Cerny referiu que a PS5 trabalharia a 3.5 Ghz no CPU e 2.23 Ghz no GPU graças ao seu novo método, quando pelo antigo, 3 GHz e 2 Ghz eram já um problema. Esta situação leva a que muitos ainda acreditem que a PS5 não consegue manter sustentadas as velocidades que possui acima disso, obrigando a descer as mesmas. Ora num post do Beyond 3D, expliquei como a coisa funcionaria, e dado que a explicação saiu muito boa e facilmente compreensível a todos, resolvi trazê-la para aqui:
Na sua ultima entrevista Mark Cerny explicou finalmente como funcionará a PS5, acabando de vez com os rumores dos downclocks ou necessidade de se reduzir a velocidade do CPU para se ter a do GPU e vice versa. E com muito agrado nosso, mesmo reconhecendo que Cerny não tinha sido super claro, verificamos que a nossa interpretação sobre o que ele explicara, estava correcta, e que os nossos antigos artigos sobre como funcionaria a PS5 não precisam de qualquer correcção.
Mas ainda fica no ar uma questão. Mesmo com um sistema baseado em gestão de energias, como é que a consola consegue velocidades de relógio tão altas?
Bem, apesar de nas nossas explicações termos acertado em cheio, sabe-se agora que a situação ainda é mais completa e eficaz do que se julgava. Pelo que uma explicação perfeita obrigaria a mais do que o que se vai seguir.
Seja como for, há uns dias no Beyond 3D dei uma explicação muito simplista de como a PS5 estava a conseguir velocidades de relógio que pela metodologia das velocidades de relógio fixas não era possível. E apesar de ela não abordar com toda a minúcia aquilo que realmente se passa, ela vai certinha à realidade das coisas e explica muito bem um dos factores primordiais disso ser possível. Daí que resolvi publicar aqui essa explicação que dei, devidamente traduzida para português:
—
Imaginem a vossa rede de distribuição de água!
Vocês sabiam que se, ao mesmo tempo, todas as pessoas da vossa rua abrissem todas as torneiras das casas, pura e simplesmente as torneiras não iriam deitar quase agua nenhuma?
E porque? Porque a tubagem não é calculada multiplicando o número de torneiras existentes pelo caudal desejado em cada uma!
Até porque se formos a ver, a probabilidade do cenário anterior é basicamente zero!
Basicamente o dimensionamento dos tubos é feito tendo em conta uma média estimada de consumo por pessoa. Isso toma em conta a ocupação de solo prevista nos planos reguladores das câmaras para a determinação da população máxima na área servida pela tubagem. E mesmo ai, do valor final, apenas se usará um percentagem, e o motivo é o anterior. Dificielmente todas as pessoas usarão todas a agua no mesmo exacto momento.
É este principio que está em causa nas estimativas que as consolas fazem do uso de consumo de energia, e consequentemente emissão de calor. Basicamente, numa cenário perfeito, poder-se ia estimar o uso de energia para uma ocupação a 100% de todos os componentes do GPU a 100% uma velocidade de relógio fixa, e desenhar uma solução térmica para isso.
Mas o que se teria? Uma caixa enorme, e um sistema de refrigeração caríssimo. Algo nada compatível com uma consola que pretende trazer a baixo custo performances que só se obtém em sistemas muito mais caros.
E se as consolas fizessem isso, serviria do que? Estamos a falar de um cenário, que tal como o da abertura de todas as torneiras de todas as casas ao mesmo tempo, nunca acontecerá! Nunca nenhum jogo irá usar o sistema dessa forma.
Daí que as cargas sobre o sistema sejam estimadas baseadas em médias. Verifica-se o que os jogos estão a fazer, e usando modelos estatísticos ajusta-se a coisa à realidade prevista, prevendo-se assim o consumo energético que irá existir, e criando-se uma solução de arrefecimento para as temperaturas associadas a esse consumo energético.
E isto acontece em TODAS as consolas.
Torna-se necessário aqui chamar a atenção que os aquecimentos estão associados ao uso de energia. E que o uso de energia é resultado da carga de trabalho. Por sua vez a carga de trabalho depende não só da ocupação dos diversos componentes do chip, mas tambem da velocidade de relógio, uma vez que mais velocidade implica mais cálculos por segundo.
Daí que qualquer sistema que tente manter os consumos controlados dentro das margens expectáveis necessitam de controlar algumas das variáveis. E a mais usada desde sempre é a velocidade de relógio. Ao a bloquearmos temos mais controlo sobre o que serão os resultados das cargas de trabalho pois o seu resultado final deixará de ser dependente das velocidades de relógio, ficando apenas dependente do uso dos diversos componentes do chip.
Mas aqui as velocidades de relógio tem de ser definidas abaixo do máximo possível. E porque? Devido aos problemas com a térmica!
Apesar do bloqueio das velocidades de relógio, o uso dos componentes do GPU é livre. Um uso dos mesmos acima do estimado implicará um aumento não estimado da carga de trabalho, e consequentemente do consumo energético, e do calor gerado. A consequência será que o chip irá sobreaquecer.
Mas este aquecimento não pode funcionar de forma determinista. Quer dizer, o sistema não pode simplesmente bloquear só porque a temperatura subiu acima do esperado. Daí que os processadores tem de ter uma margem, que é conseguida ao colocar as velocidades de relógio em margens seguras. Dessa forma o sistema pode aquecer acima do esperado, e esse e o motivo pelo qual os sistemas tem ventoinhas que aceleram para tentarem acompanhar essa subida de temperatura.
O problema é que o sistema de arrefecimento perde eficiência quando isso acontece pois a sua optimização é feita para o valor estimado que aqui foi quebrado. Isso quer dizer que se as causas do aumento de temperatura não regularizarem o sistema irá atingir temperaturas elevadas, crashar ou re-iniciar.
Aqui poderá mesmo entrar em cena a salvaguarda dos chips que se desligam quando atingem certas temperaturas.
Ora é aqui que a PS5 é diferente. Porque aborda a coisa de outra forma.
Aqui a PS5 não vai controlar as causas da carga de trabalho. Ela vai ser mais determinista e basicamente vai bloquear o consumo energético máximo que o sistema pode ter num funcionamento normal. Ao fazer isto, ela basicamente está a bloquear a temperatura máxima que o sistema pode emitir, criando uma solução de arrefecimento optimizada para essa temperatura.
Fazendo uma verificação instantânea a cada momento das necessidades do CPU e do GPU, as variações nos consumos também não permitem um aquecimento tão elevado.
Basicamente esta é uma solução muito mais eficaz. no controlo da térmica.
O que ela significa é que a PS5 pode trabalhar à vontade sem se preocupar com sobre aquecimentos. A consola não passará a temperatura prevista.
