Alguns SSDs de PC são mais rápidos quando colocados na PS5

5 4 votes
Avalie o nosso artigo

A situação permite mesmo que alguns SSDs que foram medidos e não alcançam os requisitos pedidos pela Sony, uma vez ligados à PS5, consigam valores superiores e dentro do necessário para a consola. No entanto, há que se ter algum cuidado!

Eis uma situação curiosa, e acima de tudo interessante, uma vez que a mesma permite poupar dinheiro na compra de um SSD.

Mas antes de a contarmos, vamos fazer um apanhado de situação face aos modelos de SSDs mais populares vendidos para a PS5.

Como sabemos a PS5 requer que o SSD colocado na sua slot de expansão possua uma leitura mínima de 5.5 GB/s. Mas no entanto um SSD que anuncie ser capaz de ler 5.5 GB/s pode não se revelar suficiente uma vez que a consola vai testar o mesmo com 6 níveis de prioridade (os testes de PC são normalmente realizados com 2 níveis de prioridade), o que implica que, para garantia de funcionamento, esse SSD deverá apresentar  um valor de leitura superior.

O que se tem verificado é então a procura por SSDs que anunciem valores acima dos 5.5 GB/s, com algums modelos em particular, como o Samsung 980 Pro, o Western Digital SN-850, ou o Aorus 7000s, a serem dos mais procurados. Estes SSDs anunciam uma velocidade de leitura de 7 GB/s, o que lhes garante que, uma vez na consola, conseguem alcançar os valores solicitados.



No entanto a quebra de performance que os SSDs apresentam é variável. O Samsung 980 Pro, que anuncia uma velocidade de leitura máxima de 6900 MB/s, uma vez na consola apenas alcança os 6300 MB/s, o que apesar de bastante acima dos 5.5 GB solicitados, é mesmo assim uma quebra de 600 MB/s face ao valor anunciado para PC.

Samsung 980 Pro

O mesmo se passa com o WD SN-850 e o Aorus 7000S, que anunciam ambos uma velocidade máxima de 7000 MB/s, mas que quando testados na PS5 se ficam, respetivamente pelos 6450 MB/s e pelos 6550 MB/s, uma quebra de 550MB/s e de 450 MB/s, mas em qualquer dos casos, valores bem acima dos requeridos o que garante que qualquer um destes SSDs é uma boa escolha, caindo a mesma na disponibilidade e preço, mais do que nas performances.

WD Black SN-850

Aorus 7000S

Destes três SSDs, o menos aconselhável é o Samsung 980 Pro, uma vez que  é o único dos três que é vendido sem dissipador, algo que a Sony não recomenda. Pela ausência do dissipador é igualmente o mais barato, com os preços médios na versão 1 TB a rondarem os 220 euros (valor mínimo encontrado 197 euros) que terão de ser acrescidos do custo do dissipador que terá de ser de terceiros e com as dimensões limitadas à altura da slot da consola.



O WD SN-850 existe em duas versões, com e sem dissipador. A versão sem dissipador não nos interessa, sendo que a versão com dissipador nos atira para um preço medio na versão 1 TB na ordem dos 260 euros (valor mínimo encontrado de 209 euros). Este é o SSD recomendado por Mark Cerny!

o Aorus 7000S, esse custa na versão 1 TB, uma média de 250 euros, apesar de ser o que mais oscilações possui, variando entre os 230 (valor mínimo encontrado) e os 290 euros.

E eis que surge a curiosidade e a surpresa, que pode poupar dinheiro.

Como vimos na introdução de cima, o normal é os SSDs perderem performance quando inseridos na PS5. Mas o que se torna aqui digno de notícia é que há SSDs onde acontece exatamente o contrário. E quando inseridos na PS5… as suas performances sobem.

E isto está a acontecer com todos os SSDs equipados com o controlador Phison’s PS5016-E16.



Um dos exemplos é um outro SSD da Aorus, referenciado apenas como Aorus Gen 4 M2 NVME. Este SSD anuncia de fábrica uma velocidade de 5000 MB/s, sendo que os testes em PC confirmam essa capacidade máxima. Mas curiosamente, quando inserido na PS5, o seu valor sobe… para os 5600 MB/s.

Sim… este controlador, por motivos ainda não explicados, consegue melhorar as performances quando ligado a uma PS5, e desta forma passar os requisitos considerados como mínimos recomendados pela Sony de 5500 GB/s.

