Análise: Samsung Gear 2 Neo

O Gear é a aposta da Samsung no mercado dos Smartwatches. Eis a nossa análise ao modelo Gear 2 Neo.

GearNeo

Os smartwatches Samsung

Actualmente no mercado nacional a Samsung possui 3 smartwatches lançados ainda este ano. O Gear 2 e o Gear 2 Neo são os topo de gama, existindo ainda o Gear Fit como entrada de gama. As diferenças entre os dois topo de gama são pequenas, resumindo-se a uma caixa em metal e uma câmara de 2 Mpixels presentes no Gear 2 e ausentes no Neo. A restante diferença entre os dois é os 100 euros adicionais no Gear 2 que tornam o Gear 2 Neo bastante atractivo.

samsungwatches



Na imagem podemos ver o Gear 2 Neo à esquerda, o Fit no centro e o Gear 2 à direita.

Mas esquecendo os restantes, vamos centrar-nos apenas no Gear 2 Neo.

Galaxy Gear 2 Neo

Tal como no Gear 2 o CPU é um dual-core 1Ghz Exynos 3250, possuindo 512MB RAM, um ecrã de 1.63 polegadas com uma resolução de 320×320, 4GB de armazenamento e uma bateria de 300mAh battery. Existe ainda um sensor de batida cardiaca, pedómetro, acelerómetros, microfone e um emissor de infra vermelhos.

Esta nova geração de Gears perdeu o nome Galaxy. O motivo é que ao contrário do relógio que os antecedeu, o Galaxy Gear, e que corria Android, os actuais smartwatches, entre os quais se encontra este Gear Neo correm o sistema operativo Tizen da Samsung. Há quem possa achar isso muito mau, mas na realidade as desvantagens são praticamente invisíveis, sendo visualmente idêntico, ao passo que as vantagens são evidentes com a bateria a aumentar a sua vida útil de 1 para 3 a 4 dias, o que os torna nos smartwatches mais apetecíveis do mercado uma vez que eles podem ser usados sem limitações e sem a preocupação sobre se a bateria chegará ao final do dia, algo que todos os smartwatches actualmente existentes a correr Android ou Android Wear, e uma das principais razões da escolha deste relógio.

Ora um relógio deste tipo tem de ser mais do que um mero ecrã no pulso, fazendo igualmente a função de acessório de moda que os relógios se tornaram ao longo dos tempos. Nesse aspecto um relógio como o Moto 360 é mais apetecível esteticamente, ao manter o aspecto redondo tradicional de um relógio clássico. Mas infelizmente o custo é a bateria, pelo que nesta fase os interessados em smartwatches terão de sacrificar um pouco o aspecto estético de um relógio clássico se querem realmente usufruir do seu produto sem limitações.

Daí que este smartwatch parece… um smartwatch. Mas não deixa de ter o seu estilo, ou se torna feio por isso. E nesse aspecto o Neo acaba por ser o mais interessante dos modelos da Samsung. A correia é amovível podendo ser usada uma alternativa ao gosto de cada um (uma correia qualquer pois o método de encaixe é o tradicional), e o relógio existe em três cores diferentes (laranja, cinza e preto).

CoresNeo

Gear_Neo_pulso

O ponto mais fraco do smartwatch é a sensação que transmite quando pegamos nele. A ausência de peso (49 gramas) levam-no a passar uma ideia de algo frágil e de pouca qualidade. Mas não deixa de ser ilusão pois o comparativo lógico é face a um relógio mecânico, consequentemente muito mais pesado.

Falando agora do ponto forte, ele surge quando ligamos o relógio. O seu ecrã SUPER AMOLED é de uma qualidade fabulosa. O contraste e saturação de cor são fantásticos. Aliás o ecrã é tão bom que faz esquecer tudo o resto.

Curiosamente o smartwatch chama a atenção. Não tanto quando o ecrã está desligado, mas sim quando está ligado. A qualidade do ecrã não passa despercebida! (sim, em cima é a skin PCManias que eu uso sem publicidade ao website 🙂 ) com o seu brilho a poder ser ajustado em 6 níveis. Pessoalmente nunca mudei o valor de defeito que parece ajustar-se idealmente a interiores e exteriores.

