Análise: Mini Spy Câmara sem fios e com receptor USB

Introdução

As câmaras de video vigilância são cada vez mais algo presente na nossa vida. Infelizmente para alguns a maior parte destas câmaras são câmaras IP, ou seja câmaras que transmitem o seu sinal por intermédio de uma rede wireless para um computador de controlo. E digo infelizmente porque nem para todos as redes wireless fazem parte do seu dia a dia, isto apesar de poderem necessitar de uma câmara de video-vigilância.

Essa situação das câmaras IP, por muito vantajosa que possa parecer, traz os seus custos acrescidos. Para começar é necessário um computador ou outro sistema informático para aceder a uma câmara IP, pelo que o custo real destas câmaras terá OBRIGATÓRIAMENTE de acrescer do custo de aquisição de um sistema de acesso.

Terá ainda de acrescer do custo de um sistema wireless, que apesar de ser comum em muitos locais, não o é em todos, e mesmo onde o é, nem todos possuem os conhecimentos de redes para uma instalação da câmara na rede a custo zero, pelo que poderão ter de pagar a um técnico a instalação da mesma.

Assim, para quem já possui um PC e respectivo sistema Wireless, uma câmara de video vigilância poderá ter um custo que vai desde os 15 euros (a ridiculamente ineficaz webcam ligada directamente a uma porta USB do computador), a um valor que ronda os 100 euros para uma câmara wireless minimamente decente ligada sem fios ao router, e com o seu software de controlo instalado num PC remoto.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Nos casos extremos, de quem não possui um PC com um sistema wireless poderá adquirir os dois, ou optar por um sistema de câmara com disco rígido, que dispensa o PC, mas cujo custo do conjunto ronda, pelo menos, os 500 euros.

Ora o artigo de que falaremos aqui hoje é radicalmente diferente de todos estes sistemas abordados em cima. Trata-se de uma cãmara de video vigilância de reduzidas dimensões que é completamente autónoma: Isto é, a câmara dispensa o uso de qualquer sistema wireless instalado na casa, bem como de qualquer PC para visualizar aquilo que capta, mas mesmo assim mantem a capacidade de transmitir sem fios, bem como de poder ser visualizado o seu conteúdo remotamente.
Quem poderá estar interessado num sistema destes? Pois bem, muita, muita gente como veremos de seguida.

A análise

O produto em questão é comercializado pela Insania e denomina-se de Mini Spy Câmara sem fios c/ receptor USB.

Pois bem, apesar de a câmara ser discreta e de efectivamente poder ser colocada sem dar nas vistas em locais mais discretos, podendo funcionar com ou sem fio de alimentação graças à sua bateria recarregável incorporada, nem é pela vertente da espionagem que a vamos analisar, mas sim pelo facto de a mesma ser uma câmara de video vigilância completamente autónoma e com grandes vantagens não oferecidas por sistemas de câmaras IP tradicionais.

Efectivamente a câmara, uma vez ligada a uma tomada possui embutido um emissor que transmite som e imagem de excelente qualidade em um de 4 canais seleccionáveis na gama dos 2,4 Ghz de frequência rádio. E para recepcionar o seu sinal, dispensando o router ou outro sistema wireless, a câmara vem com um receptor dedicado que possui caracteristicas bastante interessantes.

A câmara e o seu conteúdo: Mini CD, adaptador de tomada, receptor, câmara com pé rotativo, cabo USB, cabo de energia, transformador 1, transformador 2, cabo USB e cabo AV

Para começar o receptor possui uma porta USB que permite a sua ligação ao PC. Uma vez aí ligado, e com a respectiva driver instalada, o utilizador pode visualizar e mesmo gravar a imagem e o audio transmitidos pela câmara. Para esse efeito existem dois softwares fornecidos, um dos quais permite a visualização e gravação de várias destas câmaras em simultâneo (Multiviewer), bem com outro que permite a gravação da imagem e som recebidos mediante a detecção de movimento(Wireless Câmera). No fundo o mesmo oferecido por uma câmara IP.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

No entanto, temos aqui uma câmara de video-vigilância que dispensa totalmente a existência de uma rede wireless nas imediações, uma vez que possui a sua própria rede embutida. Dispensa assim configurações de rede que nem todos sabem fazer, uma vez que é só ligar e usar. Não entraremos em condiderações sobre o alcançe da câmara, uma vez que no caso de câmaras IP tradicionais o alcançe é bem mais problemático pois depende não só da câmara como do router/sistema wi-fi, e como sabemos os routers/placas wireless são todos/todas bastante diferentes entre si, existindo aqueles com excelentes alcances e outros que nem por isso. Nesta situação, e dada a impossibilidade de uma comparação justa, iremos apenas referir o alcance da câmara como ADEQUADO.

