NEM-H. Será este o futuro SSD da Sony?

5 4 votes
Avalie o nosso artigo

O novo SSD será lançado pela Nextorage, e tem uma leitura de 7 GB/s. A Nextorage… é do grupo Sony!

Pois é… pode ser que o primeiro SSD certificado para a PS5 venha mesmo da Sony. A ser assim, trata-se do NEM-H, um SSD NVME, com uma capacidade de leitura de 7 GB/s, e que será lançado pela Nextorage.

Para quem desconhece, a Nextorage é uma empresa estabelecida em Outubro de 2019, como uma nova empresa do grupo Sony, e especializada em soluções de armazenamento em memórias.

Este SSD da game NEM-H será um NVMe M.2, com suportePCI Express 4.0 e estará disponível no próximo dia 21 na Aaazon pelo preço de 228 dolares pelo modelo de 1 TB e 440 dolares pelo modelo de 2 TB. Não se pode dizer que seja exatamente barato!

No entanto, a série NEM-H series é compatível com o NVMe 1.4  e com o formato 2280 da norma M.2, sendo o primeiro SSD lançado pela empresa para uso profissional e comercial. Eventualmente poderemos vir a ter um modelo mais lento e mais barato dedicado à PS5.



A memória está montada a 3D, possui uma cache SLC (que ocupa 1/3 do espaço) e que permite acessoa mais rápidos e uma vida mais longa. O modelo de 1 TB está equipado com 1 GB DDR4, e o de 2 TB com 2 GB da mesma RAM, para manter as performances mais estáveis.

Os resultados são leituras sequenciais até 7,100MB / s no modelo de 2 TB, e 7,000MB / s no de 1 TB. A gravação é de 6,850MB / s no modelo de 2 TB e de 5,500MB / s no de 1 TB. A leitura aleatória permite até 650K IOPS (input operations per second) no modelo de 2 TB e 350K IOPS no de 1, o que torna o SSD ideal para jogos.

O período de garantia é de 5 anos.



5 4 votes
Avalie o nosso artigo
26 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
23 dias atrás

Preço salgado, espero que com pouco tempo caia a algo mais razoável. E espero que a Sony certifique modelos de outras marcas também!

José Galvão
José Galvão
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Pessoalmente não me estou a ver gastar mais de 200€ só para ter mais jogos instalados, basta fazer uma gestão inteligente e poupamos imenso dinheiro para quem sabe, comprar mais jogos ou porque não, outra consola.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 dias atrás

Mas tu podes correr jogos (PS4) diretamente do HDD externo?

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  José Galvão
23 dias atrás

Sim podes.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 dias atrás

Desculpa a insistência, mas e se for um jogo PS4 como por exemplo o Doom Eternal que recebeu um patch para a PS5?

Qualquer HDD de 2.5 ou 3.5 a 5400rpm serve?

Obrigado a ambos.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

OU seja o primeiro SSD tem que ser feito pela Sony e isso não me parece coincidência.

marcio
marcio
23 dias atrás

Off: comprei um televisor novo com suporte a 1,07 b de cores, alguem dos amigos que acompanham o blog saber me informar se os jogos novos e novos consoles tem suporte a essa quantidade de cores? Se isso realmente faz diferenças nos games ou é mais marketing do que util essa quantidade de cores…obrigado.

Juca
Juca
Responder a  marcio
23 dias atrás

Sim, a possibilidade de exibir mais cores significa estar apta a trazer maior contraste em cada quadro exibido na tela. Contraste é basicamente a diferença entre a cor mais clara e a mais escura que está sendo exibida. Ter maior possibilidade de exibir mais cores se traduz em ter cores mais naturais, e gradações de cores mais suaves. Mas vale lembrar, pra se ter isso, é preciso que o material exibido, filme ou jogo, tenha sido projetado pra tecnologia da TV. HDR 10 e Dolby Vision são as tecnologias mais conhecidas que as TVs suportam. Então, em teoria, jogos e filmes com suporte a HDR ficam mais bonitos em Telas que suportam HDR.
Na prática vc verá cores mais vivas, luzes mais intensas e escuros mais intensos.

marcio
marcio
Responder a  Juca
23 dias atrás

Meu ponto é se os jogos atuais são projetados e pensados com suporte a 1b de cores ou são feitos com 16m como costuma ser o padrão, porque aí se o jogos foi feito com 16m de cores não adianta a tv ter suporte a mais que isso certo ?

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
23 dias atrás

Entendi Mario, obrigado, mais uma duvida, essa bem tecnica, aparentemente a TV só suporta 10 bits de cor no formato YCbCr 4:2:2, ja em YCbCr 4:4:4 a BPC fica em 8, sera isso uma limitação da porta HDMI ou da TV? qual voce me orienta usar YCbCr 4:2:2 10bpc ou YCbCr 4:4:4 8bpc??

Juca
Juca
Responder a  marcio
23 dias atrás

YCbCr é uma das padronizações da indústria para o transporte de informações de pixels para telas digitais assim como o RGB, sRGB…
Teoricamente o formato 4:4:4 costuma ser melhor por não ter compactação de informações, ou seja, mais informação de cor e luminância que o formato 4:2:2.
O formato 4:2:2 é melhor para rapidez da informação pois traz menos informação de cromia e luminância, tornando os dados transportados menores.
Porém, 10bpc indicam informação de 10 bits por cor enquanto 8bpc indicam 8 bits por cor.
Infelizmente se vc quer uma gama completa de cor de 10bits de cor por canal (daí vem os 1.07bilhões de cores, pois os canais de cores são 3 RGB ou YCbCr pois 2 elevado a 30 que são os 3 canais de 10 bits dá o 1 bilhão de cores) entendo que terá de optar pelo 4:2:2 de 10bits de cor. Mas o ideal é deixar numa opção automática e deixar o reprodutor escolher a opção mais adequada para ser exibida na sua TV.

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Mario a TV em questão é uma qled q6f 2018 55pol, no site da samsung diz que tem suporte a 10bit de cores, porem nao diz se é via FCR, mas dei uma lida no review da rthings é uma otima TV, e vou deixa o formato do pixel no automatico mesmo, obrigado pelas dicas e pelo esclarecimento !!

marcio
marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Sim é de 2018 mesmo, dei sorte com a TV, tinha pesquisado por cima, mas são muito detalhes para se atentar, muito obrigado pelas explicações, agora só preciso comprar a PS5 !!

Hiago
Hiago
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off – Hoje percebi que a Sony retirou a aba de PS2 Clássicos da PSN, pelo menos aqui na minha PSN BR não consegui localizar, espero de verdade que seja apenas um erro.

marcio
marcio
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Que bom mais um concorrente de ssd no mercado, e com a qualidade da Sony, do mais é mais uma opção da Sony em lucrar com o PS5 vendeu seu SSD.

Ewertom
Ewertom
22 dias atrás

Parabens a Sony👌demorou muito tempo para mostrar o armazenamento ideal para o ps5 e a um preco do console👏.Ficamos felizes.🤦‍♂️

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
21 dias atrás

Se o preço não é legal na Sony, imagina na concorrente, com SSD proprietário, com jogos que ocupam muito mais espaço de armazenamento e uma aberração (SS) que precisa da solução de armazenamento urgente, pois 3 games grandes o abarrotam.

error: Conteúdo protegido