Cara Sony… Há que se ponderar determinadas atitudes se o pretendido é que os fans Playstation possam aceitar exclusivos no PC.

4.2 6 votes
Avalie o nosso artigo

Os jogos exclusivos Playstation no PC não cairam bem nos fans Playstation. Mas para além disso a Sony parece estar a dar aos fans playstation motivos adicionais para que estes fiquem chateados com esses lançamentos.

Confesso que quando soube que Horizon Zero Dawn iria sair para o PC a coisa não me chocou. Na altura dialogamos esta situação aqui, e expliquei que aquilo que me saltava à cabeça era uma rentabilização extra dos jogos pré existente, de forma a se poder financiar mais facilmente novos jogos. E sendo que Horizon estava já possuia 4 anos e estava estagnado a nível de vendas na Playstation, o libertar o jogo no PC poderia ser não só uma forma de atrair novos potenciais clientes para a Playstation, como uma forma de se rentabilizar ainda mais um jogo de qualidade que estava já na prateleira.

E nesse sentido não me mostrei contra esse conceito. Mas mostrei preocupação com o facto de isso poder acontecer de forma regular, uma vez que há um valor intrínseco da marca Playstation associado à exclusividade que se perderia se todos os exclusivos seguissem o mesmo caminho. Nesse aspecto não só não defendo que todos passem, como não defendo que, mesmo que seja apenas dentro dos melhores, todos eles passem.

Ou seja, defendo a passagem dos exclusivos, desde que se mantenham a maior parte dos melhores como exclusivos Playstation, que os jogos passados sejam todos eles já jogos antigos e com as vendas estagnadas na consola, e acima de tudo lançados em alturas onde aquilo que o PC pode oferecer a mais, e que os possuidores Playstation não puderam ter, possa ser obtido gratuitamente por quem tem o jogo, com a aquisição de uma nova consola.

Explicando melhor esta última parte, os jogos a passar deverão ser jogos PS4, e todas as melhorias que estes jogos possam vir a ter no PC, deverão passar a estar presentes aos possuidores desses jogos, se os jogarem numa PS5.



Caso tal não aconteça, há um privilégio ao PC que se está a ignorar e a negar os possuidores de consolas Playstation.

E dentro desta situação de igualdade há outra situação a ser ponderada… o preço!

Aparentemente o Horizon Zero Dawn está a ser vendido a 49.99 euros no PC, quando o jogo custou 69.99 euros na Playstation.

Sim, percebe-se que o jogo neste momento já tem 4 anos. E que como tal possa soar a coerente que o preço não deva ser o mesmo de à 4 anos. Da mesma forma, sabe-se que os  jogos no PC são mais baratos. Mas analisando o que é vendido aqui, o que vemos é que não só o jogo não perdeu qualquer das suas qualidades, como a versão PC oferece um nível de detalhe superior para quem possuir máquina para tal, 4K nativos, e ainda o DLC frozen Wilds.

Ou por outras palavras, a Sony está a dar aos possuidores PC por 49.99 aquilo que os possuidores Playstation pagaram no seu global 85 euros para ter. Algo que me leva a escrever este artigo por considerar como uma jogada terrível e um rude golpe nos fans da consola.

Daí que aceitando a questão da idade do jogo, até se aceita que o Frozen Wilds pudesse estar incluido… mas pelo menos a 59.99  euros! A 49.99 há aqui um valor tremendo, e que nem o facto de o jogo estar agora na PS4 a 19.99 desculpa. Isto porque se na consola esse preço diz respeito a um jogo antigo, no PC o preço é para um jogo novo. E mais do que isso, um jogo desejado, que mantêm as suas qualidades, e em que os possuidores de PC nunca contaram deitar as mãos.



A provar isso vemos que o jogo é detentor de um dos lugares cimeiros de vendas no Steam, e ainda nem sequer está disponível. Horizon Zero Dawn é um jogo de qualidade elevadíssima, que mantêm intactas as suas qualidades. Vendido sem DLC este poderia ser um jogo a 49.99. Com o DLC não!

Este é um tipo de cuidados que tem de ser analisado. Já não basta o colocar os jogos no PC não ser bem visto por todos. Mas colocar o jogo no PC, com maior qualidade, todo o conteúdo adicional e a um preço bastante inferior ao pago pelos possuidores das consolas pode colocar nas mãos uma granada pronta a explodir junto dos fans da consola.



4.2 6 votes
Avalie o nosso artigo
73 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
21 dias atrás

Muito drama numa coisa tão simples, o jogo é velho é vendido completo e a preço de acordo com a idade, quantos são os jogos que passados 1 2 3 4 anos sao vendidos com todos os dlcs e mais barato? É uma constante. O jogo é novidade para pc? E então nao deixa de ser um jogo velho que muita gente jogou na ps4 e igualmente malta do pc que tem a ps4 também jogou.
Este estigma dos exclusivos um dia vai desaparecer, eu ja ultrapassei esse dogma há muito, quero lá saber se é exclusivo, quero é que esteja disponível para eu jogar aonde quiser, seja consola, pc ou telemóvel.