O que pode acontecer é o mesmo que no caso das velocidades bloqueadas. O de a térmica máxima estar mal calculada para o cenário pior, e nesse caso a PS5 estará exposta ao mesmo problema. E a temperatura subiria!
Para controlar isso, a PS5 tem uma solução! Caso a situação aconteça ela automáticamente sofrerá um downclock de um par de pontos percentuais, o que lhe permite ganhar até 10% nos consumos, mantendo a térmica dentro dos parâmetros ideais.
O que isto implica é que a PS5 não sobreaquecerá nunca. E desta forma as margens de segurança que necessitam de existir nos casos normais e que permitem ao chip sobre aquecer sem crashar, aqui não precisam de existir. Daí que é possível esticar-se as velocidades de relógio a valores não possíveis da outra forma, e de acordo com aquilo que o sistema de refrigeração permite, mantendo assim as temperaturas sobre controlo e ambas as velocidades do CPU e GPU no máximo sem problemas. No caso a Sony ate refere que teve de limitar o CPU e o GPU por questões de timming internos e não de térmica, pelo que o sistema de arrefecimento da Sony se mostra claramente mais do que eficaz a manter as velocidades sustentadas no seu máximo sempre que for preciso.
Quando os jogos forem intensivos em gpu e cpu ela vai descer talvez mais la para a frente mas é inevitável.
Nao poderia a sx fazer o mesmo e correr o gpu mais alto? A sx com uns tweaks provalvelmente poderia correr o gpu a 1.9 ou 2.0 mais nao claro e o cpu a 3.8 com smt?
Sr mario viu a entevista do tio phill?
Que argumento é que tens para dizer isso quando se te refere que a tecnologia é nova, é baseada no controlo de consumos, e que não terá downclocks?
E sim, a sx poderia fazer o mesmo. Se tivesse optado por esta tecnologia na sua concepção. Neste momento qualquer coisa que fizesse seria overclocking com consequências na térmica, aquecimento, e rendimento de produção.
Seja como for, 1825 Mhz num chip com 52 CU usando a metodologia de clocks fixos é já um feito de engenharia. Teoricamente este chip aquecerá mais do que o da PS5.
Não há vantagem… a X já é mais potente, e um overclock poderia causar problemas de timmings com o restante hardware, com perdas de performance em outros locais.
E vi uma entrevista… Na eurogamer… se é a que referes não sei. Uma entrevista onde ele não refere nada sobre assumir o domínio da performance. Como já disse, precisava de um link.
O problema Rui, e e isto que as pessoas nao conseguem entender, e que nao importa se desce. De que te adianta ter a maxima frequencia, se tens o GPU em uso completo? E isto que o Cerny esta a tentar explicar e pelos vistos ninguem entende.
A frequencia determina a quantidade de ciclos feitas por segundo. Por cada ciclo o processador faz operacoes, e isto inclui dar, ou receber instrucoes e fazer operacoes.
Mas por outro lado, tens tambem que, numa operacao nem todo o processador esta a ser usado. A isso chama-se iddle e ocorre sempre com todos os jogos. E por outro, uma operacao pode demorar varios ciclos de relogio a ser completa ou, dependendo da tua arquitetura, pode demorar varios ciclos ate que consigas fornecer instrucoes a todo o hardware.
A GCN por exemplo, demorava 4 ciclos de relogio a dar instrucoes e a ocupar completamente as suas compute units. Isto significa que havia ciclo em que so 1/4 do hardware estava a ser usado. A GCN, quando surgiu, propos algo novo – usar o que nao esta a ser usado por ciclo para fazer operacoes genericas. Mesmo assim, isso nao evitou que houvesse iddle, mas em vez de so um podias chegar a 3/4 ou 1/2, embora menos dado que o hardware recebia nao uma mas duas instrucoes distintas, e nao evitou que uma operacoes possa demorar mais que um ciclo a ser feita.
Ou seja, o que tens que entender e isto: tu quando processas codigo, depende da velocidade a que o processas e o que usas do hardware para o processar. E o uso do hardware influencia o consumo energetico. Quanto mais hardware usares, mais consomes, quanto mais hardware usares e mais rapidamente, mais consomes.
O que se passa na Pro e que, dado que os jogos da Sony sao os que mais usam GPGPU na consola e tb o que melhor usam checkerboard, e a frequencia e fixa, chegas a alturas em que tens um consumo muito elevado (e temperaturas altas).
O que a PS5 faz e manter o consumo constante ao GPU (ou pelo dentro de limitas) deixando a frequencia variar. Ou seja, se tens operacoes num ciclo que nao ocupam o hardware todo, entao a frequencia esta no maixmo para elas poderem ser processadas mais rapidamente. Por outro lado, se tens operacoes que te ocupam o hardware todo entao reduzes a frequencia de modo a evitar sobreaquecimento.
E o Mark Cerny refere que o sistema esta baseado de modo a que tenhas quedas de 10% na frequencia quando necessario.
O que tem que ser retido e que, com isto, apenas reduzes a velocidade a que a consola recebe instrucoes mas nao a capacidade de processamento, apenas “atrasas” a quantidade de operacoes a ser feita num intervalo de tempo (e nao e um grande atraso) quando tens varias operacoes a serem feitas em todo o GPU.
Voltando ao exemplo da GCN, se houver uma fase dar instrucoes (e para ocupar uma CU completa precisas de 4 ciclos), e uma outra fase de processar as instrucoes (e preciso ter em conta que as intrucoes, ou melhor um pedaco de codigo ou uma operacao completa pode demorar varios ciclos a completar dado que podem incluir varias operacoes interdependentes, isto e que esperam resultados de outras), faz sentido fazer a fase de dar intrucoes mais rapidamente, e a faze de processar instrucoes pode ser feita mais lentamente, mas usares mais hardware.
A PS5 nao deve chegar a este nivel, mas e esta a perspetiva.
Excelente artigo Mario. Agora esta mais claro.
So acrescento algo a discussao.
Se alguem tiver curiosidade, que va ver uma review de uma placa grafica qualquer. Qualquer uma.
Chegando a seccao dos consumos devem notar uma coisa – os consumos sao variaveis. Isto significa, em termos simples que, ate agora o que ocorria e que os chips e placas tinham um clock fixo, e um consumo variavel dependendo da carga (power consumption) – e nem todos os jogos consumem o mesmo.
