A imagem de cima é clara. No lançamento Indiana Jones vendeu mais na PS5 do que no STEAM
Apesar de as pré reservas não indicarem isso, no periodo de lançamento, as vendas de Indiana Jones na PS5 bateram as do Steam. Note-se que este é um período alinhado, pois o lançamento não foi simultâneo em ambas as plataformas. Assim a PS5 apresenta vendas desde o seu lançamento a 17 de abril de 2025, enquanto que as vendas da Steam dizem respeito a vendas no mesmo período de tempo, mas com lançamento a 8 de Dezembro de 2024.
A questão é que na data em que estes dados foram obtidos, o jogo tinha já sido jogado por 5 milhões de pessoas. Ora com as vendas da Xbox a serem negligenciáveis, e com o STEAM a tem vendido até à data de lançamento do jogo na PS5 algo na casa das 300 mil unidades, vemos que mais de 4 milhões de pessoas jogaram o jogo no Gamepass, mostrando que a canibalização das vendas pelo Gamepass é uma realidade bem preocupante.
Se você tem acesso ao gamepass, fica difícil justificar a aquisição de um game single player com uma campanha de 16 horas e baixo valor de replay. Ao meu ver, nesses casos a única opção seria reduzir o preço. E imagino que o fato da Microsoft voltar aos 70 dólares é sinal disso. Se vão insistir no gamepass, deveriam tabelar os games a 50 dólares ou menos, a depender do jogo.
off – Será o fim do playstation?
https://x.com/InsiderGamingIG/status/1948941075067859249
Olha, para essa posição ele tem que entender de Xbox e Nintendo simplesmente porque ele tem que gerenciar Helldivers 2 no xbox e Lego no Switch
Não acho o fim do mundo por enquanto, e principalmente, vamos ver se mês que vem anunciam Gears of War: E-Day no PS5 com lançamento simultâneo no PS5.
Quer saber o meu palpite?
Essa vaga de emprego não prova que a Sony vai lançar seus jogos no xbox e switch, mas prova com certeza que mês que vem tem Gears of War: E-Day no PS5.
Mês que vem, podem printar.. além de Gears E-day, vem starfield, halo MCC e Halo infinite.
Combina com o padrão que a gente sempre vê com xbox vs playstation
toda vez que vai aparecer algo “negativo” para o xbox, aparece rumor negativo para playstation também
Quem você acha que fica verificando vagas de emprego da Sony? O Phill que fica o dia todo chorando nos e-mails internos com o que a Sony faz ou deixa de fazer, tipo vendendo Bundle forçado para ele, o coitadinho…
Que jogos a Sony vai lançar na Xbox? Só se forem os GAAS que por natureza são multi.
também duvido muito que existe chance de sair jogos da Sony single player no xbox e acho que essa vaga de emprego não diz nada de concreto sobre “god of war no xbox”. Minha opinião é que diz mais sobre controle de danos do xbox que jogos da Sony no xbox.
E vamos ficar de olho no raking de vendas de Helldivers 2 no xbox, se vender 200 mil cópias de mídia física (no máximo 1M com mídia digital), pode ser que nem GaaS da Sony saia mais no xbox….
Os caras fantasiando no twitter é tipo esse print ai:

Eu não sei o que a Sony vai fazer. Mas a posição oficial recente foi a de proteger a consola com os seus IPs single.
Se a Sony diz uma coisa e depois faz outra então está tudo louco.
Criar jogos e vender jogos dá muito dinheiro, mas não dá o dinheiro de uma plataforma. Vê os lucros históricos da Sony este ano. E o que lançou? Nada!
Se eles estão dispostos a colocar isso em risco, está mesmo tudo maluco.
Agora eu acho que não está. Acho é que há muito desejo de fanboys Xbox de ver o que não existe.
Gass sim, o resto… Não.
Não ponho a mão no fogo mais! Ela colocou jogos no PC e que provavelmente o port é pior que portar para um Xbox e que se bobear, jogadores de Xbox deverão comprar mais jogos do PlayStation Studios do que jogadores de PC, caso isso venha a acontecer. Parece loucura? Sim, mas se pegar o que o Piscatella falou e se pegar as vendas do ps5 nos últimos anos, perceberá que ter uma biblioteca de jogos no ecossistema é tão ou mais importante que os exclusivos em plataformas PlayStation ou Xbox hoje em dia. Dessa direção da Sony tudo pode acontecer e obviamente se testarem algo, serão com jogos mais antigos, pelo menos, por enquanto! Ah! Um detalhe na descrição é que fala de médio prazo e a Sony já põe jogos de serviço no Xbox, então não faria sentido se fosse para médio prazo. Veremos, mas caso aconteça, duvido que alguém aqui do PlayStation mudará de plataforma por conta disso.