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Outro exemplo penso que seja o Persona Golden que ficou disponível no pc e vendeu horrores, mesmo sendo um jogo com algum tempo noutras plataformas, só prova que certos jogos sendo bons são “ageless” como dizem os ingleses, ou seja, não mostram a sua idade, horizon é um exemplo disso sendo que o mesmo ainda foi melhorado. Realmente põe em xeque os fãs, que querem acima de tudo que a propriedade PlayStation seja perservada e valorizada e não vermos o que se tornou em parte a XBox que, quem possui um pc em grande parte não se sente motivado a comprar uma consola da marca, não digo que é algo mau, só que a marca perde impacto a nível do seu propriedade intelectual, pois está disponível em um número variado de lugares, sem custos adicionais. Portanto cada qual tem as suas próprias formas de desenvolver as suas marcas, mas mostrando sempre respeito pelos consumidores e fãs fiéis das mesmas, que é o que eu penso que o Mário quer salientar com este post, não ser feito tudo à balda, chegando um momento que já não se sabe o que é PlayStation o que é Xbox pq está tudo em todo o lado

Vitor Pinheiro
Vitor Pinheiro
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 dias atrás

Desculpe, você dizer isso – é o mesmo que dizer que se a Nintendo pegar todos os jogos e portar para PC ela deve cobrar o preço cheio atual em jogos como super mario bros 1 por exemplo- é ridículo Horizon no Brasil, por exemplo , ser vendido pelo mesmo preço de CYBERPUNK2077. Eu não me importo quando exclusivos de pc são vendidos nos consoles. O que é certo é certo e bom senso é necessário.

bruno
bruno
Responder a  Rui
21 dias atrás

A Microsoft pensa como tu..
E agora a Xbox cada vez mais é irrelevante.

José Galvão
José Galvão
Responder a  bruno
21 dias atrás

Ele é que pensa como a Microsoft, como o fã dedicado que é, segue à risca todo o paleio.

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
21 dias atrás

José: possível, ainda que pareca impossível para alguns, que uma pessoa pense de uma maneira que por acaso coincide com outras correntes de pensamento e essa similitude de pensamento seja apenas coincidência, acredita, isto pode ser possível ainda que alguns vejam logo um objectivo sombrio.

Bruno: se consideras uma empresa com 19 anos de mercado e tudo a correr normalmente no final desta geração serão 26 anos de mercado e mais de para já 150 milhões de consolas vendidas e cerca de 65 milhões de subscritores do xbox live e 10 milhões de gamepass irrelevante, o que é preciso fazer para se ser relevante?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
21 dias atrás

Ele disse que está fica do irrelevante no mundo dos consoles e é esse o caminho que ela vem trilhando. Não me surpreenderia se o SX fosse o último console da empresa e venda ainda menos que o Xbox one. Ladeira abaixo.
Quanto a tradição e o dinheiro da Microsoft, que ela torra em decisões erradas desde sempre, vem a maior parte do windows e seus agregados, como pacote Office. Agora que é uma empresa que afunda várias coisas que põe a mão, não dá ora negar né. Windows phone tinha um sistema melhor que Android e ela fez o que? Afundou! Mixer, entre outras decisões… Agora o Xbox que tá sendo engolido por querer vender serviços e até a lançar jogos que surgiram no console, primeiro no Pc. Olha como a Microsoft valoriza os compradores de Xbox hein. Hehe

bruno
bruno
Responder a  Rui
21 dias atrás

Tudo a correr normalmente Rui? Essa e nova! Se tu chamas o encolher de consolas vendidas tudo a correr normalmente gostaria de saber o que e correr mal!

Por pontos:

Live – inclui PC e usuarios de titulos como minecraft – isto realmente deixa o numero da Xbox em maus lencois.

Consolas: queres que faca as mesmas contas as 2 geracoes PS anteriores? Porque esse teu numero que sabiamente foste desencantar fica de repente muito pequeno e muito palido.

Gamepass: o que realmente espanta e isto – havia uma bug que permitia subscrever 3 anos de gamepass por 1 euro. E a MS deixou isso andar. Mais ainda, anda a oferecer gamepass em caixas de cereais, chiclets e sabe-se la o que mais. O Gamepass pode ser acedido na Xbox ONE e PC… e chega-se ao fim e…. 10 milhoes? No universo PC, Xbox e com oferta de 3 anos por 1 euro?…

O que e preciso fazer para se tornar relevante?

Valorizar a consola e entregar boas experiencias que facam valer o hardware. Algo que nao tem feito.

Ewertom
Ewertom
Responder a  José Galvão
21 dias atrás

ÉÉÉ a aquisição de ações da Epic,Sony studios,sumiço do only Play e afins,depois de DST que já vai sair em menos de um ano após o exclusivo Ps4,utilizando uma engine proprietária..A porteira se abriu e agora a boiada vai passar e te pergunto,vai de console ou vai de pc?o que mudou na Xbox após day One no PC?tem numeros para mostrar ou só suposições?O que tens a dizer.As “burradas” da Mic não se mostrou assim tão burradas não é mesmo se a Sony ta indo pelo mesmo camimho,será que a Sony colocou o pé na poça como diziam que a Mic fez ou ela viu numeros que nós nunca enxergamos,pois somente foi olhado um lado da moeda,duas faces……..Dois lados que se olhar bem são bem parecidos.Apostas,quem quer apostar?consoles serão consoles e pcs serão pcs e a estrada desse jogo se chama software,independente de onde vier eu continuarei nos consoles.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
21 dias atrás

Quem disse que a Sony está indo pelo mesmo caminho? Você né? Fala que o rapaz está supondo coisas e você TB está com suposições. Que lógica é essa?

