Análise: Relógio de mesa com câmara secreta

O produto que analisaremos aqui é parte da gama de produtos de espionagem vendidos pela Insania, e pode ser adquirido neste link, e ao preço de 99,95 euros.

O pacote inclui um relógio analógico, equipado com uma câmara digital devidamente camuflada na zona das 6 horas, e com 1.3 Mpixels de resolução, bem como um manual, um cabo USB para ligação ao PC, quer para carga da bateria, transferência de ficheiros, e ainda, com a instalação da driver presente num mini cd igualmente fornecido, poder ser usada como webcam tradicional.



Articulável sobre a sua base, este relógio é munido de um conjunto de 2 botões, a tradicional coroa de ajuste de horas tão habitual nos relógios analógicos, e ainda uma porta mini-usb e uma ranhura micro SD onde é inserido o cartão Micro SD de 4 GB ali presente.

Curiosamente, e apesar de a Insania referir a presença de um adaptador SD, no relógio que recebemos para teste o mesmo não existia, ficando assim a dúvida se foi por lapso que o mesmo não foi enviado, ou se teremos recebido algum modelo mais antigo que não incluía ainda essa oferta.

O relógio possui dois leds devidamente disfarçados que são a chave para a determinação do seu funcionamento, um verde e um vermelho, sendo que ambos se iluminam temporariamente ao ser activada a câmara, após o que apenas o led verde se mantêm.

Estes leds piscam três vezes ao desligar o relógio, e o led verde será indicador de actividade de leitura quando de transferência de dados. Servirá igualmente bem como indicador carga baixa e, juntamente com o vermelho, de actividade de carregamento da bateria.

Mas essas situações são todas elas bem descritas no pequeno manual em Inglês que é fornecido, bem como na brochura em Portugues, basicamente uma tradução do manual, que a Insania fornece.



Não se pode deixar de indicar que estes leds ficam completamente inactivos quando a câmara se encontra em funcionamento, seja a tirar fotos ou a capturar video, apenas registando alguma actividade no inicio da operação, o que, dada a ausência de outros indicadores, é a única forma de se verificar o modo em que a câmara se encontra. E para isso a contagem do número de vezes que esses leds piscam quando um botão é pressionado é necessária.

Apesar de poder parecer complicado, na realidade não o é, sendo a operação bastante simples e logica. Pelo menos dentro da simplicidade que um sistema deste género pode oferecer.

Quando em execução o relógio pode tirar fotos na resolução de 1280*960, e diga-se que de todos os produtos deste género que testamos até hoje, esta câmara é das que melhor qualidade de imagem, e tolerância à ausência de luz, possui.

Podem ver de seguida dois exemplos, sendo o primeiro uma foto de exterior tirada à noite e a outra uma foto interior tirada igualmente com fraca luminosidade.

Como podem ver, as fotos colocam em overlay a data e a hora a que foram tiradas, sendo contudo que, como é habitual, não acertamos a hora das mesmas. Tal é feito com a a colocação de um ficheiro de texto chamado time.txt e onde no seu interior se coloca uma string do género “2012.02.02 08.00.00”, ou seja, com a indicação da data e da hora actual. Esse ficheiro de texto será válido para sempre desde que a carga da bateria não seja completamente drenada, só sendo necessário actualizar as horas nesse caso.

De referir que as horas não estão associadas à apresentadas pelo relógio digital, uma vez que esse é completamente à parte, e regulado manualmente.

Já no que toca o video, a captura faz-se a 640*480, uma resolução VGA, a 30 fps, podendo a bateria alimentar a câmara em funcionamento constante durante 75 minutos.



Análise: Relógio de mesa com câmara secreta
Qualidade das fotoswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
As fotos são das mais perfeitas que pudemos ver em produtos deste género, e devido ao facto de o relógio funcionar devidamente apoiado, a focagem é igualmente das melhores. Estamos bastante longe de fotos com a qualidade que uma máquina fotográfica poderia obter, mas aqui o produto oferece uma imagem ao nível da obtida com uma webcam de qualidade, e acima de tudo com uma excelente tolerância à ausência de luz, pelo menos comparativamente a outros produtos do género que testamos.
Qualidade videowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Apesar da imagem obtida ser apenas em resolução VGA, a qualidade da mesma é excelente e mais uma vez demonstra que a câmara possui uma boa tolerância a ambientes com fraca iluminação. E apesar de, eventualmente, até ser possivel extrair-se os 1,3 Mpixels em modo Webcam, no processamento de imagem interno ficamos reduzidos aos 640*480. Mas diga-se que não é por aí que se vão queixar da qualidade dos vídeos espiões obtidos.
Qualidade de construçãowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O relógio apresenta um aspecto excelente quer globalmente quer no detalhe. É um relógio de mesa, e como tal o seu design é simplista, mas no entanto é bonito e poderia perfeitamente fazer parte da decoração das nossas casas, pelo que não é por aqui que lhe pagamos.
Valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O custo é bastante elevado, mas no entanto não está muito diferente do praticado para outros produtos do genero
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Um produto que se revela de qualidade, que faz bem aquilo a que se propõem e que acima de tudo é 100% insuspeito. E no dia a dia pode sempre ser usado como relógio normal

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação



Posts Relacionados