Death Stranding sai para PC no verão de 2020

Death Stranding será exclusivo PS4 por menos de um ano.

Death Stranding, o jogo de Hideo Kojima será lançado para a PS4 a 8 de Novembro de 2019, mas Hideo veio já confirmar que o jogo sairá para o PC no verão de 2020, o que quer dizer que o jogo será apenas exclusivo na PS4 durante um período que deverá rondar os 8 a 9 meses.

A dúvida sobre se este jogo seria um exclusivo PS4 para sempre fica agora desfeita, sem que no entanto tal não tenha deixado de ser uma surpresa, dado o apoio enorme que foi dado pela Sony para a criação do jogo, incluindo a cedência de um dos seus motores proprietários, e até agora apenas usado na Playstation, o motor de Horizon: Zero Dawn, de nome Decima Engine.

Eis o Tweet de Kojima que confirma o seu lançamento no PC.

A Kojima Productions é um estúdio independente, e detêm os direitos sobre os produtos por si criados. Nesse sentido a Sony pouca escolha tem quando a que plataformas o jogo suportará, sendo que o motor tem efectivamente uma versão windows disponível.

No entanto o motor até hoje foi apenas cedido à Super Massive Games, que o usou nos jogos Until Dawn e Until Dawn: Rush of Blood, ambos exclusivos Playstation. Nessa altura o motor não tinha nome, tendo o mesmo aparecido apenas quando Kojima mostrou interesse em trabalhar com esse motor.

Esperemos que tal abertura não seja o principio de uma abertura das ferramentas Playstation para o PC, num caminho semelhante ao já trilhado pela Microsoft.



150
Deixe um comentário

avatar
15 Comment threads
135 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
Mário Armão FerreiraEwertomEwertomLiviobruno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Daniel Torres
Visitante
Daniel Torres

Honestamente acho que a sony aos poucos esta trilhando o mesmo caminho da micro, apenas sem dar tanto na cara e é uma coisa que me preocupa bastante, digo isto apenas como minha opinião sem ter um fundamento com provas e evidências, é apenas uma sensação que tive e apesar de não me importar desse jogo ser exclusivo ou não, para mim só mostra que caso o sony trilhe os mesmos caminhos da micro eu partirei para o pc onde não verei mais a necessidade de comprar outro console, já que a ps now está ofertando ate o novo god of war mostrando que provavelmente na próxima geração (falo de um ps6) os consoles estarão definitivamente morrendo.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Por mim estaria ótimo, pode mandar tudo pro PC. Eu gosto muito dos jogos da Sony, já os aparelhos, nem um pouco.

O trailer de lançamento do Death Stranding ficou muito bom, aumentou até a vontade de jogar, pela história, mas aquele walking simulator que vinham mostrando estava desanimando.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Kojima tem acesso ao código fonte da engine.

Ele faz o que quiser com a engine.

Edson
Visitante
Edson

Honestamente, não vejo problemas nisso! Pode vir um ou outro a deixar de comprar console em prol do pc, porém o número deve ser irrisório. Eu como jogador de console, não deixaria de ter consoles por esses jogos estarem no pc e creio que a maioria tbm. Quanto ao DS, chama a atenção o game não ter a escrita de console exclusivo na capa do game como ocorreu em Street fighter 5, dando a entender que talvez esse game chegue em um futuro longínquo ou não em outras plataformas além do pc ( eu chutaria em remasters para o ps5 e Scarlett). A verdade é que a Sony não teve nenhum exclusivo relevante este ano, onde que o seria aquele que definiria o console ( Days Gone) se não falhou em vendas, falhou em notas e até msm o DS está com um metacritic em 84, ou seja, nota boa, porém abaixo do que muitos esperavam. E para finalizar, S Layden havia dito meses atrás ( antes de sua saída da Sony) que veríamos mais jogos Sony indo para outras plataformas e as coisas começaram a acontecer.

Livio
Visitante
Livio

Já percebi que novas IPs da Sony, desenvolvidas por Second Party (Kojima Productions por enquanto é uma) e que podem ter baixas vendas, são disponibilizadas para PC. Foi assim com os jogos da Quantic Dream, Spiderman foi a exceção(Sony sabia que este iria vender bem).