Ewerton
Ewerton
Responder a  Sparrow81
21 dias atrás

Os jogos no pc não tão indo não?O que tu falta ver.🤷‍♂️

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
21 dias atrás

Nao esta? Eu jamais esperaria ver um exclusivo PS no PC. E agora isto. Recordo apenas que no inicio a MS tb afirmou que nem todos os exclusivos iriam ao PC – e agora ate os lanca primeiro no PC.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
20 dias atrás

Lançar alguns jogos no Pc não é o mesmo que lançar tudo. E até lançar no Pc antes que no console, como é o caso da MS. A diferença é enorme na abordagem.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
20 dias atrás

Para o publico e como se fosse.

Ate pode ser que seja essa a intencao da empresa…

O problema e o precedente criado.

Ate agora, quem quisesse jogar jogos da Sony, first party so tinha uma opcao: comprar a consola e jogar.

E isto garantia vendas, porque o catalogo era exclusivo da plataforma.

Agora a Sony ja lancou um… e outros ja foram la parar. Quem garante que no futuro nao irao mais?

Alias, com o simbolo dos PS Studios a ser definido como jogos patrocinados pela Sony que chegam as consolas PS ou outras plataformas… que garantias tens?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
20 dias atrás

E o que adianta não lançar no Pc e não sustentar o negócio? Uma hora tem que parar com Playstation porque a empresa não abriu nada para outra plataforma? A Sony tá pensando na longevidade no playstation como HARDWARE próprio, não em prostituir a marca. Está mostrando claramente que vai priorizar os usuários de ps5 e nem tudo do ps4 estará no Pc. É só numa forma de arrecadar mais para jogos futuros e se manter o negócio com grandes jogos. Não é a mesma proposta da Microsoft, pois a Sony busca qualidade grande nos seus AAA. Não dá pra comparar com o comportamento da MS nos últimos anos né. Perderam Alan Wake, não deram respaldo para continuação de Ryse e aí por diante. Enquanto isso, a Sony lança novas ips e dá respaldo aos seus Studios para criar…
Garantias? Está claro nos trailers o que é playstation exclusive. O que é apenas console exclusive TB está lá e com uma frase bem clara que chegara ao Pc em algum momento.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
20 dias atrás

Vamos la a ver… nao sustentar negocio? Entao a divisao nao esta com lucros record e nao teve lucros record esta gen? Ou estou errado?

A PS esta geracao cimentou-se como uma das principais divisoes a levar os lucros da Sony a novos patamares e esses lucros baterem records que ja nao se batiam ha algumas decadas.

Sparrow tens uma forma curiosa de ver as coisas… entao a Sony esta a mostrar priorizar os usuarios PS e prolongar a olongevidade do hardware PS…
Como? Lancando os exclusivos no PC.
Esta nao entendi da tua parte.

O ser so uma forma de arracadar mais para futuros jogos esta por ver-se. Na geracao PS3, mesmo comprejuizos nao fez isso. E teve uma adopcao da PS4 como nunca antes se viu.

Eu concordo que esse seja o objectivo, o que digo e que ha uma consequencia… o perder, como tu ja referiste varias vezes, do selo “Only on…”.

Nao se sabe exactamente quantos sao, mas os jogos irem parar ao PC levara a que alguns nao comprem a consola.

Nao importa o que a Sony diga… ela ja voltou atras e quebrou uma regra que nunca devia ter quebrado. A expectativa esta criada e nada ha a fazer para contornar ou contrariar isso.

Sim… e o que significa playstation exclusive e console exclusive, conseques indicar-me?

Se only on playstation significa que acaba no PC…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
20 dias atrás

Concordo Bruno. E isso até já conversamos… O selo only on nao faz diferença se depois você o tirar… Como foi feito com Horizon. O que a Sony precisa é dar a certeza para seus clientes. Esse pode sair para Pc e esse NUNCA vai sair para Pc. O que tiver nos trailer playstation exclusive não sai nunca para Pc. O resto pode sair. Pronto, é só comunicar com acertividade que se para essas discussões.
Quanto aos lucros, isso tende a diminuir… Os custos de produção tendem a aumentar junto com a nova geração e lançar exclusivos de uma geração passada (não todos) no Pc não deve ser um problema para fãs. A geração já passou e durou 7 anos. Agora os novos jogos tem que deixar mto claro o caminho deles. É essa minha crítica. Não custa comunicar melhor.

