A PS5 vai usar o microfone do Dualsense para calibrar o efeito 3D do som emitido pela TV

5 2 votes
Avalie o nosso artigo

O suporte a 3D audio pelas colunas da TV é uma das novidades que estará presente no próximo firmware da PS5.

Em 2011 adquiri um sistema de som 5.1 da Denon, na altura topo de gama, e que ainda tenho a uso, dotado de uma característica que para mim foi uma novidade. Junto com o receptor AV, vinha um pequeno aparelho que se destinava a calibrar o som vindo das colunas.  Basicamente o aparelhinho, dotado de um microfone, era suposto ser colocado na lapela, e media o tempo de chegada do áudio. O principio por detrás do seu funcionamento é simples. Basicamente o ouvinte não está à mesma distância de todas as colunas, pelo que o som vindo das que estão mais perto chegará aos seus ouvidos um ms mais depressa. E essa situação, particularmente em sistemas com muitas colunas, onde a distância a todas elas é diferente, pode criar perturbações ao efeito pretendido. Desta forma, este aparelho lê o som emitido, e verifica o tempo que este demora a chegar ao ouvinte, criando depois delays nas diversas colunas, na altura de emitir o som, de forma a garantir que o que é reproduzido por todas elas, chega aos nossos ouvidos tudo ao mesmo tempo, maximizando assim o efeito 3D, e a qualidade do som.

Ora com a PS5 a Sony trouxe-nos um novo paradigma sonoro, com um Som 3D inovador e proprietário, que oferece os mesmos efeitos 3D que se conseguem em sistemas complexos de multi colunas, mas apenas usando um sistema de duas colunas ou stereo. Esse sistema, por ser pioneiro, apenas poderia garantir a total qualidade dos efeitos gerados com o uso de headphones ou headsets, onde o som saia diretamente sobre o ouvido. Somente dessa forma se poderia controlar que a distancia das colunas a ambos os ouvidos era igual, e somente dessa forma se conseguir obter a totalidade do efeito pretendido.

Mas com a futura versão do firmware da PS5, as capacidades audio serão expandidas, e o sistema vai passar a funcionar diretamente nas colunas da TV.

Para garantir que o efeito se mantêm ao máximo, a Sony vai usar o microfone do Dualsense para efetuar o mesmo tipo de medições que referi estarem presentes no meu receptor AV da Denon, e podendo assim oferecer com as colunas da TV uma qualidade equivalente à oferecida nos headphones e headsets.



Quem tem a consola ligada a uma soundbar com efeitos de projeção áudio 3D, como é o meu caso, deverá desativar os efeitos e colocar a coluna em modo Stereo, para o efeito total.



5 2 votes
Avalie o nosso artigo
22 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Livio
Livio
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Tenho 2 Home Theater da Sony em casa N990W e N9100WL e em ambos veio um microfone estéreo para a calibração das caixas(o microfone não fica ligado sempre), até há indicação visual da distância do possível usuário(microfone) em relação as caixas de som (colunas em PT) e o nível em dB.

Deto
Deto
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Esse recurso ai é muito mais interessante que o “SSD externo”.

100% de todos que tem um PS5 podem usar o audio 3D saindo da TV….

se 5% das pessoas usarem um SSD extra no PS5, eu chuto que vai ser muito…

junto dessa update também vai vir um equalizador para o Pulse 3D

outro coisa, ninguém fala mas jogos de PS4 com audio 3D que precisavam de fonte da Sony no PS4, possivelmente pq o audio 3D era um chip no dongle USB, agora no PS5 todos funcionam com audio 3D em qualquer fone.

vai dar para jogar jogos de PS4 com audio 3D direto da TV agora.

AlterX
AlterX
2 meses atrás

Mais uma feature irrelevante
retro com o PS3 que é bom nada…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  AlterX
2 meses atrás

No meu caso, a retro com o PS3 que é praticamente irrelevante, já que só jogo jogos atuais ou lançamentos.

