Xbox tem vindo a vender mais do que a PS5… Mas no global as vendas estão bastante abaixo da média.

Basicamente desde o inicio de Fevereiro que a Xbox tem vindo a bater as vendas da PS5. No global as vendas de hardware chegam a estar 44% abaixo do normal, e a PS5 tem-se debatido com problemas de stock e especulação de mercado.

Estes tempos são atípicos… Atípicos porque as vendas estão super limitadas à disponibilidade de stocks. E com a grave crise de fornecimento de componentes eletrônicos estamos mesmo a ver empresas que antes vendiam mais que outras a não conseguirem resultados muito melhores.

Basicamente a quebra no fornecimento de componentes acaba por ser igual para todos, e isso implica que, quem fabrica mais, mesmo tempo um corte igual em percentagem aos restantes, corte mais na produção. E tal tem criado situações de mercado atípicas, e muito pouco normais.

Quem se tem vindo a queixar-se da falta de stocks é a Sony… Basicamente a empresa não está a conseguir repor stocks, e nesse aspecto, a Microsoft, maioritariamente graças à Xbox série S, está a conseguir manter valores de vendas mais elevados.

Como já foi explicado anteriormente, a rentabilidade das bolachas (wafers) de silicio não é igual em todos os chips, e nesse aspecto, a Xbox tem saído beneficiada. Vamos recapitular o porquê.



Com o APU da PS5 a ocupar aproximadamente 308 mm2 de área, com wafers de 12 polegadas ou 150 mm de diámetro temos uma área por Wafer de 70 5685 mm2.

Isto quer dizer que uma bolacha pode conter 229 APUs.

Já na Xbox a coisa é bem diferente, pois há aqui duas consolas com chips diferentes:

O APU da série X a possui uma área de 360 mm2, o que para a mesma Wafer de 12 polegadas, e com o mesmo rendimento usado para a PS5 nos permite obter 196 APUs.

Já a série S tem uma área de 197 mm2, o que lhe permite 358 APUs pela mesma Wafer de 12 polegadas. 

Note-se que na prática estes números serão menores por dois motivos:



  • Dado a Wafer ser redonda, os chips nos cantos ficam incompletos, o que implica que nem toda a área da Wafer é util.
  • Alguns chips não passam depois nos testes de qualidade.

Seja como for, aceitando uma rentabilidade igual em todos, graças à série S a Xbox consegue colocar mais consolas no mercado que a Sony, e isso tem-se revelado nas vendas, pela indisponibilidade de stocks.

Um outro problema que assola a Playstation é a especulação. Basicamente conseguem ver isso consultando o motor de pesquisa de preços KuantoKusta, e pesquisando pelas consolas da Sony e da Microsoft.

Aí perceberão que as consolas Xbox existentes, apesar de existir tambem especulação sobre as mesmas, não alcançam os a preços pedidos pelas PS5, que estão a ser vendidas a partir de 887,67 euros, atingindo mesmo os 1100 e os 1200 euros. Um valor bem acima do seu preço normal.



Basicamente, como se não bastasse a falta de stocks, as poucas consolas da Sony que existem não se vendem pelo seu exagerado preço, uma situação que está a ocorrer a nível mundial.

Nesse sentido, apesar de as vendas da Xbox a superarem as da PS5 ser algo digno de notícia, convêm que se perceba que os reais motivos desta situação não se devem apenas a méritos que a consola ou os seus serviços possam ter. Aqui a Xbox vende mais pois as consolas estão disponíveis, ao passo que não há consolas PS5 no mercado, e as que há estão a preços exorbitantes.

A assinalar-.se tambem que do lado da Xbox, a Microsoft faz inclusive promoções onde basicamente dá as consolas, como acontece na Alemanha, onde na entrega de uma PS4 é possível levar-se uma Xbox série S por 19.99 euros.

Mesmo assim, as consolas estão a ter quebras de vendas face ao ano anterior, que chegam a atingir os 44%.

 



 



24 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
20 de Abril de 2022 14:25

Não bastasse a duração da pandemia, agora a Guerra Rússia x Ucrânia para atrasar ainda mais a retomada de vários setores da economia mundial.

Interessante que li recentemente que o preço das GPUs entraram em queda, e percebi que os estoques de PS5 parecem estar melhores nos últimos dias, ao menos no Brasil.

O Series X ainda é difícil de se encontrar por aqui, enquanto o Series S é comum e frequentemente aparece com alguma promoção de desconto, sendo o único que parece ter normalidade de estoque (bem como o Switch).

Last edited 2 anos atrás by Juca
Cherokee Bill
Cherokee Bill
20 de Abril de 2022 15:20

Temos 3 meses de Xbox vendendo expressivamente mais que o PS5, atribua isso como quiserem :

*Mudança da intenção do público
ou
*Falta de estoque e problemas de logística

Tanto faz, mas estão liderando já a 3 meses rumando para 4.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Cherokee Bill
20 de Abril de 2022 20:19

Certamente um conjunto das duas coisas e isso está prejudicando a estratégia da Sony pois ela está permitindo que alguns clientes conheçam o console rival.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
20 de Abril de 2022 21:06

Mas não tem o que fazer, se não tem como por mais unidades a venda. E também acho importante as pessoas conhecerem o console da MS, penso que apenas assim se sabe o que se gosta e é bom pra si.

