Análise: Sintonizador de televisão digital terrestre com gravação e media tank incorporado

Um dos novos produtos comercializados pela Joystation são as “set up boxes” DBV-T, as tais caixinhas que os televisores mais antigos serão obrigados a possuir a partir de Janeiro para poderem continuar a aceder à televisão de forma gratuita.

Esta situação, causada pelo término das emissões analógicas, imposto pela comunidade económica europeia, irá fazer com que, a partir de 12 de Janeiro, as tradicionais transmissões de televisão abandonem o formato analógico para passarem ao formato digital. Ora apesar dos ganhos de qualidade de imagem aportados com esta passagem, esta é uma situação deveras incómoda uma vez que quase 90% dos televisores do mercado, mesmo LCD’s e Plasmas, não possuem sintonizador incorporado para este tipo de sinal digital (o TDT – Televisão Digital Terrestre), e como tal, pura e simplesmente deixarão de ter sinal para captar a não ser que munidos de uma caixa sintonizadora externa.

O sintonizador vendido pela Joystation pelo preço de 40 euros é uma dessas caixas, sendo que, no caso particular, possui alguns extras para além da simples sintonia dos canais TDT, nomeadamente características de media tank, com capacidade de reprodução de vários formatos vídeo e suporte para legendagem. Passemos então à sua análise:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A caixa possui o aspecto que vemos na imagem, sendo fornecida na embalagem que vemos em baixo.

Esta é uma caixa com sintonizador digital Mpeg4, a norma adaptada para Portugal, capaz de adaptar qualquer televisor à televisão digital terrestre. No entanto, ao contrário de muitos outros aparelhos, este pode ser usado com praticamente todos os televisores, possuindo ainda “pass-through” para sinal analógico.

Uma análise às ligações do aparelho mostra a entrada RF (da antena de TV), bem como uma saída RF. Ligando-se a antena ao aparelho, e usando um segundo cabo de antena para o ligar ao televisor permite a passagem do sinal analógico, podendo dessa forma o televisor continuar a recepcionar esse tipo de sinal. Esta é uma situação vantajosa para quem possui sinais analógicos privados, como os vindos de uma câmara de vídeo-vigilância, um emissor vídeo, ou outro, e deseja futuramente continuar a visualizar os mesmos no seu televisor.

O aparelho possui ainda uma saída áudio coaxial que pode ser ligada a um descodificador áudio, permitindo assim que se desfrute não só da melhor imagem, mas também do melhor som.

As duas saídas scart permitem que este aparelho seja ligado a practicamente qualquer televisor, mesmo aqueles que já possuem a entrada scart usada, uma vez que a segunda ficha aqui presente serve exactamente para a ligação de aparelhos já existentes (o cabo scart, não fornecido com o aparelho, é oferecido pela Joystation no acto de compra).

A tomada scart torna-se uma peça chave aqui, ao permitir a conectividade com a quase totalidade dos televisores do mercado. Apenas os mais antigos que não possuem scart mas apenas entradas RCA apresentam a necessidade da compra adicional de um adaptador SCART-RCA como o da imagem de baixo, mas mesmo com essa situação, não ficam impedidos de receber o sinal TDT fornecido por esta box.

Se o televisor não possui a possibilidade de ligações RCA ou SCART, ligações presentes mesmo nos televisores mais recentes, então o mesmo dificilmente poderá ser adaptado para TDT, tendo mesmo de ser trocado.

De referir que este aparelho não possui ligações HDMI, o que o impede de transmitir sinal HD para os televisores, sendo que esse tipo de emissões é convertido para SD. Actualmente, apesar de estar reservada a frequência para um canal HD, nenhum dos quatro canais portugueses transmite por TDT em alta definição. Para além do mais esta é uma caixa que poucos televisores de alta definição necessitarão, quer porque ou já possuem sintonizador TDT, ou porque os seus possuidores possuem televisão por cabo paga. Por esse motivo, não consideramos que esse tipo de ligação seja efectivamente necessário.

