PS 4 vs Xbox One – a serem verdade os últimos rumores, como se comparam as novas consolas

Eis um apanhado daquilo que serão as igualdades e diferenças entre a PS4 e Xbox One, caso os actuais rumores de ocupação de CPU e RAM da PS4 sejam verdadeiros.

vs

Apesar das férias, tive a oportunidade hoje de manhã de ter um tempinho livre. E assim sendo resolvi fazer este apanhado temporário daquilo que serão as diferenças actuais entre a PS4 e a Xbox One caso se confirmem todos os dados actualmente conhecidos.

DADOS CONFIRMADOS OFICIALMENTE:

No que toca a dados oficialmente confirmados há pouco que se sabe do lado da Microsoft. A empresa está calada e pouco ou nada fala sobre a sua consola. Já a Sony foi mais aberta e explicitou vários detalhes sobre alterações efectuadas ao hardware da consola.

XBOX ONE – Dados oficiais

– CPU AMD com 8 núcleos a 1.6 Ghz.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

– 8 GB RAM DDR3 com 68.3 GB/s de largura de banda

– 32 MB de ESRAM intermédia com 192 GB/s de largura de banda (valor alterado recentemente pela Microsoft que no entanto indica igualmente que o máximo realmente conseguido tinha sido 133 GB/s).

– GPU AMD a 800 Mhz. Sabe-se que o Direct X 11.2 permite misturar processamento genérico e gráfico em simultâneo sem penalização de limpeza de caches.

PS4 – Dados oficiais

– CPU AMD com 8 núcleos baseado na tecnologia Jaguar a 1.6 Ghz

– 8 GB RAM GDDR5 com 176 GB/s de largura de banda

– GPU AMD a 800 Mhz, com 18 compute units, 32 ROPS, 1152 Shader Units, canal adicional de comunicação directo ao CPU com 20 GB/s de largura de banda, alterações às caches para permitir processamento genérico e gráfico em simultâneo sem penalização de limpeza de caches, aceitação de 64 comandos de processamento genérico em simultâneo.

DADOS CONFIRMADOS NÃO OFICIALMENTE

Dada a pouco informação dada houve dados que foram confirmados posteriormente quer pela visualização directa do hardware da Xbox One, quer por dados fornecidos pela AMD, quer por dados divulgados pelas equipas que trabalham no hardware das consolas. Tratam-se de dados reconhecidamente aceites como verdadeiros e divulgados internacionalmente pelos mais variados órgãos de comunicação. E estes foram:

Xbox One

– O CPU da Xbox One é igualmente tecnologia Jaguar. Ou seja, os CPUs de ambas as consolas são idênticos. Tratam-se de dois conjuntos de processadores de 4 núcleos cada, com 2 Mb de cache cada um.

– A placa gráfica da Xbox One possui 12 Compute Units, 768 Shader Units e 16 Rops. Não é conhecida actualmente nenhuma alteração ao hardware base da AMD. Desta forma, a placa gráfica da PS3 é dada como mais versátil e mais poderosa num valor que poderá rondar os 50%.

DADOS DIVULGADOS PELA MARCA E CONFIRMADOS PELOS CRIADORES DE SOFTWARE

– Em documento oficial divulgado e publicado na internet, a Microsoft dava a conhecer que a Xbox One reservaria 3 GB para o seu sistema operativo e funções BOX. Ficariam assim reservados, para além destes 3 GB, 10% da potência gráfica e 2 núcleos do CPU. Esta situação foi posteriormente confirmada por diversos programadores e é actualmente aceite como verdadeira.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

DADOS SUPOSTAMENTE DIVULGADOS PELA MARCA MAS QUE NÃO SÃO CONFIRMADOS PELOS CRIADORES DE SOFTWARE

– Segundo a Digital Foundry, um suposto documento oficial da Sony, que nunca foi mostrado, revela que a PS4 reservará 3.5 GB para o seu sistema operativo disponibilizando apenas 4.5 GB para jogos. Mais tarde o próprio Digital Foundry corrige a sua notícia dando-a como incorrecta, sendo que na realidade, actualmente estão reservados apenas 2.5 GB. Os restantes 5.5 GB são acessíveis pelos jogos, mas estão divididos em três partes:

– 4.5 GB seriam de acesso directo.
– 512 MB seriam igualmente acessíveis para uso livre, mas esta memória deveria preferencialmente ser usada para conter dados que se desejem partilhar com características e funcionalidades presentes no sistema operativo (suponho que voice chat, funções sociais, video de jogo que se deseje partilhar, etc).
-512 MB seriam uma memória paginada. Uma espécie de cache destinada a acelerar os tempos de carga e a manter dados temporários sem necessidade de uso do disco.

A confirmação da existência dos dois blocos de 512 MB foi feita pela Sony, sem que no entanto se tenha referido ao total de memória que ficaria disponível para os jogos (neste caso seriam 5.5 GB). E relativamente a esse assunto, várias fontes dão a noticia como errada referindo que esta situação diz apenas respeito a restrições para a fase de lançamento, sendo que se encontram vários jogos em preparação que usarão 6 GB da consola.

A Digital Foundry anuncia ainda que dois núcleos do CPU estariam reservados para o sistema operativo.

Conclusões e diferenças:

Apesar da questão da memória disponível para a PS4, bem com o uso estar ainda por esclarecer, aceitando todos os rumores como verdadeiros, eis o que temos então:

Semelhanças

– A nível de CPU ambas as consolas possuem exactamente a mesma potência, com 2 núcleos reservados e 6 disponíveis para jogos.

– A nível de RAM livre, ambas as consolas dispõem de memória semelhante. 5 GB na Xbox One e 5.5 GB na PS4. Mas caso pretendamos separar a memória cache/paginada do resto (apesar de haver indicações que, pelas vantagens da situação, esta memória também existirá na Xbox One, apesar de não se saber se será retirada dos 5 GB dos jogos ou dos 3 do OS), poderemos dizer que ambas as consolas possuem 5 GB de RAM disponível para jogos.

– Caches do GPU melhorados para aceitação de comandos genéricos e gráficos em simultâneo.

Diferenças

– GPU 50% mais rápido na PS4 com mais 16 ROPS, 384 shader units e 6 compute units.
– Canal adicional de comunicação directa entre GPU e CPU, sem passagem pelas caches, com 20 GB/s de largura de banda.
– 8 GB de memória GDDR5 acessível a 176GB/s na sua totalidade na PS4.
– 32 MB de ESRAM acessíveis a 192 GB/S na Xbox One (com 133 GB/s já comprovados pela Microsoft). Restante RAM acessível a 68.3 GB/s.
– O GPU da PS4 aceita 32 vezes mais comandos genéricos em simultâneo do que as placas gráficas AMD, mesmo as actuais. Desta forma e sem serem conhecidas alterações nesse sentido na Xbox One, esta aceitará igualmente 32 vezes mais comandos do que o GPU da Xbox One.

 

Publicidade

Posts Relacionados