O pesadelo que são os rumores sobre as futuras consolas

Olhando para o passado vemos que rumores falsos foi algo que sempre existiu. Mas nesta geração, os falsos rumores são tantos e tão bem montados, que distinguir aquilo que pode ter um fundo de verdade do que é claramente falso está mais dificil do que nunca.

Houve, não faz muito tempo, algumas criticas aqui na página, feitas por pessoas que achavam que não estávamos a tratar os rumores que estavam a existir para os dois lados da mesma forma.

Acima de tudo é importante perceber-se que aqui na PCManias não pretendemos ser uma página de mexericos, mas sim uma página com alguma informação útil. E infelizmente os rumores são… rumores. Ou seja, são informação cujo valor é infinitamente pequeno! E apesar de muitas vezes as informações virem de pessoas que tomamos como fontes credíveis, nada nos garante a sua veracidade, sendo que com tanta informação e muita dela contraditória, é necessário um esforço gigante para se tentar separar o proverbial “trigo do joio”, separando a treta e os desejos, daquilo que pode ser realidade. E mesmo assim, a possibilidade de estarmos a pegar em algo que não tem qualquer fundamento é enorme.

Mas a verdade é que, na falta de melhor, os rumores são a única informação que nos vai chegando sobre algo que o mercado Gamer tem uma sede enorme de conhecer. E mesmo sendo a maior parte deles maus, o que se vai aproveitando, confirme-se ou não, é uma fonte de informação preciosa que alimenta mihares de discussões sobre as futuras consolas.

Apesar de que agora Sony e Microsoft já nos orientaram para o hardware que irão usar (e dado que no dia de hoje ainda terei de ver melhor a conferência da E3 da Microsoft pelo que não falarei ainda dela), convêm que se perceba que, segundo os rumores que existiam, tudo estava em aberto.



Para que percebam a dificuldade do que é analisar um rumor vamos ver parte do que já se referiu sobre as futuras consolas desde que se iniciou esta questão dos rumores. E eis tudo o que já foi dito sobre cada uma das consolas.

No global havia uma certeza, e que era a de que no meio de todos estes rumores a verdade estáva lá! E o motivo era simples… eles já disseram tanto que já se abrangeu tudo ou quase tudo o que éra possível!

Caso da PS5:

CPUs: Zen+, Zen 2, ou uma versão personalizada que mistura características de mais do que uma versão.
GPUs: Entre 7.5 e 14.2 tflops
Arquitectura: Navi 10, Navi 20, e Navi modificada
CUs: 40, 48, 56 CUs
RAM: GDDR6, HBM2 ou HBM3, e DDR4
Capacidade: 12, 16, 24 e 32GB of RAM
Armazenamento: SSD, SSD+, SSD NVMe, Scratchpad, com uma capacidade entre 1 e 2 TB
Ray Tracing: Hardware ou software.
Preço: Desde 299$ a 499$.



Anaconda

CPU: Zen +, Zen 2, Zen 3, ou uma versão personalizada que mistura características de mais do que uma versão.
GPUs: Entre 10 e 24 Tflops
Arquitectura: Vega, Navi, e Arcturus (algo que nunca foi confirmado como sendo uma arquitectura), com modificações personalizadas que misturam mais do que uma arquitectura.
CUs: 56, 60 e 64 CUs
RAM: GDDR6, HBM 2
Capacidade: 16, 24 e 32GB of RAM
Armazenamento: SSD, SSD NVMe e  HDD com capacidade entre 1 e 2 TB
Ray Tracing: Hardware ou software.
Preço: 350$ a 599$

Lockhart

CPU: Zen +, Zen 2, Zen 3, ou uma versão personalizada que mistura características de mais do que uma versão.
GPUs: Entre 4.7 e 9 Tflops
Arquitectura:Vega, Navi, e Arcturus (se é que isso é uma arquitectura), com modificações personalizadas que misturam mais do que uma arquitectura.
CUs: 28, 30 e 32 CUs
RAM: GDDR6, HBM 2
Capacidade: 12, 16, 24GB of RAM
Armazenamento: SSD, SSD NVMe e  HDD com capacidade entre 1 e 2 TB
Ray Tracing: Hardware ou software.
Preço: 199$ a 399$

Como se vê, isto tornou-se ridículo. Os rumores alcançaram todo o espectro do possível! E isto não são rumores, isto é autêntico lixo!