Basicamente vc tá dizendo que o Piscadella tem a mesma opinião do Phill Spencer?
Eu pensei que a MS ia parar de tentar empurrar nojeira dela… Daqui a pouco começam a falar que jogos não importam igual o Phill também fala?
Garantir a plataforma é essencial. Vale muito mais, e tem muito menos risco do que vender jogos. As coisas tem de ser separadas e as plataformas têm de ser valorizadas. Um PC mais potente dá-te logo algo mais, uma nova consola não vale nada sem jogos para ela. As consolas podem morrer num passar de geração e nesse sentido elas precisam dos exclusivos para se manterem. Se isto não for percepcionado estamos perante um novo gamepass em que apesar de as consequências serem visíveis, as pessoas deixaram-se iludir, e veremos o fim das consolas.
Mário, do jeito que essaa empresas são, não ponha a mão no fogo, pq pode se queimar! Particularmente, acho difícil acontecer, mas não impossível! O PC hoje vem tomando público dos consoles aparentemente e acho até mais nocivo a Sony colocar seus jogos lá do que em um Xbox capengando, mas veremos… Estou curioso em entender melhor isso e aguardando alguma declaração pública da Sony negando essas coisas, algo que ainda não aconteceu!
Eu não ponho as mão no fogo. Mas eu mantenho a coerência e a lógica. Tu viste-me aqui durante 12 anos a dizer que a Microsoft se ia enterrar. E enterrou.
Se as pessoas não vêem as coisas, nada posso fazer.
O máximo que posso fazer, e é nesse sentido que falo, é no da coerência. Se eles querem destruir-se nada poderei fazer.
Mário, lembra quando a Sony criou a logo PlayStation Studios? No dia, lembro que eu e o Bruno falamos que estava cheirando a multi plataformização onde muitos riram da gente, pois então, hj a Sony publica gamea no PC, alguns na Nintendo e até no Xbox e ironicamente com o selo PlayStation Studios. Às vezes não é ter apenas coerência, e sim, ter percepção em cima dos movimentos, pois a lógica da empresa acaba quando há líderes incompetentes e uma ambição acima do normal. Se olhassemos apenas em coerência, alguém que veio do Xbox 360 esperaria uma mudança tão drástica assim da MS? Mas… Haviam sinais, onde no final, havia uma diminuição de AAAs e um acúmulo de games para o Kinect. Acho que falta às vezes que entendamos apenas os sinais e pelo menos para mim, a Sony vem deixando alguns!
Prestes a lançar:

Mesmo com todas s alterações, não vejo isso. Vejo uma mudança a acompanhar os tempos e a dar resposta a necessidades imperiosas devido aos elevados custos de produção. A criação de meios que sustentem a plataforma, pois a plataforma é a maior fonte de rendimentos. Meios que sacrificam a plataforma, mas apenas na parte que se torna indispensável pois a plataforma fechada já não se auto sustenta como antes.
E continuo a acreditar que é assim que a coisa está ocorrer! Por muito que se tente pintar de outra forma!
OFF… O Wuchang Fallen Feathers é uma valente trampa a nivel de optimização. E aparentemente, mesmo na PS5 Pro, apesar do output a 1800p, 60 fps, cai regularmente para 600p nativos.
Eu acho é piada ao pessoal do PC que goza com o facto de a consola de 750 euros, fazer isto, não referindo que um PC de mais de 4000 euros, com um GPU de 3000 ou mais como a RTX 5090, com output de 2160p, tem de ativar o DLSS, partindo de de uma resolução nativa de 1200p, para chegar aos mesmos 60 fps. É mesmo falta de noção das coisas, criticar a consola, quando um PC que custa 5 vezes mais também tem problemas seríssimos.
E enquanto este mundo estiver naquela de que mais hardware é que resolve o problema nunca vamos ter optimizações de jeito.
Talvez um regresso às origens e programar para máquinas com altíssimas restrições, que obrigam a optimização extrema do código, seja a solução. Eu tenho aprendido muito sobre como otimizar código com as minhas incursões a fazer jogos para o Spectrum.