Primeiro foi a Activision que retirou os seus jogos do serviço. Depois veio a Bethesda fazer o mesmo, e agora foi a 2K Games. Quem mais se seguirá?
Vários editores estão a remover os seus jogos do Geforce Now. E o motivo é simples.
A ver se conseguimos explicar isto de uma forma clara para todos, algo que ainda não consegui ver em outros sites!
Quer as pessoas compreendam isto ou não, um jogo digital e um jogo físico são coisas diferentes. Que oferecem posse diferente e direitos diferentes.
Se um bem físico é nosso, e até o podemos vender, um digital… não! Basicamente um jogo digital não é mais do que uma licença para se usar um produto virtual, de acordo com os acordos estipulados na licença, tanto de quem o produz, como de quem o vende. Diga-se que estas licenças também colocam restrições ao físico, como por exemplo a criação de cópias, mas seja como for, são restrições diferentes.
Ora a licença dada nos jogos digitais é para que possam jogar o jogo. Ela não inclui nada que permite a uma empresa terceira redistribuir o jogo. A licença foi realizada entre o produtor e vendedor e o cliente e não engloba terceiros.
E é isso que a Nvidia está a fazer com o seu Geforce Now. Está-se a colocar no meio alugando-vos uma máquina virtual, e usando uma cópia que não é a vossa do jogo digital para vos fornecer supostamente a mesma coisa. A questão é que mesmo que consideremos que no fundo o jogo é o mesmo, e que não há diferença nenhuma, os acordos de licenciamento do jogo que existem implícitos na compra do mesmo não incluem a Nvidia e como tal não dão à Nvidia o direito de acesso ao jogo para que ela o possa redistribuir.
O serviço da Nvidia não é um sistema de aluguer, pois nesse caso a Nvidia teria de ter pago licenciamento dos jogos que possui para alugar. É um serviço que se apoia no facto de o cliente já ter o jogo para fugir a esses pagamentos, ignorando que o licenciamento realizado não a autoriza a aceder ao software.
Basicamente a Nvidia está-se a meter no meio de um negócio de venda e distribuição, e sem querer dar justificações a ninguém, nem pagando licenças por isso.
Há ainda outra questão importante. O Geforce Now, ao aparecer assim no meio, torna os jogos ali distribuidos como concorrente a produtos para dispositivos móveis que os mesmos produtores possam ter.
Por exemplo, quando vocês vão a um Cyber café jogar um jogo, é irrelevante se vocês o possuem ou não. O café tem de pagar uma licença para poder ter o jogo para vocês jogarem. Porque motivo a Nvidia acha que deveria ser diferente?
E nesse sentido a Activision, a Bethesda e agora a 2K games retiraram os seus jogos do serviço. Mas, pelos motivos expostos, certamente mais se seguirão!
Mário, no início do artigo, há uma menção ao *PSnow* creio que essa menção está equivocada.
Exacto… Obrigado. Já corrigi!
Faltou dizer algumas coisas Mario.
Primeiro que a nVidia cobra 5 euros por mes para membros. Existe um gratis sim, mas sem RTX e com sessoes so de uma Hora – o que equivale a nada.
Portanto, basicamente, a nVidia estava a ganhar dinheiro, disponibilizando jogos nos seus servicos que nao foram comprados la ( comprados num outra loja) a utilizadores que os compraram noutros servicos. Oficialmente a empresa cobra pelo uso do hardware e tem la os jogos, nos seus servidores, mas se o cliente o tiver adquirido noutro sitio (pex. o steam), a empresa que fez o jogo nao recebe nada pelo uso.
E bastante complicado porque, se olharmos para o que se passa no Stadia ou PS Now, que no fundo sao servicos de streaming como o Geforce Now, as empresas produtoras do titulo recebem por numero de horas x utilizadores que jogam o titulo. Isso nao ocorre no Geforce Now, se o utilizador tiver aquirido o titulo noutro local.
