O Co-criador de Halo elogia os SSDs, alegando que farão uma diferença enorme para os designers de mundos.

Marcus Lehto, o Director Criativo por detrás dos três jogos Halo originais, Halo ODST e Halo Reach elogiou os SSDs referindo que eles “farão uma enorme diferença” para os  criadores de mundos.

Marcus Letho está associado a nada mais, nada menos do que 5 jogos Halo, referiu que a tecnologia SSD era algo que o deixava tremendamente excitado pelas portas que abria.

Tal foi referido em entrevista ao website VideoGamesChronicle, num contexto de conversa sobre o SSD da PS5, mas no entanto as respostas de Marcus são relativamente genéricas e aplicam-se a qualquer SSD, apesar que, naturalmente, o SSD da PS5 será mais capaz nestes campos, por ser tremendamente mais rápido.

Assim Marcus refere:

Um SSD fará uma grande diferença. Abrirá a porta para conteúdo mais expansivo que pode ser recebido por stream de forma muito mais rápida. Não haverão verdadeiramente ecrãs de carga e não nos teremos de esconder atrás de cinemáticas ou algo do género.

Vai verdadeiramente ajudar as coisas a serem mais desatadas e fluídas para o jogador.

E isso entusiasma-me porque é uma das coisas que para nós é actualmente muito difícil: Lidar com as plataformas antigas, que estão cá à quanto tempo, 7 anos? Criar para elas é como criar para algo da idade da pedra.

A remoção de passagens, de elevadores, ou outras soluções que escondem tempos de carga foi algo que Cerny referiu irem acabar com a PS5. E nesse aspecto Marcus refere que essa é uma realidade que conhece muito bem:



É algo de segunda natureza. Penso que um dos benefícios de estar na industria dos jogos à tanto tempo é perceber essa segunda natureza de construir ambientes com restrições em torno deles, perceber os limites da memória, os limites da distância de desenho, das sombras… tudo isso é segunda natureza.

E é algo que os jovens que vem para o estúdio não percebem pois não tiveram essa experiência. E dizem “Porquê? Podemos fazer isso no PC”

 



104 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
AlexandreR
AlexandreR
5 meses atrás

Um colega meu anda a jogar o Days gone, e diz que o problema do jogo é os loadings! Que há alguns bugs, mas não é nada de especial. Portanto, acredito que o Mark falando constantemente com as equipas de desenvolvimento da Sony, tenha criado uma consola a medida deles. E talvez tenha sido uma preferência deles um melhor SSD em detrimento de um GPU com tanta performance que a Xbox SX.
Como é o caso do jogo, Days Gone, que pelos vistos tem grandes loadings

Rui
Rui
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Eu tenho andado a jogar o sea of thieves novamente ( é um exelente jogo dentro o estilo por acaso) e cada vez que um gaijo morre sao a vontade 30 a 40 segundos ou mais isto na one X, mas também verdade seja dita tenho o disco cheio..

Os ssds mesmo que nao mudassem nada iriam sempre ser super convenientes, eu nao me importo de loadings de 10 15 segundos mas 30 40 50 1 min isso ja enerva especialmente quando o teu barco esta em perigo como no sot.

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Tocas no ponto. E aproveito o comentario para deixar algo claro.

Um sistema vale pelo todo… o processador (CPU+GPU), a memoria e a capacidade de ocupar todo o seu hardware e entregar.

A XsX oferece muito mais GPU (o dobro do da X e quase 8 vezes o da S, isto sem sequer considerar ganhos de arquitetura), CPU, memoria mais rapida e mais memoria (afinal ainda se tem 10 Gb a 560 Gb/s vs 8 GB a 64 Gb/s na S) e um SSD que chega a ser 40x mais rapido que de ambas as consolas anteriores.

A PS5 oferece 5 vezes a base. E pouco mais que 2x a pro. As unicas areas onde tem vantagem e no SSD quee 100X mais rapido que o da base e talvez na RAM onde tem 16 GB a 448 Gb/s (e digo talvez porque os 16 GB num todo estao acessiveis a maior velocidade de relogio, mas face aos 10 Gb a 560 Gb/s nao se sabe dizer qual o melhor).

A PS5 perde em potencia o equivalente a 1.3 ps4 aprox. Pelos testemunhos de DEVs contudo sabemos que apesar disso oferece um sistema quase sem bottlenecks no disco SSD o que significa que a gestao da memoria e o desperdicio de ciclos de gestao da memoria sera coisa do passado. A Xbox tem um pouco mais de dificuldade em conseguir isso… mas e so!

