Quais são as especificações da Xbox Série X?

Xbox serie X. Quais são as suas especificações? E aqui é que está a grande dúvida!

Se tem seguido as notícias, as especificações referidas para esta consola passam por um GPU a 12 Tflops e um CPU a 3.6 Ghz.

E diga-se que, tendo algumas questões com a velocidade do CPU, não me custa a acreditar nos 12 Tflops para o GPU. Acho que não só é possível, como até felicitaria a Microsoft caso tal seja mesmo assim. Seria uma consola bem dimensionada a nível gráfico, e que poderia dar um salto semelhante ao que vimos acontecer na passagem da PS3 para a PS4.

Além do mais, são aliás vários os insiders que apontam para esse tipo de performances no GPU, alguns dos quais, por motivos diversos, considero poderem ser fiáveis, o que me faz acreditar ainda mais que isso possa realmente ser verdade!

Mas uma coisa é o que acredito, e outra é o que é realmente e que publicarei aqui na PCManias. E apesar das minhas crenças, não as posso impingir a terceiros como sendo verdades, devendo isso sim, mostrar as dúvidas que se vão levantando e que fazem com que a situação seja apenas uma crença e não uma certeza.



Vamos ver porque?

De onde surgiu a informação dos 12 Tflops? Da boca da Microsoft não foi, e isso é garantido! Ela surge de rumores e de afirmações de insiders, ou supostos insiders.

Mas os insiders não nos garantem fiabilidade. São apenas rumores, que tanto poder conter dados verdadeiros como dados extrapolados que são obtidos de más interpretações de frases ou palavras, sendo por isso errôneos.

Agora, sendo essa a fonte, uma vez que a Microsoft nunca tocou nas especificações, o certo é que tudo o que está ser referido tem tanta probabilidade de ser verdadeiro como de ser falso. Vamos analisar o que a Microsoft referiu oficialmente, para percebermos como as suas frases, podam dar azo a interpretações que tanto podem ser certas ou erradas:

As frases oficiais que existem que dão algumas pistas sobre o poder de computação da nova consola da Microsoft partiram de Phil Spencer, no rescaldo da apresentação da consola, e diziam o seguinte:

Queríamos uma melhoria dramática sobre a Xbox One base. Quando fazemos a matemática, temos oito vezes mais poder GPU do que a Xbox One e duas vezes aquilo que é a Xbox One X

Como vemos não se referem valores, fala-se em poder, ou performance. No entanto são vários os artigos, que extrapolaram exactamente os valores. 12 Tflops são os 6 Teraflops da Xbox One X multiplicados por dois, e são também um valor próximo dos 1,41 Tflops da Xbox One S multiplicados por 8 (11,28 Tflops). Valores que um insider tambem poderia extrapolar.

Mas se matematicamente falando, e para o comum dos mortais, isto é verdade, na prática não o é.

E não o é por vários motivos, que vamos explicitar de seguida:

1 – A consola base não é a S é a One… e tem 1,31 Tflops

Se formos a ver, a consola base não é a S, é sim a consola lançada em 2013! E essa consola possui 1,31 Tflops. Um valor que, quando multiplicado por 8 dá 10,48 Tflops.

Ora com 12 Tflops, ainda cabia aqui uma consola Xbox One das originais. Daí a pergunta: Será que a Microsoft iria perder a oportunidade de falar em 9 em vez de 8 numa altura de auto promoção?

Mas mesmo que aceitemos que estamos a falar da S, há outros dados a tomar em consideração.

1 – 12 Tflops RDNA não é 2x a Xbox One X e 8x a Xbox One.

A cada geração de arquitecturas são feitos ajustes e melhorias nas performances e eficiências. Segundo um estudo da Digital Foundry, que pode ser lido aqui, os ganhos na eficiência não são exactamente matemáticos e iguais em todos os casos, mas no entanto podemos tirar algumas conclusões médias que nos sirvam como valores para análise.

Assim, o que se encontra é que na passagem da arquitectura Tahiti (Xbox One) para a Polaris (Xbox One X –  na realidade a Xbox One X usa uma arquitectura híbrida entre as duas, por questões de compatibilidade do hardware), são ganhos de eficiência para iguals Tflops de 28% quando comparamos os GPUs à mesma velocidade de relógio e com a mesma largura de banda.

