Análise: Roccat ISKU – Teclado para gamers

Escolher um teclado para um gamer não é fácil devido ao elevado nível de exigência em várias características que podem não ser importantes para o utilizador normal.

Como já expusemos aqui, a escolha no tocante a teclados para um gamer Português, não é muita, mas quer isso dizer que poderá ficar limitado a uma escolha de menor qualidade?

O Roccat ISKU é um dos teclados para gamers que suporta layout Português, e como tal é, juntamente com o SteelSeries Merc Stealth uma das únicas duas possibilidades existentes que obedecem à totalidade dos critérios exigidos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas e que tal é este teclado? Será que justifica o seu preço de 80 euros?

É o que vamos ver de seguida:

Com o lema “Faz as coisas à tua maneira e não digas asneiras” a Roccat é uma marca que se especializa em material para gamers, produzindo desde pads para rato, passando por ratos optimizados em várias gamas de preços e com funcionalidades diversas, teclados igualmente optimizados para gamas de preço diversas, headphones para gamers e muitos outros produtos, incluindo mesmo uma gama de portáteis optimizados para jogos.

Patrocinando vários jogadores em várias modalidades de jogo, a Roccat impôs-se na cena do hardware especializado para gamers. E no campo dos teclados, o ISKU é actualmente o seu topo de gama, e o teclado que falaremos aqui.

O Roccat ISKU é um teclado retro-iluminado. É uma função “tunning” mas que não só é extremamente agradável como permite o uso do teclado num ambiente de baixa ou nenhuma iluminação, permitindo-se assim o fácil acesso às teclas sem a necessidade de luz ambiente.

A luz do teclado é regulável em 6 níveis de intensidade (desligada (0) e mais 5 níveis de brilho), sendo que a tendência natural é o uso da intensidade máxima.

Com esta iluminação o teclado permite facilmente identificar todas as teclas e símbolos, com excepção das teclas de atalho rápido colocadas no seu topo, que regulam o volume, funções de reprodução vídeo, acesso rápido ao browser, etc.

Esta retro-iluminação funciona na perfeição desde que o teclado seja visualizado nas proximidade do utilizador. Um afastamento do teclado para uma zona onde a visualização seja feita num ângulo mais inclinado e a luz colocada no interior e no fundo da tecla ganha intensidades diferentes nas zonas dos caracteres presentes na tecla onde o led é directamente visível e a restante área, criando alguma dificuldade à leitura dos mesmos.

Este é apenas um pormenor, mas que justifica ser referido, e que pode ser visualizado na tecla ALT GR da foto de baixo.

De resto este é um teclado de membrana, ou seja, a actual tecnologia mais tradicional e usada em quase 95% dos teclados actualmente fabricados. São contudo teclas de baixo perfil, isto é, teclas que não necessitam de grande curso para serem efectivamente pressionadas, o que garante ao gamer um tempo de resposta das mesmas extremamente elevado.

Para garantir essa mesma eficácia na resposta, o teclado dispõem de um pooling rate de 1000 Hz, ou seja, efectua leituras de pressões de teclado a uma frequência de mil milhões de ciclos por segundo, o que garante que nem uma milésima de segundo é perdida entre o real pressionar da tecla e o envio desse comando para o CPU, algo que os gamers bem apreciam.

Como qualquer teclado para gamers o ISKU possui tecnologia anti-ghosting que garante a leitura de todas as telas pressionadas quando várias são utilizadas ao mesmo tempo. Aqui a zona em torno das teclas WASD teve especial atenção, uma vez que é a zona mais usada pelos jogadores profissionais que a preferem em detrimento das teclas de cursor.

Para aumentar ainda mais a funcionalidade deste teclado a Roccat colocou três teclas adicionais sob a barra de espaços, com o intuito de poder dar uso adicional ao polegar que, normalmente se limita ao uso desta barra. E diga-se que estas três teclas são efectivamente muito úteis, e preferíveis a teclas adicionais num rato, onde o espaço limitado pode levar a pressões na zona errada.

O teclado possui ainda na sua lateral esquerda um conjunto de cinco teclas de Macro especiais, e nas quais o utilizador pode, usando o software fornecido, associar séries de pressões de teclas (sequências), que são assim activadas com um pressionar de uma única tecla. E a driver da Roccat permite inclusive gravar os tempos de espera entre as pressões das teclas, garantindo assim que eventuais timmings na pressão das teclas são cumpridos. Tal pode igualmente ser feito de forma simplista pressionando a tecla MACRO no teclado.

O teclado engloba ainda a tecnologia Easy Shift [+], uma tecnologia da Roccat que permite usar a tecla CAPS LOCK de uma forma especial.