Por isso, e pegando no exemplo da Pro e do porque e que em alguns titulos comeca a fazer mais barulho a resposta e simples. E preciso relembrar que esta, foi a geracao do GPGPU, a geracao onde os jogos aproveitaram os tempos idle da pipeline grafica normal, e usaram esses recursos para computacao generica, ou GPGPU. Nunca foi possivel ter o GPU 100% a GPGPU, mas chegamos a uma cenario onde o GPGPU estaria proximo dos 100% de utilizacao entre grafico e computacao, algo que as 8 ACEs certamente ajudaram a atingir.
Ora os sistemas atuais obrigam a que sejam feitas X operacoes por segundo, com base no clock fisico. E o que ocorre, e que em cada ciclo, podemos ter o GPU a ser mais ou menos utilizado conforme a carga de trabalhos, dado que o mesmo e obrigado a trabalhar aquela velocidade.
Com este sistema, em vez de se obrigar a que o clock seja fixo, obriga-se a que o consumo seja dentro de certos limites, e varia-se a velocidade de relogio de modo a atingir esses limites. Ou seja, o sistema pode usar mais hardware a menor clock, dependendo do codigo, ou pode usar menos hardware a maior clock dependendo do codigo. No fim, o que se garante e que o sistema nao e puxado demais, ao mesmo tempo que o codigo corre sem problemas (porque ou usa mais hardware, ou usa menos e e ate pode ser a maior clock.)
Dado que o consumo esta diretamente relacionado com a termica, controla-se a parte termica.
Bom acréscimo.
Gosto de uma frase do Max-Q da Nvidia que é em tudo similar a isto:
Peak performance is not peak efficiency.
Isto mostra a vantagem desta metodologia sobre os relógios fixos. Ter a performance no máximo está longe de mostrar a eficiência máxima do GPU.
Isto é uma grande mudança de paradigma face aos Tflops clássicos. Pois aqui não se trata de se ter mais, trata-se de se garantir que se tira o máximo partido dos que se tem.
Tanto Nvidia como AMD referem ganhos de 10% na performance face ao sistema clássico.
E se precisarmos de provas basta ver RDNA VS GCN e como isso provou a historia de que o Tflops AMD nao eram iguais aos da nVidia. Porque ha os teraflops teoricos e ha a capacidade de usar efectivamente esses teraflops. E neste aspeto a nVidia esmagou a AMD ate a RDNA1 chegar.
@Bruno obrigado pela excelente reposta.E fugindo um pouco do assunto sobre o hardware em si,o que você acha da utilização de armazenamento em ssd nvme tanto pela Mic e a super velocidade do armazenamento criado pela Sony,qual dos dois tu achas que terá um impacto negativo no que toca a preços?Pode ser uma pergunta besta,mas sei que assim como eu você evita midias digitais sendo assim o armazenamento interno se enche muito rapidamente.
Minha preocupação é referente a custos adicionais que temos nesta gen com aquisição de Hdd externo e etc,mas com a utilização propietária destes dispositivos de armazenamento ssd nvme principalmente do da Sony o preço subira numa proproção muito maior eliminando assim potêncialmente compradores do produto devido a estes custos adcionais elevados.
Posso estar errado e quero estar,mas e você,o que pensas do assunto?
Obrigado.
O que penso? Concordando com o Fernando (nao o Medeiros, mas o outro), penso que esta geracao cada vez se revela como tendo chegado cedo de mais e que pelo menos ate o Outono de 2021 teria sido melhor ambas terem ficado quietas e observado o mercado antes de anvancarem.
Ha duas opcoes em cima da mesa, as empresas foram por vias distintas e ambas as vias fazem sentido, mas ambas sao pessimas para o consumidor.
Opcao 1 – Microcoft: fabrico e comercializacao de SSD proprios (parceria com a seagate), tal e qual memory cards. Cada SSD tem 1 Tb de memoria… Alem do obvio ” mas alguem quer retornar aos anos 90 e usar memory cards?” e preciso esclarecer que nao ha nada interno, e tudo memory card (ou se ha escapou-me no video revelacao). E obvio que, com o uso do SSD poderemos ter uma reducao do tamanho do jogo (ou nao) e pode ser que no fim nem sejam necessarios mais que 1 memory card por cliente, mas duvido muito. Pelo contrario pode ser que sim, que sejam. E relativamente a questao se isto os permite mais baratos, como assumes… so relembro a PS Vita, que tb teve que usufruir de armazenamento interno desta forma com memory cards proprios (e a razao era extamente a mesma – apesar de a Sony mais uma vez ter optado pelo silencio), e o resultado que isso teve. Tudo vai depender de como a MS conseguira evitar este problema – mas regra geral, se pagas para fazer compoenentes proprios esses componentes proprios tendem a ser mais caros que o ofertado no mercado comum.
Opcao 2 – Sony: A PS5 vira com 825 Gb internos que estao soldados a placa. Fora isso, se o ciliente quiser mais tera que adquirir por fora um m2. Algo que este ano sera tecnologia de ponta. Pior, o formato de SSDs nao e como os do HDD, nao esta standardizado e nao ha nada no mercado. Ou seja ainda precisamos de esperar para ver quais formatos serao suportados e o preco. Mas de uma forma simples, esta opcao tem sem duvida mais possibilidade de se tornar mais barata… se os discos que podem ser usados na consola tb forem usados em PCs. Mas no inicio, sera pessimo para o consumidor, porque os discos sao tecnologia de ponta. Ou a Sony, lanca ela mesma (a Sony tem patentes na ReRam) produtos para o PC e assim acaba por contribuir para a distribuicao ou esta pessimo tb para ela.
Obrigado pela resposta @Bruno.
Se tivessem deixado para 2021 como o CEO da Sony andou falando, teriam além de tudo escapado da crise do corona.
a Sony poderia ter usado o dobro da densidade em cada chip flash, daria 1.7TB com PCI-E 5.0 e memoria com o dobro de velocidade, entregando 18GB/s no SSD, Zen 3, com PCI-E 5.0 e talvez até HBM3.
Bom artigo mario!
Mas vou te contar viu, venho compartilhando artigos do mario para algumas pessoas entenderem melhor o PS5 mas puts… ta difícil. pessoal prefere e acredita em tudo que é rumor.
Andrio…
Tu ouves A e ouves B. Tomas A como verdade e B como rumor!
Porque?
Eis incongruências que ouço:
1 – O SSD da PS5 aquece muito!
O SSD da PS5 é de nova geração… Basicamente ele debita 5.5 GB/s, quando esta nova geração poderá chegar aos 7.5 GB/s.
Se o da PS5 aquece, este então é uma bomba atómica!
Daí que se eu escrever que é falso que aquece, é rumor porque?
2 – A PS5 não faz downgrade das velocidades de relógio.
Até agora não tinha muito onde me apoiar para explicar o que dizia senão a minha interpretação das palavras de Cerny. Agora ele confirmou tudo, colocando um ponto final na coisa.
