As empresas gozam com os compradores, querendo impingir o digital a toda a força!
Eu já o escrevi várias vezes. As empresas estão a ditar um rumo no mercado dos videojogos que não é o desejado pelos utilizadores. No entanto, estes comem e calam. e nesse sentido, as empresas continuam a fazer o que bem querem e lhes apetece.
DOOM: The Dark Ages é mais um jogo Microsoft, e mais um jogo em que esta empresa tenta, agora na PS5, impingir o digital.
Indiana Jones and the Great Circle tinha 20 GB no disco, de um total de 120 GB, tornando o disco basicamente uma patranha de todo o tamanho. Para todos os efeitos, a versão física do jogo não existe, e isso é escondido do utilizador que é adepto do físico, e que, sem saber, está a a ser literalmente burlado pois na prática está a comprar uma versão digital do jogo.
Agora a Microsoft repete a dose. E com DOOM: the Dark ages, vai mais longe, colocando apenas 85 MB no Blu-ray, de um total de 85 GB.
Eu não sou ativista, e nem reacionário, mas estas patranhas tem de acabar. Quem compra o físico quer o jogo completo no Blu-Ray, e não ser burlado com meia dizia de MB para fazer o download de uma versão digital. E nesse sentido, só posso apelar ao bom sendo de todos, solicitando que boicotem este tipo de situações, e se queixem à Sony para que de futuro não permita estas situações de burla, impondo uma política mais descritiva sobre o que deve conter o BD de um jogo vendido no formato físico.
Quem não é adepto do físico, muito honestamente tambem deveria apoiar este boicote e queixa à Sony. Não vamos entrar numa política de não é nada comigo, que se lixem, pois no dia em que for, certamente tambem iriam gostar de apoio na defesa daquilo que gostam.
Enfim, tenho de mandar este desabafo, pois as questões monetárias e a ganância dos lucros estão a matar este mercado.
Doom Dark Ages e Great Circle não são jogos da Sony. São da XGS. E sendo da XGS se nem quisessem trazer eles para o PS5 não traziam pois não tem essa obrigação. Exceto é claro o Call of Duty por 10 anos corridos.
Quanto a essa questão do download. Se não estiverem bloqueado um console sem acesso a PSN ou Live para fazer o download do jogo completo via internet. Não existe problema aí.
Porque ter internet hoje em dia é algo básico.
Ter internet é algo basico
Não julgues a realidade dos outros pela tua realidade.
Não tem obrigação. Mas se lançam devem respeitar
Quem compra físico quer possuir o jogo, não o plástico!
E a Sony deveria proibi-los de lançar jogos assim.
Eles lançam se quiserem. Mas a lançar tem de respeitar as regras.
Agora vir aqui criar os hábitos que destruíram a sua consola é que não aceito.
Os jogos são da Microsoft. Quem manda como vão ser lançados são eles.
O direito da Sony se resume em recusar os jogos. Não de impor como deve ser lançado.
Lol… Um detentor de uma plataforma pode impor regras. Aliás, pode não, impõem!
A Microsoft não força a paridade entre a S e a X? E quem não cumprir não pode lançar.
A Sony pode impor que no físico o jogo tem de estar no BD, e a Microsoft é que pode decidir cumprir ou não lançar (o que eles não farão pois a maior receita deles é na PS)
Mário, vc chegou a ver os game key cards que a Nintendo lançará no switch 2? E se viu, o que achou?
Não entendo a lógica de não colocar o jogo na mídia quando você gastou na aquisição do BD. É uma vergonha.
OFF
Para quem tiver curiosidade, slide da apresentação da Ubisoft no GDC 2025, falando sobre a performance de Ray Tracing em AC Shadows

Fonte: https://gdcvault.com/play/1035526/Rendering-Assassin-s-Creed-Shadows
12,115/10,28 = 1,18 ou 18% de diferença
5/4.3 = 1.16 ou 16% de diferença.
16<18
16,7/12.155=1.37 ou 37% de diferença
4.3/3.12=1,37 ou 37% de diferença
A Pro pode optimizar mais.
16,7/10,28=1,62 ou 67% de diferença
5/3,12 = 60% de diferença.
Faltam aqui os 2% que a base está a ganhar e a Pro não.
Conclusão: Mal optimizado Pro.
PS: Acredito ser possível com código optimizado para tirar partido do maior tempo de processamento por fotograma dos raios na PS5, melhorar as coisas ainda mais na PS5 (mais refrações e menos raios).
Creio que isso terá sido feito pela insomniac no Spider Man.
