  Hennan
20 de Dezembro de 2022 13:03

ontem no YouTube recebi um anúncio de ter assinatura Xbox Game Pass(não lembro o período, provavelmente 1 ano) ao solicitar um cartão do banco Itaú

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
20 de Dezembro de 2022 10:33

Não sei até que ponto é que esta politica da MS, não abrirá a porta a mais um player no mercado mais “tradicional”. (as thirds poderiam ver isso com bons olhos).
E ai sim, a Xbox ou se separa da MS ou fica em maus lençóis, ou então persegue a fundo a ideia de ser mais um Steam.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Oliveira
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Alexandre Oliveira
20 de Dezembro de 2022 14:01

Quem por ex?

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
20 de Dezembro de 2022 15:08

qualquer um.

até o James Cameron pode resolver lançar um video game… com certeza ele entende mais da junção de arte + tecnologia + entretenimento que o Phill Spencer e a MS.

inclusive eu estava pensando nele esses dias para o lugar do Phill Spencer.

tem muito mais paralelos, na minha opinião, entre filmes e jogos que entre excel/windows e jogos.

eu se fosse o Google, Apple e Amazon, por ex, contrataria muito mais o James Cameron para fazer uma empresa de Video Games que contrataria o Phill Spencer, Nadella, Matt, Aaeron greenburguer….

Last edited 1 ano atrás by Deto
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Edson Nill
20 de Dezembro de 2022 16:50

A Nintendo poderia aproveitar a deixa (mas na verdade não estou a ver isso acontecer até porque não precisa).

Uma Apple, uma Samsung numa joint-venture, havendo essa lacuna deveriam aparecer interessados, o mercado trata disso…num delirio meu até a uma Xiaomi poderia interessar estou a imaginar uma competição brava vinda da china.

Mais uma vez digo que apesar destes delirios, prefiro uma Xbox a fazer o que fez com a 360 do que um player novo, mas a MS não está a colaborar com este meu desejo.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Oliveira
Deto
Deto
Responder a  Alexandre Oliveira
20 de Dezembro de 2022 18:12

X360 pareceu ser mais sorte que competência

MS fez um “playstation” enquanto a sony estragou o seu Playstation

Teve sorte por conseguir comprar Halo e Gears e copiou Granturismo com Forza.

Fez fake news na promoção do Kinect e passou sem maiores consequências.

Teve 3RDLs e também nao saiu com a Marca queimada, muito pela garantia e o caminhão de dinheiro para contratar Fedex para buscar o console estragado e entregar um Novo e ainda contar isso como venda.

Basicamente toda a Sorte da MS foi “gasta” no x360.

Nem a MS consegue fazer um xbox 360 novamente.

Last edited 1 ano atrás by Deto
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Deto
21 de Dezembro de 2022 0:25

Você fala como se o Xbox Séries não fosse um sucesso! Ele pode não estar vendendo mais que o Play! Mas está diminuindo a distância cada vez mais! Fora que todo mundo sabe que vendas unitárias de consoles não são a melhor forma de avaliar o sucesso de uma plataforma! O próprio Yoshida disse isso!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  PAULO KAUFMANN
21 de Dezembro de 2022 1:14

Primeiro que não temos certeza se está diminuindo a distância cada vez mais, já que a Microsoft não divulga a quantidade de consolas vendidas.

Segundo que as vendas do Xbox certamente foram ajudadas pelos constantes subsídios que a Microsoft vem aplicando sobre o preço dos seus consoles, visando expandir a sua quantidade de clientes, e consequentemente alcançar novos assinantes para o Gamepass. Veja que o Xbox Series S chegou a ser vendido a 80 euros no holiday deste ano (https://www.everyeye.it/notizie/xbox-series-s-venduta-80-99-euro-store-ufficiale-microsoft-620518.html). Na Alemanha, chegou a ser vendido por 20 euros caso o cliente entregasse o seu PS4 (tentando forçar o usuário a consumir a sua marca pelos próximos anos). Certamente não é a loja quem está bancando.

