Há um novo rumor sobre a Scarlett, mas como sempre há coisas que levam a duvidar do mesmo.

Um novo posto no Reddit dá supostas informações sobre a Scarlett. No entanto há dados no rumor que não aparentam ser muito credíveis, colocando em causa tudo o que é referido.

A PS5 será mais potente… a Xbox será mais potente. Bem… rumores há para todos os gostos!

O último rumor dá a informação que a Xbox será mais poderosa que a PS5… mas infelizmente o rumor, que como todos eles é apenas fiável na medida que pretendermos que seja, sofre de um problema: O facto que nem tudo o que lá é dito parecer 100% coerente.

Vamos analisar o rumor, traduzindo-o

Mantendo a coisa vaga por agora.



O nome final foi confirmado, não o podendo dizer ainda porque apenas cerca de <25 pessoas sabem realmente o nome.

No momento, no que toca à potência, estamos a olhar para o mesmo que a PS5, no entanto um pouco melhor – No entanto não por muito, uma repetição da última geração não acontecerá.

Haverá 2 modelos, ambos com 2 TB de armazenamento, o modelo 1 será 100% digital e sem drive de BDs. Eles venderão a $449 e $499 respectivamente.

Títulos de lançamento serão o Forza Motorsport 8 (o melhor da série a nível de desenvolvimento), halo infinite (apesar dos rumores o jogo está a desenvolver ok) e um RPG por anunciar da Ninja Theory

A The initiativa manter-se-à fora do radar talvez até 2021 com apenas um teaser. A qualidade do jogo que preparam foi comparada a RDR2 por uma série de pessoas no comando (E Satya Nadal !)



Tomem, por favor, isto com um grão de sal. Isto vem de fontes diversas, bem como de informação pessoalmente obtida. A próxima geração será muito interessante.

Apesar de uma informação aparente inócua, há neste post várias situações que nos levam a questionar a sua veracidade

O twitter começa com a questão do nome. Uma informação que foi confirmada oficialmente como verdadeira pela Microsoft. O nome final já está decidido, mas está neste momento apenas um grupo restrito de pessoas o conhece.

Por outras palavras o rumor começa com um dado já conhecido, o que pode ocorrer no sentido de, para o bem e para o mal, tentar dar credibilidade ao resto.

Onde o rumor aparenta perder a sua credibilidade é em três pontos:

  • O Chamar Satya Nadella de Satya Nadal. – Tal é deveras estranho.
  • O referir que a Ninja Theory está a trabalhar num RPG não anunciado. – A Ninja Theory nunca fez um RPG, e não há histórico de ter contratado alguém especializado em RPGs.
  • O referir que os estúdios adquiridos passarão todos a AAA. – Este é o ponto mais estranho! A Microsoft referiu que comprou os estúdios que comprou para garantir que eles continuavam a produzir os jogos que produziam, podem crescer conforme precisassem. A ideia passava por eles manterem um output elevado  e variado que pudesse popular o Gamepass com exclusivos interessantes e pequenos.  E se é certo que a Ninja Theory e a inXile cresceram (no entanto nada de extraordinário), a Obsidiam e a Double Fine basicamente mantiveram-se como estavam.

Resumidamente… com algumas questões pendentes, fica o rumor!



114
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
106 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
15 Comment authors
ReinaldobrunoEwertomLivioCarlos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Shin
Visitante
Shin

Existe indícios que apontam que o Chip do Scarlett que foi cotado como chip de codename Arden tem dimensões maiores que o Chip do PS5 cotado pelo codiname Oberon em sua última. Eles fizeram possiveis incrementos no setup mais novo lhe permitindo maior clock base, então a diferença de poder computacional é pequena, e os barramentos de memória são possivelmente a maior diferença. Dado que os consoles para rodar 4K precisam de 500GB/s de largura de banda, ambos estarão sobre essa carga então os incrementos adicionais não tem um impacto tão pertinente na perfomance geral.

