Xbox cloud streaming é pior que o streaming da PSN Plus.

As diferenças entre a qualidade do oferecido pelos dois serviços é grande, e o Xbox Cloud Streaming fica a perder em tudo.

Sim, o resultado da comparação efetuada aos dois serviços pela Digital Foundry é surpreendente. E é-o porque quem tem a grande infraestrutura para streaming é a Microsoft e a Xbox, e não a Sony e a PSN.

Ora apesar de a Microsoft definir o seu serviço como estando em Beta, o mesmo está em serviço, desde Novembro de 2019, ou seja quase 5 anos, o que, para todos os efeitos, mata qualquer justificação para Beta. Comparativamente o PSN+ Streaming iniciou o serviço PS5 a 4K a 15 de Fevereiro de 2023. Basicamente à 1 ano!

E aqui, apesar da infraestrutura, o “algodão não mente”, e o serviço da Sony bate claramente o da Microsoft.

Vamos explicitar então os motivos, e perceber as diferenças:



Bem, a principal é a qualidade gráfica! E isto porque o serviço da Sony faz streaming de jogos da PlayStation 5. Já o da Microsoft, faz streaming de jogos da Xbox Series S. Um dos motivos pelos quais, mesmo fora de Beta, perante esta decisão, o serviço nunca igualará o da PlayStation.

Apesar de o serviço ter introduzido nos servidores, inicialmente, o hardware da Série S, desde 2021 que a Microsoft anunciou a mudança e ser o hardware da Séries X que equipa os servidores da Microsoft. Mas mesmo assim, para rentabilidade, a empresa divide o mesmo para que possa servir várias sessões, e como tal o serviço apresenta-se a correr as versões da Série S dos jogos.

Estamos assim a falar de pior resolução, piores fps, piores texturas. Enfim, pior tudo face aos jogos PS5 do serviço da Sony, bem como um streaming 4k de alto bitrate na Sony contra um streaming 1080p de menor bitrate no Xcloud.

Vamos ver uma imagem comparativa do mesmo jogo nos dois serviços:

Como se torna fácil de perceber, a diferença de qualidade é absolutamente abismal.



Como nota super relevante fica a referência que a qualidade do obtido em qualquer dos serviços é bastante pior que o jogo local. Há pixelização, e em particular zonas densas de vegetação podem ser uma amálgama de pixels, particularmente na Xbox. E detalhes subtis de cenário e sombreamentos podem ser perdidos. No global a DF não recomenda o uso do streaming em substituição do jogo local. A imagem de baixo mostra um pouco essa diferença.

Mas voltando apenas ao serviço convém que se diga que o que separa os dois não é só a diferença na qualidade de imagem, mas igualmente nos fotogramas por segundo. Veja-se a seguinte imagem:

60 fps média na PS5 vs 45 fps média na Xbox.



Vejamos o que diz a Digital Foundry sobre o assunto:

Em qualidade de imagem, o Xcloud é significativamente pior, com uma resolução vídeo de streaming máxima de 1080p contra 4K na Playstation.

O bitrate também é visivelmente mais baixo em linha com a resolução alvo, algo que é evidente em quase todos os jogos testados. O A Plague Tale Requiem, comparado com o modo 60 fps na PS5 ou na PS+ Cloud com o Xbox Cloud Gaming, mostra o quanto a Microsoft está atrás aqui.

Basicamente os fps obtidos não são muito diferentes dos fornecidos por uma Xbox series S.

Onde a DF dá a vitória ao serviço da Microsoft é no Input lag… Mas apesar de ser factualmente correto que a Xcloud oferece menor input lag, discordamos das conclusões e já explicitaremos porquê!

Vamos começar por ver o que a DF verificou:

O verificado foi que, face ao jogo local, qualquer uma das versões acrescenta latência adicional.



Como se verifica, tanto num caso como no outro, o aumento de latência é uma realidade.