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
20 dias atrás

@Ewertom e tu viste os numeros? Porque os da Sony sabemos e curiosamente quando a Sony divulgou MAU a MS decidiu , de forma completamente nao relacionada, deixar de o fazer…

By-mission
By-mission
21 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Como se diz no Brasil… “uns são filhos, outros afilhados”!
Há 3 pontos que tu não mencionou, mas compreende-se está de férias :
1: A Sony investiu 250 milhões na Epic Games. Você pode até argumentar que é um valor pequeno, representa 1,4% da Epic… Mas é mais do que a Sony pagou pela Insomaniac… Quero com isso dizer que é um movimento estranho, dava para se comprar um estúdio, e um bom estúdio, mas a Sony está a investir em uma loja do PC…

2: O preço… Além ser mais barato comprar o jogo no PC, ainda tivemos cenas em que ao bloquear VPN a Steam aumentou o preço em 389% para mercados específicos como Argentina e Turquia, algo que é polêmico, pois ao não conseguir mudar de região na Steam, a versão mais barata passa a ser a da Epic Store, é algo que também não se pode fazer na PS4 para se ter um desconto regional… Então dona Sony só o PC é que pode?
https://www.vg247.com/2020/07/05/horizon-zero-dawn-pc-cheap-vpn/

3:Hideo Kojima…
Sim eu sei que há fãs do kra aqui no site, mas se o japa ficasse quieto na Konami nunca a Guerrilla veria uma versão do seu motor em um jogo também para PC, logo, nunca essa versão de HZD existiria.. então obrigado Kojima San, você cagou na Konami e agora cagou na PlayStation… Até o “Only on PlayStation” foi destruído visto a processos de jogadores, que entraram na justiça, pois estava escrito na caixinha do Horizon Zero Dawn.. 😂 😂 😂

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Mario, você tem conhecimento do que há com as empresas, o feeling para saber das tecnologias, e o entendimento para ler as entrelinhas…

As 3 questões que lhe passei são as mesmas questões que afrontam o usuário “comum”!
Nem todos os 210 milhões de usuários de consoles andam em fóruns e afins a entender um pouco mais sobre o assunto, são essas pessoas que são pegas por um Twitter mal interpretado, uma foto no Stagram como uma legenda maliciosa ou então uma notícia de um site sensacionalista…
Aqui somos excessão, não a regra…
Tem muitas pessoas a acreditar que esta compra de ações da Sony tem como forma de pagamento pela demo do UE5 na PS5, quando se procura a informação sabemos que a compra em si foi bem depois mais para o usuário “comum“ foi um acordo de marketing.

Pah nem precisas ir mais longe ontem mesmo, com anúncio de FarCry 6 a Ubisoft deixou na descrição do jogo ” 4k only Xbox One X and Xbox Series X” e como já deve imaginar, a malta já caiu em cima pois não a referência ao PS5, então FarCry 6 não será 4k na PS5???
https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-speculation-analysis-leaks-thread.1480978/post-259230447

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
21 dias atrás

Pah a frase não é da Microsoft é direto do site da Ubsoft:

PS5/PS4 XBOX SERIES X/XBOX ONE 4K ultra HD HDR SMART DELIVERY Epic Store Uplay STADIA …

E nas letras miúdas:
“…4k ultra HD on Xbox One X and Xbox Series X only…”

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  By-mission
21 dias atrás

E aí você pensa…
A XBox One X tem 4K, e a PS5 não tem?
E ou o tico e o teco fazem quimica, ou não tem mais cura!

By-mission
By-mission
Responder a  Reinaldo
21 dias atrás

O meu amigo tá no site oficial… E eu não sou todo mundo!
Então sim algumas pessoas entendem que sim, já virou argumento pra fanboy.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  By-mission
20 dias atrás

E fanboy alguma vez teve cura? Seu tico e teco não carburam em conjunto faz muito tempo 😀

marcio
marcio
21 dias atrás

Espero que a Sony tenha laçado Horizon para PC somente para alavancar as vendas da PS5, pois a sequencia sairá quase junto com o console e quem jogar no PC e quiser jogar a sequencia tem que comprar a PS5 e ponto, chega de exclusivos em outra plataforma…

eduard08
eduard08
21 dias atrás

Eu penso que a Sony tem toda a razao de meter o jogo a 49.99€ pois a versao que vai sair para pc e a versao que saiu para a ps4 em 2017 ou seja a versao completa, ja com
O dlc incluido e visto que na altura o jogo custava 49.99€ acho correcto fazerem o mesmo preço
Penso que nao a devemos comparar à primeira versao pois neste caso quem a comprou tambem foi penalizada em comparação a versao completa pois tambem pagou mais e quem quis tambem pagou pelo dlc