Ou seja ha dois pontos de vista: de um lado o cliente que basicamente esta a pagar uma renda pelo uso do hardware em si, ao invez de comprar a placa grafica. E por isso, se ele comprou um jogo e tem o jogo, o esta em pleno direito de o jogar seja numa placa RTX ou AMD se a tivesse comprado fisicamente. Assim, sendo, esta tb em todo o seu direito se decidir usar o jogo que adquiriu mas em vez de comprar a placa fazer aluguer de uma e correr o jogo remotamente pela Cloud.E e aqui que a nVidia pega nisto.
Contudo, ha tb o ponto de vista da empresa que faz o jogo: em termos de funcionamento, o Geforce Now nao e diferente do PS Now, Stadia ou XCloud. E um servico de streaming, uma plataforma e tecnicamente uma loja online que esta a “vender o jogo”. Mas ao inves de vender, esta a receber uma renda e a dar acesso aos titulos. Logo deveria dar as empresas dinheiro pelo acesso que esta a permitir.
Isto e um embroglio enorme, e a Nvidia acaba de criar mais um entrave ao Streaming/subscricoes.
A questao aqui e, esta a dar acesso ao que? Se a nVidia afirmar que nao esta a receber a renda pelos jogos, mas pelo hardware e que tem dirieto e “alugar o seu hardware” publicamenbte tem razao. Porque nao esta a receber pelo jogo, mas pelo hardware.
Por outro lado, que seguranca as empresas que la disponibilizam os titulos tem de que efectivamente a empresa paga do acesso ao jogo? Se permtirem isto e como permitir todos os outroa servicos de streaming de fazerem o mesmo e todos alegarem que nao disponibilizam os titulos, apenas os correm em hardware e alugam esse hardware.
Mais um dos perigos do streaming e nao me admira que os DEVs estejam a olhar para o streaming como a pior coisa do mundo. Eu acho que as subscricoes nao vao durar muito tempo, porque isto assim nao pode continuar e os DEVs em menos de nada devem fazer pressao para que terminem.
Uma consequencia, se as subscricoes forem para a frente, ou como muitos chamam aqui “o grande servico aos jogadores”,e com este cenario em cima da mesa, seja que os jogadores tenham que comprar o jogo full price e depois ainda pagar para acesso as plataformas de streaming. Que sera como pagar por alugar o hardware no qual se joga.
Teoricamente, sera como comprar a consola. Na realidade, pode ser muito pior. Porque as consolas podem ser compradas usadas, ou em desconto enquanto, num preco como o geforce now paga-se para ai 360 euros pelo acesso a plataforma em 6 anos. Numa platafroma nova em inicio de geracao e ate atractivo… mas se olharmos para quem adquire a meio, ou em promocoes da blackfriday nem por isso. Eu troquei o meu modelo fat por um slim (tecnicamente nao troquei, por motivos pessoais tive que me mudar e acabei por oferecer a minha consola a um afilhado tendo depois adquirido outra quando ja estava instalado, passado meio ano), e so paguei 170 euros. Uma pessoa que so adquiriu neste ponto, poupa muito mais com o modelo fisico.
Um complemento muito interessante Bruno… Autorizas-me a que copie o comentário e o coloque no fundo do Artigo?
Desculpa a demora. É claro que sim. E se numa próxima estiveres interessado está à vontade.
[OFF] https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-inside-xbox-series-x-full-specs
Microsoft Revelou tudo sobre o xbox series X
Esperando o artigo do Mário para amanhã ou quarta destrinchando essa belezura, na visão dele.
16gb
10gb bus 560gb/s pra jogos
6gb bus 360gb/s pro sistema e multi task
achei pouco pra jogos
Não importa só a quantidade mas a velocidade de acesso.
Parece-me uma maravilha de consola!
Bem balanceada e poderosa!
Acho que a coisa mais importante a retirar da entrevista e esta… a medida do SOC e de 360 mm2. O chip revelado ha algum tempo atras tinha 400 mm2. Eu acho que a series X nao sera o topo de gama da MS, mas a consola de meio tier. E por isso revelaram as specs ja.
Ou seja poderao chegar a haver 3 gamas: alta, media e baixa para a nova geracao. A alta sera para os 8K (a acreditar no que estava escrito no chip.)
Por outro lado, a configuracao do GPU com 56 CU no total, nao bate certo com o que sabemos ate agora da RDNA.
