O comboio do Hype da PS5 descarrilou

4.9 19 votes
Avalie o nosso artigo

Com a última apresentação viemos a saber que afinal as promessas da Sony não foram mais do que mentiras, e que a consola da Sony está a seguir o mesmo caminho que a da Microsoft.

Ao longo dos tempos temos vindo a criticar as posturas da Microsoft por fugirem ao standard e ao que sempre definiu e tornou as consolas um sucesso. Mas como reverso da moeda, temos elogiado as da Sony, cujas palavras e promessas revelavam uma continuidade das políticas tradicionais  e uma postura radicalmente diferente da da Microsoft.

Exemplos podem ser dados:

  • A Microsoft referiu que pretende o fim das gerações
  • A Sony disse acreditar firmemente em gerações

Nota explicativa:

No conceito da Microsoft o fim das geração não implica que as consolas antigas sejam suportadas para sempre, apenas que o hardware se manterá suportado por mais tempo com os mesmos jogos.



No conceito da Sony, as gerações implicam o que sempre existiu, uma quebra com a geração anterior basicamente imediata.

  • No âmbito da ideologia anterior, a Microsoft deu a conhecer que nos primeiros dois anos os jogos que lançará seriam Cross Gen.
  • A Sony em resposta a essa posição referiu que os seus jogos exclusivos iriam tirar partido de todos os benefícios que a geração anterior  não tinha, o que descartava o Cross Gen.

Este artigo da Polygon mostra bem as diferentes posturas.

Mas após a noite de ontem, o que se viu foi que as posturas da Sony não eram mais do que uma valente treta. E que na realidade, apesar do paleio diferente, a Sony está a fazer exactamente o mesmo que a Microsoft.

E note-se que ao contrário da ideologia de muitos, isto não torna nada da Microsoft elogiável, torna é, no contexto da  continuidade do que sempre existiu e era expectável, as atitudes da Sony igualmente criticáveis.

Na noite de ontem a Sony anunciou que tanto Spider Man – Miles Morales como Horizon: Forbiden West, sairão na PS4, o que quer dizer que estes jogos, mesmo sendo prometidos como tendo sido realizados a pensar na totalidade das capacidades da PS5, na realidade não o sejam, pois se o fossem a conversão seria muito complicada.

Aqui na PCManias temos um hábito, que é o de acreditar nas pessoas até elas mentirem. E se a Microsoft tem uma liderança desde 2013 que se pautou por mentiras sucessivas, a direcção da Sony não só vinha de um geração bem abonatória, como era nova, e com uma credibilidade renovada. Mas agora sabemos que também mentem, e basta isso acontecer uma vez para que a confiança seja abalada e tudo o que dali vem possa ser questionado.



Prometer uma separação de gerações, uma grande aposta em exclusivos PS5, apresentar esses jogos como exclusivos PS5, e depois dar a conhecer que afinal não o são, é claramente um tiro no pé de proporções colossais. A lista de jogos exclusivos First Party da Playstation 5 de repente vê-se reduzida a meio, retirando tremendo interesse à adopção da consola nesta fase inicial. E se Ratchet & Clank não poderia passar para a PS4 por realmente usar caracteristicas únicas da PS5, Miles Morales e Horizon: Forbiden West sabe-se agora que são jogos PS4 com retoques na maquilhagem, umas purpurinas e uma cara lavada.

Para uma empresa que referia que queria uma transição para a PS5 mais rápida que o normal esta medida é totalmente contraditória. E curiosamente contrariada por um argumento da Microsoft, o dar às pessoas opções.

Mas as decepções não acabam aqui, uma vez que sabendo-se quee estes jogos podem passar para a PS4, então, eles poderão de forma igualmente simplificada aparecer no PC. E com a nova política da Sony que parece querer começar a dar suporte ao PC, para aumento das receitas, temos aqui mais razões para nos preocuparmos com o rumo da marca e a aproximação à Microsoft.

Diga-se aliás que uma situação aceite por todos, e percebida nos relatórios da Sony é que a empresa pretende apostar fortemente nos novos IPs exclusivos, e que a passagem dos jogos para o PC se deve aos custos crescentes de produção, sendo esta uma medida de aumento de receitas para fazer face aos custos.

Nesse sentido confesso que foi uma surpresa para mim saber que a Sony aumentou o custo dos jogos PS5 em 10 euros, quando o esperado era que essa perda de valor que as pessoas iam ter ao perder os exclusivos para o PC fosse feita exactamente para evitar essa subida.



Na realidade, perante isto, vemos que a Sony apenas pretende mesmo é ganhar mais… Aumentar receitas!

E diga-se que neste momento, com jogos 10 euros mais caros, a narrativa da Sony de querer voltar aos jogos de 15 horas começa a assustar, pois a 80 euros não é isso que se espera de um jogo.

A consequência destas acções da Sony é só uma… o Hype pela PS5 decaiu… o comboio descarrilou. E aquilo que parecia ser bom e diferente, afinal é quase tão mau como aquilo que a Microsoft nos propõem. E neste momento, perante estas realidades, a corrida para uma PS5 no lançamento, deixa de ter os mesmos atractivos, e manter a PS4 mais uns tempos subitamente soa a algo muito mais atractivo do que o era antes deste Showcase.

Diga-se ainda mais que 100 euros de diferença entre a versão digital e a física é incompreensível. A Sony pensa nela e só nela neste caso! A digital é mais barata pois a Sony ganha mais com os jogos digitais, e a física é mais cara não só pelo oposto, mas pelo facto que as pessoas podem comprar usados, o que pode cortar receitas à Sony. Mas 100 euros é uma margem de lucro enorme para uma peça cujo custo deverá rondar os 30 euros, e nada condizente com o lucro das restantes peças da consola onde, provavelmente, a Sony até perde dinheiro na sua venda.

De bom do Showcase foi o sabermos os preços da consola, que tornam a PS5 atraente, particularmente na versão digital onde mantêm o preço da geração passada (399 euros), sendo, ao contrário da Xbox série S, um verdadeiro salto geracional em todos os campos, e 2.25 vezes mais potente, e ao mesmo tempo 100 euros mais barata que a Xbox série X.



Infelizmente após uma geração de sonho, a Sony arrogante de 2006 parece ter voltado… Estava escondida em aldrabices que ontem vieram ao de cima.



4.9 19 votes
Avalie o nosso artigo
191 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hiago
Hiago
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off topic https://www.gamevicio.com/noticias/2020/09/jim-ryan-ceo-do-playstation-diz-que-a-empresa-tem-interesse-de-levar-mais-suas-ip-s-para-o-pc-cinema-e-series-de-tv/

Esse Jim Ryan vai acabar afundando a divisão Playstation ou pelo menos da forma como conhecemos. Como que na véspera do console chegar no mercado o cara me da uma declaração dessa?

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Saudades do Kaz Hirai, ele valorizava a história da Playstation pelo menos 😢

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Yah, para mim era ou lançar jogos antigos para o pc e deixar o preço como está, ou aumentar o preço dos jogos e não coloca-los no pc. E eles foram logo fazer os dois.

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Os preços estão de mais, não ah carteira que aguente, só os ricos mesmo, 80 euros por um jogo ainda por cima incompleto porque é a base, esta de mais, não vai ser qual quer um que vai aguentar uma gen destas, prefiro investir muito dinheiro num pc muito caro e fazer pirataria do que dar um sim neste tipo de coisa, fora esse gajo do jim que da nojo é outro phill Spencer da vida. E mais do que nunca acho que vai haver rotura neste mercado.

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Cardoso
1 mês atrás

Como disse no outro tópico. Vou comprar o meu quando tiver corsário. Porque 70 dolares ou 350 reais é inaceitável.

Lucas
Lucas
1 mês atrás

[OFF]

E no fim aquilo que a Ubisoft colocou em sua pagina de suporte estava correto, PS5 compatível só com jogos do PS4.
 
https://wccftech.com/playstation-5-wont-have-backward-compatibility-with-classic-playstation-games-jim-ryan-confirms/

Hiago
Hiago
Responder a  Lucas
1 mês atrás

A minha vontade de mandar a Sony ir tomar lá naquele lugar. E eu sei que esse Jim Ryan sozinho não é responsavel por todas as decisões da Sony, mas peguei um ódio desse cara.

Livio
Livio
Responder a  Lucas
1 mês atrás

é só perder um pouco do terreno que num piscar de olhos aparece a compatibilidade. Só lembrar lá em 2013/2014 quando uma empresa disse que era impossível.

Papo furado essa implementação da retro do PS4, possuem a mesma arquitetura x86.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Obrigado pela resposta! Com isso acabei lembrando das aulas iniciais da disciplina de microcontroladores.

Lucas
Lucas
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Isso aqui só pode ser um erro, não pode ser……

comment image

https://www.bbc.co.uk/newsround/54179613

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Com leitor bluray.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

O texto refere especificamente a capacidade de reproduzir discos.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

padrão = versão com leitor.

No caso os usuários do Xbox também só poderão usar os discos na versão padrão do Series

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Vai vender igual água no deserto, então pode esquecer a retro com a família Playstation. Uma pena, por conta disso até pensei em comprar um PS3 retrocompativel, é um modelo muito raro, então o preço que encontrei aqui foi de 1800 Reais (290 euros mais o menos). É complicado pagar esse preço em um console de 14 anos. ☹️

Kito
Kito
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Olá Mário.
De facto a Sony acabou por se aproximar das ideias da MS, mas consigo perceber a abordagem.
Talvez devido ao receio de nos primeiros tempos não angariar tantos compradores de PS5, devido à crise económica que está a ser provocada por esta pandemia, que ainda deverá se prolongar até 2022 e ainda com efeitos por mais 1 a 2 anos acima disso, bem como problemas com disponibilidade de componentes para satisfazer a produção de vários milhões de PS5 no primeiro ano. A empresa tem de facturar.
Então ela pensou que já tem garantido os 100 e tal milhões de usuários da PS4 e com esses é só colocar os jogos a correr na PS4. E destes, muitos não iriam transitar para a PS5 de imediato, mesmo que esses jogos não estivessem na PS4. Penso que ela balanceou tudo isto na tomada de decisão.
Não é o ideal para nós que queríamos ver logo de inicio o poder da PS5 em HZD por exemplo. No entanto o próximo GOW será exclusivo PS5 e neste a PS5 vai surpreender.
Vamos dar à Sony o crédito que ela ganhou nos últimos anos.

Livio
Livio
Responder a  Kito
1 mês atrás

eu já percebo que, já que a concorrência não tens jogos first de peso até 2022 e o único que tinha para o lançamento foi para 2021, logo as vendas do Series pode não afetar as do PS5 e com isso coloca menos unidade nas lojas, resultando na liberação de tais jogos para PS4 porque já estavam a ser desenvolvidos para PS4 ganhando assim nos 2 lados.

Porém essa decisão erradíssima (seria nos dois casos) porque acabou se descobrindo que eram jogos de PS4 entitulados como exclusivos PS5. Se estes continuassem a ser só PS5 muita gente não iria perceber.

Não levo em consideração a pandemia pois o PS5 esgotou em vários locais onde teve pré-venda

Livio
Livio
Responder a  Hiago
1 mês atrás

Espere um pouco, nesse temp de isolamento social muitos estão sendo espertos/desonestos e estão aumentando o valor de produtos em 3x.