Daniel Torres
Daniel Torres
21 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu acho que com esse tipo de atitude e falta de clareza do que vai ou não para o Pc, a Sony faz com que ao invés das pessoas adotarem rapidamente o Ps5 elas esperem mais para ver no que vai dar.
E o que hoje penso do Horizon indo ao Pc é a Guerrilha fez um jogo que se destacou da média tanto em história quanto em visuais e deixou subir a cabeça aproveitando o senhor Kojima para lançar o Horizon também no Pc.
Ps: Bom churrasco Mário e cuidado com a carne hehehe espero que suas férias estejam sendo bem proveitosas.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
21 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Olha, eu peguei um PS4 PRO apenas por que vi Uncharted 4 rodando numa loja. Meu console veio com Uncharted 4, God of War 3 e Horizon Zero Dawn.
Confesso que Horizon Zero Dawn apesar de ter uma história e uma mitologia facinante, pra mim não foi um jogo tão marcante dessa geração. Na parte dos exclusivos da Sony, o próprio Uncharted 4 e Bloodborne me chamaram muito mais a atenção.
Em resumo, Horizon Zero Dawn não é esse “jogo todo”, pra causar essa comoção na comunidade. É apenas uma amostra “bem rasa” do que os estúdios da Sony conseguiram fazer no PS4.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
21 dias atrás

O jogo vendeu mais de 10 milhões de unidades, então sim, é esse jogo todo.
Podes não ter gostado muito, mas para uma nova IP vender acima de 10 milhões estando lá no topo de vendas com exclusivos como Spider-Man, Uncharted, God of War, mostra que sim é esse “jogo todo” para causar essa comoção.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Lucas Diogo
21 dias atrás

Esse jogo é meio dificil de dizer,eu joguei,vendi,comprei de novo e abandonei sem ao menos chegar a metade do game,parte técnica(excelente)mas o resto não sei explicar,em mim não colou.Nota 7,5

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo Santos
21 dias atrás

E para isso, avalia o artigo do Mario com 1 estrela? 🤔😂😂

bruno
bruno
Responder a  Carlos Eduardo Santos
21 dias atrás

Bem essa amostra bem rasa tem envergonhado mutos outros titulos de mundo aberto.

De acordo, nao e o melhor que ja foi feito. Mas face a Assassins Creed e afins… esta uns pontos acima.

Sephirot
Sephirot
21 dias atrás

Olha, vendo o sucesso que o HZD esta fazendo na Steam, pelo capricho que a Guerrilla colocou no port, os baixos requistos mostrando que vai ser um game bem otimizado, varias opções de graficas, ultra wide, taxa de quadros desbloqueados, a Sony vai fazer fortuna no PC, e vai causar uma ótima impressão em um público novo, e mais jogos exclusivos virão, isso já é dito abertamente pelo chefe da divisão, e digo mais, vou fazer uma afirmação polêmica.. não tenhos os dados para tal, mas baseado no que eu vejo, mesmo que a Sony traga seus grandes jogos para o PC, ainda sim os sonystas irão continuar comprando Playstation, a migração de um console para um PC não é tão facil, exige cuidados, algum conhecimento técnico sobre PCs, nos console a coisa é muito mais direta e simples, acredito fortemente que o termo mais comum da próxima geração sera “console exclusivo” por que cada vez mais o PC se posiciona como uma plataforma neutra e com o fim cada vez mais próximo da pirataria, esta se tornando uma plataforma muito rentavel.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Sephirot
21 dias atrás

Muito pelo contrário, amigo. Para se usar todo o potencial do ps5 nos AAA, já complica um Port no Pc. Até hj não temos um sistema no Pc que acompanhe o i/o do ps5 e quando isso aparecer nos PCs, você acha que vai ser acessível? Num mundo onde a maioria dos PCs são com HD mecânico, portar algo do ps5 feito para sua arquitetura i/o se torna sem lógica e inviável. O que acredito é que alguns exclusivos playstation 4 estarão no Pc e isso dá lucro e é uma propaganda dos jogos da Sony para vender ps5. Simples assim.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
21 dias atrás

Apesar de poder ser verdade hoje (atencao ao poder ser), tu nao sabes o que vem a caminho do PC amanha. Sim, nao contara com o mesmo chip de controlo de dados, mas ja tera SSD PCIe7 com maior velocidade. Possui tambem maior RAM – ha formas de dar a volta.

Equipa PCManias
Responder a  bruno
20 dias atrás

Creio que já foi explicado aqui pelo Mário que a velocidade de leitura acaba por ser irrelevante. Sem o sistema de I/O da PS5, mais velocidade só serviria para engasgar a largura de banda e o CPU, tornando-se impraticável o seu uso em streaming directo.

bruno
bruno
Responder a  Equipa PCManias
20 dias atrás

A velocidade leitura nunca se torna irrelevante. O problema esta no uso ou nao de dados comprimidos e no trabalho de se comprimir ou descomprimir os dados, algo que nao sabe como ira ser resolvido no PC, mas nao deixa de ser um pouco ingenuidade considerar que as consolas ao introduzir isso hoje, em breve nao surgirao solucoes no PC.

Seja como for, o PC possui sempre mais hardware, mais acelerado e pior, os standards e componentes deste hardware andam em constante evolucao.

