Os pontos mais positivos da criação de uma plataforma Xbox

Uma plataforma Xbox não é necessariamente uma má coisa. E se num outro aspecto vimos os aspectos negativos deste tipo de situação, eis alguns dos aspectos positivos da mesma.

Para este artigo vamos esquecer todo o tipo de receios que a junção entre a Xbox One e o PC pode trazer, e tentar ver que pontos positivos poderão haver. Eis os que ocorrem mais rapidamente!

1 – Mais jogos de terceiros para a Xbox One

A criação de uma plataforma única irá roubar os exclusivos à consola Xbox One. No entanto eles apenas são perdidos como exclusivos Xbox One, mantendo-se porém como exclusivos consola.

Ou seja, se analisarmos a coisa unicamente face à PS4, no fundo nada se altera. Os exclusivos consola continuarão na Xbox One e apenas na Xbox One.

Mas se há jogos Xbox a passar para o PC, porque não trazer jogos PC para a XBox One? Esta plataforma poderá incentivar muitos a trazer os seus jogos exclusivos do PC, alguns já antigos mas ainda hoje considerados bons jogos e ainda com grande sucesso, para a consola. Com o mesmo OS e o mesmo API, a XBox pode comportar-se como um PC, e desde que possua capacidade para tal, correr muitos dos jogos PC que não chegaram a ser lançados para a consola ou para as consolas.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

No fundo, face à concorrência, esta situação pode aumentar o portfólio da consola tornando-a muito mais atractiva.

2 – Streaming de jogos PC para a Xbox

Se a XBox One possui desde sempre pensada a possibilidade de os seus jogos poderem ser capturados e enviados por stream para a internet ou um PC com o Windows 10, o caso contrário não acontece.

Ora futuramente poderão existir jogos PC que possuem características que pura e simplesmente nunca seriam possíveis de serem colocadas na Xbox One.

Mas caso estes jogos adiram à plataforma, poderia adoptar-se uma obrigatoriedade de eles possuírem a capacidade de transmitirem o ecrã para a Xbox One, permitindo nesta jogar-se remotamente os jogos PC.

3 – Mais ofertas no Live Gold.

Cativar os jogadores PC a pagar um Live Gold será algo um pouco complexo. Mas tudo dependerá dos atrativos propostos. Ora perante a perspectiva de mais uns largos milhões em receita, a Microsoft poderá expandir a oferta do seu Live Gold de formas nunca possíveis apenas com a Xbox One. E os utilizadores da consola poderão sair a ganhar!

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

Uma outra possibilidade (essa menos provável) seria que a Microsoft torna-se o Live bem mais barato mantendo as ofertas da consola no PC. Tal permitiria tornar o serviço mais acessível ao ponto de os novos clientes que seriam atraídos compensarem a quebra do preço.

Apesar de esta última possibilidade não trazer mais vantagens diretas para a Microsoft (a nível de lucro/despesa), tal colocaria a PS4 numa posição algo estranha, podendo mexer com as contabilidades da Sony.

4 – Mais e melhores jogos First Party

O aumento de receitas proporcionado pelas maiores vendas de jogos obtidas pelo acesso a milhares de novos utilizadores PC (quando antes estavam limitados aos utilizadores da consola) poderão permitir investir em mais jogos e melhorar as equipas. Tal poderá trazer mais e melhores jogos para a consola.

5 – Garantia futura de retrocompatibilidade e descida nos custos de produção e desenvolvimento das consolas.

Uma plataforma deste tipo alinha basicamente a consola pelos PCs. A consola será no fundo, tal como Satya Nadella referiu, “apenas mais um PC com o Windows 10”. Apesar de muitas perspectivas negativas que se possa ver nisto, há uma positiva que ressalta, a garantia que no futuro a Microsoft poderá criar uma nova consola apenas adoptando um novo hardware PC, e mantendo toda a retrocompatibilidade do sistema com tudo o que existia.

A nível de desenvolvimento tambem não haveria qualquer custo para a Microsoft pois bastaria pegar num PC já criado e adopta-lo colocando-lhe as devidas alterações no seu software.

Conclusão

É no pesar de todas as vantagens e desvantagens que se torna muito pouco claro se esta medida da Microsoft será boa ou má.
As desvantagens são claras… mas as vantagens tambem. E não é em desagrados particulares que se medirá a eficácia da medida, mas sim pela reacção média do mercado. Daí que quanto  a isso teremos de esperar para ver o que vai acontecer e as medidas que a Microsoft vai tomando para tornar a plataforma e a consola atrativas.

 

Publicidade

Posts Relacionados