Aproveitar-se daqui informação que possa ser mais válida é realmente complexo. Tivemos a sorte de conseguir filtrar essa informação na geração passada, e temos tentado fazer o mesmo na actual, publicando apenas os rumores que nos soam a mais credíveis e mais coerentes. Se forem ver o que publicamos até hoje, irão ver que, face ao que já foi confirmado, escolhemos efectivamente os rumores relativamente bem. Mas mesmo assim, não podemos garantir que tudo o que eles contêm está correcto e isso só saberemos quando as especificações finais forem conhecidas, sendo que perante tanta contra-informação, a tarefa é Dantesca.

Os rumores, que poderiam ser uma fonte de informação valiosa, mesmo que errónea, foram nesta geração basicamente reduzidos a lixo, e tentar fazer algum sentido de potencial informação real aqui contida é um esforço realmente gigante. E nesse sentido, se nos acompanham e aos rumosres que selecionamos, temos algum orgulho de termos feito, mais uma vez, uma seleção adequada de tudo o que era do referido, apesar de, naturalmente, com tanta contra informação termos até ontem, tido de manter tudo em aberto.

 

 



Posts Relacionados

19
Deixe um comentário

avatar
6 Comment threads
13 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Mário Armão FerreiraCarlos ZidaneFernandodanielAndrio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
bruno
Visitante
bruno

O que acho uma piada enorme, e que todos estes rumores apresentam sempre uma PS5 que fica atras da oferta da MS.

E so para ter certeza da quantidade de treta que povoa os foruns, havia pessoas a justificarem com todo o sentido que os 7 nm seriam muito, caros e por isso teria de ser Zen+. E depois o toledo: quando se percebeu que seriam os 7 nm ainda havia tolinhos a insistir que seria Zen+ ou hibrido.

Fernando
Visitante
Fernando

Por que você acha uma piada?
Até o momento todos os rumores favam conta de que a Microsot tem uma estratégia de 2 SKUs, um para ser mainstream e outro premium onde eles não precisam se preocupar com os custos. Ao ponto knde sempre foi referenciado que o PS5 é apenas um modelo, sempre fez mais sentido acreditar que o Premium da Microsoft é mais poderoso. Caso a Microsoft tenha desistido de uma estrategia de dois consoles, é possivel que o PS5 venha a ser um pouco melhor, mas não se engane, a Sony não vai mais cometer o erro do PS3 de querer virar marca Premium e segmentar seu publico. Ser a marca da massa fez bem a eles e é a estrategia lógica a seguir.
Sua posição contrária a isso mostra como os donos de Playstation se preocupam muito com a potência do console, mesmo que toda a vez que o PS não é o mais forte mudem o discurso para falar de exclusivos single player, estão sempre a acreditar que a Sony tem um molho secreto, mandou engenheiros para programar na NASA ou vai revisat as especificações até bater o concorrente.

Talvez a Microsoft resolveu se concentrar na estrategia do Xbox 360, criar o melhor console que eles podem ao melhor preço que o mercado deseja, nao ter multiplos SKUs para nao confundir o público, investir no seu conteúdo exclusivo e reforço de estúdios, e deixar a Sony mais uma vez achar que pode virar premium e elevar o valor do produto igual fizeram com o PS3.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

O que dizes sobre os fãs PlayStation é inversamente proporcional ao que dizem os fãs do Xbox. Dá tudo na mesma.

bruno
Visitante
bruno

A piada esta na justificacoes que avancaram para o facto de a Sony nao ir fazer o mesmo. Ambas lancaram consolas de meio de geracao e no entanto so uma se lembrou de lancar dois SKUs? E como estas tem muitas outras. A MS a ter toda a disposicao de financiar uma consola carissima, assumir todas as perdas e a Sony a ter que ser conservadora, de acordo com o raciocinio de muitos frequentadores de foruns.