AlterX
AlterX
Responder a  Carlos Zidane
2 meses atrás

Eu não
Eu jogo tudo, seja de que plataforma for, de que ano seja
Se é bom, eu quero jogar

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Meus parabéns, de verdade. Eu queria ser assim, mas eu não consigo. Meu tempo é gasto com critério mais exigente, é só um perfil diferente.
No entanto, não queria ter um perfil como o seu, que acha irrelevante uma tecnologia excelente como a dessa matéria.
Minha dúvida no entanto, diz respeito a honestidade do que você diz

Livio
Livio
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Para quem provavelmente não teve contato com sistema de som de no mínimo 5.1 canais vai achar irrelevante, é a mesma desculpa para dizer que o VR é irrelevante mas sem nunca ter testado.

Aqui vais usar o som oriundo da TV, outros você vai ter que comprar equipamento por fora

Livio
Livio
Responder a  Livio
2 meses atrás

Meu primeiro contato com um sistema multi canais foi com um 3.1 em um PS3, na verdade era um 5.1 faltando 2 caixas (cavalo dado não se olha os dentes) e mesmo não sendo um equipamento de marca tradicional em relação com as referências do mercado eu gostei da experiẽncia e meses depois adquiri um Home Theater e até hoje opto por estes aparelhos. Infelizmente as marcas estão apostando na virtualização das soundbar e estão deixando as caixas adicionais de lado.

AlterX
AlterX
Responder a  Livio
2 meses atrás

Eu já usei VR
É legalzinho e tal
Mas entre um VR e uma RTX 3080ti
Eu vou na placa de vídeo sem nem piscar

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Você é surdo?

AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
2 meses atrás

Sou não
mas
Retro >>>>>>>> Som 3D, 5.1, etc…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Você nem joga playstation, cara! Retro de PS3 ninguém tá afim. Isso foi provado la no PS3, com retro com ps2 que ninguém usava. Se vc acha que uma feature de som 3d não é relevante e não vai usar, é pq tu não escuta direito. Faz toda diferença na imersão. Eu tenho um ps5 e você provavelmente nem um SS tem.
********************************** Comentário cortado parcialmente pela moderação *************************
O autor fica alertado que adjetivação pejorativa não é tolerada.

Marco Antonio Brasil
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Acho uma feature muito interessante. E as vendas de home theater e soundbars mostram que melhorias no áudio despertam interesse do mercado.
Por outro lado, eu imagino que se tu fizeres uma pesquisa com a massa casual que compra PS, a retro com PS3 seria pouquíssimo citada como uma “falta” no PS5.

AlterX
AlterX
Responder a  Marco Antonio Brasil
2 meses atrás

Pouco me importa a massa casual
Ter os meus jogos disponíveis em qualquer geração é o que me importa

Marco Antonio Brasil
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Mas Alter, creio que estamos debatendo o mercado aqui, não gostos pessoais. Tentando expor para ti que há um interesse grande em melhorias de áudio e o porquê de não ter retro com o PS3.
A dificuldade técnica x interesse do mercado não justifica.

Deto
Deto
Responder a  AlterX
2 meses atrás

lembra que nem a MS mais divulga “horas jogadas na Retro” desde 2018

pois então, recurso tão fundamental que nem para hypar numeros “buzzword” serve mais.

ultimos dados que a MS divulgou sobre uso da Retro, dava que cada xbox one usava 15min por mês, dava exatamente uns 30min por assinante da Live Gold, ou seja…. o cara ganhavam os jogos do xbox 360, baixava… jogava 30min para testar e nunca mais abria… Mês seguinte era a mesma coisa.

Qualquer um podia fazer a conta na epoca, dividia os milhões de horas jogadas pelo numero de consoles e depois por 24 meses, tempo que a retro foi liberada

Marco Antonio Brasil
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Pois é! Sem dúvida a retro é um recurso interessante. Até acho que com o “fim” do loading e implementação de raytracing, etc em jogos antigos ela se torna mais apelativa.
Mas bem longe de ter essa relevância tão grande para o mercado como alguns gostam de argumentar (não estou entrando no mérito de gostos pessoais).

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Completamente irrelevante é a retro com ps3,eu quero é novas features e estão bem presentes na PS5 e em qualidade.

Se quiser jogar PS3 (que não quero) tiro a minha do armário que já está cheinha de pó.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Alexandre Oliveira
2 meses atrás

Ele só fala isso aí pra desmerecer algo que NÃO tem no pedacinho de plástico do coração dele. É sempre assim com esses caras. Não enxergam um palmo afrente do nariz.

error: Conteúdo protegido