Um novo posto no Reddit dá supostas informações sobre a Scarlett. No entanto há dados no rumor que não aparentam ser muito credíveis, colocando em causa tudo o que é referido.
A PS5 será mais potente… a Xbox será mais potente. Bem… rumores há para todos os gostos!
O último rumor dá a informação que a Xbox será mais poderosa que a PS5… mas infelizmente o rumor, que como todos eles é apenas fiável na medida que pretendermos que seja, sofre de um problema: O facto que nem tudo o que lá é dito parecer 100% coerente.
Vamos analisar o rumor, traduzindo-o
Mantendo a coisa vaga por agora.
O nome final foi confirmado, não o podendo dizer ainda porque apenas cerca de <25 pessoas sabem realmente o nome.
No momento, no que toca à potência, estamos a olhar para o mesmo que a PS5, no entanto um pouco melhor – No entanto não por muito, uma repetição da última geração não acontecerá.
Haverá 2 modelos, ambos com 2 TB de armazenamento, o modelo 1 será 100% digital e sem drive de BDs. Eles venderão a $449 e $499 respectivamente.
Títulos de lançamento serão o Forza Motorsport 8 (o melhor da série a nível de desenvolvimento), halo infinite (apesar dos rumores o jogo está a desenvolver ok) e um RPG por anunciar da Ninja Theory
A The initiativa manter-se-à fora do radar talvez até 2021 com apenas um teaser. A qualidade do jogo que preparam foi comparada a RDR2 por uma série de pessoas no comando (E Satya Nadal !)
Tomem, por favor, isto com um grão de sal. Isto vem de fontes diversas, bem como de informação pessoalmente obtida. A próxima geração será muito interessante.
Apesar de uma informação aparente inócua, há neste post várias situações que nos levam a questionar a sua veracidade
O twitter começa com a questão do nome. Uma informação que foi confirmada oficialmente como verdadeira pela Microsoft. O nome final já está decidido, mas está neste momento apenas um grupo restrito de pessoas o conhece.
Por outras palavras o rumor começa com um dado já conhecido, o que pode ocorrer no sentido de, para o bem e para o mal, tentar dar credibilidade ao resto.
Onde o rumor aparenta perder a sua credibilidade é em três pontos:
- O Chamar Satya Nadella de Satya Nadal. – Tal é deveras estranho.
- O referir que a Ninja Theory está a trabalhar num RPG não anunciado. – A Ninja Theory nunca fez um RPG, e não há histórico de ter contratado alguém especializado em RPGs.
- O referir que os estúdios adquiridos passarão todos a AAA. – Este é o ponto mais estranho! A Microsoft referiu que comprou os estúdios que comprou para garantir que eles continuavam a produzir os jogos que produziam, podem crescer conforme precisassem. A ideia passava por eles manterem um output elevado e variado que pudesse popular o Gamepass com exclusivos interessantes e pequenos. E se é certo que a Ninja Theory e a inXile cresceram (no entanto nada de extraordinário), a Obsidiam e a Double Fine basicamente mantiveram-se como estavam.
Resumidamente… com algumas questões pendentes, fica o rumor!
Existe indícios que apontam que o Chip do Scarlett que foi cotado como chip de codename Arden tem dimensões maiores que o Chip do PS5 cotado pelo codiname Oberon em sua última. Eles fizeram possiveis incrementos no setup mais novo lhe permitindo maior clock base, então a diferença de poder computacional é pequena, e os barramentos de memória são possivelmente a maior diferença. Dado que os consoles para rodar 4K precisam de 500GB/s de largura de banda, ambos estarão sobre essa carga então os incrementos adicionais não tem um impacto tão pertinente na perfomance geral.
A Sony tem um projeto VR então investiu em diminuir latência de renderização e impacto na largura de banda. Sony possivelmente possui núcleos RDNA mobile similares ao que serão usados pela Samsung, capazes de fazer Tiled Rendering por completo, algo que eles dominam pois é o tipo de renderização apoiada no PSvita. Sony contratou engenheiros que trabalharam na Imagination no Projeto Ray-Tracing do GR6500, a solução da Imagination era usar o Ray-Tracing como uma etapa paralela sendo aclopada na renderização na etapa de rastreio de Tiled. Meu pensamento é que a Sony está usando recurso similar que permite diminuir consideravelmente o impacto da renderização na largura de banda, concentrando a maior parte do rendering nos niveis de cache. Por isso em jogos otimizados eles podem está com vantagem. E isso explicaria por que a Microsoft não tem interesse por VR, seu hardware simplesmente está fora da disputa.
Partilho deste raciocínio.
Eu acho que é por que o PS4 tem 102 milhões de consoles vendidos e o VR atingiu 4 milhões de pessoas e mesmo no PC os dados de utilização são baixos.
Não acho que seja nada sobre recursos técnicos, e sim por que o dinheiro não está ali. A Valve na tentativa de popularizar seu dispositivo resolveu apelar para Half Life, que os fans pedem a tempos e eles ignoraram. A Sony não tem uma Naughty Dog, Santa Monica ou Guerrilla fazendo nada no VR.
Os óculos VR são produtos de nicho, não vendem tanto devido ao alto preço e ao investimento pra se ter um. O PS VR é o mais acessível pois não precisa de um supercomputador, apenas de um PS4 fora isso tem os exclusivos padrão SONY, a Naughty Dog falou q não se interessa em desenvolver pro VR mas o Japan Studio, q é um estúdio muito importante da SONY, fez o Astro Bot q foi um tremendo sucesso, foi a razão de eu comprar o PS VR
Independentemente do jogo em causa, desenvolver para o VR implica cortar a meio, ou a 1/4 as capacidades do sistema usado. No caso da Naughty Dog, habituada a puxar pelos sistemas ao máximo, para jogos a 30 fps, o ter de criar algo a 120 fps para um VR implicaria cortar a qualidade do produzido para 1/4. Mesmo a 90 fps com interpolação para os restantes fps, o corte seria severo,
Daí que a reação da Naughty Dog não mostre desrespeito ou desinteresse pelo VR, mas sim e apenas que tal não cai em linha com o que eles habitualmente produzem.
Mas com uma nova geração à porta que será capaz de 4K 60 com qualidade superior, quem sabe não mudam de ideias pois os 1080p 120 fps com a qualidade atual ou até superior tornam-se uma realidade possível.
Acrescento tb que nao vendem porque nao e para todos, mesmo quem o poderia comprar.
Eu, nao que esteja desposto a gastar o custo de mais que uma consola num, apesar de louvar a tecnologia da Sony (porque e um feito e e de elogiar), nao estou minimamente interessado no VR.
Nao gosto da ideia de colocar um capacete e andar num mundo assim. Acho que e demasiada imersao e e importante manter contacto com o mundo real.
@ Fernando, A Sony neste momento internamente tem o Japan Studio e o London Studio a produzir exclusivamente para o VR, fora thirds. E o PS VR, tendo em conta o produto que e esta a receber um suporte excelente, arrisco ate a dizer que envergonha a MS e o suporte que esta deu para a Xbox ONE.
Por ultimo, a Insomniac tem uma equipa dedicada ao VR portanto mais uma equipa interna para a Sony.
Ao meu ver quem critica o VR e alguns que dizem nao o querer para a plataforma preferida provavelmente :
1- Não testou o VR(Óculos VR e não aqueles de celular)
2- E se testou foi com um jogo que não é do seu agrado.
Queria ver se a MS disponibilizasse um Halo/Gears para o VR, nem que fosse uma tech demo, como iria chover de gente a apoiar o periférico.
Consegui meu VR por um baixo preço pq estava com defeito, mas assim que ficou ok testei com o GTSport e logo vi que o periférico tem futuro, claro que fiquei decepcionado devido as limitações do PS4 e até do periférico, mas que se resolvem quase 100% com uma nova geração.
No que digo limitação do PS4 devido o GTS no máximo disponibilizar 1 modo 1vs1 contra a IA(o jogo disponibiliza outros modos para o VR). Já a limitação do perife é devido o espaço e ainda não ter acessório para simular as mãos, pois a tentativa de ação de toque é a que mais vejo quando estão a experimentar o VR.
Então não tem?? Os PS Move dão uma liberdade de mãos fantástica.
Experimenta-os com o Blood and Truth e depois falamos!
Digo na ação com as mãos mesmo, tipo de usares o teu indicador no jogo aparecerá teu indicador. Por exemplo, na tech demo do The Last Guardian teve amigos que mexeram nas mãos com o intuito de tocar o Trico, no GTS uma das minhas reações foi tentar mexer nos botões do console do carro. Nos 2 casos o move nem é necessário.