Eis o tweet da Aorus a anunciar a situação:

E não se trata de um engano, pois o website refere exatamente o mesmo:



  • Form Factor: M.2 2280
  • Interface: PCI-Express 4.0×4, NVMe 1.3
  • Total Capacity: 2000GB*
  • Sequential Read Speed : up to 5000 MB/s**
  • Sequential Write speed : up to 4400 MB/s**
  • Wear Leveling, Over-Provision technologies
  • TRIM & S.M.A.R.T supported
  • Fully Body Copper Heat Spreader
  • Warranty: Limited 5-years
  • Up to 5,600 MB/s read speed on PS5 M.2 extension slot

Curioso com esta situação, liguei ontem a um amigo que tem uma loja de consolas, e que vende este SSD para a PS5, alertando-o do facto de ele não possuir as especificações necessárias para a consola. No entanto, ele confirmou-me que, quando ligado à mesma, e testado, o resultado é efetivamente de 5600 MB/s, passando os 5500 requeridos.

Ora este é um SSD fornecido já com dissipador, que cumpre com as alturas requeridas pela PS5, e cujo preço médio ronda os 190 euros (valor mínimo encontrado de 184 euros), o que permite aqui uma boa poupança face aos SSDs de cima.

Como explicar isto?

Há duas explicações possíveis para esta situação. Uma que abona a favor destes SSDs equipados com o controlador Phison’s PS5016-E16, e outra que pode preocupar todos aqueles que optem por estes SSDs mais económicos que estão a obter resultados acima do normal.

Caso 1 –  Os resultados são reais



Se realmente este SSD está a obter melhores resultados na PS5 do que no PC, surge imediatamente a questão sobre o motivo porque tal apenas acontece com os SSDs dotados deste controlador em específico.

E a realidade é que existe uma possível resposta coerente para isso. Basicamente, e este dado é fatual, este controlador é o único controlador de alta velocidade que existia disponível no mercado quando a PS5 estava a ser elaborada. Ora segundo alguns relatos, cuja fiabilidade se desconhece, devido a esse facto, ele foi mesmo usado internamente pela Sony em protótipos de devkits iniciais, o que levou a uma otimização para o mesmo.

A confirmar-se esta situação estaria assim explicado o motivo porque este controlador em particular possui melhoria de desempenho, sendo que a boa notícia aqui passaria não só pelo facto de que realmente este SSD mais barato é uma alternativa viável e uma inveja aos possuidores de PCs, como da mesma forma tornar-se ia expectável que, com futuras versões do firmware, outros controladores possam igualmente ter ganhos acrescidos.

Caso 2 – Os resultados são resultado de uma falha no software de teste

Outra possibilidade que não se pode colocar de lado é que estes resultados não correspondam à realidade, e que este controlador em particular, quando usado num SSD colocado na slot externa, possa, quer por problemas com o software de teste, quer por outros motivos, estar a fornecer dados erróneos ao sistema, com os valores encontrados a não corresponderem à realidade.



Esta possibilidade vem ao de cima quando analisamos os resultados reais e os comparamos com os do benchmark.

Se viram a segunda imagem deste artigo, o WD SN-850 obtem menos cerca de 100 MB/s no benchmark que o Aorus 7000s.

Mais especificamente, o Aorus 7000S, que anuncia 7000 MB/s, e obtém no benchmark 6557,08 MB/s.

Vejamos agora este outro benchmark:



Seagate Firecuda 530

Este valor, 6558.057, que bate o do Aorus por perto de 1 MB/s, surge com o Seagate Firecuda 530, e é o valor mais alto de que temos conhecimento ser obtido na PS5 (é tambem o SSD mais caro).

No entanto, se o Benchmark apresenta esse resultado, eis o resultado na vida real, quando comparamos este Seagate Firecuda 530, com o WD Sn-850 (100.172 MB/s mais lento) e ainda com o Samsung 980 Pro (240,203 MB/s ais lento) e o Sabrent Rocket 4 Plus que no teste debita 6557.849 MB/s, ou seja, pouco menos que o Seagate e igualmente cerca de 100 MB/s mais rápido que o WD SN-850.

 

Pois é… a conclusão é complexa:



A haver um vencedor, efetivamente ele seria o Firecuda… mas a questão é que ele não ganha em todos os casos, e as vantagens mais notórias até aparecem nos jogos em que o WD SN-850 é o vencedor (como Subnautica).