Quem possui os direitos de Death Stranding não é a Sony?
https://trademarks.justia.com/871/07/death-87107685.html

Provavelmente a IP passou a ser da Sony quando a mesma disponibilizou o Decima gratuitamente

By-mission
Visitante
By-mission

Em uma analogia simples eu acho que sei o se passou aqui…

Um Kara ( com k mesmo de Kojima) sai de um divórcio penoso com uma mão na frente e outra atrás pois sua ex Kompanheira (com k mesmo de Konami) lhe tirou tudo que tinha até a dignidade…
Ora vendo este Kara nessa situação a dona Sony (sem rodeios mesmo) parte em busca de seu amor não correspondido pensa, vou o ajudar quem sabe serei correspondida… Ela lhe ajuda com tudo o que pode e até lhe ajuda a construir a sua nova casa!
Passa-se o tempo e o Kara que não tinha nada, agora já tem até uma casa para chamar de sua, a dona Sony pensa é agora que este irá me chamar para morarmos juntos e…
Bom como todo mundo está a saber, antes mesmo que a casa fique pronta o Kara já grita aos quatro ventos, tenho uma amante dona Sony a casa nunca foi para você mas sim para minha amante…

Agora me digam vcs e os outros 100.000 filhos da Sony nessa geração, o que deve ser feito a este Kara?
Como só posso votar com a minha carteira, fica os meus sinceros desejos de um belo Flop of The Year junto com um MetaScore condizente com tamanha traição!
E que sua amante ainda lhe caia em cima com inúmeros nossa vergonhosos com Uber Eats Simulator ou Ifood professional…

Este era um jogo que queria muito comprar e agora vou passar ao lado!

Antonio Lucas
Visitante
Antonio Lucas

Me poupe, você não tem vergonha de escrever isso não? Você vai deixar de jogar um jogo só porque ele vai sair em outra plataforma? Isso é vergonhoso, é fanboylismo ao extremo, deixar de jogar um jogo que queria muito jogar só porque ele vai sair pro PC, depois dizem que os fãs de xbox que são os piores fanboys

Livio
Visitante
Livio

achei legal as associações com K, mas creio que o jogo para PC já foi combinado anteriormente, não houve nada de traição.

Penso o contrário e espero que o jogo se saia bem, estou a espera da minha versão com steelcase

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Entendo seu lado, você é um fã da marca (não estou ofendendo de forma alguma) e tem direito a pensar e comprar o que bem quiser.
Mas realmente acredito que só você irá perder nessa, pois poderá aproveitar o jogo ou deixar a Sony 60 euros (menos que isso claro) mais pobre e ela nem vai ligar.
Certamente esses detalhes são acertados antes, o caso de traição não me faz sentido.

Vai lá, aproveita o jogo mano. Ódio só destrói hehehe. Compra sua cópia pro console e apoia sua plataforma preferida. Esse é um recado bem mais claro.

By-mission
Visitante
By-mission

Meus 60 euros dólares, 240 reais realmente não vão fazer falta… Agora pergunte lá para Ubsoft EA Blizzard afins que perdem bilhões em valor de mercado quando estas resolvem ir contra o seus clientes se os meus 60 euros dólares e 240 reais não fazem falta!

E só uma pergunta se já estava tudo combinado porque só foi avisado faltando dias para o lançamento?

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Já que não aceitou minha sugestão dada de bom intento, devo dizer que a Microsoft tem perdido milhões, talvez bilhões com seu negócio “desagradável”, mas que altamente possível, irá trazer a longo prazo, lucros excelentes não duvido. A Blizzard e Ubisoft já estão um passo a frente vendendo gato por lebre a anos e só fazem pequenas correções de curso.

– Valor de mercado –
Esse é um ponto que engana só pessoas ingênuas. Essas flutuações são normais, as vezes se vê algo em queda seguida de queda, desvalorização com direito a capa da Forbes, mas no retroativo, pode facilmente ver que empresas grandes estão muito melhores agora do que antes, é só abrir a linha de pesquisa não em meses, mas em anos, as vezes é surpreendente.
Estão com suas contas (pessoais principalmente) num estado de sonho.

Quanto a pergunta, caso não faça parte dos acordos iniciais, em breve deveremos ver uma briga judicial.
E mesmo assim, você não irá jogar o jogo que antes gostaria muito de jogar como diz, por pura e simples pirraça?!

Fanboy x Lobos corporativos
Guerra assimétrica hein?!

Sim, os caras vão continuar enriquecendo, cheirando, pegando modelos no horário comercial da segunda feira e você não terá aproveitado seu jogo.
Mas essa escolha é toda sua.

Sem querer fazer chacota, mas, eu jogaria esse game até no Xbox One, caso estivesse esgotado na prateleira do Playstation.