A Sony tem um projeto VR então investiu em diminuir latência de renderização e impacto na largura de banda. Sony possivelmente possui núcleos RDNA mobile similares ao que serão usados pela Samsung, capazes de fazer Tiled Rendering por completo, algo que eles dominam pois é o tipo de renderização apoiada no PSvita. Sony contratou engenheiros que trabalharam na Imagination no Projeto Ray-Tracing do GR6500, a solução da Imagination era usar o Ray-Tracing como uma etapa paralela sendo aclopada na renderização na etapa de rastreio de Tiled. Meu pensamento é que a Sony está usando recurso similar que permite diminuir consideravelmente o impacto da renderização na largura de banda, concentrando a maior parte do rendering nos niveis de cache. Por isso em jogos otimizados eles podem está com vantagem. E isso explicaria por que a Microsoft não tem interesse por VR, seu hardware simplesmente está fora da disputa.

Fernando
Visitante
Fernando

Eu acho que é por que o PS4 tem 102 milhões de consoles vendidos e o VR atingiu 4 milhões de pessoas e mesmo no PC os dados de utilização são baixos.
Não acho que seja nada sobre recursos técnicos, e sim por que o dinheiro não está ali. A Valve na tentativa de popularizar seu dispositivo resolveu apelar para Half Life, que os fans pedem a tempos e eles ignoraram. A Sony não tem uma Naughty Dog, Santa Monica ou Guerrilla fazendo nada no VR.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Os óculos VR são produtos de nicho, não vendem tanto devido ao alto preço e ao investimento pra se ter um. O PS VR é o mais acessível pois não precisa de um supercomputador, apenas de um PS4 fora isso tem os exclusivos padrão SONY, a Naughty Dog falou q não se interessa em desenvolver pro VR mas o Japan Studio, q é um estúdio muito importante da SONY, fez o Astro Bot q foi um tremendo sucesso, foi a razão de eu comprar o PS VR

bruno
Visitante
bruno

Acrescento tb que nao vendem porque nao e para todos, mesmo quem o poderia comprar.

Eu, nao que esteja desposto a gastar o custo de mais que uma consola num, apesar de louvar a tecnologia da Sony (porque e um feito e e de elogiar), nao estou minimamente interessado no VR.

Nao gosto da ideia de colocar um capacete e andar num mundo assim. Acho que e demasiada imersao e e importante manter contacto com o mundo real.

bruno
Visitante
bruno

@ Fernando, A Sony neste momento internamente tem o Japan Studio e o London Studio a produzir exclusivamente para o VR, fora thirds. E o PS VR, tendo em conta o produto que e esta a receber um suporte excelente, arrisco ate a dizer que envergonha a MS e o suporte que esta deu para a Xbox ONE.

Por ultimo, a Insomniac tem uma equipa dedicada ao VR portanto mais uma equipa interna para a Sony.

Livio
Visitante
Livio

Ao meu ver quem critica o VR e alguns que dizem nao o querer para a plataforma preferida provavelmente :
1- Não testou o VR(Óculos VR e não aqueles de celular)
2- E se testou foi com um jogo que não é do seu agrado.

Queria ver se a MS disponibilizasse um Halo/Gears para o VR, nem que fosse uma tech demo, como iria chover de gente a apoiar o periférico.

Consegui meu VR por um baixo preço pq estava com defeito, mas assim que ficou ok testei com o GTSport e logo vi que o periférico tem futuro, claro que fiquei decepcionado devido as limitações do PS4 e até do periférico, mas que se resolvem quase 100% com uma nova geração.

No que digo limitação do PS4 devido o GTS no máximo disponibilizar 1 modo 1vs1 contra a IA(o jogo disponibiliza outros modos para o VR). Já a limitação do perife é devido o espaço e ainda não ter acessório para simular as mãos, pois a tentativa de ação de toque é a que mais vejo quando estão a experimentar o VR.

bruno
Visitante
bruno

@Shin, o que dizes faz todo o sentido.

Alguns relatos de DEVs sobre a PS5 reportam que a palavra-chave no sistema e “imediacy” ou seja “tudo e imediato”. Isto devido ao uso do sistema SSD, memoria e tudo o mais.

A mim o que me parece e que a Sony acelerou o sistema ate mais (clocks de 2000 gHz de acordo com o Komachi) nao para evitar ao maximo possivel bottlenecks. E por isso temos aquele design singular no dev kit que me parece ser devido a um sistema de refrigeracao para um processador que aquece muito. E nao acho que sejam dois processadores, mas um unico ligado a um sistema de refrigeracao com aquele formato, optimizando a entrada de ar.