Já na passagem da Polaris para a Navi, os ganhos repetem-se, sendo estes novamente de 28%.

Ora a passagem da Tahiti para a Navi não é de 28%+28%, uma vez que estamos a falar de ganhos sobre ganhos, sendo que a Digital Foundry estima este ganho em 62%.

Apesar de a média se situar nestes valores, há áreas onde os ganhos são bem maiores. Por exemplo, no capítulo da teselização, os ganhos da Tahiti para a Navi são de um aumento de 745% de performance.

Ora perante isto, torna-se extremamente difícil de compreender como é que um GPU com 12 Tflops RDNA seja considerado como sendo 8x mais que o GPU Tahiti da Xbox One (aceitemos a S), e 2x o GPU da Xbox One. Porque na prática, é mais… muito mais!



Aceitando os ganhos da Digital Foundry, 12 Tflops num GPU Navi  (RDNA) teria o mesmo rendimento que 15.36 Tflops obtidos por um GPU Polaris (GCN 4.0), e 19,44 Tflops obtidos por um GPU Tahiti (GCN 1.1).

Ou seja, estaríamos perante mais de 13x a Xbox One S, e pelo menos 2.5x a Xbox One X (caso a aceitássemos como 100% Polaris, mas não sendo uma vez que a X é hibrida Polaris e Tahiti, o valor de 3X não choca).



Resumidamente, sendo a Microsoft conhecida pelo Marketing exagerado, terá ela realmente perdido a oportunidade de referir aquilo que é uma realidade, que a sua nova consola seria basicamente 3 vezes a X e 13 vezes a One, apenas para usar matemática de meros números, numa frase que nem toca em números, e dizendo aquilo que de verdade a nível de performances, não tem nenhuma.

Pode ser que sim, pode ser que não!

Note-se com isto que não estou a querer negar os 12 Tflops. Como referi logo no início, esse é um valor no qual eu acredito. O que quero com estas frases explicar é que não devemos e nem podemos, sob pena de uma decepção, acreditar nos números que estão a ser referidos. E o motivo é simples, eles não estão confirmados, e porque como acabei de explicar, as palavras na Microsoft, mesmo que com uma intenção de simplificar a coisa, complicam tudo e não confirmam nada.

Agora respondam-me… Se a ideia da Microsoft é apenas multiplicar 6×2 e 1,41 por 8, como é que ela vai explicar uma Lockhart com 4 Tflops capaz de correr nos mesmos 4K os jogos da Xbox One X?

O CPU

Se os rumores não confirmam de forma alguma a performance em Tflops da consola, mesmo acreditando nos potenciais 12 Tflops no GPU, há algo sobre o qual tenho sérias dúvidas. e falo do CPU.

As mesmas especificações que referem os 12 Tflops, referem um CPU Zen 2 que corre a 3.6 Ghz. E é aqui que aparecem as dúvidas!

Reparem neste gráfico:

Este é um gráfico de performance de um Ryzen 7 3700X, um CPU Zen2. E nele vemos os ganhos de performance com o aumento de velocidade, bem como o aumento de consumos energéticos a isso associado.

Como podemos ver, os aumentos de performance e consumo seguem um padrão linear até aos 2.8 Ghz. O que vemos é que o maior ganho de performance ocorre na passagem dos 2.6 Ghz para os 2.8 GHz (200 Mhz) com um aumento de apenas 1 watt no consumo. Após os 2.8 Ghz e até aos 3.3 Ghz (500 Mhz) temos uma queda no aumento das performances com o aumento da velocidade face ao que tínhamos antes, mas mesmo ainda assim compensador, especialmente se verificarmos que, apesar do aumento de performance ser menor que o que estávamos a ter antes, a curva de consumos inclina menos que o normal, tornando a situação compensadora. Basicamente quando antes tinhamos um aumento de 2 Watts por 200 Mhz, aqui temos um aumento de 3 Watts (1,5 vezes mais) por 500 Mhz (2,5 vezes mais), o que torna a coisa compensadora.

Daí que 3.2 ou 3.3 Ghz soa ao valor ideal para uma consola, pois o que vem depois disso tem muito que se lhe diga:

O aumento dos 300 Mhz adicionais, para os 3.6 Ghz, apesar de trazer um ganho de performance semelhante ao obtido quando da passagem dos 2.8 Ghz para os 3.3 Ghz, traz um aumento nos consumos energéticos considerável. São mais 7 Watts de consumo do CPU! Apenas menos 1 Watt que na passagem de 2,1 Ghz para 3.3 Ghz.