56 sao 28 WGP, o que da SE com 14 WGP, se for um unico GPU. Eu acho que pegaram na Navi 10, e acrescentaram mais uma fila de 4 WGP em cada SE. E so 2 estao desactivados.
Será? Se for a MS está escondendo muito bem esse segredo. embora já sabemos que por se tratar de “Series X” outros consoles iram existir.
Desculpe se parecer fanboy mas…
Enquanto no dia de hoje a dona Sony divulga a apunhalada pelas costas, uma screenshot de Horizon Zero Ex-clusivo em ultrawide, a Microsoft apresenta a melhor console que se pode imaginar com Ray tracing, 12tflops, loading de 10 segundos e ainda roda 4 jogos de Xbox One ao mesmo tempo…
ACORDA SONY….
Nao que eu defenda a punhalada nas costas devido aos ex-clusivos…
Mas a Microsoft tb nao e estranha a isso. A Sony apenas desceu ao mesmo nivel.
Pois o líder copiando o último colocado…
E pior agora o último colocado está com uma Ferrari nas mãos…
Só eu estou vendo a tremenda burrice que a Sony tá fazendo…
By-Mission… aqui entre nós, e sabes que eu discordo dessa vossa posição, creio que darias um terrível CEO para uma empresa como esta.
Para começar não podes dizer que a Sony está a fazer burrices… Burrices porque? O que sabes? Nada!
A única coisa que podes referir é que a Sony ainda não revelou nada. Mas nem isso é um verdadeiro argumento. Nada obriga a Sony a revelar ao mesmo tempo da Microsoft. Era o que faltava se os timmings de uma empresa obrigassem a outra. Cada empresa tem os seus timmings. Ambas sabem que as consolas deverão sair em Novembro de 2020 (deverão… pois neste momento já não sei). E isso quer dizer que estamos a 8 meses… OITO MESES… Isso é mais que o tempo que marcas como a Samsung tem entre dois lançamentos de topos de gama.
A devido tempo, e com antecedência mais do que necessária terás dados sobre ambas as consolas. Mas não necessariamente ao mesmo tempo. E se isso aconteceu no passado foi porque ambas as empresas entenderam que sim. Agora entendem que não… mas garantidamente ninguém irá comprar uma consola sem saber o que está lá! Por isso não há nada a dizer, nem a acusar.
Quanto ao líder copiar o último, não se trata disso. Trata-se de coerência de negócio. A imagem tem um valor, um valor intangível, que deve ser preservado. Mas o dinheiro vivo é que dá de comer. Se fores um heroi, uma pessoa que salvou o mundo, aplaudida em todo o mundo, mas não tiveres o que comer, não comes fama! Aquilo faz parte da tua imagem, é um valor que tens, mas não é palpável. Não o comes. Já o dinheiro comes!
Os exclusivos no PC são um risco. Pode dar para o certo, pode dar para o torto. Mas são um risco que tem solução. Pára-se com eles e acabou!
Ou seja, a PS não está a colocar nada em causa, está a avaliar. A analisar o que realmente poderá ser mais vantajoso para a marca. O dinheiro, ou a imagem dos exclusivos. Porque o segundo é algo que não tem um valor definido. Pode ser algo que vale milhões… ou que face ao que os jogos rendem… não vale nada.
E nesse sentido a Sony não está a copiar o último. Está a ser uma empresa inteligente. A sondar o mercado, a ver o que sai dali. Se há vantagens ou desvantagens!
Eu pessoalmente não consigo ver o cenário preto que vocês pintam. Não consigo mesmo!
Mas a questão é que, como eu sempre afirmei, apesar que muitos duvidam, não tenho cor nos óculos, e se calhar é isso que me permite ver as coisas com mais liberdade.
Pois Mario… Infelizmente, como te expliquei mesmo o parar pode nao dar para fazer. E esse e o motivo da tamanha descrenca e por isso e que lancar no PC e uma decisao perigosa.
Cria a expectativa, e nao ha declaracao nenhuma no mundo que inverta isso, sobretudo com a emprea apanhada em contradicao como o esta a ser.