Eu mesmo que chegava a comprar pS3 fat com defeito para fazer manutenção por 150 ou 200 reais agora só vejo anúncios de quase 500

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

A Amazon Br abriu pré venda duas vezes e nas duas acabaram rapidamente, dizem que outras lojas também já esgotaram, por exemplo a Kabum que, se comprasse com pagamento via boleto bancário, tinha desconto de 500 reais na versão com leitor(saindo no preço oficial da DE) e de quase 500 reais na versão DE. Há(ou haviam) lojas com pre-venda em que o preço cdo PS5 com leitor era quase mil reais mais barato que o preço oficial.

Enquanto isso nada de preço oficial por parte da concorrência, nem anúncio de pré-venda

Marcelo
Marcelo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Na verdade, teoricamente ainda não é possível fazer pré-venda de Xbox Series. As lojas que estão fazendo isso estão “queimando a largada”.

https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/xbox-series-x-e-s-terao-pre-venda-iniciada-em-22-de-setembro/107253

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Pc ai vou eu, depois destas mentiras eu não caio mais na propaganda enganosa deles outra vez, até posso vir à comprar um Ps 5 más só mais lá para a frente, os games agora estão muito caros 80 euros por um, fora que a sony já começa outra vez com os remaster por exemplo spider man da ps4, para quem comprar miles morales vai ter direito a essa versão toda musculada para a ps5 e sera para quem já tem o jogo vai ter direito a essa versão gratuita??? Fora agora a perca de exclusividade, eu sempre fui amante de consolas e ainda sou por causa desse grande diferencial, más depois de a xbox perder o seu o meu hype por ela desapareceu e agora ainda fazem jogos medíocres por causa do game pass, já a sony também quer dar uma de esperta e enganar a sua fan base exemplo Demons Souls, alguém acredita mesmo que aquilo é exclusivo playstation depois de dizer que ia sair no PC??? O que estou a ver é uma Sony arrogante outra vez, teve que vir esta bomba chamado Jim Rayen para arrebentar uma tradição de 25 anos, e ainda por cima imita tudo o que de ruim o Phill Spencer está a fazer, e isso é muito estranho, o problema está agora é que independentemente das cagadas da sony com a playstation ela vai vender ps5 como pãozinho quente acabado de sair do fone, enquanto a Microsoft não tem nada de interessante na sua platafoma, tirado o poder da série x que é só isso que tem de bom, mas por as atitudes da sony ultimamente gostaria mesmo muito que ela se desse muito mal nesta geração. Mais uma vez exelente artigo mario

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Mário referente ao meu cometário sobre a Microsoft, parece que eles nem querem mais veder consolas logo que se jogue no Game Pass.

https://twitter.com/Xbox/status/1306735990615216135?s=19

Ps: Que piada a Xbox se tornou. Sony outra vez a caminho de monopólio…

Ricardo Palma
Ricardo Palma
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Bom dia Mário. Olha é verdade que tudo não passa de aldrabices, marketing, dizes e muito bem estas entidades só vêem receitas mas olhando bem em redor quem não o faz? Vivemos num mundo louco. Eu sempre tive Xbox, nunca tive outra consola, mas acho que chegou o momento de mudar, tenho Xbox live desde que saiu em Portugal em 2007, passei bons tempos com a Xbox e onde senti mais o hype foi na geração 360 e nunca mais foi igual. Os tempos também são outros, envelhecemos, mudamos os gostos, tornamo-nos mais selectivos com os jogos. Vejo o PC como um possível escape mas passei muito tempo com PCs mas quando relembro o tempo que perdia em optimiza-lo e as dores de cabeça que me dava, passo, não tenho paciência, é o sistema operativo, drivers, vírus, cheaters, hackers etc, os jogos são mais baratos é verdade mas por vezes muito mal optimizados, com mais bugs, tu sabes, para não falar que gastas mais dinheiro em upgrades, riu-me quando as pessoas dizem comprei um PC para 2 anos e não mexo nele, tretas, porque quem está no mundo PC está sempre a par das novidades e quando dá por ele está a otimizar as memórias um mês, 2 ou 3 meses sai uma motherboard mais sofisticada, 6 meses epa aquele processador talvez fizesse mais sentido e a longo prazo vemos uma despesa em que podemos não notar no início mas ao fim de um ano temos possivelmente outro computador montado. A Nintendo é outra possibilidade, no modo geral são jogos divertidos e neste patamar não há ng que chegue perto mas são jogos que não é para qualquer jogador. Escolhi a Sony desta vez, não quer dizer que não venha a ter outro sistema, mas irei focar-me principalmente neste, porque tem o estilo de jogos em que eu aprecio mais e como todos nós sabemos eles sabem fazer jogos de qualidade e é no fundo isso que procuramos e é isso que temos de apoiar, a indústria a criar jogos cada vez mais imersivos. Agora 80 euros cada jogo, sou contra, eu raramente comprava jogos no lançamento a não ser que fosse uma obra prima mas agora estou fora, não se justifica principalmente quem compra digital pagar o mesmo para quem compra físico com todos os adereços que envolvem custos à companhia para os embalar, para não falar em produzir mais plásticos para o meio ambiente e nas conversões de moeda que é outra injustiça. Não se justifica. Entendo o ponto que se queres uma experiência imersiva tens que pagar, é caríssimo fazer um jogo bom, todos sabemos, não é por acaso o gaming ser a indústria de entretenimento que mais factura, muito mais que cinema e música juntos. Mas no fundo penso que a Sony está a fazer um bom trabalho, com altos e baixos como todas. Vamos ter calma malta, porque esta geração ainda nem começou e muita tinta ainda vai correr. Mas acredito que vamos ver muita coisa boa nesta geração. Abraço.

Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Não quero jogar contra o consumidor, ainda mais considerando que os jogos não são baratos e em alguns casos nos dão apenas algumas boas horas de entretenimento… mas a industria vem há alguns anos mantendo os mesmos precos nos games e segundo dizem, os custos de produção tem aumentado exponencialmente de acordo com o nivel de detalhes que é exigido e tempo de produção. Pra novas IPs, imagina o risco de investir e nao ter o retorno esperado… depois cortam a qualidade ou o tempo de jogo e nós vamos ficar reclamando.
Enfim no meu caso, jogos como uncharted e the last of us são muito bons, mas eu perco interesse assim que finalizo o modo historia. E sou da moda antiga, da época em que “zerava” um jogo, sem essa de platinar. Nessa caso, pagar preco de lancamento não me agrada. Eu espero baixar pra um valor mais condizente com o que estou disposto a pagar.
Quem compra no lancamento sempre abre mão do preço pra ter o gosto da exclusividade.
Ja no caso de fifa, adoro jogar porem somente o online, e mesmo assim espero uns 2 meses após o lancamento, que cai dos 200 reais pra algo proximo a 120, o que pra mim já é uma otima economia. Agora com esse aumento vamos ver como serão os preços e promoções mas sempre há alternativas para se pagar um pouco menos.
Mario o que me diz sobre dividir conta da psn? Aqui no Brasil é muito comum fazer isso. Dessa forma divide-se o valor da psplus e dos games caindo para a metade o valor de cada jogo

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Podes sempre ficar com a que tens, ou se queres os 4K adquirir uma Pro (nem acredito que digo isto, mas sempre e preferivel a suportar esta treta que eles chama de nova geracao). E quanto ao teu amigo… compra-lhe jogos e compensa-o dessa forma. Mafia definitive edition chega este mes… Ja jogaste FF VII?

A verdade e que tens 0 motivos para comprar a PS5 pelo menos nesta altura.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Nao se trata disso, trata-se de marcar posicao.

Reclamar, mas comprar na mesma e continuar a suportar estas politicas.

A verdade e que, nao so nao estas encurralado, como tens escolha, podes escolher nao suportar. Nao tens que comprar agora e nao tens que comprar hoje… mas cada um sabe de si.

Dei a sugestao da Pro com possibilidade de teres os 4K, e quanto ao estar ultrapassada, ate agora o que vimos da PS5 foi o que a PS4 entrega com purpurinas, como disseste.

Afinal e a PS4 que esta ultrapassada ou a PS5 que nao justifica o gasto extra?

Rafael
Rafael
Responder a  bruno
1 mês atrás

Acredito que não é a questão da PS4 estar ultrapassada ou que não justifique a PS5.
A pergunta é “Quando vai vompensar migrar para o PS5?”
O inicio de qualquer geração é igual… preço de lançamento alto, poucos jogos exclusivos e poucas diferenças graficas nos jogos iniciais.
Ainda acho que o PS5 vai ter uma transição bem mais suave devido ao fato de suportar os jogos do PS4. Vc já vem com uma biblioteca inteira de jogos pra jogar desde o inicio.
Agora vai de cada um a escolha se vale ou nao a compra.
Quem nao tem um PS4 e quer um console imediatamente, vale muito a pena adquirir no lancamento.
Quem tem o ps4 e não está no hype do novo lancamento pode esperar alguns meses até que comece a ser lancados os exclusivos
Quem está no hype pro lancamento, que me incluo nesse caso, já que vendi meu ps4 pro em março pra nao perder tanto valor no ps4 e poder comprar no lancamento… é no meu caso uma compra obrigatoria. O preço de lancamento está otimo.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Concordo Mário a Sony enterrou-se toda com esta situação muito mal mesmo,seguir as politicas da MS é errado e não desculpável.

Posto isto no meu orçamento para este ano já estava estipulado a PS5 com disco + jogos, pelo que se tenho a possibilidade de jogar esses jogos crossgen na PS5 com mais purpurinas e enfeites vou avançar, quero muito jogar Cyberpunk,Spiderman e Ratchet e Clank (este ultimo um verdadeiro jogo de nova geração) entre outros, até porque a minha velhinha PS4 FAT está a dar sinais de cansaço e não vou investir em reparações.
Já garanti a minha reserva na Worten,agora é esperar.

O GT se for crossgen ai para mim vai ser mais um prego no caixão, esse gostaria de ver um jogo completamente de nova geração e nem é por causa da resolução é por causa da fisica, quero fisica melhorada nos pneus e fisica do vento (influencia e muito a prestação em pista) entre outras,
Vejo toda a gente preocupada com gráficos e resoluções mas para mim isso não é o principal para mim…

bruno
bruno
Responder a  Alexandre Oliveira
1 mês atrás

Cyerpunk, Spiderman podes jogar na PS4. R e C, verdadeiro jogo de nova gercao so em purpurinas.

Ainda falta ver muita coisa, mas graficamente, aquilo e um jogo de PS4.