Mas há mais. O receptor audio/video, apesar de o permitir, dispensa mesmo a existência do PC. E tal situação deve-se ao facto de possuir uma saída AV que permite que seja ligado ao televisor. Aliás neste caso, dado o AV ser o mais tradicional e mais antigos dos métodos de ligação, permite mesmo ligar a QUALQUER televisor com entrada video.

Serve por esse motivo, como uma excelente baby-cam de vigilância ao bébé que se encontra no quarto do lado quando os país se encontram a ver televisão, podendo visualizar a sua criança no ecrã de grandes dimensões da sua sala com apenas uma pausa de 1 ou 2 segundos no filme. Ou então serve como câmara de entrada de entrada, com a possibilidade de visualização no televisor de quem se encontra à porta sempre que soa a campainha. Enfim, um leque de opções muito mais variado do que o oferecido com uma câmara de video-vigilância wireless tradicional que não permite este tipo de ligações.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A imagem da câmara visualizada num televisor de 32″.

Naturalmente que nem tudo são rosas, especialmente se possuirem em casa uma rede Wireless e pretenderem em simultâneo colocar esta câmara em funcionamento. É que, apesar dos seus quatro canais, as interferências entre as redes são uma realidade, e apesar de ambas poderem funcionar em conjunto, quer a performance da rede wireless, quer a qualidade de video/audio transmitida pela câmara afectam-se sempre. Não se pretendendo prejudicar a avaliação por uma situação que pode ou não existir e que é um factor externo ao produto, vamos neste caso avaliar a performance da câmara na ausência de um sinal wireless capaz de criar interferência, deixando aqui o aviso que caso esta rede exista nas imediações, então este produto não é para si.

Mas se não é o caso, então esta parece ser uma câmara que não possui grandes defeitos que se lhe possam apontar. Não há instalação, é só ligar e escolher um canal na câmara e no receptor, e ligando o receptor à TV temos imediatamente imagem. O PC e a capacidade de gravação video, dada total inexistência de configurações, até acaba por ser um bónus acrescido.

A Mini Spy Câmara sem fios c/ receptor USB é efectivamente uma câmara diferente, para um nicho de mercado diferente, mas isso não a torna num produto melhor ou pior. Tem efectivamente o seu lugar e os seus pontos fortes, e por isso consideramos a mesma como uma excelente compra para quem procura aquilo que ela pode fazer sem preocupações de instalação ou configuração.

Caso esteja interessado nesta câmara pode clickar no link de baixo que o transportará para o site da Insania.

Clique este texto para ir ao site da Insania

PCMANIAS: Análise a Mini câmara sem fios e receptor USB
Qualidade de imagemwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Mesmo visualizada num ecrã de grandes dimensões a imagem é perfeita e sem falhas, com um detalhe e qualidade mais do que satisfatório. Fica o alerta de que, na presença de uma rede wireless podemos ter desde pequenas interferências insignificantes até à total ausência de imagem. No entanto, dado que esse é um factor que nada tem a ver com a qualidade da imagem do produto em si, sendo um factor externo, não o consideraremos neste ponto
Extraswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Para todos os efeitos esta câmara faz tudo o que uma câmara IP tradicional estática faz, mas possuindo a sua própria rede wireless. Acresce a possibilidade de eliminarmos totalmente os fios na câmara dado que esta funciona com a sua bateria embutida, mas claro nesse caso estamos limitados à sua autonomia. Os softwares para PC s são bons e um extra adicional, mas apesar de tudo podiam ser mais completos.
Qualidade de construçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Todos os materiais, são de boa qualidade e robustos, sem no entanto atingirem qualquer excelência. Os cabos de vídeo podia ser algo melhores.
Valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
99 euros pode ser muito por uma câmara, sendo que esta possui características que normalmente não existem em câmaras IP, justificando assim o seu custo. No entanto trata-se de um investimento que pode vir a ter interferências futuras causadas por redes wireless internet, mesmo que externas. Apesar de não avaliarmos o produto considerando esse factor, aqui não o podemos deixar de referir, uma vez que esta situação pode inclusive aniquilar o bom funcionamento da câmara sem qualquer controlo do seu utilizador (por exemplo uma instalação de uma rede internet wireless por parte de um vizinho), anulando completamente o investimento feito.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Para quem pretende uma câmara autónoma, sem complexidade de instalação e que permite ver o que filma no seu televisor, não procure mais, este é o produto para si. Há contudo que tomar cuidado com as redes wireless de internet que, funcionando nas mesma rede de 2.4 Ghz, interferem com o sinal da câmara.

 

OK AMARELADO

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

Publicidade

Posts Relacionados