Playstation não suporta resolução de 1440p, SSDs inseridos na consola não funcionam, disco externo não guarda jogos PS5, e o Switcher

4.7 7 votes
Avalie o nosso artigo

Este artigo aborda um conjunto de pequenas notícias sobre a PS5 que ficaram por se referir.

A Sony veio dar a conhecer que os 1440p não serão uma resolução de saída!

Para muitas pessoas esta notícia pode ser confusa. Como é que a Playstation, que anuncia 4K e 8K não suporta uma resolução inferior de 1440p?

Vamos perceber aqui que quando falamos de resolução em consolas, por norma falamos da resolução de processamento. A consola trabalha numa determinada resolução, e processa essa resolução. Mas isso não quer dizer que aquilo que vão ver no ecrã tenha essa resolução, pois isso depende da vossa resolução de saida.

Num exemplo simples, imaginem, um filme a 4K e um leitor de Blue Ray 4K.

Este leitor vai ler esse filme a 4K. E isso quer dizer que se o leitor estiver ligado a uma TV 4K, vocês vão ver esse filme a 4K.



Mas se o leitor estiver ligado a uma TV 1080p, o leitor vai ter uma resolução de saida de 1080p. E apesar de o filme continuar a ser lido e processado a 4K, vocês vão ver o filme a 1080p. Isto porque a resolução de saída está definida como 1080p.

Ora é isso que aqui se vai passar. A Playstation 5 efetivamente processa por norma a resoluções que podem ir aos 4 ou 8K. Mas dependendo da resolução de saída que vocês tenham definido, vocês vão ver a imagem nessa resolução.

Esta situação é relevante pois, por exemplo, uma TV 1080p podem não aceitar um sinal de 4K. E isso implicaria que ela apresentava um ecrã negro. Mas configurando no aparelho a ela ligada uma resolução de saida de acordo com a resolução da TV, esse problema supera-se pois o aparelho faz o downsampling para essa resolução, antes de enviar a imagem.

E assim o que vocês obtém é uma imagem 4K, processada a 4K, mas mostrada a 1080p.

E isto passa-se igualmente em outras resoluções, como os 720p.

Mas qual o motivo pelo qual a PS5 não permite uma resolução de saida a 1440p? Bem, não se trata de nenhuma impossibilidade física, mas sim de uma mera opção do fabricante. E o motivo é que a Playstation 5 sendo uma consola, o seu objectivo é ser ligada a TVs, e pura e simplesmente não há TVs 1440p, ou se as há, a percentagem é de tal forma baixa que pode ser considerada zero.



Quem tiraria partido dos 1440 seriam os monitores de PC, muitos deles 1440p e com elevadas taxas de refrescamento. Assim, concorde-se ou não, a Sony entendeu que esses monitores não deveriam ter suporte dedicado. Monitores 1440p que aceitem sinal a 4K funcionarão, mas os que requerem sinal especifico a 1440p não funcionarão, sendo forçados a correr a 1080p.

Ora apesar de esta situação só abranger monitores 1440p que não aceitem sinal 4K, num comentário particular da nossa parte, não vemos que esta medida seja uma mais valia para a Sony. Há muitas pessoas que usam monitores 1440p mais antigos para ligar a consola, especialmente estudantes que estão em quartos alugados e não tem TV, mas apenas um monitor onde ligam o seu PC. Retirar este suporte não acrescenta nada à consola, pelo contrário, retira-lhe valor e interesse. E nesse sentido, esperemos que as pessoas se queixem e a Sony altere a situação, pois este é um ponto claramente negativo, apesar que não impeditivo do uso da consola.

Os discos externos não guardam jogos PS5!

Apesar de a situação se esperar ser temporária pois a Sony deu a entender que os discos ligados por USB poderão vir a armazenar jogos PS5 (no entanto eles não serão jogáveis sem estarem num SSD interno, seja o de origem ou uma expansão), neste momento a operação de mover os jogos PS5 para esse tipo de discos é impossível de ser realizada, com a consola a negar a operação.

Refere-se que a situação será resolvida em breve com uma nova versão do firmware da consola, tal como referido neste FAQ.