O que isto quer dizer é que os valores do benchmark são ilusórios e não se vão traduzir efetivamente na performance real, pois com 240 MB/s a mais que o Samsung 980 Pro, a vitória deveria existir sempre, e como vimos, há ali empates entre o Firecuda 530 e o Samsung 980 Pro. E claro, da mesma forma, 100 MB/s deveriam bater sempre o WD SN-850, e como vimos, há vários casos em que até perde.

O que se quer aqui mostrar é que o valor daquele benchmark é um valor que, apesar de ser o de referência, não representa a realidade em todos os jogos. E daí que se questiona como estes SSDs de 5000 MB/s no PC e 5600 MB/s no Benchmark da PS5, se comportam depois quando expostos a uma tremenda variedade de jogos.

Conclusões

Não sendo possível concluir-se o que se passa aqui, e sobre a fiabilidade daquele resultado, continuamos a não recomendar que fujam dos SSDs mais populares, sendo que, no caso concreto, por ter sido o único sobre o qual alguém ligado à Sony, neste caso o criador da consola, se pronunciou como sendo a sua escolha, o WD SN-850 continua a ser a nossa recomendação.





5 4 votes
Avalie o nosso artigo
24 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário, desculpe pelo off Topic, mas estou aqui para ver se alguém consegue dar uma solução para um amigo que tem um ps5. Ele foi ligar o ps5 por volta das 23 horas aqui no Brasil e havia 2 dias que ele não ligava o aparelho. Quando ligou, ele disse que foi ver as promoções da ps store e abrir o YouTube até que o ps5 dele deu a mensagem para desligar, pq estava aquecendo demais : Quando ele pensou em desligar o console, o ps5 desligou sozinho, aí ele tocou no ps5 e realmente estava bem quente. Quando ele olhou melhor o ps5, o mesmo está cheio de formigas grandes nas entradas do aparelho. Quando ele olhou o suporte que deixa o ps5 em pé, estava tbm cheio de formigas. Ele disse que não filmou, pois estava tirando as formigas, mas ele acredita que se balançar o aparelho, sairão mais formigas. Ele acredita que as formigas bloquearam o cooler do ps5. Depois ele testou o aparelho rapidamente e viu que ainda não estava 100 porcento, mas não estava fazendo barulho. Será que há alguma maneira de resolver um problema desse, Mário e amigos?

nETTo
nETTo
Responder a  Edson Nill
1 mês atrás

Dedetização, de essa dica pro seu amigo hehehe

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  nETTo
1 mês atrás

Rsrsrsrs exatamente!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Edson Nill
1 mês atrás

Seria bom ele levar na assistência ou garantia, pois se tiver formigas dentro elas podem da um curto e acabar queimando o console, quanto as formigas acho que a solução seria ele passar veneno próprio para elas, não aqueles sprays que vendem em supermercados, na região em que o Ps5 fica.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Daniel Torres
1 mês atrás

Sim, Daniel! Obrigado pelas sugestões, pois vou até falar com ele.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Responder a  Edson Nill
1 mês atrás

Ideal seria abrir e fazer uma limpeza completa. Se não souber fazer, segue a dica do colega Daniel Torres e leva para uma assistência técnica. Formiga adora locais quentes. Não é nada estranho um fato desses ocorrer, sempre aparece algum cliente com algum insento em seus aparelhos, até barata se encontra.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Edson Nill
1 mês atrás

Um dia destes estava a olhar para a minha PS5 e a pensar cá para comigo, “ainda bem que não tenho baratas, senão isto era um autêntico Taj Mahal para elas”, é que não é só o problema do aquecimento, podem mesmo causar um curto-circuito na consola.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Rsrsrsrsrsrrsrsrss

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
1 mês atrás

Não sei se é o caso do teu amigo mas uma dica é não manusear o aparelho com mãos sujas ou colocá-lo perto de fontes de comida.

Quem tem contato com manutenção ou assiste algum vídeo da área é quase certo já ter visto caso semelhante onde o desleixo(+ uma vez, não sei se ele é assim) do dono do aparelho faz aparecer esse tipo de infestação.

Não nego, diariamente na minha casa aparecem baratas, mas em nenhum caso estas foram vistas dentro dos meus aparelhos.

Solução para o PS5 do teu amigo, limpar pelo menos as carcaças removíveis, e espetar um aspirador, caso ele tenha

MARCIO FERREIRA DA SILVA
MARCIO FERREIRA DA SILVA
Responder a  Edson Nill
1 mês atrás

Olá Edson,sou da área de reparos em eletrônicos,neste caso indico que seu amigo leve o aparelho o mais rápido possível á uma assiatência,até o momento,pelo sintoma aparenta ser apenas obstrução do fluxo de ar,mas se as formigas chegarem até o circuito impreso,seu amigo poderá perder o aparelho,pois as formigas deixam resíduos que corroem os circuitos,que neste caso poderá não ser reparável.