Parece que a Sony já tem uma patente para isso em que uma luva é o acessório.
Só espero que coloquem a retro para o VR do PS4, pois não duvido que a versão do GT no PS5 irá disponibilizar mais modos para o VR, espero que o online VR esteja incluso.
PS Joguei o o GT Sport no VR, com volante, só faltava algo para simular a ventilação e uma cadeira do estilo das poltronas de carro de corrida!!
Sim, mas por exemplo no Battlefront II, nas missões VR, podes activar e desactivar coisas no cockipit com os dedos da personagem usando um Move.
Mas digamos, uma luva para VR simulando tua mão seria muito melhor que o Move.
@Shin, o que dizes faz todo o sentido.
Alguns relatos de DEVs sobre a PS5 reportam que a palavra-chave no sistema e “imediacy” ou seja “tudo e imediato”. Isto devido ao uso do sistema SSD, memoria e tudo o mais.
A mim o que me parece e que a Sony acelerou o sistema ate mais (clocks de 2000 gHz de acordo com o Komachi) nao para evitar ao maximo possivel bottlenecks. E por isso temos aquele design singular no dev kit que me parece ser devido a um sistema de refrigeracao para um processador que aquece muito. E nao acho que sejam dois processadores, mas um unico ligado a um sistema de refrigeracao com aquele formato, optimizando a entrada de ar.
A esse rumor acrescenta este: a Sony supostamente conseguiu um acordo com a Samsung para utilizar chips HBM2E que nao estavam aptos para clientes terceiros. Basicamente, em vez de irem para o lixo, sao vendidos a Sony. Porque usar HBM2? Devido a necessidade de uma bandwith enorme. Se nao estao em erro, os chiplets mais comuns tem uma capacidade na ordem dos 4Gb. Eu nao entendo estas contas muito bem, por isso necessito de ajuda, mas com HBM2 quantos chiplets sao necessarios, considerando os limites do bus, para uma bandwith de 1 TB/s? E que podemos estar a olhar para uma memoria na ordem dos 8 Gb a 1 Tb/s (se for isso que e necessario).
Por ultimo (@Mario, nao consegui encontrar a referencia), a AMD apresentou a tempos um sistema em que o chip de memoria HBM e colocado sobre o processador com canais que comuniacam o mesmo verticalmente – e curiosamente a Sony apresentou uma patente sobre um sistema de refrigeracao para chips em 3D stacking – foi uma das primeiras a ser revelada.
Noutro assunto, podes apresentar a referencia dos engenheiros da imag. tech que a Sony contratou? Gostava de saber quando foram contratados.
Basicamente a caixa poderá ter um dissipador com pipelines que se dividem para os dois lados, dividindo assim o calor gerado, que é depois expelido pelas ventoinhas. É um sistema algo engenhoso e efectivo dado que a refrigeração se mantêm passiva.
Há um novo rumor que refere que o motivo porque há pouco DEV KITS da Microsoft se deve a extremos overclocks da Microsoft para acompanhar a Sony. O rumor refere ainda que a AMD tem um contrato de desnvolvimento do Navi com a Sony que a obriga a que a Sony tenha acesso a um processador superior ao da Microsoft. Enfim… vale o que vale, mas não o deixo de referir pois o rumor que o Navi foi desenvolvido para a Sony é já antigo.
Para 1 TB em HBM2 tens de ter 2 chips de 2 Mbps num bus de 4096 bits, em configurações de 16 ou 32 GB (Chips de 8 GB ou 16 GB).
A coisa é simples de se perceber… Basicamente trabalhas com chips de 2 GB num bus de 1024 bits, com cada um a debitar 128 GB/s em memórias de 2 Gbps. Para 1.4 Gbps, 1,6 Gbps, e 2.4 Gbps, os tipos de HBM2 existentes, fazem uma regra 3 simples e obtens a largura de banda.
Por exemplo, 1.8 Gbps fazes: 1,8*128/2 = 115,2 GB/s
Os chips podem ser stacked, pelo que 4 GB em dois stacks de 2 GB darão 256 GB/s em memórias 2 Gbps, e 230 GB/s em memórias 1,8 Gbps, e por aí fora.
No entanto, se optares por 4 stacks, ou seja 8 GB de memória, terás de manter a largura de banda em 256 GB/s, uma vez que o bus satura com 2 stacks e daí para a frente não tens mais ganhos.
Para aumentares os ganhos, tens de dobrar os stacks no bus.
Aí com um bus com 2 stacks, fica com 2048 bits. Como cada 1024 bits está associado a 2 GB, aqui tens de usar módulos de 4 GB . E com 2 stacks, passas a ter uma configuração mínima de 8 GB, que te traz… 512 GB/s.
Futuros ganhos são sempre em stacks no bus… 3 stacks dá um bus de 3072 bits.. Como cada 1024 bits estão associados a 2 GB, tens de usar módulos de 6 GB, o que em 2 stacks te dá no mínimo 12 GB com 3×256 GB/s ou 768 GB/s.
C
om 4 stacks no bus tens 4096 bits. E os módulos passam a ser de 8 GB, o que em dois stacks te dá 16 GB, em 4 te dá 32 GB, com 1 TB/s de largura de banda.
Pode parecer complexo, mas lê algumas vezes e percebes que é muito fácil de perceberes a lógica.
Quanto à AMD e HBM stacked, falas disto? (segue imagem):

Sim eu vi esse rumor. É do pastebin, o que diz pouco qto a confiabilidade. E a única coisa que tem de válido é fazer sentido daquilo que se sabe do Wccftech e do Komachi e do thuway.
O mais interessante sobre esse sistema de refrigeração é que indica que, seja lá o que for que está lá dentro gera um calor massivo.
E não descrebiliza o Warren mas chama-lhe um tipo cheio de tretas porque disse meia verdade.
Sobre a imagem, sim. Obg.
Essa da The Initiative não dá para levar a sério. Como raios um recém formado estúdio que mal conta com 50 pessoas pode já estar pensando em algo do nível de uma Rockstar. Alias, Rockstar, Naughty Dog e CD Red, pelo menos pra mim, estão em um patamar diferente das demais, pois são estúdios com 500+, tem talento de sobra,tem histórico, e tem um prazo longo para desenvolver um jogo. A Microsoft já tem um estúdio assim (343 industries), e pela primeira vez terão tal prazo (5 anos de desenvolvimento) para o Halo Infinite. Se será tão grandioso quanto, não sabemos. Mas a Ninja Theory com um action RPG faz total sentido, visto que seria um próximo passo de evolução da empresa. Provável que seja o jogo do grupo que criou HellBlade, liderado por Antoniades. A ninja hoje tem um estúdio de mais ou menos 150 colaboradores e já foi falado que bleeding edge tem 25 dedicadas a ele. Com o restante, ou boa parte dele, dá para se criar algo interessante, mas reiterando, um action RPG, na pegada de um Nier ou Astral Chain da vida, mas com uma narrativa mais envolvente a la HellBlade.
A Initiative foi criada para ser um estúdio do tamanho da 343i. Eles podem estar pensando em algo em tal escala sim, mas algo que vai demorar muito tempo ainda. Eles começaram o estúdio no ano passado. Você não precisa de 500 funcionários para pensar em como será seu jogo, você precisa deles para colocar em ação e eles tem bastante vagas em aberto.
Com o talento certo tudo se consegue.
Days Gone e um jogo enorme, acaba de ganhar um premio de melhor mundo aberto e supostamente esse mundo foi criado por 6 pessoas.
A ms sempre faz marketings escabrosos, falou q a Cloud faria o xone base ter a potência de 4 PS4 base, eu sempre digo q a cloud é o futuro, q mais tarde todas as empresas q lidam com internet terão que ter servidores próprios dedicados de cloud mas a ms poderia ser mais honesta, eu falei em 2014 q dava pelo menos 3 anos pra esse negócio de cloud COMEÇAR, pois bem passou 5 anos e nem começar começou, ms nunca foi concorrente contra a SONY, nenhum xbox foi sequer páreo pra nenhum PLAYSTATION
Foi não? Vc estava aonde quando estava rolando a geração passada?
Jogando meu PS3, que venceu o xbox 360
Sim e o xbox 360 não foi páreo para o ps3? Tanto não foi que o xbox 360 surrou por anos e anos nos EUA e se não fosse o mercado europeu e japonês, o ps3 teria sido derrotado!
O Xbox 360 foi páreo para a PS3.