Efectivamente, com esta tecnologia activada as cinco linhas de teclas que englobam as teclas qwert, bem como as teclas de macro, e as três teclas de polegar, passam a ter uma segunda função. Quer isto dizer que com o uso da tecla shift pode-se duplicar o conjunto de acções atribuído à mesma zona do teclado, não forçando assim o jogador a utilizar a totalidade do teclado para as funções adicionais, tendo de procurar as teclas para o fazer.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Naturalmente esta função desactiva o uso normal do CAPS LOCK, pelo que a mesma deverá ser activada apenas nos perfis usados para jogos. E há cinco perfis à escolha, cuja mudança entre elas é associada à voz fabulosa que a Roccat usa para promover os seus produtos.

Esta função EASY SHIFT [+] aparece ainda ligada a uma outra novidade exclusiva deste teclado, o ROCCAT TALK.

O ROCCAT TALK é uma tecnologia que requer o uso simultâneo de um teclado ISKU e um rato Kone [+] igualmente fabricado pela Roccat. E devido à mesma, o EASYSHIFT[+] extende-se às teclas do rato, podendo-se assim duplicar o número de funções ali existente com o simples pressionar da tecla CAPS LOCK.

Não se pode igualmente deixar de referir a existência de uma base de apoio para o pulso que se considera absolutamente fabulosa e funcional.

No global, este teclado devido às teclas de Macro e apoio de pulso atinge umas dimensões superiores ao normal. Mas tal não é um ponto negativo pois não dispensaríamos essas características por um teclado mais pequeno.

Como conclusão, o ROCCAT ISKU é sem dúvida um excelente teclado. Naturalmente que o seu preço de 80 euros poderá afastar muitos compradores, mas a verdade é que as características avançadas do teclado justificam o seu preço. Um carocha de 1960 faz o mesmo que um BMW, mas convenhamos que não é a mesma coisa. Aqui passa-se o mesmo, sendo que este é um teclado de elite para quem possui grandes exigências, e nesse campo o ISKU cumpre com tudo o que é solicitado, sendo assim uma grande compra para gamers. E o efeito num sistema baseado em leds azuis é fabuloso, como se pode ver na foto que se segue (e sim, é o meu sistema).

Análise: Roccat ISKU - teclado para gamers
Qualidade dos materiaiswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
A verdade é que no mundo dos teclados não necessitamos de entrar em teclados desta gama para encontramos materiais de qualidade. Seja como for o Roccat ISKU é claramente um produto topo de gama, onde os plásticos são resistentes, e a qualidade das teclas é irrepreensível, e com um ciclo de de vida esperado de 10 a 20 milhões de pressões (no melhor dos casos). A retro-iluminação LED é a cereja no topo do bolo.
Funcionalidade e ergonomiawww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Como qualquer teclado topo de gama, a funcionalidade foi tomada em conta na sua concepção. Teclas de baixo perfil, elevado pooling rate, dupla função das teclas, e uma driver que permite a criação de macros tornam este teclado simplesmente perfeito a nível de funcionalidade. O acréscimo de teclas de atalho para macros e controlo dos volumes e outras funções multimédia complementam o produto ao máximo. Ergonómicamente o teclado é irrepreensível e o apoio para as palmas das mão é simplesmente fabuloso, sendo que se torna notória a sua funcionalidade ergonómica ao contrário de muitas outras opções que por vezes se vêem.
Estética e designwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Naturalmente que este é um ponto discutível, mas na nossa opinião o ISKU é dos teclados para gamers mais bonitos que existem actualmente no mercado. Grande, com linhas imponentes e com um aspecto visual que não consegue ser ignorado por ninguém, este teclado é bonito sem os leds e pura e simplesmente deslumbrante com eles ligados. Não é um produto com design da Apple, e como tal poderá não ser para todos, mas no que toca ao mundo para que ele foi concebido, o dos gamers, o seu design encaixa-se plenamente nas exigências desse mercado, sendo por isso absolutamente perfeito.
Valor pelo dinheirowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
O preço do ISKU não é baixo, e os seus 80 euros podem ser um valor proibitivo para alguns. Mas a verdade é que este teclado justifica plenamente o seu preço. Com características fora do normal e pensado em todos os aspectos para garantir ao seu utilizador a máxima resposta, funcionalidades e desempenho, o ISKU é um teclado perfeito para gamers. Há com certeza outros iguais e mesmo melhores, mas por exemplo o Razer Blackwidow custa quase o dobro, oferecendo muito pouco como diferença, e não suportando layout de teclas Português.
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Com uma estética que impressiona, um visual imponente, uma ergonomia que funciona, anti-ghosting, funcionalidades extremas fornecidas pelas teclas de macro adicionais, pelo função EASY SHIFT (+) e pela driver, materiais de qualidade e todos os pontos que um Gamer procura num teclado de qualidade, consideramos que este teclado é pura e simplesmente perfeito, e como tal recomendamos o mesmo à viva força. É o melhor teclado para gamers que podem encontrar na relação qualidade preço, e sem dúvida o melhor com layout Português.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

Publicidade

Posts Relacionados