Por norma o ecrã está desligado, sendo que não existe uma opção para o manter sempre ligado (o que poderia ser uma opção para quando se pretendesse, mesmo que à custa de maior dispêndio de bateria. E dado que normalmente esta dura entre 3 a 4 dias, o uso do always on para uma festa de algumas horas poderia ser uma opção).

A alternativa é a activação de uma opção  (que vem ligada por defeito), para se activar o relógio quando se pressente uma agitação do pulso. Para todos os efeitos tal acaba por permitir ao relógio estar quase sempre ligado. Mas no entanto nunca verificamos qual a duração da bateria nesse modo uma vez que achamos o modo pouco prático um vez que com o pulso em pausa, mesmo que após mais tempo, o ecrã acaba por se desligar (mesmo com a opção para só apagar após 5 minutos), e pior ainda, quando isso acontece em zonas escuras (noite), o activar/desactivar do relógio não passa despercebido.

Apesar que existem vários vídeos que demonstram que é possível emparelhar estes relógios com aparelhos não Samsung, e até com iPhones, estes smartwatches foram concebidos para os aparelhos da Samsung. E a lista anunciada oficialmente é basicamente telefones Galaxy, do S3 para cima.

Fica a referência que nos foruns XDA developers qualquer um com um dispositivo Android pode fazer o download do software de gestão do smartwatch, o Gear Manager, e instalar no seu smartphone, o que torna este relógio um produto não limitado aos smartphones Samsung. No entanto o suporte oficial é limitado aos mesmos.

gear-manager

O carregador

O carregador dos Gear é algo estranho. Dado que o smartwatch não possui qualquer porta para ligação, apenas possuindo uns pinos metálicos na sua traseira, torna-se necessária a colocação de um adaptador para a carga e mesmo transferência de dados.

O adaptador encaixa na traseira do relógio, fornecendo uma porta micro USB que é usada pelo carregador e pelo cabo de dados (não fornecido).

carregador_gear

TraseiraNeo

O Smartwatch é concebido a pensar no fitness, mas para quem não o adquirir por questões de desporto a sua função principal será basicamente o receber de mensagens/notificações e chamadas. Permite desta forma saber se justifica ir ao bolso/bolsa buscar o telefone.

As notificações/mensagens que são recebidas são configuradas no Gear Manager, sendo que no meu caso apenas deixo passar os SMS e notificações de aplicações importantes. Mas tudo o que pode ser notificado no smartphone pode ser passado para o smartwatch.

Mas o smartwatch recebe ainda indicação de chamadas, com foto de quem chama, podendo mesmo a chamada ser atendida no relógio. Algo muito útil quando se vai a correr ou de bicicleta, ou mesmo de carro sem kit mãos livres.

Neochamadas



Eis uma lista de todo o software que vem instalado no smartwatch:

Aplicação de acesso aos contactos do telefone.
Aplicação de regulação dos parâmetros do smartwatch (Brilho e volume)
Aplicação de marcação de números telefónicos
Aplicação de gestão de Emails
Aplicação de gestão de exercício físico (distingue bicicleta, corrida, andar, e caminhada pelos montes)
Aplicação para encontrar o smartphone (o smartphone toca). Existe igual aplicação do lado do smartphone para encontrar o relógio.
Galeria de fotos para personalização de fundos de ecrã.
Medidor de batida cardiaca.
Registos do relógio (Logs).
Controlador de Media.
Aplicação de acesso às mensagens SMS
Leitor Standalone de MP3 e outros formatos
Central de notificações
Pedometro
Acesso ao S-Voice para comandos verbais (e funciona impecavelmente bem).
Aplicação de acesso ao calendário
Aplicação de configurações do relógio (watchfaces, fundos, Bluetooth e outras configurações gerais
Cronómetro
Temporizador
Gravador de memos de voz
Comando universal de infra-vermelhos
Aplicação de consulta de previsão meteorológica

controladortv



Outras aplicações como GPS, escrita de mensagens, calculadora, etc, podem ser instaladas, havendo milhares de aplicações disponíveis na loja Tizen à qual terão acesso mal emparelhem o Gear com o vosso smartphone.