Naturalmente o CPU da consola não é um 3700x pelo que os 3.6 Ghz anunciados podem ter outras curvas de consumo. Mas perante estes dados, este é o ponto onde levanto mais dúvidas.

Porque roubar 7 watts que poderiam ser usados no GPU para os dar ao CPU para um ganho de performance que não é verdadeiramente compensador?

Conclusões

As especificações que circulam sobre o hardware da Xbox series X dão água na boca. O que mais desejo é que sejam verdade!

Mas como sabem, por muito boa que seja a refeição, não tenho o hábito de comer só porque me dão a comer. Analiso, coloco questões e ponho as dúvidas.

E as dúvidas existem. Acreditando mais ou menos em determinadas situações, não as consigo tomar como verdadeiras com os dados que existem, e os motivos estão expostos em cima.

São questões lógicas, coerentes, e que requerem explicações! Explicações essas que nesta fase não existem ainda! Daí que, enquanto os valores não vierem de forma oficial, estes rumores ficam apenas na minha lista de desejos, pois pelo exposto em cima não só não os posso aceitar sem questionar, como, ao contrário do que outros websites estão a fazer, não os posso, pelo menos nesta fase, passar como sendo uma realidade.

 

 



newest oldest
Notify of
AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Como já referiu o Mário, acredito que as especificações iram vir de alguém da indústria, se a ps5 for superior! Porque a MS é manhosa no marketing, só transmite o que lhes dá jeito, deixaram de transmitir as vendas da Xbox one e outros dados porque passavam uma fraqueza comparada a Sony!

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Não dá pra confiar na MS de jeito nenhum.

Marcos
Visitante
Marcos

Realmente, na sony dá..
Eu por exemplo, comprei meu ps2 acreditando em graficos de toy story e comprei meu ps3 acreditando que killzone e motorstorm estavam rodando em tempo real.

Livio
Visitante
Livio

Acho que você quis dizer que as especificações do Xbox virá se a PS5 for inferior, porque se a PS5 for superior não tem como soltar dados que não são a realidade.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Os canais que costumo visitar e sites deviam ler esse artigo com urgência, pois estão a afirmar 12 Tflop sem explicar nada. Sites e canais grandes em audiência, mas comerciais e fracos em informações. São como comer embutidos invés de carne.

Eu não faço idéia do que virá pois eu não tô lá, mas ainda tenho sensação que andará entre 9 ponto alguma coisa e 10 ponto alguma coisa teraflop.
Se for 12 ou mais, excelente.
Mas por questões de preço, de ser um console, acredito em coisas mais pé no chão.

Não ficaria decepcionado com um One Series X ou PS5 a 9.7 Tflop (por exemplo) pois o trabalho encima disso com memória rápida, RT, CPU decente e tudo mais será fantástico, pois atualmente já conseguem ótimos resultados com esse hardware ultrapassado como o One e o PS4.

O que mais me importa será a criatividade com que usarão essas ferramentas pra trazer ótimas experiências de jogo.

Ótimo artigo a propósito Mário, não sendo chouriço padrão da internet.

bruno
Visitante
bruno

Isto esta impossivel.

A esta altura do campeonato, ja nao ligo nada a foruns, leakers e afins. Nao passam de pessoas que vivem das atencoes e portanto limitam-se a falar em tom misterioso e a atirar coisas para o ar. E esta geracao tem estado verdadeiramente impossivel com um monte de pessoas a quererem recusar por toda a forca o facto de as suas previsoes (baseadas em logica da mercearia – basicamente olhavam para os limites da arquitetura do atual no PC, faziam juizos de valor do ar – como por exemplo, o preco e limites da atual Turing) estarem completamente erradas.

Toda esta historia dos sao ou nao 12 Tflops comecou com isto: com as grandes mentes que se recusavam por toda a forca admitir algo superior a 10 Tflops a agora fazerem controle de danos para nao admitir o simples facto de que todas as suas previsoes (que eram ridiculas mas defendiam ate a morte) estavam erradas!

