O pesadelo que são os rumores sobre as futuras consolas

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

Olhando para o passado vemos que rumores falsos foi algo que sempre existiu. Mas nesta geração, os falsos rumores são tantos e tão bem montados, que distinguir aquilo que pode ter um fundo de verdade do que é claramente falso está mais dificil do que nunca.

Houve, não faz muito tempo, algumas criticas aqui na página, feitas por pessoas que achavam que não estávamos a tratar os rumores que estavam a existir para os dois lados da mesma forma.

Acima de tudo é importante perceber-se que aqui na PCManias não pretendemos ser uma página de mexericos, mas sim uma página com alguma informação útil. E infelizmente os rumores são… rumores. Ou seja, são informação cujo valor é infinitamente pequeno! E apesar de muitas vezes as informações virem de pessoas que tomamos como fontes credíveis, nada nos garante a sua veracidade, sendo que com tanta informação e muita dela contraditória, é necessário um esforço gigante para se tentar separar o proverbial “trigo do joio”, separando a treta e os desejos, daquilo que pode ser realidade. E mesmo assim, a possibilidade de estarmos a pegar em algo que não tem qualquer fundamento é enorme.

Mas a verdade é que, na falta de melhor, os rumores são a única informação que nos vai chegando sobre algo que o mercado Gamer tem uma sede enorme de conhecer. E mesmo sendo a maior parte deles maus, o que se vai aproveitando, confirme-se ou não, é uma fonte de informação preciosa que alimenta mihares de discussões sobre as futuras consolas.

Apesar de que agora Sony e Microsoft já nos orientaram para o hardware que irão usar (e dado que no dia de hoje ainda terei de ver melhor a conferência da E3 da Microsoft pelo que não falarei ainda dela), convêm que se perceba que, segundo os rumores que existiam, tudo estava em aberto.



Para que percebam a dificuldade do que é analisar um rumor vamos ver parte do que já se referiu sobre as futuras consolas desde que se iniciou esta questão dos rumores. E eis tudo o que já foi dito sobre cada uma das consolas.

No global havia uma certeza, e que era a de que no meio de todos estes rumores a verdade estáva lá! E o motivo era simples… eles já disseram tanto que já se abrangeu tudo ou quase tudo o que éra possível!

Caso da PS5:

CPUs: Zen+, Zen 2, ou uma versão personalizada que mistura características de mais do que uma versão.
GPUs: Entre 7.5 e 14.2 tflops
Arquitectura: Navi 10, Navi 20, e Navi modificada
CUs: 40, 48, 56 CUs
RAM: GDDR6, HBM2 ou HBM3, e DDR4
Capacidade: 12, 16, 24 e 32GB of RAM
Armazenamento: SSD, SSD+, SSD NVMe, Scratchpad, com uma capacidade entre 1 e 2 TB
Ray Tracing: Hardware ou software.
Preço: Desde 299$ a 499$.

Anaconda

CPU: Zen +, Zen 2, Zen 3, ou uma versão personalizada que mistura características de mais do que uma versão.
GPUs: Entre 10 e 24 Tflops
Arquitectura: Vega, Navi, e Arcturus (algo que nunca foi confirmado como sendo uma arquitectura), com modificações personalizadas que misturam mais do que uma arquitectura.
CUs: 56, 60 e 64 CUs
RAM: GDDR6, HBM 2
Capacidade: 16, 24 e 32GB of RAM
Armazenamento: SSD, SSD NVMe e  HDD com capacidade entre 1 e 2 TB
Ray Tracing: Hardware ou software.
Preço: 350$ a 599$



Lockhart

CPU: Zen +, Zen 2, Zen 3, ou uma versão personalizada que mistura características de mais do que uma versão.
GPUs: Entre 4.7 e 9 Tflops
Arquitectura:Vega, Navi, e Arcturus (se é que isso é uma arquitectura), com modificações personalizadas que misturam mais do que uma arquitectura.
CUs: 28, 30 e 32 CUs
RAM: GDDR6, HBM 2
Capacidade: 12, 16, 24GB of RAM
Armazenamento: SSD, SSD NVMe e  HDD com capacidade entre 1 e 2 TB
Ray Tracing: Hardware ou software.
Preço: 199$ a 399$

Como se vê, isto tornou-se ridículo. Os rumores alcançaram todo o espectro do possível! E isto não são rumores, isto é autêntico lixo!

Aproveitar-se daqui informação que possa ser mais válida é realmente complexo. Tivemos a sorte de conseguir filtrar essa informação na geração passada, e temos tentado fazer o mesmo na actual, publicando apenas os rumores que nos soam a mais credíveis e mais coerentes. Se forem ver o que publicamos até hoje, irão ver que, face ao que já foi confirmado, escolhemos efectivamente os rumores relativamente bem. Mas mesmo assim, não podemos garantir que tudo o que eles contêm está correcto e isso só saberemos quando as especificações finais forem conhecidas, sendo que perante tanta contra-informação, a tarefa é Dantesca.

Os rumores, que poderiam ser uma fonte de informação valiosa, mesmo que errónea, foram nesta geração basicamente reduzidos a lixo, e tentar fazer algum sentido de potencial informação real aqui contida é um esforço realmente gigante. E nesse sentido, se nos acompanham e aos rumosres que selecionamos, temos algum orgulho de termos feito, mais uma vez, uma seleção adequada de tudo o que era do referido, apesar de, naturalmente, com tanta contra informação termos até ontem, tido de manter tudo em aberto.



 

 



error: Conteúdo protegido