Mas a apoiar temos ainda a tecnologia Max-Q da Nvidia que é equivalente.
Ele refere:
“POWER EFFICIENCY
Dynamic Boost intelligently and automatically balances power between the GPU and CPU so that your Max-Q laptop runs at higher efficiency than ever, and you get more performance than ever.”
Perante isto, é rumor porque?
Pá… eu podia continuar, mas se as pessoas continuam a preferir acreditar que é rumor, deixa-as sossegadas. Não lhes digas mais nada! Elas que acreditem no que querem!
Porque se perante estes dados não acreditam… é porque não querem acreditar! E isso quer dizer que estás a fazer chover no molhado.
E depois há uma coisa engraçada:
O Mark Cerny fala… e as pessoas duvidam. O Phil Spencer fala… e é tudo verdade.
Eu nem estou aqui a por em causa o Phil… nem estou a dizer isso, e nem entro nesse jogo. O que está em causa aqui, é a dualidade de critérios baseada em meras crenças e desejos, em que um é para se duvidar, e o outro é para se acreditar.
Mas e verdade: pHil Spencer diz algo, tudo e verdade , nada e discutivel. A Sony diz algo, nao e bem assim, e mentira, etc etc. Basta ver que quando o rumor do GPU a correr a 2000 Ghz surgiu, todos duvidaram porque “baseado em placas de RDNA1 ou placas nos 14 nm” e muito quente (claro, nao deixaram o facto de ninguem saber das eficiencias da RDNA2 e melhorias de nodo tb contarem para alterar a narrativa).
Ha um fenomeno que tenho vindo a ver desde ha muito tempo e que me faz desconfiar imenso de rumores – e que os rumores e insiders surgem muitas vezes apos informacoes reveladas serem oficiais.
Por exemplo, antes da conferencia de revelacao da PS5 da Sony, quantos DEVs havia a queixarem-se da mesma? 0!
Alias, a opiniao era ate contrario: a Sony tinha a consola mais rapida, e na PS5 era tudo imediato. Mais… A Sony tinha as ferramentas mais desenvolvidas e os DEV kits mais prontos.
Ocorre o video da Sony…
E agora tens twitts deste e daquele a informarem que os DEVs estao a ter imensas dificuldades com a consola. Portanto, passaram a ter dificuldades apos o video? Curioso.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Medo,_incerteza_e_d%C3%BAvida
Só não sei se fazem de graça ou são pagos.
Tendo em conta que tens imensos perfis e todos cirurgicamente a iniciarem discussoes eu apostaria em alguem pago para isso. que mantenha varios perfis e o faca. Alias, ja aqui na PC manias tiveste alguns tipos que vinham e criavam varios perfis para se darem razao a si proprios, Em foruns como o Reset Era e Neogaf nao me espantaria.
Basicamente seria teres um tipo a ser neutro e outro a ser mais agressivo com o “neutro” a vir com moralidades que tentem destruir quem discorde do mais agessivo.
Como por exemplo, “nao sei porque as pessoas insistem nesse disparate do SSD” ou ainda a insistir “nesse disparate?” Enquanto tens outros mais activos a dizerem que isso causa problemas.
Seja como for, no mercado dos videojogos nao lhes serve de muito. A PS5 representa mais de 50% das intencoesde compra para a proxima gen.
Mas o silencio da Sony e preocupante. So ha uma forma de destruir isto: comunicando, demonstrando. Eles estao a fazer o oposto completo do que fizeram com a PS4 e isto esta a prejudica-los.
Uma empresa confiante no seu produto nao se fecha em copas e deixa duvidas no ar muito menos quando se é lider com destaque face os rivais mas isto, é senso comum.
Muito menos quando todos estamos em casa e a ler e ver noticias e a jogar e a ver televisão mais que nunca, se ha momemto certo para passar a mensagem é agora.
Quanto as performances a dura realidade vai chegar e depois quem tiver razao fica na mesma quem nao tiver razão fica na mesma mas mais “triste”.
O ssd pode vir a fazer diferença em jogos 1party acredito que sim mas isso sao 10% do total ou menos.
No resto dos jogos o ssd vai ser loadings mais curtos e uma experiência mais fluida entre menus.
Depois e segundo o richard da DF muitas coisas falta se saber ok, a ps5 tem rdna 2 mas algumas características dessa arquitectura nao tem uma delas o vrs, isto foi o que ele disse, e o cerny nao falou nisso, no RT praticamente nao falou, completamente o oposto da X.
Voltamos ao início nao estao a ser claros em muitas matérias e nao mostraram nada..
E esta parte nao percebo a sony esta la caladinha e toda a gente acha normal e tem respostas para tudo, na Microsoft estao a ser claros na mensagem e ha duvidas na memoria, no disco, no RT.
Eu nao mando nada mas gostaria de saber mais so isso, gostava de ver um loading do gtav na ps5 por exemplo..
A sensação que me dá é que a ps5 estava planeada para 2019.
Ou seja, se fosses CEO de uma empresa, andavas a correr atrás das reacções da concorrência em vez de ditares o teu próprio ritmo? é isso que tu entendes como senso comum e como boa gestão?
Isso é um pau de dois bicos. Porque numa altura em que há pessoas a morrer, em que não se sabe o que vai acontecer à economia, em que tens os teus próprios funcionários em causa, há quem diga que não é altura para verdadeiramente nada.
Para além do mais, a mensagem passará sempre. Como tem estado a passar!
Mas confessa… tu não te interessa a mensagem pois não? Ela está a ser passada e tu ignoras o que é dito e que te é aqui explicado.
Exactamente.
O que tu não pareces querer entender é que as diferenças entre as consolas são tantas que os Tflops não são um bom medidor das performances.
O SSD da PS5 pode fazer diferença.
As cache Scrubbers da PS5 podem fazer diferença
A maior cache por CU da PS5 pode fazer diferença
A largura de banda dividida da X pode fazer diferença
O sistema de gestão de energias da PS5 pode fazer diferença.
A realidade é que neste momento, perante os dados que há, os Tflops estão para segundo plano. Eu diria mesmo que é quase impossível saber que performance real existirá. Uma coisa é o que está no papel, mas a performance não se baseia numa checklist como as pessoas julgam que se baseia.
Eu diria que quem estiver desesperado por declarar um vencedor, tome a X como vencedora. Mas para dados reais do que vai sair dali teremos de esperar.
Ninguem neste website diz que a X vai ficar atrás, mas a realidade é que os dados apontam que a PS5 seja mais eficiente no que tem do que a X… Se é efectivamente? É quase impossível de se dizer isso nesta altura.
Na realidade o SSD pode fazer a diferença em todos os casos.