Equipa PCManias
Responder a  bruno
20 dias atrás

Não senhor caro Bruno.
Os dados quando chegam à memória após a leitura tem uma série de processos antes de serem utilizáveis, denominados de check in. Esses processos envolvem largura de banda e uso do CPU. Mas mais do que isso, envolvem tempo de processamento que invalidam que os mesmos fiquem usáveis imediatamente para tratamento. Isto é particularmente problemático nos 60 fps, onde o tempo de fotograma é menor, mas igualmente nos 30 fps. Mas mais do que isso, envolve grande uso de recursos do sistema. Isso é uma falha dos actuais sistemas que não foram pensados para uso da velocidade que não seja maior velocidade de carga e transferência de dados.
Eu não me quero meter aqui nesta conversa. Trabalho com o Mário, mas neste campo ele é mais habilitado que eu. Apenas lhe quero dizer que, tal como Phil Sweeney referiu, e essa eu li, isso é enviar batido de leite numa mangueira dos bombeiros. Tem muita quantidade, mas depois de se lhe tirar o ar, o que resta de leite efectivo é pouco!
Alterar esta situação no PC não é assim tão fácil, pois tal requer a criação de um standard. E isso, dado os grandes interesses na área, poderá ser algo que tanto pode ser rápido, como pode demorar anos. Daí que o PC certamente continuará a apostar na força bruta, com mais largura de banda e mais CPU, algo que lhe resolve o problema, mas que, comparativamente a uma consola, faz disparar os preços.
E peço desculpas por não dar continuidade á conversa, mas já disse o que tinha a dizer. A minha função aqui não é esta, e nem quero que confundam o que digo com a página, pois isso é apenas exclusivamente função do Mário.

Estou aqui apenas para moderar, e com ordens para banir quem abusar neste período. Algo que não se aplica à nossa conversa!

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 dias atrás

Radeon Pro SSG.. testou esta?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 dias atrás

Duas pools de RAM já as tens há bastante tempo.

Só estou a demonstrar que o PC, apesar do mercado gaming não ter isso, já tem soluções noutras áreas. E pode nem ser necessário um standard, mas a criação de rotinas em APIs ou drivers.

A SSG não tinha nem velocity architecture deixando aos DEVs a gestão dos dados.

bruno
bruno
Responder a  Equipa PCManias
20 dias atrás

Sim eu tambem li os artigos…

“The Radeon™ Pro SSG software library enables peer-to-peer (P2P) data transfers between GPU and Radeon on board SSD devices. It allows a methodology to read OS file data from SSDs to OpenCL™, OpenGL® and DirectX® buffers with very low-latency P2P communication”

O PC nao esta assim sem tao solucoes como se acredita.

E e preciso nao esquecer que a MS tem do seu lado o proprio sistema, bastante semelhante ao da Radeon Pro SSG.

Alguem ja viu o que ha neste hardware que pode ou nao ser aplicado? Aposto que nao…

A costumizacao no PC ira permitir aos desenvolvedores resolver este problema. E provavelmente sem controladores.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  bruno
20 dias atrás

Cara… isso aí é comunicação directa entre o SSD e o GPU. Permite descer a latência dos pedidos e respostas, evitando pedidos ao CPU, permitindo ao SSD responder ao GPU em tempo útil.
Mas isso não tem nada a ver com a PS5. A PS5 tem cache scrubber e motores de coerência que permitem escrever na cache e na RAM com dados onde não precisa de check-in. É um patamar superior.
Estamos falando de coisas bem diferentes, numa solução proprietária.

bruno
bruno
Responder a  Reinaldo
20 dias atrás

O proposito nao e o mesmo?

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  bruno
20 dias atrás

A base tem o mesmo principio… mas os resultados não!
A SSG se aplica ao GPU, a PS5 aplica a CPU e GPU
A SSG apenas reduz latência, a PS5 reduz latência, elimina check in, e escreve nas caches.
A SSG trata o SSG como memória expandida, a PS5 trata o SSG como RAM.
Há diferenças!

bruno
bruno
Responder a  Reinaldo
20 dias atrás

Tem tambem o mesmo proposito e sobre os resultados, falta ver o que um sistema com im SSD mais rapido consegue ou nao fazer.

“To use the SSDs, applications need to be programmed using AMD’s APIs to recognize the existence of the local storage and that it is “special,” being on the same board as the GPU itself. Ultimately the trick for application developers is directly streaming resources from the SSDs treating it as a level of cache between the DRAM and system storage. The use of NAND in this manner does not fit into the traditional memory hierarchy very well, as while the SSDs are fast, on paper accessing system memory is faster still. But it should be faster than accessing system storage, even if it’s PCIe SSD storage elsewhere on the system. Similarly, don’t expect to see frame buffers spilling over to NAND any time soon. This is about getting large, mostly static resources closer to the GPU for more efficient resource streaming.”

O problema do video do Linus e que ele testou isto usando o SSD considerado pelo OS como system storage,e nao com este sistema.

bruno
bruno
21 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Só quero ver é o efeito que isto terá.

Uma nova geração que falhou em convencer nas primeiras amostras.

E agora o disponibilizar de exclusivos no PC.

O que não leva ninguém do PC para as consolas… Apenas consegue que o possuidor do PC que talvez considerasse a consola… Deixe de considerar a consola.

Ennio Rafael Costa Lima
Ennio Rafael Costa Lima
Responder a  bruno
21 dias atrás

Perfeito. Estou alinhado com esse pensamento.

