Com os jogos Xbox One no Windows 10 quanto custa um PC capaz de competir com a consola?

Quantum Break apresentou os seus requisitos para PC. Quanto custa um PC capaz de igualar os requisitos mínimos e recomendados ali apresentados?

QuantumBreak

Existe desde à muito o conceito que um PC com as mesmas capacidades das consolas representa um custo muito superior. Apesar das vantagens reconhecidas universalmente às consolas, estas são um sistema fechado e como tal menos versátil que não pode sofrer evolução. Nesse contexto, sendo o PC uma máquina modular e evolutiva, o seu custo terá forçosamente de ser superior. Mas será que é assim tão superior?

A ideia deste artigo é verificar isso mesmo. E para isso vamos ver exemplos de custo de dois PCs, que batam os requisitos mínimos e recomendados apresentados na tabela de cima.

A ideia aqui é apenas apresentar um PC funcional e o mais barato possível para ambos os casos. Aqui não nos vamos preocupar em escolher componentes de marcas ou não, não nos vamos preocupar se há ou não melhor no mercado! Vamos apenas cumprir com os requisitos mínimos pelo preço mínimo!

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Caixa

Para os requisitos mínimos vamos usar uma ATX 1 Life com fonte de 500 Watts, com um custo de 26.90 Euros.

Para os requisitos recomendados vamos apostar em uma caixa Nox Vulkan por 24.9 e uma fonte de 750 watts comprada à parte, uma Halfman de 700 w por 29.9 euros

Acumulado:

Minimo: 26.9
Recomendado: 54.8

Motherboard

Usemos uma Micro ATX, e vamos para a Asus M5A78L-M LX3 com socket AM3 e um custo de 48.55 euros.

A Motherboard pode igualmente ser usada nas especificações recomendadas

Acumulado:

Minimo: 75.45
Recomendado: 103.35

CPU

AMD FX 6300 com 6 núcleos a 3.5 Ghz por 106.95 euros, tal como indicado nos requisitos mínimos.

Para os requisitos médios temos de referir duas situações que são aparentes inconguências dos dados fornecidos:

Nas especificações mínimas o processador Intel solicitado é um i5 4460, 2 ,7 Ghz. Um processador que não existe pois o 4460 corre a 3.2 Ghz.

Da mesma forma nas especificações recomendadas pede-se um i5 4690 a 3 Ghz. Mais uma vez um processador que não existe pois este processador corre a 3.5 Ghz.

Nesse sentido, dado que se pede um processador equivalente, e sendo o FX 8310 o processador mais aproximado do 4690, dada a incongruência de velocidades, para garantia de performances, vamos optar pelo modelo acima, o FX 8320.

AMD FX 8320 com 8 núcleos a 3.5 Ghz por 144.36 euros, igualando o i5 referido nos requisitos recomendados

Acumulado:

Minimo: 182.4
Recomendado: 247.71

Memória

Tal como nas consolas, 8 GB DDR3 1600 Ghz da Crucial por 33 euros para os requisitos mínimos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Para o recomendado vamos comprar mais um pente da memória de cima, por 66 euros.

Acumulado:

Minimo: 215.4
Recomendado: 313.71

Disco

Dada a comparação com a consola, deveríamos optar por um disco de de 500 GB. Neste caso um Toshiba de 500GB a 7200rpm com 32MB cache por 41.44 euros.

e que serve para ambas as configurações.

Acumulado:

Minimo: 256.84
Recomendado: 355.15

Placa Gráfica

Para os requisitos mínimos solicitados temos a GIGABYTE RADEON R7 260X OC 2GB DDR5 PCI-E – GV-R726XOC-2GD por 130.90 euros.

Para os recomendados usaremos uma gigabyte GeForce GTX970 WindForce 3X OC 4GB por 348.53 euros.

Acumulado:

Minimo: 387.74
Recomendado: 703.68

Teclado mais Rato

Z8 teclado + rato slim por 7.5 euros para ambos os sistemas.

Gamepad

Comando Z8 tech Gamepad Dual Shock por 2.95 euros para ambos os sistemas

Naturalmente tudo pode ser melhorado e até poderíamos descer o custo de alguns componentes, especialmente na recomendação mínima. E caso possuam algum PC, mesmo que antigo, certamente ainda poderão usar a caixa, teclado, gamepad, rato e quem sabe, até a fonte, o disco, e a licença do windows, o que colocaria o PC mínimo ao nível do custo da consola.

Custo total:

398.19 euros – mínimo

713.13 euros – recomendado

Nestes PC de exemplo não somamos o custo do Windows original, o qual acrescentará cerca de 100 euros.

Qualquer dos casos é mais caro que uma consola Xbox One, mas estes são os preços atuais. O mercado PC evolui a um ritmo tremendo, e dentro de um ano muitos destes componentes poderão apenas ser arranjados em segunda mão e a preços de saldo. Conclusão, o preço destas máquinas vai descer muito depressa.

Nesta fase esta comparação pode ser prematura. Não são conhecidos os verdadeiros planos da Microsoft e em que casos os jogos da consola passarão para o PC (há uma conferência da Microsoft agendada para hoje que deverá esclarecer esses planos), se por perda da exclusividade na consolas (acesso geral), se apenas para os possuidores de consolas XBox One, pelo menos por algum tempo. O segundo caso seria muito interessante, mas o primeiro nem por isso, pois caso o PC não pagasse igualmente o Xbox Live Gold (há uma conferência da Microsoft agendada para hoje que deverá esclarecer esses planos), o seu preço tornar-se-ia ainda mais atractivo pois teríamos de na comparação fazer valer os vários anos de Gold. Note-se ainda que os multiplataforma são mais baratos no PC, com certos websites a apresentarem promoções fantásticas

Note-se que por mais uns cobres podemos ainda montar uma máquina com requisitos mínimos que supera igualmente a PS4. No entanto mesmo que seja muito superior, dado que não existe a hipótese de está poder ter acesso aos exclusivos da consola da Sony, não há o mesmo interesse em fazer um artigo comparativo!

Publicidade

Posts Relacionados