Jogo de Indiana Jones pode ser exclusivo Xbox

5 3 votes
Avalie o nosso artigo

O jogo está a ser realizado pela MachineGames, uma das equipas da Zenimax adquiridas pela Microsoft, mas a exclusividade não é garantida.

Ao que tudo indica, e tal ainda não é confirmado pois a compra da Zenimax ainda não está fechada oficialmente, a Xbox vai ganhar um exclusivo que poderá ser de peso. Um jogo da saga Indiana Jones que usará o motor popularizado por Wolfentein, o IDTech 5.

O jogo terá a produção executiva de Todd Howard, conhecido pela série Elder Scrolls, e terá o envolvimento da Lucas Films.

A história será original e passar-se-à no auge da carreira de Indiana Jones!

Até ao momento tudo o que temos sobre o jogo é um pequeno teaser trailer, que não nos mostra sequer nada ingame, e não tem ainda data de lançamento.



Certo, certo, é que quando for lançado, ele estará disponível para PC e Xbox, e certamente disponibilizado dia um no Gamepass.

Eis o trailer:

Será este jogo exclusivo ou não?

Apesar que, até prova em contrário, vamos considerar este como vindo a ser um muito provável exclusivo Xbox (e tal está no título da notícia), há vários indícios que apontam no sentido de que poderá não o ser.

O primeiro passa pelas afirmações de empresas do grupo Zenimax, que não garantem que os seus jogos sejam exclusivos da Xbox, indicando que tal será analisado “numa perspetiva jogo a jogo”.



Ora a partir do momento que isto é referido, fica no ar e em aberto a possibilidade de este jogo não o ser. E porque? Um dos motivos é que a Disney, e a Lucasfilms games estão metidas ao barulho,  pois se estas empresas sempre lidaram com multi plataformas. Naturalmente, dependendo do que foi pago, a exclusividade pode ser uma realidade, mas não é garantido. Aliás o Franchising Indiana Jones não foi o único negociado pela Disney, e os restantes foram todos para equipas que garantidamente são multi plataforma (Ubisoft e EA).

Recorde-se que atualmente o interesse destas franquias detidas por terceiros é que elas alcançem o maior público alvo possível. Temos como exemplo o MBL The Show, um ex exclusivo PS5, que continua a ser realizado pela Sony San Diego, mas que passará a ser multi plataforma, uma vez que a MBA, detentora dos direitos do baseball pretende alcançar o público em geral. Assim, o jogo continuará a ser realizado pela Sony San Diego, mas não exclusivamente para a Playstation.

Nesse sentido, tendo a Disney cedido os direitos de Indiana Jones à Machine Games, não se pode descartar a hipótese de este ser multi plataforma…

Outro fator é que a existir uma exclusividade Xbox, ela teria de ser paga pela Microsoft… É questionável se a Machine Games, ou a Zenimax, que nesta fase ainda não pertencem à Microsoft pois o negócio não foi ainda aprovado, terá pago um acordo de exclusividade Xbox. Apesar que muito dificilmente o negócio poderá ser travado, a realidade é que ele ainda não ocorreu pois as entidades necessitam de analisar a legalidade do mesmo face a aspetos concorrenciais e legais. E sem essa luz verde e efectivação, a Zenimax e as suas empresas não podem agir como se já pertencessem à Microsoft.

E uma vez um acordo feito, a aquisição posterior não pode alterar o que já está acordado!



Nesse sentido, torna-se difícil de comprovar que estaremos perante uma exclusividade (apesar que, como referido, até prova oficial em contrário, a vamos tratar como tal).

 



5 3 votes
Avalie o nosso artigo
33 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Molina
Fernando Molina
1 mês atrás

Pelo que parece, a Sony não mencionou absolutamente nada sobre o anúncio do game em suas redes sociais, coisa que tanto ela quanto a Microsoft sempre fazem para o anúncio de games de grandes franquias assim, isso pode ser um indício de que será um exclusivo Xbox, ou não, vamos esperar

Rui
Rui
1 mês atrás

Maioria dos jogos de peso da bethesda para nao dizer todos, acho que vao sair so na xbox e pc, os de menos nomeada podem sair na ps, mas posso estar enganado.

