O jogo do ano 2011 para os leitores da PCManias é…

Terminou a 31 de Dezembro a votação realizada pelo site PCManias e o blog Thisisyouramigaspeaking, e queremos desde já agradecer às centenas de pessoas que votaram para esta eleição do melhor jogo de 2011.

Como já demos a entender, existem todos os anos mil e uma votações para qual foi o jogo que mais se destacou no ano transacto, mas a realidade é que normalmente são votações que envolvem pessoas das diversas áreas da criação, distribuição e análise dos videojogos, e não os jogadores em si. Por esse motivo, com a nossa votação, procuramos saber as preferências dos nossos leitores, e dessa forma criar um top que realmente mostrasse aquilo que é do gosto dos jogadores e não dos produtores ou revistas / sites da especialidade.

Este ano, mais do que no ano transacto, as votações dispersaram-se um bocado, e se no ano anterior não vimos nenhum exclusivo da Xbox 360 e PSP a ser votado, a Xbox 360 corrigiu essa situação, com a 3DS e a DS a juntarem-se à PSP como as consolas ausentes.

Dos três primeiros lugares, dois dos títulos são multi-formato, sendo que o restante é um título exclusivo da Playstation 3. Estes três títulos arrebataram de forma conclusiva a maior parte dos votos totais efectuados.



Será contudo de referir que o terceiro classificado empatou em número de votos com um outro título que não vamos especificar, mas como já tínhamos referido, nestes casos iríamos verificar a existência de votos repetidos para o desempate, e como tal, o resultado final foi o que se segue:

Battlefield 3 é o grande vencedor do ano, e um título que a nosso ver justifica plenamente o primeiro lugar. É inovador a nível de jogabilidade e de grafismo, superando em muito o seu concorrente Modern Warfare, aqui em terceiro lugar, que demonstra uma jogabilidade mais arcade, e um motor gráfico que já acusa a sua idade.

No entanto, mesmo assim, Modern Warfare justifica plenamente a terceira posição, ao continuar a ser ser um dos melhores franchisings actualmente disponíveis.

Mas há que falar agora de Uncharted 3, um exclusivo PS3 que justifica plenamente o segundo lugar, e até se aceitaria na primeira posição. Se viram alguma vez a nossa review a Uncharted 2, sabem que consideramos a série Uncharted como das melhores, se não mesmo a melhor actualmente existente. Uncharted 2 mereceu o nosso louvor, e Uncharted 3 que contamos analisar brevemente, segue os mesmos passos.

No entanto, para nós Battlefield 3 merece o primeiro lugar. Uncharted 3 deixou de surpreender pela positiva ao ser mais de Uncharted 2, e em alguns aspectos ficando-lhe atrás. Cremos que o que mais nos chocou em Uncharted 3 foram as mudanças feitas aos modelos das personagens que estão agora “irreconhecíveis” face a Uncharted 2, bem como o facto de Unchartd 3 nos ter já crashado uma vez, algo que nunca aconteceu em várias horas com o jogo anterior.

Mas vejamos os vencedores nas várias categorias:

Jogo do ano

Battlefield 3 – PC, Xbox 360, PS3

Melhor exclusivo PC

Minecraft – PC

Melhor exclusivo Xbox 360

Gears of War – Xbox 360

Melhor exclusivo PS3

Uncharted 3 – PS3



Melhor exclusivo Wii

The legend of Zelda: Skyward Sword

Melhor jogo multi-plataforma

Battlefield 3 – PC, Xbox 360, PS3

Melhor simulador automóvel

Forza Motorsport – Xbox 360

Melhor jogo de acção aventura multi-formato

Batman: Arkham City – PC, PS3, Xbox 360

Melhor jogo de desporto

Fifa 2012 – PC-PS3, Xbox 360

Melhor jogo com suporte Kinect

Dance Central 2 – Xbox 360

Melhor jogo com suporte PS Move

Killzone 3 – PS3

Melhor jogo de combate

Mortal Kombat – PS3, Xbox 360

Melhor jogo de estratégia

Portal 2 – PC, PS3, Xbox 360

Melhor jogo de plataformas

Little big Planet – PS3

Melhor RPG

Skyrim – PC, PS3, Xbox 360

Outros jogos que merecem destaque

Assassins Creed – Revelations

Deus Ex – Human Revolution

DragonAge II

Fight Night Champion

LA Noire

Rage

NBA 2012



Posts Relacionados