Livio
Livio
Responder a  Alexandre Oliveira
1 mês atrás

E é aqui que se responde a surpresa “Olha a Insominiac está com 2 jogos de PS5 para a janela de lançamento!”, afinal é um de pS4(que já tem uma base pronta) e outro de PS5(até o momento) desenvolvido de raiz

eduard08
eduard08
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu so nao percebo e o porque dos preços,
A consola $499/499€
Os jogos $70/80€
A sony aumenta o preço na europa por ter o controlo no mercado europeu? Ou e porque fica mais caro fabricar para a europa?
E o problema e que os jogos vao se vender e sera certamente o preço de base da proxima geração

Ja agora quem quiser o Fm 2020 e o watch dogs 2 estao gratuitos esta semana na epic store

https://www.epicgames.com/id/login?ssoLogin=true&client_id=875a3b57d3a640a6b7f9b4e883463ab4&redirectUrl=https%3A%2F%2Fwww.epicgames.com%2Fstore%2Ffr%2Fproduct%2Ffootball-manager-2020%2Fhome%3FsessionInvalidated%3Dtrue

https://www.epicgames.com/store/fr/product/watch-dogs-2/home#editions

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

O que vou fazer é deixar de comprar exclusivos no lançamento (atualmente já raramente o faço) e esperar que o preço baixe. Se isto for feito massivamente, a Sony acabará por abrir os olhos.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Curioso… Mas nao entendi… Que dados estao protegidos por esse NDA? (nao quero os dados especificos, apenas ao que se referem…)

Precos? Hardware?

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Ai ai ai ai….
Quer ver que ainda cancelo a compra?

Isso me deixou muito intrigado.
Já não estou a ver coisas boas a sair disso…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

E não só..

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Mas para a venda dos usados aumentar, alguem vai ter de os comprar novos :-p
O problema disto tudo foi o total dominio da ps4, sony sabe muito bem que o mercado europeu esta conquistado e isso ve-se logo pelo lançamento da consola, que saira la, onde a Microsoft ainda tem uma grande parte do mercado ( a parte do japao, por outro lado nao percevi o porque do mexico, sera que e por questões geográficas? Se alguem me poder responder agradecia pois e uma questao que me coloco desde o anúncio da Sony)

Quanto as políticas da Sony, nao acredito que estejam a ir pelo bom caminho, pois esses acordos sao como uma ditadura, pois os independentes nao tem poder necessário de dizer nao a sony e se virem na lista negra desta e quase como assinar a propria pena de morte

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Desculpa Mario mas acho que te enganas-te no local da reposta pois eu não falei de DMC 5 😉

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Nunca ouvi falar uma coisa dessa, agora ficou uma curiosidade enorme pois o PS5 está sendo de fato muito sigiloso pro meu gosto enquanto o SX já tem até teardown
🤔

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Oxi, um NDA num setor em que há muita facilidade de figas de informação?? Como controlarão isso e como saberão que uma certa informação partiu de uma loja Y?

paulinho150
paulinho150
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Será que a surpresa será boa ou má? Fica a duvida

Rafael
Rafael
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Aqui no Brasil estamos acostumados com isso
PS5 digital USD 399,00 convertido em reais seria R$2.200, más vamos pagar R$ 4.500

bruno
bruno
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

So mais um dado, que e relevante para o artigo:

https://www.siliconera.com/jim-ryan-ps5-no-backwards-compatibility-with-ps3-and-older-games/

E com isto a Sony acaba de me facilitar e muito a vida.

Vou passar esta nova geracao a frente.

Tenho neste momento zero motivos para trocar de consola e nem Microsoft nem Sony me deram a mais pequena razao para o fazer.

Microsoft: a insistencia no gamepass e o parco suporte nesta geracao, tiram-me a confianca. Os responsaveis ja foram claros que a situacao e para continuar e quem tem duvidas que olhe para Halo Infinite.

Sony: desde a confirmacao que o que vimos era cross-gen (o que a coloca no mesmo nivel da MS, mas ainda assim acima dado que pelo menos a Sony apresenta jogos), ausencia de retrocompatibilidade com consolas anteriores a PS4, aumento de preco dos jogos, graficos lackluster nos jogos PS5 anunciados como tal (para ja), lancamento de jogos no PC, pura e simplesmente fiquei sem motivos para fazer o upgrade.

Fora o facto de o salto ser inferior ao que deveria ter sido, a nova geracao esta a revelar-se uma desilusao tremenda nos dois lados, e no fim querem vender consolas… e nao nos dao motivos para a comprar.

Por isso, estas empresas precisam de uma clara mensagem de “Nao, obrigado.” E a unica forma de fazer isso e manter-me na atual geracao, com a consola que tenho que me serve muito bem.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Sabia do que? Da ausencia de retrocompatibilidade? Isso nunca foi confirmado ate hoje e sinceramente, isto e apenas porque a Sony assim o quer. Com a chegada dos Ryzen ao mercado os emuladores no PC da PS3 ja conseguiram milagres.

Sobre a PS2 e PS1, a Sony ja tem isso a funcionar atualmente mas cobra.

Para mim, entre PS4 e PS5 nesta altura, nao ha diferencas excepto o facto que terei o “previlegio” de ter que pagar 500 euros pela segundo e 80 euros pelo jogo.

marcio
marcio
Responder a  bruno
1 mês atrás

A sony devia te sido clara quanto a isso desde do anuncio, se não pretende fazer retro com PS3,PS2 e PS1, ja deviam ter falado no anuncio e não deixar a gente criar expectativas, e eu acho uma pena, pois KILLZONE 2 e 3, um dos meu jogos favoritos da geração estão presa a PS3…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Muito?

Falta a UI, e talvez o futuro dos precos de servicos como PSNow e PS+.

De resto tudo se sabe.

Seja como for, a Sony ja passou a data de definir muitas dessas informacoes. Faltam dois meses…

Por este motivo, tem sido uma transicao geracional surreal, e nao no bom sentido. Esta o completo contraste com a PS4, em que tudo foi claro.
Esta a esconder porque?

E estao a esconder enquanto fazem pre-reservas… que vao fazer agora, impedir usados na consola? – esta seria a cereja no topo do bolo.

Rafael
Rafael
Responder a  bruno
1 mês atrás

O fato de não rodar jogos do PS3 já era de conhecimento há muito tempo. Nem o PS4 roda jogos de PS3, a não ser opções pela PSN, que nesse caso acredito que tanto PS4 quanto PS5 irão rodar.

bruno
bruno
Responder a  Rafael
1 mês atrás

Era? Quando foi anunciado?

Rafael
Rafael
Responder a  bruno
1 mês atrás

Já faz um tempo, se nao me engano li no inicio do ano sobre isso.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Esta decisão de trazer os novos Horizon e Spider Man também para a PS4, embora do ponto de vista de aumento da receita faça sentido face à base instalada, é uma grande “facada” na conversa da Sony em relação às gerações. Pessoalmente já encomendei a PS5 porque tenho um filho que já ocupa a minha PS4 durante muito tempo :), e dá-me jeito ter outra consola. Se não fosse este o caso, não vejo de momento grandes incentivos para ter uma PS5 no lançamento. Falei com alguns amigos sobre se iam fazer a pre-order e disseram-me logo: “Para jogar o quê? Comprarei para o ano quando sair o GoW”. Também não vou muito à bola com este Jim “Spencer” 😀
Em relação a preços da PS5, era o que se esperava, a Digital é uma excelente proposta de valor (embora seja importante ter em conta que os jogos digitais sejam, por norma, mais caros no lançamento e não se tem as vantagens de venda de usados).
O aumento de 10 EUR nos exclusivos PS5 é ridículo, pelo que foi explicado no artigo em relação a ter os IP’s mais antigos no PC e também porque penaliza o mercado europeu que é um dos mais fiéis da PlayStation. Pelo que li, esta inflação não será aplicada na América do Norte.

Rui
Rui
1 mês atrás

Eu vou comprar as duas, primeiro a Xbox SX e assim que surgir uma boa oportunidade compro a ps5 com leitor. Vai ser a primeira vez na minha “carreira” que vou ter as duas rivais no mesmo espaço temporal ao mesmo tempo.

Eu gosto da xbox desde que comprei a x360, mas a ps5 é um bom investimento por causa da retro com a ps4 (para mim que não tenho a ps4).

Pensei ainda voltar ao pc e comprar uma rtx 3070 que pura e simplesmente arruína facilmente ambas novas consolas mas o pc tem muitos outros problemas que não me agradam muito, mas ainda posso voltar atrás vou esperar pelos comparativos entre consolas e entre consolas e pc’s.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Rui
1 mês atrás

Confesso que também considerei em voltar ao PC, especialmente depois do anúncio das placas 30xx da Nvidia, mas depois pensei em: custo, cheaters nas partidas on-line, tempo dispendido em configurações, atualizações de drivers e software, etc. Já não tenho tempo e paciência, atualmente prefiro a comodidade das consolas, ligar e jogar. E também é mais acessível para os miúdos.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
1 mês atrás

Por hora, ainda quero o PlayStation 5. Assim que me parecer o melhor momento, farei isso. O HFW ser cross foi de lascar, lançar os jogos pro PC, preços absurdos.. Muitas questões negativas.
Uma outra coisa que vem me incomodando um pouco foi o The Last of Us 2 ter me decepcionado pesadamente, espero que fique por aí e não estraguem mais franquias.

Edson
Edson
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Sinceramente, estou confuso! Por um lado, tem o valor sentimental em ter um console Sony, onde tive todas e sempre fizeram a minha alegria, mas por outro… Esse ps5 não está me cheirando bem! Do produto, tenho medo de possíveis problemas de durabilidade e acho estranho a Sony não abrir a porta das especificações mais técnicas do console, dando a entender que está escondendo algo, fora o fato dela estar colocando jogos no PC, onde algo me diz que essa conversa de erro humano sobre o caso do D Souls aparecer para PC, não foi erro humano! Foi… Mas por terem divulgado cedo e não por o game não ir pra lá no futuro. O aumento dos jogos era algo que eu esperava e isso é muito por conta dos exclusivos Sony. Lembro-me de falar aqui uma vez, que a Sony estava criando um monstro que ela não conseguiria matar, mas me interpretaram mal e aí está! Antes ficassem com jogos com 15 horas, mas cobrando menos, do que isso! Obviamente, todas as empresas irão replicar isso, fora essa loucura de jogos por serviço que a indústria nos empurrará dias após dia. Sinceramente, há muito que compro consoles pelos seus exclusivos, até pq, quase nada das thirds AAA são bons mais, com exceção dos indies que ainda possuem criatividade. Eu, fã da Nintendo, continuarei dando suporte aos consoles Nintendo por me darem exclusivos incríveis que eu mais gosto e que por não colocarem seus exclusivos no PC, e sim, receberem jogos de outros como é o caso do Ori and the Will of the Wisps.

Felipe Leite
Felipe Leite
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Agora com a cabeça mais fria, consigo ter uma visão um pouco melhor e menos passional.
Acabei de pagar a pré-reserva da minha ps5 na fnac e vou dizer o porquê :

1- no catálogo de lançamento da minha querida ps4, tínhamos como exclusivos de lançamento : kilzone e knack, passei meses jogando call of duty ghosts, skylanders e resogun! De verdade mesmo eu prefiro estar a jogar Spiderman com purpurinas e mais efeitos e Horizon sem load e com os gráficos com update do que sequer cogitar ao kilzone e o knack.
2- Apesas de estar mesmo decepcionado pelas contradições, ainda acredito no que vem por aí, mesmo que essa primeira leva seja Cross-gen o que virá, não será e mesmo os Cross-gen (ao meu ver) terão grandes diferenças.
3- Quero jogar meus jogos encalhados da ps4 com menos loading ( eu sei, pior motivo, mas é importante para mim! 😁)
4- Sou um confesso early adopter e perante as opções, entre as duas empresas bastante contraditórias, a PS5 tem para mim um apelo muito maior do que a XSX.