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Isso que eu fiquei pensando, o IP é da Disney/Lucas Films like Star Wars Fallen Order feito pela Respawn/EA. Soma-se a isso o fato de esse acordo ainda ter sido feito com a Zenimax/Bethesda antes da conclusão da compra. Na vrd o que eu quero dizer é que o jogo tem tudo pra ser Multiplataformas e principalmente em virtude do PS ser uma das plataformas que mais vende games Third Party. Exemplos deste tipo não faltam, Westland 3, Psychonauts 2, The Outer Worlds, Minecraft também é um grande exemplo dessa eventual situação.

Livio
Livio
Responder a  Rui
1 mês atrás

Mas sempre quando o jogo é exclusivo temporário no Xbox o PS não divulga nada, nem mesmo a página da desenvolvedora.

Deto
Deto
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

“Todd conhecido por ES”

depois falam que esse site é sonysta.. o mario até pegou leve… poderia ter escrito “conhecido por mentir sobre fallout 76, 16x mais detalhes, e lançar aquela bomba” LOL

tuite bem interessante de um desenvolvedor fodão, explicando que as vezes a empresa lança um GOTY na cagada, e que despejar dinheiro não transforma um estúdio medíocre em 90+

https://twitter.com/jesawyer/status/1350524546080673792

Edson
Edson
Responder a  Deto
1 mês atrás

Esse Todd Howard tem um nariz de Pinóquio igual ao do Phil Spencer. Até hoje quando lembro dele, me vem a imagem de Fallout 76 na cabeça e ele criando aquele hype absurdo, sabendo que o game estava uma vergonha.

Deto
Deto
Responder a  Edson
1 mês atrás

eu vi a apresentação do Fallout 76…. eu era fã da franquia, gostei muito do New Vegas, gostei do FO3… achei que deram uma cagada no Fallout 4…. ai com o 76 larguei de mão a franquia total…

na zenimax só se salva o pessoal da ID Software, justamente quem reclamava do xbox no twitter.

o que sera mais fácil… quem esta na ID software sair, ou o resto todo da zenimax ficar igual a ID software?

e se for comparar a produção somente da Insominiac vs toda a Zenimax e o valor que a Sony e MS pagaram, faz parecer que a MS quis pagar caro na Zenimax só para os seus fanboys hyparem no twitter a “grana infinita”

Edson
Edson
Responder a  Deto
1 mês atrás

Exatamente! Por mais que eles tenham Fallout e Elder Scrolls como suas franquias principais, creio que a compra foi muito alta pelo o que a desenvolvedora entregou. Se perceber, a MS deve ter comprado a Zenimax para tentar alavancar o game pass no pc, pois a boa parte das franquias da zenimax, são tradicionalmente ips que são até mais consolidadas nos pcs, como Prey, Doom e Wolfestein. Eu não curto muito nada deles, onde gosto da Tango Works por conta do Mikami, mas msm assim, no conjunto da obra, a Zenimax não tenha muita coisa que me atrai, msm eu sabendo que para quem gosta de rpgs e Shooters, ela pode fazer alguma diferença. Quanto ao Indiana Jones, não creio que será nada próximo aos Tomb Raiders, muito menos à Uncharted. Duvido que esses caras entregarão um game com tanto investimento. Não digo que será ruim, mas ao meu ver, não será nada espetacular e talvez nem exclusivo seja. Eu queria que fosse exclusivo, pois a hipocrisia de alguns caixistas estariam mais latentes, defendendo games com narrativa e exclusivos ( tudo que eles dizem que não gosta) e se bobear, esse game será em primeira pessoa como Wolfestein, algo que não curto, muito menos em um game de ação e aventura.

Rui
Rui
Responder a  Deto
1 mês atrás

“Os únicos bons , sao os que reclamavam da xbox ” já me ri um bocadinho, obrigado deto.

Deto
Deto
Responder a  Rui
1 mês atrás

Único estúdio de excelência técnica da Zenimax era o que reclamava do Xbox.