Será de destacar aqui a excelente qualidade do Microfone que permite que o smartwatch seja usado no carro em substituição de um kit mãos livres. No entanto, todo o sistema está inteligentemente programado, e quando um sistema mãos livres está presente, as chamadas atendidas no relógio, ou iniciadas no relógio, passam para o kit mãos livres do carro.

O mais interessante na utilização com o carro é a facilidade de se iniciar chamadas com comandos de voz usando o S-voice do relógio, onde basta dizer “Ligar Nomedapessoa” para a chamada para a pessoa se iniciar.

Acima de tudo há que elogiar que a performance do smartwatch é a ideal. Em caso algum alguma vez se desejou que ele fosse mais rápido.

Não podemos deixar de falar da personalização da componente relógio, a nosso ver a parte mais interessante pois é para ela que iremos olhar a maior parte das vezes. Aqui podemos descarregar watchfaces da loja oficial, ou alternativamente instalar uma aplicação denominada Watch Styler que permite que criemos os nossos próprios relógios.

Esta aplicação é bastante básica e só permite a criação de relógios básicos usando os seus menus. No entanto para aqueles que percebam um pouco de programação, podem usa-la apenas como ferramenta para carregar o vosso relógio criado manualmente no PC. Não podem criar funções que não sejam suportadas pelo software, mas podem personaliza-las de forma muita mais avançada do que a permitida pelo programa pelo uso dos seus menus. Várias watchfaces criadas manualmente podem ser encontradas em gearfaces.com

Eis alguns exemplos, começando pelas watchfaces PCManias que vos oferecemos:

Watch4 watch1 Watch2 Watch3

Análise: samsung Gear 2 neo
Estéticawww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Algo difícil de avaliar. Não é que se possa dizer que o relógio é feio, mas tambem não podemos dizer que seja uma prodígio de estética. Na nossa forma de ver, um smartwatch será idealmente redondo, algo que este relógio não é. No entanto, não obedecendo a esse critério, o que temos é um telefone que até nos agrada visualmente, mas sem ser algo de revolucionário.
Qualidade de construção/materiaiswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Apesar de o seu peso poder dar uma ideia de um produto barato, o relógio é sólido e bem construído. Após vários dias de uso normal, apesar de os seus materiais serem basicamente plástico, o relógio não ganhou qualquer risco, sendo que o que o distingue de quando saiu da caixa são algumas dedadas sobre o ecrã. O botão que coloca o relógio em funcionamento parece ser tão bom como qualquer outro botão usado normalmente nos smartphones, a qualidade do microfone é excelente, e o seu ecrã é absolutamente fabuloso.
Bateriawww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
A bateria é o ponto fraco dos smartwatches. Durações de um dia com uso relativamente contido são o mais comum. Daí que constatar que este relógio tem durado 3 dias, com a bateria nos 20% no final da terceira noite é algo de positivo, particularmente nesta fase inicial onde o factor novidade levam a um uso acima do normal. Recepçãod e SMS, atendimento de chamadas, uploads diversos para testes de programação, etc, tem-se reflectido mais na bateria do meu Note 3 do que na do smartwatch. Nesse sentido, e tendo em conta as capacidades médias do resto que está no mercado, a nota só ser positiva.
Relação qualidade/preçowww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Sabendo-se que este Gear Neo pode ser arranjado por 160 euros, e sabendo-se igualmente que será actualmente o telefone com maior duração de bateria do mercado, sendo igualmente bastante completo a nível daquilo que é capaz de fazer, achamos sinceramente que este relógio é das melhores compras actuais. Na relação qualidade preço será imbatível
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Um smartwatch não é um produto essencial. Para além das questões do Fitness para as quais foi concebido, e mais uma ferramenta tecnológica que permite uma filtragem na necessidade de acesso ao smartphone. No entanto não podemos negar que a personalização de watchfaces se tem revelado muito interessante, e outra situações como o controlo universal e outras, se tem revelado muito mais úteis do que inicialmente se pensava. Um dia todos os relógios serão assim. Este faz parte das primeiras gerações, mas já se revela um produto muito interessante, especialmente pelo preço.

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação



Posts Relacionados