Hellblade II não corre do Unreal Engine 5, e nem sequer foi confirmado como exclusivo Xbox série X

A Microsoft não só nunca confirmou Hellblade II como um exclusivo série X, como nunca confirmou que o jogo usaria o Uneal Engine 5. No primeiro caso, porque isso atirava ao lançamento do jogo para 2022, e no segundo porque o motor ainda nem sequer está disponível.

Sinceramente, a má informação na internet está a alcançar extremos que não são admissíveis. Começa a ser necessário pensar-se seriamente na penalização de websites que passem informação falsa, pois tal como as fake news no FAcebook e outras redes sociais, a Internet está a começar a ser uma péssima fonte de informação.

A exclusividade de Hellblade II para a série X

Olhando para o que está publicado actualmente vemos carradas de websites a afirmarem que Hellblade II é um exclusivos Xbox série X. E apesar de não estarmos em condições de negar isso, a realidade é que também não estamos em condições de ao afirmar. E isso porque não temos conhecimento de uma afirmação clara da Microsoft nesse sentido.

Uma boa quantidade dos websites que afirmam essa exclusividade apontam para o tweet que se segue:



Ora aqui não há essa confirmação. Há uma confirmação que o jogo será exclusivo Xbox e PC, mas nada refere que o jogo é exclusivos série X. Isso é uma extrapolação derivada da qualidade do trailer e das análises da Digital Foundry ao que foi mostrado. Mas não uma confirmação de que o jogo seja exclusivo.

E a acreditarmos em ambas as coisas… o jogo só sairia em 2022.

Antes de escrevermos este artigo, escrito em cima da hora (não era o previsto para hoje), pesquisamos por afirmações que desses a exclusividade como certa, mas não encontramos… E a única referência apontada pelos websites que o afirmam é, como já o dissemos, o tweet de cima, que nada confirma nesse sentido.

Ora sem essa confirmação explicita e com as frases de Matt Booty que referem que nos próximos 1 a 2 anos todos os jogos serão jogáveis em todas as consolas da familia Xbox, só podemos concluir uma de duas coisas:

  • Hellblade II não é exclusivo série X
  • Hellblade só sai em finais de 2021 ou em 2022

Um destes dois casos é aplicável, mas repare-se no artigo da gamespot que refere as frases de Booty, que refere que “ouvimos que o jogo será exclusivo da nova consola”, mas não cita a fonte.



Uma das possibilidades para esta ideia de exclusividade (que repita-se, não estamos em condições de negar) , surge do trailer do jogo, que acaba com ao frase “Xbox serie X”. Podem ver de seguida:

Mas tal não é uma confirmação de exclusividade. Apenas um comprovativo que a consola é suportada. E dado que o trailer foi mostrado na apresentação oficial da série X, nem fazia grande sentido este referir outra coisa, dado que o conteúdo ali presente era da série X.

Mas a realidade é que confirmação inequívoca de exclusividade, ou pelo menos uma palavra da Microsoft que aponte nesse sentido, desconhecemos que exista.

Hellblade II a usar o Unreal Engine 5



Este caso soa-nos exactamente igual ao de cima. Uma extrapolação clara e utópica dos fans da consola, especialmente após terem visto a apresentação do motor na PS5.

Apesar de já uma enormidade de websites noticiares isto, a Microsoft nunca confirmou tal coisa. Aliás, até o Wikipedia já anuncia o jogo como sendo feito com o Unreal Engine 5. E isto, baseado no seguinte Tweet:

Phil Spencer não confirma que esses estúdios estão a usar o Unreal Engine 5. Nem de longe nem de perto! Ele apenas confirma que vários estúdios usam o Unreal Engine!

Aliás, Phil nunca podia confirmar o uso do Unreal Engine 5. E o motivo é simples! É que ele não está ainda no mercado!



Visitando o website da Epic, a versão mais recente do motor que está disponível é a 4.25. E nesta página, a EPIC refere:

Unreal Engine 4.25 already supports next-generation console platforms from Sony and Microsoft, and Epic is working closely with console manufacturers and dozens of game developers and publishers using Unreal Engine 4 to build next-gen games.

Quanto ao Unreal Engine 5, ela refere na mesma página:

Unreal Engine 5 will be available in preview in early 2021, and in full release late in 2021, supporting next-generation consoles, current-generation consoles, PC, Mac, iOS, and Android.

O motor ainda não está sequer disponível. A sua versão preview estará disponível no inicio de 2021, e o motor será lançado oficialmente no final de 2021.

Isto não quer dizer que a equipa não possa mais tarde passar para o novo motor, pois a compatibilidade é garantida. Mas isso não é usar o novo motor, ou sequer tirar partido das novas funcionalidades.

Daí que o certo é apenas uma coisa. A Ninja Theory, não está a usar o Unreal Engine 5. Porque ele ainda não está disponível!



 



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