Então finalmente o Xbox sx tá mostrando o “poder”? Hahahha
Mais da metade da geração, Xbox já virou Third party e só agora começou a mostrar algum resultado no poder
Uns 20% mais rápido segundo esse bench, mas claro, só comparando RT
RT implica o lançamento de raios. Mais ALUs implica mais raios e respectivos cálculos. Em termos gerais, numa cena RT que dependa do lançamento de um grande número de raios, a Xbox vai lançar e completar a cena primeiro.
Isso nunca esteve em causa.
A questão é que num fotograma a PS5 vai fazer 2.23 mil milhões de operações por segundo e a Xbox vai fazer 1.825 mil milhões por segundo . Os 525 milhões de ciclos por segundo a mais da PS5 não compensam os 44% mais de ALUs. Para isso precisavas de 2.628 GHz.
Por esse motivo a PS5 precisa de compensar a diferença com mais tempo de processamento. E esse tempo de processamento a mais é teoricamente ,exatamente igual à diferença de performance entre as consolas.
Mas há uma forma de compensar isso. Se a PS5 não consegue lançar o mesmo número de raios, ela pode lançar menos, mas mantê-los em processamento por mais tempo.
Imagina que 52 ALUs lançavam 52 milhoes raios em 4.3 ms. A PS5 com 36 ALUs lançava 36 milhoes, mas como é 23% mais rápida, ela lançaria 44 milhoes. Para lançar os 52 precisaria de mais 18% de tempo ou 5 ms.
A alternativa é a PS5 não lançar mais raios. Lançar apenas 36 milhoes. Mas prolongar as refrações em mais 23% da extensão.
O resultado seria… Diferente! Mas não forçosamente pior. Mais raios permite distinguir melhor as zonas de penumbra das escuras, mas raios mais longos permitem captar subtilezas na luz.
O único problema disto é que está situação requer código diferente em ambas as consolas. E ninguém faz isso. O que faz é escolher um número de raios que não penalize demais a X e que em simultâneo, dê bons resultados na PS5.
Este é um dos problemas da Multiplataforma. Que só se resolveria com uma opção nos menus ao estilo da qualidade do RT, como vemos no PC, Low,médium,high, que se adapta o melhor que possa uma enorme diversidade de hardware, mas que em vez de detalhe perguntaria se queria dar preferência a mais raios, ou mais refração.
Impressionante ali é aquela 4080 umas 2,5 vezes mais rápida que o Pro.
E ainda dizem que a 4070 tem desempenho igual. O que duvido muito.
Killbox. Eu peço desculpa. Acabei de acordar, abri o tablet e tinha uma mensagem tua para aprovar, que, com o sono, apaguei direito sem ir sequer para a caixa do lixo.
Era qualquer coisa sobre a Microsoft ditar tendências, e nele linkavas para um artigo onde o CEO da Sony dizia que iria prioritorizsr utilizadores ativos em vez de vendas diretas, e tinhas um link.
Vou meter aqui um do género, pedindo mais uma vez desculpa. Estava a dormir ferrado e acordei de repente, e já fiz aqui uma série de asneiras a pressionar o que não devia.
https://www.msn.com/en-gb/money/technology/sony-is-prioritizing-monthly-active-users-over-direct-sales-now-but-the-companys-live-service-games-arent-doing-too-hot/ar-AA1EVozb
E respondendo a isto ser um seguir uma tendência da Microsoft.
Não, não é.
Isto não tem o significado que as noticias querem dar. O que a Sony disse é que as vendas estando em quebra a aposta agora já não é apostar nas vendas das consolas, mas sim, em manter utilizadores ativos para compensar as quebras de vendas com as receitas nas assinaturas mensais. E isto é o que está na notícia original da push square! Nem mais, nem menos.
As notícias clonadas essas é que extrapolam para microtransacoes, gaas e outros. Algo que o Tão nem sequer abordou nas suas palavras. Aliás o artigo original refere inclusive que Tão não explicou o que pretendia dizer com isto, e que nesta sequencia apenas abordou o facto da PS4 manter ainda muitos utilizadores ativos, o quem pode implicar uma aposta em mais alguma coisa para a PS4, para que esses utilizadores me mantenham a pagar o serviço.
E este tipo de manobra é uma realidade que acontece sempre do meio da geração para a frente. Quando as consolas entram na curva de vendas decrescente a aposta deixa de ser a sua venda, mas o manter os utilizadores existentes ativos. Nada a ver com o seguir tendências da Microsoft.
Seja como for, eu apostaria que ainda vamos ver vendas massiças da consola, especialmente a pro assim que saia o GTA VI.
Resumidamente