É possível fazerem-se motores que tirem partido de discos mais rápido, sem impedir que o jogo corra nos mais lentos. Basta que as texturas sejam mais ou menos comprimidas, que o nível de mipmappinng varie, que o LOD tambem varie, passando-se geometria mais complexa ou menos complexa, profundidade de campo variável, etc. Isto não é mais do que uma alteração ao que existe, fazendo o mesmo com as leituras de disco que se faz com os níveis de detalhe ou resolução dos gráficos ao se usar GPUS com performance variável.
Essa é a consequência imediata. Aquela para a qual não precisas de fazer nada pois a velocidade está lá.
Bem, perante o que se tem vindo a saber hoje, com o seu colaborador a fazer parte de um grupo de Discord, que teve acesso ao Leak do Github antes de toda a gente, e criado com a intenção de espalhar más mensagens sobre a PS5, a DF deixa muito a desejar como fonte credível.
Mas fora isso, o Cerny falou do que entendeu falar numa conferência de uma hora. Tu nunca tiveste uma apresentação da PS5 como a Microsoft já fez. Tiveste um video de apresentação da GDC, pelo que a Sony não abordou tudo! Na realidade a Sony apenas arranhou a superficie do que pode ainda falar, quer a nível de software, quer de hardware.
Quanto ao VRS, o que a Microsoft tem é uma versão patenteada por eles. Que a AMD implementou como standard para o futuro RDNA 2, e que a Sony não tem.
O que não quer dizer que a Sony não tenha algo do género, pois não só a Sony tem patentes próprias nessa área, como a AMD tambem ele mesmo as tem. Agora com a Microsoft a patentear uma metodologia que força no seu DX 12, a AMD naturalmente que tinha de usar essa como standard pois o mercado que alcança é o PC.
Mas a AMD como fabricante de hardware personalizado, sendo a solução da Microsoft patenteada e não a podendo ceder, tem de ter uma solução própria, sob pena de fiar para trás.
Então vou-te dizer coisas ditas pela Microsoft!
– Não haverá exclusivos da X nos primeiros 2 anos
– Os novos estúdios foram adquiridos com a ideia de criarem jogos AA para alimentar o Gamepass entre os grandes Franchising
– A Sony e a Nintendo já não são as nossas rivais. Ou seja, o futuro passa pela nuvem e o streaming onde os competidores são a Google e a Apple e não pelas consolas fixas onde estão a Sony e Nintendo.
Se a Microsoft está a ser clara, o que quer isto tudo dizer?
Não foi preciso artigos, como o nosso bem recente sobre os jogos AA, a explicar que a coisa não será bem assim? Onde está a clareza?
Pois estão…
Ou seja, tu colocas dúvidas nos sistemas dos outros apenas porque sim. Mas os outros não podem abordar os assuntos quando há razões para eles.
Descansa… isto é uma página de tecnologia. Ninguem aqui quer dizer que a X é melhor ou que é pior que a PS5, pelo menos não nesta fase. Aliás até levas de barato que a X é mais potente! Aqui analisamos as coisas, a tecnologia.
Nunca abordamos o SSD da X, analisamos o da PS5 que é inovador.
Nunca analisamos o RT da X, e nem analisamos o da PS5 que provavelmente é pior. Apenas se falou que era estranho que a Microsoft usasses um jogo como o Minecraft a 1080p 30 fps para demonstrar um RT, quando um dev que nunca ninguem ouviu falar refere que o seu jogo na consola da Sony usa 4K 60 fps com RT Total.
Quanto há memória… Ninguem sequer referiu um problema. Apenas se abordou uma questão que se não for muito bem gerida é um gargalo!
E Rui… peço que quando colocares em causa os nossos artigos… uses algum argumento mais válido que “a sensação que me dá” e “acredito”, ok!
A PS5 é tecnologia nova. Nunca houve uma consola que funcionasse como ela funciona. As dúvidas são coerentes. Mas duvidar do que se diz porque “tenho uma sensação”, ou “acredito” é que não!
Era bonito se esses fossem os meus argumentos nos artigos, como já vi no Wccftech ou no Redgamingtech.
Eu nao estou contra os artigos sr mario, e apesar de concordar muitas vezes nem sempre concordo o que é normal.
A questão dos timings nao estou de acordo de todo, claro que uma empresa nao tem de reagir a outra mas se bem se lembra as falhas da xbox one a sony teve uma reação rapida humorística/sarcástica.
E nesta fase sinto muita falta de argumentos e confusão e pouco ânimo, se eu fosse o ceo e tivesse em mãos um produto revolucionário nao me ficaria por um logo e uma conferência estilo gdc.
A questão de pessoas a morrer achei de mau gosto, não disse o contrário estou me a debruçar apenas sobre o tema e ja abordei a questão do covid19 várias vezes.
Quanto ao ssd eu vou lendo opiniões e tenho a minha que mantenho.
Agora a DF nao é uma fonte credível? Essa surpreendeu me.
As afirmações da Microsoft nao vejo nada de anormal sinceramente, podem nao ser as que o sr mario gostaria de ler mas isso nao invalida o facto que a microsoft queira fazer pontes entre gerações, queira alimentar o GP com jogos de orçamentos mais comedidos tal e qual a netflix e ache se no direito de no futuro as rivais serem outras, o streaming vai chegar quer queiramos quer não, mais claro que isto a microsoft nao pode ser.
Por fim sr mario, eu sou um leitor de longa data e quando falo, nao estou diretamente a referir me a pcmanias estou a falar no geral nao sou um opinion maker, nem participo para mudar ideias apenas dou a minha opinião.
E é verdade que nao houve aqui artigos sobre o ssd e o rt mas ja houve várias considerações en passant sobre o rt e sobre o kraken da ps5 vs o velocity architeture da X.
Se eu nao puder dar a minha opinião por muito rocambolesca que seja ou errada limito me a ler os artigos.
Mas fico triste de achar que a minha ideia é desacreditar os seus fabulosos artigos apenas certas coisas nao concordo e as vezes chateia me um bocado este passar a mao no pelo numa e na outra olhos de Falcão.
Porque de resto estamos de acordo em tudo, a pcmanias em portugal da 10 a 0 a todas as outras, vivemos tempos duros e ambas as consolas prometem muito seja em legacy, em gráficos, em velocidade, em fps eu do que vejo ninguem se pode queixar compre qual comprar, mas nao e por duas mulheres serem muito bonitas que nao se tente encontrar a mais bonita das duas.
Rui… é verdade!
Tu não sabes até que ponto a Sony foi afectada pelo Covid. Não sabes até que ponto há na empresa vontade de neste momento fazer outra coisa que não seja lutar contra isto, e proteger as pessoas. Há coisas mais importantes agora.