Aqui a DF dá a vitória ao Streaming da Microsoft por acrescentar menos latência, e ter menos latência global. No exemplo de cima, vemos acrescentar 45ms na Xbox, contra 53.6 mais na PS, e isto em cima de uma latência base já superior na PS. Mas, convém que seja dita, uma latência base em tudo semelhante à da X, e nada que se note em jogo jogado, mesmo face à latência inferior da S.

Mas porque discordamos então da conclusão final? Por vários motivos, mas acima de tudo o ignorar de questões físicas e incontornáveis:

Comecemos por constatar uma realidade. O input lag é o tempo entre o envio de um comando, e a sua execução efetiva no ecrã.



Assim sendo, naturalmente que o jogo correndo a menos resolução e tendo menos pixels para processar, terá um input lag menor. É uma consequencia física do processamento. Se estivéssemos com hardware semelhante a correr em condições iguais, em ambos os serviços, o tempo usado para processar uma alteração imposta por um comando do utilizador deveria ser bastante equivalente. Mas neste caso, as coisas são bem diferentes! A resolução da PS5 é 4x superior (4K vs 1080p), a geometria da série S é por vezes simplificada, as texturas aligeiradas, etc, etc. Basicamente o nível de processamento não é o mesmo, pelo que a latência base local nunca pode ser igual.

Da mesma forma, quando passamos à codificação video, temos a mesma situação, onde uma imagem de menos resolução demora também menos a ser processada.

Daí que não nos admiremos que o input lag local seja melhor na versão do jogo que corre com os parâmetros da Xbox série S, face à que corre com os parâmetros da PS5.

Como tal, não me surpreende que o input lag acrescentado pelo serviço seja forçosamente superior na versão PS5. É o quádruplo da resolução e a um bitrate superior, isto apesar de a diferença de input lag acrescentada ser apenas mais 7 ms.

Daí que entendo que a metodologia de comparação usada pela DF seja errada. E não se deveria ver qual a que acrescenta mais input lag, que em situações iguais seria sempre a versão PS5 pelos motivos já citados, mas sim, percentualmente, e face ao input lag local, inerente ao processamento efetuado, qual o aumento acrescentado.



Isto parece um raciocínio coerente e de fácil compreensão perante a diferença do processado.

Ora se formos ver, o streaming da PSN+  acrescenta 64% de input lag face ao existente localmente.

Já o Streaming da Xbox acrescenta 82% de lag face ao jogo local.

Torna-se assim claro que o aumento de input lag colocado pelo serviço, mesmo sendo menor em número, tem mais peso no jogo na Xcloud, e os jogadores Xbox notarão mais a diferença face ao jogo local, do que os da PlayStation.

Concluo apenas que perante tanta publicidade ao Streaming da Xbox, e mesmo aposta de bilioes em o levar para todos os, locais, é, pelo menos para mim, surpreendente que vejamos que afinal, a líder nesta campo… É a PlayStation.





20 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
5 de Março de 2024 10:03

Isso é uma vergonha! ( Boris Casoy)Rs

Juca
Juca
Responder a  Edson Nill
5 de Março de 2024 11:18

Lol (Só contextualizando para os colegas tugas, Boris casoy é um Âncora jornalístico que usa o bordão acima ao fim das notícias que julga serem absurdas).

Last edited 1 mês atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Juca
5 de Março de 2024 16:02

Quem estiver curioso seria bom ver algm vídeo pois há uma pausa ao falar a última palavra!!

Netto
Netto
5 de Março de 2024 11:01

Só um adendo. Na matéria cita que o PS + Streaming inaugurou em 2023 no PS5. Porém, há de se falar que a Sony já dispõe desse serviço de streaming pra +10 anos em regiões selecionadas.

Sobre o artigo, de fato é surpreendente que diante de todo marketing da Microsoft o seu serviço ainda seja o pior do mercado.

Aliás, nos últimos a Microsoft tem se especializado a enganar seus consumidores com esse Marketing.