Na minha opiniao, ir buscar os ganhos da arquitetura para tentar justificar que nao sao 12 Tflops e treta!

Tao simplesmente por dois factos;

– Os saltos sempre foram contabilizados independentemente da arquitetura, mas nos puros valores do hardware para todas as geracoes anteriores. Veja-se Cell vs Jaguar, ou o caso dos GPUs – alguem parou para analisar os ganhos de arquitetura entre o xenos e a GCN? Nao!

– Todos os supostos ganhos que temos de arquitetura foram medidos com base em que? Na performance das placas nas maquinas mais mal optimizadas do planeta: os PCs! O PC nao e metrica para coisa nenhuma! O hardware que la esta nao e optimizado, nunca mostra o seu completo potencial e nao se deve ir buscar benchmarks para tentar justificar saltos de performance entre arquiteturas! Ha imenso hardware especializado e optimizacoes extra nas GCNs que as consolas usam e os PCs nao! Os Devs encontra sempre forma de dar a volta a situacao quando o hardware por si nao da conta do recado! Que metrica posso retirar daqui? Um flop e um flop e a RDNA apenas permite ocupar o hardware todo em menos ciclos de relogio sendo optimizada para a rasterizacao. E apesar de precisar de metade, dependendo da thread, isto nem sempre se traduz em mais 50% de performance. Alem disso, isto tem uma consequencia: o GPGPU perde. Alguem mediu isto?

Eu so digo isto: estou a aguardar ansiosamente pela CES 2020, que inicia a 7 de Janeiro. Phil Spencer estara no boot da AMD a falar do GPU da nova Xbox. A nVidia apresentara a ampere ao mundo e ja prometeu duplicar a performance em termos de rasterizacao e RT. tendo em conta que as placas atuais sao a 12 nm e a empresa entrara nos 7nm EUV so digo isto: ola 20 Tflops.

Brunoab
Visitante
Brunoab

toda geração enche de pczista falando que o upgrade vai ser fraco, pq no “mercado livre BR” ou “ebay EUA” uma 5700XT está 350 dólares e “como vai fazer um console de 500USD quando somente a GPU custa 350”

toda geração é assim, os retardados acham que a Sony projetando a APU com parceria com a AMD no desenvolvimento da RDNA vai pagar a mesma coisa que ele paga no mercado livre.

Sobre a ampere com 20TF:

Boatos dizem que a AMD pretente fazer o mesmo com a Nvidia usando o RDNA2 que fez com a Intel com Zen2.

Agora é esperar pra ver.

o mercado de GPUs estagnou igual o mercado de CPUs por causa da AMD não conseguir pressionar a concorrência.

1080TI da quase o mesmo que q uma 2080TI…

Só que ao contrario da Intel, eu acho que a Nvidia continuou investindo, mas só jogou o preço lá para cima e foi mais devagar nas inovações pq não precisava.

Com Ampere eu acho que a Nvidia vai pisar fundo no salto geracional e vai vir com tudo pq ela supoe que a AMD também vai vir com RDNA2 cuspindo fogo.

Se bem que eu falava a mesma coisa sobre a AMD com a 5700XT, no fim, só igualou em desempenho e melhorou um pouco em preço o que a Nvidia já entregava.

Fernando
Visitante
Fernando

12 Tflops é 8,55x o Xbox One S e 2x o Xbox One X. A Microsoft não vende mais Xbox One de 1,31tflops, o menor console vendido tem 1,403904 tflops.
Essa afirmação não foi dita por um engenheiro falando sobre rendimento da arquitetura, foi dita em tom de explicar para um publico de massa que só vai ler Tflops. Para mim foi muito claro e bate de frente com pessoas que tem contatos reais na indústria.
Ha motivos para duvidar de pessoas que tem acesso comprovado a estudios, desenvolvedores, eventos e até à própria MS?
Eu não acho que um Phil Spencer tem na cabeça números exatos de desempenho para se lembrar de dizer em uma entrevista. O papel dele é ser o chefe, não o arquiteto ou o engenheiro.

Todas as especificações estão batendo até agora com o rumor inicial do Reddit lá em janeiro. Na época acharam os tflops baixos, então surgiu RDNA enpassou a ser uma contagem de Flops muito alta e considerada irreal. Agora que existem mais confirmações de fontes confiáveis, trabalham com duas hipóteses, uma o PS5 tem maia de 13tflops, na outra o Xbox na verdade tem menos de 10.