By-mission
Visitante
By-mission

Ouch..
Se olhares como dizes as empresas estão melhores do que antes???
Milhões são milhões, independe de quão bem estes lobos corporativos estejam servidos de modelos ou não.

Eu por exemplo trabalhei por dois anos em uma empresa líder do setor em que atua com faturamento de largos ~ 50 milhões de reais mensais e bastou uma queda de 2,5% para se demitir diretores e os tais lobos corporativistas (com modelos ou não), agora imagine uma EA a perder 3 bilhões de dólares por um único jogo.. uma Ubisoft adiar um não dois mas três jogos GhostR..

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Toda empresa tem os caras que pagam o pato. Eles saem tem 50 na fila pra ocupar o lugar, mas quem comanda o circo mesmo tá lá.
EA, Ubisoft etc o que não falta é gente reclamando e dinheiro entrando.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

A MS certamente tá tomando prejuízo no One mas quase todo mundo já deve ter sacado qual é a deles.
E pelo caminho que o gaming tá indo, eu apostaria que eles tem grande chance de sucesso.

Não sei mas, tenho a impressão de que a maioria das pessoas tem certa antipatia pels MS e só usam seus produtos de sucesso como Windows e Office, por não haver outra opção realmente boa.

No caso dos consoles se eles não estivessem dando jogos praticamente de graça (tem ainda o levante de fanáticos que acharam a plataforma ideal pra ser um troll de sucesso hahaha e tem os fãs reais da época do 360) creio que já tinham fechado as portas, mas eles devem estar aprendendo como funcionam os gastadores e vão mirar neles, além de tirar proveito do seu poderio de Cloud na era em que até o cérebro do usuário estará online.

Play Anywhere foi outra tacada de mestre pra um barco afundando.

De qualquer forma acho a Xbox (divisão) muito incompetente quanto a conteúdo.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Nem a MS faz mais propaganda do play anyware…

Brunoab
Visitante
Brunoab

impede de ter importância.

a MS que gosta de gritar bobagens de tiros no on line disparado, poder de API gráfica, SDK novo etc nunca deixaria de contar vantagem de um sucesso dela.

então concluo que o play anyware é um fracasso.

Do mesmo jeito que concluo que o Gamepass é um fracasso, pq a Sony divulga que tem 1 Milhão de assinantes do PS Now e a MS esconde o numero de assinantes do Gamepass.

Gamepass deve ter 500 mil assinantes pagantes, o resto deve ser conta pagando 1 real… para ser otimista.

Sephirot
Visitante
Sephirot

Mário,
Acredito sim ser uma forte tendencia que os jogos até então exclusivos se tornarem apenas “console exclusivos” a industria de jogos esta cada vez mais competitiva, os orçamentos dos jogos estão cada vez maiores, vc sabe melhor que ninguém que para uma produtora começar a ganhar dinheiro, o game precisa primeiramente se pagar e vender o suficiente para cobrir todos os anos de produção, claro, grandes produções como um God Of War ou The Last of Us podem ter um retorno financeiro mais garantido devido a uma boa base de fãns estabelecida, agora um Days Gone por exemplo, um exclusivo mediano, será que ele sequer pagou os anos de produção investido nele, será que a Sony irá tolerar mais um Days Gone mediano ? Ai que entra os PCs, os públicos de PC e console são muito diferentes, a chance de um migrar para o outro é muito dificil, um cara que viveu com consoles simplesmente não monta um PC do nada, e um cara que tem um PC não sai dele para ir aos consoles, eu digo por mim e pelos meus amigos também do PC, temos jogos que adoramos no PS4, porém ninguém vai comprar um PS4 para jogar 5 ou 6 jogos, porém eu compraria facilmente um Uncharted 4 ou um Spider-man se a Sony tivesse uma loja nos PCs por exemplo, e as empresas estão sacando isso, é sabido também que as empresas como Sony e Microsoft não ganham dinheiro com a venda consoles, em alguns casos elas até perdem dinheiro por que os custos de se montar um console geralmente é mais alto do que o preço final do próprio console, porém o lucro vem da venda de software nesses consoles, no PC as empresas como Sony e Microsoft já contariam com o Hardware pronto, os usuários do PC já montam os seus próprios hardwares, as produtoras first party dos consoles teriam apenas o trabalho de portar o game para os PCs o que não é um grande desafio hoje em dia e vender, é uma fonte de lucro extra muito mais rapido e com um baixo investimento. A microsoft vai seguir trilhando esse caminho, e a Sony provalvelmente não vai deixar a Microsoft abocanhar o PC de maneira tão facil. Essa é minha opnião Mario e eu só vejo vantagem das empresas em ganhar uma fonte de renda extra com uma plataforma que já esta mais do que estabelecida no mercado.
Qual a sua opnião sobre isso ? Vc acha que essa migração de exclusivos para os PCs seria nocivo para o mercado de consoles ?

bruno
Visitante
bruno

Sephirot, com o devido respeito, mas o teu comentario so revela que ignoras completamente o porque de exclusivos existirem.