Sera que e possivel saber-se agora qual tera a melhor performance? Nao! E possivel deduzir que a PS5 facilita mais a vida aos DEVs. Isso nao significa que a XsX nao o faca apenas significa que a PS5 o faz melhor. Mas sera que isto significa que o poder extra de GPU e CPU nao serao visiveis? Impossivel dizer! Impossivel dizer sem se saber as bottlenecks que os DEVs enfrentarao. Sera que os bottlenecks da XsX (que basicamente sao um problema apenas porque a PS5 foi desenhada de modo a nao te-los, nao por erro de concepcao da consola) irao criar uma diferenca de potencia, que tornam as consolas iguais ou que pelo contrario, nao sao prejudiciais o suficiente para capar a performance do sistema? Nao se sabe! E ninguem pode dizer nem que sim nem que nao!

E a grande questao que coloco e: sera que com um GPU maior a coisa seria na mesma problematica na PS5? Se formos pelo ratio memoria, CU possivelmente… ou nao?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
5 meses atrás

Para os consumidores normais, não haverá diferença, graficamente entre a Ps5 e Xbox SX!
Claro que a resolução não irá ser igual entre ambas, mas deverá se manter próxima e a olho nu não será praticamente visível.
Eu só tentei referir, que a abordagem da Sony relativamente a Ps5, deverá ter sido por causa dos estúdios First Party! Não estou a menosprezar a Xbox SX, pois sei que é tão boa e é melhor em certas ocasiões que a Ps5!
Eu acredito que não, mas um maior/melhor Gpu, iria encarecer a consola. E provavelmente mais cara que a Xbox SX, não se tornando acessível para a comunidade em geral!
Eu pessoalmente gostava de um GPU, com 46 CU a 2,1 ghz ….
Só para corrigir, a Ps5 em termos de Gpu é 5,5x a ps4.

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Nem isso podes dizer.

A XsX possui mais CUs logo possivelmente, mais capacidade de GPGPU. Que ganhos trara isso?

Um maior GPU, que iria aumentar o custo iria. A verdade, contudo e que o ganho depende da adoopcao. Portanto e uma questao de se assumir perdas ou nao.

Num outro ponto, talvez mais polemico… O GPU e melhor em qual? Nao se sabe. Sabemos que o da XsX possui mais CUs, logo mais teraflops. Mas os teraflops e medido somente pelos SPs. E o resto, que unidades adicionais possuem? Nao se sabe.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
5 meses atrás

Não sabendo mais dados, temos que nos manter pelos teraflops para comparar os respetivos Gpu.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
5 meses atrás

E sim, um sistema vale por um todo. Aliás o Mário chegou a fazer um artigo a referir que a média do sistema é o valor do componente mais fraco

Shin
Shin
Responder a  bruno
5 meses atrás

GPU maior não garante mais velocidade na renderização, o XSX tem mais unidades o que significa um aumento da passagens de Kernels pelo registro, mas ao cair na memória ele está até mesmo mais lento, pois a taxa de dados escritos e lidos acompanha a velocidade nominal do sistema. Então tentar extender o pipeline com mais etapas corrompe qualquer vantagem da GPU com mais unidades. A vantagem do XSX é relativa a sistemas que podem ser dinâmicos DSR, RT, partículas cuja a variação é proporcional ao número de unidades livres. Digamos que Doom Eternal seja setado a 4K120 com alvo de resolução dinâmica… O XSX oferecerá 20 ou 30% de mais consistência na variação de resolução.

bruno
bruno
Responder a  Shin
5 meses atrás

Podes dizer isso com certeza?… Concordo que aplicando o sistema atual da PS5 ao um GPU maior provavelmente colocaria problemas na RAM. Mas nao me deixa de parecer estranho que no final das contas a unica solucao tenha sido acelerar o clock.

Maior GPU garante mais recursos de computacao para async compute e isto pode ser usado para acelerar o processamento, fisica de particulas, de objectos, etc…

A Vega, com 64 CU, esta desenhada para dividir o frame em 4 tiles que supostamente serao processados individualmente e o GPU tem perdido porque isto nao tem sido implementado… Quem diz aplicar o GPU diz aplicar o mesmo principio da pro para checkerboard rendering, imagina, cada meio frame a ser rendido nos 4 SEs. O checkerboard funciona muito por previsao dado que tem que render o frame para onde o jogador devera ir – e neste aspeto a implementacao na Pro falha dando problemas na renderizacao.

