Como colocar uma impressora antiga a funcionar com smartphones e tablets, por Wi-Fi e 3G.

A tecnologia avança a olhos vistos e aparelhos ainda funcionais e eficazes começam a ver-se ultrapassados e quase inutilizados com as novas alterações tecnológicas que nos vão aparecendo.

É o caso das impressoras, aparelhos que ainda se revelam extremamente capazes para realizar as tarefas para que foram concebidas e que pouco evoluíram nos últimos anos na área da impressão propriamente dita, mas que com a emergência de tecnologias como a impressão sem fios (Wi-Fi) e conectividade com aparelhos móveis, passaram de objectos extremamente úteis a empecilhos que urge actualizar.

Ora acontece que as impressoras são daqueles periféricos que só são normalmente trocados quando avariam, e não quando há novas tecnologias, pelo que o empecilho será algo que teremos de manter durante bastante mais tempo. Mas não desesperem há uma solução para colocar a vossa impressora a funcionar com as ultimas tecnologias. E é ai que entra o Google Cloud Print.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Assim, se és dos que ainda possui uma impressora antiga que queres usar para imprimir conteúdo do teu telefone sem teres de andar a copiar ficheiros para o PC, este artigo é para ti.

O Google Cloud Print permite que qualquer impressora funcional e ligada a um PC possa ser associada a uma conta Google que pode posteriormente ser acedida através da internet sem a necessidade de drivers para os aparelhos que lhe pretendem aceder. É igualmente uma situação que ultrapassa as barreiras das compatibilidades e tornam irrelevante se o acesso é feito de um PC, um MAC, um aparelho Apple ou Android. E com o Google Cloud Print, desde que o PCe impressora de casa estejam ligados e haja uma ligação internet 3G podemos mesmo imprimir em qualquer local do mundo directamente para a impressora de casa ou partilhar a impressora com outras pessoas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

E se pensam que é difícil configurar tudo isto, desenganem-se. Basta que o computador que está ligado à impressora possua instalado o Browser Google Chrome (o que? Não tens isso instalado? Deves estar a brincar… toca já a instalar isso). Agora no Chrome carrega na pequena chave de fendas que se encontra no canto superior direito e agora escolhe a opção “Definições”. Agora dirige-te a definições avançadas e na opção “Google Cloud Print” e carrega em “Activar conector do Google Cloud Print”. Agora só tens de confirmar que queres efectivamente registar as tuas impressoras e já está. Estás agora habilitado a aceder à tua impressora remotamente seja por que aparelho for.

Agora falta referir como imprimir, e há várias maneiras de o fazeres. A melhor e mais eficaz é talvez o uso do Google Docs e que te permite imprimir todos os documentos que envies para lá. Este é o método mais compatível com todos os sistemas pelo que é o recomendado. Mas nota que para imprimires e-mails e outros documentos as aplicações da Google como o Gmail já possuem a opção Print desde que tenhas registado a tua impressora. E isto é uma verdade mesmo nas versões mobile do Gmail.

Se quiseres partilhar a impressora com os teus familiares para que eles te possam mandar fotos para lá, só tens de ir a google.com/cloudprint, e podes partilhar a impressora por email.

Para uma impressora que era um empecilho, com isto ela deverá ter ganho uma vida nova.

Publicidade

Posts Relacionados