Galaxy S10 poderá ter 4 versões

Aparelhos com diferentes dimensões de ecrã são uma situação de escolha, gosto e mesmo facilidade de uso e comodidade. Mas quando as mudanças vão para além disso, o que temos não são variantes do mesmo telefone, mas sim telefones com o mesmo nome!

Uma das coisas que a Apple iniciou e que rapidamente o mundo Android copiou, foi o lançamento de vários produtos, com especificações diferentes, mas que são vendidos como sendo produtos da mesma gama e modelo.

Vejamos por exemplo os casos do iPhone 8 e do Galaxy S9:

iPhone 8 vs iPhone 8 Plus – diferenças

Aceitando que a diferença de dimensões de ecrã se deve a um alcance de uma maior gama de público, devido a facilidade de transporte, de uso e mesmo comodidades diversas, sendo que esta deveria ser a única diferença entre os modelos, que mais separa estes dois telefones?



Bem, os ecrãs não possuem apenas diferenças no tamanho, mas igualmente na resolução, sendo que o modelo de 4.7″ possui uma resolução inferior de 1334×750 contra os 1920×1080 do modelo plus de 5.5″. Mas curiosamente o modelo inferior possui um contraste superior de 1400:1, ao passo que o plus se fica pelos 1300:1.

Isso quer dizer que não só o ecrã não é igual, como o aumento de resolução não se destina a manter os DPIs do ecrã igual nos dois telefones (401 ppi no plus contra 326 ppi no 8 standard). Na realidade, ao haver diferenças nos contrastes há diferenças na qualidade de apresentação do ecrã, algo que não deveria existir.

A câmara também é diferente em ambos os telefones. O iPhone 8 tem uma câmara de 12 megapixels com uma abertura f/1.8 e zoom digital de 5x. Já o Plus possui a mesma câmara de 12 megapixels com abertura f/1.8, mas possui outra câmara de 12 megapixels com abertura f/2.8 para zoom analógico de 2x e digital de 10x. Outras diferenças existem nos modos de fotografia.

A diferença restante encontra-se na RAM, com o iPhone 8 a ter 2 GB de RAM e o iPhone 8 Plus a ter 3 GB de RAM.

Galaxy S9 vs S9 Plus – diferenças

A Samsung entrou exactamente pelo mesmo caminho da Apple, tendo porém tido o cuidado de manter o mesmo ecrã e suas características em ambos os telefones (mudando apenas os DPIs pela variação de tamanho  de 5.8″ no S9 para 6.2″ no S9+).

Mas a câmara do S9+ é de 12+12 Mp, ao passo que a do S9 standard é de apenas 12 MP. A RAM no + tambem sobe para 6 GB contra 4 no S9 standard.



Conclusão

Aqui não temos duas versões dos mesmos telefones, mas com diferentes dimensões. Em ambos os casos temos dois telefones, que partilham muitas semelhanças, mas diferentes, sendo no entanto referidos como da mesma familia.

E perante esta situação, o que temos não são então modelos de tamanho diferentes, mas sim modelos para diversas carteiras. Modelos para quem pode pagar mais e para quem quer o topo, mas não quer pagar tanto. Basicamente um tipo de situação que, pessoalmente, não me agrada. Sou da opinião que os telefones a terem a mesma designação devem partilhar todas as caracteristicas e não apenas algumas, e se isso os torna mais caros, há sempre outros modelos no mercado como alternativa.

Ora com o Galaxy S10 a coisa não vai mudar, e a Samsung desta vez prevê, não um, mas quatro modelos diferentes do seu novo topo de gama. Uma absoluta deturpação do conceito que a Samsung leva ao extremo ao criar modelos para outros mercados com processadores (Qualcom nos EUA, Exynos na Europa) e mesmo quantidades de RAM diferentes (8 GB no S9+ na Asia, 6 GB na Europa).

Esta situação não é novidade, e os rumores sobre 3 ou mais modelos existem já faz bastante tempo. Foi aliás esse o motivo pelo qual, sendo cliente Samsung desde que abandonei a Apple no iPhone 5, optei recentemente pela compra de um Huawey Mate 20 Pro, e que me tem deixado ultra satisfeito, particularmente pela qualidade absolutamente assombrosa e sem igual da sua câmara fotográfica (da qual poderei vir a falar em breve).

Claro que esta é uma situação de opinião e escolha pessoal, outros podem não pensar da mesma forma, pelo que as linhas de cima devem ser interpretadas por aquilo que são, uma opinião.

Entretanto, e não se sabendo que outras diferenças existirão (e elas existirão, passando pela RAM, Câmara e), fica com as dimensões de ecrã das quatro variantes do S10 que se afirmam virão a existir:

The exact size of the future Galaxy phone screen:
S10 Lite: 5.75 inches
S10: 6.11 inches
S10+: 6.44 inches
S10 5G version: 6.66 inches
Note10: 6.75 inches – said Ice Universe via Twitter

 

 



Posts Relacionados

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of