Dado que isto nao e implementado em PCs… nao se pode tirar conclusoes mas seria interessante ver o que se tiraria dai.

Mais… Um GPU maior nao tem necessessariamente que passar por mais SPs..

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  bruno
5 meses atrás

Como dizes e bem, sem considerar os ganhos de arquitetura, dado que as comparações de Tflops entre arquiteturas diferentes não são válidas. PS5/XsX são RDNA2 e as consolas atuais penso que são GCN. Quando se diz que uma XsX tem o dobro de capacidade de GPU de uma XoneX e uma PS5 2x e tal mais que PS4 pro, fica curto porque é bem mais do que isso. Considerando a densidade dos transístores, 36 compute units RDNA2 equivalem a cerca de 58 cu’s de GCN.

Shin
Shin
Responder a  Fernando Cardoso
5 meses atrás

12.1TF 2x a capacidade lógica teórica
4x Instruções por ciclo
2 a 3x geometria ciclo
E 4x pixel raster
2x CPU
4x ganhos com instruções

Na maior parte do tempo o Serie X é 6 a 8x mais poderoso que o One X. Ou seja game One X à 33ms a até 5ms = 200fps o que dar bastante espaço pra melhorar esses games.

nETTo
nETTo
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Days Gone segundo os meus gameplays teve 2 problemas, fps quando na moto e os loadings.

Joguei no PS4 fat, dizem que no Pro o fps se estabiliza, mas os loadings sao realmente demorados.

dito isto, o jogo pra mim é um dos melhores desta geração

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  nETTo
5 meses atrás

O meu colega está a acabar o jogo, mas depois vai me emprestar. Provavelmente no final da semana já poderei começar a jogar!

A minha grande questão é? Será que a Xbox SX conseguiria correr um jogo como o Days gone sem loadings? Pois, provavelmente irá haver um Days gone 2 para a ps5 com mais zombies e sem loadings….
Será que nesta situação? Haveria formas de a Xbox SX conseguir não ter loadings?

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Se foi uma maquina para 1080p, faz sentido.

Efectivamente a proxima geracao assentara sobre melhoria na geometria e RT.

Isto acreditando que temos a PS5 e XsX para os 4K. Na realidade, tendo uma maquina 4 TF para 1080p e a XsX que esta em falta.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Se cortar no numero de raios para RT, de forma proporcional a resolucao… faz sentido. Podera ser para ir de encontro a resolucao.

Shin
Shin
Responder a  bruno
5 meses atrás

RTcore por si só não faz raios
RT faz interseções raio
Raio quem faz são as VU encontradas na CU.

As RT São conhecidas como transversal engines, o que fazem é diminuir o impacto do vetor sobre memória mais lenta. RT faz 3 coisas apenas, 1. Testa a origem do raio, 2. testa a coordenada baricentrica. 3. calcula o ponto final de onde raio termina. E ela o faz com função fixa o que poupa ciclos.
https://my.eng.utah.edu/~cs6958/papers/HWRT-seminar/a160-nah.pdf

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Como é o destino. Se a Microsoft conseguir entregar uma experiência de próxima geração aceitável, mas em 1080p, ele pode se dar muito bem, muito em função da crise econômica que deve se prolongar tendo o covid 19 como principal ator. Mas a questão é; será que é possível economizar na APU, memória e nos demais componentes sem tocar no NVME, seja em qualidade e capacidade? Sou leigo Mário, mas em 1080p e 4TF, poderia o NVME do Lockhart ser menos capaz, e entregar desempenho parecido (há alguma fundamentação de proporção aqui?) ou não, ele deveria ao menos entregar velocidade semelhante ao do irmão X?

bruno
bruno
Responder a  daniel
5 meses atrás

A grande questao que e preciso nao esquecer, e que a XsX tem suporte para nvme mas sao substituiveis, pelo que tenho entendido. A PS5 tem um soldado no PCB, mas a Xbox nao, o nvme e substituivel e funciona como memory card. Logo, jusficiando pelo tamanho do jogo a MS pode fazer o que quiser, ate entregar a consola mais barata com um de 500 Gb se lhe apetecer.