O comando é extremamente completo, permitindo acesso a todas as funções do aparelho, com teclas de atalho para as funções mais importantes, como por exemplo, o acesso aos aparelhos ligados na porta USB.

Vamos ver uma descrição sumária das principais características do sintonizador:

– Compatível a 100% com a norma DVB-T.

Mpeg 4

– Gama de frequências: VHF: 147-429.9 MHz; UHF: 430-858 MHz

– Compatibilidade com o sistema H264 PAL e SECAM

– Até 3000 canais de televisão e/ou rádio

– 8 grupos de favoritos

OSD (On Screen Display) com várias linguagens, incluindo o Português.

– Guia de TV com suporte até 7 dias (EPG)

– Suporte PIG (Picture on Graphics), que permite a visualização do guia de tv sobreposto à imagem.

– Controlo parental dos canais.

– Instalação Plug and Play, com menus simples.

– Relógio automático com mudanças de hora verão/Inverno e suporte para 5 eventos.

– Suporte para legendagem DVB EN300743 e EBU

– Suporte para Teletexto DVB ET300472 por VBI e OSD

– suporte para MP4, AVI, DIVX, MPG, SRT, MP3, JPEG, AAC, H.264, AVC

Vejamos agora uma série de imagens do aparelho em funcionamento. De referir que as fotos foram tiradas num LCD, mas dado que achamos que estávamos em lacuna em algumas situações algumas imagens adicionais foram tiradas num televisor CRT, pelo que a qualidade ficou um bocado inferior.

Quando ligamos a caixa pela primeira vez a um televisor somos brindados com o seguinte menu:

Aqui podemos seleccionar a região onde nos encontramos, a linguagem do aparelho, o modo do monitor (480i ou 576i), e o aspecto (4:3, 16:9 ou AUTO).

Após seleccionarmos a opção OK é iniciada a pesquisa automática de canais.

Aqui encontraremos os 5 canais TDT actualmente definidos, a RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, e um quinto canal, denominado de HD, e que actualmente não transmite, mas que possuirá conteúdo alta definição que, com esta box, e como já referido, terá de ser visualizado em definição standard.

A qualidade de imagem uma vez feita a pesquisa é 100% irrepreensível. Pura e simplesmente perfeita.

O EPG com a programação é facilmente activado, sobrepondo-se à imagem:

Aqui é possível saber-se detalhes sobre a programação, simplesmente seleccionado o programa em causa:

A mudança de canal pode ser feita com o simples pressionar do numero do canal desejado, nas teclas do comando, ou então chamando a lista de canais disponíveis.

O menu com a descrição do canal e programação é fornecido sempre que se muda de canal:

Deixamos-vos de seguida com uma sequência de fotos de alguns dos menus do aparelho:

A primeira opção está relacionado com o editor de canais, onde podemos apagar e visualizar os canais existentes. Na foto as opções estão a cinza claro pois na altura não havia canais sintonizados. Em baixo vemos o editor de canais em foto tirada posteriormente.

A segunda opção está relacionada com a pesquisa de canais e diversas outras opções relacionadas com a sintonia (foto de cima).

Nesta terceira opção podemos re-definir o idioma dos menus, bem como o sistema de TV e ajustar a hora local. Há ainda a possibilidade de se definir uma password numérica para o controlo parental, bem como quais os canais a proteger com essa opção.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A configuração do OSD permite definir se os menus são transparentes ou não, e o tempo que permanecem no ecrã antes de desaparecem por si.

A secção de favoritos é de pouco interesse para Portugal dado só existirem 4 canais de televisão, mas permite fazer até 8 grupos diferentes de canais favoritos. No entanto, dado o seu pouco interesse para nós, não exploramos convenientemente aopção.

Há ainda possibilidade de usar a opção temporizador (na foto a cinza) que permite ligar e desligar o temporizador para desligar o sintonizador após intervalos de tempo definidos.

A quarta opção (foto de baixo) são as ferramentas do sistema e é aqui que acedemos ao dispositivo USB, actualizamos o firmware e removemos os aparelhos USB com segurança.