Sparrow81
Sparrow81
21 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu espero que a Sony comece a conversar com seus fãs de forma mais direta. Desde 2018 o marketing vem falhando…
As pessoas tem direito de saber o que é exclusivo ps5 e o que vai para o Pc em alguma altura… Não dá pra aceitar trailer de lançamento escrito “only on ps5” e depois de 5 anos uma versão Pc. Isso mostra falta de respeito e consideração com os donos de PlayStation.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
21 dias atrás

Sabes qual seria a melhor atitude?

Nao lancar jogos no PC de todo. A Sony nunca o fez desde que a PS iniciou, excepto por jogos de estudios que nao eram importantes como a SOE.

Ja aqui o disse e varias vezes, lancar os jogos no PC e um erro enorme, porque ataca o principal atractivo que as plataformas Sony possuem – os titulos exclusivos.

Porque o hardware… por muito bom que seja sera sempre ultrapassado. Os comandos? Mais tarde ou mais cedo alguem faz melhor e a Sony arca com o mesmo design por 6-7 anos.

A unica coisa que lhes permite ganhar dinheiro, sao os exclusivos. Nao porque fazem dinheiro por si so – uns fazem outros nao, mas porque a coleccao de jogos exclusivos atrai clientes, mesmo clientes que possuem PC. Uma consola custa-lhes tanto como uma placa grafica nova.

O PC esta carregado de problemas mas tambem oferece imensa liberdade – liberdade de costumizacao, jogos mais baratos, uma biblioteca infinita, possibilidade de upgrade quando da vontade, ausencia de pagamento pelo online.

As consolas, tem a enorme vantagem do hardare fixo que assegura performance, logo sao mais baratas que o PC mas nunca possuirao a enorme biblioteca de jogos incluidos (todas as geracoes de todas as consolas alguma vez lancadas, para comecar). Fora que requerem pagamento para o online. E e aqui que a Sony perde e muito.

Sim, porque o cliente nao conta por ter comprado a consola e este ou aquele exclusivo, mas pelo dinheiro que gasta em jogos para a plataforma e na compra e gasto de subscricoes e items na loja online. E segundo a propria Sony, isto sao quase 1600$ por cliente ao longo da geracao.

E e por isso que para mim esta foi a atitude mais estupida que tomaram.

Ao lancar este, como tu bem apontas agora, e como se dissessem lancaremos todos. Quando a imagem da caixa de SpiderMan Miles Morales foi revelada faltou o “Only on Playstation”. E agora, sai no PC ou nao? Espera-se que chegue ao PC ou nao?

Pois.

E com digo, estou mesmo muito curioso para ver como a PS5 se vai portar.

De um lado, a falta de graficos next-gen, com as pessoas a olharem para aquilo e perguntarem-se onde esta a anova geracao (sendo necessario ir ao Youtube ver comparativos para reparar que ha melhoria – isto e pessimo!)

Do outro a empresa a colocar os jogos no PC.

Eu estou mesmo muito curioso para ver as vendas da PS5.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  bruno
21 dias atrás

Cara… vai precisar de óculos?

Então você vê uma das demos mais impressionantes de sempre, que deixou todo o mundo falando, a correr em tempo real na PS5, movendo mais polígonos do que os que fisicamente o GPU do console pode mover ou gerar, tudo a 30 fps fluidos, e diz que falhou em impressionar?

O que você estava esperando, pode explicar?

bruno
bruno
Responder a  Reinaldo
21 dias atrás

Tambem vi esta em 2014…

https://www.youtube.com/results?search_query=uncharted+4+teaser

Anunciada como in-engine a correr numa PS4.

Ha muita ainda para ver, a verdade e que essa demo deixou ainda muitas perguntas…

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  bruno
21 dias atrás

Pois Bruno concordo 100% com você e não vou mentir que Ps5 só depois de uns 2 ou 3 anos de lançado para mim isso se eles não lançarem outros jogos no Pc e ainda arrisco dizer que nesse período os Pc’s já vão ter tecnologia para bater de frente com o sistema de I/O dos consoles novos. Fazendo com que o porte de jogos do Ps5 não seja tão dificultoso assim

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
21 dias atrás

A que preço um PC com arquitetura i/o que acompanhe? 5x mais $$$ que o console? Ou até mais. Quantos vão ter um PC desses num período de 10 anos? Você acha que vale a pena para Sony o Port de um game AAA feito para i/o de ps5 para meia dúzia de usuários que tem Pc que acompanha? Não tem lógica. Hehe

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
21 dias atrás

Todos os PC sao mais caros… sempre foram e sempre tiveste pessoas a comprarem-nos.

Isso nunca esteve em questao!

A questao e que se as pessoas o preferem e porque nao se importam com isso.

relativamente a tua questao de quantos terao isto… aqueles que nele jogam. Porque o resto compraria consolas e nao compra.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
21 dias atrás

Está nos trailers dos jogos claramente o que é exclusivo de ps5 e o que é console exclusivo e estará no Pc em algum momento.

O que eu não concordo é com Horizon, que tinha selo only on e hj está indo para o Pc. Isso tem que estar claro para os fãs e a Sony está falhando.