Seja como for a unica coisa que importa no nvme da MS e a velocidade acesso, nao a capacidade por si.

Entregar dois SKUs sempre fez sentido se quisessem conquistar mercado… tao simplesmente porque nao o fazer seria perder vendas iniciais por quem quiser aguardar pela versao Pro.

A grande questao… e que ha tb rumor que a Sony tem dois modelos da PS5 em preparacao e ira lancar os dois em simultaneo. Este rumor foi avancado pelo Wallstreet Journal do Japao, mas desde ai nada mais se soube.

(tendo em conta a presenca de grupos FUD, talvez seja porque nao interesse).

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  bruno
5 meses atrás

A lockhart faz sentido, mas tem que ser uma plataforma bem construída! Tem que ter em mente a Xbox SX para ser de fácil adaptação.
Por exemplo, a velocidade da RAM, a velocidade do SSD e o CPU tem que ser iguais!
A única coisa que poderá diferir é o Gpu ser menos capaz, menos RAM, e uma redução de 500Gb no SSD
PoIs sendo assim, é só pegar no jogo criado “em mente” para a Xbox SX e adaptar ao GPU da Lockhart.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Então mas a One x ou lá como se chama não é tão boa?
para que precisam da Lockhart? (quem a comprou já deve estar bem arrependido,digo eu)

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

E a velocidade da Ram.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

@Mario certo! Então foi mesmo uma compra para encher chouriços (ou por outras palavras os bolsos da M$)…

Shin
Shin
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

O Xbox continua sendo a caixa Direct X, se queres chegar no DirectX12 Ultimate necessitará do Xbox Series.

Lockhart caso exista como Lower Edition ele leva todos os recursos da API a um preço de economia.

Mário Armão Ferreira
Responder a  daniel
5 meses atrás

O problema não é a Lockhart Daniel…
4 TF com 10 ou 12 GB seria uma oferta excelente para 1080p.
O problema é isso limitar a X.
Já fiz algumas contas e não consigo encontrar equilibrio entre estas consolas.
Basicamente ou a X fica limitada ou a Lockhart vai-se comportar como uma One original, onde vai ter cortes que não são só na resolução.
Mas deixa obter mais dados. Não quero falar prematuramente.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Acho que mesmo que haja uma possivel limitacao teorica, nunca saberemos na pratica.

A XsX ira possuir “bottlenecks” (mais uma vez so se usa este termo porque a solucao na PS5 parece ser melhor na RAM) e isto leva a que nao se tenha nocao do tipo de limites que se coloca ao GPU, sobretudo porque com o Async Compute nao se sabe o que se perde ou nao (da mesma forma que se ignorou durante muito tempo a diferenca TF e performance da GCN, e se atribuiu isso a falta de suporte quando haviam reais ineficiencias da arquitetura e mesmo hoje isso esta em discussao).

Logo ate que ponto poderemos dizer que o GPU da XsX esta a ter performance maxima?

Mais, Cerny afirmou que eram necessarios 8 TfLOPS para colocar os titulos de que correm a 1080p numa consola de 1.8 Tflops a 4K… nessa perspetiva considerandoo 4TF vs 12TF nao sera oposto – a base deixa de topo em problemas? A arquitetura e a mesma e supostamente tb deves passar de 1080p para 4K.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

No, é uma das 36 CU usada em Lote, Cerny passou metade da conferência falando sobre como 36 CU era o suficiente. Tempest tem um DSP no média engine esse DSP se comunica com a CU via DMA através de 2 wavefront ou 64Flop ciclo. Isso não serve apenas para Ray-Tracing Audio já que esta mesma CU pode contar com a unidade de interseção compartilhando endereço, serve pra emular precisamente o PS4.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Sim está, pois não existe motivo para ter uma cu isolada na arquitetura e não, não é uma 37, eles desligam 2 WGP e isso é feito a nível de Firmware depois de detectar em todos os chips quais unidades tem chance de possuir defeitos físicos. Por isso eles não ativam qualquer um desses WGP, pois teria que fazer tbm nos chips com defeitos o que seria incongruência. Lembre-se que Cerny disse, todos os PS5 se comportam da mesma forma.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Talvez o scarlet use 1080p nativo e o sx alguma técnica de checkboarding ou similar.

A MS planeja usar scarlet e sx da mesma forma que a Sony usou o PS4 e PS4 PRO, mas com um pouco a mais de sobra.

