Especulação: Que consola seria possível criar em finais de 2018?

A Scorpio sai em 2017. Mas se alguem resolvesse lançar uma consola em 2018, que especificações poderia essa consola ter nessa altura?

Em tempos escrevemos aqui um artigo que dava a conhecer que o Roadmap da AMD dava pano para mangas para eventuais super consolas já em 2018!

O presente artigo retoma a temática, repetindo muito do que já tinha sido referido anteriormente, mas atualizando a informação com dados sobre o CPU e uma ideia geral sobre custos!

A Scorpio!

Todos sabemos as especificações da Scorpio (parte ainda especulado, outra já confirmada)!

Arquitectura Polaris com extensões Navi, com 6 Tflops, CPU de 8 núcleos Zen, 12 GB de RAM e 320 GB/s de largura de banda!



Especificações impressionantes para uma consola, e que usam do melhor hardware que está disponível na altura, Só não usando mais por questões de preço e consumo!

Os CPUs Zen serão novidade absoluta na altura do lançamento da consola, e o GPU Vega só não foi considerado por questões de preço e consumo, sendo que a Polaris na altura terá mais de um ano de idade, e como tal será bem mais acessível!

Mas e preço? Mesmo assim a consola não será tão barata como uma One ou PS4. O seu hardware superior quase que garante isso! Mas isso não impedirá as vendas! Afinal as especificações são extraordinariamente boas, e certamente a consola trará, tal como a PS4 Pro, melhorias aos modos 1080p.

Mas e se esta consola fosse criada para 2018, ou a Sony respondesse nessa altura, o que seria possível fazer-se nessa altura?

GPU

Repetindo o que já tinha sido referido num artigo anterior, de acordo com o Roadmap da AMD, os Navi já estarão disponíveis para uma consola em finais de 2018 mas, tal como a Microsoft fez ao optar por GPU com algum tempo de mercado, o mais certo é que este GPU não seja escolhido pelos mesmos motivos: O preço!

Assim, e tal como a Microsoft fez para a Scorpio, a ser criada uma consola para esta data a escolha teria de recair sobre um GPU já com algum tempo de mercado para descer os custos. E tal colocaria os Navi de lado, tornando a arquitectura Vega a ideal!

E que GPUs com arquitectura Vega teremos disponíveis em 2018?

Bem, o Vega estrear-se-á em 2017 com o Vega 10, com 225 Watts de consumo e 12 Tflops.

Mas ainda em 2017 a AMD planeia lançar um Dual Vega 10, que aumentará a capacidade para 24 Tflops, subindo o consumo em apenas 75 Watts (para 300 Watts). Valores de consumo extremamente atractivos, especialmente para um GPU Duplo, e que em 2018 terá também um ano de mercado! No entanto, diga-se que a sua maior valia, o ser um GPU duplo, é também o seu maior problema: A ser escolhido para uma consola, o seu custo não seria exactamente baixo!

Mas eis que surge aqui uma curiosidade enorme! A AMD planeia um novo GPU para inícios de 2018, perfeitamente a tempo de poder ser usado numa consola: o Vega 20.

E o que é este Vega 20? Nada mais do que uma atualização do Dual Vega 10 de 14 nm para 7 nm.

Este GPU de 24 Tflops, ao descer de 14 para 7 nm torna-se basicamente muito atractivo a nível de preço e, Tal como o Polaris alterado da Microsoft é baseado numa arquitectura igualmente com um ano.



A mudança de litografia melhora-o ainda a nível de consumos e ele passará a ser muito mais atraente para uma consola ao consumir apenas 150 Watts!

Basicamente, quer este fosse ou não o GPU adoptado por uma hipotética consola criada para finais de 2018, ele existiria no mercado e com condições para poder ser usado. E isso implicaria:

GPU com 24 Tflops, arquitectura Vega com extensões Navi

RAM

Sem discutirmos a quantidade, uma vez que isso seria algo especulativo e não baseado em nenhum roadmap, acreditamos que 16 GB seria o ideal para ganhos de nova geração. Mas no entanto aqui não pretendemos falar da quantidade, mas sim da largura de banda.

E em 2018 teremos as memórias HBM2 capazes de 1 TB/s de largura de banda. E que são suportadas pelo Vega 20!

Naturalmente não acreditamos que seja necessário algo deste género para uma consola, mas o certo é que a tecnologia estaria no mercado e poderia ser usada. E isso implicaria

16 GB HBM2 com 1 TB/s de largura de banda



CPU

A seguirmos o modelo da Microsoft o ideal era que a consola usasse um CPU acabadinho de lançar e com a maior performance possível. E curiosamente a AMD tem um CPU desses para essa data!

Um CPU baseado na arquitectura sucessora da Zen, o Zen Plus, e que trará ganhos de IPC (instruções por ciclo), mesmo face ao Zen. Estamos a falar dos Grey Hawk!

Este é um CPU de 4 núcleos, o quer dizer que, a ser construída uma consola com este CPU, a mesma teria de obedecer ao atual esquema da PS4 e Xbox One, usado dois processadores, o que face ao seu consumo de apenas 10Watts por cada 4 Núcleos não seria um problema.

Curiosidade ou não, este CPU será fabricado na mesma litografia da Vega 20, 7 nm, o que quer dizer que a integração dos dois produtos num APU de baixo consumo é perfeitamente viável!

Conclusões

Que preço teria esta consola?  Seria difícil de dizer, mas ao seguir o mesmo esquema de escolhas da Scorpio o seu custo em 2018 deveria andar aproximado do desta consola em 2017. Algo que poderia ser depois ajustado com absorção de prejuízos nas vendas, como muitas vezes aconteceu no passado!

A questão é que, mesmo que ligeiramente mais cara que uma Scorpio, esta consola a ser lançada em 2018 seria muito mais atractiva! Aqui não só teríamos performance para os 4K, mas para evoluir os 4K e criar aquilo que efectivamente seria uma nova geração.

E mais ainda, o timming do seu lançamento parece o ideal uma vez que não os Roadmaps existentes não preveem nenhum salto de performance tão grande nos próximos tempos.

Assim, torna-se possível criar uma consola para 2018 com as seguintes especificações:

GPU com 24 Tflops, arquitectura Vega com extensões Navi, CPU de 8 Núcleos Zen Plus, 16 GB de Ram e 1 TB/s de largura de banda

Diga-se que com isto, face ao que a Scorpio oferecerá em 2017 a consola valeria certamente a pena. Mesmo que o seu preço fosse mais elevado!  Tal seria uma consola 13,3 vezes superior à PS4, 18,3 vezes superior à Xbox One, e 4X superior à Scorpio!

 



Posts Relacionados