E o By-Mission tem razao. Esta atitude tao proximo da proxima geracao… e o pior timing. Podiam aguardar ate depois do lancamento. Nao corrige as asneira, mas pelo menos evita o potencial de dar cabo da adocao inicial.
Eu entendo seu ponto de vista Mário. Mas pra mim colocar exclusivos no PC é um péssimo negócio pro Playstation na minha humilde opinião.
E está certo, nós não sabemos o que está acontecendo lá na empresa, mas pra mim, não é coisa boa.
Concordo contigo Mário eu seria um péssimo CEO mas não por não ver as oportunidades que podem até dar certo ou não, mas sim por não perder o que eu já conquistei…
Há um ditado bem explicativo sobre esta situação:
“Mais vale um pássaro na mão, do dois voando”
Os clientes da plataforma Playstation são da PS e os clientes da plataforma PC são do PC!
Assim como estes podem se tornar cliente da Playstation,. Os clientes da PS podem se tornar clientes do PC… Agora a Sony abrir mão dos seu clientes para buscar novos em uma plataforma que ela vai lançar seus jogos???
Quando a malta da Xbox foi toda para o PC e nem mesmo o gamepass e exclusivo do console suas vendas praticamente estagnaram! Digo não sou eu mas o VG chartz o diz mesmo a One X sendo fantástica as vendas não foram para frente… Digo a Sony dona dos estúdios, dono da PS, lança seus jogos até para microondas se assim agora se isto é uma boa ideia aí está mais que óbvio que não.
Mário,não é por nada, mas este filme está já a fazer lembrar o do Ps3, ou a sony acerta o que esta a tentar fazer, ou vai por um buraco que não tem MAIS volta a dar, sei que não sou ceo de nenhuma empresasm, mas a visão que me toca, enquanto estiveram lá a chefia japonesa, a PlayStation conseguiu se reguer nesta gen, enquanto na proxima esta um chefia europeia, com a mente de fazer dinheiro e mandar lixar os fãs, e é ai que esta o perigo de enviar jogos exclusivos, para PC, eu como fã da Sony, principalmente PlayStation sempre fui passar a mensagem que a PlayStation tinha os mentores jogos que no Pc não se tinha, e ela sempre nos ofereceu jogos top, mesmo não sendo o sistema top das galáxias ela dava suporte com os seus imersos jogos exclusivos, e isso nunca nós fazia sentir inferior em relação ao PC, podíamos ter os jogos mais feios teoricamente falando, mas tínhamos os menhores jogos que só ai se podia jogar,e com isso ela criou um império com a PlayStation e uma fan base gigante, e acredito eu que ela mecheu com 1/3 nessa fan base que tanto admirava a PlayStation ao enviar o HZD para PC, o que outrora salvou o ps3 foi a base de fãs que tinha e ter exclusivos únicos, com isto quero dizer que o silêncio da sony é assustador, e perdeu no mínimo 1/3 dos fãs PlayStation e com o início do ps5 ele vai pagar as favas por causa dessa nova chefia que não souve agradar aos fãs, um exemplo com o jogo FF14, ele por seguir uma política de satisfazer as ideias dos fãs, ele por esse motivo é o melhor MMO do mercado com uma base de 20 milhões, e outrara por WoW fazer cagada, perdeu uma grande parte da base de fãs por cagar no jogo, por isso com o ps5 vai ser o mesmo, o mal já esta feito e prevejo muito sufoco para a marca PlayStation por causa de um bando de Ceo a pensar no amanhã e não no futuro. Qual qye erro pesso desculpa, escrever no TLM é mais complicado para texto Grande.
Daniel… nem sequer quero discutir a tua maneira de ver as coisas. Tens o direito de pensar como quiseres.
Agora eu só questiono:
Dizes isso tudo, porque?
Porque a Sony não revelou a consola na data que entendes deveria tê-lo feito?
A Sony pode ter a consola pior que a da Microsoft. Há 50% de hipóteses disso acontecer. Mas isso não é uma desgraça. É uma inevitabilidade que vai calhar a alguém.
Isso não torna a consola má. Obriga é a esforços redobrados para tornar o produto atractivo. Foi aí que a Microsoft falhou na geração passada. Não foi em mais nada.