A PS3 era uma brilhante peça,de engenharia. Fartei-me de a elogiar. Mas a realidade é que era uma peça complexa (podemos agradecer a isso os grandes avanços que vemos hoje em processamento paralelo e GPGPU), mas infelizmente dificil de se programar.
A consequência disso foi que os jogos x360 eram por norma melhor conseguidos, o que tornou a X360 na minha plataforma de eleição.
Uma grande consola que recordo com saudosismo. Para mim, o que salvou a PS3 e a fez justificar foi o grande suporte da Sony. Não fosse isso e a PS3 teria sido uma One da geração passada.
Tivesse a Microsoft feito o mesmo nesta geração com a One, e eu não teria razões de queixa.
O x360 COMEÇOU melhor porque tinha pirataria, depois q a SONY investiu pra valer em exclusivos o pessoal viu q mesmo caro valia mais a pena continuar com a qualidade e por isso PS3 superou as vendas do x360
Então o ps1 e ps2 venderam pela pirataria tbm!
Mas na geração PS1 e PS2 todos os consoles contavam com pirataria, na geração anterior só o x360 contava com pirataria e mesmo assim foi derrotado pelo melhor console, q é o PS3
Todos? O n64 não tinha e o Gamecube só foi ter no final da geração.
O n64 tinha, sempre teve só q era mais difícil piratear cartuchos. E se for o caso mesmo com pirataria o x360 não venceu a geração
Na verdade, os números exatos de vendas não são conhecidos pois não existem fontes confiáveis dos dois lados, mas estimasse que tecnicamente foi um empate a nível global, já que a conta parou em 2013 e o Xbox 360 continuou sendo vendido e recebendo alguns lançamentos até 2015, mas nos Estados Unidos a diferença foi bem grande a favor do Xbox 360, muito maior do que é a diferença atual entre o PS4 e o Xbox One.
As vendas da PS3 e X360 nessa altura, mesmo pelo mundo todo, foram residuais. Mas mesmo que não tivessem sido, a geração tinha acabado, e como tal a contabilização deixa de fazer sentido.
E golos depois do jogo acabar… são irrelevantes.
Iiiiiih @ Fernando não comece com essa conversinha, essa coisa de que não existem fontes confiáveis é damage control total, todo mundo sabe q o PS3 superou em vendas o x360 no final da geração, só nega quem é muiiito tendencioso
Perdão… A Microsoft disse muito mais do que isso.


Ela alegava que a One tinha o poder de 8 Xbox 360.
Mas que uma vez ligada à Cloud ficava com o poder de 32 Xbox 360.
Ou seja, a Microsoft alegava que a consola ficava quase 4x mais potente que a PS4.
E ao fim de 6 anos sem se ver nada… entrega Crackdown 3.
Mas se alguem foi surpreendido com isso, não era leitor da PCManias, pois eu alertei que em 2013 a cloud era uma utopia… e sinceramente, ainda hoje, apesar das grandes melhorias nas infra-estruturas, está longe de ser perfeitamente capaz. E pior do que isso, alcançar toda a gente.
Voce nunca deve ter jogado em um X360 pra escrever tanta coisa equivocada, pra nao dizer outra coisa
Ah sim claro, esses são os 5 consoles de mesa mais vendidos de todos os tempos nos Estados Unidos segundo o NPD:
1 – PS2
2 – Xbox 360
3 – Wii
4 – PS4
5 – Xbox One
Nesse que é o maior mercado do mundo e que quase consome mais do que a Europa inteira reunida, o PS3 não supera nem o Xbox One que os fanboys consideram ser um fracasso.
Não sei a quanto tempo conhece video games ou quantos anos tem, mas costumo dizer que a geração passada foi muito longa, o garoto que tinha 10 anos quando o Xbox 360 foi lançado, tinha 18 quando o PS4 chegou, e provavelmente começou a jogar video game de verdade quando o PS3 começou a pegar no tranco, lá pra 2009.
Curioso que refiras as vendas da One e da Ps3, pois isso vai ser alvo de notícia em breve. Mas não adianto mais.
Fernando, podes indicar a fonte do que dizes?
Porque tudo o que estou a encontra da NPD não bate certo com essa tabela…
Citando por exemplo, um Tweet do Matt Piscatella que indica as vendas nos EUA ao fim de 6 anos:
Mat Piscatella
@MatPiscatella
CORRECTION – I wrote an incorrect query earlier today to tally the highest U.S. Console installed bases after 71 months in market. I queried by SKU rather than total platform.
Corrected list:
1) Wii
2) PS2
3) PS4
4) Xbox 360
5) Xbox One
6) PS1
7) PS3
Apologies for the error.
E os gráficos também não ajudam. Por exemplo:
É certo que a geração passada não foi apenas 6 anos, mas a Wii manteve-se, e daí que estranho o que dizes!
Pra ajudar nesse caso, segundo o que peguei no VGchartz, não sei se é confiável, mas vamos lá, o x360 na ultima semana de 2017(ultima vez que o console aparece por lá) tinha um total de 45.142.673, o WII na primeira semana de 2016(ultima que o console aparece) tinha um total de 41.685.652, o PS4 na ultima semana de 2018(ultima que aparece lá, 2019 não achei) tem um total de 28.210.598, isso nos Estados Unidos.
Então Mario, acho dificil o Wii ter vendido mais que o X360 nos States
Acredito que a Microsoft nunca mais repetirá o sucesso do X360, grande console
O VGchartz dá resultados para os EUA?? Desde quando? A ideia que tenho é que ele reporta apenas a América do Norte! E isso são 23 países!
Será que podes indicar o link para a fonte, por favor?
Porque para os EUA (US), o que eu encontro é isto!
Quanto à PS4 vs Xbox 360, não encontro em gráfico do género, mas encontro um gráfico comparativo das vendas mês a mês. E a PS4 até agora no periodo comum de vida, vendeu mais que a X360!
Ou seja, a X360 até pode ter vendido mais, mas a um ritmo inferior. A comparação deste último gráfico é para o mesmo tempo de vida (o chamado “lançamento alinhado”)!
http://www.vgchartz.com/weekly/
Tá USA, se isso indica a América do Norte, me pegou
Está USA… mas é venda de software. Em hardware o que encontro é North América!
http://www.vgchartz.com/analysis/platform_totals/Hardware/
USA Hardware by Platform
Platform Weekly (change) Total
NS 246,756 (-52%) 10,510,527
XOne 130,070 (-50%) 24,481,745
PS4 107,166 (-48%) 28,210,598
3DS 48,832 (-48%) 22,559,224
PSV 62 (-33%) 2,439,764
Total 532,886 (-50%)
Mesmo em hardware aparece USA
http://www.vgchartz.com/analysis/platform_totals/
Novamente, não acho que vale a pena confiar no VG Chartz, por exemplo, eles só atualizam as métricas de vendas do PS4 corretamente cada vez que a Sony divulga publicamente.
Porque tem como corrigir, e nós como os desmentir.
No caso da Xbox é como refiro, tem mais argumentos eles para referir o que referem, dado que certo ou errado se baseiam em números de vendas e fórmulas estatísticas, do que nós para os desmentirmos só porque sim.
Btw, esse link é de vendas para a América do Norte, não os EUA.
Há um rumor novo que a MS não abandonou o Project lockart
Sim. E a noção é que a Lockhart seria a consola 1080p. E depois de backlash did devs passou apenas a ser streaming box a lá ChromeCast do Stadia.
O rumor diz que será 1440p e é bem real! Que com o fracasso do stadia, a MS apostará tbm nesse console.
Na Eurogamer há comentários a dizer que não teria leitor, seria 1440 x 60 fps e que teria algo em torno de 4TF.
Agora vem a pergunta do Mário: “Como irão vender algo com potência inferior ao Xbox One X?” Como irão convencer um console de menor potência em relação ao console da geração anterior?
PS: Claro que estes 4TF, se comparados a atual geração, terão um valor maior.
E pelos vistos… Isto apanhou toda a gente de surpresa. Tanto que sugerem que grande parte dos devs não sabia da existência dessa consola.
E nova informação… A MS não tem sido proactiva na sua comunicação.
Isto cada vez mais da azo aquele rumor de que teriam sido apanhados completamente de surpresa com a PS5. E só agora resolveram realmente avançar.
Isto levanta várias questões.
Bruno, dizem que não tinha nada de surpresa com o ps5 e sim com o que a Google poderia fazer com o Stadia. Então aguardaram!
Isso não tem lógica. O que queres dizer? Que se o stadia fosse um sucesso a Microsoft não avançava e só avançou porque flopou?
Desde quando? A Microsoft pretende ser concorrente ao Stadia e como tal avançaria sempre.