A Sony nao se poe a financiar jogos porque sim. A Sony fiancia jogos para vender a sua plataforma, e dessa plataforma retira lucros. Os exclusivos sao um meio para atingir um fim e esse fim e a venda de consolas e os lucros obtidos dos servicos.

Ate agora os unicos jogos Sony a irem parar ao PC foram os titulos Quantic Dream, que nunca foi um first party, mas um estudio terceiro que tinha um contrato de exclusividade com a Sony e o titulo do Kojima que e independente.
Antes de comecarmos a assumir isto como uma tendencia ha que ter em consideracao que todos estes titulos estavam presos por contratos de terceiros.

O do Kojima apanhou muita gente desprevenida porque a Sony forneceu tecnologia e pessoal interno para o jogo. Dado que ha excepcao de pequenas entrevistas, mais nenhum anuncio foi feito sobre o jogo ir parar ao PC, e normal que muita gente tenha sido apanhada de surpresa com isto. A Sony tem zero a ganhar em lancar exclusivos no PC dado que sao a unica forma que tem em conseguir angariar clientes para a sua plataforma, ter esses clientesa assinar online e a comprar titulos digitais ou outros jogos na sua plataforma. E assim que o negocio se torna lucrativo.

Sobre os nao darem lucros e os orcamentos maiores, HZD foi financiado com 75 milhoes de euros, e Days Gone teve o mundo aberto feito por 6 pessoas. E tudo uma questao de equilibrio e de gestao.

Alem do mais, se os jogos cada vez mais estao impossiveis de serem feitos entao ninguem os faria mais ou entao estariamos todos ainda na geracao passada.

Sobre Days Gone, chama-lhe o que quiseres mas tanto as pre-vendas como as vendas lhe correram muito bem e a Bend Studio ja esta activamente a contratar para o proximo projeto.

Concordo quando dizes que um cara que sempre jogou em consolas nao vai e monta um PC, mas um cara que tem um PC nao ve problema nenhum em gastar menos que uma placa grafica em comprar uma consola. E isso eu vejo em imensos comentarios em foruns. E muito comum o cara que tem o PC, ter tb a consola para jogar o que nao pode no PC. Portanto, sim o cara que estoura 2000 euros para poder jogar a 60 fps e 4K nao se importa de gastar 400 euros para poder jogar os 5 ou 6 jogos exclusivos na consola.

E algo me diz que todo este barulho de pessoas sobre o fim dos exclusivos e o direito de se poder jogar onde e quando se quer nao passa de um monte de master races arressabiados por verem os melhores graficos em exclusivos consolas e quererem o mesmo nos seus PCs.

Sobre as tuas consideracoes sobre o mercado PC… Por favor!

A Epic financia-se com o fortnite a Valve vende jogos de terceiros com imenso desconto e a MS tem que promover o Windows e o DX12. Ninguem esta no PC so porque o PC e lucrativo. A MS demorou anos a conseguir tentar ter algum acesso e mesmo sim nem agora o consegue, com forte oposicao do Steam!

Se o PC fosse lucrativo para quem faz jogos, EA, UBisoft, Activision nao fariam jogos para consolas. Acredita que estas empresas estao muito mais interessadas no PC lucrativo no que nas consolas!

Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

*OFF TOPIC*
Mário, quis avisar a todos que hoje há uma loja física(RADIO POPULAR ) em Portugal com preços excelentes em tvs Samsung.
Estou agora mesmo a pegar uma 55q70r por 899€.
Creio que vale a pena conferir.
Desculpa se infringi alguma regra do site.

Ennio Rafael
Visitante
Ennio Rafael

Bom, parece que finalmente estão pegando o fio da meada do que eu quis dizer em um artigo anterior, no qual o Bruno me criticou bastante. Death Stranding para o bem, ou para o mal é um divisor de águas, um motor da Sony no PC, chamo isso do início do fim dos exclusivos.