Como exemplo, a conversa de que a Sony, tinha, apenas porque tinha, que lancar este ano e a MS lancar no proximo. Excelente justificacao para, as novas tecnologias chegam e a MS tem todo o hardware de ponta e a Sony e irremediavelmente ultrapassada.

Basicamente, e a visao do costume: a MS existe no tempo real e adapta-se ao hoje, lancando dois SKUs, investindo forte em poder. A sony continua com palas nos olhos e segue a anterior estrategia sendo sempre, mas sempre, apanhada de surpresa por uma manobra surpreendente da MS. Foi igual a conversa de que a MS e neste momento a melhor posicionada para vencer a nova geracao… porque? Porque sim.

Ninguem esta a dizer que a Sony vai tornar a investir em tecnologias premium. E sobre a comparacao com a 360… ai tens um optimo exemplo dos raciocinios que governam estes rumores. Sonha, que sonhar ainda nao custa.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

A maioria das pessoas só falam de performance!
Parece que tudo anda a volta da performance…
Mas enganam se!!
A unica vantagem nesta geração, de uma consola ter mais performance que a outra é so o Marketing!!
E poder dizer que a sua consola é a que tem mais performance perante o público!
Mas agora vamos ao que interessa.
Será que isso é importante, mesmo??
Nesta geração, as diferenças não iram influênciar!
As diferenças iram existir, mas não iram ser visíveis como nesta geração!
Ambas apontam para 4k e 60fps!
O que interessa uma consola ter mais performance, se não tem exclusivos???

bruno
Visitante
bruno

A performance anda de mao dada com o que ves no ecra. Quanta mais, melhor, obviamente.

A mim pouco me precoupa se a PS5 e 12.9 Tflops e a Xbox 14 Tflops.

Ambas nao estou a nivel do que eu acho necessario para a proxima geracao.

O que sei e o seguinte: se ambas querem combater o streaming os 4K (mesmo que CBR) e 60 fps serao essenciais em todos os titulos. Logo terao que ser um requesito imposto aos DEVs.

Mas acho, e esta e para os entusiasmados do streaming, que o SSD como RAM (que e o conceito aplicados em ambas) sera algo que enterrara o streaming de vez, porque ira permitir imensa rapidez no processamneto (carregar de assets e texturas – isto e uma revolucao enorme – nao e so com os ecras de loading mas vai entre outras coisas ajuda tb ao raytracing cujo o maior bottleneck e muita memoria). E atencao, que ao contrario do que muita gente andava a dizer o SSD incluido nao sera para armazenamento directo, mas RAM. SE o que entendi for verdade, poderemos estar a falar de algo que nao sera substituivel e estara presente no PCB motherboard das consolas. Corrige-me se estiver enganado Mario. mas que me recordo este e o conceito aplicado na radeon Pro SSG. E nao faz sentido limitar o armazenamento interno das consolas a 2Tb ou menos, quando os jogos poderao ter no minimo 100 Gb ou 200 Gb na proxima geracao. Disco rigido interno e separado do SSD ainda sera necessario.

Na minha opiniao, continuar a apostar nos 30 fps e um erro, mesmo para titulos singleplayer. OU entao aplicam uma solucao para emular os efeitos visuais dos 60 fps – nomeadamente uma maior sensacao de profundidade e imersao fazendo batota – ou lixam-se.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

12 tflops ou 14 tflops será igual em ambas!
Mas a escolha entre os 30 fps ou 60 fps será dos developers e não da sony!
Eles é que sabem o jogo qie querem oferecer!
Mas uma coisa sabemos performance, não será problema…

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

A Microsoft já desistiu de 2 versões diferentes da consola, na próxima geração, pelo menos no inicio de geração vai apresentar apenas uma consola, foi confirmada essa informação pelo que os rumores que havia sobre 2 xbox com especificações diferentes já não podem ser consideradas pois apenas a mais potente julgo que anaconda vai ser lançada.

bruno
Visitante
bruno

Nao confirma nada. Apenas confirma que uma chegara em 2020. E apenas isso.

