Não há fumo sem fogo… últimos dados sobre as futuras consolas parecem dar razão a rumores antigos

Terá a Xbox uma solução Ray Tracing mais avançada que a PS5? Terá o Navi sido criado para Sony? O que é o Navi Lite? Como conseguirão as futuras consolas ser acessíveis? Como se manterá um HDD externo com as performances necessárias para a futura geração? Estas questões foram já abordadas no passado, e agora novos dados parecem deitar alguma luz sobre as possíveis respostas.

Há um velho ditado que refere que não há fumo sem fogo. E analisando alguns novos dados algumas situações já abordadas anteriormente ressurgem e aparentam poder ter uma possível resposta.

Existe realmente um Navi Lite?

Há algum tempo atrás, um Japonês de nome Komachi veio revelar que a PS5, na altura associada ao nome de código Gonzalo (actualmente Oberon, e tudo nomes de personagens das peças de Shakespeare), seria baseada num Navi 10 Lite.

Até que ponto Komachi estaria correcto?

Este senhor não é um bitaiteiro. Ele limita-se a dar a conhecer informação que vai descobrindo em documentos e drivers da AMD. Tal não quer dizer que ele esteja correcto, mas as suas indicações são sólidas.



Pois bem, mais recentemente algumas drivers de Linux deram a conhecer um pouco mais sobre os futuros GPUs da AMD. Eis o encontrado pelo minerador de dados conhecido como “Berniyh” dos fóruns do 3DCenter:

Ele confirma a existência de um Navi 23, conhecido internamente como o “Nvidia Killer”, uma referência a um Navi 20, que não se sabe se é efectivamente um chip ou uma referência a toda a gama superior, e um Navi 21. As versões mais recentes das drivers deixam de referir o Navi 21, e aparece um Navi 22, pelo que se acredita possa ter existido uma alteração à designação deste último chip.

Para perceberem melhor as implicações disto, eis uma tabela explicativa.

Relatos
Navi 10= Gama Radeon RX 5700
Navi 14= Gama Radeon RX 5500
Navi 12Confirmado nas drivers Linux de Junho de 2019. Uma versão Lite foi confirmada nas drivers do Linux da mesma data.
Navi 20Apareceu em rumores em Junho de 2018, mas nunca foi confirmada. Ou sofreu uma mudança de designação para Navi 23 ou aqui há apenas uma referência a toda a geração de chips Navi 2X
Navi 21Confirmada nos drivers Linux em Junho de 2019. Uma variante Lite foi confirmada na mesma data.
Navi 22Confirmada nas drivers Linux em Outubro de 2019: Curiosamente a Navi 21 desaparece nesta driver, o que pode indiciar uma mudança de designação desse chip.
Navi 23Apareceu em rumores em Agosto de 2019 (o alegado “nVidia Killer”). foi confirmada nas drivers Linux de Outubro de 2019.

Estes dados novos dão o que pensar. Por norma a AMD dá nomes numéricos aos seus chips de acordo com a data de disponibilização.

A Navi 10 é o número mais baixo por ter sido o primeiro a aparecer.

A Navi 14 foi também já apresentada, e é destinada a uma gama inferior de GPUs.



A Navi 12, de acordo com a designação, terá surgido entretanto. Mas no entanto não há conhecimento da mesma. Ela possui uma versão Lite.

As Navi da série 20 serão as RDNA 2, basicamente GPUs RDNA aos quais se acrescenta capacidades de Ray Tracing.

Aqui temos a Navi 21, que poderá ter mudado a designação para Navi 22, e que seria a versão Lite dos Navi 2x.

A Navi 23 será a última a aparecer, e será a mais avançada de todas.

Ora perante estes dados o que pensar?



Para começar confirma-se a existência de produtos Navi Lite, ou seja Komachi estava certo. A designação Lite existe, apesar de não se saber exactamente o que ela quer dizer. Há quem acredita que Lite se refere a uma versão do chip colocado num APU e não num GPU discreto.

Basicamente Komachi tinha razão… Mas não completamente!

Ele acerta ao lado na designação. Apesar de ser da mesma gama, não se trata verdadeiramente de um Navi 10 Lite, mas sim um Navi 12 Lite. É no fundo uma versão diferente, que não se sabe se mais poderosa, se menos poderosa que o Navi 10.