Se a PS5 tivesse Sea of Thieves, State of Decay e Crackdown como exclusivos, e a Xbox One tivesse God of War, Horizon Zero Dawn e Spiderman, achas que as vendas tinham sido as mesmas?
A Microsoft descurou o suporte nesta geração. E isso foi o que a matou verdadeiramente.
Ainda e cedo para se dizer sobre o hardware – nao sabemos nada sobre ele.
Sobre os exclusivos, que foi burrice, foi.
Esperando pra ver o desenrolar dessa história, pra saber se vou comprar um PS5 ou uma NVidia Ampere
Lol
E a Xbox ja sabes que nao vais comprar?
Eu sei que vou comprar. Mas quero ver o suporte de jogos. Porque já me queimei nesta geração.
Agora a consola… oh oh… mesmo que a Sony tivesse algo superior, para tirar a ideia daqui teria de ser algo surreal. E ao que tudo aponta… não será! Até poderá ser algo abaixo disto!
A única coisa que se poderá criticar pela parte da Sony é não conseguirem conter a informação do lançamento do Horizon zero dawn para PC!
Isto devia ter sido revelado na conferência da apresentação da ps5, com a devida explicação!
(tentando atrair mais pessoas para a ps5, devido a sequela ser um jogo de lançamento na ps5)
Isso foi dito… está na entrevista. Mas eu concordo que tenha sido feito agora. Vendo-se as reacções de alguns, falar disto na apresentação da PS5 poderia não ser o melhor.
Mário; uma dúvida. Um tal leaker chamado Tommy Fischer acertou na cabeça as Specs do Series X (52 Cu e 1.82 Ghz)e abordou o PS5 com 13.3 TF (52Cu e 2.0 Ghz). Esse console da Microsoft até por $499 me parece um negócio espetacular. Dai vem a pergunta; acha impossível a Sony e a Microsoft terem projetado a APU (o coração) de maneira conjunta com a AMD, com o intuito de dividirem/reduzirem o custo de desenvolvimento? E pensando bem, os rumores da Sony alcançando na casa dos 2 GHz seria por conta de seu provável cooler “exótico” desenvolvido em exclusivo.
Eu agorinha falar desse tommy Fischer uhauahua
Nao sei se sim ou nao, apenas teorizo…
Tambem explica perfeitamente toda esta confianca a anunciar os specs nesta altura.Tenta levar a concorrente direta a revelar os seus. Depois, revela o modelo de alta gama e fica o assunto fechado.
Eu ja o suspeitava, e ainda nao passa disso, uma suspeita.
Bem, segundo uma pessoal que consultei, ele disse que isso na verdade era um rumor da DF beasedo pela foto do chip
Nao foi um rumor. As pessoas fazem estimativas com base em fotos para achar a area aproximada.Contam os pixeis. Ha margem para erro, mas acho que 40 mm2 e muito erro…
E a foto veio do Phil Spencer em pessoa.
Se o One X (Scorpio) já é ótimo, o que dizer desse aí?!
Ainda nada.
A verdade e que agora pode parecer muito… Mas nao fazemos ideia de qual e o standard da proxima geracao.
A situacao e muito distinta de 2013. Em 2013, os 28 nm nao eram novidade e os 14/16 so apareceriam dai a anos. O processo dos 28 ja tinha recebido gamas completas e ja tinhamos uma ideia bem formada de quais o intervalos de performance.
Agora, nao tens quase nada nos 7 nm que te diga: isto e o limite maximo. A RT5700 e um desperdicio enorme de area devido ao IO. Por isso e cedo para dizer.
A minha opiniao ja a disse; 12 Tflops e o minimo aceitavel, e em breve se tornara na gama media ou media baixa.