Essa são as minhas razões e motivos.
Volto a frisar que esses são os meus motivos!

Concordo plenamente com o artigo do Mário e com a opinião de quem está se sentindo um pouco enganado!

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Felipe Leite
1 mês atrás

No meu caso o que me fez comprar a PS4 no lançamento foi o Battlefield 4, que continuo a achar o melhor até hoje. Foram muitos meses de volta desse grande jogo.
Aguardo com expetativa o anúncio do novo Battlefield na PS5.

João Magalhães
João Magalhães
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Sony decepcionou ,enganou e mentiu….

Decepcionado tirando o preço da versão digital que foi uma boa sacada.Vou hatear com força a Sony .

João Magalhães
João Magalhães
1 mês atrás

Mário,está saindo rumores que a tecnologia Smartshit da AMD está limitando as performances do PS5….seria bom vc dar uma investigada estou meio preocupado.

bruno
bruno
Responder a  João Magalhães
1 mês atrás

Onde?

João Magalhães
João Magalhães
Responder a  bruno
1 mês atrás

Saiu no twitter Bruno,não sei se não é FUD

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

O twitter já foi apagado!
O rapaz responsável por esse FUD:comment image

nETTo
nETTo
Responder a  By-mission
1 mês atrás

Conterrâneo do Mario

nETTo
nETTo
Responder a  João Magalhães
1 mês atrás

Kkk

Daniel Torres
Daniel Torres
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Gostaria de dizer que eu ia fazer esse comentário ontem, mas decidi aguardar e pelas novas regras foi uma boa opção.

Quando eu vi a apresentação da Sony eu fiquei super animado com o que ela mostrou, porém depois que a animação foi passando eu comecei a notar algumas coisas que não fiquei nenhum pouco animado.

1-Preço: Apesar de acreditar que seria 450,00, 500,00 dólares ainda esta dentro do esperado, mas ai é que vem a pegadinha jogos por 70 dólares/ 80 euros ai pensei na mesma hora em uma vez que estava conversando com o Mário onde eu dizia que levar os jogos para o Pc era um tiro no pé e ele falou então você pagaria mais caro para ter os jogos? E agora eu pergunto a Sony resolveu fazer os dois levar para o Pc e aumentar os preços.

2-Jogos: Dos jogos que eu realmente pensei uau next-gen só teve um que foi o Demon’s Souls, mas desse eu falo já já. Final Fantasy eu assim como muitas pessoas tiveram uma reação quando viram é FF15 nos tempos medievais isso também falando dos gráficos e Spider Man foi ok, cheio de ray tracing, mas não me encheu os olhos.

3-Mentiras: Não era a Sony que ia aproveitar todos os recursos next-gen do Ps5? Não era ela que acreditava em gerações? E ai Sony cadê? Spider Man/ Horizon e sabe-se quais outros vão ser lançados para o Ps4, pois se tem uma coisa que a Sony sabe fazer é esconder a verdade e falando nisso viram o caso do Demon’s Souls que foi listado pelo site oficial como ele depois de um tempo ir para Pc e outros consoles? Ai eu pergunto mesmo eles retirando do ar o vídeo em questão como vou acreditar na empresa que jurava de pé junto e fazia brincadeiras com o Horizon ir para o Pc?

Enfim para mim cada vez mais eu vejo que vou passar esta gen, pois tudo aquilo que eu, bruno e carlos zidane (acho que era ele, se não for me perdoe o erro de pessoa), vinhemos dizer esta se concretizando a Sony quer seguir os mesmos passos da Microsoft, mas ela não tem peito de falar abertamente como a micro.

E como disse um user aqui do site uma vez: “É a primeira vez que vejo o primeiro lugar seguir os passos de quem esta em último”.

Ps: Minha forma de me mostrar contra o que a Sony esta fazendo, por mais difícil que seja é não comprar o console dela, como falei uma vez ela esta precisando passar por outro susto como foi com o ps3 e só para lembrar foi essa arrogância toda que fez a Sony fechar/vender, muitos de suas filiais como celulares e notebooks que eram extremamente caros e já existiam ofertas melhores por um preço mais acessível.

Rafael
Rafael
Responder a  Daniel Torres
1 mês atrás

Cara, eu não consigo entender alguns pontos.
O fato dela dizer algo e fazer outro, realmente pode deixar muita gente de orelha em pé e duvidar da postura dela e de como ela vai conduzir as ações nessa nova geração. Por enquanto não dá prá saber exatamente, ficaremos na base da especulação.
Más o fato de um jogo ser portado pra outros consoles ou PC… o máximo que deveria fazer é vc repensar se vale à pena o console da Sony ou se por conta disso prefere um PC por exemplo, que poderia jogar tanto os exclusivos da Sony quanto da Microsoft.
Tem gente que fala não por questionar se deveria ir para o PC, más pelo simples fato de que outros que não possuem o console também poderiam jogar o mesmo jogo.
Alguns jogos que estão sendo portados, foram disponibilizados depois de alguns anos de existência, já teve sua exclusividade, todo mundo já jogou e já está com a cabeça em outros jogos..

Thiaguito
Thiaguito
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Tbm pode esperar o xsx muito mais poderoso, vai ser engraçado o ps5 mais perto do series s do que do x.

A Sony é mestre em mentir, jogadores ps são muito mais emoção do que razão.

Sobre jogos crossgen só halo é na Microsoft, já a sony varios, muitos jogadores sensatos diziam que os jogos não tinham nada de impressionante visualmente e que tudo era marketing e todos da midia diziam que eram incríveis e não rodariam no ps4, tá ai a verdade.

Mario, recentemente você criticou a Microsoft com o trailer de fable pq era uma cg, vai fazer um artigo criticando a sony com o anuncio do god of war feito no Windows movie maker?

Thiaguito
Thiaguito
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Vazou no Discord, Smartshift profiles for PS5 according to dev in our discord:

CPU/GPU
3.2ghz, 1.8ghz 8.9Tfps in game
2.0ghz, 2.2ghz 10,13Tfps cutscenes
3.5ghz, 1.2ghz 5.52Tfps Boost mode.

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

De verdade a culpa de tanto FUD espalhado sobre o PS5 é culpa da própria Sony, por que esconde tanto o que tem dentro da quela caixa? Eu particularmente estava super hypado pensando que esse mistério todo era para revelar nessa apresentação que o PS5 tinha retro com os outros consoles e principalmente o PS3, esperava que o tempest engine poderia ser usado de maneira para emular as SPUs do CELL como alguns rumores indicavam. Agora nada disso se provou verdade e não entendo realmente o que tem de segredo dentro do PS5 que a Sony esconde tanto.

Deto
Deto
Responder a  Thiaguito
1 mês atrás

ahahaah

nossa, mas é muito fracasso.

bruno
bruno
Responder a  Thiaguito
1 mês atrás

Lol. Se a Sony e mestre em mentir o que fara a Xbox e a MS?

Eu gostava de saber porque e que voces se andam a vangloriar? E que nao tem motivo nenhum para alem do… “a Sony tambem faz o mesmo”… (so que nao faz… nao exactamente… porque a Sony ainda entrega jogos… e jogos AAA).

Sobre o muito mais poderosos Xbox series X, dado que es alergico a mentiras, devias estar mais atento para evitar repeti-las.

Sim, porque a Xbox nao nada muito mais e sobre o ser mais poderosa ainda esta por ver-se. Teraflops e Compute Units estao do seu lado, I/O nao esta e muito menos clock. E tendo em conta o que foi mostrado, que nao e superior ao que a Sony mostrou (pequeno pormenor que te esqueceste Thiaguito), em que chegas a uma altura em que os fas estao a implorar a MS que demonstre jogos a correr na consola… onde esta o poder? E vai aguardar para que? Para ter indies e AAs com o eventual AAA de dois em dois anos?

Nah, e preferivel nao aguardar por nada.

Deto
Deto
Responder a  bruno
1 mês atrás

Eu nem escrevo muito mais com esse doentes ai.

sabe o que eles fazem?

mentir na internet para “ganhar” discussão.

Nem ele acredita nisso, mas fica espalhando para “ter argumento” e “ganhar a discussão”.

Passaram anos arrotando que “uncharted filme lixo zera em 15min”, e quando saiu Quantum Break, 4h de serie de TV e 3h de gameplay… “7h”, tinha “fã do xbox” deixando o xone ligado durante a noite com o QB aberto para contar “tempo de gameplay” e tirar print da Dash.

No outro dia vir nos comentários de noticias postar “olha aqui, mentira que o jogo dura 6h, olha o print de QUARENTA HORAS de gameplay”

É assim que eles são.

Deve ser uma doença e por isso temos o que o pessoal chama de “mundo do pirulito”, esse cara ai é um exemplo.

Do mesmo jeito que temos os anti vacinas e terraplanistas na ciência, neonazi na politica, temos os fanboys do xbox nos video games.

Para essa gente, a verdade não importa, o que importa é “ganhar a discussão na internet para compensar o meu total fracasso no mundo real”

bruno
bruno
Responder a  Deto
1 mês atrás

Doente e a palavra certa, para pessoas que ligam uma consola durante a noite para fazer numero de horas para ganhar uma discussaozinha.

eduard08
eduard08
Responder a  bruno
1 mês atrás

O problema e que “doentes” existem dos 2 lados e so quem e cego e que nao ve

bruno
bruno
Responder a  eduard08
1 mês atrás

Eu nao vi misterxmedias, grupos discord para gerar FUD ou palhaçadas à Xbox mil grau no lado de fanboys Sony…

Sou cego?

eduard08
eduard08
Responder a  bruno
1 mês atrás

Nao estou e dizer que es cego, e apenas uma forma de falar, pois fanboys infelizmente existem em todos os lados, ja vi tenta gente a falar mal de uma e de outra consola, pessoal que as defendia com unhas e dentes, e no fim nem sabiam o que diziam

Deto
Deto
Responder a  eduard08
1 mês atrás

os doentes, criminoso e que passam o dia todo mentindo na internet sobre a concorrência, eu só vi de um lado.

nunca vi “playstation central” defecando no twitter:

“xbox SX pega fogo, explode a tua casa… por isso a MS não MOSTROU GAMEPLAY nele, ele NÃO FUNCIONA” ?

Eu mesmo respondo: Não tem.

Agora windows central no twitter bostejando PRINT de COMENTÁRIO de youtube para dizer que o PS5 “tá pegando fogo e não funciona, sony desesperada” para espalhar FUD…

Melhor era a fonte, um lunático que em 2017 dizia que “a Sony vai falir e vender os Ativos do playstation, meu PAI TRABALHA NA SONY e me contou”

Olha o nível da doença desse lunático, FAZ pelo menos TRÊS ANOS que o doente fica o dia todo na internet MENTINDO sobre o playstation para difamar a empresa/console.

Tem algum escoria da humanidade desse tipo no playstation?

claro que não.

É o que eu digo, nem todo o caixista é lunático, repugnante e frustrado, mas todo lunático e repugnante frustrado que joga video game é fanboy do xbox.

