Geforce Now continua a perder apoiantes. Porque?

Primeiro foi a Activision que retirou os seus jogos do serviço. Depois veio a Bethesda fazer o mesmo, e agora foi a 2K Games. Quem mais se seguirá?

Vários editores estão a remover os seus jogos do Geforce Now. E o motivo é simples.

A ver se conseguimos explicar isto de uma forma clara para todos, algo que ainda não consegui ver em outros sites!

Quer as pessoas compreendam isto ou não, um jogo digital e um jogo físico são coisas diferentes. Que oferecem posse diferente e direitos diferentes.

Se um bem físico é nosso, e até o podemos vender, um digital… não! Basicamente um jogo digital não é mais do que uma licença para se usar um produto virtual, de acordo com os acordos estipulados na licença, tanto de quem o produz, como de quem o vende. Diga-se que estas licenças também colocam restrições ao físico, como por exemplo a criação de cópias, mas seja como for, são restrições diferentes.



Ora a licença dada nos jogos digitais é para que possam jogar o jogo. Ela não inclui nada que permite a uma empresa terceira redistribuir o jogo. A licença foi realizada entre o produtor e vendedor e o cliente e não engloba terceiros.

E é isso que a Nvidia está a fazer com o seu Geforce Now. Está-se a colocar no meio alugando-vos uma máquina virtual, e usando uma cópia que não é a vossa do jogo digital para vos fornecer supostamente a mesma coisa. A questão é que mesmo que consideremos que no fundo o jogo é o mesmo, e que não há diferença nenhuma, os acordos de licenciamento do jogo que existem implícitos na compra do mesmo não incluem a Nvidia e como tal não dão à Nvidia o direito de acesso ao jogo para que ela o possa redistribuir.

O serviço da Nvidia não é um sistema de aluguer, pois nesse caso a Nvidia teria de ter pago licenciamento dos jogos que possui para alugar. É um serviço que se apoia no facto de o cliente já ter o jogo para fugir a esses pagamentos, ignorando que o licenciamento realizado não a autoriza a aceder ao software.

Basicamente a Nvidia está-se a meter no meio de um negócio de venda e distribuição, e sem querer dar justificações a ninguém, nem pagando licenças por isso.

Há ainda outra questão importante. O Geforce Now, ao aparecer assim no meio, torna os jogos ali distribuidos como concorrente a produtos para dispositivos móveis que os mesmos produtores possam ter.

Por exemplo, quando vocês vão a um Cyber café jogar um jogo, é irrelevante se vocês o possuem ou não. O café tem de pagar uma licença para poder ter o jogo para vocês jogarem. Porque motivo a Nvidia acha que deveria ser diferente?



E nesse sentido a Activision, a Bethesda e agora a 2K games retiraram os seus jogos do serviço. Mas, pelos motivos expostos, certamente mais se seguirão!

 



50 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Leite
Felipe Leite
6 meses atrás

Mário, no início do artigo, há uma menção ao *PSnow* creio que essa menção está equivocada.

bruno
bruno
6 meses atrás

Faltou dizer algumas coisas Mario.

Primeiro que a nVidia cobra 5 euros por mes para membros. Existe um gratis sim, mas sem RTX e com sessoes so de uma Hora – o que equivale a nada.

Portanto, basicamente, a nVidia estava a ganhar dinheiro, disponibilizando jogos nos seus servicos que nao foram comprados la ( comprados num outra loja) a utilizadores que os compraram noutros servicos. Oficialmente a empresa cobra pelo uso do hardware e tem la os jogos, nos seus servidores, mas se o cliente o tiver adquirido noutro sitio (pex. o steam), a empresa que fez o jogo nao recebe nada pelo uso.

E bastante complicado porque, se olharmos para o que se passa no Stadia ou PS Now, que no fundo sao servicos de streaming como o Geforce Now, as empresas produtoras do titulo recebem por numero de horas x utilizadores que jogam o titulo. Isso nao ocorre no Geforce Now, se o utilizador tiver aquirido o titulo noutro local.