O acesso ao dispositivo USB é feito através de um menu de navegação bem conseguido e com direito a uma janela de “preview”.

De referir que no o aparelho não teve qualquer problema em reproduzir a totalidade do conteúdo multimédia presente numa pen drive de 16 gigas, incluindo maioritariamente filmes e algumas fotos. Inclusive conteúdos com resolução superior ao PAL (720*576) foram reproduzidos sem problemas, como o demonstra o filme da imagem da janela de “preview” visível na foto e com resolução de 960*540.

Aqui encontramos a única grande lacuna deste aparelho. A ausência dos caracteres acentuados. A imagem de cima mostra já isso com o nome da pasta a ser “Ovelha Xon-“ quando deveria ser “Ovelha Xoné”.

E este problema mostra-se de grande interesse quando verificamos que as legendas SRT dos filmes sofrem com essa situação. As legendas no formato DVD (SUP) não deverão ter esse problema uma vez que se tratam de imagens e não de caracteres, sendo a conversão entre o formato SRT e este SUP bastante fácil de se realizar com programas como o SUBTITLES WORKSHOP ou o SRT2SUP, mas no entanto não tivemos a possibilidade de testar a compatibilidade do aparelho com o formato SUP pelo que referimos esta situação apenas a título de curiosidade caso alguém que possua este aparelho queira experimentar.

Na imagem de cima vemos claramente a ausência das letras acentuadas “á” e “õ”. Uma lacuna que só poderá ser suprimida com uma actualização do firmware.

A actualização do firmware pode ser realizada neste menu e usando uma pen drive para o efeito, mas no entanto sendo este um sintonizador de linha branca, não existe uma página de referência para se descarregar os novos firmwares.

Assim, estamos aqui perante os pontos fracos do produto. Possui bastante qualidade no que faz, mas peca essencialmente nestes dois pontos, a ausência de suporte aos caracteres portugueses nas legendas SRT, e o facto de ser um produto de linha branca com um firmware genérico.

No entanto, esta última situação até se poderá vir futuramente a revelar uma vantagem para o produto. Quem se recorda dos leitores de DVD de linha branca com suporte a DIVX? Nessa altura, milhões desses DVD´s de baixo custo foram fabricados e vendidos, e como tal os grupos de suporte aos seus firmwares cresceram como cogumelos na Internet. Dessa forma, rapidamente apareceram firmwares alterados com novas funcionalidades e correcções de falhas que tornaram esses DVD’s em um produto muito interessante.

Dado que este firmware equipa muitos dos aparelhos de linha branca actualmente no mercado, e sendo a compra destes aparelhos algo que será obrigatório a nível europeu, a probabilidade de um futuro suporte e alterações ao mesmo vindo de particulares é bastante grande. Porém deixamos aqui esta indicação apenas como uma nota, uma vez que actualmente isso não é ainda uma realidade, e este tipo de suporte, a existir, só se verificará em quantidade a partir de Janeiro de 2012, data do apagão analógico na Europa.

Uma vez que pretendemos demonstrar com as fotos aqui presentes, a qualidade de imagem do sintonizador, e dado que a foto anterior foi tirada num televisor CRT ao qual a box estava ligada mostramos uma outra imagem, obtida num LCD, de forma a poderem ter uma ideia real da qualidade de imagem do aparelho.

A próxima secção está relacionada com o entretenimento, e aqui podemos encontrar os jogos Othello e Sudoku.

Finalmente, a ultima secção que permite a gestão das gravações de TV efectuadas.

Na foto em causa nenhuma gravação havia sido efectuada, mas as mesmas seriam apresentadas em lista na parte inferior do quadro, sendo os detalhes apresentados na parte superior esquerda e um “preview” da gravação apresentado no canto superior direito.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Conclusão

Torna-se difícil avaliar este produto, especialmente porque o seu extra mais forte possui a lacuna da falta de suporte aos caracteres acentuados. E se o facto de este produto ser de marca branca até passaria despercebido caso essa lacuna não existisse, assim revela-se problemático pois será difícil saber onde arranjar um firmware actualizado.