Andrio
Visitante
Andrio

Eu achei que a Microsoft ia abrir o jogo na E3, mas ela seguiu o caminho da sony.
Agora vai ser dificil acreditar em algo até as empresas falarem algo.

daniel
Visitante
daniel

Depois dessa apresentação da AMD, com infos de tdp, desempenho e preço, será que ainda tem gente apostando em consoles de 12 a 14 tf ? Sem contar chip dedicado ray tracing, ssd nvme, zen 2, gddr6 e por ai vai. O negócio é não criar expectativa pra nada mais, e não ficar acreditando em rumor, como o Mário relatou aqui em cima. Que decepção esse preço das Navi, e o desempenho não é nada de outro mundo também, sendo que se a Nvidia baixa uns $50 dólares da rtx 2070 e rtx 2060, já se tornam opções melhores que a AMD. O xbox one X pra mim tem um projeto de construção sensacional, onde seu consumo de energia inteiro é menor que uma rx 580 (172w vs 185w). Posso estar enganado, mas se a Sony e a Microsoft não fizerem uma mágica muito maior, os consoles de nova geração não batem 10 tf nem ferrando,tendo em vista que a RX 5700 XT tem tdp de 225w e custa fucking $449 dólares.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Pois é, foi realmente preocupante o que foi mostrado. Estou bastante desconfiado que os 10 Tflop possam ser mesmo a capacidade e equivaler a uns 11/12 da atual geração, um salto gráfico modesto levando em conta o 4K.
Daí ouvir 8K 120fps é tragicômico.

Fernando
Visitante
Fernando

A NAVI foi detalhada a nivel de especificações e dado o TDP, o tamanho do chip, as frequências e a estimativa de desempenho da AMD eu acredito que nenhuma das duas maquinas vai passar de 10 tflops.
E isso não é necessariamente ruim, a AMD está reinvidicando que a 5700xt com 9tflops pode bater o desempenho da RTX2070 e da Vega 64, e essa é a informação que importa. Uma nova arquitetura onde cada flop faz muito mais do que faz uma Vega. A conversa dos tflops não vai importar quando os resultados reais estiverem a mostra.

daniel
Visitante
daniel

Sem contar que frequências próximas a 2ghz não me parece viável, logo se forem utilizar a Navi 10 como base, o console mal chega a 7/7,5 teraflops, com desempenho bruto abaixo da rtx 2060. A alternativa é utilizar alguma versão capada da Navi 20, mas mesmo assim, tenho lá minhas dúvidas se $499 é um preço possível de praticar sem um subsídio monstro da microsoft e sony. Pelo lado bom é que o zen 2 e ssd ultra-rápido vão ser implementados, servindo de consolo.

bruno
Visitante
bruno

Pelo que foi revelado, sim. E e decepcionante.

Alias, toda a navi foi decepcionante. A AMD acaba de lancar uma nova arquitetura, no novo nodo do mercado para conseguir performance semelhantes a uma placa de 12 nm?

Triste. Seja como for, estou neste momento a aguardar pela analise do Anandtech a Navi, onde uma comparacao profunda com as features de cada um e feita e detalhada ao pormenor.

Pelos esquemas, o RDNA e efectivamente uma grande alteracao face a GCN. E espero que isto ponha um fim as teorias de que esta e hibrida.

Mas tem muito, muito a provar. esperava-se algo que redefenisse o mercado. E no fim continuasno mesmo intervalo de performances dos 14-12 teraflops.

Alias, ter uma nova arquitetura, que nao tem nada de novo como o RT ou os tensor cores, a 7 nm, e no fim, ter a mesma performance da RT 2070 sem essas features activadas?

No campo do GPU ainda ha muita coisa a provar.