Ou seja ha dois pontos de vista: de um lado o cliente que basicamente esta a pagar uma renda pelo uso do hardware em si, ao invez de comprar a placa grafica. E por isso, se ele comprou um jogo e tem o jogo, o esta em pleno direito de o jogar seja numa placa RTX ou AMD se a tivesse comprado fisicamente. Assim, sendo, esta tb em todo o seu direito se decidir usar o jogo que adquiriu mas em vez de comprar a placa fazer aluguer de uma e correr o jogo remotamente pela Cloud.E e aqui que a nVidia pega nisto.

Contudo, ha tb o ponto de vista da empresa que faz o jogo: em termos de funcionamento, o Geforce Now nao e diferente do PS Now, Stadia ou XCloud. E um servico de streaming, uma plataforma e tecnicamente uma loja online que esta a “vender o jogo”. Mas ao inves de vender, esta a receber uma renda e a dar acesso aos titulos. Logo deveria dar as empresas dinheiro pelo acesso que esta a permitir.

Isto e um embroglio enorme, e a Nvidia acaba de criar mais um entrave ao Streaming/subscricoes.

A questao aqui e, esta a dar acesso ao que? Se a nVidia afirmar que nao esta a receber a renda pelos jogos, mas pelo hardware e que tem dirieto e “alugar o seu hardware” publicamenbte tem razao. Porque nao esta a receber pelo jogo, mas pelo hardware.

Por outro lado, que seguranca as empresas que la disponibilizam os titulos tem de que efectivamente a empresa paga do acesso ao jogo? Se permtirem isto e como permitir todos os outroa servicos de streaming de fazerem o mesmo e todos alegarem que nao disponibilizam os titulos, apenas os correm em hardware e alugam esse hardware.

Mais um dos perigos do streaming e nao me admira que os DEVs estejam a olhar para o streaming como a pior coisa do mundo. Eu acho que as subscricoes nao vao durar muito tempo, porque isto assim nao pode continuar e os DEVs em menos de nada devem fazer pressao para que terminem.

Uma consequencia, se as subscricoes forem para a frente, ou como muitos chamam aqui “o grande servico aos jogadores”,e com este cenario em cima da mesa, seja que os jogadores tenham que comprar o jogo full price e depois ainda pagar para acesso as plataformas de streaming. Que sera como pagar por alugar o hardware no qual se joga.

Teoricamente, sera como comprar a consola. Na realidade, pode ser muito pior. Porque as consolas podem ser compradas usadas, ou em desconto enquanto, num preco como o geforce now paga-se para ai 360 euros pelo acesso a plataforma em 6 anos. Numa platafroma nova em inicio de geracao e ate atractivo… mas se olharmos para quem adquire a meio, ou em promocoes da blackfriday nem por isso. Eu troquei o meu modelo fat por um slim (tecnicamente nao troquei, por motivos pessoais tive que me mudar e acabei por oferecer a minha consola a um afilhado tendo depois adquirido outra quando ja estava instalado, passado meio ano), e so paguei 170 euros. Uma pessoa que so adquiriu neste ponto, poupa muito mais com o modelo fisico.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Desculpa a demora. É claro que sim. E se numa próxima estiveres interessado está à vontade.

Andrio
Andrio
6 meses atrás
daniel
daniel
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Esperando o artigo do Mário para amanhã ou quarta destrinchando essa belezura, na visão dele.

nETTo
nETTo
Responder a  Andrio
6 meses atrás

16gb

10gb bus 560gb/s pra jogos
6gb bus 360gb/s pro sistema e multi task

achei pouco pra jogos

bruno
bruno
Responder a  nETTo
6 meses atrás

Não importa só a quantidade mas a velocidade de acesso.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Parece-me uma maravilha de consola!
Bem balanceada e poderosa!

bruno
bruno
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Acho que a coisa mais importante a retirar da entrevista e esta… a medida do SOC e de 360 mm2. O chip revelado ha algum tempo atras tinha 400 mm2. Eu acho que a series X nao sera o topo de gama da MS, mas a consola de meio tier. E por isso revelaram as specs ja.

Ou seja poderao chegar a haver 3 gamas: alta, media e baixa para a nova geracao. A alta sera para os 8K (a acreditar no que estava escrito no chip.)

Por outro lado, a configuracao do GPU com 56 CU no total, nao bate certo com o que sabemos ate agora da RDNA.