Pq o lockart entrega um poder menor.
Mas o que isso tem a ver com o stadia?
@Mario é a lógica do artigo do Verge e do kokatu.
Que ambas as empresas estavam assustadas com o Stadia e ele de certa forma inviabilizava a Lockhart.
Não digo que não Bruno, mas explica-me porque, uma vez que essa é a parte que não estou a compreender.
Ou manda o link do artigo.
Tem lógica, se stadia roda games melhor a um preço mais em conta, o lockhart não presta pra nada. Como a impressão inicial do stadia é que ainda falta muito e um X ta entregando melhor QI, eles podem avançar com esse produto que da tempo de ter o Scarlett mais forte no xcloud quando o streaming virar mainstream.
Independente disso. Nem toda a gente sabe que o RDNA tem melhor rendimento. Tudo o que sabem é que 6>4. Será sempre algo confuso.
E podes apostar que uma pessoa que esteja nessa situação e tenha comprado uma X em 2019 vai chiar a dizer que quer suporte pois a sua consola é mais potente.
Acima de tudo há que se ter uma consciência. Se tens duas consolas, uma mais potente que a outra, ou a de cima fica limitada pela de baixo, ou a de baixo fica limitada pela de cima.
Esse comentário é bem similar a um que vi no resetera, ao que fala que Outer Worlds no X está pior que a versão do PS4 Pro, isso porque a versão S limitou para baixo o jogo na X, se é verdade não sei.
Outro ponto é que no mesmo comentário cita o lançamento do PS3, que teve situação semelhante com um modelo mais barato e um modelo mais caro (mas ambos entregavam a mesma qualidade), entretanto uma nova geração significa ter um produto premium e com isso a versão mais cara foi a que mais vendeu, embora o Lockhart tenha uma proposta boa de no mínimo ser 1080p 60fps o dono do comentário acha que a versão mais potente será a que vai ter maiores vendas.
Acho que a versão mais barata será predominante em países como o Brasil e como a MS quer vender serviços, a estratégia deles não são ruim a meu ver.
A estratégia tem lógica sim…
Só se for isso… Mas isso é uma competidora á consola. Não tem muita lógica investir milhões no desenvolvimento de uma consola para depois ter uma forma de vender o produto… Sem a consola.
Pá… Mas eu já nada me admira. A Microsoft acabou de enterrar o a Universal Windows Platform e também investiu milhões à bem poucos anos para a criarl
Há rumores e rumores. Alguns tem mais lógica que outros.
Segundo se dizia a Lockhart ia ser uma consola menos capaz e foi abandonada por limitar a superior. Nesse sentido, esse novo rumor parece não ter muita lógica. Sem mais dados, é dos que não dou muita credibilidade.
A kotaku publicou das fontes dela basixamente o que o Tom Warren disse. Quem puder, leia a materia original da kotaku. A Microsoft manteve a ideia dos dois skus sendo o Anaconda o lider de potencia e o lockhart um console de massa. O Lockhart provavelmente não tera leitor, mas pode ser que ele apenas tenha uma versao sem leitor, e que parece que a MS esta tendo sucesso com o Xone S ADE, ou seja ele foi uma clinica para o lockhart.
O dev disse a kotaku que em GPu seria como um pS4 Pro e voltado para 1440p 60fps, enquanto o anaconda é 4k 60fps. Eu entenderia essa comparação como um erro de alguem que leu o folheto técnico apenas e associou os números. 4tflops RDNA em desempenho do mundo real, provavelmente emparelha com os 6tflops GCN do X.
Sobre especificações do console mais forte e como se compara ao PS5, ele diz que não existe uma resposta exata para isso ainda, que espera que eles sejam muito próximos mas que enquanto eles tem um devkit do ps5, eles tem apenas um alvo de especificações para o Scarlet com coisas que a Microsoft ainda não compartilhou. E isso também vai de encontro ao que o Tom disse.
Então, temos no Era pessoas que dizem que conhecem alguém que é Dev dizendo que ja conhecem os dois consoles, contra 3 fontes dizendo que as coisas não são bem por aí. As 3 fontes possuem sites reconhecidos, os insiders do Era são anônimos.
Só pra lembrar que o kotaku nao tem rabo preso com ninguém, como insunam do Tom Warren e do Jez corden.
Phil acabou de postar que está com o Scarlet na casa dele desfrutando do console.
Ué? Mas segundo dizem que a falta de dev kits é devido as especificações não estarem fechadas? Como que ele está com o Scarlet em casa?
Não foi ele que disse que o Scarlett era só um console? Se o cara mentiu uma vez, então pode mentir duas.
Sério?
Eu não sei se a lockhart existe ou não. Mas uma coisa me parece certa. Se existe… poderá ser uma jogada de mestre, ou um erro crasso.
Jogada de mestre porque oferece a quem tem TVs 1080p uma alternativa barata e uma entrada na nova geração.
Erro crasso por vários motivos:
A base pouco mais potente é graficamente que uma PS4 Pro. Daí que mesmo com RDNA trabalhar nas mesmas resoluções da Pro, mas entrar num capítulo gráfico de nova geração me parece altamente limitador para a consola superior.
Depois porque se refere que será digital. Ora as lojas de jogos não vão gostar disso. O lucro na venda de uma consola é rídiculo, e as lojas vendem-nas porque depois os seus clientes podem comprar jogos. Mas se há um SKU sem disco, as expectativas caem, e o interesse na venda desce. Sabendo-se do Gamepass e do Xcloud, o interesse em vender cai para zero.
Eu vejo isso em Portugal, onde muitas lojas de jogos que antes vendias as duas consolas, agora não vendem consolas Xbox, e isso deve acontecer em muitos outros locais.
Depois 4, 4.5 Tflops para 1440p, parece arrumar a ideia de uma consola de topo super potente. Afinal a diferença para 4K é de 125%, pelo que 9, 10 Tflops seria a performance necessária para o topo.
Menos do que isso estariamos com uma topo que não é o dobro (situação da PS Pro actual que não é um sucesso de vendas), mais do que isso, uma base limitativa.
Convem no entanto relembrar o dito antes, 4 ou 4.5 Tflops para nova geração 1440p, mesmo RDNA (5 a 5.6 tflops) parece-me muito pouco face à Pro ou mesmo à X, para uma nova geração, e isso limitará o topo.
Exatamento o que eu pensei.
O artigo refere que o Stadia colocou em risco a lockhart. Eu nao vejo como a nao ser que a lockhart nao seja apenas uma base mas uma mistura de processamento local com processamento na cloud e eles estivessem com receio para ver o que e que a google conseguia fazer sem necessitar de hardware local.
Tom Warren refere mesmo que “e impressionante o que o anuncio surpresa na GTC de um grande concorrente pode fazer numa empresa”. Agora, eu imagino que, se nos aqui (exceptuando o Calado, mas esse escrevia o que queria sem pensar) ja previamos o imenso numero de dificuldades que o streaming iria enfrentar, desde problemas de estabilidade na rede, ao consumo de dados (curiosamente, algo que na analise da DF ao Xcloud foi referido como um problema para rodar bem o servico), entao como e que empresas que tem servicos a funcionar ha anos iriam ser apanhadas de surpresa?
Para mim, toda esta historia esta com base num rumor antigo que na altura pensei que fosse um disparate imenso. Que na ultima E3 a MS comecou a ouvir de alguns Devs (e pelo menos o feedback dos Devs foi referido por outros insiders, mas contra a ideia da lockhart) sobre a performance expectavel da PS5 e foi completamente apanhada de surpresa. Esse rumor refere mesmo que a saida de algum pessoal chave, como o tipo que foi trabalhar para a Intel, esteve relacionado com o facto de nao terem calculado corretamente a potencia da PS5. E que Phil Spencer ira sair logo apos o lancamento da proxima Xbox, por ter feito asneira da grossa em alguma coisa. E por ultimo esse ou outro rumor terminava com “Sony is truly masterfull at their game.”
Quando li isto a primeira coisa que pensei foi logo “fantasia de fanboy”. Sobretudo porque a fonte e o pastebin onde ultimamente toda a gente escreve o que quiser. E depois quando a lockhart foi ignorada, pensei normalmente que nunca exisitiu e que tudo nao passou do diz que disse.
Mas desde ontem a noite tenho lido varias coisas que realmente me fazem acreditar no de cima:
– Do Matt: que a microsoft tem sido pouco proactiva na comunicacao sobre os dev kits e a next gen.
– Do Matt: que a lockhart exisitiu, depois nao exisitiu, depois era algo mas nao se sabia bem o que e agora que afinal sera lancada.