Tens de ter essa perspectiva como possível. E como vais ler amanhã, a Sony neste momento está a movimentar recursos é no sentido de combater o Covid…
Quanto à DF… tambem me surpreendeu. Nunca imaginei vir a saber que um dos seus membros participava de um grupo criado com o intuito de espalhar má informação sobre a PS5.
Quanto às opiniões em passant… são comentários. Respondidos ao sabor das perguntas. Não confundas a página com isso! Seja como for, eu nunca compararia o Kraken com o Velocy engine da Xbox… Porque um é um compressor e o outro um conjunto de tecnologias das mais diversas. Não terei sido eu!
Eu não estou a descuidar nada… estou a gerir uma página que é feita por carolice, sem qualquer lucro. Uma página que é gerida nos tempos livres, e na qual não posso colocar os artigos todos que gostaria, mas apenas os que posso. E é como já expliquei. Não estou a negligenciar a X. Estou a dar cobertura a novas tecnologias que, por serem novas tem de ser explicadas.
Eu expliquei como funcionava a PS5 antes de ninguem. Quando todos referiam sobre-aquecimento e downclocks eu expliquei que não. Para isso vi e revi e revi o video, pesquisei sobre o assunto.
Não mandei um bitaite… estava mesmo convicto do que dizia. Como sempre estou! Engano-me? Claro que sim… sou humano.
Mas informo-me… e acima detudo não escrevo sem ter os pés bem firmes. Se tiver alguma dúvida não escrevo.
Eu nem era para publicar o artigo do funcionamento da PS5. Tal como tu, eu tinha dúvidas. O cerny não foi claro. Nisso concordamos. Aliás na primeira vez que o ouvi, até escrevi um artigo onde referi que acreditava que a PS5 poderia efectivamente descer aos 9.2 Tflops.
Mas depois a lógica bateu. Estavamos a falar da GDC. Estavamos a falar das novas e inovadoras tecnologias da PS5. Justificava entrar em tanto detalhe se aquilo fosse para ser uma barracada?
Bastava nem tocar no assunto e referir apenas que a consola tinha os 10.28 Tflops. E essa lógica levou-me a rever o video, sendo que quando o vi, a coisa já não me soou igual.
Tive de o rever aí umas 4 vezes para finalmente compreender. Aquilo não eram boost clocks, aquilo não eram downgrades. Aquilo era gestão de energia. Uma técnica nova e inovadora.
Tem consciência do que eu digo… A consola mais potente é a Xbox… E isso porque 12.14>10.28. Nada mudará isso!
Agora o que se tenta fazer ver é que capacidade de processamento não é igual a performance. Há uma série de factores… muitos mesmo em que as consolas são diferentes.
Basicamente aquilo que se vê é que a PS5 foi criada no sentido de não ter gargalos. Criar a eficiência máxima do sistema. E perante uma diferença de apenas 17%, isso pode ter compensado.
é pura especulação, mas melhor apagar.
era uma boato da epoca
Bem Deto… criticar os outros e entrar pelos mesmos caminhos não!
Estás em plena especulação, e usando pessoas reais para isso. Não é aceitável!
Sim, depois do que se passou com a Nokia, tudo e possivel. Mesmo algo recambulesco como isto.
Seja como for, normalmente a Sony tem o habito de promover so pessoas com longos anos de experienica e que trabalham ha anos na empresa.. Essa senhora foi contratada para ser assistente do Jim Ryan e ele supervisiona o trabalho dela.
Se ate eu enquanto consumidor vejo que o que se esta a passar e mau, eles internamente, sobretudo executivos de topo cuja principal funcao e acompanhar o mercado deviam ter perfeita consciencia disso, independetemente de cavalos de troia ou nao!
Por isso, Deto, nao ha desculpas, se ha azelhice, essa aszelhice e interna.
No artigo de ontem eu coloquei que o cara o do windows Central compartilhou algo que o ps5 estava aquecendo muito.
Dai o Jason Schreier foi citado na conversa e respondeu isso
https://twitter.com/jasonschreier/status/1245758533511118848
Depois disso a pessoa colocou o perfil dela privado kkkkkkkk
Outra pessoa faz um questionamento na thread e o cara do windows central responde isso
If this were news it’d be on the front page of Windows Central with a glorious headline.
Instead, it was a tweet with me asking if it’s FUD or not, but also mentioning how we have heard similar reports from our sources.
You want to make it more than that that’s on you, not us.
O cara sem fundamentos gerou algo e depois tira o corpo fora kkkkk
passivo agressivo
“isso é FUD ou é real?”
e promove o FUD, exatamente como um FUD deve ser promovido, como boato.
ai aparece os colegas dele respondendo “ouvi dizer que é verdade”
Mas se botarem ele contra a parede, responde “só tô perguntando, não disse que é verdade”
vou botar os links do print desse sujeito que criou o FUD, já que ele trancou o twitter, são os prints que o Jason linkou inclusive.
Esse Jeffrey Rickel é o tal que diz que o SSD aquece e que a PS5 tem problemas térmicos! O tipo tem um historial anti PS danado!
Ele bloqueou o Twitter dele para que ninguém fosse lá ver, mas esses prints apareceram!
O problema é, como dizia o Gobels:
“..uma mentira repetida inúmeras vezes, se torna uma verdade..”
http://www.pushsquare.com/news/2020/04/ps5_is_attracting_an_obscene_amount_of_fud_right_now
https://www.google.com/amp/s/www.voxel.com.br/amp/noticias/ps5-problemas-serios-superaquecimento-otimizacao-rumor_848045.htm
https://www.google.com/amp/s/adrenaline.com.br/amp/noticias/v/63460/ps5-estaria-sofrendo-com-problemas-de-superaquecimento-aponta-rumor
https://www.google.com/amp/s/viciados.net/ps5-sony-pode-ter-de-adiar-console-devido-a-serios-problemas/amp/
esses prints fui eu mesmo que tirei.
Estava lendo de boa e um monte de gente começou a falar “Jeffrey trancou o twitter dele” e eu “wtf? eu estou vendo tudo aqui” e por via das duvidas tirei esses três prints.
Não lembro bem, mas acho que passou 1h e aqui sim eu vi o twitter dele fechado, mas já tinha esses três prints.
Sobre o SSD, não sei se foi baseado nisso ou não, mas começou a aparecer nos foruns gente falando que “essa é a performance de pico? pq SSD esquenta e baixa a velocidade”.
depois começaram a falar que era velocidade fake, pq a performance era de Pico.
Esse deve ser mais um FUD, mas depois que a galera do Neogaf começou a postar os prints do grupo deles, a credibilidade foi pelo esgoto.