A realidade é que atualmente a PS5 está limitada ao espaço fornecido de origem, o que diga-se… é pouco!



SSDs colocados na baia de expansão não funcionam!

A baia de expansão da PS5 está neste momento a rejeitar SSDs que lá sejam colocados.

A Sony tinha referido que os SSDs teriam de ser aprovados para poderem ser usados na consola, de forma a se verificar se estes cumpriam com os padrões de velocidade exigidos. E nesse sentido é bem provável que a consola continue a bloquear todos os discos ali colocados, exceto os que forem sendo dados como válidos.

Neste exacto momento, dado que não há discos ainda aprovados, a colocação de um SSD na baia de expansão reporta o seguinte erro:

E o switcher

Entretanto também se soube mais sobre a funcionalidade de mudança rápida de jogos da PS5. E na realidade ela não é mais do que um menu rápido para escolha de outros jogos previamente jogados. No entanto, ao contrário da Xbox o estado dos jogos não é gravado e o jogo retomado, sendo que o jogo arranca no menu principal.





4.7 7 votes
Avalie o nosso artigo
guest
26 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Zidane
Carlos Zidane
13 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Os 1440p foi uma bobagem da Sony não liberar, imagino não deva ser um grande desafio habilitar isso, podem ser poucas pessoas a usar mas, é aquela história; antes ter e não usar do que precisar e não ter.
Sobre a expansão, é questão de tempo e não vejo como problema por hora, até porquê vou penar pra pagar o PS5 e a TV.. e comprar um SSD caro pra expansão ainda.. Pff
Essa idéia da MS de retomar o jogo é uma idéia excelente, creio que uma feature next gen muito bem vinda, uma pena o PS5 não ter mas, de qualquer forma é ainda bastante rápido… e será que não poderia ser implementado via update futuro? 🤔

Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Zidane
13 dias atrás

O Quick Resume parece ser muito bom, mas duvido muito que as pessoas vão ficar com vários jogos abertos. O que a sony tem similar ao quick são aqueles cards de atividades. Pelo o que eu vi quando vc clica em um card já começa a jogar dentro de um certo ponto no jogo.

José Galvão
José Galvão
13 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A minha Sony X900E já suporta 1440p nativos portanto não preciso de me preocupar.
Acho estranho é a tech demo do UE5 correr na PS5 estar a 1440p e depois a consola não suporta essa resolução.

By-mission
By-mission
Responder a  José Galvão
13 dias atrás

Pah vc leu o artigo?
A PS poderia renderizar em 8k que continuava com saída ou 4k ou 1080p ou 720p…. Ou melhor poderias renderizar Crysis 10 em 240p que continuava com 4k 1080p ou 720p!

Repetindo porque realmente parece difícil de entender a PS5 não suporta a resolução de SAÍDA de 1440p…

Logo a GPU pode renderizar em qualquer resolução entre 140p e 8k, a resolução de saída o que vai para a TV é que não tem suporte para os 1440p…

Talvez o Mário não o colocou no artigo mas também é referenciado a Sony também não suporta os monitores 21/9 e 24/9.
comment image

José Galvão
José Galvão
Responder a  By-mission
13 dias atrás

Pah não leste o meu comentário?
Eu já percebi isso, o que eu referi é que caso a Sony venha a implementar essa resolução, eu já a tenho nativamente.

Também percebi que a demo do UE5 corre a 1440 mas que é reescalda pela consola, apenas acho que a Sony já devia ter essa opção porque foi a resolução a que correu a primeira amostra da nova geração e a correr na sua consola.

By-mission
By-mission
Responder a  José Galvão
13 dias atrás

Mais uma vez…

A PS5 suporta os 4k, 1080p e 720p.
Se eu por ex tenho uma TV|monitor 1440p e a saída da PS5 estiver em 4k, 99% destes equipamentos vão fazer o supersampling para a resolução do painel da Tv|monitor. Ou para os leigos 2x MSAA.

A questão se passa do suporte ser específico para esta resolução e que um usuário deste tipo de TV|monitor ter de baixar nas configurações da PS5 de 4k para 1080p pois o seu equipamento não reconhece os 4k, sendo o único prejuízo perder o supersampling dos 4k…

Sem desmerecer a ninguém,mas é uma minoria ínfima de equipamentos que não tem esse suporte, como no meu exemplo seria como exigir o suporte dos monitores|TV 21/9 que também são uma minoria dos equipamentos.