– De DEVs: que nao tem dev kits nem da lockhart nem da scarlett, outros so da sacarlett mas e um PC, mas o geral e – a existencia da lockhart e novidade absoluta.
– Do Tom Warren: que com os anuncios a chegar na proxima GTC, fara sentido o porque de os devs kits surgiram so agora.
– Do Tom Warren: que quando os primeiros specs comecarem a ser liberados, contara a historia por tras da lockhart (conheco este tipo ha dois dias, e ja vejo que escreve para clickbaits).
Eis o que eu acho que se passou. A MS, que desde ha algum tempo defende o fim das geracoes e lida com o PC, estimou com base na evolucao de precos do mercado, a performace expectavel em algo nos 9-11 Tflops e tentou lancar uma consola 1080p e uma outra a 11-12 tflops para ensadwichar a PS5, mas nao calculou bem a potencia ou o hardware para o salto grafico Problema – a PS5 provavelmente teria menor preco e igual potencia ou superior a scarlett e deu cabo de toda a estrategia da MS. Depois temos as declaracoes de Spencer na ultima E3:
Sobre a lockhart:
“Tecnicamente isso e plural” – estou a tentar evitar a tua pergunta.
“Nesta E3 concentramo-nos apenas nos anuncios que foram feitos” – ou seja, ha coisas que nao anunciei.
Para mim, o que ocorreu foi isto, sobretudo porque a MS tem anunciado as coisas logo apos a Sony. A Sony vai intorduzir inovacoes na sua consola -seja memoria, seja nos controladores SSD seja no processador e seja la o que for que e, o sistema e incrivelmente acelerado e incrivelmente potente. Mais, nao sera caro.
Este sistema provavelmente deixava a Anaconda no mesmo nivel ou ultrapassava-a.
E, como nao se sabia desde ja algum tempo o que era a RDNA (imagina se internamente a AMD se refere as double compute units como next-gen compute units antes do anuncio oficial?) pode ter-se dado o caso quea MS ouviu numeros sem entender a que se referia.
Isto pode explicar o atraso no envio dos DEV kits,porque voltou tudo a mesa de desenho.
Ha quem pense que isto e prova que a MS tem estado a espera do zen 3 e do rdna 2 com a sony com a rdna original.
Mas o ponto e: mesmo que assim seja, a diferenca nao sera muita a ponto de niguem ter ideia dos dev kits.. por outras palavras, algo ja deveria ter chegado, mesmo que depois fosse alterado devido a compatibilidade de arquiteturas.
Apesar de, como o Reinaldo diz, o Phil Spencer pode estar a mentir, o Edson refere que ele disse que tem uma em casa, o que torna tudo muito estranho!
Seja como for, eu compreendo a Lockart apenas em duas situações:
1- A Anaconda é muito mais cara que a PS5!
Aqui é irrelevante se mais potente, se menos. O preço não concorre e torna-se necessário uma consola para ser atractiva na base do preço.
2 – A anaconda não é tão potente como a PS5. Aqui, mais uma vez, a lockhart tem lógica para se tornar atractiva a nível de preço pois a Microsoft não concorre com a Sony.
Basicamente aqui é a necessidade que dita a existência a consola. Até porque se sabe que ela pode prejudicar as vendas da consola mais potente, mas isso torna-se uma necessidade face à possibilidade de se perder a geração.
Onde não entendo a lockhart
– A Anaconda é mais potente e tão cara ou até mais barata que a PS5.
Neste caso onde a Anaconda seria mais potente, não sendo mais cara ou até mais barata que a PS5 a Lockhart parece-me um total contrasenso. É uma canibalização ao próprio investimento que foi a consola, e sem uma aparente necessidade. Se a Anaconda tem a vantagem no mercado, uma segunda consola não justifica. Mais valia uma aposta forte no streaming, cujo investimento já existe, e tentar manter as atuais consolas activas como stream boxes com algum processamento local. Recordo que se o grafismo for processado remotamente o CPU é libertado das Draw Calls e dessa forma tremendamente libertado.
Exacto. A existencia da lockhart prende-se com o conquistar mercado, e sobretudo o maior mercado possivel. Basicamente sera a next-gen mas muito mais barata.
E isso significa que, e continuo a dizer que para mim o papel do stadia e treta mas aguardo pela historia do warren, ou a PS5 leva vantagem (potencia, preco, ou potencia e preco) ou…
Os indicadores da atual gen sao tao maus que a MS vai puxar uma a la 360 – modelos baratos e incompletos, para angariar quota de mercado. Porque o objectivo da lockhart e apenas esse.
Eu imagino que a empresa esteja a tentar desestabilizar mercado lancando imensos SKUs, etiquetados next gen, mas que na realidade nao o sao.
Isto pode resultar, ou falhar terrivelmente.
Fernando… manda o link onde tem o total de vendas de hardware nos EUA.
Já me respondeste duas vezes, uma com software, outra com variações semanais de vendas. Mas o que eu referi não foi isso. O que eu referi foi que o VGChartz não reporta totais de vendas dos EUA, ou pelo menos eu não os encontro.
Daí que, a não ser que estejas a propor que some isso tudo de todas as semanas, agradeço o link para os totais. Obrigada.
@Mario
Achei que ja tivesse colado o link:
http://www.vgchartz.com/analysis/platform_totals/Hardware/Global/
Tem uma aba com total de software, mas totalmente discutível o software também, uma vez que eles não tem como saber quantas cendas existem na loja digital das empresas.
América do norte são 3 países
Fui ver porque motivo dizias algo que eu já tinha dito e só aí percebi. 😁
Queria escrever 3, escrevi 2 e apaguei. Mas devo ter dado algum espaço e apaguei o espaço, pelo que ficou 23. 😂😂
Rsrsrs tranquilo!
Certamente o VGChartz não é uma boa fonte, uma vez que as vendas de vários produtos simplesmente ficaram estagnadas, mas mesmo lá, em total de vendas de plataforma, o PS4 aparece com 33 milhões de vendas nos US, contra 49 milhões do Xbox 360, 53 milhões do PS2, e 45 milhões do Wii. O One aparece tecnicamente empatado com o PS3, com 28-29 milhões.
Mas lembrando, o VG Chartz não é referência, assim que a Microsoft parou de divulgar os números, eles tem levado tudo em estimativas, e ninguém sabe ao certo quantos Xbox One foram vendidos, e com quantos números o Xbox 360 terminou a vida.
Matt Piscatella postou isso no Twitter no aniversário do Xbox:
https://twitter.com/MatPiscatella/status/1197936675587907585
Independente dele estar certo ou não, e do quanto o VG Chartz está errado mais uma vez, deve existir só uma troca de posições, e é correto afirmar que o Xbox 360 foi tão páreo para o Playstation que teve desempenho pelo menos melhor que 2 dos consoles Playstation no maior mercado do mundo. Também é correto afirmar que o Xbox é uma marca consolidada, e mesmo o One, considerado um insucesso perto do seu concorrente, também tem melhor desempenho nesse mercado que o PS3 e o PS1.
Errado ou correcto. O certo é que os números do VGChartz são tão bons como quaisquer outros, uma vez que a Microsoft não divulga nada. Daí que dizer que estão totalmemte errados é tão válido como dizer que andam perto da realidade! Porque o certo é que sem números oficiais é tão válido afirmar, como desmentir.
Agora uma coisa é certa. O VGChartz tem bases para o que afirma, mais bases para afirmar do que tu ou eu para os desmentir.
Seja como for, mesmo sem poder comprovar, não me admiraria que a Xbox 360 tivesse ganho à Wii. Afinal esteve no mercado mais um ano.
Jogo desde o Snes Fernando, xone pode até vender razoávelmente bem mas é um console totalmente irrelevante, não tem impacto na indústria, não concorre a GOTY e o Philha spencer é uma piada
@Vitor PG
O que muda concorrer a GOTY? Quem liga pra isso? Quantos jogos Call of duty concorrem a GOTY e quanto vende todo ano?
Alguns jogadores se importam muito com que outras pessoas dizem à eles que é bom enquanto a maioria está jogando o que eles acham que tem que jogar.
O primeiro Xbox introduziu Halo na industria. Esse foi o primeiro jogo em que um fps se sentiu confortável em um console. Antes dele, todos os jogos tinham comandos desajeitados e e o estilo não era muito popular. Também foi o console onde surgiram Forza e Fable. Então ele marcou a industria. O Xbox 360 introduziu gears of war, popularizou o online em consoles, introduziu o mercado digital e foi o primeiro a abrir para indies com o programa de desenvolvimento live arcade, onde os indies podiam publicar jogos digitalmente. Ou seja, o Xbox 360 popularizou a forma como jogamos video game hoje.
