Jul 282012
 

A XBox base original possuía 256 MB, a actual é vendida com 4GB. Halo 4 requererá um mínimo de 8 GB para ser jogado. Será que com a nova Playstation 3 de 16 GB a Sony não estará a entrar num logro semelhante com os seus clientes?

Como bem se devem recordar, noticiamos aqui a existência de um novo modelo da Playstation 3, e que deverá possuir uma versão que será vendida com uma capacidade de armazenamento de… 16 GB.

Se bem se recordam a PS3 foi vendida inicialmente com um disco de 20 GB, a que se seguiram discos de 40 e de 60 GB.

A minha PS3 é da altura dos modelos de 40 GB, sendo que neste momento se encontra equipada com um disco de 500 GB. E porque motivo?

Bem, a realidade é que dois meses após ter activado pela primeira vez a minha PS3, o disco de 40 GB possuía apenas 8 GB livres.

É que a PS3 não é, de forma alguma, uma consola que funcione como em tempos a PS2 funcionou. A PS3 requer espaço em disco, e bastante, seja ele usado na forma de instalações, de patches, de conteúdo de download, ou mesmo de jogos completos comprados na PSN. E isto não contando com usos adicionais que possam querer dar à consola.

Posso a título de exemplo referir que na minha consola, Gran Turismo 5, incluindo patches, updates, DLC e saves, ocupa nada mais, nada menos do que 15 GB de disco. E outros jogos há que ocupam 4 e 5 GB após instalação e updates.

Parece-nos por isso que a confirmar-se este modelo a Sony estará a induzir os seus clientes num logro que os forçará a adquirir um disco adicional, acabando esta versão económica da consola por se revelar bastante mais dispendiosa do que o anunciado.

Esta situação, apesar de anormal, sempre foi uma realidade na Xbox, onde a Microsoft alegava que o disco seria uma opção não obrigatória de forma a justificar o modelo base original com uma memória de armazenamento de 256 MB. No entanto na PS3 a situação sempre foi bem diferente, com o espaço em disco a ser, mais do que um luxo, uma necessidade. Aqui, ao contrário de na Xbox, os jogos requerem instalação e espaço em disco, pelo que o mesmo é um bem precioso. E este modelo 16 GB parece-nos um contrasenso total.

Nota: A imagem deste artigo é um render de previsão daquilo que deverá ser a consola e não uma foto da mesma.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.