Vendo a situação de forma racional, não é um bom sinal quando a empresa faz subsídios agressivos dessa forma, ainda mais sobre um produto recente no mercado. Isso mostra que existe uma certa falta de interesse do consumidor. Seria o mesmo que a Sony ainda continuar vendendo The Last of Us parte 2 por 350 reais (ou 70 euros) em pleno 2022. Simplesmente não iria vender bem. Agora quando o produto sofre uma forte redução de preço, a tendência é que venda mais. Mas esse subsídio precisa ser recuperado de alguma forma (até porque estamos falando de capitalismo, e não de caridade). A Microsoft espera uma forte expansão do seu catálogo de assinantes do Gamepass, até porque hoje em dia todo o seu negócio no mundo dos games gira em torno disso. E se não acontecer?

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
21 de Dezembro de 2022 2:05

Mas nao ia virar ja naqueles meses que o Nadella comemorou que estava vendendo mais?

Faz alguns meses a gente leu cometario aqui que “agora o jogo virou”

Alias, vendas voltaram a importar?

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Alexandre Oliveira
21 de Dezembro de 2022 0:31

Ela não está fazendo o que fez no 360, ela está fazendo melhor! Esse ano eu concordo que foi fraquíssimo em questão de lançamentos! Mas ano passado foi muito bom, e tudo tende a melhorar mais ainda! Fora todos os outros benefícios que a Microsoft dá! Jogos Day One no Game Pass, uma retrô superior etc… Então eu não entendo essas pessoas que dizem que o Xbox está indo de mal das pernas!

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  PAULO KAUFMANN
21 de Dezembro de 2022 11:32

A MS está a fazer melhor do que fez com a 360?
???
Então deve ser de mim e de mais umas quantas pessoas, é k desde essa altura que não vejo a minima necessidade de voltar a comprar uma Xbox.??
Os dois jogos que me interessam no catalogo de exclusivos da Xbox, jogo no PC,não vou comprar uma consola para isso…

Pode ser que a MS inverta as coisas,mas nada indica isso.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  PAULO KAUFMANN
21 de Dezembro de 2022 14:26

O problema Paulo, é que o mundo real não se sustenta em cima dos argumentos das “bolhas gamers”. Veja isso:

A lot of it is nostalgia, I realise that, but I remember when Microsoft started pushing backwards compatibility and I was excited to put in some of my old OG Xbox discs and see how they looked and… I wish I hadn’t because it killed my sense of nostalgia over them. In short, they looked terrible and, in general, they played worse, even with enhancements.

https://metro.co.uk/2022/07/03/retro-video-games-are-a-waste-of-everyones-time-and-money-16932461/

Quando você olha para a bolha gamer, as pessoas jogaram todos os jogos, pessuem todo o tempo do mundo para jogar e discutir sobre videogame. Mas esse NÃO É O MUNDO REAL. Você compreende?

Salvo exceções, vários dos argumentos usados na bolha gamer não passam disso, meros argumentos. Na prática todos querem novos jogos que possuam o mesmo impacto de Halo 3, Bioshock, Gears 2, Mass Effect 2, Forza 3 ou Alan Wake nos seus respectivos lançamentos.

Veja que não estou diminuindo essas features, só estou colocando-as dentro do seu devido valor. Eu por exemplo aprecio a retro de Red Dead Redemption com seus enhanceds gráficos. Mas todas essas features são secundárias. O prato principal, o filé mignon são os grandes lançamentos.

Sei que você pode responder: “ah, mas no futuro virão 850 triples-A blockbusters”. O que temos por enquanto são meras perspectivas. Entre perspectiva e realidade, existe um gap. Olhando os elencos, eu tinha perspectiva de que o Brasil seria hexa em 2022 e que a Argentina cairia na primeira fase. A realidade foi outra.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
21 de Dezembro de 2022 16:13

essa bolha gamer me lembra que é ai que a MS se preocupa com as narrativas.

acho que a galera lá, da MS, até hoje acha que foi o Neogaff que fez o xbox one flopar com o bloqueio de usados e o sempre on line.

se a MS tivesse lançado IGUAL ao ps4, ainda assim iria perder mercado apenas pelo “gosto amargo” do final do x360 comparado com o PS3 com last of us, GT6, beyound; etc.

enquanto o x360 estava abandonado lá.

inclusive vem dai a impressão que na metade final do x360 ele foi abandonado pelo kinect…

não foi não, continuou com o mesmo suporte; foi a Sony que superou as suas adversidades e começou entregar muito mais que o xbox e em comparação o xbox “diminuiu” frente ao PS3

Hennan
Hennan
Responder a  Alexandre Oliveira
20 de Dezembro de 2022 17:32

Improvável. Mercado de consoles é muito parecido com o de GPU. Requer muito investimento, por longo prazo e mão de obra qualificada. Correndo sério risco de não vingar. Ainda assim, o dinheiro não é a parte mais difícil. O negócio é conseguir a mão de obra.