é sempre um gente baixa tentando puxar para baixo as discussões, para a discussão ficar no campo do delirio e assim ficar no mesmo nível do sujeito.

tal dusk é um exemplo… quando todo mundo parou a punheta de discutir clock fake, RDNA1 e começou a falar de JOGOS, o lixo humano ressurgiu com FAKE news “PS5 com problemas para rodar 4k nativo, SX não… PS5 4K FAKEEEEEE”

Tem algum “insider” desse tipo fazendo o contrário?

quando a MS começou a Hypar o console do “monstro 12TF”, saiu algum insider para falar “Halo Infinite é uma zona, parece jogo de PS2, MS cheia de problemas NÃO TEM EXCLUSIVOS” pq o xbox “estava muito na frente” ?

Fernando Molina
Fernando Molina
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu sinceramente fiquei chateado com as mentiras da Sony, como venho chateado a anos com a MS, porém pelo jeito não arranhou nem um pouco a imagem do PS, pré vendas esgotadas em todo lugar, inclusive no Brasil, e isso é preocupante, dá margens à Sony continuar e aumentar essa nova politica dela, mas vamos aguardar

Marcelo
Marcelo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

No Brasil ainda não há pré-venda de Xbox…

Marcelo
Marcelo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

A notícia do esgotamento do PS5 veio com as pré-vendas oficiais mesmo.

Provavelmente só saberemos o real desempenho das vendas do Series S no dia 22, e só no Reino Unido e Estados Unidos

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

no dia 17/09 fiquei dando F5 nas lojas… ai desisti umas 2h da manhã e fui dormir, quando acordei 10h tudo já tinha sido vendido.

Fiquei dando F5 na amazon.BR e botei um digital no carrinho, até pensar 30s sobre a forma de pagamento, sumiu do carrinho.

1h depois voltei e dei f5 e aparece um, consegui comprar.

Mas sim, esgotou tudo, e o pior que o primeiro a esgotar e que menos tempo ficou disponível para compra é o PS5 Digital.

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Rapaz, segundo essa lista aqui do aaron greenbergo brasil ta de fora das pre vendas. Não sei se vão mudar.

https://twitter.com/aarongreenberg/status/1306721415903600640/photo/1

Deto
Deto
Responder a  Andrio
1 mês atrás

pq o BR estaria?

xbox custa mais barato que PS4, tem gamepass… e mesmo assim o que eu sei de lojista é que eles vendem 10 PS4 para cada xbox, em lojas médias.

nas lojas pequenas, os lojistas nem vendem mais xbox pq não sai nunca.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Sim, Amazon abriu pré-venda 2x e rapidamente esgotou(ontem). Dizem que aconteceu o mesmo em outras lojas.

Agora fica o bastão para a MS Br, qual o preço do Series por aqui e se vai entrar em pré-venda

Daniel
Daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Nosso pais tem dimensões continentais Mário; mais de 200 milhões de pessoas, só que bastante desigual. O nosso 1% mais rico (2 milhões de pessoas, dados de 2020), tem média de ganho de quase 30 mil reais/mês; isso corresponde, na pior desvalorização do real frente ao euro, a “meros 4/5 mil euros”.
O que não vai faltar é gente querendo comprar o PS5, isso sem contar pessoas trabalhadores, classe média, que querem, e porque não fazer um esforço para comprar o que gostam?
Mesmo com o gamepass, o playstation é muito mais desejado em tupiniquins, e isso no curto prazo, não vai mudar kkk.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Na Amazon br totalmente esgotado, e em outras lojas o all digital sumiu, não se encontra mais, e olha que por aqui ele custa “só” 5 salarios

O Xbox não tem nem preço oficial ainda, a Xbox br é uma piada, e se depois desse tempo todo pra divulgar vierem com os mesmos 5 mil do PS5 para o SX, ai é o fim

Mas a pré venda dos novos Xbox não começa só no dia 22, como já estão dizendo que a procura está fraca ai em Portugal por exemplo?

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Ah sim entendi, mas provavelmente dia 22 a procura será baixa na pré venda, pelo menos é o que tudo indica

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Se for como aqui em França, por exemplo as grandes lojas nao podiam abrir as reservaçoes antes da data oficial, pois ou e preciso pagar a totalidade ou 50€ (Na Micromania, caso seja feita na loja) logo a loja tem que fazer a factura e entrar a venda no sistema, logo arriscam-se a meter as construtoras contra eles, e e o mesmo para a saida de certos jogos, que nao tem direito de os venderem antes (apena o podem fazer se uma outra loja perto dessa o faça, pois arriscam-se a pagar caro por isso, talvez seja o DNA), agora sei que para os independentes e diferente pois a maioria dos clientes sao “amigos” e podem fazer as reservaçoes sem custo
Ja agora pelo sucesso das reservaçoes para mim nao quer dizer muita coisa, pois não sabemos quantas consolas foram postas no mercado para a saida, igual para a diferença das reservaçoes entre a fisica e a digital, pois se por exemplo a sony disponivilizar mais digitais por exemplo e normal que esta vende mais que a fisica
Aqui em França pelos vistos habia apenas 10000 consolas para reservaçao, o que e muito pouco para um país com mais de 67 milhoes de habitantes e com a sony a dominar o mercado

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Isso tambem ouvi dizer, mas este ano as coisas sao diferentes pois ha 2 modelos no lançamento, acredito que no inicio havera mais ps5 digitais do que ps5 fisicas, partindo do princípio que ha menos componentes, logo mais rapido a montar, e tambem acredito que seja jm pouco do interesse da sony vender mais ps5 digitais pois mesmo se perde ou ganha pouco com esta, no futuro com os jogos ganhara mais pois e ela que decide dos preços dos jogos e os jogadores nao terao muitas escolhas, e vai haver muitos jgadores que certamente irao comprar a versao digital (pois as fisicas esgotaram rapido) para poder ter uma ps5 logo no dia do lançamento

Deto
Deto
Responder a  eduard08
1 mês atrás

muito pelo contrário

até onde eu sei e o que falam na internet, os “insiders”, está 75% de vendas de PS5 e 25% de PS5 digital.

a Sony deve manter isso, pq deve ser o PS5 digital que ela subsidia, enquanto o com leitor deve ser a preço de custo.

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

obrigado, estava mesmo convicto que seria ao contrario
e 7:1 e mesmo uma diferença enorme

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Em todo o caso vai haver sempre quem va falar mal, mesmo apos o lançamento irao inventar coisas que nem existem, isso ja nao e fanboy e mesmo serem doentes e em estado mesmo critico, nao sei o que e que ganham com isto tudo, pois aqui e a competição e a rivalidade so tem coisas boas, nao e como por exemplo no futebol que cada um tem a sua equipa e a defende, aqui todos deveriamos ser do mesmo lado, pois enquanto houver uma guerra (saudavel claro) pelo 1 lugar do mercado, so nos consumidores e que saimos a ganhar, pois no dia em que so houver uma, nesse dia sairemos todos derrotados

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Aqui no Brasil como o pais é grande temos muitos ricos e pessoas de classe média que ganham muito mais que um salário mínimo de 1045 reais (198 euros ☹️) e não ligam de pagar R$4999 (E$800) no PS5, mas o problema aqui é que a desigualdade sempre foi enorme e ficou pior ainda nessa crise. Se temos muitos ricos ao mesmo tempo temos milhares de pessoas ganhando um salário mínimo ou até menos por estarem desempregadas e trabalhando por conta. Aqui não adianta, esses consoles venderam muito bem ao mesmo tempo que a maioria das pessoas não conseguirá ter acessso nem ao Xbos Series S.

bruno
bruno
Responder a  Hiago
1 mês atrás

Isso nunca é bom.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

aqui em loja pequena, que não tem volume de vendas, eles não tem xbox one e X porque fica 1 ou 2 anos encalhado no estoque e ninguém compra…

O volume de vendas é pouco e o % de vendas do xbox fica na margem de erro de “vende 0%” do total de consoles em lojas pequenas.

lojas médias e grandes sempre vendem xoneX mais barato que PS4 PRO, que é um indicio que o xone vende bem bem menos.

o chefe dos lojistas de games BR, Moacyr do “jogo justo fake” dizia que lojista vendia 10:1 de jogos de PS4:Xone.

Eu sinceramente não sei pq o Play vende tanto a mais que o xbox no BR, acho que deveria ser 1:1

Mas isso comprova uma teoria que eu tenho, que em entretenimento o sujeito compra o que ele quer ou não compra, pagar barato por algo q ele não quer tanto não faz diferença.

exemplo:

tá com fome? só tem dinheiro para ovo com arroz? não tem dinheiro para um rodizio de sushi? compra arroz com ovo e acabou.

quer jogar um jogo de video game? só tem dinheiro para comprar o xone caixão e assinar GP por 1 real? não compra, pq eu quero jogar God of War.

é assim que eu vejo qual vai ser o motivo do fracasso dessas medidas da MS de “dar tudo de graça”.

Video game não é necessidade fundamental que vc aceita pagar barato por algo que não é o melhor pq senão “passa fome”

Marco Antonio Brasil
Responder a  Deto
1 mês atrás

Boa teoria Deto. O público que joga faz força e compra o que quer. São poucos que compram guiados só pelo preço. E quem não tem condições não compra.
Até por isso o mercado no Brasil é pequeno em relação ao tamanho da população.

Deto
Deto
Responder a  Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

eu acho que o cara quer comprar God of War por ex.

ele vai fazer isso:

1- se tem dinheiro, compra no lançamento

2- se não tem dinheiro, espera uma promoção.

a “ideia genial” da MS é que o sujeito na opção “2” vai pensar “azar, vou assinar Gamepass por 1 real e jogar… gears…”

não, não é isso que vai acontecer… o sujeito vai ter uma musica ou filme que ele quer ver mais que jogar Gears por 1 real.

Seria como lançar um filme que vc não quer ver, mas como a entrada é “um real” vc vai no cinema ver pq acha mais barato “1 real por um filme que eu não quero, que 40 reais por um filme que EU QUERO”

Livio
Livio
Responder a  Deto
1 mês atrás

que promoção?? No Brasil grandes lojas estão parcelando em 30x sem juros (Casas Bahia) e outros em 36x com 1% ao mês (americanas)..

Meu PS5, minha vida!

Deto
Deto
Responder a  Livio
1 mês atrás

tô falando de GP vs jogos comprados.

Livio
Livio
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Um ponto que eu iria comentar logo após o evento mas resolvi esperar porque sabia que iria ter um artigo a respeito era o fato de mais jogos irem para o PC, principalmente aqueles que há 2 meses era exclusivos PS5 e que agora viraram também PS4. Se Horizon Zero Dawn foi para PC nada impede que o Horizon 2 também vá e se Spider Moralles for, vai levar a versão do jogo do PS4 junto, igual ao disco do jogo para PS5.

Agora caiu a ficha do porquê do vídeo de Horizon 2 uns 2 meses atrás nao termos visto a Alloy a pegar carona em algum robô que voa, o que foi incluso foi um ambiente de movimentação lenta, a água.

Por mim tudo normal dos jogos “exclusivos” de thirds irem para PC, os de first é que não gostaria de ver.

Sobre as declarações da não retro com PS1, PS2 e PS3 é claro que ela não vai querer perder o que ganha no PSnow. Se o PS4 não tinha leitor para CD não vai ser o PS5 que não terá e não fiquem surpresos caso o PS5 não consiga ler discos de DVD. Bom para mim que os PS1 e PS3 que tenho aqui para manutenção ainda terão valor quando for vendê-los.