Falta agora saber se ele acertou no facto de este CHIP ser destinado à Playstation, ou se ele é na realidade destinado à Xbox.

Será que podemos saber isso? Não… mas podemos especular perante outros dados. Tentem acompanhar o raciocínio que vai ser feito de seguida. Recordem que, apesar de tentarmos abordar todas as hipóteses vamos dar mais credibilidade às que já tiveram rumores por trás. No fundo o artigo dá a conhecer novos dados, mas revela-se especulativo nas suas conclusões, uma vez que vai tentar encaixar-se em todos os rumores pré existentes (daí o título ter a frase “não há fumo sem fogo”).



Terá a Xbox uma solução ray Tracing mais avançada que a PS5?

Rumores antigos afirmavam que a PS5 seria mais poderosa, mas que a Xbox seria mais avançada. E perante este rumor, poderíamos dizer que a Xbox provavelmente usa um Navi 21, e a PS5 um Navi 12, uma solução RDNA adaptada para Ray Tracing

Isto encaixaria perfeitamente nos rumores antigos de ser mais avançada. Mas no entanto… não em todos!

Por exemplo, um dos rumores existentes em tempos foi que a Xbox teria RT cores. Apesar de posteriormente a frase ter sido removida, substituindo-a pelo termo aceleração RT, tal foi referido pelo responsável da equipa que desenvolve Gears!

A situação foi dada como falsa pois como sabemos a AMD não tem patentes para RT Cores! E mais do que isso, ela não anunciou nos seus roadmaps quaisquer RT cores.

Daí que a situação foi dada como um falso alarme. Assim sendo, será que há alguma lógica em voltarmos a pensar que a Xbox terá RT Cores?



Até ao momento não, não existia qualquer lógica. Mas recentemente algumas patentes da Microsoft sobre Ray Tracing foram reveladas. E o que lá está dá o que pensar. Eis o que foi revelado a nível de patentes:

Patente sobre como lidar com texturas com Ray Tracing, para reduzir o uso de largura de banda (aparentemente algo que se poderia encaixar nas patentes da AMD de Ray Tracing Hibrido):

https://patents.justia.com/patent/10388058

Uso de uma passagem prévia para determinar se deve ser usado Ray Tracing ou Screen Space Reflexions (igualmente compatível com as patentes AMD).

http://www.freepatentsonline.com/y2019/0311521.html



Análise de perfis do GPU assistidos por hardware (uma técnica que a ser utilizada sê-lo-à nas consolas Xbox, e destinada a perceber o uso do GPU):

http://www.freepatentsonline.com/WO2019173115A1.html

Métodos personalizados e hardware para interceptar instruções GPU para os fins de aceleração de Ray Tracing

Esta patente é a mais interessante. E aparenta ser a diferenciadora!

Basicamente a sua descrição aparenta dizer tudo. Ele dá a entender a existência de hardware à parte, que intercepta os pedidos de Ray Tracing do GPU, calculando-os à parte. Ou seja, basicamente um RT Core! Este interceptaria os comandos RT do GPU, processando-os à parte.



Vamos ver uma análise muito sumária à sua descrição:

Mais alterações ao GPU para facilitar o ray Tracing:

Destaca-se esta patente pois em combinação com a anterior, elas dão a entender um sistema aparentemente externo que é independente do GPU usado, desde que ele tenha as devidas modificações aqui referidas.

http://www.freepatentsonline.com/WO2019168726A1.html

Melhor detecção de falhas do GPU:



http://www.freepatentsonline.com/y2019/0272206.html

Gerir alocações de memória do GPU:

http://www.freepatentsonline.com/y2019/0236749.html

Melhorar os testes de intercepção de Ray Tracing

http://www.freepatentsonline.com/WO2019099283A1.html



Cálculo de atravessamentos BVH:

http://www.freepatentsonline.com/WO2019036098A1.html

Basicamente o que isto aparenta é que realmente a possibilidade de a Xbox Scarlett ter um tipo de RT Cores proprietários da Microsoft não é de descartar. Tal pode acontecer!

E isso explicaria igualmente o rumor de a Xbox ser mais avançada.

Assim sendo a PS5 não usaria o Navi 12 Lite, mas sim um Navi 21 Lite (ou 22 como aparenta agora ser designado), com a solução Ray Tracing da AMD, e a Microsoft, ao não necessitar dessa solução por ir implementar a sua, seria ela quem usaria o Navi 12.