Com esses prints eu fiz um topico no neogaff ser fechado, o que espalhava o FUD, e uns dois usuários que espalhavam esse fake em outros topicos tomarem advertência.
A velocidade dos SSDs é sempre anunciada como a sustentada em leitura sequencial. Os picos nunca são contabilizados!
O grande problema dos SSDs é que com ficheiros pequenos podem-se tornar uma arrastadeira. E a velocidade de leitura nesses casos é desconhecida para estes SSDs.
E antes que se diga que é exagero:
https://trends.google.com.br/trends/explore/TIMESERIES/1585935600?hl=pt-BR&tz=180&date=now+7-d&q=Playstation+5+overheating&sni=6
a gente não sabe quantas buscas tiveram.
é como se o 100% fosse sempre o maior valor… Não da para ter ideia se o “100” sao 50 pesquisas, 500 ou 5 milhões.
podem ser 10 fanboys caixistas, 10 sonystas e 20 jornalistas de outros sites querendo descobrir a confiabilidade para ver se replicam ou não.
Depois da revelação do discord, duvido que esses FUDs ai voltem a ter relevância, a verdade que até no gamevicio o pessoal já tá de saco cheio de noticia de rumor falando que o PS5 é uma bomba.
Vou deixar o print, que deve ter sido um FUD dos mesmos caras, que se prestaram a comprar um PS4 PRO para estragar o console com uma fonte de calor do lado de fora.
Provavelmente o PS5 foi adiado, porém como nunca teve uma data eles não precisam divulgar um adiamento, apenas revelarão uma data mais adiante.
O PS5 usa uma Navi Lite, Lite = Mobility, não sei a GPU do XSX mas ela me parece uma versão Desktop. Como Lite o controle termal é mais fino, geralmente ela tenta eliminar o ruído térmico, que é quando oscilações multiplas acabam por gerar desperdício de energia. A Nvidia já tinha feito grandes mudanças desde Pascal e a AMD havia respondido em Vega, o Renoir representa o domínio disso. Mas RDNA é um pouco beberrão devido a seus WGPs muito mais complexos. Eu começo apostando em um processo de fabricação melhor que os 7nm, aposto no nó N6 nm, possibilitando explorar os 2300MHz, coisa que não pode acontecer no N7.
Nao, Lite nao significa mobility (apesar de perceber o porque do teu pensamento e ser quase isso que se passa realmente).
Mas lite, significa, de acordo com o Komachi, que nao e descreto e sim inserido numa APU. A navi 21 tera versao lite.
E tem razão, isso porquê já não existe Mobility na AMD. Todas foram substituídas por APUs.
APUs
Vega 3
Vega 6
Vega 8
RX Vega 10
RX Vega 11
GPUs
RX Vega 56
RX Vega 64
RX Vega 64
Radeon VII Liquid
RX 5500
RX 5500 XT
RX 5600 XT
RX 5700
RX 5700 XT
Radeon Embedded e SemiCustom também são APUs, a AMD integrou todos os seus nichos na sua oferta de APUs e a tendência é que em breve o Hexascale chegue para acabar com as GPUs no cenário HPC.
Tudo que eu sei do Playstation 5 com certeza é que eles não revelaram nada sobre o desempenho da linha de base, utilizaram números de frequência variável para não parecerem muito mais fracos e absolutamente nenhum jogo foi mostrado rodando na máquina, nem para uma versão melhorada de algum jogo recente de sucesso. Nessa altura do campeonato em 2013, a primeira coisa que a Sony fez foi mostrar o Killzone shadow fall.
Todo o resto é especulação pois o Mark Cerny foi extremamente vago sobre a arquitetura para falar apenas de SSD, ou seja, se concentrou só no que é melhor que a concorrência.
Se a Sony tivesse alguma certeza que seu produto é tão bom quanto o concorrente, ou quanto vocês acreditam que é, já teriam falado e mostrado muito mais sobre ele, ainda mais quando eles já não iriam participar de nenhum evento no ano. E os jogos que estão por vir não é desculpa para falta de informações, bastava fazer igual a MS, mostrasse God of War versão PS5 com melhorias gráficas, 4K e 60fps.
Ignorando os boatos estranhos sobre problemas de fabricação e superaquecimento, que eu não acredito e nem desacredito, qualquer um que olha o panorama atual consegue ver que tem alguma coisa errada acontecendo dentro da Sony. Pessoas de muitos anos deixaram a empresa, desenvolvedores de estúdios principais como Naughty Dog e Santa Monica saindo, jogos que já tiveram data para lançamento em fevereiro agora adiado sem data prévia. Eles erraram em algum ponto no planejamento deles.
Snif.. Algo vai muito mal com Sony!
Snif.. Pessoas de muitos anos saindo!
Snif.. Jogos sendo adiados!
O meu amigo, pense um pouco por si mesmo:
A Microsoft tem o console mais poderoso…
A Microsoft tem o console mais poderoso…
A Microsoft tem o console mais PODEROSO…
Ninguém está aqui a dizer que o céu é vermelho. A Xbox Series X é a console mais poderoso. Ponto final.
Querias o que? Toda a gente trabalhando e ficando em casa e Sony tem que cumprir o prazo de entrega, mesmo que custe a vida dos seus funcionários.
Querias o que? Mark Cerny ficar uma hora a falar do GPU mais fraca, ele tem que vender o seu console. Se nem o SSD fosse mais rápido, ele ia ficar na mesma a falar do sistema de som porque é algo em que a PS5 está melhor que a Series X.
Querias o que? Que toda gente que trabalha na Sony, trabalhe lá até morrer. Muita gente também saiu da Microsoft e que também trabalharam lá por muitos anos, deve estar ruim também…
Querias o que? Qualquer coisa que a Microsoft fale da Series X, a Sony imediatamente dê uma resposta a altura. Isso agora é Guerra Fria. Ou esqueceste dos 110 milhões de jogadores que ainda aguardam o TLoU ll e o Ghost of Tsushima projetos esses que devem ter custado largos milhões, mas ao invés de vendelos o importante é responder a Microsoft a altura.
Estou no generalidade de acordo, sei que a covid19 foi algo muito grave que apareceu e baralhou tudo, mas é quase um jogo de espelhos com a postura da mesma sony em 2013, em 2013 foi tudo muito diferente e se o covid19 existe para a sony e nos todos tambem existe para a microsoft.
Mas pronto ja deixei isto claro noutras ocasiões.
By-mission não sao obrigados a nada, e tens razão se o ssd fosse mais fraco iam agarrar se ao áudio ao menos es sincero, quanto aos 110 milhões , muitos deles estavam do outro lado e por erros mudaram para a sony o futuro pode voltar a mudar se erros forem cometidos.