A esse rumor acrescenta este: a Sony supostamente conseguiu um acordo com a Samsung para utilizar chips HBM2E que nao estavam aptos para clientes terceiros. Basicamente, em vez de irem para o lixo, sao vendidos a Sony. Porque usar HBM2? Devido a necessidade de uma bandwith enorme. Se nao estao em erro, os chiplets mais comuns tem uma capacidade na ordem dos 4Gb. Eu nao entendo estas contas muito bem, por isso necessito de ajuda, mas com HBM2 quantos chiplets sao necessarios, considerando os limites do bus, para uma bandwith de 1 TB/s? E que podemos estar a olhar para uma memoria na ordem dos 8 Gb a 1 Tb/s (se for isso que e necessario).

Por ultimo (@Mario, nao consegui encontrar a referencia), a AMD apresentou a tempos um sistema em que o chip de memoria HBM e colocado sobre o processador com canais que comuniacam o mesmo verticalmente – e curiosamente a Sony apresentou uma patente sobre um sistema de refrigeracao para chips em 3D stacking – foi uma das primeiras a ser revelada.

Noutro assunto, podes apresentar a referencia dos engenheiros da imag. tech que a Sony contratou? Gostava de saber quando foram contratados.

daniel
Visitante
daniel

Essa da The Initiative não dá para levar a sério. Como raios um recém formado estúdio que mal conta com 50 pessoas pode já estar pensando em algo do nível de uma Rockstar. Alias, Rockstar, Naughty Dog e CD Red, pelo menos pra mim, estão em um patamar diferente das demais, pois são estúdios com 500+, tem talento de sobra,tem histórico, e tem um prazo longo para desenvolver um jogo. A Microsoft já tem um estúdio assim (343 industries), e pela primeira vez terão tal prazo (5 anos de desenvolvimento) para o Halo Infinite. Se será tão grandioso quanto, não sabemos. Mas a Ninja Theory com um action RPG faz total sentido, visto que seria um próximo passo de evolução da empresa. Provável que seja o jogo do grupo que criou HellBlade, liderado por Antoniades. A ninja hoje tem um estúdio de mais ou menos 150 colaboradores e já foi falado que bleeding edge tem 25 dedicadas a ele. Com o restante, ou boa parte dele, dá para se criar algo interessante, mas reiterando, um action RPG, na pegada de um Nier ou Astral Chain da vida, mas com uma narrativa mais envolvente a la HellBlade.

Fernando
Visitante
Fernando

A Initiative foi criada para ser um estúdio do tamanho da 343i. Eles podem estar pensando em algo em tal escala sim, mas algo que vai demorar muito tempo ainda. Eles começaram o estúdio no ano passado. Você não precisa de 500 funcionários para pensar em como será seu jogo, você precisa deles para colocar em ação e eles tem bastante vagas em aberto.

bruno
Visitante
bruno

Com o talento certo tudo se consegue.

Days Gone e um jogo enorme, acaba de ganhar um premio de melhor mundo aberto e supostamente esse mundo foi criado por 6 pessoas.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

A ms sempre faz marketings escabrosos, falou q a Cloud faria o xone base ter a potência de 4 PS4 base, eu sempre digo q a cloud é o futuro, q mais tarde todas as empresas q lidam com internet terão que ter servidores próprios dedicados de cloud mas a ms poderia ser mais honesta, eu falei em 2014 q dava pelo menos 3 anos pra esse negócio de cloud COMEÇAR, pois bem passou 5 anos e nem começar começou, ms nunca foi concorrente contra a SONY, nenhum xbox foi sequer páreo pra nenhum PLAYSTATION

Edson
Visitante
Edson

Foi não? Vc estava aonde quando estava rolando a geração passada?

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Jogando meu PS3, que venceu o xbox 360

Edson
Visitante
Edson

Sim e o xbox 360 não foi páreo para o ps3? Tanto não foi que o xbox 360 surrou por anos e anos nos EUA e se não fosse o mercado europeu e japonês, o ps3 teria sido derrotado!

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

O x360 COMEÇOU melhor porque tinha pirataria, depois q a SONY investiu pra valer em exclusivos o pessoal viu q mesmo caro valia mais a pena continuar com a qualidade e por isso PS3 superou as vendas do x360

Edson
Visitante
Edson

Então o ps1 e ps2 venderam pela pirataria tbm!