O Xbox One não emplacou nenhuma franquia nova, mas sinceramente, nessa geração acho que só Horizon Zero dawn virou, e mesmo assim muito, mas muito longe do impacto de um Halo ou Gears em seus lançamentos, que foram jogados que ditaram tendência. Os jogos de sucesso da Sony nessa geração são continuações de franquias existentes.
Então tirando os jogos, quem fez algo que ficará de legado para a Industria? Me arrisco a dizer que o Gamepass será um novo padrão para essa indústria, e ele foi introduzido no xbox one. O fim do conceito de jogos que só rodam em.um console específico também é algo que eu acho que está bem próximo, e ja tem rumor de exclusivo sony first party indo para PC, e alguns analistas começam a defender que o conceito antiquado dos consoles está acabando. E essa movimentação começou com a Microsoft lançando jogos em simultaneo no PC e no xbox.
Então o One pode não ser o queridinho dos seus sites e escritores de games favoritos, pode não ser o console que está na sua estante, pode não ter os jogos da sony que vc gosta de jogar, mas sim ele tem relevância na indústria, ele tem um mercado de uns 50 milhões de clientes, ele praticamente tem o mesmo alcance que o SNES onde você começou a jogar teve.
Cara quanta bobagem tu escreveu,o primeiro jogo FPS de relevância e que se sentiu confortável em um console foi o Goldeneye pra n64, halo surgiu bem depois e nem exclusivo da ms ele era pois tinha também pra Mac, o console que popularizou o online foi o Dreamcast ,o xbox surgiu bem depois e cobrando pra jogar online, gears of war é um dos jogos Mais genéricos de sempre q hoje em dia nem caixistas fanático gosta, o GOTY não é relevante? É a maior premiação de games q existe, caixistas vem falar q não é importante porque nem sequer concorre a goty e você ainda por cima vem defender o indefensável mendigopass, por causa desse serviço porco q o xbox não tem nenhum jogo relevante, afinal pra fazer um jogo vai muiiiiita grana e o jogo tem que vender bem pra se pagar e dar lucro, coisa impossível se o jogo é dado por R$1 na mendigopass no lançamento. Torcer pra Nintendo vir com tudo com seus consoles pq ms não é concorrente digna pra disputar contra a SONY,ms sempre apanhou mas nessa geração ela se superou, ela mesma se flagelou
Putz, comparar 50 milhões na década de 90 com 50 milhões nesta década… nem preciso dizer. São números iguais mas o alcance dos consoles na sua respectiva geração não. Não digo que o One é irrelevante mas associá-lo ao SNES só porque este foi um sucesso na geração não caiu bem
Quanto à X360 nada a dizer, apenas que defendes que o online pago nas consolas tenha sido uma coisa boa, algo que trm argumentos para ambos os lado.
Já sobre a One há sempre a perspectiva do copo meio cheio ou meio vazio.
O outro lado é que o One terá perdido cerca de 50% do mercado que a Microsoft tinha conquistado.
Quanto ao rumor do Horizon no PC, não acredito pois é first party. Mas mesmo que isso aconteça, horizon foi lançado em 2017, e neste momento já praticamente não vende, pelo que a questão da exclusividade deixou de fazer sentido, tendo já cumprido o seu papel.
Diga-se que os jogos irem para o PC ou não irem é um pouco irrelevante nesses casos. Quando um jogo tem dois anos, quando é um sucesso de vendas, e quando esgotou o seu potencial, manter-se exclusivo é uma mera designação. Ninguem vai esperar 3 anos para poder jogar um jogo que não sabe se será lançado no PC, e se o for, nessa altura já deve até ter um sucessor na consola prestes a sair.
Initiative já falou OFICIALMENTE: “ficar pequena, ficar ágil” mas os fanboys do Xbox não aguentam sem DELIRAR?
“vai fazer um jogo do tamanho do RDR2”
É como eu sempre digo, se um rumor compensa recalque de fanboy do xbox, é fake.
“Todos os estúdios da MS fazendo AAA”
Rumor para compensar recalque de fanboy do Xbox com Bleeding Edge, Battletoads, “querida encolhi as crianças”.
É certo, rumor compensando o sofrimento de fanboy do Xbox? fake news.
Mário, o que dizem que está acontecendo é o seguinte: um insider Tom Warren ( que vazou o xbox one X e o Surface) disse que as pessoas estão falando muitas bobagens sobre o poder do scarlet, pois quase ainda ninguém tem os dev kits do mesmo. Ele diz que há outros dev kits por vir e que a MS quer surpreender a Sony fazendo isto, para pegá-la de surpresa. Estou referindo ao que estou lendo, ou seja, pode ser verdade ou não, mas esse cara parece que conhece muito por lá! Vamos aguardar…
O Tom Warren… Lol
Quer dizer… Um senhor que indicou num tweet as supostas configurações do SDK da Scarlett, agora vem dizer que a Sony não os conhece e que vai ser surpresa?
Mas na altura ele conhecia!
A piorar a coisa, eis as especificações que ele referiu:

12 Core Zen 2
80 CUs Arcturus
28 GB GDDR6 672 GB/s
O homem desde sempre tem ilusões de grandeza sobre a Xbox.
Infelizmente o Zen 2 não será 12 núcleos, o Arcturus é Vega e 28 GB de GDDR6 não te oferecem 672 GB/s em nenhuma configuração.
Daí que o que vem desse senhor, neste momento é para rir.
Até porque já são vários os leaks que referem a PS5 como, atualmente, mais potente. E para saberem isso tinham de ter de kits.
Como nota final o Daniel Ahmad confirma que ambos os de kits, nenhum deles final, estão nas mãos de vários criadores, apesar de confirmar que a Sony tem os devkits mais espalhados.
Sem falar que ele refere que os devs em pleno ínicio de 2020 não tem o kit do Scarlett kkk, quer dizer então que mesmo lançando no fim do próximo ano o Scarlett ainda está por mandar seus devs kits aos desenvolvedores. Piada né
Não é não. Nessa fase, estúdios terceiros ainda estão trabalhando com PCs com especificações próximas, e o provável motivo do PS5 ter devkits mais avançados é pelo fato de que eles começaram a desenvolver o console um ano antes, quando a equipe do Xbox ainda entregava o Xbox One X, e a Sony planejou lançar em 2019 e teve que adiar, e esse é o motivo pelo qual eles não tiveram nem participação na E3 desse ano.
Não o conhecia, lhe perguntei pq achei estranho, pois estamos há menos de 1 ano do lançamento desses consoles.
Mesmo que o seu passado não fosse esse, o que ele diz não faz sentido. E não faz sentido porque já foi confirmado por pelo menos 6 pessoas, que há developers com os dois devkits. Daí que basta um devkit para se poder comparar, e se houvesse mesmo intenção de se esconder algo, não havia qualquer devkit (o que diga-se poderia ser catastrófico no lançamento e primeiro ano posterior, a nível de suporte).
O que se passa é apenas que a Microsoft está mais atrasada que a Sony com a entrega dos devkits. Ora essa situação até se explica exactamente com a realidade que os rumores referem existir. E nesse caso a Sony entrega devkits porque tem ACTUALMENTE (e ressalto não só isso, como o facto de serem tudo rumores), a consola mais potente. Assim sendo, a Microsoft estaria provavelmente a atrasar a coisa, tentando melhorar performances que suprimam a diferença.
Mas seja como for, nenhum dos devkits é final, pelo que nem isso faz muito sentido, pois lá porque a Sony tem mais devkits entregues não quer dizer que quando os substituir pelas versões finais não possa apresentar algo ainda mais potente.
A haver algo a esconder, tal não passaria por não entregar devkits, mas sim por entregar, nesta fase, devkits sem todas as capacidades!
Mario, qual as specs que você apostaria para o Scarllet?
Apostar eu não aposto em nada…
Mas tal como na PS5 diria um Zen 2+ com 8 núcleos com uma velocidade a rondar os 3 Ghz
UM GPU Navi (Navi 1.5 ou 2.0, dependendo se a solução RT da Microsoft é ou não proprietária, pois se for, dispensa o 2.0), sendo que não quero ainda arriscar Tflops.
Um SSD NVMe.
Quanto à memória algo na ordem dos 24 GB + 4 GB para o sistema. Pode ser mais!