Eu já nem sei é o que pensar desta doenca aproximam se tempos como secalhar nunca se viu tirando as guerras mundiais.
Desejo é saúde e força a todos.
Rui… tu não vês as notícias?
Os EUA parecem burros face ao Covid. Lideram em infectados e mortos, e o Trump até ameaça os governadores dos estados caso declarem recolher obrigatório na páscoa.
As pessoas andam na rua aos magotes como se nada fosse, e as empresas laboram normalmente. O país não ganhou ainda consciência do que se passa. E o que fazem? Em vez de se recolherem, de diminuirem a actividade ,o trump pega em encomendas já destinadas de ventiladores para outros países, paga mais e fica com elas.
Daí que não… o covid não está a afectar da mesma forma a Sony e a Microsoft. Porque a Microsoft, tal como os EUA em geral, ainda age como se ele não existisse ou não fosse preocupante. A Sony não!
Oh Fernando, isto já não é ignorancia. Estás a entrar por caminhos de FUD tu mesmo.
A frequência variável, e isso já foi repetido até à morte, é apenas uma forma mais eficaz de gestão de energias e controlo da térmica. Não tem consequências negativas na performance.
Tu vens para aqui especular, baseado em nada, e depois alegas que tudo o resto é que é especulação.
O Mark Cerny deu um esclarecimento e nele ele foi claro. O CPU e o GPU podem e vão correr ambos na velocidade máxima sem problemas.
E a Sony não vai mostrar nada. Ao contrário de outros a Sony, como mostra a notícia de hoje, está neste momento a mobilizar esforços e dinheiro para combater o COVID-19. Já nas feiras a preocupação era mostrada. Quando a Sony era a primeira a anunciar que não ia por causa do Covid, todos gozavam. Mas as feiras acabaram fechadas!
Ao contrário dos idiotas que existem nos Eua e Brasil aue encaram isto como se nada fosse, o resto do mundo está muito preocupado com esta situação. Brasil e EUA arriscam mesmo a verem o resto do mundo a fecharem-lhes as fronteiras.
Daí que a consola receberá a devida atenção quando esta epidemia for combatida. As equipas da Sony estão a trabalhar em casa, e não há condições sequer para lançar jogos ou trabalhar seja no que for de forma conveniente.
A Sony está atrasada com a apresentação da consola. Há motivos para isso! Ainda faltam basicamente 8 meses para a data prevista de lençamento das consolas, e muito certamente nem sequer vão sair nessa data pois prevê-se uma segunda vaga da epidemia para o inverno.
De resto, tu estás a criar fantasmas e a tentar passar uma imagem que não existe.
Com excepção de youtubers, más linguas, e tu, não vi nenhum website decente a referir que a Naughty dog perdeu funcionários. Se a Naughty Dog tivesse tido realmente 70% dos funcionários a irem embora isso seria notícia em todo o sitio. As acções da Sony iam cair. Eu não vi nada disso! E é completamente falso.
Aliás essa situação é um extrapolação criada pelos fanboys Xbox para regimes de FUD, algo a que a Microsoft está desde sempre associada.
Depois alguns astroturfers associados espalham essas notícias e os vidrados comem a palha que se lhes dá.
A notícia que deu origem a esse boato é um artigo do Kotaku. E ele refere o seguinte na sua notícia do Crunch na Naughty Dog.
One major consequence of this culture has been attrition. Of the 20 non-lead designers in the credits of 2016’s Uncharted 4, a whopping 14—70 percent—are no longer at the studio.
Uma das consequências foi atrito (conflitos). Dos 20 designers não principais que aparecem nos créditos do Uncharted de 2016, um total de 14 (70%) já não estão no estúdio.
Ora isto não diz em lado nenhum que a Naughty Dog perdeu 70% do pessoal. Diz que em três anos, 14 funcionários que trabalharam no Uncharted 4 sairam. Face aos 20 creditados no jogo, isso são 70%. Uma média de 5 por ano.
Há uma diferença enorme no que dizes. Não é 70% do pessoal e não são pessoas com muitos anos pois são designers não principais, e nem sequer sairam agora. Aliás o artigo conclui que o motivo da saida foi o crunch, mas não pode afirmar que isso se aplicou a todos. Isso é uma conclusão deles.
Aliás o artigo deixa claro que a Naughty Dog não esconde as exigências. Não é algo que apanhe as pessoas de surpresa. E nas entrevistas eles dão logo isso a conhecer. São líderes de mercado, fazem nomes, geram fama, e só ali trabalham os melhores. Daí que quem entra sabe ao que vai, e só entra se quiser.
Crunch culture at Naughty Dog isn’t a secret. The studio is open about this mentality in interviews with new hires, and its managers deliberately seek out perfectionists in art, design, engineering, and all of the other disciplines that make games happen.
Quanto ao atual adiamento dos jogos, ele deve-se ao Covid, pois a Sony mandou os funcionários para casa, fazendo-os trabalhar de lá. Mas não há condições para lançar jogos a nível mundial quando tudo, em todo o mundo, trabalha a meio gás, e em alguns dos principais paises, apenas funcionam os serviços essenciais.
Nesse sentido acredito que estarás confuso pelas declarações do idiota do vosso presidente, que encara esta pandemia que matou já milhares de pessoas como uma “gripinha”, acreditando que tem de proteger a economia em vez das pessoas.
A economia está quase parada, as empresas estão quase paradas. Há que se pensar no futuro, e em se superar isto. Actuar como se o mundo não estivesse alterado, parado, em face a uma recessão económica mundial sem precedetes, é que é a atitude que destoa.
“Tudo o que eu sei do Playstation 5 com certeza é que eles não revelaram nada sobre o desempenho da linha base,…”
Entendo que não tenhas entendido a mensagem do Mark Cerny, aquilo foi um linguagem técnica dirigida a quem entende do assunto, mas temos aqui o Mário e outros usuários, que gastam parte do seu tempo a explicar as coisas numa linguagem fácil de entender, e mesmo assim não entendes? Além de não entender, tens a certeza?
É certo que a Sony ainda não mostrou jogos, mas já foram anunciados e até mostraram gameplay de 3 novas IPs que serão lançadas para a PS5. Ao contrário da MS a Sony ainda tem lançamentos para a PS4, ao contrário da MS, aparentemente, a Sony está mais preocupada com o bem estar e a saúde dos seus funcionários. Porquê a insistência de que a Sony tem de mostrar o que quer que seja, porquê a Sony está com problemas ou acabada só porque não mostra isto ou aquilo. Faltam meses, meses para o lançamento da consola, isto se não for adiada, qual é a pressa?