GTA IV – Comparativo PS3 vs 360

O GTA IV foi lançado a 29 de Abril causando furor em todo o mundo. Filas e filas juntaram-se junto das grandes superficies escoando milhares de cópias logo no primeiro dia de vendas, sendo que o jogo tem impulsionado as vendas de consolas, especialmente a PS3 que existe com um bundle que inclui o jogo.

Surge naturalmente a questão: O jogo é igual na Xbox 360 e na PS3? Se não é, em qual das consolas é melhor?

Vamos analisar alguns dos rumores que apareceram na internet e verificar a veracidade dos mesmos

Rumor 1: A versão Xbox 360 está a 720p 2xAA. A versão PS3 está a 640p 0X AA.



Torna-se difícil de comprovar esta afirmação. Não é exactamente simples contar pixels e ver se realmente a versão PS3 está com menor resolução do que a versão Xbox 360 ou não! No entanto analisando as versões lado a lado creio que se pode concluir que a versão Xbox está efectivamente com maior resolução. Há mais alguma definição na imagem da Xbox 360 do que na versão PS3, mas no entanto, nada que seja perceptível sem que as versões estejam a ser visualizadas lado a lado.

Já no tocante ao facto de a versão Xbox 360 usar 2x AA e a versão PS3 usar 0xAA torna-se ainda mais difícil de verificar. O aliasing é uma realidade que se dissolve parcialmente com o aumento de resolução e ao trabalharmos a 720p o aliasing já não é uma realidade tão chocante como em baixas resoluções. No entanto existe, e pode ser disfarçado com um AA. O 2X AA é um processamento relativamente simplista que apesar de reduzir o efeito não o elimina completamente. Ora a versão Xbox 360 apresenta Aliasing no ecrã, e de certa forma este acaba por ser inclusive mais notório do que na versão PS3, o que leva a questionar a efectiva presença do AntiAliasing, mesmo que a 2x.

Mais estranho será esta realidade se contrapusermos o facto que de a versão PS3 não apresentar qualquer tipo de AA. Sendo a resolução inferior o Aliasing deveria ser mais descarado e no entanto tal não acontece.

Há afirmações que tal se deve ao facto de a PS3 re-escalar a imagem nativa de 640p para os 720p aplicando-lhe um efeito de “feather”. É impossível de dizer se sim ou se não, sendo mesmo muito difícil de dizer qual consola apresenta mais aliasing, mas na comparação lado a lado que fizemos a versão PS3 saiu a ganhar de forma notória, o que leva a questionar se realmente a versão Xbox 360 possui 2xAA.

Esta teoria de que a versão Xbox 360 não apresenta qualquer AA ganha mais consistência ao analisar as imagens de baixo com zooms a 400%.

A presença do dithering excessivo na versão Xbox 360 é algo que contradiz a presença de um AA. O AA funciona exactamente ao criar tons intermédios que preencham os espaços entre áreas de grande contraste. Se tivéssemos de dizer que alguma destas imagens apresenta AA seria a da versão PS3.

Sem querer fazer afirmações, e apenas por comparação visual parece efectivamente comprovar-se que a versão Xbox 360 possui uma maior resolução, mas no entanto a versão PS3 apresenta um menor aliasing do que a versão Xbox 360.

Rumor 2 – A versão PS3 possui melhores gráficos do que a versão Xbox 360

Efectivamente esta afirmação é consensual quando analisamos as reviews do jogo. A versão PS3 tem conseguido melhores notas no aspecto gráfico do que a versão Xbox 360. Mas será que isso se constacta?

Apesar de a versão Xbox 360 ganhar no aspecto da definição onde realmente se nota alguma vantagem, a versão Xbox 360 parece sofrer noutros aspectos. A palete de cores não parece tão rica, o HDR parece mais pobre, e a imagem sofre de mais Aliasing do que a versão PS3. Esta riqueza é notória ao final da tarde na sensação de calor transmitida pelos tons de amarelo pesados do sol poente. A versão PS3 transmite uma maior sensação de calor do que a versão Xbox.

No entanto, a versão Xbox possui uma vantagem no tocante ao cenário nocturno. Sem alterar e regular os brilhos, cores e contrastes dentro do jogo a versão Xbox apresenta melhor regulação para o cenário nocturno. Com os valores de defeito a versão PS3 é demasiadamente escura, necessitando de regulação para se atingir valores mais ideais.

