API da PS4 pode ir completamente ao metal. Possui optimizações não existentes no PC e a performance vai melhorar.

A Microsoft tem apostado no seu DirectX 12, mas qual é a performance do API da PS4 em comparação? Wolfgang Engel  da Confetti FX explica!

PS4-1-m

A Confetti FX é uma empresa de soluções middleware especializadas em iluminação global que lida com as mais diversas empresas e motores gráficos do mercado, e o seu CEO, Wolfgang Engel, que já trabalhou no RAGE Engine que equipou o jogo GTA IV é quem nos deu a conhecer que Xbox One estava já a distribuir nos seus SDKs um API de baixo nível muito similar ao DirectX 12, tendo recentemente feito uma palestra sobre a optimização de Compute Shaders em três GPUs AMD, a RADEON 6770, a RADEON 7750 e a RADEON 7850.

O website GamingBolt teve a oportunidade de entrevistar novamente este senhor, e se da última vez o tinha questionado sobre o DirectX 12 e sobre a Xbox One, desta vez a pergunta foi sobre a PS4 e como o seu API se comparar com o DirectX 12.

A resposta foi a seguinte:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O API da Sony é mais baixo nível e definitivamente algo que os programadores gráficos amam. Ele fornece imenso controlo. O DirectX 12 será um pouco mais abstrato porque tem de funcionar com muitos GPUs diferentes, ao passo que a PS4 pode ir mesmo ao metal.

Esta é uma situação que não será novidade para quem acompanha regularmente a PCManias. Quanto menos hardware for abrangido por um API mais optimizado e específico ele pode ser. No entanto esta frase acaba por ser um esclarecimento importante ao explicar o motivo pelo qual na entrevista anterior este senhor ter referido que a Xbox One usava um API semelhante ao DirectX 12, e não o DirectX 12. E o motivo será este mesmo, a versão Xbox One possui optimizações específicas para o hardware da consola.

Wofgang foi ainda questionado sobre se as optimizações de Compute Shaders explicadas na sua palestra poderiam igualmente ser aplicadas na PS4, ao que este respondeu.

Sim, mas haverá outras optimizações específicas da PS4 não disponíveis nos PCs que ajudarão a aumentar a performance ainda mais.

Publicidade

Posts Relacionados