Neo vs Scorpio… Uma comparação

O artigo que se segue baseia-se nos rumores sobre as especificações de ambas as consolas, e como tal não representa qualquer realidade.

Sobre a Playstation Neo e a Scorpio pouco ou nada se sabe. A Sony confirmou a existência de uma consola mais potente que está em desenvolvimento, e a Microsoft apresentou oficialmente a Scorpio.

Sobre especificações oficiais da Neo não sabemos nada, sobre a Scorpio o único que se sabe é que a consola terá cerca de 6 Tflops devido a esse número ter sido referido na apresentação oficial. Daí que este artigo é meramente especulativo e apenas baseado nos rumores que correram inicialmente sobre aquilo que seriam as especificações das consolas (ou seja, vamos ignorar os rumores sobre os rumores que surgiram depois).

Estas consolas são prometidas como versões premium das consolas anteriores, isto é, farão exatamente e correrão exatamente os mesmos jogos que as atuais PS4 e Xbox One que correm os jogos em resoluções até 1080p, mas em resoluções até 4K. Essa é pelo menos a promessa da Microsoft, que refere inclusive que sem uma TV 4K a Scorpio não serve de nada, e de acordo com os rumores das políticas da Sony, essa será a mesma coisa que a Neo pretende fazer.

Mas será que podemos acreditar nisso? Será que realmente a única diferença que vamos ter se baseia na resolução e numa passagem de 1080p para 4K?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Vamos então tentar perceber isso mesmo analisando as performances das consolas:

Playstation Neo

CPU: Jaguar 8 núcleos a 2.1 Ghz – 134,4 Gflops (alterados para Zen em rumores posteriores)
GPU: Polaris com 36 Compute Units a 911 Mhz – 4,2 Tflops
RAM: 8 GB com 224 GB/s de largura de banda

Scorpio

CPU: Zen a velocidade desconhecida
GPU: Desconhecido. 6 Tflops
RAM: 8 GB com 320 GB/s de largura de banda

Aqui não há que enganar. As especificações em rumor para a Scorpio batem a Neo a toda a linha. E assim sendo, como é que ambas as consolas podem prometer a mesma coisa, especialmente tendo a Neo uma base com maior capacidade de processamento?

Na realidade as promessas de 4K na Neo não convencem pois as suas especificações possuem grandes incongruências que parecem criar grandes desiquilíbrios face à PS4 original. Vejamos:

Playstation 4 vs Neo

CPU: Jaguar 8 núcleos a 1.6 Ghz – 102,4 Gflops
GPU: Sea Islands com 18 Compute Units a 800 Mhz – 1,84 Tflops
RAM: 8 GB com 172 GB/s de largura de banda

Basicamente o que temos de ganhos na Neo é:

CPU: + 31,25%
GPU: + 228%
RAM: + 30% de largura de banda

Perante as especificações em rumor, há aqui um desiquilíbrio enorme. Como podemos ver a Neo é basicamente a mesma consola que a PS4. Não pode aumentar a qualidade das texturas devido a que a largura de banda só sobe 30% e não pode verdadeiramente aumentar as performances em casos onde estamos limitados pelo CPU pelo mesmo motivo.

O que a Neo permite é processar mais pixels, onde temos um aumento de 228% na performance. Isso quer dizer que não tendo limitações de CPU, havendo essa folga no mesmo e na largura de banda, podemos aumentar FPS e/ou resoluções.

Mas será que podemos ir aos 4K?

Para a maior parte das TVs, 4K significam uma resolução de 3840 x 2160, ou 8294400 pixels, o que face ao Full HD ou 1920 x 1080 com 207360 pixels, representa um aumento de 4x mais resolução, ou 400% mais pixels.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Ora, perante estes dados, com ganhos de 228% a Neo não consegue manter as performances de uma PS4 a 1080p e subir para 4K. Isso implicaria 400% mais performance.

Basicamente, com as especificações dos rumores,  a Neo não será verdadeiramente uma PS4 a 4K. E então o que nos restará para muitos jogos? Uma PS4 a 1080p com 60 fps! Que pode correr filmes ou indies a 4K.

Para a Neo atingir os 4K, com as especificações em rumor, a qualidade dos jogos AAA teria de descer bastante face ao que a PS4 atualmente apresenta.

Xbox One vs Scorpio

Publicidade

Retomando o nosso artigo

CPU: Jaguar 8 núcleos a 1750 Mhz – 112 Tflops
GPU: Sea Islands com 12 Compute Units a 853 Mhz – 1,31 Tflops
RAM: Algo hibrido devido à combinação da EDORAM e da eSRAM. A média teórica deve anda muito perto dos valores da PS4.

Os ganhos apresentados pela Scorpio são:

CPU: Desconhecidos. Mas os núcleos Zen são muito mais eficientes que os Jaguar, e a velocidade de relógio deverá igualmente ser revista.
GPU: Ganhos de perto de 460%.
RAM: Ganhos de 86%

Apesar de aqui estarmos perante dados muito pouco concretos, e como tal não podemos obter dados conclusivos, mas o que vemos é que o GPU permite um ganho superior aos 400% necessários para se passar dos 1080p para os 4K, mantendo a qualidade dos jogos Xbox. Aliás os 460% permitiriam mesmo passar de 900p para 4K!

Os ganhos de largura de banda são igualmente inconclusivos. Apesar de uma média semelhante à da PS4, a Xbox One tem picos superiores devido à elevada largura de banda da eSRAM, mas tambem tem limitações devido à baixa largura de banda da EDORAM. E isso quer dizer que os ganhos podem variar de caso para caso. Seja como for não estamos perante uma consola 4K puros, mas algo que apenas conta melhorar o existente na Xbox One. Mas em qualquer situação, os rumores da Scorpio mostram que esta seria uma consola muito melhor pensada para os 4K efectivos do que aquilo que é indicado nos rumores da Neo!

Quer isso dizer que a aplicarem-se políticas de apenas melhorias, perante estas especificações em rumor, a Scorpio será uma Xbox One 4K, e a Neo uma PS4 a 1080p, mas com 60 fps garantidos. E se tal viesse a ser efectivamente assim tal até nem seria desenquadrado de contexto pois estas realidades enquadram-se de certa forma nas necessidades de cada um. A Sony quer 1080p 60 fps para o VR, e a Microsoft quer os 4K para competir com o PC!

Acabariam no fundo por ser ideologias bem diferentes. Aliás, dado o mercado 4K atual a nível de TVs, pelo menos para a altura do lançamento torna-se questionável se a opção da Microsoft, a serem verdadeiras as palavras de Phil Spencer, de ter uma consola que não traz vantagens sem uma TV 4K, foi ou não a melhor. Porque dificilmente as pessoas irão trocar TVs 1080p recentemente trocadas e 100% funcionais apenas por trocar.

Daí que estamos tentados a dizer que caso a Neo se fique pelos 1080p 60fps, cumprindo-se com as especificações em rumor, a promessa/política da Microsoft se vai quebrar! E a Scorpio irá permitir igualmente os 1080p com fps superiores para alcançar mais mercado. Para essa situação, face ao que a anterior geração oferece, ambas as consolas deverão ser mais do que suficientes. A questão é se veremos ou não outras melhorias gráficas a serem aplicadas, e nesse caso a Scorpio encontra-se, mais uma vez, num patamar acima.

Mas isto tudo, claro, baseado nas especulações que são os rumores originais. Dados finais e oficiais… não há nada!

Publicidade

Posts Relacionados