Ao contrário de usar ~2,3x igual a Sony (1.8TF vs 4.2TF) ou 4x para 4k nativo (sx c/ 16TF), vai usar 3x (3x 4tf = sx).

Parece uma boa solução, julgando apenas por TF.

Se for isso, acho que vai ficar muito bom e vai ser uma solução inteligente, mas quero ver o plot twist dos fãs do xbox que adoram repetir “true 4k” na internet.. Mas o que importa? vai continuar o mesmo, pq eles falam “true4k” quando a maioria dos jogos do xoneX, mesmo exclusivos, é “4k fake”.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Digamos que Lockhart tenha 4TF
Lockhart então não é Xbox padrão pois Xbox padrão é Series. Sem ser padrão o objetivo é atuar em outro contexto. Qual ? Serviços mensais. Um console barato como um internet modem para mandar para o cliente sem custos adicionais.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Não limita o X porque eles não estarão amarrados. O desenvolvimento dos jogos foram unificados com o PC, o Series L é como um notebook de entrada com GPU dedicada ( levando em conta os 4TF). Como todo game feito pela Microsoft leva em conta as mais diferentes variações de PCs oferecendo camadas de recursos, é só mais um PC com Windows.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Mas quando se fala que os ganhos das arquiteturas não são contabilizados. Não é bem verdade…
Por exemplo a ps4 pro tem a mesma quantidade de CUs que a Ps5. E uma tem 4,2 tflops e outra 10,28 tflops.
Ou seja, é devido a arquitetura ser diferente que permite um maior desempenho com os mesmos CUs, logo mais Tflops.
O que pode diferir a meu ver, em diferentes arquiteturas (GCN vs Rdna2.0) com o mesmo número de Tflops é a eficiência do sistema.
Mas a performance bruta estará lá, sendo a arquitetura mais recente mais eficiente e mais rápida a atingir a performance teórica.

Agora 12 tflops de GCN ser comparáveis a 8 tflops do Rdna 2.0, acho absurdo…

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Obrigado pela explicação Mário!

Shin
Shin
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Velocidade sequencial vs Paralelismo. Clock 2.3x arquitetura 4x, resultado que o PS5 reflete 6,3x, é como se fosse um PS4pro 2 de 26,4TF.

Shin
Shin
Responder a  daniel
5 meses atrás

O SSD e desaclopavel a Microsoft pode vender versões mínima de 64GB e máximas de 2TB

Xbox Series L lower edition seria um equivalente arcade sem BD, 64 à 512GB mas com o mesmo hardware talvez diferindo apenas no resfriamento e fonte de alimentação com uma solução mais barata e verde. Custo em torno dos $300 ou 400.

Edson
Edson
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

A ign postou horas atrás um video de um xbox series XXL, vcs viram essa trolagem? https://youtu.be/-9pGIXjz2Rk

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Para bem de todos nós que gostamos de jogos, espero que a MS não lance isso.
Além de ser o denominador comum mais baixo e poder limitar os jogos da XsX, vai limitar tb os multi podendo afetar as restantes plataformas.
Se a diferença for só no GPU, mantendo CPU, RAM, SSD e timings iguais aos da X ainda vai, que os engines modernos escalam bem as resoluções. Caso contrário, é uma oferta muito estranha.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Platinei o Days Gone na FAT e sim os FPS as vezes caem principalmente de mota.
Um dos jogos que mais me divertiu dos últimos anos.

José Galvão
José Galvão
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

@Alex

Agora o jogo tem poucos bugs mas inicialmente era algo problemático, os loadings eram longos sim, agora não sei, mas tendo em conta que foi feito por uma equipa de 115 pessoas, um numero habitual para muitos jogos indie, fizeram um belo trabalho, na minha opinião é um doa melhores jogos desta geração.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

@josé Galvão, eu estou ansioso por jogar o jogo!! Este fim de semana já lhe pego 🙂
(Espero que os loadings tenham melhorado, ou sejam melhores na ps4 pro)

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

@AlexandreR o Jogo melhorou bastante depois dos patchs.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

@AlexandreR platinei o Days Gone e não me lembro de longos loadings..mas sem duvida que este ssd vai ajudar este jogo mesmo em modo retro-compatibilidade, foi um dos jogo que mais me divertiu esta geração apesar de ser um tema já batido foi uma experiência excelente.