De qualquer maneira o produto é excelente e o seu preço, para as capacidades demonstradas é mais do que justo, sendo que com um update a resolver a situação das legendas seria pura e simplesmente perfeito.

Convém contudo não esquecer que este é um sintonizador TDT com o extra de media tank e não um media tank com capacidades de sintonia TDT, pelo que a penalização na avaliação à falta de suporte nas legendas terá de ser vista como um extra incompleto e não como uma verdadeira lacuna.

Análise: Sintonizador de televisão digital terrestre com gravação e media tank incorporado
Qualidade de imagemwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Pura e simplesmente perfeita. É uma box desenhada para SD, mas refira-se que este tipo de aparelhos quase que será apenas necessário para televisores SD. Infelizmente pela ausência de canais HD não sabemos como se processa a recepção e conversão desse tipo de sinal o que, justa ou injustamente, terá de penalizar a nota neste item. Independentemente de tal a imagem nos canais SD é aquilo que se pode chamar de 'um espectáculo'
Características adicionaiswww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Há aparelhos a preços semelhantes que não apresentam metade das características adicionais que este apresenta. Vários tipos de definições de apresentação, configurações diversas, duas portas scart, jogos, gravação de programas, e acima de tudo uma compatibilidade com formatos multimédia SD que parece quase perfeita. Não fosse o problema com as legendas e a nota aqui seria máxima, mas as legendas estão associadas a um extra do aparelho e não com o funcionamento da sua função principal pelo que a remoção de 1 estrela já se revela penalizante o suficiente. A oferta do cabo Scart, não fornecido de origem, por conta da Joystation é igualmente um bónus
Qualidade de Somwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Para o tipo de televisores a que se destina o áudio deverá maioritariamente ser retirado directamente do Scart, no entanto destacamos a presença da ligação coaxial que permite a passagem de audio AC3 para descodificadores especializados.
Suportewww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Por motivos diversos esta foi uma nota difícil de atribuir. É que este aparelho é, à semelhança de um televisor (e aqui basicamente estamos perante um televisor sem ecrã), um produto que não necessita verdadeiramente de updates de firmware para o seu bom funcionamento. Isso não seria verdade caso o aparelho apresentasse falhas na recepção e sintonização do sinal digital, mas como isso não acontece, este televisor sem ecrã, não necessitaria verdadeiramente de ser actualizado, excepto para correcção de pequenas falhas e acréscimo de capacidades. Ora com excepção da falha no suporte à legendagem, que apesar de ser uma falha num extra, deverá ser considerada na avaliação, não há verdadeiros motivos para um update. A questão é que com a característica presente será lógico que os possuidores do aparelho a queiram ver a 100%, e como tal temos de penalizar o aparelho pela ausência de uma página de referência onde se possa obter os firmwares. Assim, pelos motivos expostos resolvemos atribuir aqui 2,5 valores (um valor mediano que no nosso sistema de avaliação atribuímos a situações de aparelhos funcionais mas não recomendados)
Overallwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.comwww.dyerware.com
Este é um aparelho que consegue uma média de 4 valores mesmo à justa, o que o coloca na nossa gama de produtos recomendados, produtos esse que '...apresentam já algumas características que os separam dos demais e os aproximam da excelência, mas sem contudo a atingirem'. E isso é verdade com este produto, uma vez que o seu preço de 40 euros com oferta do cabo scart se revela extremamente atraente para um aparelho que se revela 100% funcional na sua principal função, e mais do que adequado a todo o tipo de televisores. Possui igualmente extras fabulosos como a capacidade de gravação de programas TV e a reprodução de conteúdo multimédia SD, com um excelente suporte de codecs. Falha infelizmente no suporte às legendas com caracteres acentuados, mas diga-se que, não fosse isso, ponderando a relação qualidade preço, quase mereceria as 5 estrelas

Clique se pretende explicações sobre este simbolo e o nosso sistema de avaliação

Publicidade

Posts Relacionados