Tiohildo
Tiohildo
5 de Março de 2024 15:02

Uma coisa que me chamou a atenção foi a DF fazer análise de FPS das imagens capturadas na nuvem. Não que seja proibido , contudo tem que ter em mente que a margem de erro de frames duplicados será maior pois o algoritmo para detectar esses frames deverá ser menos restritivo pois as imagens terão compressão. Nesses casos é melhor pegar cenas com muitos movimentos para diminuir esse erro e o algoritmo de detecção precisar estar bem calibrado ( uma dupla verificação manual TB é recomendada ).

Eu verifiquei muitos frames desse vídeo da DF e fiquei impressionado com o resultado. Os resultados da análise ficaram muito precisos , porém não foram perfeitos. Acho que ficaram 99% reais. Eu achei duas cenas onde o algoritmo achou 3 frames duplicados mas na verdade foram só 2 ( amostra de erro bem baixa ).
Inclusive, eu passei a minha ferramenta de contagem de frames nesse mesmo vídeo da DF e consegui calibrar para contar os frames corretamente nesses dois casos.

Livio
Livio
5 de Março de 2024 16:10

Isso só reforça que ficarei utilizando hardware local por mais alguns anos.

Last edited 1 mês atrás by Livio
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Livio
5 de Março de 2024 21:58

Deus te ouça mas não tenho tanta certeza disso ..

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
5 de Março de 2024 22:12

Eu vou ficar, nem que seja hardware velho! Lol

Hennan
Hennan
5 de Março de 2024 17:43

Acho que fica claro a filosofia de cada uma. Qualidade x quantidade.

Hennan
Hennan
5 de Março de 2024 18:28

OFF: https://x.com/_Tom_Henderson_/status/1765049097617076657?s=20
Tem algumas coisas que é difícil de entender. Depois vão jogar a culpa nos consumidores.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Março de 2024 22:16

É um contrasenso! Os jogos single players são caros, mas geram lucro, e os caros que não dão lucro são GaaS, então a escolha lógica são os GaaS de baixo custo! Caraca… Na verdade, parece que não querem é correr riscos, mas riscos são o próprio negócio, é viver.
Os caras preferem gastar rios de dinheiro até um jogo barato dar certo, mas pode não dar nenhum na mesma. Lol

Last edited 1 mês atrás by Juca
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
5 de Março de 2024 18:49

Aqui no Brasil o Xcloud funciona bem nas grandes metrópoles com a melhor internet que o país tem a oferecer! Mas no interior, onde eu moro é completamente injogável! O delay é tão grande que trava a imagem! Tem muito a melhorar!

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  PAULO KAUFMANN
5 de Março de 2024 21:57

Eu joguei aqui no Brasil e fiquei impressionado como funciona bem. O delay é baixo na minha opinião.
O que eu não achei que fica bom são jogos muitos escuros pois o contraste do preto fica cheio macroblocos ( The medium ) . Ja o Forza eu achei que ficou muito bonito.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
5 de Março de 2024 22:21

Acho que o maior problema fica por conta dos jogadores mais competitivos, pra gente, jogador comum, um delay pequeno é só questão de se acostumar com ele.

Last edited 1 mês atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Março de 2024 2:58

Nossa

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
5 de Março de 2024 22:19

São coisas que o tempo consegue melhorar, pois é só questão de estrutura, e a MS, como um todo, tem interesse nisso… Então, pra MS é fácil ter interesse nisso, pois seria uma confluência de negócios.

Last edited 1 mês atrás by Juca
José Galvão
José Galvão
6 de Março de 2024 15:39

Isto faz lembrar aquele paleio do Phil Spencer em ele dizia que a Sony é que não queria o cross-play, mas feitas as contas, a Sony tinha mais jogos cross-play que a Xbox.

O mais ironico disto tudo é que a Sony usa a infraestrutura da Microsoft…

error: Conteúdo protegido