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Mas na geração PS1 e PS2 todos os consoles contavam com pirataria, na geração anterior só o x360 contava com pirataria e mesmo assim foi derrotado pelo melhor console, q é o PS3

Edson
Visitante
Edson

Todos? O n64 não tinha e o Gamecube só foi ter no final da geração.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

O n64 tinha, sempre teve só q era mais difícil piratear cartuchos. E se for o caso mesmo com pirataria o x360 não venceu a geração

Fernando
Visitante
Fernando

Na verdade, os números exatos de vendas não são conhecidos pois não existem fontes confiáveis dos dois lados, mas estimasse que tecnicamente foi um empate a nível global, já que a conta parou em 2013 e o Xbox 360 continuou sendo vendido e recebendo alguns lançamentos até 2015, mas nos Estados Unidos a diferença foi bem grande a favor do Xbox 360, muito maior do que é a diferença atual entre o PS4 e o Xbox One.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Iiiiiih @ Fernando não comece com essa conversinha, essa coisa de que não existem fontes confiáveis é damage control total, todo mundo sabe q o PS3 superou em vendas o x360 no final da geração, só nega quem é muiiito tendencioso

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Voce nunca deve ter jogado em um X360 pra escrever tanta coisa equivocada, pra nao dizer outra coisa

Fernando
Visitante
Fernando

Ah sim claro, esses são os 5 consoles de mesa mais vendidos de todos os tempos nos Estados Unidos segundo o NPD:

1 – PS2
2 – Xbox 360
3 – Wii
4 – PS4
5 – Xbox One

Nesse que é o maior mercado do mundo e que quase consome mais do que a Europa inteira reunida, o PS3 não supera nem o Xbox One que os fanboys consideram ser um fracasso.
Não sei a quanto tempo conhece video games ou quantos anos tem, mas costumo dizer que a geração passada foi muito longa, o garoto que tinha 10 anos quando o Xbox 360 foi lançado, tinha 18 quando o PS4 chegou, e provavelmente começou a jogar video game de verdade quando o PS3 começou a pegar no tranco, lá pra 2009.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Jogo desde o Snes Fernando, xone pode até vender razoávelmente bem mas é um console totalmente irrelevante, não tem impacto na indústria, não concorre a GOTY e o Philha spencer é uma piada

Fernando
Visitante
Fernando

@Vitor PG
O que muda concorrer a GOTY? Quem liga pra isso? Quantos jogos Call of duty concorrem a GOTY e quanto vende todo ano?
Alguns jogadores se importam muito com que outras pessoas dizem à eles que é bom enquanto a maioria está jogando o que eles acham que tem que jogar.
O primeiro Xbox introduziu Halo na industria. Esse foi o primeiro jogo em que um fps se sentiu confortável em um console. Antes dele, todos os jogos tinham comandos desajeitados e e o estilo não era muito popular. Também foi o console onde surgiram Forza e Fable. Então ele marcou a industria. O Xbox 360 introduziu gears of war, popularizou o online em consoles, introduziu o mercado digital e foi o primeiro a abrir para indies com o programa de desenvolvimento live arcade, onde os indies podiam publicar jogos digitalmente. Ou seja, o Xbox 360 popularizou a forma como jogamos video game hoje.
O Xbox One não emplacou nenhuma franquia nova, mas sinceramente, nessa geração acho que só Horizon Zero dawn virou, e mesmo assim muito, mas muito longe do impacto de um Halo ou Gears em seus lançamentos, que foram jogados que ditaram tendência. Os jogos de sucesso da Sony nessa geração são continuações de franquias existentes.
Então tirando os jogos, quem fez algo que ficará de legado para a Industria? Me arrisco a dizer que o Gamepass será um novo padrão para essa indústria, e ele foi introduzido no xbox one. O fim do conceito de jogos que só rodam em.um console específico também é algo que eu acho que está bem próximo, e ja tem rumor de exclusivo sony first party indo para PC, e alguns analistas começam a defender que o conceito antiquado dos consoles está acabando. E essa movimentação começou com a Microsoft lançando jogos em simultaneo no PC e no xbox.
Então o One pode não ser o queridinho dos seus sites e escritores de games favoritos, pode não ser o console que está na sua estante, pode não ter os jogos da sony que vc gosta de jogar, mas sim ele tem relevância na indústria, ele tem um mercado de uns 50 milhões de clientes, ele praticamente tem o mesmo alcance que o SNES onde você começou a jogar teve.