Bruno, sim, eu sei disso. Mas estou realmente satisfeito com esses consoles, o Series X e o que o PS5 deverá ser, acredito que os jogos estarão num ótimo nível, obviamente que o target que eu queria era 20+ TFlop mas, já a muito tempo descobri que no mundo não dá pra as coisas serem do jeito que a gente quer então o jeito é aproveitar o que tem
Não está sendo legal jogar com essa (perdoem os mais sensíveis) carniça que é o PS4 e o pior ainda One? Então… Esse Scarlett tá lindo
Lembram que o Phil meses atrás apoiou a ideia de algo modular nos consoles? Pois é o que aparenta ser o com as fotos do Series X:
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-16-xbox-series-x-vs-xbox-one-x-imagens-revelam-o-tamanho-real-da-nova-consola
Não consegui ver as imagens ampliadas mas há duas ali que chamam a atenção, a da placa que contem a APU e a outra com a parte traseira do console.
Veja que na imagem da placa da APU há somente 2 conectores e na imagem da traseira há + 3 conectores.
Não que a modularização esteja disponível agora para o usuário, mas a MS parece que vai apostar nesta ideia de placas separadas, igualhando a filosofia PC.
Pode ser..
Infelizmente vai dar ainda mais cabo do conceito de consola. O hardware fechado e fundamental.
tem um grande espaço sobrando na area do dissipador.
o dissipador de calor podia ser maior ainda, e fica um pedaço da carcaça vazio.
isso me deixou muito curioso…
era que é para manter o console equilibrado? o mesmo peso de ambos os lados?
sera que a MS pensava em fazer um console mais poderoso com um dissipador de calor que iria ocupar todo o espaço?
sera q é fake isso e ela pretente lançar o xone SX com 14TF com o dissipador de calor ocupando todo o espaço ali?
bom, acho que é para manter o equilibrio do console, sem ter um lado muito mais pesado que o outro e tb pq tirando o drive de blu ray da já para fazer uma versão “slim” somente digital.
Após o anúncio pode-se sempre fazer um acerto. Mas tal não é algo normal. Acertar uma consola obriga a alterações ao custo. Aumentar a velocidade de relógio é das coisas caras pois a rentabilidade da produção não será a mesma.
Isso por norma só se faz em casos extremos.
fiz besteira.
o espaço vazio é para o ar entrar por trás do console e não somente pela parte de baixo.
Olá, me perdoe o Off topic, Mário, mas creio que é do interesse de ti! https://www.eurogamer.net/amp/digitalfoundry-2020-inside-xbox-series-x-full-specs?__twitter_impression=true
Eu espero o topico do sr mario sobre a X para falar.
Ate lá saude a todos!
[Off-Topic] Microsoft: Xbox Series X Performance Is 25+ TFLOPs when Ray Tracing; I/O Rate Equal to 13 Zen 2 Cores
https://wccftech.com/microsoft-xbox-series-x-performance-is-25-tflops-when-ray-tracing-io-rate-equal-to-13-zen-2-cores/
De tudo que foi revelado até agora não tem como vender uma maquina dessas por menos de 500 dólares, e eu pagaria com gosto (óbviamanente não compraria no brasil)
Convêm só deixar claro que a performance não é 25 Tflops. A potência combinada do GPU e do RT a funcionarem em conjunto é 25 Tflops, mas não tens nenhum elemento com 25 Tflops.
Isto é relevante que se compreenda desde logo.
Algo para relfexao, sobre o streaming e o futuro:
https://wccftech.com/xbox-live-internet-providers-straining-coronavirus/
Esquecendo o Live estar em baixo (devido a uma aumento subito de users), o mais interessante e o que foi reportado por um provider no Reino Unido: 17.5 tb por segundo na semana passada. O normal a que o provider esta habituado e de 4 a 5 Tb/s.
Pois… isso é exactamente o que se tem vindo a dizer. A infra-estrutura actual não está preparada.
E quando estara? O 5G vai resolver isso?
Vai melhorar bastante. Basicamente o 5G propoem-se a ter como mínimo o máximo teórico do 4G.
Mas o grande ganho será na latência face ao 4G.
Ok, mas em termos de limite de dados, ou em termos de velocidades de transferencia. Porque estamos a falar nao de limites de cartoes de SIM, mas de limites de ligacoes que incluem Fibra. O 5G tb altera a fibra?
Mais um.
https://wccftech.com/youtube-in-europe-will-have-reduced-streaming-quality-because-of-coronavirus/