A Sony pode ter voltado a ser a arrogante de 2006 e aqui digo que a MS tem uma parcela de culpa nisso. A Sony aumentou o valor de venda dos jogos com a justificativa que estão mais caros para produzir e manter a qualidade, essas duas palavras em negrito é o que está sendo largamente reduzindo na concorrência ao querer investir em assinatura de serviço, ou seja, o recado da Sony é ou pagas mais caro pela qualidade ou não ache o mesmo na concorrência.

Um outro ponto que tem influência nas decisões da concorrente, desde o primeiro evento da MS com jogos do Series, ou a falta de exclusivos, fiquei com um pé atrás da Sony simplesmente segurar jogos e liberar a conta-gotas já que a concorrência terá jogos next-gen por volta de 2022. São vários rumores de muitos jogos exclusivos para PS5, entre eles Silent Hill vive aparecendo e gerando muito hype, se o jogo estiver mesmo sendo desenvolvido para PS5 a Sony está segurando ao máximo para ter catálogo quanso so jogos do Series saírem. E agora fica a dúvida, Horizon 2 e Spider se tornaram cross-gen depois de Halo ter sido adiado? Sim e não seriam péssimas respostas para nós. Se for sim acabamos por receber jogos cross-gen que limitará a PS5, se for não seríamos enganados em ter 2 jogos que se passavam por exclusivos PS5 e feitos totalmente para eles e que na verdade eram jogos desenvolvidos para PS4.

Mais um indício que ambos os consoles foram precipitados, acho que a MS queria fazer o mesmo que fez com o 360, lançar o quanto antes possível da Sony na confiança de que a Sony não teria um produto pronto, do outro lado algumas specs do PS5 levam a crer que a Sony se apressou para finalizar o PS5 para não dar margem ao Xbox. E essa pressa da Sony pode ter sido o motivo de inicialmente colocar 2 jogos como exclusivos PS5 e depois torna-los cross-gen e ainda está faltando mais, Gran Turismo 7 foi apresentado como um Sport com RT, ainda acho que este também será cross-gen. Aliás, sei que em concorrência as empresas vivem das escolhas dos outros e a Sony depende muito da plataforma PS, mas ela está indo muito na onda da MS, correu para lançar o Pro quando começaram os rumores do One X, provavelmente se apressou quando a MS divulgou na surpresa o Series X, começou a colocar jogos no PC

Como o Mário diz, são 2 consoles com propósitos diferentes, MS apresentou 2 consoles, mas a menos de 2 meses ainda não mostrou um jogo dedicado a rodar no hardware e a Sony mostrou jogos dedicados a rodar no hardware mas ainda não mostrou o PS5 em escala real.

Eu já declarei aqui que não estava animado nessa transição de geração a exemplo do que com PS3 para PS4 e PS1 para PS2. Até planejava em pegar um PS5 6 meses após o lançamento, assim como foi com o PS4 base(que ainda tenho aqui), mas depois do evento postergo pegar o console em meados de 2022 ou início de 2023, quem saiba nessa geração seja o caso de pegar um hardware de meia geração. Até lá me sustento com o PS3 e PS4 e ainda tem a hipótese de eu montar um novo PC devido trabalho remoto, onde trabalho estão com esta ideia porque estão economizando milhoes com os funcionários a trabalhar em casa, porém quem quiser trabalho remoto que arque com infraestrutura e equipamentos.

Por fim dar parabéns ao Bruno, há quase 1 ano ele vive dizendo que ambos os consoles deveriam sair somente em 2021 e ele estava certo, poderiam ir até mesmo para o primeiro semestre de 2022. Ambas as empresas não estavam prontas a nível de hardware(lembra do atraso do devkit do Xbox Series?) e nem estavam prontas a oferecer software para tais hardwares. Bruno, já te faço contato no privado para você me falar 6 números de 01 a 60, certo?

Enfim espero ter sido coerente acima pois estou escrevendo o mais rápido devido uma reunião que irei participar logo mais.

Livio
Livio
Responder a  Livio
1 mês atrás

Só complementando sobre os jogos, aparenta que Horizon 2, Spider Miles e GT7 estavam a ser desenvolvidos para PS4, mas quando a MS apresentou o Series a Sony se precipitou e transferiu estes jogos para o PS5, por isso que muito ficaram surpresos no quão rápido o PS5 teria um Horizon 2 e isso me intriga em mais um jogo, God of War só tem 2 anos e meio de lançado e já vai para PS5, quem saiba este também não era um possível jogo de PS4, encerrando a geração. Muitos também ficaram surpresos por um lançamento tão rápido, embora também muitos pensam que possa ser adiado para 2022.

Como o Series S/X não terá jogos first party de impacto até 2022 a Sony volta atrás e tentar ganhar mais um pouquinho com o PS4.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Livio
1 mês atrás

Concordo contigo, tudo indica que Horizon, GoW e Spiderman MM estavam a ser desenvolvidos para a PS4, pelo menos inicialmente.

Livio
Livio
Responder a  Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

Pois é, parece que The Last 2 e Ghosts não seriam os jogos final da atual geração.

nETTo
nETTo
Responder a  Livio
1 mês atrás

Pior que jogando Tlou Part2 no PS4 Pro aqui e sinceramente, é mais impressionante que tudo que já foi mostrado na Nextgen quanto a qualidade de imagem, gráficos e animações.

O jogo é um absurdo técnico

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

Pelo que um insider disse Miles e Horizon eram desde inicio cross gen enquanto GoW e Ratchet são só de PS5.
Esse insider foi um que falou sobre ratchet, um spiderman e project athia no evento de junho e disse que o FFXVI era exclusivo temporário e que seria apresentado num evento da Sony.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Lucas Diogo
1 mês atrás

Se gow sair em 2021 eu duvido muito que não tenha versão PS4. Agora se for adiado para 2022+ pode mesmo ser exclusivo PS5.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Foi, mas a credibilidade dessas declarações da Sony está em baixa 🤔

Marcelo
Marcelo
1 mês atrás

No fim das contas ambos mentiram. Pois a Microsoft seguiu o caminho inverso: disse que nos próximos dois anos todos os jogos seriam cross-gen, mas apenas Halo Infinite foi efetivamente assim. Os outros jogos apresentados (The Medium, Fable, Hellblade) serão exclusivos da próxima geração

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Quanto aos jogos novos no PS4, fiquei decepcionado inicialmente… Porém, pensando mais profundamente, sabemos que Horizon FW vem sendo desenvolvido desde 2017 e teve seu projeto todo feito para o PS4… Sendo assim, não vejo algo como tão grave voltar atrás e manter suporte ao PS4, já que o jogo foi projetado inicialmente para ele, os motores gráficos não estão preparados 100% para nova geração, etc… Homem aranha vai pelo caminho de ser praticamente uma DLC e tirar esse jogo do ps4 não parecia ser uma decisão acertada… Também é um game que tem estrutura toda feita no ps4 e isso pode ter facilitado a escolha de manter o jogo no console… Já Ratchet and Clank é confirmado apenas next gen, por razões óbvias.
Agora algumas dúvida: Demon’s Souls Remake não foi projetado para um videogame muito inferior ao PS4 e até agora se fala ser exclusivo ps5? Por que? God of War Ragnarok TB tem uma base toda projetada no PS4, o console será mantido também para o game da Santa Monica?

E quanto ao evento? Mediano! Óbvio que me arrepiei ao ver o trazer de God of War,mas o evento foi na sua metade de games desnecessários de se apresentar, para encher linguiça! Fortnite, aquele jogo de extra terrestres sei lá o que que já mostraram até gameplay no evento anterior, resident evil é multi, não apresentou nada de mais além de encheção de linguiça, etc…

A Sony não poderia escolher tirar esses games já apresentados e mostrar metade do evento com Final Fantasy, Demon’s Souls, Spider Man Miles Morales e a outra metade com apresentação de features do novo console? Como foi a apresentação da Plus collection, poderia ter apresentação das inovações que se pretende no console, no dualsense, etc. E aí fechando isso com um teaser de GOW seria perfeito e todos estariam satisfeitos. A Sony vem falhando no seu Marketing não é de hoje e isso é devido a falta de concorrência! A falta dela faz atrasar as coisas, como é o casos e manter certos games com suporte para o ps4. Uma tristeza!

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Nao deixa de ser uma desilusao…

Teras Horizon 2 PS4 quando podias ter Horizon 2 ao nivel da demo da Epic.

Livio
Livio
Responder a  bruno
1 mês atrás

Agora se perguntas porque não viu Alloy a dominar uma ave e usá-la em uma viagem pelo cenário e ao invés disso ela está em um cenário aquático onde a movimentação é mais lenta? Para mim esses 2 pontos indicam que o jogo seria para PS4

Fernando Molina
Fernando Molina
1 mês atrás

Eu li um negócio que me deixou espantado, o Ray Tracing de DMC5 Special Edition terá exclusividade temporária no PS5??? senhores essa nova geração promete absurdos de ambos os lados kkkkk

bruno
bruno
Responder a  Fernando Molina
1 mês atrás

Coisa ridicula. E nisto que a Sony anda a gastar dinheiro?

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
1 mês atrás

O novo Call od Duty também será assim, em 2020 só no PC/PS5 terá Raytracing, e a Sony usando o mesmo artifício que a Microsoft quanto a Yakuza Like a Dragon

Deto
Deto
1 mês atrás

Veja só como o que mandou é o dinheiro nesse caso.

  • Jogo que com certeza não teria o desenvolvimento capado para rodar no PS4: Demons Souls. Mas como é titulo de lançamento, não vai sair no PS4 para vender PS5.
  • Horizon Forbbiden West: sai no PS4 porque em 2021 o PS5 já vai ter um fluxo de vendas consolidadas e talvez o PS4 até lá tenha parado de ser fabricado.

Não tem nada ai de “desenvolvimento permitiu”, pq se fosse isso com certeza DS estaria no PS4, nem que fosse 720p 30fps no PS4 e 1080p 30fps no PS4 PRO.

Sobre o PS5 somente digital, unica coisa que eu acho que tem um lado bom, sim… acabar com venda de usados para valorizar jogos SP e evitar a revenda deles depois do jogo ter sido zerado.

Aumento de preço, faz 20 anos que o preço dos jogos não sobe. Mas pelo menos podiam ter usado a localização igual o STEAM.

Para um norte americano 60 para 70 USD depois de 20 anos não é ruim. Para um brasileiro 250 reais para 350 reais é muito.

Já fiz a minha pré compra do PS5 Digital na Amazon, mas paguei no cartão de crédito, que só vai ser cobrado no dia do envio e ainda parcelei em 10x. Até lá tem tempo para decidir se pego ou não o PS5.

Já esta reservado, e se eu desistir até lá não vai faltar comprador para pegar a minha reserva e muito menos vai fazer diferença no lucro do Jeff Bezos.

Mas a questão que já vendi o meu PS4 PRO, e provavelmente vou ficar mesmo com o PS5.