Será que o mundo acaba de acertaram tudo no reddit lá em janeiro?

Lockhart 4+ tflops
Anaconda 12 tflops
PS5 8+ tflops

Vamos fazer um exercício de imaginação. O Series X, suposto 12 tflops, é uma torre muito larga com saida de ar enorme. O devkit do PS5, boatos de 13 tflops, é menor que o PS4 Pro?
Já pararam pra pensar como a física não faz sentido?

Rui
Visitante
Rui

Sinceramente estou muito confiante a microsoft esta muito focada e a fazer as coisas bem é so comparar com a xbox one e o anuncio da mesma.

A xbox sx tem um design imponente e transmite robustez se são 12 tf nao sei se sao 10 nao sei, a sensação que tenho é que o phill sabe que tem ali uma besta de consola, e continuo a pensar que a microsoft vai fazer tudo inclusive perder dinheiro por unidade extra para ter o melhor hardware.

daniel
Visitante
daniel

O Series X é muito robusto, parece um mini tanque mesmo. Mas depois de ver o novo console da Microsoft eu já espero um trambolho advindo pelo lado da Sony também, ainda mais se o console tiver configuração próxima ou levemente superior como alguns rumores sugerem. Se for seguir o padrão tradicional, eu não me espantaria em ver o console maior que o One Fat.

Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Ok… Deste-me muito o que pensar agora.
Será que a Microsoft iria perder a oportunidade de fazer marketing?
Não me parece…
Há qualquer coisa que estão a deixar como margem de manobra.
Se sair com menos potência, podem sempre recorrer aos cálculos para demonstrar que não “mentiram”.
De qualquer forma até a forma como foi feita a apresentação, deixa margens para tudo!
Para 2 ou 3 tipos de consola, com várias especificações diferentes.
Não sei se me convence.

Brunoab
Visitante
Brunoab

unica explicação para serem 12TF e a MS tentar enrolar com o valor real é que o PS5 é mais poderoso.

ela não quer começar a guerra do TF com a Sony, talvez ela tivesse apanhado menos com o xbox one se tivesse dado declarações confusas sobre a performance real.

Shin
Visitante
Shin

Agora você começou a compreender o que estou falando a meses no comentário aqui e como esses consoles não podem ser interpretados apenas por Flops e como Lockhart por exemplo de 4TF ( embora eu ache fake) não vai limitar um salto geracional mas sim se impor para ser uma substituição barata e compatível com os games nextgen do One X. A próxima geração por exemplo os CPUs devem ter um modo intérprete Jaguar que simule o mesmo no caso do PS4 a 1,6GHz e do Xbox One X 2,3GHz enquanto a gestão de energia será controlado por specs pre definidas de conhecimento do desenvolvedor. O que estou dizendo é que cada jogo vai usar um plano de energia. Haverá jogos que vao precisar mais de poder da GPU então esse vai até 3GHz ou talvez 3.5GHz mas dando um pouco menos de poder a GPU e outros que manterão a CPU mais baixa alimentando mais a GPU. É por isso que estamos vendo nos bastidores indícios de incremento da velocidade da GPU, essa coisa não precisa mais ser estática.

É isso que o SPRS faz nos Ryzen, você tem duas regiões distintas de alimentação e isso permite que a alimentação dinâmica mude sua prioridade.
https://i1.wp.com/www.techarp.com/wp-content/uploads/2017/10/AMD-Ryzen-Mobile-APU-slide-30.jpg?ssl=1

Por isso as Specs tem.que ser vistas com precauções pois podem ser reais mas não concretas pois se supõe a máximas que não corresponde a funcionalidade real do console rodando na sua casa.

O que ser mais produto de atenção é sobre o que esses consoles estão resolvendo em tempos de software, quais serão os novos Shaders, que tipo de ambições. Já podemos tirar uma idéia do que esperar com o demo de Hellblade 2, os rostos realistas apresentado nas últimas GDC pela Epic Games ilustram aonde eles estão querendo ir. Eu lembro que Tim Sweeney falou que a Unreal Engine 4 já estava preparada para jogos capazes de trazer pessoas fiéis ao mundo real e que precisava de 20TF para isso mas que poderia fazer com menos não levando em conta o cabelo.