Juca
Juca
20 de Abril de 2022 18:56

Off-topic:

Como seria um superman feito no Unreal 5, um mod em Matrix Awakens responde!

https://www.youtube.com/watch?v=0BVoig1mj2U

Last edited 2 anos atrás by Juca
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
20 de Abril de 2022 20:26

Além de todo o ponto sobre o custo benefício do Gamepass, vale lembrar que estamos em um ponto onde os dois consoles estão longe de atingir os números da geração anterior, então os consumidores de PS4 podem estar contidos para migrar porque não tem motivação. Eu conheço pessoas que realmente acreditam que o PS4 dura mais uns 4 anos recebendo exclusivos até chegar um PS5 Pro que derubará os preços do atual, e elas acham isso simplesmente por que consideram o PS5 muito caro e creêm que não faz sentido pra Sony matar o console mais barato e alienar o público. Acho que a comunicação da Sony está um pouco falha para quem não é um seguidor de sites de games e nem frequentador de fóruns. As pessoas comuns reconhecem facilmente o propósito do Xbox Series S como o console barato que vai receber jogos por muitos anos, mas essas pessoas associam o PS4 como o equivalente, talvez por que os preços oficiais estão muito próximos, ou por que é difícil você virar para alguém que não entende nada de economia e falar que o substituto do console que ele pagou 1400 reais em 2014 é um console que custa 4500 reais quando tem estoque, ou mais de 6000 reais no mercado cinza, que costumava ser mais barato.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
20 de Abril de 2022 20:52

Se a pessoa que não entende de economia não perceber que tudo está mais caro é porque essa vive numa bolha. Em 2017 comprei o carro que uso nos dias atuais, em 2017/2018 com 150 reais fazia a festa no abastecimento, praticamente enchendo o tanque, nos dias atuais com os mesmos 150 reais não abastece nem a metade.

O mesmo se aplica as compras de alimentos, se com 400 reais dava para fazer uma boa “feira”, hoje é quase a metade.

Então quem comprou um PS4 em 2014 deve estar ciente que o sucessor custa R$4500 devido a tudo que aumentou no país, até porque os exemplos que dei acima foram num período de 5 anos, agora aplica isso em um período de 8 anos que equivale a 2014 a 2022.

Sinceramente, quem comprou um PS4 ou Xbox one em 2014 deve ter um conhecimento mínimo de economia.

Juca
Juca
Responder a  Livio
20 de Abril de 2022 21:31

O que ele fala, em parte, e de certo modo é uma realidade, minha opinião é de que boa parte dos consolistas (ao menos os não passionais) olha pra qual é o console novo da MS e da Sony e se tem ou vai receber jogos de nova geração, e olha o preço.
Muita gente só vai se dar conta de que qualquer console não é bem a mesma coisa depois que adquire o console, e isso é culpa do Marketing, seja para o bem ou para o mal.

A situação da UK, no geral é mais similar aos EUA que ao resto da Europa em termos de videogames, onde o resto da Europa no geral parece ser mais adepta do PS enquanto o UK é mais dividido ou receptivo ao console da MS. E é uma situação totalmente diferente da condição financeira do Brasil onde de 200 pra 400 libras talvez nem faça tanta diferença exceto para pais de crianças pequenas que irão presentea-las.

No Brasil, também acho (opinião) que as pessoas com menos condição financeira avaliam alongar-se no PS4 acreditando no crossgen de novos lançamentos, e que também avaliam adquirir comprar um console mais barato, embora de outra marca, só pelo preço e “acesso a nova geração”. Ora, o Series S muitas das vezes é mais barato que o PS4 e o Switch por essas bandas. Não posso generalizar para o mundo, mas no Brasil, pra quem gosta de videogames, não tem muita condição e quer ter um console dito de nova geração, o Series S sem dúvidas é algo a se considerar. E embora eu tenha diversas ressalvas ao Series S, e mesmo ao Gamepass enquanto nocivo a indústria, em especial aos AAAs, é um console acessível que dá gosto de nova geração por um bom preço.

Que fique claro, não recomendo em nenhuma hipótese que alguém deva comprar um console de outra marca por falta de condição ou porque não tem o console que se quer, pois por experiência de pessoas próximas, e mesmo minha na geração passada, as pessoas só devem comprar o console que tem os games que ela quer ou esperam jogar. Minha sugestão é de que quem gosta de MS, compre da MS; quem gosta de Sony, compre da Sony; e quem gosta de Nintendo compre da Nintendo. Essa é a melhor maneira de evitar frustrações e de evitar achar, em pouco tempo, que “jogou dinheiro fora”.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
20 de Abril de 2022 21:59

Gabaritou, man! ???