AlexandreR
AlexandreR
5 meses atrás

Offtopic:
Será que poderiam dizer os vossos nomes da psn, para adicionar? 🙂
Gostava de ter pessoas daqui!!
(Se o Mário permitir)

nETTo
nETTo
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

PSN:NTPortel

GT:NTPort1985

Mas a está altura estou apenas como meu One Fat de 2014, meu antigo PS4 já tem novo dono, pelo que em virtude disso já me preparo pra facada da nova geração.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Tens razão Mário!
Psn: Ueki53

Mário Armão Ferreira
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Já atualizaram o firmware para o 7.5? Sem problemas?
Estou a adiar pois não queria ficar sem a consola nesta fase!

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Atualizei logo no início! O único problema que tive, foi estar a jogar e deu um erro qualquer.
E automaticamente, desligou o jogo, depois mandei o relatório de erro. O problema foi ter que recomeçar a missão novamente.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

toda atualização de firmware do play aparece “uma meia duzia” de gente reclamando.

antes eu achava que “nossa, mas como essa galera vai rápido reclamar, sempre tem aquela meia duzia reclamando”

depois do grupo de discord, nem sei se não é os fanboys do xbox que se juntam para postar que estão com problema de firmware.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Deto
5 meses atrás

Loool, vê se bem que não me conhece para estar a chamar me de fanboy da Xbox. Eu só relatei o único problema que tive.
E não, não tenho nenhuma Xbox.

Livio
Livio
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

Acho que ele não se referiu a você e sim aqueles que ficam postando no Twitter e Facebook

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
5 meses atrás

@Liiivioo.advinha Livio lembra aquele controlador do PS4 que tava dando BO,meu cunhado trouxe um novinho da Holanda em outubro e semana passada começou que o analógico esquerdo o personagem não anda!Não é cagada demias para um cara só,que se acha que tem com o marvado?abri e não encontrei nadica de nada pra variar meu neurônios.Tava pensando em comprar o Days Gone depois de várias críticas positivas tanto de users daqui e fora e me aparece esta novidade quentinha.Pode me ajudar através daquelas fotos onde fuço no controlador que você postou que eu desmonto de novo e mexo de novo.Obrigado.
E em questão da atualização meu Pro funcionou corretamente só o pequeno grande problema do marvado controlador dando Bo e foi após minha filha de 7 anos jogar pelo que percebi o Rachet Clanck,mas lea sempre jogou de boa e nunca deu problema.Ai,ai.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
5 meses atrás

Cara ainda estou devendo um artigo para o Mário, as fotos já estão comigo e falta editar algumas. Devido a quarentena estou em Home Office, minha jornada de trabalho é de 8h mas em casa sempre ultrapasso isso, por exemplo hoje comecei às 6:20 e estou encerrando agora às 18:00 e vou cuidar do pequeno.

Geralmente o analógico dá problema no sentido de um dos eixos (cima ou baixo ou esquerda ou direita), se ele não responde a nenhum lado eu vou ter que ver como é a linha de comunicação, sei que para cada eixo há uma linha de VCC(tensão positiva) e de terra (Ground- GND) e a resposta para o controlador do joystick é um valor que tende ou mais para o VCC ou mais para o GND. Uma causa para o não funcionamento do analógico seria a falta de VCC, mas duvido que há fusistores(resistor com função de fusível) para cada analógico, pode ser trilha quebrada.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
5 meses atrás

Obrigado @livio,mas o que acontece é que parece que ele esta dando comandos seguidos,pois o personagem até coloca o corpo para frente,mas fica tipo aquele comandos frente/trás,frente/trás sem fim,o marvado não quer cooperar.
Acho que o PS4 ta estranhado o local desde comprado ele fica no meio do xbox e do Wiiu.
Será que ele não quer companhia?

Deto
Deto
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

não era resposta a vc.

era para o mario.

o que eu estou dizendo é que como eu vou confiar em relatos do reddit, resetera, twitter etc sobre “meu ps4 parou de funcionar por causa da atualização” agora, depois das revelações do discord do xbox? sabendo que tem praticamente uma SEITA de fanboys do xbox emporcalhando a internet

– pode ser os 10 ou 20 malucos do xbox combinando de fazerem FUD toda vez que sai update de firmware do PS4.

ou

– pode ser verdade

como eu vou saber?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Sim deve-se ter preocupação, mas há gente que perde seu tempo realizando um cadastro só para denegrir algo. Nem precisa comprovar que tem um PS4 para criar uma conta.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Atualizei e até agora nenhum problema

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Sem problemas aqui, atualizei o fat(1° modelo lançado) e o Pro. Há relatos que as “reclamações” que estavam no artigo da eurogamer foram deletadas (acho que ficavam no Twitter). Sabe né, já que dizem que há um FUD para o PS5 nada mais lógico atacar tb o PS4.