56 sao 28 WGP, o que da SE com 14 WGP, se for um unico GPU. Eu acho que pegaram na Navi 10, e acrescentaram mais uma fila de 4 WGP em cada SE. E so 2 estao desactivados.

Andrio
Andrio
Responder a  bruno
6 meses atrás

Será? Se for a MS está escondendo muito bem esse segredo. embora já sabemos que por se tratar de “Series X” outros consoles iram existir.

By-mission
By-mission
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Desculpe se parecer fanboy mas…

Enquanto no dia de hoje a dona Sony divulga a apunhalada pelas costas, uma screenshot de Horizon Zero Ex-clusivo em ultrawide, a Microsoft apresenta a melhor console que se pode imaginar com Ray tracing, 12tflops, loading de 10 segundos e ainda roda 4 jogos de Xbox One ao mesmo tempo…

ACORDA SONY….

bruno
bruno
Responder a  By-mission
6 meses atrás

Nao que eu defenda a punhalada nas costas devido aos ex-clusivos…

Mas a Microsoft tb nao e estranha a isso. A Sony apenas desceu ao mesmo nivel.

By-mission
By-mission
Responder a  bruno
6 meses atrás

Pois o líder copiando o último colocado…

E pior agora o último colocado está com uma Ferrari nas mãos…

Só eu estou vendo a tremenda burrice que a Sony tá fazendo…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Pois Mario… Infelizmente, como te expliquei mesmo o parar pode nao dar para fazer. E esse e o motivo da tamanha descrenca e por isso e que lancar no PC e uma decisao perigosa.

Cria a expectativa, e nao ha declaracao nenhuma no mundo que inverta isso, sobretudo com a emprea apanhada em contradicao como o esta a ser.

E o By-Mission tem razao. Esta atitude tao proximo da proxima geracao… e o pior timing. Podiam aguardar ate depois do lancamento. Nao corrige as asneira, mas pelo menos evita o potencial de dar cabo da adocao inicial.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Eu entendo seu ponto de vista Mário. Mas pra mim colocar exclusivos no PC é um péssimo negócio pro Playstation na minha humilde opinião.

E está certo, nós não sabemos o que está acontecendo lá na empresa, mas pra mim, não é coisa boa.

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Concordo contigo Mário eu seria um péssimo CEO mas não por não ver as oportunidades que podem até dar certo ou não, mas sim por não perder o que eu já conquistei…
Há um ditado bem explicativo sobre esta situação:

“Mais vale um pássaro na mão, do dois voando”

Os clientes da plataforma Playstation são da PS e os clientes da plataforma PC são do PC!
Assim como estes podem se tornar cliente da Playstation,. Os clientes da PS podem se tornar clientes do PC… Agora a Sony abrir mão dos seu clientes para buscar novos em uma plataforma que ela vai lançar seus jogos???

Quando a malta da Xbox foi toda para o PC e nem mesmo o gamepass e exclusivo do console suas vendas praticamente estagnaram! Digo não sou eu mas o VG chartz o diz mesmo a One X sendo fantástica as vendas não foram para frente… Digo a Sony dona dos estúdios, dono da PS, lança seus jogos até para microondas se assim agora se isto é uma boa ideia aí está mais que óbvio que não.

Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Mário,não é por nada, mas este filme está já a fazer lembrar o do Ps3, ou a sony acerta o que esta a tentar fazer, ou vai por um buraco que não tem MAIS volta a dar, sei que não sou ceo de nenhuma empresasm, mas a visão que me toca, enquanto estiveram lá a chefia japonesa, a PlayStation conseguiu se reguer nesta gen, enquanto na proxima esta um chefia europeia, com a mente de fazer dinheiro e mandar lixar os fãs, e é ai que esta o perigo de enviar jogos exclusivos, para PC, eu como fã da Sony, principalmente PlayStation sempre fui passar a mensagem que a PlayStation tinha os mentores jogos que no Pc não se tinha, e ela sempre nos ofereceu jogos top, mesmo não sendo o sistema top das galáxias ela dava suporte com os seus imersos jogos exclusivos, e isso nunca nós fazia sentir inferior em relação ao PC, podíamos ter os jogos mais feios teoricamente falando, mas tínhamos os menhores jogos que só ai se podia jogar,e com isso ela criou um império com a PlayStation e uma fan base gigante, e acredito eu que ela mecheu com 1/3 nessa fan base que tanto admirava a PlayStation ao enviar o HZD para PC, o que outrora salvou o ps3 foi a base de fãs que tinha e ter exclusivos únicos, com isto quero dizer que o silêncio da sony é assustador, e perdeu no mínimo 1/3 dos fãs PlayStation e com o início do ps5 ele vai pagar as favas por causa dessa nova chefia que não souve agradar aos fãs, um exemplo com o jogo FF14, ele por seguir uma política de satisfazer as ideias dos fãs, ele por esse motivo é o melhor MMO do mercado com uma base de 20 milhões, e outrara por WoW fazer cagada, perdeu uma grande parte da base de fãs por cagar no jogo, por isso com o ps5 vai ser o mesmo, o mal já esta feito e prevejo muito sufoco para a marca PlayStation por causa de um bando de Ceo a pensar no amanhã e não no futuro. Qual qye erro pesso desculpa, escrever no TLM é mais complicado para texto Grande.

bruno
bruno
Responder a  By-mission
6 meses atrás

Ainda e cedo para se dizer sobre o hardware – nao sabemos nada sobre ele.

Sobre os exclusivos, que foi burrice, foi.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  By-mission
6 meses atrás

Esperando pra ver o desenrolar dessa história, pra saber se vou comprar um PS5 ou uma NVidia Ampere
Lol

bruno
bruno
Responder a  Carlos Zidane
6 meses atrás

E a Xbox ja sabes que nao vais comprar?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

A única coisa que se poderá criticar pela parte da Sony é não conseguirem conter a informação do lançamento do Horizon zero dawn para PC!
Isto devia ter sido revelado na conferência da apresentação da ps5, com a devida explicação!
(tentando atrair mais pessoas para a ps5, devido a sequela ser um jogo de lançamento na ps5)

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Mário; uma dúvida. Um tal leaker chamado Tommy Fischer acertou na cabeça as Specs do Series X (52 Cu e 1.82 Ghz)e abordou o PS5 com 13.3 TF (52Cu e 2.0 Ghz). Esse console da Microsoft até por $499 me parece um negócio espetacular. Dai vem a pergunta; acha impossível a Sony e a Microsoft terem projetado a APU (o coração) de maneira conjunta com a AMD, com o intuito de dividirem/reduzirem o custo de desenvolvimento? E pensando bem, os rumores da Sony alcançando na casa dos 2 GHz seria por conta de seu provável cooler “exótico” desenvolvido em exclusivo.

Andrio
Andrio
Responder a  daniel
6 meses atrás

Eu agorinha falar desse tommy Fischer uhauahua

bruno
bruno
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Nao sei se sim ou nao, apenas teorizo…

Tambem explica perfeitamente toda esta confianca a anunciar os specs nesta altura.Tenta levar a concorrente direta a revelar os seus. Depois, revela o modelo de alta gama e fica o assunto fechado.

Eu ja o suspeitava, e ainda nao passa disso, uma suspeita.

Andrio
Andrio
Responder a  bruno
6 meses atrás

Bem, segundo uma pessoal que consultei, ele disse que isso na verdade era um rumor da DF beasedo pela foto do chip

bruno
bruno
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Nao foi um rumor. As pessoas fazem estimativas com base em fotos para achar a area aproximada.Contam os pixeis. Ha margem para erro, mas acho que 40 mm2 e muito erro…

E a foto veio do Phil Spencer em pessoa.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Se o One X (Scorpio) já é ótimo, o que dizer desse aí?!

bruno
bruno
Responder a  Carlos Zidane
6 meses atrás

Ainda nada.

A verdade e que agora pode parecer muito… Mas nao fazemos ideia de qual e o standard da proxima geracao.

A situacao e muito distinta de 2013. Em 2013, os 28 nm nao eram novidade e os 14/16 so apareceriam dai a anos. O processo dos 28 ja tinha recebido gamas completas e ja tinhamos uma ideia bem formada de quais o intervalos de performance.

Agora, nao tens quase nada nos 7 nm que te diga: isto e o limite maximo. A RT5700 e um desperdicio enorme de area devido ao IO. Por isso e cedo para dizer.