Quanto a Pc, se gasta mto mais com Pc para se ter o mesmo. Discordo de hardware ultrapassado na próxima geração. Se o jaguar deu conta até agora, gritando, mas deu, a nova geração vem com mto mais bagagem e para se replicar isso num Pc, vai se gastar no mínimo umas 5x do que se gasta no console. Pc não é mais barato, isso é papo furado.

Eu ainda creio que os exclusivos AAA ps5 sairão apenas para ele, pois não vejo a médio prazo o Pc conseguindo replicar a i/o, pois os custos aumentam mto e poucos vão ter condição de ter uma máquina assim.as eu só espero que a Sony comunique com mais acertividade. “É isso e ponto”. Agora que os consoles tem uma vantagem clara sobre os PCs, você coloca tudo no Pc? Não tem lógica alguma e a Sony não fará algo assim.
E quanto a gráficos next gen. Vc realmente não viu Horizon do ps5? Pq se viu, é claramente mto superior ao Horizon de PS4. Ratchet & Clank é mais detalhado que várias animações de cinema. Então sim, é mto superior a geração atual. E isso é só o começo de uma geração. Pra início, vejo um salto de tudo muito maior do que foi de PS3 para PS4

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
21 dias atrás

Como tu mesmo dizes, o que tinha selo only on hoje deixou de o ser.

Que foi isso que tu dissete no primeiro e foi a isso que me referi na minha resposta ao teu comentario, logo nao entendo porque sentes necessidade de referir na primeira frase de que os trailers sao claros se depois reconheces que o selo only on deixou de o ser.

Relativamente ao estar nos trailers, de vez em quando esta, outras vezes nao esta, Death Stranding foi o exemplo mais recente em que os sinais foram confusos para depois, perto do lancamento, ser revelado que afinal tb chegaria ao PC.

Se o Pc demorara a ter o mesmo IO que a consola – ate pode nunca ter. Mas como qualquer pessoa ja sabe tu hoje tens muito mais CPU, GPU no mercado, o que nao for conseguido exclusivamente por controlador pode vir a ser conseguido por hardware.

https://wccftech.com/nvidia-geforce-rtx-3070-ti-rtx-3070-ampere-gaming-gpu-specs-rumor/

Livio
Livio
21 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Fora a opção de ultra wide disponível no PC e não no PS4

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Livio
21 dias atrás

Console da Sony tem paridade. A PS4 não suportaria resoluções ultra wide, e como tal a Pro não tem.
Mas TV ultra Wide quase não tem. É mais monitor!

Livio
Livio
Responder a  Reinaldo
21 dias atrás

Mas existe gente que joga em monitor, falei disso pq um amigo comprou recentemente um ultra-wide e pensava que o PS4 tinha jogos que suportariam este formato de tela.

Eu pelo menos respondi: “Quem saiba a Sony não queira tornar esse formato um padrão para as TVs”

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
21 dias atrás

Quem é que compra ultra wide para jogar em console? 5,% das pessoas? Se chegar isso. Não é público alvo de console. Não tem nem lógica.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
21 dias atrás

Ele usa PC para o trabalho e resolveu testar o PS4 no ultra wide

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
21 dias atrás

Então é esse o ponto. Pouquíssimos usuários de console pensam em usar o console num monitor. Mesmo pq uma das propostas principais dos consoles é se sentar num sofá e jogar na tv.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Livio
21 dias atrás

Seu colega não tem noção. Os consoles São baratos porque tem seu orçamento de performance estudado para a resolução alvo.
Ultra wide, mantendo o orçamento de resolução de um console seria uma resolução altamente desproporcional.

Rafael
Rafael
21 dias atrás

Unico cuidado que a Sony deve ter é de manter o interesse dos consumidores pelo console, sendo que os exclusivos na minha opinião são o maior motivo pelo qual alguem escolhe um console. Se der a oportunidade de pensarem que podem ter um pc pra jogar tanto jogos do Xbox quanto do playstation, aí éum tiro no pé.. No mais, já se passaram mais de 4 anos desde o lancamento de hzd, não acho ruim que outros tenham a oportunidade de jogar o mesmo jogo.

bruno
bruno
Responder a  Rafael
21 dias atrás

Exacto. Dai ser um erro enorme fazer isto. E como digo, eles devem mesmo querer outra PS3 nas maos.

Alias, a valve ja fez o possivel e o impossivel para tornar os PCs nas maquinas de eleicao – isto a continuar…. e assim que acaba.

No fim, nao importa o tempo que passou desde HZD. Ha tantos jogos no mercado e a consumir tanto tempo que o mais provavel e que as pessoas nao se importem de esperar 4 anos para os poderem comprar no PC.

Joao
Joao
19 dias atrás

Bom sendo a jogada da Sony usar horizon como uma franquia para atrair o público de PC. Lembrando horizon 2 será jogo de primeiro ano da ps5, e só poderá ser jogado na console. Se fosse um interesse puramente de venda seu raciocínio estaria ok, mas no caso e uma estratégia de marketing para a ps5. Sendo assim quanto mais popular melhor para Sony.

error: Conteúdo protegido