Isto não seria um problema para a XBox, uma vez que a Microsoft implementaria toda e qualquer novidade adicional do Navi 21/22 que pudesse ser acrescentada. Mas dispensaria o Ray Tracing da AMD para usar algo mais avançado e capaz.

E isto bate certo com os rumores de que o Ray Tracing da Xbox seria mais capaz.

Da mesma forma levava-nos a outro rumor:

Terá o Navi sido criado para a Sony?

Caso se confirme o caso anterior, este rumor ganha algum sentido. Não é que o Navi tenha sido forçosamente desenhado para a Sony, mas caso a solução Ray Tracing da AMD acabe por ser exclusiva da consola da Sony, basicamente a frase tem algum sentido.  Terá sido interpretada de forma abusiva, ao se entender mais do que realmente existe, mas ao termos a versão mais avançada do Navi exclusiva na PS5, a ideia teria fundamento.

E basicamente tal encaixaria em mais um rumor.



Como perceberam, tentamos em cima encaixar estes novos dados nos rumores existentes. Tal não nos garante que estejamos certos, pois os rumores podem pura e simplesmente não ter fundamento. Mas o certo é que optamos por escrever este artigo baseado no ditado “onde há fumo há fogo”, uma vez que as coisas aparentam encaixar no que já foi dito. E isso é o que torna o artigo justificável, e interessante de ser escrito.

Falta apenas abordarmos duas questões que focamos na breve descrição no início do artigo:

Como conseguirão as consolas ser baratas? E como se manterá um HDD externo com as performances necessárias para a futura geração?

A questão do preço é algo que é verdadeiramente uma incógnita. Aquilo que se prevê virem a ser as novas consolas não é barato, e as empresas irão ter de assumir prejuízos inicialmente com as vendas.

Como as manter mais baratas é uma incógnita.

A outra questão prende-se com o uso de drives de expansão. Como garantir que os jogos ficam todos rápidos?

A ideia que sempre tivemos foi do uso do SSD como uma scratchpad. Mas dado que os jogos facilmente serão grandes e o espaço limitado, a mudança constante de jogos teria duas implicações:

  • Tempo de passagem dos jogos do disco para o SSD.
  • Desgaste do SSD com constantes gravações.

Como resolver estas duas questões?

Bem, recentemente apareceu na internet uma patente sobre uma cartridge. A situação deixou as pessoas sem saber o que pensar sobre o assunto, uma vez que dificilmente os jogos PS5 sairão noutro formato que não seja o Blu-Ray! Aliás, diga-se que, apesar da associação imediata à PS5, não há nada na patente que associe os dois produtos.

Eis a patente (Link)

Como podem ver ela refere o seguinte:

CONFIGURAÇÃO APLICADA A/EM DISPOSITIVO DE GRAVAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE DADOS

Basicamente dá para perceber que se trata de um dispositivo de gravação e armazenamento de dados. Isso é um dado claro que está na patente!

Daí que o que pode ser? E vamos aceitar que a cartridge é para a PS5!

Segundo se especula… será uma cartridge que conterá discos SSD para expansão na PS5!

Tal situação permitiria a um utilizador ter vários discos com jogos instalados, que poderia mudar à sua vontade. Assim que a cartridge entrasse os jogos lá presentes seriam indicados pela consola. Basicamente um sistema híbrido entre as antigas cartridges de jogos, e o sistema de discos actuais. A diferença é que os jogos poderiam ser apagados e substituídos, e a cartridge não seria vendida com o jogo, só sendo paga uma única vez.

Esta situação permitiria à Sony fornecer a consola com capacidades de armazenamento mais reduzidas, género 1 TB, ficando depois os utilizadores dependentes da compra de mais armazenamento numa cartridge com capacidade à sua escolha, e dependendo do número de jogos que possuam.

A situação tornaria a Sony na única fornecedora destes discos, o que permitiria ir buscar receitas extra, e assim compensar os prejuizos na venda da sua consola.

O único senão é que caso estes discos fossem caros estaríamos numa situação semelhante aos cartões de memória da PS Vita. E todos sabemos com a PS Vita rapidamente se tramou por causa disso! Esperemos por isso que, caso seja mesmo isso que ali está, a Sony não caia nesse erro, e forneça os discos a preços decentes.

NOTA: A imagem que se segue é um render criado a partir da patente, não representando o real produto.



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