Fora que nenhum amigo relatou problema. Falo isso pq sabem que gosto de manutenção e a maioria me pergunta quando algo de errado aparece no PS4

Deto
Deto
Responder a  Livio
5 meses atrás

tenho a mesma opinião que vc.

sempre estranhei que ninguém da DF, eurogamer… nenhuma pessoa CONHECIDA tinha problemas com atualização, mas sempre aparece uns desconhecidos falando disso e sempre é em alguma rede social que o sujeito pode ficar anonimo e não tem moderação (fóruns).

Agora faz sentido, deve ser os mesmos 10 ou 20 fanboys do xbox de sempre fazendo FUD.

Livio
Livio
Responder a  Deto
5 meses atrás

Se não me engano nessa notícia da Eurogamer tinha um usuário que olhava o dia em que o perfil foi criado, principalmente daqueles que diziam que está com problemas.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Atualizei e estou sem problemas até o momento.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Marco Antonio Brasil
5 meses atrás

PS4 FAT actualizada e 0 problemas

João Magalhães
João Magalhães
5 meses atrás

O foco da Sony na velocidade do Storage faz bastante sentido.Deve dar muito mais liberdade para os desenvolvedores na base do desenvolvimento…e eliminar muito dos gargalos atuais e permitir que se tire mais do resto do sistema.

Trocaram uns 18,20% de GPU por um Storage 130% mais rápido…Vai fazer muita diferença lá na base do desenvolvimento e planejamento de mapas e design de mundos.

É isso que muitos estão tendo dificuldades de entender ,quais as reais mudanças e muitas delas serão fundamentais.

Shin
Shin
Responder a  João Magalhães
5 meses atrás

Faz sentido pois não daria pra colocar 64GB 1900TB/s, o maior gargalo dos consoles é o custo e a memória DRAM não evoluiu em perfomance custo com tanta rentabilidade como o Flash. Por isso agora vemos apenas um salto de 2x na largura de banda e 2x o espaço total mas 50x a velocidade de acesso ao disco.

João Magalhães
João Magalhães
Responder a  Shin
5 meses atrás

Shin.Pois é…..

Nessa geração a banda e quantidade de RAM principal é a menor de todas as gerações.

Em todos os PlayStation ouve um aumento no tamanho de 16X na RAM principal…agora somente 2X.

Deto
Deto
Responder a  João Magalhães
5 meses atrás

Não esquece da Banda.

PS3 tinha 25GB/s
PS4 170GB/s

Da quase 7x mais.

agora vamos de 170GB/s para 480GB/s que mal chega a 3x

sera que a compressão de banda de memoria do PS4 para o PS5 foi de 3x?

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Nop, SSD não faz nada…
É só mais um ataque da MídiaSonysta… Não pera

Livio
Livio
Responder a  By-mission
5 meses atrás

Tem o PSSD5 e agora o Xbox SerieSSD X

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Livio
5 meses atrás

🙂 🙂 🙂

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Edson
5 meses atrás

Eu tava lendo essa notícia ainda a pouco, pelo que vi nintendo agora vai se voltar ao streaming e serviços, realmente mais um passo para o fim dos jogos como conhecemos =/

Shin
Shin
Responder a  Edson
5 meses atrás

Como te falei, investidores estão aproveitando a queda do iene para comprar ações baratas. Para lucrarem quando houver alavancagem. Quem tem mais chance de uma grande elevação é a Nintendo.

A Nintendo tem seu RPVcomment image

O valor faz parte do RPV ele representa o valor que a empresa tem na sociedade. A Nintendo não vai modificar seu valor porque um investidor estrangeiro comprou 4.9% de suas ações.

nETTo
nETTo
5 meses atrás

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-04-22-tequila-works-ps5-e-xbox-series-x-tem-hardware-semelhante

+1 pra conta, quantos já referiram algo semelhante?

De lembrança, o da Crytek, este da tequila, os que Jason do Kotaku afirmar ter ouvido

Andrio
Andrio
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Já esse Rapaz aqui Chris Grannell esteve a falar isso.