Isso é um fato 🙂

Mas tenho certeza que com a grana da MS, sai um Fallout 5 com gráfico de Horizon Zero Dawn no PS4… Isso no Xbox série X hahahahhah

Jack
Jack
Responder a  Deto
1 mês atrás

The address is syntactically valid
ISP MEO – SERVICOS DE COMUNICACOES E MULTIMEDIA S.A
Company PT Comunicacoes S.A
The domain of the email address has valid DNS records.

Mailbox validation
The mailbox for the e-mail address does not exist.

Comentário Negado
Só serão aceites comentários a utilizadores que indiquem e-mails válidos.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Deto
1 mês atrás

Você deveria ler seus comentários antes de postar hein, só uma dica

Deto
Deto
Responder a  Fernando Molina
1 mês atrás

Vc pode sempre ler o XboxEra, o fórum dos caixistas banidos do ResetEra.

Lá vc sempre pode se iludir que o Halo 5 tem 10h da campanha e não 5h… Aí se alguém falar a verdade, toma ban lá do moderador “XBOX-era”

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Tomara que seja um bom jogo. Se me agradar e for exclusivo, compro um Xbox.

Sem problemas.

Gervas69
Gervas69
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Acredito que não será exclusivo mas será bastante provável day one no gamepass, que vendo bem a coisa terá o mesmo efeito que se fosse exclusivo.
Joguei a versão Lego do indiana Jones na x360, e é para mim um dos melhores jogos da Lego e mesmo a história do jogo foi bem captada dos filmes.
O que espero deste jogo será algo na onda de Tomb Raider, veremos é se será capaz de recriar tão bem a história do filme como o jogo da Lego fez.

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Visto as novas políticas da Disney ao fazer renascer Lucasfilm Games, onde ja demonstrou que por exemplo nos jogos Star Wars que ja nao e a EA que tem exclusividade, acredito que a Disney nao vai “bloquear” um jogo destes a uma so plataforma, a parte claro se a Microsoft pagou um bom preço para isso, mas visto o mercado actual e com a Sony a dominar, nao vejo muito a Disney se privar de um mercado assim tao grande, mas se e o caso, apostaria mais numa exclusividade temporaria que definitiva

Ps: Mario, apenas um a parte, conhecias o projeto : Mara da Ninja Theory?

https://youtu.be/uM6anebkV70

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Esse e um video que saiu esta semana onde falam e mostram mais sobre o projecto, pelas imagens, promete, mas tambem ainda cedo para saber no que vai dar

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Tem ouvidoria lá? Da para reclamar com a ADM?

Eu iria reclamar e explicar tudo, depois saia do fórum

Encerrava com “por isso perdi a vontade de participar do fórum”

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Lembro desse dia que o Fernando veio aqui tirar onda com sua cara Mário. Por mais que voce estivesse errado ele não deveria ter feito aquilo. Agora todo mundo está vendo que vc estava certo!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Mário, boa tarde
Poderia por gentileza me linkar essa conversa? Não consegui resolver esse tema na minha lógica, atualmente tudo parece “promotoria vs defesa” e no final não sai nada muito sólido

PS: dúvido muito que seja um problema tão sério mas… sempre bom facilitar a vida do Dev no melhor interesse do próprio Serie X

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Sim, obrigado Mário.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Sim Mário, o que não me chegou ao entendimento ainda é se a MS ao fazer isso tinha alguma solução já pronta (que seria talvez alguma engenharia de software sei lá proprietária) e que poucos haviam ainda percebido, pois não me faz sentido nenhum essa escolha, e num bate papo de gente forte assim muitos insights podem aparecer. Assim como suas explicações aqui várias vezes me ajudaram.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Sim, não acredito seja problema, mas a palavra limitação me incomoda muito quando se trata de futuro. Mas não é nada tão importante. Suporte sim.

Recentemente por conta da alta absurda do Hardware PC e um episódio que passei, me fizeram reconsiderar a compra de um Serie X por conta dos Forza que eu realmente amo e pretendia os executar atualizando o PC, mas nesse momento desisti de computador pra jogos por conta dos custos exorbitantes, no meu cálculo o Serie X está saindo um melhor negócio.
Sim, queimei a lingua feio demais.

error: Conteúdo protegido