Independente do histórico das pessoas, o Tom Warren é alguém com contatos dentro da indústria e ele não é insider, é editor Senior do The Verge, assim como o Jez Corden é do Windows Central. Provavelmente ele conhece zero de tecnologia, mas conhece pessoas. Pode ter compartilhado coisas que não faz sentido mas entre acreditar nele e no Jez dizendo que os devkits ainda não forem entregues para a maioria dos estúdios, e acreditar em 6 pessoas anônimas que dizem que conhecem alguém que tem o devkit, eu prefiro acreditar em pessoas conhecidas com real potencial de ter contatos na indústria.
6 pessoas anónimas?
Uma delas é um dev identificado que referiu ter os dois SDK, e a outra é o Daniel Ahmad.
E entre acreditar em pessoas que simplesmente referem que os SDKs estão entregues, ou outra que refere muito mais do que isso, e que se contradiz face ao passado, onde publicou falsos specs desse mesmo devkit, vais-me desculpar por acreditar antes nos restantes.
ZhugEX é tão confiável quanto Tom Warren ou Jez Corden, e os outros são só aqueles caras que dizem ser dev mas não sabemos de onde.
Após o tweet de Tom Warren tivemos interação de Mike Ybarra confirmando, esse acabou de ir para a Blizzard e conhece o plano inteiro do Xbox. Também tivemos Albert Pennelo no Resetera discordando de algumas coisas sobre os tais insiders, alguém que também conhece todo o plano da Microsoft para a próxima geração. Aliás, este último foi quem disse que na mesma época do Xbox One, os SDKs não tinham ainda 80% do desempenho do console final e eram só uma especificação alvo em um PC.
Engraçado que todo mundo parece concordar com uma coisa, a Sony está mais adiantada por que planejou seu console para 2019, tendo que adiar para 2020. A Microsoft trabalha desde sempre com 2020.
Isso não significa que insiders estão dizendo mentiras, ou não tem devkits. Isso provavelmente significa que insiders tem devkits que são PCs com uma especificação, e essa especificação não é final, provavelmente é algo próximo para que os devs coloquem os jogos sem riscos de perda de desempenho.
O Jez Corden já por várias vezes foi desmentido,
O Tom Warren deu os specs ridiculos da Scarlett como verdadeiros (e agora tenta negar isso).
Ambos estão associados à Microsoft, e como tal não podem ser considerados imparciais.
O Penello é o primeiro a dizer que já não tem ligações à Microsoft.
O certo é que as declarações desses senhores são gozadas no Resetera e descreditadas no Beyond3D.
O ZughEx soa-me a mais sério, e à semelhança de outros, confirma Dev Kits em vários Devs.
Mas o que mais me espanta é a forma como acreditas nestas coisas.
Diz-me: Imagina que tu estavas a concorrer contra mim no lançamento de um produto.
Tu mandavas um protótipo, e eu nada.
Tu mandavas a segunda versão, e eu nada.
Tu mandavas a terceira versão, e eu nada!
Diz-me… ias continuar a ser tótó, ou na terceira versão já te tinhas contido no que enviaste?
Ou por outras palavras. Se ambas as consolas são para lançar em 2020, e ambas já deviam ter devkits nos criadores, será que a Sony mostrou o jogo todo quando a Microsoft não mostrou nada?
E mais… a Microsoft vai mesmo colocar em risco a qualidade do apresentado no lançamento, para ganhar uns meses? Ou será que vai manter segredo até lançar e ninguem vai receber devkits?
Não seria melhor lançar algo, mas sem mostrar o jogo todo? Ou seja, devkits que não mostrem a total performance da consola, mas que deem para se ir trabalhando?
Isto soa-te a lógico?
A mim não me soa!
Parecido com uma resposta que vi na Eurogamer:
“Quer dizer que com os lançamentos dos consoles para daqui a menos de 1 ano a MS ainda não enviou seus devkits para pegar a Sony de surpresa? Algo bom não vai sair daí.”
impressionante como todo que aparece da MS os fanboys lunáticos do xbox dão um jeito de dizer que é “master plan”
agora o devkit atrasado ou mal distribuído é mérito e “vai pegar a sony com as calças curtas béééééé”
É mais ou menos semelhante aos fanboys de playstation que acreditavam que o PS4 Pro seria modificado de ultima hora para bater o Xbox Scorpio, e depois que o Checkeboard Rendering era igual o 4k nativos, e depois que o PS4 Pro conseguiu 8,4 tflops por causa de FP16, e depois mudou o discurso para que o que importa são os jogos, e em 2019 o discurso é “ah essa geração já acabou mesmo, que venha o PS5 que é mais potente que o Scarlett.”
Não acho que ninguém quer pegar ninguém de calças curtas, mas com o mesmo fabricante fornecendo os componentes e com nenhuma restrição de controladores de movimento por parte de nenhum console, ou eles saem iguais ou pequenos detalhes fazem a diferença. Além disso, vocês ainda acham que estamos no começo dos anos 2000 e que os jogos estão sendo feitos para uma maquina que singular que não existe nada parecido no mundo quando na verdade os jogos estão sendo feitos para computadores com especificações alvo, vão rodar na geração atual ainda e são criados em motores facilmente escaláveis.
Vocês pensam que ainda estamos no tempo de desenvolvedores escovando bits. Somente estudios internos tem algo que seja mais próximo do hardware final. Desenvolvedores terceiros e pessoas que dizem que tem um amigo que é dev, estão trabalhando com máquinas em construção.
Os specs das consolas são fechados muito antes da consola pronta. A Pro nunca iria mudar para combater uma consola que saiu um ano depois.
A PS4 Pro CONSEGUE 8,4 tflops a 16 bits de precisão.
Checkerboard rendering não é a mesma coisa que 4K nativos, mas é uma excelente forma de se onter resultados quase indistinguiveis não comendo performance que pode ser usada para algo mais útil.
O checkerboard rendering tem o problema que não pode ser usado em todos os motores de rendering, obrigando a alterações profundas aos mesmos.
Excelentes exemplos de uso estão em, God of War, Horizon Zero Dawn, Death Stranding e Days Gone.
Desculpe lá @Mário.estes 8 tflops ainda não foram utilizados porque?Há mais alguma mágica que o Pro ainda falta entregar.
Na boa este tipo de base de chekboard na Pro mostrou que os jogos ou tão mal optimizados para ele ou ele não entega tudo que dizem.
O console ta sofrendo para entregar Control e mais alguns jogos e pergunto cadê estes 8 tflops.
Duas perguntas… várias respostas. Que eu nem devia dar pois já fiz um artigo sobre isto e vocês andaram desatentos. 😉
A Pro possui FP16 no GPU. Basicamente o FP16 da AMD pega em duas strings de 16 bits e processa-as num único ciclo de 32 bits. Isto efectivamente duplica a capacidade de cálculo, elevando-a para 8,4 Tflops. É uma paracteristica de todas a Vega, extremamente usada em computação, ideal para IA, e que a PS4, acresentou na sua Polaris. Denomina-se Rapid Packed Math, e efectivamente consegue dobrar a performance do sistema.
Vai ser algo que terá suporte extremo na próxima geração especialmente pela IA que existirá nas consolas.
Porque não foram utilizados. Porque atualmente os jogos são feitos usando fp32. Fp 16 possui metade da precisão e como tal os resultados não possuem a mesma qualidade. Daí que, desde há muitos anos, os jogos são feitos em 32 bits.
Consequentemente esta caracteristica da Pro não pode ser usada em tudo, mas apenas em situações onde os 16 bits sejam suficientes, ou onde o corte de qualidade não seja significativo.
Onde ela é usada? Depende da implementação do jogo, uma vez que o suporte tem de existir, e isto não é de uso automático. Infelizmente, dado que o mercado tem 4 consolas, e apenas uma suporta isto, é algo pouco usado.
Mas há jogos que usam. E usam-no basicamemte para conseguirem subir a resolução na Pro, descendo algum uso de GPU em outras partes.
Exemplos de jogos que usam: Wolfenstein – the new colossus, e Farcry 5.
A Ubisoft detalhou em que é que usa, pelo que posso referir.
Citando:
“Um exemplo do uso de meia precisão em Far Cry 5 é na simulação da agua, que usa computação assincrona e rapid packed math, conseguindo entregar agua com elevada qualidade e sem grande impacto nas performances. É usada ao longo do jogo onde a precisão não se mostra relevante, em lagos, rios com areas com rápidos, bem como em interação de vaiculos, que são as áreas onde há mais ganhos de performance.
Far Cry ainda o uso para Shaders intrinsecos, uma característica que permite um maior nível de acesso ao hardware nos GPUs Radeon, permitindo assim tirar mais performance do hardware.”