Edson Romagna
Edson Romagna
Responder a  MARCIO FERREIRA DA SILVA
1 mês atrás

Obrigado, márcio!! acho que vc é do ES né? se for, é uma coincidência, pois tbm sou e esse meu amigo tbm!!! abração!

nETTo
nETTo
1 mês atrás

Isso que eu tenho percebido em alguns testes que tenho visto, até o feito pelo Richard da DF o qual testou um SSD com velocidades abaixo do recomendado, 3.2GB/s salvo engano, e o sistema detectou o mesmo com velocidades acima dos 5GB/s e correu R&C Rift Apart com prejuizos mínimos ao SSD interno.

Seria este um feito da controladora especializada do Console?

De todo modo é bastante positivo ver este feedback, aqui mesmo no Brasil onde os preços são astronomicos já se esta usando SSDs M2 adquiridos na ksa dos 700 reais pela AliXpress, algo impensável até antes do update em.

José Galvão
José Galvão
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

200€ por 1TB, não obrigado!
Ainda hoje a Microsoft anunciou o seu ”memory card” de 2TB e custa uns incriveis 400€, isto é de loucos e pelos vistos a malta vai atrás, provavelmente nunca ouviram falar em gestão de espaço, eu passei uma geração inteira com o HDD de origem na minha PS4 com 512GB, e serviu-me perfeitamente, para mim isto é pura e simplesmente um desperdicio de dinheiro, mas cada um sabe de si.

Juca
Juca
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Vi em algum lugar recomendarem o P5 Plus da Crucial, que parece ter um bom custo benefício, é só comprar o dissipador por fora.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Se não me engano, Mário, o de 1TB em Portugal pode ser encontrado por pouco mais de 100 euros (o preço normal é cerca de 150 euros) na Europa em promoções, e o dissipador pode ser comprado mais em conta nessas lojas chinesas por um preço módico. Possivelmente 1TB pro PS5 com dissipador saia por menos de 120 euros, o que é um preço razoável pelo que entrega.

Deto
Deto
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Já comprei e instalei um ADATA S70 2TB no meu PS5, o SSD chegou alguns dias depois do firmware versão final sair para PS5.

testei bastante, a velocidade do teste é 5.9GB/S, acima do minimo de 5.5GB/s mas bem abaixo dos 7.4GB/s encontrados no PC para esse SSD, repeti o teste, formatando o SSD, umas 10x e todas deu aproximadamente 5.9GB/s.

Meu palpite é que esse teste dê a velocidade para usar o SSD no PS5 e não a velocidade real… ou seja, descontando os níveis de prioridades a menos…

Se testou e deu 5.5GB/s ou mais, funciona bem no PS5.

Mas também não da para saber… esse teste não parece muito confiável.

Por hora tá tudo ok, estou jogando todos os jogos com eles armazenados no S70, inclusive todos os exclusivo de PS5 que saíram até agora e tudo está funcionando bem.

———————————-

Outra coisa, fiz mais um teste que talvez seja bug

1- usei o SSD normalmente…. com 5.9GB/s
2- formatei até o PS5, incluindo o SSD.
3- reiniciou e o teste dava 3.2GB/s com aviso de “vc pode ter problemas”, reiniciei uma 5x para formatar e continuava o mesmo.
4- desliguei, tirei da tomada e formatei novamente e o teste voltou a dar 5.9GB/s

deve ter bugado, resolveu tirando da tomada.

Juca
Juca
Responder a  Deto
1 mês atrás

Evite formatar seu SSD, eles têm vida útil baseado na escrita, toda vez que você formata ele é como se estivesse a escrever nele todo.

Deto
Deto
Responder a  Juca
1 mês atrás

Ele não “formata”
Só apaga a tabela de arquivos, diz que o espaço está vazio.

Mesmo assim, tem lá 1TB de gravação por dia durante 10 anos.

Juca
Juca
Responder a  Deto
1 mês atrás

Se não for inconveniente, Deto, quanto vc pagou por ele?

Deto
Deto
Responder a  Juca
1 mês atrás

Com cupom da Aliexpress, 1.996,80.

Juca
Juca
Responder a  Deto
1 mês atrás

Ótimo preço! Valeu pela informação.

error: Conteúdo protegido