Com relação ao jogo fiz a pré-venda hoje, sou muito fan de ficção científica, pensei em deixar para jogar com gráficos melhores e mais barato no pc, mas o lado fan falou mais alto.

bruno
Visitante
bruno

Pois critiquei. E continuo a dizer que colocar todos os exclusivos no PC é uma má prática. Essa história de que o PC não afecta as consolas é treta e a MS e o desastre que é a Xbox em vendas estão aqui a prova-lo.

E há mais, Dreams tb deve chegar ao PC.. logo os exclusivos Sony a chegar ao PC não ficam aqui.

No entanto, podes ficar surpreso Ennio, mas depois disto tudo eu tinha razão.

A Sony deu um motor de um estúdio interno ao Kojima. Isto teve que lhe dar direitos sobre o trabalho dele e como te recordas a Sony não se põe a oferecer motores para deixar terceiros fazerem o que quiserem..

E tal foi o caso com Death Stranding.

Há uma coisa que este artigo não noticiou…

A empresa que vai publicar o jogo no PC é a 505 Games. Não é uma empresa muito conhecida mas recentemente publicou um título chamado Control de um tal Remedy Studios.

Curiosamente, a Remedy tinha assinado um contrato com eles para 3 jogos, Control foi o primeiro.

Ora recentemente a Sony anunciou que planeia contínua e a adquirir estúdios.

E depois há isto:

https://mobile.twitter.com/PlayStationJobs/status/1166293040446787584

A Sony já está a contratar para a Remedy. Curiosamente, Tb começou a contratar através de externos para a Insomniac, antes de se saber que tinha adquirido o estúdio.

Ora Death Stranding e Dreams são dois títulos que curiosamente fazem o total k tinha sido acordado com a Remedy.

Terá sido um acordo para honrar o compromisso do estúdio?

Mas porque raio a Sony sacrificaria dois exclusivos?

Bem se pensarem no assunto a verdade é que é uma excelente jogada…

O título do Kojima é uma espécie de rede social no jogo, logo que
melhor forma de mantê-lo activo que tendo contributo da comunidade PC?

Dreams, tal como little big planet, Tb ficará dependente da comunidade uma vez que agradecera contributos na criação de níveis. Aliás já quem diga que Dreams é quase como um motor de jogo tipo unreal. Que melhor forma de o manter activo?

E depois Death Stranding chega ao PC através do Vulkan não DX12 algo que suspeito, a AMD vai agradecer.

Isto é como a minha avó dizia:

Não dar o ponto sem nó.

Edit: Foi revelado no reset era o nível de colaboração com a Guerrilha para Death Stranding.

E ao contrário do que se acreditava a Sony não cedeu somente o motor. Muito pessoal de H ZD, colaborou no jogo desde engenheiros a artistas e programadores de IA. São todos listados nos créditos.

Ou seja os direitos da Sony sobre o jogo e futuros projecto s poderão ser muito maiores do que se pensa.

Ennio Rafael
Visitante
Ennio Rafael

Torço que estejas certo. Há uma semana acreditava que os indícios apontavam para DS ser exclusivo em menos de 10 dias já o ver o fato de não ser exclusivo como uma boa jogada da Sony, complicado entender.
Eu queria muito que DS fosse exclusivo, de verdade, sempre fui consolista, agora que estou com um notebook com uma GTX 1050 e pretendo ter um pc gamer no próximo ano. Fiquei triste com essa noticia de DS, mas tudo estava indo nessa direção. Agora a Sony foi muito “microsoft” em revelar apenas uma semana antes do jogo sair. Mudanças na empresa do “bem” e que “só pensa nos gamers” aparentemente estão vindo, acho que não dá mais para colocar a mão no fogo por nenhum exclusivo, e não estou em nenhum momento falando do stream.
E eu que estou certo o Pc esta se tornando o melhor de três mundos, com essa do DS com certeza.
Finalizando você acha que Sony compra a Remedy, ou vai ser só outro exclusivo / temporário / console?

bruno
Visitante
bruno

Concordo com o que dizes de não ser boa prática. Já por isso critiquei a MS na altura por prejudicar a Xbox apesar de entender a empresa afinal o seu negócio é o Windows. Agora a Sony?? Que tem a Sony a ganhar em publicar no PC?

Agora vê em perspectiva: daqui a uns tempos tem a PS5 e Death Stranding não é consensual. A comunidade PC pode manter o título que depende da intervenção de uma comunidade online.

Sobre a Remedy…
Se fosse um contrato para um jogo porque raio se iria por a contratar através da XDEV?

Há vários indícios que apontam nessa direcção…

Primeiro, A Remedy visita a ND, Insomniac e vice versa em diferentes momentos.