A minha opiniao ja a disse; 12 Tflops e o minimo aceitavel, e em breve se tornara na gama media ou media baixa.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  bruno
6 meses atrás

Bruno, sim, eu sei disso. Mas estou realmente satisfeito com esses consoles, o Series X e o que o PS5 deverá ser, acredito que os jogos estarão num ótimo nível, obviamente que o target que eu queria era 20+ TFlop mas, já a muito tempo descobri que no mundo não dá pra as coisas serem do jeito que a gente quer então o jeito é aproveitar o que tem

Não está sendo legal jogar com essa (perdoem os mais sensíveis) carniça que é o PS4 e o pior ainda One? Então… Esse Scarlett tá lindo

Livio
Livio
Responder a  Andrio
6 meses atrás

Lembram que o Phil meses atrás apoiou a ideia de algo modular nos consoles? Pois é o que aparenta ser o com as fotos do Series X:
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-16-xbox-series-x-vs-xbox-one-x-imagens-revelam-o-tamanho-real-da-nova-consola

Não consegui ver as imagens ampliadas mas há duas ali que chamam a atenção, a da placa que contem a APU e a outra com a parte traseira do console.

Veja que na imagem da placa da APU há somente 2 conectores e na imagem da traseira há + 3 conectores.

Não que a modularização esteja disponível agora para o usuário, mas a MS parece que vai apostar nesta ideia de placas separadas, igualhando a filosofia PC.

bruno
bruno
Responder a  Livio
6 meses atrás

Pode ser..

Infelizmente vai dar ainda mais cabo do conceito de consola. O hardware fechado e fundamental.

Deto
Deto
Responder a  Livio
6 meses atrás

tem um grande espaço sobrando na area do dissipador.

o dissipador de calor podia ser maior ainda, e fica um pedaço da carcaça vazio.

isso me deixou muito curioso…

comment image?1

era que é para manter o console equilibrado? o mesmo peso de ambos os lados?

sera que a MS pensava em fazer um console mais poderoso com um dissipador de calor que iria ocupar todo o espaço?

sera q é fake isso e ela pretente lançar o xone SX com 14TF com o dissipador de calor ocupando todo o espaço ali?

bom, acho que é para manter o equilibrio do console, sem ter um lado muito mais pesado que o outro e tb pq tirando o drive de blu ray da já para fazer uma versão “slim” somente digital.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

fiz besteira.

o espaço vazio é para o ar entrar por trás do console e não somente pela parte de baixo.

Edson
Edson
6 meses atrás

Olá, me perdoe o Off topic, Mário, mas creio que é do interesse de ti! https://www.eurogamer.net/amp/digitalfoundry-2020-inside-xbox-series-x-full-specs?__twitter_impression=true

Rui
Rui
6 meses atrás

Eu espero o topico do sr mario sobre a X para falar.

Ate lá saude a todos!

Lucas
Lucas
6 meses atrás

[Off-Topic] Microsoft: Xbox Series X Performance Is 25+ TFLOPs when Ray Tracing; I/O Rate Equal to 13 Zen 2 Cores

https://wccftech.com/microsoft-xbox-series-x-performance-is-25-tflops-when-ray-tracing-io-rate-equal-to-13-zen-2-cores/

De tudo que foi revelado até agora não tem como vender uma maquina dessas por menos de 500 dólares, e eu pagaria com gosto (óbviamanente não compraria no brasil)

bruno
bruno
6 meses atrás

Algo para relfexao, sobre o streaming e o futuro:

https://wccftech.com/xbox-live-internet-providers-straining-coronavirus/

Esquecendo o Live estar em baixo (devido a uma aumento subito de users), o mais interessante e o que foi reportado por um provider no Reino Unido: 17.5 tb por segundo na semana passada. O normal a que o provider esta habituado e de 4 a 5 Tb/s.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

E quando estara? O 5G vai resolver isso?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Ok, mas em termos de limite de dados, ou em termos de velocidades de transferencia. Porque estamos a falar nao de limites de cartoes de SIM, mas de limites de ligacoes que incluem Fibra. O 5G tb altera a fibra?

error: Conteúdo protegido