Eu não vou citar as necessidades por trás dos últimos pontos da UE4 mas a maioria dos últimos Techdemo são baseados no Hardware da RTX Titan o que é muito mais do que qualquer hardware de nova geração. Mas eu gostaria de lembrar que a geração atual estava muito a baixo do que os engenheiros da Crytek ou da Epic pediram como recomendável para suas Engines e isso aconteceu por que as empresas japonesas como a Capcom e a Square ilustraram soluções mais minimalistas.

Então esperar consoles que se aproxime de topo de desempenho de uma Turing Highend pode ser algo muito otimista. O que estaremos vendo no melhor dos casos e algo em torno da RTX2070 e isso traduzido para GPU AMD dar a RX5700XT. Mesmo que tenha mais núcleos, isso vai significar não mais que essa média. Portanto, os 9TF é o liminar entre o razoável e o otimismo.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Uma coisa é certa, será um console poderoso, se mais ou menos que o PS5, não sabemos, mas só pelo Hellblade 2 e de imaginar um Gears 6 e Forza pra ele, já me convenceu a adquiri lo, só não sei ainda se day one ou não

Brunoab
Visitante
Brunoab

Tem ainda uma possibilidade da MS não querer falar em TF diretamente e dar o valor exato, já que ela adora arrotar números mesmo quando eles não importam, lanches comigos, espectadores no twitch…

A MS não falou quantos TF o xbox tem, pq ela sabe que o PS5 vai ser mais poderoso, e quanto menos ela falar em TF melhor.

Se ela batesse o martelo, com 12TF, a Sony iria hypar muito o valor em TF do PS5 no anuncio completo.

Essa é minha suposição que não foi citada pelo Mário no artigo.

Outra, garanto que se as coisas se inverterem, e a MS descobrir que o PS5 é mais fraco, garanto que eles mudam o marketing e começam a vomitar de novo “monstro” “console mais poderoso da humanidade” “criador do ceu e da terra” “true 4k para indies de celular”

Esse anuncio sem dizer quantos TF são, na minha opinião, já indicam que o PS5 é mais poderoso.

Livio
Visitante
Livio

A MS pode até saber como está o PS5 em nível de potência/performance, mas ainda acredito que eles estão na dúvida, não sabem se será inferior ou superior e essa alegação de 8x mais que a base(o fat mesmo, não o S como alguns defendem) e 2x mais que o X é mais que uma garantia para o que vier no PS5, creio que se o PS5 vier inferior eles possam dizer quantos TF tem na verdade, se o PS5 vier superior eles irão continuar com essa multiplicação direta.

Agora como já disse em respostas anteriores e como o texto do artigo aborda, é muito estranho a MS não se promover com números maiores que 8x e 2x caso o console tenha realmente 12TF RDNA.

Brunoab
Visitante
Brunoab

também acho o mais certo que eles não saibam.

Shin
Visitante
Shin

Tudo blefe a Microsoft sabe tanto do PS5 como a Sony sabe do Scarlett, os escritórios de patentes sabem, os desenvolvedores sabem, os depositorios de código sabem. Porém acordos contratuais não os permite jogar muito sujo uns para com os outros.

Jogadores pensam que isto é uma competição mas o mercado de games é mais como um oligopolio.

Shin
Visitante
Shin

As empresas falarão de FP16 como peça de publicidade pois sistemas de reconstrução, IA, texturemaps, pós processamento e o Rayshade poderão se aproveitar dele. Eu não me surpreenderia de ver nos consoles operações de baixa precisão como FP4 á 8 bits para inferência. Então o FP32 não é algo tão expressivo na próxima gen.

HENNAN SANTOS CARVALHO
Visitante
HENNAN SANTOS CARVALHO

Sinceramente não acredito nessas especificações por um preço de até 500 dólares e também não acredito que os consoles sejam lançados com valores acima. Logo ou vão subsidiar, improvável, ou teremos especificações mais modestas.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Vou só colar o que eu já falei aqui anteriormente:

toda geração enche de pczista falando que o upgrade vai ser fraco, pq no “mercado livre BR” ou “ebay EUA” uma 5700XT está 350 dólares e “como vai fazer um console de 500USD quando somente a GPU custa 350”

toda geração é assim, os caras acham que a Sony projetando a APU com parceria com a AMD no desenvolvimento da RDNA vai pagar a mesma coisa que ele paga no mercado livre.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Acho que o ideal é estar à espera dos 9/10 Tflops por parte da Xbox serie X. Se vier mais, maior o saldo e melhor para todos nós!
Mas ainda bem que o Mário falou dos antecedentes da Microsoft, que fala que a Xbox one tinha 10x mais performance que a xbox 360, que efetivamente tem devido também a arquitetura!
Temos que ser coerentes, eles aproveitam o que podem para o Marketing, e neste caso parece que estão a fazer igual!