Segundo, Shu Yoshida visita a Remedy.

Terceiro, qd a Sony adquiriu a Insomniac, a Remedy deu os
parabéns no Twitter. Não me recordo se Tb foram eles a escrever em tom de piada ‘Tb quero ser adquirido’.

Quarto, Death Stranding Vai logo parar exactamente a publicadora de Control com a qual a Remedy tinha um contrato em que lhes cedia os direitos desse título por 20 anos. A mim cheira-me a um acordo entre as duas partes.

Quinto de forma semelhante ao que ocorreu com a Insomniac, a Sony põe-se a contratar através da XDEV.

Sexto alguns insiders muito antes disto deram a entender que a Sony já adquiriu estúdios e foram mais do que dois e de renome.

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Bruno você teria algum dado para revelar que as vendas de jogos que saem para PC prejudicam as vendas dos consoles?acho muito dificil jogador de Pc querer jogar em consoles e vice versa salvo ai uns 10 a 15% onde nos consoles esta porcentagem pode ser bem mais baixo ainda,na Xbox temos o fator base instalada onde quanto maior o numero maior a possibilidade de vendas.
Acho que se referes ao game pass,pois este sim reflete nas vendas físicas,mas a Mic,tem controle da questão e ao meu ver o game pass(não,não é mendigo pass) trará estas quebras de vendas num futuro próximo.
Sobre DS não sei o que dizer,pois para mim nada reflete em nada se sai no console ou PC,pois sou jogador de console e caso sai somente para PC fico de fora e se sai para ambas fico com o console.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Pelo que tenho lido na internet por conta de Death Stranding PC, ficou mais claro que nunca, os “Sonystas” estão desabando. É um ótimo momento pra perceber quem é jogador e quem é fanboy. Os argumentos começam e até alguns que julgava sensatos estão se mostrando mil grau, passando seu pano.
Já que quase ninguém leva isso a sério mesmo, vou zoar e rir muito tanto dos mil grau azuis quanto dos verdes. Pelo menos pro humor serve muito bem toda essa comoção.

#BoraJogarOndeFor

bruno
Visitante
bruno

Já alguém viu os vídeos da digital foundry sobre o jogo?..

Os gráficos estão soberbos!

Eu não sei que milagre fizeram com o Décima Engine mas aquilo chega a rivalizar com as últimas demos do unreal.

Ah, e para aqueles que continuam a duvidar do uso do gpgpu, que prestem atenção ao vídeo.

Estou curioso até para saber como vai ser no PC. Algo me diz que as AMD vão levar vantagem.

nETTo
Visitante
nETTo

Só um adendo, a IP é da Sony, se foi ao PC deve ter sido por algum acordo com a KP

De toda forma o jogo aparenta ser muito bom e bem feito

De todos os reviews que vi, todos me agradaram. Compra certa

Brunoab
Visitante
Brunoab

a IP pode ser da Sony e o Kojima so concordou em fazer o jogo se ele fosse liberado no PC.

A Sony assim tem certeza que não vai sair no Xbox nem na próxima geração e nem daqui 20 anos.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Sinceramente se a Sony pagou a exclusividade do jogo com recursos em vez de dinheiro, não vejo qual é o problema!
Não fez como a MS que pagou Tomb raider, para o ter exclusivo durante uns tempos….
O jogo é exclusivo na consola Ps4, podendo jogar no pc passado 8 meses.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

E se formos a ver a Sony oferecendo o Engine do jogo e ajuda técnica, obtendo um jogo exclusivo na sua consola, que só sai passado 8 meses no pc, é um excelente negócio!
E se o jogo correr bem em termos de vendas, poderá haver sequelas ou outros jogos do género, com as mesma condições!
É um mau negócio?
Não, porque tem um jogo com impacto mundial na sua consola, que não irá sair na consola concorrente, podendo ser jogado passado 8 meses no PC!
Claramente que a maioria das pessoas sabe que os gamers estão na PlayStation!
Porque em termos de qualidade, oferta e preço está a ser imbatível!

Livio
Visitante
Livio

Fora que anteriormente foi divulgado que a equipe do Kojima fez melhoramentos no motor, ou seja, a Sony/Guerrilha ainda ganhou com atualizações/melhoramentos do Decima

Brunoab
Visitante
Brunoab

Me ocorreu que o contrato com o Kojima deve ter sido feito de um jeito novo, que a Sony até agora nunca tinha feito.