Vitor PG
Visitante
Vitor PG

Cara quanta bobagem tu escreveu,o primeiro jogo FPS de relevância e que se sentiu confortável em um console foi o Goldeneye pra n64, halo surgiu bem depois e nem exclusivo da ms ele era pois tinha também pra Mac, o console que popularizou o online foi o Dreamcast ,o xbox surgiu bem depois e cobrando pra jogar online, gears of war é um dos jogos Mais genéricos de sempre q hoje em dia nem caixistas fanático gosta, o GOTY não é relevante? É a maior premiação de games q existe, caixistas vem falar q não é importante porque nem sequer concorre a goty e você ainda por cima vem defender o indefensável mendigopass, por causa desse serviço porco q o xbox não tem nenhum jogo relevante, afinal pra fazer um jogo vai muiiiiita grana e o jogo tem que vender bem pra se pagar e dar lucro, coisa impossível se o jogo é dado por R$1 na mendigopass no lançamento. Torcer pra Nintendo vir com tudo com seus consoles pq ms não é concorrente digna pra disputar contra a SONY,ms sempre apanhou mas nessa geração ela se superou, ela mesma se flagelou

Livio
Visitante
Livio

Putz, comparar 50 milhões na década de 90 com 50 milhões nesta década… nem preciso dizer. São números iguais mas o alcance dos consoles na sua respectiva geração não. Não digo que o One é irrelevante mas associá-lo ao SNES só porque este foi um sucesso na geração não caiu bem

Brunoab
Visitante
Brunoab

Initiative já falou OFICIALMENTE: “ficar pequena, ficar ágil” mas os fanboys do Xbox não aguentam sem DELIRAR?

“vai fazer um jogo do tamanho do RDR2”

É como eu sempre digo, se um rumor compensa recalque de fanboy do xbox, é fake.

“Todos os estúdios da MS fazendo AAA”

Rumor para compensar recalque de fanboy do Xbox com Bleeding Edge, Battletoads, “querida encolhi as crianças”.

É certo, rumor compensando o sofrimento de fanboy do Xbox? fake news.

Edson
Visitante
Edson

Mário, o que dizem que está acontecendo é o seguinte: um insider Tom Warren ( que vazou o xbox one X e o Surface) disse que as pessoas estão falando muitas bobagens sobre o poder do scarlet, pois quase ainda ninguém tem os dev kits do mesmo. Ele diz que há outros dev kits por vir e que a MS quer surpreender a Sony fazendo isto, para pegá-la de surpresa. Estou referindo ao que estou lendo, ou seja, pode ser verdade ou não, mas esse cara parece que conhece muito por lá! Vamos aguardar…

Fernando
Visitante
Fernando

Independente do histórico das pessoas, o Tom Warren é alguém com contatos dentro da indústria e ele não é insider, é editor Senior do The Verge, assim como o Jez Corden é do Windows Central. Provavelmente ele conhece zero de tecnologia, mas conhece pessoas. Pode ter compartilhado coisas que não faz sentido mas entre acreditar nele e no Jez dizendo que os devkits ainda não forem entregues para a maioria dos estúdios, e acreditar em 6 pessoas anônimas que dizem que conhecem alguém que tem o devkit, eu prefiro acreditar em pessoas conhecidas com real potencial de ter contatos na indústria.

daniel
Visitante
daniel

Mário, você acha que é possível alguém arriscar nas futuras ddr5 nesses consoles, ou pela questão de preço e disponibilidade é algo inviável na altura de lançamento? Pois parecem que serão muito mais rápidas que as atuais ddr4 (chegando a 6.400 mhz de taxa de frequência) , e em quad channel, pode ser que saia um bom caldo.

Antonio Lucas
Visitante
Antonio Lucas

Mário pode me mandar o link desse rumor do reddit?

Edson
Visitante
Edson

Mário e Bruno, era disso que eu falava ontem https://www.eurogamer.pt/articles/2019-12-05-phil-spencer-ja-tem-uma-xbox-scarlett-em-casa Eu acompanho essa turma toda no twitter e vi na hora que Phil postou. Há muita gente debochando dele, chamando-o de Pinóquio, não acreditando que ela já tenha um desses.

bruno
Visitante
bruno

Sim eu vi esse twit. O importante disso e o timing – logo no mesmo dia em que o artigo e publicado. Alias, umas horas depois.

Edson
Visitante
Edson

Sim! Tbm tive essa impressão! Foi claramente uma resposta, tendo abafar os rumores sobre problemas com a produção do console.