DirectX 12 é basicamente uma copia do Mantle? A prova… está no pudim!

AMD-Spoof

A AMD lançou o Mantle devido à inoperância da Microsoft em lançar um API de baixo nível para o PC. Pouco depois o DX 12 aparece, e são curiosas a quantidade de semelhanças que o API possui com o Mantle. Daí que os rumores de que o DX é uma cópia do Mantle tenham aparecido mal as primeiras especificações apareceram.

AMD-Spoof

A Microsoft tinha realmente o DirectX 12 quando o Mantle apareceu? Ou será que pegou no API da Xbox One e o adaptou para o DX 12 apenas quando o Mantle foi divulgado, baseando-se no API da AMD, e acrescentando aquilo que estava em falta?

A realidade é que a AMD apresentou o Mantle em Dezembro de 2013 ainda nunca ninguem tinha ouvido falar de um DirectX 12. Mas pouco depois a Microsoft aparece a falar do seu DX 12 que seria lançado dali a cerca de dois anos (finais de 2015). Curiosamente, as semelhanças entre o DirectX 12 e o Mantle, à medida que a Microsoft divulgava dados, eram enormes, com capacidades e metodologias de funcionamento em tudo semelhantes.

Daí que a ideia de que o DirectX 12 não existia na altura e que terá começado a ser desenvolvido baseado no API da Xbox One e copiando o Mantle, apareceu!

Essa ideia é um rumor que tem circulado desde sempre devido às tremendas semelhanças entre os APIs, mas que parece ganhar força agora que a Microsoft lançou alguma documentação sobre o mesmo. É que os textos não só descrevem metodologias internas de funcionamento do API em tudo idênticas, como a Microsoft nem se terá dignado a alterar os textos da AMD de forma à cópia não ser perceptível.

Eis a prova:

Doc-AMDvsMicrosoft

Naturalmente o documento tem as devidas adaptações à realidade do código da Microsoft, mas torna-se claro que o texto base é o mesmo, assim como a metodologia base é igualmente a mesma.

As partes a amarelo comprovam-no!

O documento original da AMD está aqui. Já a versão da Microsoft foi removida como podem ver se seguirem o link (a cópia que inicialmente tinha linkado com o cache da Google tambem foi agora apagada). No entanto, como podem ver, o link para a Microsoft não é inválido, apenas possui o conteúdo removido. Algo que era expectável mal a situação se tornou conhecida e publicitada no Twitter por Robert Menzel. Mas fica a prova na imagem de cima!

O seguinte website explica a história. Traduzam se o alemão não for o vosso forte.

Será o DirectX 12 uma cópia do Mantle? A prova está no pudim! Come quem gosta, quem não quiser… deixa no prato!

Publicidade

Posts Relacionados