“Existe apenas uma consola de próxima geração que será capaz de ray-tracing em tempo real.”
“É uma afirmação um pouco controversa, mas Cerny não falou sobre isso, isso está relacionado com as unidades computacionais, o que está no hardware.”
Tal como fez anteriormente, Grannell sugere que o diferencial de poder será maior do que poderás imaginar.

Acho que não é a primeira vez que ele vem falar “mal” do ps5.

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-04-22-ps5-tera-problemas-em-lidar-com-grandes-mundos-abertos-diz-ex-designer-na-sony

nETTo
nETTo
Responder a  Andrio
5 meses atrás

Já ia postar isso kkk

que loucura, porque tanto disse me disse, tanta informação desencontradas? será mesmo que está rolando aquele “faz me rir” pra queimar o filme da outra plataforma?

Marcos
Marcos
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Só se for do lado da sony.
Pois é o tempo todo estão falando que o SSD Vai salvar o mundo quando na realidade vai dar 1 a 2 segundos de diferença de carregamento entre um console e outro.
Vejam o video do Adrenaline… Sobre os SSds

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  nETTo
5 meses atrás

O problema é que sendo um ex funcionário da Sony, poderá tentar prejudicar a companhia que o despediu…

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
5 meses atrás

Só saberemos a real mesmo no final do ano, se os consoles não forem adiados

Shin
Shin
Responder a  Andrio
5 meses atrás

Chris Grannell nunca viu o PS5 na frente, sua opinião leva em conta dados Github refutados por Mark Cerny.

Cerny enfatizou RDNA2
Desenvolvedores confirmaram RT Hardware e VRS.

Existe uma diferença na perfomance mas ela não é abismal.

Deto
Deto
Responder a  Andrio
5 meses atrás

esse é o “ex DEV” que fica interagindo no twitter com fanboys do xbox.

e inclusive já desmentiu:

https://twitter.com/CJGrannell/status/1252942500836315136

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Enfim. Se ele diz uma coisa e depois muda, é um homem sem palavra

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Mário, veja isto!
(Um dos engenheiros da ps5)

https://twitter.com/syke/status/1252284432452468736?s=21

Marcos
Marcos
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Mário ele tentou desmentir pois foi inclusive ameaçado de morte pelas declarações, mas quem postou gravou a live em que ele falava e agora não tem como desmentir o que falou

Chris Grannell
@CJGrannell
·
22 de abr
Em resposta a
@EnixPvP
e
@DargeKnight
http: // thisgengaming.com/2020/04/22/ex- Sony-dev-diz-ps5-vai-lutar-com-os-grandes-mundos-abertos-de-terceiros-não-podem-fazer-raios-de-tempo-real- traçando / Tenho certeza de que não disse nada disso. Se os consoles atuais estão bem em jogos de mundo aberto, o poder e a capacidade do PS5 não terão problemas.
Charles Oakley
@OakleyReviews
·
22 de abr
Olá, Chris, foi quando você especulou onde as concessões teriam que ser feitas e você disse que grandes mundos abertos de terceiros eram um exemplo de dificuldade no PS5. Ouvi o podcast inteiro para não me lembrar da hora exata, mas eu pode encontrá-lo se você não se lembra
Respostas
Chris Grannell
@CJGrannell
·
22 de abr
Em resposta a
@OakleyReviews

@EnixPvP
e
@DargeKnight
Obrigado por entrar em contato com Charles. Desculpe, eu não estava tentando desacreditar o seu artigo, é o modo como algumas coisas aparecem. Então, com relação a isso, eu estava dizendo que eles lutariam para obter o equilíbrio certo (pois talvez seja necessário fazer compromissos), não que o hardware não possa fazê-lo.

Fred
Fred
5 meses atrás

Mário, você poderia criar um artigo pra elencar as diferenças do SSD do XSX e do PS5! O que seria capaz no PS5 que não seria no XSX/PC atual ou se o SSD XSX é mais que suficiente pra geração. Hoje Tom Warren postou em seu twitter onde diz que o SSD é o divisor de águas pra próxima geração… parece que as poucos as pessoas vão acordando e se dando conta na evolução real que uma transferência ultra rápida de dados trará para os games. Parece que Mark Cerny estava jogando xadrez 4D quando pensou na construção do PS5 dando prioridade máxima ao SSD integrado ao sistema, o homem foi visionário.

error: Conteúdo protegido