Hellblade recebe tratamento de nova geração nas Xbox series, incluindo Ray tracing e FPS adicionais.

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As melhorias de resolução e fps são notórias… já o Ray Tracing… este é um jogo onde ter ou não ter é irrelevante.

A Microsoft lançou um patch de nova geração para Hellblade nas consolas Xbox séries. O patch introduz melhorias na resolução, fps e Ray Tracing (mas não tudo ao mesmo tempo), sendo por isso uma boa adição para os possuidores do jogo que possuem agora as novas consolas.

Curiosamente, e isso não podemos deixar de referir, o modo Ray Tracing é algo peculiar, pois a realidade é que em 99% do jogo o facto de ele estar ou não ativo apenas se nota no impacto existente nos fotogramas, uma vez que visualmente os ganhos são ultra reduzidos, se é que alguns.

Note-se que ao se dizer isto não se pretende tirar mérito ao uso do Ray Tracing, mas aceitando-se que ele está ativo e não havendo diferença visual há que se dar mérito às metodologias alternativas que o jogo usa e que conseguem, com muito mais performance, resultados em tudo equivalentes.

Basicamente este patch acrescenta ao jogo 3 modos, o modo Performance, que oferece maiores fotogramas, o modo resolução, que oferece maior resolução, e o modo Enriquecido, que oferece Ray Tracing. Estes modos são um pouco uma salga



Assim temos:

Modo Performance

Xbox série X

Dinâmico, até 1080p, 120 fotogramas

Xbox série S

1080p, 60 fotogramas

Basicamente neste modo a Xbox série S oferece menor número de fotogramas mas, curiosamente, melhor resolução.
No entanto, como se verá a seguir, a série X não fica a perder caso apenas pretenda 60 fotogramas.



Modo Resolução

Xbox série X

Dinâmico, até 4K, 60 fotogramas

Xbox série S

Dinâmico, até 1440p, 30 fotogramas

Finalmente o modo Ray Tracing:



Modo Enriquecido

Xbox série X

Dinâmico, até 4K, 30 fotogramas

Xbox série S

FullHD, 30 fotogramas

Ora quanto aos benefícios do Ray Tracing, nada como deixar um video para que possam ver por vocês a diferença. Face ao que se verifica de diferença, a qualidade do conseguido sem Ray Tracing quase torna este um caso onde a sua presença é mais notória na quebra de fotogramas, no que nos visuais em si.



A um ponto onde se dissessem que não existia RT, mas apenas ligeiras afinações nos parâmetros do já existente, tal seria aceite sem relutância.



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José Galvão
José Galvão
2 meses atrás
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Eu também não notei nada de especial, achei o patch meio meh…

Em abono do jogo, esta atualização não foi feita pela NT mas sim pelo estúdio que fez a conversão do jogo para a Switch.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Obrigado mas tenho que evitar os doces! 😛

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Café eu gosto..mas parabéns pelo trabalho👏ficou muito bom

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Obrigado novamente, mas só tomo uma vez ao dia para não criar dependência! Acabei de tomar uma xícara com a esposa. 😛

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
2 meses atrás

Eu tomo umas 10 xicaras ao dia será que sou viciado🤣🤣🤣🤣

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Deixando de lado as brincadeiras, parabéns pelas renders, e ainda veio com a desculpa que estava enferrujado e se usar há mais de 10 anos.

Sobre a dependência de café, minha esposa é uma, tem que fazer no período da tarde senão tem dores de cabeça. Tive um professor de TI que levava a garrafa térmica para a sala de aula, um dia ele teve dores de cabeça e perguntamos: “Tomou café antes da aula”, ele confirmou que não.

Agora espero pelo que você vai enviar amanhã!

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Está brutal, já me deste fome! 😉

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

O famoso donut :), muito bom trabalho!
Imagino que estejas a usar a rama do CyclesX! O blender tem melhorado bastante rápido, mas parece haver um problema com código legado que está a complicar as coisas em algumas áreas, como melhorar a performance quando as cenas têm muitos polígonos. Seja como for, o cyclesx é impressionante 🙂

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

O efeito da textura está muito bem conseguido, e tudo o resto também. O mesmo para o café 😉
Pergunto-me se estás a usar o novo CyclesX, se fizeste o download do blender 3.0 é possível que estejas a usar o cycles actual, o novo está numa versão experimental
https://builder.blender.org/download/experimental/blender-3.0.0-alpha+cycles-x.b8238733598d-windows.amd64-release.zip

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Talvez seja algum bug nessa build! Vai fazendo o download de tempos a tempos. O CyclesX é bastante mais rapido 😉 https://builder.blender.org/download/experimental/

Sparrow81
Sparrow81
2 meses atrás
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A busca pelos 120 fps, mesmo quando é totalmente desnecessário para o jogo faz terem umas escolhas bem bizarras.

andrio
andrio
Responder a  Sparrow81
2 meses atrás

Pois é, se o jogo não for competitivo não vale perder tempo buscando os 120fps

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
2 meses atrás

minha teoria é que isso era para fã de xbox hypar na internet.

a ideia era correr pela internet com a lista do “12tf faz 120fps, 30 jogos no xbox, 6 no PS5”, que já estava ocorrendo

Ai nesse tempo a Sony liberou o SDK novo que permite retro 120fps, sumiu a narrativa dos 120fps fundamentais e para mostrar que o SX era muito mais poderoso que o PS5

Hennan
Hennan
2 meses atrás

Achei um trabalho bem porco. Ainda assim, como é uma atualização de um game já lançado e vendido em outras plataformas deveria estar disponível pra todos. Cadê a Microsoft amiga do consumidor?