Brunoab
Visitante
Brunoab

Vou deixar aqui a minha previsão:

xbox: 12TF
ps5: 14TF

menos de 20% de diferença, condizente com projeto feito por uma empresa de software vs uma que fabrica até semicondutor e é cheia de contados com outros fabricantes de semicondutores, inclusive já usando esses contatos para garantir 8GB de GDDR5 no PS4.

tem que parar de ser conservador sobre isso, 5700XT com 8TF e 18 meses depois, mudando de 7nm para 7nm+, não conseguir entregar GPUs Mid Range com 12~14TF?

Nvidia, que todos falam que é a TOP, entregou 13TF e DOIS ANOS depois Sony, MS e AMD juntas não conseguem entregar 13TF no segmento médio?

O motivo da MS não dizer logo de uma vez “12TF” é que ela não quer admitir a derrota, melhor bagunçar ao máximo o espaço de comunicação sobre esse assunto.

HENNAN SANTOS CARVALHO
Visitante
HENNAN SANTOS CARVALHO

O problema é que só a placa já custa 450 dólares. Evidente que as empresas tem um belo desconto, mas não tem como encaixar um hardware desse nível em um produto de até 500 dólares.

Brunoab
Visitante
Brunoab

mas não é que vc veio falar em preço? deixa eu copiar e colar aqui:

toda geração enche de pczista falando que o upgrade vai ser fraco, pq no “mercado livre BR” ou “ebay EUA” uma 5700XT está 450 dólares e “como vai fazer um console de 500USD quando somente a GPU custa 350”

toda geração é assim, os caras acham que a Sony projetando a APU com parceria com a AMD no desenvolvimento da RDNA vai pagar a mesma coisa que ele paga no mercado livre.

parece mais papo de pczista com butthurt pq o PS5 e Xbox vão superar o PC que ele já montou a 2 anos atrás…

daniel
Visitante
daniel

Não é papo de pcista, e tem muito fundamento. A Microsoft subsidiou o One X o vendendo a $500, com uma GPU do nível pouco superior a uma RX 580, e na altura de seu lançamento, esta custava $229,90 dólares. Agora tens Ray Tracing, ssd nvmeM2, memória gddr6, zen 2, e por ai vai. Ou eles entregam algo próximo a sua previsão de 12 TF pra cima RDNA, mas ao preço de $599,90, (com subsídio ainda por cima) ou trazem pra realidade de 8 a 10 TF RDNA+ e o fazem por $499,90. Negócio é manter os pés no chão, e utilizar o One X como base, claro, trazendo para o biênio 19/20, porque se não o choro pode ser grande para os 2 lados, com specs abaixo do esperado.

Carlos
Visitante
Carlos

O xbox one x tem 6tf só no papel, a rx580 no pc rende muitíssimo mais.

marckos
Visitante
marckos

Sim, mas no PC normalmente você tem a RX 580 sendo “empurrada” por boas cpus, não por essas cpus jaguar dos consoles…

Carlos
Visitante
Carlos

Quando o ps4 saiu já tínhamos placas de 4tf e ele veio equivalente a uma hd7850 que tbm tem 1.8tf.

Ja no ps5 as melhores placas ficam nos 13tf e vcs esperam que o console venha com 14, vcs não tem noção nenhuma do que falam.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Então os 12TF especulados são na arquitetura antiga?também não faz sentido já que Navi é RDNA.

O que faz mais sentido é acreditar que esse consoles vão ir dos 9 a 10Tflops no máximo em RDNA,e uns 12TF na GCN.

Temos que nos cuidar para não nós decepcionarmos depois.