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Alexandre Oliveira
21 de Dezembro de 2022 0:28

Kkkkk mano é sério que você disse que o Xbox pode falir?! O Xbox em questão de rentabilidade está melhor do que nunca! Está melhor até que o 360! Essa neurose de algumas pessoas que dizem que o Xbox está perto de falir vem de muitos anos já! Kkkkk

Deto
Deto
Responder a  PAULO KAUFMANN
21 de Dezembro de 2022 2:08

É mesmo?

Qual o lucro? Tem os numeros ai para saber que “esta melhor que nunca”?

Pq eu quero ver esses dados dos últimos 20 anos do xbox e ver que em 2022 foi o maior lucro da historia do xbox

Vc fica sei la onde, twitter de lider caixista, comentários do windowsclub, deep web do xbox milgrau e chega aqui todo acelerado com as bobagens que um mente para o outro por lá

Last edited 1 ano atrás by Deto
Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  PAULO KAUFMANN
21 de Dezembro de 2022 11:17

Falir?
Eu nunca falei em falir,o assunto é diminuição de vendas de jogos…
Se a MS não quer vender jogos nem os consegue vender irá aparecer quem queira assumir esse espaço.
E os Thirds quem têm todo interesse em vender jogos iriam apoiar
(eventualmente e com muitos ses)
Não sei de onde surgiu essa retorica do falir…

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Oliveira
Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Alexandre Oliveira
21 de Dezembro de 2022 11:39

Cara… a Microsoft veio referir que o Gamepass são 15% das suas receitas!
E como o Mário disse, quais são as receitas?
Vendas de consolas e periféricos, jogos e serviços.
Se os serviços são 15, as vendas de consolas, jogos e periféricos são 75%.
Se as vendas de jogos caem 80%, com que você fica?
Vendas de consolas e Periféricos! E você leu o que disse o Carlos? Você podia trazer uma Xbox por 80 euros, ou 20 euros.
Receita há certamente, mas lucro? Deve estar brincado comigo!

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Reinaldo
21 de Dezembro de 2022 12:38

Creio que essa resposta não era para mim,eu não falei em lucro.
E estou de acordo com o Mário.
Creio que querias responder ao Paulo ?

Livio
Livio
20 de Dezembro de 2022 11:52

Este artigo é o timming perfeito daquele comentário do Deto sobre o Control e Gamepass

Rui
Rui
20 de Dezembro de 2022 13:38

Eu aqui é o único ponto que estou de acordo com o verdadeiro vendaval de artigos contra o gp.

Eu contra mim falo pois adoro o serviço, mas admito que pôr lá tudo day one first party e 3rd party é prejudicial no long run porque depois não há tempo para jogar tudo o que por si só já faz com que a necessidade de comprar seja menor e depois claro há sempre aquela ideia o jogo é bom mas tenho outros para jogar e depois jogo no gp quando sair.

Deto
Deto
Responder a  Rui
20 de Dezembro de 2022 18:25

Claro, ate Lider caixista concorda

Jezz Corden por ex.

Alexandre Gouveia
Alexandre Gouveia
20 de Dezembro de 2022 15:29

O sistema atual do gamepass não é sustentável… Só não vê quem não quer.

Livio
Livio
21 de Dezembro de 2022 16:55
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 de Dezembro de 2022 16:32

Para você ver o quanto de apoiador que não entendeu críticas como a sua, teve gente lá que disse mais ou menos assim:

“É por isso que o Xbox está como está”

Teve gente que respondeu: “Ele não é obrigado a jogar os games da Microsoft”

Não entendeu que, jogando um pouco mais de 11 horas diárias o que esse homem fez para o crescimento do Xbox?

Já outros para defesa a qualquer custo disseram “Melhor um jogo simples do que um com gráficos ao estilo Cyberpunk”. Estranho pois Cyberpunk era a alegação deles para mostrar a superioridade gráfica dos consoles Xbox, mas agora isso não serve mais.

error: Conteúdo protegido