Basicamente, se esperas um jogo multiplataforma a usar 8,4 Tflops na Pro, esquece. Mas a capacidade está lá, e num jogo indie, por exemplo, onde a qualidade gráfica e a precisão não são tão relevantes, poderias usa-los todos.
O Mantis Burn Racing é 1080p nativos na Ps4 e 4K nativos na Pro, devido ao Rapid Packed Math, pois basicamente a consola nesse jogo conseguiu cortar quase tudo para 16 bits sem perda de qualidade, conseguindo assim a proeza de quadruplicar a resolução de um jogo PS4, em apenas 4,2 Tflops.
Chequerboard rendering. É uma metodologia de reconstrução de imagem, mas como o nome indica é igualmente uma metodologia de rendering.
Isso quer dizer que não basta chegar lá e usar. É preciso que os motores usados possam ser adaptados a ela.
Infelizmente a maior parte dos motores são antigos ou nunca foram pensados para isso pois foram desenvolvidos em Pc, o que tem impedido bastante a pro de o usar.
Mas o caso da Pro é pior, porque ela não tem 4,2 Tflops directos. Ela tem um GPU que neste método funciona basicamente como se fossem dois GPUs em um. E isto é mais um empecilho para muitas equipas e os seus motores que nunca foram pensados para isso.
Mas dito isto o Checkerboard da Ps4 pro está embutido no hardware, e é usado automáticamente desde que o motor esteja apto a usa-lo, usando FP16 para acelerar o método.
Mas não julgues que a metodologia está exclusiva da Pro. Ela pode ser obtida igualmente por software, e jogos como Anthem, Assassins Creed Odissey ou Final Fantasy XV usam checkerboard rendering na Xbox One X para alcançarem os 4K,
mostre somente UMA noticia de SITE, UM “INSIDER” falando essas groselha.
o problema que fanboy do xbox acha que os outros são iguais a eles… acham que Sonysta tem SEITA de video game igual eles.
acham que sonysta é idiota da “GPU OCULTA” e outras demências lunáticas.
pq ninguém falou que o PS4 PRO TINHA UMA GPU OCULTA QUE A SONY SO IA ATIVAR DEPOIS DE SAIR O XONE X?
eu mesmo respondo:
pq não tem sonysta demente lunático
e AO CONTRARIO DA NUVEM MÁGICA, o checkboarding tem VÁRIOS exemplos de ser INDISTINQUíVEL do “true 4k”
Horizon Zero Dawn
God of War
Death Strading
God of War a DF teve que tirar VINTE PRINTS e analisar assim para perceber que NÃO é nativo.
em movimento, no jogo? IMPOSSÍVEL notar que não é 4k nativo.
quer prova? tudo que eu falei ai TEM LINK DA FONTE,
agora quero fonte dessa demência que “a Sony vai ajustar o PS4 PRO para ser tão bom quanto o xoneX que vai sair um ano depois”
Não me lembro de nenhum episódio em que o Jez Corden foi desmentido, aliás, ele não costuma divulgar informações ou especificações, o máximo que ele faz é dizer tipo, não é bem assim que estou ouvindo nos bastidores…
Sobre o Tom Warren, ele é editor senior de um site que nada tem a ver com a Microsoft, o The Verge que inclusive em um monte de artigos dedicados ao Playstation. Ele tem contatos na indústria, e pode ter recebido informações erradas, mas eu olhei os tais posts sobre as especificações e foram apenas retweetados, ele nunca defendeu aquilo de verdade. Da mesma forma, eu não conheço nada que o ZughEX tenha vazado que se confirmou totalmente ou alguma grande bomba que partiu dele.
Como eu disse, eu não acho que alguém está mentindo ou passando informações falsas propositalmente, até por que os mesmos insiders que afirmam que nesse momento o PS5 é melhor, dizem que é só por um pouco e os mesmos assumem que não conhecem de verdade as especificaçõe, que elas não são finais e que estão apenas recebendo feedback de devs trabalhando com devkits, que podem ter otimizações desde versões de API e software até ajustes em specs e velocidades. Recentemente começou a surgir números de % para lá ou pra cá e todos os insiders disseram que essas alegações são falsas, sejam eles os do resetera ou os que estão mais próximos da Microsoft.
O que não é certo é achar que pessoas com contatos ou empregos em locais sérios e reconhecidos são do tipo que espalham informação do tipo misterxmedia e algumas pessoas anonimas que dizem que conhecem o amigo dev são a autoridade em alguma coisa. As vezes parece que os que acreditam em conspirações estão certos, quando uma notícia sugere que um Xbox pode ser melhor que um Playstation existe uma onda de negação na internet, mas quando surge um boato de algum canto qualquer sobre um Playstation 5 que vai chutar bundas com sua performance isso é ressoado em vários cantos como alguma prova concreta, mesmo historicamente, a unica vez que isso aconteceu foi quando a Microsoft resolveu dedicar 150 dolares do preço do seu console ao Kinect.
Jez Corden – Apenas um exemplo onde ele dá quase uma certeza e fala de especificações:
“I’m 99% shure Scorpio doesnt have a jaguar CPU”
https://www.reddit.com/r/xboxone/comments/5q66by/jez_corden_on_twitter_im_99_sure_scorpio_doesnt/
Tom Warren – Criador do website Winrumours dedicado a notícias sobre a Microsoft. Tanto acertava, como falhava.
Trabalhou na MSNBC
Phil Spencer – Will I say I’m not doing something? We’re focused on Project Scarlett and delivering a high performance console. There’s no doubt about that. I will never remove options for us. When we launched Xbox One, would I have predicted S would have come? Or X would have come? Or the All-Digital edition would have come, which frankly is doing well, which is good to see. We also did just ship the development kit, which is another console.
https://www.eurogamer.net/articles/2019-11-15-the-big-xo19-interview-xbox-boss-phil-spencer
Basicamente, se há quem não tenha devkits, há quem os tenha. A Microsoft está apenas mais atrasada na entrega.
Specs finais poderão não ser conhecidos fora das empresas, e isto tanto vale para uma consola como para a outra.
Mário, você acha que é possível alguém arriscar nas futuras ddr5 nesses consoles, ou pela questão de preço e disponibilidade é algo inviável na altura de lançamento? Pois parecem que serão muito mais rápidas que as atuais ddr4 (chegando a 6.400 mhz de taxa de frequência) , e em quad channel, pode ser que saia um bom caldo.
Não… a curva de custos da GDDR 5 é crescente, e pior do que isso, obrigaria ao seu fabrico propositado uma vez que ela vai ser substituida na produção em massa pela GDDR 6.
Estou falando das ddr5 (memória ram), sucessoras das atuais ddr4. Falo porque você já disse que uma solução de HBM2+ ddr4 poderia trazer resultados interessantes num Ps5, até mais que o uso de somente o gddr6, salvo engano por questões de latência não é mesmo? E se utilizado somente o ddr5, fazendo uma alusão ao que o Xone fez com o S e o Fat?
Peço desculpa… entendi GDDR5.
A DDR 5 seria muito interessante. Reduz consumos e duplica a largura de banda.
No entanto tudo vai depender dos custos, uma vez que para as necessidades existentes, a DDR 4 chega e sobra. Mas a poupança de energia não pode ser negligenciada e torna-a algo a ponderar.
Mas trocar a GDDR por apenas DDR, isso não. Não é apenas uma questão de larguras de banda. A GDDR é uma memória dedicada a video (dai o G de Graphics), e capaz de picos de transferencia muito superiores, de receber e enviar dados em simultâneo,e muitas outras coisas que a DDR não faz, que a tornam ideal para placas gráficas.
Mário pode me mandar o link desse rumor do reddit?
Infelizmente foi apagado. Inclusive do removeddit!
https://www.removeddit.com/r/GamingLeaksAndRumours/comments/e0x8hk/project_scarlett_information/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf
Mário e Bruno, era disso que eu falava ontem https://www.eurogamer.pt/articles/2019-12-05-phil-spencer-ja-tem-uma-xbox-scarlett-em-casa Eu acompanho essa turma toda no twitter e vi na hora que Phil postou. Há muita gente debochando dele, chamando-o de Pinóquio, não acreditando que ela já tenha um desses.
Sim eu vi esse twit. O importante disso e o timing – logo no mesmo dia em que o artigo e publicado. Alias, umas horas depois.
Sim! Tbm tive essa impressão! Foi claramente uma resposta, tendo abafar os rumores sobre problemas com a produção do console.
O que se falava é que a Microsoft está com sérios problemas térmicos para colocar a consola em performances concorrenciais.