Deto
Deto
2 meses atrás
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Quando vi esse modo 120fps, fiquei pensando “WTF? pra que gastar com isso? otimiza mais o modo 60fps, o RT, etc com o tempo de fazer modo 120fps”

Mas ai lembrei que esse patch deve ter começado a ser feito bem antes, na epoca que o PS5 não suportava 120fps na Retro… Já tinha fã de xbox correndo pela internet com lista de jogos 120fps.

Mas agora o PS5 também suporta 120fps na Retro… flopou o marketing voltado a CW e FUD (120fps, Full RDNA2, VRS, clock fixo, etc)

==

fui olhar a Wiki da NJ, primeiro e unico jogo que eles fizeram para a MS foi lá no xbox original em 2003.

depois um jogo para a Sony em 2006 e o Hellblade exclusivo temporário

nem uma DLC antes de comprar a MS fez com eles… Parece até que olharam os classificados eheheheh

=======

off:

essa é polêmica

https://www.neogaf.com/threads/clear-evidence-of-metacritic-platform-favoritism-same-game-different-scores-for-each-platform%F0%9F%99%83.1615851/page-3#post-264379053

segundo esse post, validado pela moderação, DF tá no bolso da MS…. Isso para mim explicaria pq todo o marketing do xbox “pegava” com eles

zero questionamento sobre memória dividida do xbox

super preocupação com clock variável do PS5 que existe a 15 anos no PC

video questionando “olha a 5700XT RDNA1, com over acima de 2ghz não melhora nada, não sei não se não se o overclock no PS5 vai render…”

também explicaria pq em 2003 tinha artigo gigante da DF falando dos beneficios de fazer overclock de ultima hora na GPU do xbox one, esse sim foi overclock pq até anunciaram o console com clock mais baixo e depois anunciaram que tinham aumentado… Zero artigos falando do beneficio de clock mais alto no PS5.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
2 meses atrás

Lado a lado se percebe a diferença, e ela é bem vinda, apesar de sútil me agrada (note a cena onde a canoa é empurrada na água), as sombras são suaves. Mas sem um lado a lado… É aquela coisa, no meu console o RT estaria quase sempre desligado (mais num modo equilíbrio ou performance), exceto quando o jogo se aproveita bem a 30 fps (ou mesmo 60) como um RDR2 por exemplo e é um game onde a beleza é um aspecto notável da experiência.

Certos jogos (maioria talvez) não tem necessidade de 120 fps na minha opinião, esse é um desses casos. Se tiver ok, mas que seja com total estabilidade. Preferia gastar esse recurso com grafismo. 60 fps pra mim está mais que ótimo, embora em um Warzone os 120 sejam muito bem vindos.

Nota: essas vozes na cabeça dela pra mim são irritantes, se em TLoU 2 a Ellie fosse assim, eu não jogaria o game.. rsrs

AlterX
AlterX
2 meses atrás

upgrade gráfico nivel ghost of tsushima
bem meh…
fora que esse Hellblade é bem ruinzinho

nETTo
nETTo
2 meses atrás
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E o melhor de tudo Grátis

Diferente da Sony que agora quer lucrar de toda forma possível, inclusive com melhorias pouco relevantes como é o caso de Ghost e Death Stranding

Juca
Juca
Responder a  nETTo
2 meses atrás

É lógico que precisa ser “grátis”, é um jogo do serviço deles. Mas veja, o jogo existe noutras plataformas e não recebeu as mesmas melhorias de graça, e todos pagaram por ele antes do serviço. Diferente do que fizeram em Doom Eternal (também MS) e em Metro Exodus.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

É isso que me confunde, IP é da Sony, o jogo não. Então a Sony é livre para um DS2 sem interferência do Kojima? Seria meio que a relação do Kojima com MGS na Konami?

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Acho que não em, tem twitt do Kojima a dizer que não concordou com o nome escolhido pela Sony para o jogo, no caso ele reclama do termo “Directors Cut” o que para ele é equivocado.

Tem o Dedão da Sony aí sim

Marco Antonio Brasil
Responder a  nETTo
2 meses atrás

Também fiquei decepcionado com esse upgrade pago do Ghost. Não sou contra cobrar, mas que se coloque um esforço maior nas melhorias, por exemplo poderiam ter colocado as “texturas no ultra”.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Por isso não vou comprar.

350 reais, eu não pago.

O Death Stranding DC, não tenho ideia de pq, esta 250 reais na PSN em pré venda… Esse eu vou comprar ainda em pré venda.

Só não comprei ainda pq quero a pré compra de Horizon Forbidden West antes e se sobrar dinheiro o DS.

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