Outro ponto onde a versão PS3 consegue melhores resultados do que a versão Xbox é nos efeitos de “field of view”, com a desfocagem dos objectos mais distantes e a focagem daqueles que se encontram mais próximos. O “blur” aplicado aos objectos na versão PS3 é um tudo ou nada mais realista do que o da versão Xbox 360.



Já nos efeitos atmosféricos a Xbox ganha, o que se acredita ser consequência da ligeira vantagem a nível de resolução.

Existe apenas um ponto onde existe realmente uma diferença notória entre as consolas, no “depth of view” ou profundidade de visão em locais de grande tráfego. Nestes locais caso comecemos a cometer crimes atrás de crimes começa a ser notório o “pop-up” ou aparecimento súbito dos carros da Polícia na versão Xbox 360. Se na versão PS3 a leitura a partir do disco minimiza este efeito ao conseguir transferências superiores, na versão Xbox 360 isso não acontece (leitura do DVD) criando assim o aparecimento súbito no ecrã das viaturas. Isso é igualmente mais notório no cenário que vai aparecendo quando se viaja de helicóptero.

Rumor 3 – A versão Xbox 360 possui melhores “framerates”

Não nos foi possível verificar tal facto, especialmente porque nunca vimos qualquer “slowdown” em nenhuma das versões. A conclusão que se tira é que, independentemente da veracidade dessa afirmação, estamos a falar de bons “framerates” em ambas as consolas.



Facto 1: A versão Xbox 360 vai ter “Download Content”

O conteúdo extra por download é uma aparente realidade para a Xbox 360. A Microsoft pagou 50 milhões de dólares para conseguir conteúdo exclusivo para a sua consola.

No entanto, e apesar de ser garantido que vai existir conteúdo exclusivo Xbox 360 nada garante que não vá haver conteúdo extra para a PS3, quer vindo dos programadores, quer vindo da comunidade de “modders”.

Questiona-se igualmente que tipo de conteúdo irá aparecer para a Xbox 360, e passamos a explicar o porque:

A versão Xbox 360, se há ponto onde perde para a PS3 de forma mais notória é exactamente no “POP-UP” dos objectos em zonas com muito movimento e detalhe no ecrã. Tal deve-se ao facto de a versão Xbox 360 executar o jogo a partir do DVD e não do disco. Durante muito tempo circulou o rumor da existência de uma instalação opcional, o que não veio a acontecer. A RockStar acabou por assumir que ao não ser uma característica de série da Xbox 360 optaram por não suportar o mesmo. Assim sendo e com esse raciocínio em mente, o Download de conteúdos vai ser feito de que maneira? Se a RockStar necessita obrigatoriamente do disco para o conteúdo de download porque não o suportou então para o jogo?

Conclusões:

A escolher uma versão sobre a outra, a versão PS3 seria a escolhida. Mas os argumentos para tal escolha são demasiadamente ridículos para serem aceites.

As eventuais vantagens que existem, ora para um lado, ora para o outro, apenas são notórias com as duas versões lado a lado, e mesmo assim, necessitando que se olhe por várias vezes e com alguma atenção. Assim a escolha de qual versão comprar apenas se deve colocar para aqueles que possuem as duas consolas, sendo que todos os outros nem se devem preocupar minimamente com isso. O conteúdo por download não é ainda uma realidade e como foi dito lá porque a versão Xbox terá conteúdo exclusivo isso não quer dizer que não possa existir outro conteúdo para a PS3, e como tal esse factor não deverá nesta fase ser ponderado ao não existirem ainda os dados todos.

Nota Final

Convêm ficar aqui a nota que nem todos os televisores são iguais, e os filtros aplicados à imagem são melhores em alguns televisores do que em outros. Da mesma forma o efeito conseguido pode variar conforme o que lá é ligado e como tal influenciar o “sharpness” da imagem como efeitos negativos para o aliasing. Quer-se com isto dizer que para esta análise possuir mais consistência seria necessário usar vários televisores diferentes e o mesmo tipo de ligação, o que não aconteceu (a Xbox não possui HDMI como standard e a PS3 possuí). A titulo de exemplo fica um caso antigo constatado no qual o GT5 da PS3 apresentava melhor imagem e definição num televisor 32” a 720p por HDMI do que no mesmo televisor a 1080p por componentes.

Ficam igualmente aqui agradecimento à loja BEST GAMES pelo uso dos dois televisores e consolas para a comparação.



Posts Relacionados