Se fosse somente o spiderman, não estaria reclamando… o problema é o HFW, que deveria ser um show do que o PS5 pode fazer…

E também a falta de transparência:

“Vamos lançar apenas mais dois jogos crossgen, em breve vamos anunciar quais serão, o resto vai ficar apenas no PS5 pq seriam limitados pelo PS4”

Mas não adianta, não vou comprar novamente o PS4 PRO, nem que for 1/3 do preço do PS5, e também não vou conseguir jogar HFW no ps4 sabendo que deve rodar muito melhor no PS5.

Sobre o Jim dizer que “é feito do zero para a nova geração”, so acredito se fosse dois times separados… a Guerrilla fazendo para PS5 e algum outro estúdio fazendo o PORT para PS4.

Andrio
Andrio
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu ate ia escrever um textao, mas lendo vi que vários já pontuaram minha insatisfaçao. Sobre o evento, eu fiquei chateado pq falta poucos meses e a sony não mostrou o console fisicamente e nem mostrou nada da nova UI.

Marco Antonio Brasil
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A Sony fez um marketing mentiroso. Isso é fato.
Mas, apesar da decepção, é muito difícil não migrar para a nova geração. Só o fim dos loadings já faz uma diferença absurda, ao menos para mim.
Agora o que me ocorreu é fazer a troca com muito mais calma. Vou aguardar tranquilo com meu PS4 até saírem jogos que explorem melhor a nova geração.

Andre gt
Andre gt
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Não gostei da atitude da sony e suas mentiras dizendo que spiderman e horizon fw sairão para o ps4. Mas por um lado, sendo sincero, não acho que o spiderman seja algo a ponto de dizer que não poderia ser portado pro ps4, e nisso a sony fez muito bem de colocá-lo lá. Porém, o que me desanimou foi horizon… e eu que pensava que a sony acreditava em gerações acaba de cair por terra.

Isso demonstra claramente que o jogo foi feito pensado nas limitações do ps4 no projeto… e a estratégia era mostrar o jogo rodando no ps5 no evento de junho como next gen, depois da xbox e seu marketing de “abraçar gerações”. E o que aconteceu no evento agora? Sony veio e destruiu completamente a sua posição.

Não acredito em jogo crossgen (horizon fw) sendo feito do zero primeiro pro ps5, isso nunca vai existir, nem adianta ter esperanças… demon souls está mais do que claro que futuramente irá para o pc e tiraram a info só pra não afetar as vendas do console num primeiro momento.

Por outro lado não há como negar que o ps5 com loadings mais rápidos e hardware muito superior é uma boa pedida, e que mesmo com essa contradição escancarada o ps5 está esgotando no mundo todo…

O que eu realmente espero é que esses sejam os únicos grandes títulos que irão para o ps4. E que isso não se aplique ao God Of War e gran turismo 7, espero e muito que não aconteça, pois assim, só temos uma resposta, ela não quer que você migre de geração e quer que vc pague mais caro por algo nada além do que a geração passada suporta (apesar dos estoques esgotados…)

Shin
Shin
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu sempre falei aqui que o PS5 era o PS4_3 que foi confirmado existir nos planos que o SemiAccurate viu lá em 2012 e todos os comentários da Sony seguia esta direção. A idéia quebra geracional não é nova, ela vem dos tempos de Ken Kutaragi que já tinha desenhado a estratégia postpc da Sony. Isso só não começou no PS2 pois a arquitetura era uma droga, e o Cell foi feito buscando integrar vários dos recursos planejados como evolução do Graphic Synthesizer. Ou seja a idéia da Sony era construir sua PostPC era através do Cell que tinha versões desde mini Cell prometido para expansão do PSP até HPC mas isso falhou e eles foram para a plataforma da AMD, muito barata pois já negociavam com a ATi antes dessa ser anexada pela AMD. O Kutaragi falou de 3 consoles mais 3 gerações, esse é o terceiro console desde o PS3 de Kutaragi embora seja ainda o segundo e eu penso que ele se referia ao PS6 e não a essa estratégia multi console. A estratégia multi console vem da Sony Corp e a AMD, agora que tudo é X86, famílias distintas são compatíveis com o mesmo microkernel, no caso do PS5 carrega funções PS4+ PS5, é o mesmo com Xbox, XSX tem toda a biblioteca de funções Xbox. No caso da Microsoft eles já estavam preparados desde o primeiro Xbox pois o OS é baseado no Windows CE. Sony jogou toda a plataforma PS1 e 2 fora e construiu uma segunda interface no meio do PS3 mas os jogos ainda deveriam correr nativos e por isso nada de retro no PS4.

Então PS4 de fato é o console que liga a estratégia PostPC da Sony assim como o Switch parece fazer isso para a Nintendo. Ou seja, consoles hoje são como Smartphones com sistemas embarcados, como o Windows RT, como a Apple. Os jogos PS4 correm virtualmente no PS5 então eles podem construir um packet para ambos os consoles e ativar os recursos necessários para cada ID.

Uma coisa interessante sobre o PS4 é que em Death Stranding, Daysgone e outros jogos maiores foram configurados para loadings dinâmicos, quando o HDD fica muito fragmentado o deslocamento em partes maiores provoca telas de loadings. Essas telas somem ou diminuem se você usa um SSD no PS4pro o que ao meu ver significa que vários jogos já foram programados com o setup do PS5 em mente. Talvez alguns dos trailers onde o jogo pareceu diferente com shaders melhores previam isso, temos Horizon Zero Dawn no PC com setup suficiente para usar tudo da RTX2080TI, Horizon Forbidden West indica que além do PS4, PS4pro haverá PS5pro e PC.

PS4 = Baixo
PS4pro = Médio
PS5= high
PS5pro= Very high
PC= Ultimate

Hardware não dar lucro o que dar é o software.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Talvez esteja confudido virtualização com emulação, aqui a emulação ela não é necessária pois Renoir é X86 e possui o mesmo set de instruções e funções de baixo nível do Jaguar, então ocorre que quando o OS roda o script do jogo ele arranca usando essas instruções. Pra efeito de uma compatibilidade total com essas rotinas mais antigas existe um profile simulador que gera a mesma frequência de operação do console nativo original. O que tbm é possível duplicar o número de operações. Isso vale para MS e Sony, o simulador gera o mesmo tempo de execução do PS4 e XO e consegue impor 150, 200, 400% com incrementos de 25MHz a 25MHz, então é possível o modo 120Hz que já existe no XOS e XOX e funcionará da mesma forma no PS5 e XSX. O que muda é o ambiente de desenvolvimento e não o método.

Eu imagino que a razão para a Sony ter escolhido continuar com 36 Unidades computacionais foi porque eles haviam modificado o planejador do Livepool para adotar threads de execução de 8 instruções clk em ordem. A AMD desde Polaris usou um planejador OoE e Vega e RDNA trabalha com Workgroups que deve quebrar o paradigma. Então afim de manter a compatibilidade foi usado o mesmo número de unidades de execução podendo simular o mesmo número de Threads ou um multiplo disso por clock. No caso da Microsoft eles nunca mexeram nisso e usaram o projeto nativo da AMD, o que eles mexeram foi ter adotado Tiled rendering desde o XO coisa que permitiu eles fazer uma GPU sem sincronia mas com um recompilador JIT que agora no XSX podemos ver isso como um recompilador de API. Ou seja a Microsoft não precisa de um profile simulador no XSX mas ela usa profiles identificador, é o que vemos entre Lockhart e Anaconda, são IDs diferentes dentro do mesmo SDK. A Microsoft pode criar qualquer Hardware com mais ou menos recursos para operar jogos de XOS, XOX, XSS desde que atendam a spec mínima de rendimento.

Então eu posso teorizar que o PS6 é para a Sony o que o XSX é para a Microsoft, o PS5pro provavelmente tem 36DCU mantendo a sincronia.

As GPUs da AMD estão migrando para ficar parecidas com as Geforces, o conceito de Workgroup é nada mais que o conceito de GPCs da Nvidia. A Nvidia pode ter GPCs de tamanho diferente e com número de SMs diferentes porque seu planejador é Ooe desde Fermi, seus núcleos SIMT, trabalha com um método queue com threads não compartilhadas, enquanto na AMD todas são simétricas e todas combinadas.

Sony está desenvolvendo para PC buscando adaptação, podemos ver que existe uma diferença em programar em ordem quando vemos o qual cheio de problemas o Horizon Zero Dawn PC ficou.

bruno
bruno
Responder a  Shin
1 mês atrás

Shin, informacoes interessantes que todos gostariamos de saber. Tens link desses planos que o semiaccurate viu?

Uns pontos nos quais nao concordo contigo…

A retro com a PS4 nao tem nada a haver com virtualizacao. Antes fosse!

A RDNA esta desenhada de raiz para emular a gcn. Dai a AMD nao ter feito o que a nVidia vez com a ampere. A nVidia, na Ampere, criou novos SMs ( o analogo da Compute Unit da AMD) cm 128 cuda cores (o analogo do stream processor, SP, da AMD). Na turing cada SM tinha 64 se nao estou em erro.

Na RDNA a AMD fez o mesmo…. quase. Ela agrupou 128 SPs em grupos chamados de WGP ou Dual Compute Unit. No entanto, manteve a existencia da Compute Unit da GCN com 64 SPs. Ha comentarios no Beyond 3D que afirmam que o WGP tem capacidade de atuar como duas compute units individuais.

Com isto quero dizer que a RDNA esta apta para compatibilidade ao nivell do hardware, assim como o Zen que em arquitetura e muito mais semelhante ao jaguar que ao bulldozer.

Dai que nao ha virtualizacao… ha compatibilidade ao nivel do hardware!

Isto decorre da programacao dos jogos na PS4 que, imagino eu, nao so usam as instrucoes base da arquitetura… como esta desenhados especificamente para aquele clock, no agendamento das tarefas.

Quanto as geracoes anteriores… a razao e so uma… pura ganancia.

Computadores ja obsoletos conseguem rodar o catalogo da PS2 e PS1. Na PS3, um zen de 8 nucleos da conta do RCPS3 e ja estao a chegar titulos com melhorias em resolucao e fps ao PC. Logo o porque da Sony nao disponibilizar retrocompatibilidade na PS5? Nao lhe interessa pura e simplesmente!

Sobre o que dizes daethstranding, days gone, e o SSD… nao Shin. Deve-se apenas as velocidades muito superiores do SSD. Ate FF vii apresenta melhorias e isto deve-se a maior capacidade do SSD em carregar dados para a RAM. Mas e comum a todos os jogos e resulta apenas disso, da maior velocidade. Eu tive essa experiencia pessoalmente pois troquei o disco da minha PS4 por um de maior capacidade, mas usado… e os loadings aumentaram. A marca era diferente e a razao era que o disco nao estava ja em bom estado. Comprei um novo da HGTS… e os loadings voltaram a diminuir.

Shin
Shin
Responder a  bruno
1 mês atrás

Veja o segundo post acima, tem haver com virtualização sim, usamos virtualização quando queremos tornarmos multiplos ambiente de tarefa compatíveis. É o mesmo aqui, a Sony já divulgou modo Legado que é o modo onde o PS5 virtualiza o ambiente do PS4 e PS4pro, eles tem patentes sobre isso. Mas como falei além da virtualização a nível de instruções eles fazem a simulação da execução para ter precisão.