A IP é da Sony mas de cara ela concorda em liberar no PC 1 ano depois, assim ela garante que em nenhuma hipoteses, nem daqui 20 anos, o jogo vai sair no xbox ou switch e ainda ganha uma porcentagem do lucro da venda nos PCs.

Quem não lembra do boato que Gears 1, 2 e 3 remasters iria sair para PS4?

Epic disse “a IP é nossa, vamos lançar no PS4 se vcs, MS, não comprarem da gente”

Sony deve estar se precavendo disso em jogos second party… ela é dona da IP já com a promessa de liberar 1 ano depois no PC.

Daqui para frente, exclusivo do PS4 mesmo só jogo first party… second party vai ter exclusividade temporária e somente vai sair no PC.

Provavelmente se fosse hoje, bloodborne iria ser exclusivo temporário do PS4.

Edson
Visitante
Edson

Entendo totalmente onde quer chegar Bruno, mas creio que esteja olhando as coisas só por um lado. Há muita gente querendo jogar GOW nos pcs e caso um game desses pudesse estar por lá, certamente as vendas do mesmo seriam dobradas em relação ao que são. Sei que exclusivos são sobre atrair clientes para uma plataforma, porém os custos desses jogos hj estão impossibilitando tais investimentos em uma plataforma só. No caso da Microsoft em colocar jogos no pc é muito pelo windows tbm, fora que o Xbox nunca deu tanto dinheiro à MS como o PS deu à Sony, na verdade em muitos casos, xbox deu foi prejuízo, porém não creio que o xbox irá morrer e até msm vejo pontos positivos em seus exclusivos chegarem ao pc, pq agora temos certeza que a MS não deixará de investir em jogos. Tudo que Ewerton disse é como penso e darei um exemplo meu msm. Flight simulator, um game que sou muito fã está chegando aos pcs e xbox one, com isso, comprarei um scarlett para jogá-lo pela retro, além de Forza Horizon que sou muito fã tbm, ou seja, poderia pensar em pc, mas não gosto de pc pelos problemas característicos dele. Prefiro o console em tudo! Sei que há pessoas que podem pensar em ter um pc caso exclusivos cheguem por lá, porém o Consolista nato nem pensa nisso e eu sou um consolista nato.rs

bruno
Visitante
bruno

Ok, as vendas do mesmo ate podiam ser dobradas (nao acredito nisso, mas falo mais em baixo), mas isso afectaria as vendas da consola.

E a Sony nao anda a fazer God of War so para o vender, mas para o vender a ele e a Consola de modo a ganhar mais com os gastos de utilizadores da consola!

Relativamente aos custos… E como eu digo, e me farto de explicar, a Sony admite ate perder dinheiro no jogo, desde que isso signifique mais consolas vendidas!

Portanto todo esse pessoal no PC quer jogar GoW? Tem que comprar a consola.

Tu tens nocao de quanto em media tem gasto um utilizador PS4? 1600 euros fora o que gastou na compra do hardware. isto significa que em jogos (jogos inteiros, mensalidades, add ons e dlcs) cada utilizador gasta em media 1600 euros. E deste numero que a Sony esta a atras. O negocio da Sony sao as consolas, nao e o PC e a Sony so tem a perder se investir no PC, porque perde utilizadores nas consolas!

Mais ainda, mais utilizadores nas consolas mais ganhos nas vendas pode potencialmente ter com os outros excusivos que possui. OU seja, ate aqui tem a perder com o andar a por os jogos no PC!

Agora so um a parte: os jogos no PC nao sao tao lucrativos como nas consolas. Alias, o proprio Ewertom o tem afirmado sem compreender a enormidade do que disse. Jogos no PC nao geram dinheiro suficiente para pagar, pelo menos nao os jogos AAA! Se gerassem acredita que EA, Ubisoft e outras nao andavam a gastar dinheiro a fazer jogos nas consolas!

bruno
Visitante
bruno

Foi hoje divulgado que para além dos 70 devs da Guerilla Games, este título tb contou com apoio da Insomniac e da Bend Studio.

Ou seja o apoio da parte da Sony foi maior que o esperado.

Eu não me consigo deixar de perguntar, após isto, porque é que a Sony não contratou logo o tipo, e o meteu no Japan Studio?

Kojima seria o líder ideal para esse estúdio que está um pouco à deriva. E a Sony enquanto empresa de Videojogos e produtora de filmes seria a casa ideal.

Por outro lado, no Halloween a Bluepoint Games twitou uma mensagem muito misteriosa onde deixou pistas de vários títulos, entre eles Silent Hill , Castlevania e Metal Gear Solid. Pode ter sido no gozo com insiders e pessoal de fóruns. Ou não..

