Freesync chega às consolas XBox

Não há aqui nenhuma novidade excepto a confirmação e implementação de uma possibilidade que já tínhamos referido aqui na PCManias.

Quando a Xbox One X foi anunciada muito se falou sobre o seu suporte Freesync e mesmo VRR. Estas tecnologias foram prometidas para a Xbox One X, mas já em Abril de 2017 referiamos que, segundo o que podiamos apurar, e sem grandes certezas pois na altura os dados eram escassos, elas não seriam exclusivo da consola, tendo sido escrito este artigo.

Ali dávamos a conhecer que o VRR só poderia ser usado em consolas com HDMI 2.0, nomeadamente a PS4 Pro, a Xbox One S e a Xbox One X (a Xbox One X é HDMI 2.0 e não HDMI 2.1 ao contrário do que possam ler em outros locais).

Já o Freesync 2.0 era mais difícil de se responder que consolas o suportariam de forma simplista. Mas se leram o artigo perceberão que com excepção da Xbox Original que fica limitada ao Freesync 1, todas as restantes consolas do mercado estão aptas a receber o Freesync 2. Como referido, na Xbox Original apenas poderia ser implementada a versão 1 do Freesync, incapaz da compensação de fotogramas, mesmo assim capaz da alteração dinâmica . Note-se que apesar desta versão ter menos características e capacidades que a 2.0, ela continua a ser funcional naquilo que se propõem fazer.

Ora a Microsoft veio agora dar a conhecer a efectivação desse suporte nas suas consolas XBox One (Freesync 1) Xbox One S e Xbox One X (ambas Freesync 2). Tal requer um monitor com suporte à tecnologia (televisões que suportem a tecnologia ainda não existem no mercado), mas tal não invalida que a tecnologia possa ser usada desde já por quem possua um ecrã desse tipo.



 



Posts Relacionados