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Juca
20 de Abril de 2022 22:53

Sua última frase descreve a situação atual no Brasil. Compraram series s e agora querem trocar por ps4 slim ou pro. Parece que fizeram um console como jogos do gamepass. Só testar…

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
22 de Abril de 2022 20:10

Só vejo casos de pessoas fazendo o inverso e trocando PS4 por Series S, mas não descarto que exista o contrário também, o povo brasileiro é desinformado e mesmo que o Playstation seja uma preferência, não faz qualquer sentido adquirir um PS4 invés do PS5, é certeza de frustração em um futuro próximo.
Eu tenho um amigo que tem um PS4 e um Xbox One, os dois de 2014 Pagou menos de 2000 reais nos dois. Ele crê firmemente que o PS4 dura mais uns 4 ou 5 anos, ele com certeza se decepcionará logo, mas enquanto a Sony continuar lançando Horizon, GT e tiver jogos futuros como God of War anunciados pro PS4, esse consumidor nunca migrará. Ele é alguém normal que não acompanha fóruns, jogar é seu hobby, não estilo de vida.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
22 de Abril de 2022 20:01

Cara, você está no Brasil, a maioria das pessoas não leem notícias que não sejam sobre Big Brother. São 210 milhões de pessoas em um país de tamanho continental com renda média inferior a 2500 reais. A sigla IPCA não faz sentido para a maioria das pessoas, eles não entendem de inflação, eles acham que o valor do dinheiro está no número escrito na cédula e não no poder de compra dela.

Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
20 de Abril de 2022 23:32

Seu comentário faz todo sentido. Mas acredito que no momento a Sony ainda não está preocupada com isso. Quando começar a ter estoque de verdade disponível, eles devem focar o marketing no público que ainda não migrou. Imagino que só em 2023 mesmo.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
21 de Abril de 2022 2:21

Tudo erro de comunicação.

Não pq as pessoas preferem um PS4 que um Xbox série S.

As pessoas preferem console cinema e não console Netflix.

Um filme de cinema de 10 anos atrás ainda é melhor que “filme Netflix” lançamento padrão Gamepass.

Se for jogo velho, mais barato comprar usado que alugar no Gamepass.

Assim como God of War no PS4 ainda é mais jogo que Halo Infinito no SS.

Essa é a conta que as pessoas fazem, principalmente no BR.

Ainda sem contar que comprar jogo de PS4 usado sai mais barato que assinar GP… Afinal vc compra um jogo de PS4 usado e depois troca ou revende pelo mesmo preço que pagou.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Francis
Francis
Responder a  Deto
24 de Abril de 2022 21:42

Esse argumento acaba, quando a Microsoft investe na compra de uma Activision e poderá colocar jogos da Activision que estão entre os mais vendidos do PlayStation como day one no Xbox Game Pass. E uma pesquisa já mostra que mais de 40% de usuários do PlayStation podem ir para o Xbox por causa dos jogos da Activision no Xbox Game Pass, então isso mostra um bom custo benefício ou forte investimento para ter jogos fortes.

netto
netto
21 de Abril de 2022 16:19

No fim, discutimos tanto em 2019 e 2020 sobre os 12TF e como o XsX seria o fodão da geração pra agora vermos a grande maioria dos adeptos comprarem o XSS, console que chega a ser quase 3x inferior ao concorrente (se não for +).

A vida não cai, ela capota

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  netto
22 de Abril de 2022 20:21

Isso é normal, o PS5 e o XSX custam 500 dólares, o PS4 custava 20% menos, o XSS custa 40% menos que os dois. O que manda é o dinheiro, o PS4 Pro não era o console mais vendido entre os dois, o X1X não era mais vendido que o X1S. O dinheiro manda. Eu creio que o que as pessoas discutiram em 2019 e 2020 era a divergência entre as pessoas que achavam que o XSS seria um flop por ser fraco e não parecer de nova geração, e as pessoas que achavam que era uma ideia ótima pelos preços que seriam possíveis. O erro do primeiro grupo é achar que todo mundo pensa como entusiasta de tecnologia que assiste videos de comparação de plataforma.

Francis
Francis
24 de Abril de 2022 21:27

O VGChartz mostrou que os Xbox Series após 17 meses venderam mais do que o Xbox 360, diferença de 4 milhões de unidades. Ou seja, vejo que isso mostra que a Microsoft começou a geração bem melhor do que a geração do Xbox One em 2013.

Last edited 2 anos atrás by Francis
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Francis
24 de Abril de 2022 23:33

Carlos Eduardo já mostrou os fatos em outro post. Xbox 360 começou muito pior que o Xone a geração. O Xone no seu início vendeu mais que o SX/SS

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Francis
25 de Abril de 2022 0:28

Começou melhor, mas segundo as estimativas do vgchartz, o Xbox One vendeu mais que o Xbox 360 nos 17 meses iniciais.

Xbox Series X|S Total Sales: 13,867,499
Xbox One Total Sales: 11,480,703
Xbox 360 Total Sales: 9,377,518

https://www.vgchartz.com/article/453292/xbox-series-xs-vs-xbox-one-sales-comparison-march-2022/

https://www.vgchartz.com/article/453364/xbox-series-xs-vs-xbox-360-sales-comparison-march-2022/

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
error: Conteúdo protegido