Ora, qd a separação ocorreu, a Konami estava numa Vendetta contra o Kojima. Não lhe pagou salário e estava mesmo a tentar bloquear-lhe oportunidades futuras. Pior, nos últimos meses de desenvolvimento de MGS5 o tipo tinha que chefear a equipa de desenvolvimento numa sala searada e desconectada do resto da empresa.

Perguntou-me se teria sido algum acordo com a Konami e mantiveram o Kojima a parte por algum motivo..

José Galvão
Membro

@Bruno

Na realidade o Japan Studio chama-se Japan Studios isto porque são vários estúdios que apesar de produzirem jogos, fornecem apoio a estúdios second party japoneses, da mesma forma que que na Europa existe a Xdev e nos States a Sony Santa Mónica.
O Japan Studios fez recentemente o que para muitos, eu próprio incluído, o melhor jogo de VR que existe, o Astro Bot, e segundo consta, a ideia e conceito do Bloodborne é deles embora quem tenha feito o jogo foi a From Software.
Não existe problema algum com a Japan Studios, posso-te mesmo dizer que fizeram alguns dos jogos mais criativos e originais da história da Playstation.

bruno
Visitante
bruno

Sobre o nome , nao tinha essa nocao. O website efectivamente aponta para o Japan Studio. Talvez haja dois ramos…

https://www.playstation.com/pt-pt/footer/about-us/world-wide-studios/sie-japan-studio/

Eu nao ignoro a qualidade do output passado. Gravity Rush, ICO, Shadow of The Collossus e ate Forbbiden Siren.

Apenas critico a produtividade.

Jogos lancados de forma independente: Gravity Rush 2, Knack e Knack 2. Nao estou a criticar os titulos, mas como raio so entregam isto com a quantidade de pessoal la a trabalhar?

Depois so deram suporte a: Bloodborne (nao sei sobre o conceito, o que sei e que o design e implementacao foi quase todo da Form), e Remake de Shadow of the Collossus em pareceria com a Bluepoint.

Em comparacao:

Guerrilha: Killzone SF e Horizon ZD, e Death Stranding.

ND: Uncharted 4, Uncharted TLL e TLoU part 2 para alem do remaster do primeiro.

SMS: God of War e The Order 1886 (em apoio);

Insomniac: Ratchet e Clanck, Spiderman, e Sunset Overdrive.

Nao so os outros estudios tem menor envergadura, como menos pessoal e tiveram melhor output.

Como se explica que o maior estudio de todos o que a Sony possui (em termos de pessoal), produza tanto com tao menos valor de producao?

Os jogos entregues nao tem mal, mas deviam ser mais ou melhor.

Alias, a Santa Monica tb da apoio a terceiros e no entanto entregou God of War.

Livio
Visitante
Livio

Creio que sairá bem na frente a empresa que adquirir os 3 jogos citados acima.

O Kojima deu a dica que poderá produzir algo parecido com o P.T.

bruno
Visitante
bruno

E so sao 3, ha mais referenciados!

Este e o texto na sua totalidade:

“So clam this spooky night. A symphony of rumors – not one, but two – return from shadow. A resistance to dart home as black monsters escape twisted hills to wander lands and syphon souls. Filter your candy collections, soft from solid, and be eco-friendly. Have a metal halloween.”

Para alem dos que referi antes, tens:

Resistance;
Syphon Filter;
Jak and Daxter;
Dark Souls;

E estes foi dos que me dei conta.

O que se sabe sobre a Bluepoint e isto:
– Esta a trabalhar num titulo PS5;
– E um porjecto de maior escala, ou maior importancia que Shadow of the Collossus;
– Nao e apenas um remake, e um reimaginar de algo.

Daqui conclui-se que: e uma serie existente e nao um novo IP, relativamente conhecido e sera um reboot.

Livio
Visitante
Livio

Ou a indicação de uma possível aquisição por parte da Sony a ser revelada, quem saiba, no próximo mês

Livio
Visitante
Livio

Ico ainda não teve remake, não é? Pq lembrei dele ao ler a parte com “shadow”

bruno
Visitante
bruno

Não. Teria gostado que a Bluepoint o tivesse feito ainda nesta geração.

Livio
Visitante
Livio

Daí ficaria a trilogia no PS4, embora não tenha comprado o Colossus para PS4, preferi ficar com as versões do PS3 com o 3D ativado.

Livio
Visitante
Livio