É por não ser possível virtualizar a nível de máquina ambientes PS1, 2 e 3 que a Sony ss abstém da retrocompatibilidade enquanto a Microsoft nao pois ela pode interpretar instruções PPC ou SSE usando seu AVX, ou seja, o mesmo método usado por emuladores no PC. Tenho certeza que a Sony tem emuladores mas ela pensa como a Nintendo, se ela tem que olhar cada jogo e se certificar que ele está funcionando em toda a integridade é melhor vender ele como remaster ao invés de criar um emulador universal com lista de compatibilidade.

Sony vai injetar jogos PS1 a 3 baixaveis em seus serviços ou como remastered e os que tiver audiência remakes.

nETTo
nETTo
1 mês atrás

Não Off Topic

NxGamer analisou a apresentação de Spiderman MM e segundo ele estava a correr em resolução Dinamica e 30fps com Raytracing. Algo bem diferente do anunciado pela própria Insomniac via Twitter, no qual afirmou que o jogo teria modos diferentes de performance, o Visual a 4K 30fps Raytracing e um a 60fps com resolução dinâmica, este último não de sabe se é com Raytracing.

Outro jogo que está dando o que falar é DMC 5, que no modo performance roda a 1080p 60fps com Raytracing, por ser um jogo ainda desta geração isso meio que joga as expectativas da Nextgen lá pra baixo.

E por fim, temos a RTX 3080 da Nvidia não conseguindo rodar alguns jogos em 4K 60fps, já li que Flight Simulator e ate mesmo Metro Exoduz não fixam a performance em 60fps nesta resolução.

Edit: já está rolando rumor no Twitter de um user randoon de que o PS5 não consegui segurar as performances que o Mark Cerny havia afirmado que ele poderia trabalhar e que por este motivo o PS5 tem apenas 5.5TF fixos kkk.

Verificaram a conta de quem soltou o rumor e pra surpresa de ninguém se trata de um fanboy de Xbox.

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Mas os resultados da demo destoam do que o Dev afirmou no Twitter. Nesse caso teria a Insomniac mentido?

nETTo
nETTo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Bem, pesando todas as novidades, o preço e a realidade atual do Brasil. Eu que ja havia vendido meus consoles em Fevereiro a me preparar pra Nextgen, resolvi que neste momento é mais valia deixar a poeira do lançamento baixar e investir ali por finais de 2021, até lá estoques já estarão normalizados, promoções já estarão rolando e em 2022 mesmo é que a Nextgen vai começar de verdade.

Já comprei um PS4 Pro e um Xbox One Fat, vou adiantar meu Black Log gigantesco que fiz desde 2014, vou aproveitar Spider MM e Horizon FW no PS4 Pro mesmo.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
1 mês atrás

Sábia sua decisão, queria fazer o mesmo mas não consigo, to esperando o preço oficial do Series X e os preços dos 2 no mercado cinza pra decidir qual pego, quero jogar o cyberpunk 2077 na nova geração

Rafael
Rafael
1 mês atrás

A apresentação da sony foi muito boa e fechou com chave de ouro ao mostrar os precos. Mario, por mais que soe estranho a diferença de 100 dolares entre a versão digital e com disco, vejo essa acao muito mais pra nao distanciar tanto do preco do Series S. Ao mesmo tempo deixa claro que a versão digital será a mais vendida e a que no longo prazo dá mais retorno pra Sony.
Os jogos iniciais sendo ou não compativeis com o PS4, com certeza não conseguiriam explorar o novo console de forma adequada, assim como todos os jogos de inicio de geração. Vejo isso muito mais como forma de aumentar o lucro… veja a base de PS4. Com essa geração sendo muito compatível com a nova, é do ponto de vista financeiro uma oportunidade unica de vender para ambos consoles. A transição entre jogos do PS4 e PS5 será muito mais suave do que em geracoes anteriores. O fato de ter grandes jogos do ps4 compativeis com o ps5 e grandes jogos recem lancados para o ps4, nao se perde o valor do novo console. Desde o primeiro dia poderemos jogar varios jogos.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Mário isso que você esta falando é o quue os fãs da playstation mais estão se questionando agora, vários canais americanos que eu assisto tiveram reações mistas, mas todos eles tem uma coisa em comum, todos falam a mesma coisa que sua confiança esta abalada e que não se sentem seguros sobre a Sony e suas declarações, ou seja o que você refere é um senso comum.

Helmer Silva
Helmer Silva
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Para não estender a discussão só quero adriçar um comentário breve porque acho que já tudo foi falado ao longo dos comentários. Como fã da marca PlayStation e dos jogos first party da mesma, compartilho o sentimento de desilusão em relação ao aumento de preços, nomeadamente na Europa, onde resido e o pior a versão troca-tintas da PS, na pessoa do Jim Ryan, tirando os coelhos da cartola à lá Phil Spencer , como já tinha dito antes a confiança que a marca desperta nas pessoas é tudo e é o que faz escolhê-la em detrimento de outra. Mesmo que eles não têm vindo dizer que os jogos não eram cross-gen, também não clarificaram que o eram e ao dizer que acreditam no tradicional sistema de gerações um só pode assumir que os mesmos só sairiam no PS5, como venho dizendo não são ONGs estas empresas e estão longe de ser santas, mas conseguem ser muito burras e desleais às vezes.
Gostei muito do evento, adorei a gameplay do Miles Morales e do Demon Souls, sendo que nunca joguei um souls game, acho que este será o primeiro, para não falar que o gráfico está belíssimo e o preço das consolas estão top para uma nova geração, na Europa amigos, sei que no Brasil não está tão convidativo. As declarações depois baixaram o Hype para o início da nova geração no geral e logo em seguida fui ver os benchmarks da nvidia 3080 que também não estão nada absurdos para um placa de 30 teraflops, comparados à Series 2xxx, muitos reviewers dizem que não vale a troca, apenas das 1xxx, mas o preço delas está muito mais camarada. Não perdi o interesse na consola, longe disso e certamente não me fez como fã, mudar para Xbox, visto que gostei muito mais dos jogos que foram mostrado, mesmo que alguns serão certamente limitados, mas como consumidor mete a pulga atrás da orelha e me faz ficar mais atento às declarações futuras e às políticas que serão praticadas. Para um site cheio de entusiastas de jogos e tecnologias, certamente todo o espectro da situação irrita e entristece, vamos ter de esperar pela “próxima E3” para ver o futuro desta geração e pelos comparativos para fazer uma escolha mais ponderada, para mim continua a ser PS5 e mesmo se se confirmar inferior à Xbox series X, só quero que seja um sistema altamente capaz e competitivo.(alonguei-me peço desculpa)

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Ok obrigado pelo conselho, como não vou migrar já, posso molhar os meus pés agora e jogar bloodborne antes

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Helmer Silva
1 mês atrás

Helmer assim como o Mário falou não compre um jogo souls sem testar ele antes e sendo o Demon’s o mais difícil de todos. Em comparação bloodborne é considerado o mais “fácil” na comunidade.
Digo isto pois tenho todos eles platinados e o Demon’s quase me fez questionar o que estava fazendo de minha vida kkkkkk

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Daniel Torres
1 mês atrás

Aserio?? Ok então, certamente não quero repensar a minha vida, já o fiz muito ao longo de 2020

José Galvão
José Galvão
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Para ser sincero, depois de assimilar a situação cross-gen e o aumento do preço dos jogos, o meu hype diminuiu ligeiramente mas longe de descarrilar.

Para começar, a questão dos jogos cross-gen, o Spiderman não me surpreende mas o Horizon confesso que me apanhou totalmente de surpresa, e aqui não há volta a dar, depois de meses a criticar as politicas da Xbox e as atitudes dos fanboys, não vamos virar o bico ao prego, vai efetivamente prender o jogo, e se duvidas houvesse, basta ver a forma como os devs criticam a Series S quanto mais algo com um Jaguar e um disco a 5400rpm.

Feitas as contas, a Sony tem mais next-gen no lançamento e no primeiro ano que a Microsoft, de longe.

O que mais me preocupa são os novos preços, mais 10€ nos jogos e igualmente mais 10€ no comando, e isto para mim é mau no sentido de que é o detentor da plataforma a dar o mau exemplo, portanto não tarda muito está tudo nos 80€.

Em abono da verdade, não me recordo da ultima vez que paguei 70€ por um jogo, faço sempre a reserva na fnac que tem 15% de desconto imediato ou seja 10€ e a cada 3 jogos tenho ainda mais 10€ de desconto, e quem diz a fnac diz outro qualquer uma vez que é pratica corrente em Portugal.

Basicamente agora é que vou pagar o valor desde à 15 anos e mesmo assim, tendo em conta as reservas na fnac, o Demon’s Souls por exemplo, será 68€, isto não invalida os aumentos brutais de preços mas enquanto puder vou continuar a comprar o mais barato possivel e claro, muitos usados e saldos.

Pessoalmente estou inclinado a comprar a PS5, a culpa é do remake do Demon’s Souls, adoro o jogo original e adorei o que vi, e além disso penso que não deve demorar muito até à chegada do Ratchet.

Lucas Diogo
Lucas Diogo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Também estive a ver isso e realmente a história de não haver jogos cross gen feitos pela Sony foi interpretações de websites, sendo que a Sony nunca disse isso.

Eles disseram que acreditam em gerações mas também continuarão a dar suporte a ps4, nunca referenciando a parte de não fazerem jogos cross gen.
Ou seja à excepção da situação das pré-vendas onde eles vieram se desculpar, eles não mentiram.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Isso e a amostra do Halo Infinite que pintou o cross-gen como algo muito pior do que realmente é, quando na realidade não foi mais do que a incompetência de um estudio, a 343i.

É como tu dizes, se o cross-gen já é assim, imagino algo verdadeiramente next gen.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Não me importo, se não tiver uma no lançamento paciência, o que não vou fazer é dar dinheiro a oportunistas que vão vender a consola mais cara, vou fazer o que sempre fiz, comprar normalmente e sem stress, vê lá tu que ainda nem me dei ao trabalho de ir à loja reservar.

nETTo
nETTo
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Segundo a própria um Insider conhecido cujo nome não lembro a Sony ainda este mês vai revelar mais um game PS4/PS5 pro lançamento.

Alguns estão dizendo que é o modo Multiplayer de Tlou Part2

Livio
Livio
1 mês atrás

Eu vi uma tabela mostrando a posição de pre venda do PS5 e XSX, na europa PS5 ainda continua a frente do XSX, só no mercado americano que o XSX está a frente, não citam XSS

Edson
Edson
Responder a  Livio
1 mês atrás

Se o ps5 estiver abaixo do xbox nos EUA, não será bom para a Sony!!! Tem certeza disso?

Livio
Livio
Responder a  Edson
1 mês atrás

Será concorrido, mercado americano quase que equivale a todo o mercado Europeu.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Vi que você publicou o mesmo(quase mas com mesmo conteúdo) nos comentários do artigo de hj

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

O teu “Desconheço… Podes linkar?” está relacionado a quê? Se for ao meu comentário do PS5/XSX na europa e no mercado americano você publicou praticamente o mesmo:
https://www.pcmanias.com/gamepass-tem-agora-15-milhoes-de-subscritores/#comment-56713

error: Conteúdo protegido