Como vai o mundo de velocidades de internet

5 1 vote
Avalie o nosso artigo

A velocidade média tem subido… mas analisando as velocidades máximas disponíveis, podemos perceber que as velocidades baixas ainda são as predominantes.

Velocidade média… um valor pelo qual se mede a qualidade da internet num país.

Ora a velocidade média indica exactamente isso… a média, mas no entanto não reflete eventuais disparidades entre as velocidades máximas e mínimas. Como diz a média, “se eu comer dois frangos e tu não comeres nenhum, em média comemos um frango cada um”, mas a realidade é que este é um caso extremo, onde de um lado há fartura do outro ausência total, e bem diferente do caso em que um come um frango e uma asa, e o outro come um frango menos uma asa.

Nesse sentido, há sempre que se olhar para este valor das médias com desconfiança!

Mas de acordo com o Worldwide Broadband Speeds, e tomando como base a média, podemos criar um ranking de paises com a melhor internet do mundo.



E quem a tem? Bem, quem a tem é a a maior das Ilhas do Canal e fica entre a Inglaterra e a França, Jersey, com uma velocidade media de 274,27 Mbits. Eis o top das melhores regiões do mundo.

E já agora, os piores casos do mundo:

A nível mundial, Portugal ocupa o 34º lugar do Ranking, com uma velocidade média de 63,02 Mbits, e o Brasil está em 68º, com 33.34 de média. Os Estados Unidos estão em 14º com 92.42 Mbits.

Mas a realidade é que este valor é, como referido no início, ilusório, e não reflete minimamente a realidade do País onde há zonas onde a internet é miserável, e coberturas de rede móvel onde as velocidades são bastante inferiores.





5 1 vote
Avalie o nosso artigo
1 Comentário
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Trevisan
Trevisan
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

O grande “X” da questão é que por cabeamento dificilmente atingirá locais onde são bastante remoto, citando exemplos como área rurais ou até mesmo ilhas e arquipélagos. E também existe se não me engano um “congestionamento” de satélites na órbita terrestre. Lembrando também que a empresa de Elon Musk possui um projeto para a inserção de rede via rádio no globo todo por meio de satélites. Embora a qualidade no Brasil esteja melhorando, existe uma discrepância enorme de áreas que são muitos difíceis de se chegar.

error: Conteúdo protegido