José Galvão
José Galvão
Responder a  By-mission
13 dias atrás

Again…já tinha percebido essa parte mas enfim.

eduard08
eduard08
13 dias atrás

Acredito que tudo isso será resolvido em breve, mas o facto de a ps5 nao ter navigador web oficial e nao ter acesso a discos externos talvez seja porque a sony esta a preparar melhor a ps5 para futuros hacks pois e sempre nos primeiros firmwares que costuma haver mas falhas
E pelo espaço por enquanto ainda nao ha muitos motivos de preocupação pois a consola acaba de sair e o numero de jogos existantes nao sei se são suficientes para encher o espaço livre, mas em todos os casos espero que seja uma coisa que vao resolver rapido

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 dias atrás

Sim eu sei Mario, por isso que coloquei de maneira oficial, em todo o caso acredito que essas opções vao ser colocadas em breve

Andrio
Andrio
13 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Essa limitação para os monitores 1440p espero que num futuro próximo tenha um update. Mas por incrivel que pareça pra mim até que foi benéfica pq eu ia pegar um monitor desses e acabei mudando de ideia. Comecei a procurar TV e hj estou apaixonado pela LG Oled CX 55. Já decidi que vou investir nela para jogar <3

nETTo
nETTo
13 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off Topic chato ao mesmo tempo curioso

https://youtu.be/VrOtwLw4DI8

Agora o embate é Call of Duty Cold War.

Não vi ainda, comparam os dois no modo 120fps. Enfim, parece que o PS5 denovo levou uma ligeira vantagem.

Edit: ambos em 1080p neste modo

Edit2:

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  nETTo
13 dias atrás

Estão basicamente iguais mas o Xbox aparentemente tem pouquinho mais quedas e as mais baixas (nesse vídeo)

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
13 dias atrás

Nesse os dois foram muitissimo bem

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
12 dias atrás

Saiu análise da VGTech, a diferença parece maior a favor do PS5

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
12 dias atrás

Sim, acabei de ver, no PS5 as quedas são menores, mas no geral achei o desempenho muito bom em ambos, ninguem terá problemas onde escolher jogar

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Fernando Molina
12 dias atrás

E em 60fps os dois rodando cravados, coisa linda

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 dias atrás

Ao ser perguntado sobre as diferenças na prática entre XSX e PS5, o Diretor Técnico de Dirt 5 disse aos 45:00 que na teoria a GPU do XSX é superior, mas citou que o PS5 tem o Smart Delivery que transfere energia da CPU p/ GPU e vice-versa. Interessante ele colocar essa análise sobre a mesa, dando a entender que o Smartshift é sim uma vantagem interessante para os desenvolvedores.

https://www.youtube.com/watch?v=aXIHdzVC9vE&t=2700s

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
13 dias atrás

Correção, smartshift. rs

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
12 dias atrás

Aos 1:04:20 ele também menciona o smartshift como um “big deal”, grande negócio.

Sparrow81
Sparrow81
13 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mario, só uma correção quanto ao Switcher: O jogo inicia de onde parou sim, pelos cards. Não é necessário passar pelo menu principal do game. Já tem demonstração disso.

MascoteLeo
13 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Desculpem a minha confusão… Mas com tanto rolo para falar sobre definição de imagem eu acabei ficando confuso… Alguém por favor me explica…

A PS5 não tem saida de imagem em 4k ou 8k, é isso?

O jogo é processado, lá dentro nessas definições, mas a saida da consola para TV/Ecrã é menor que 4k ou 8k?

Então se eu comprar um ecrã ( monitor PC) 4k a imagem que chega ao ecrã não é de 4k, é menor?

Se é isso, então por que raios eles colocam 4k e 8k na caixa da consola?

Eu tenciono um dia comprar a PS4 pro, que supostamente é 4k, o problema é o mesmo?

Obrigado 😁

marcio
marcio
12 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Otimo artigo Mario.

error: Conteúdo protegido