Fernando
Visitante
Fernando

Enquanto algumas pessoa acham que a MS não deu numeros de especificações por que ela sabe que o PS5 é mais forte, eu acho que é simplesmente por que a AMD não revelou suas placas RDNA 2 ainda e a Microsoft fez o anuncio muito cedo. A falta de qualquer tipo de resposta da Sony até agora quando a Microsoft rouba toda a atenção do TGA pra mim é muito mais suspeita do que a falta de números num powerpoint.
E se o tal insider do Resetera é só um cara trollando um forun inteiro? Isso realmente seria dificil? O resetera é um extensão do neogaf, e também é um lugar onde maioritariamente o público é de playstation. Tudo que o Kleegamefan faz, é falar coisas que agradam a maioria do publico. O Albert Penello que não trabalha mais na MS uma vez na mesma thread disse que tinha motivos para acreditar que o PS5 teria os 8tflops do rumor do reddit mas que não falaria sobre a MS por que trabalhou lá e congece todo o plano da empresa. Ele foi muito hostilizado pelos fans de PS. O Tom Warren logo após soltar o de volta o loackhart, também foi muito hostilizado.
Todo dia as pessoas acreditam em rumores de GPU do PS5 rodando em 2ghz. Parem para pensar um minuto no seguinte, o devkit do PS5 ja vazou e ele é compacto, perto do Series X ele é minúsculo. O rumor do Reditt pode ter acertado tudo sobre o Xbox, inclusive os tamanhos de memória RAM que não seriam muito generosos ao contrario de todos os outros rumores.
E se no fundo tem verdade as informações de 2ghz de relógio na GPU, isso pode ter sido por que em determinada altura a Sony percebeu que seu console ficaria no meio do caminho não sendo nem a opção mais barata e nem a mais poderosa, então eles decidiram focar em aumentar o relógio o quanto pudessem para não ficar atrás na performance, e por isso eles estão conseguindo ir até uns 10tflops.
Não é estranho que a poucos dias a Sony ja estava falando que a ideia denum console Pro é algo que vai continuar?
Meu palpite é que eles sabem que vao ser mais fracos e ja estão preparando o PS5 pro, por que um PS5 mais forte que o Series x nem daria margem de melhora para um Pro.
Porém, a estrategia de 2 SKUs lançados em conjunto permite extrapolar o preço de 499 dólares. Eles tem uma opção mais barata que vai vender mais e vai fazer fundamentalmente a mesma coisa.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Minha pergunta é: você ficaria triste desapontado, insatisfeito com a plataforma e veria menos valor no Xbox se ele fosse menos potente que o PS5?

Pergunto porquê parece incomodar muito essa situação.

O console provavelmente será ótimo menos ou mais potente. Os dois serão provavelmente ótimos.

Mas gostaria de saber qual a opinião caso isso venha a acontecer, na moral.

daniel
Visitante
daniel

Eu penso que muitos ficariam desapontados, tanto para um lado como para outro, se ambos forem o mesmo preço e um for notavelmente superior ao outro. Mas se a Sony tiver um SSD e GPU melhores e o Xbox tiver Ray Tracing e CPU mais capazes, por exemplo, estaria excelente.

Carlos
Visitante
Carlos

Se chegar a 30% de diferença vou no mais forte, tenho um xbox one x.

Brunoab
Visitante
Brunoab

devia ter posto na primeira linha: “neogaff sonysta, resetera sonysta”

Depois “penello disse que eram 8TF”

o mesmo penello que falava que “não tem como o PS4 ser mais poderoso, NOS CRIAMOS O DX” ai esse vale como “insider”?

Devia ter parado de ler quando vomitou “midia sonysta”

esse vitimismo e coitadismo de fanboy do xbox cansa… vira homem rapaz.

Carlos
Visitante
Carlos

Terá 9tf no máximo, isso deve dar 8 xones e 2 xonex que é o que ela prometeu. Valor, 399 dólares.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Acredito em algo próximo ao número do Stadia (10.7 acho) ou até 9 ponto alguma coisa.
Mas certamente estou torcendo pra que os rumores de 12TF ou mais estejam certos.

Fernando
Visitante
Fernando

Hoje a digital foundry esta afirmando que suas fontes também apontaram que o numero é mesmo 12tf, assim como as fontes do windows central. E assim como eu tenho dito que o tamanho do console diz muito sobre a filosofia de desempenho, eles dizem o mesmo. Você me perguntou ali em cima o que eu acharia se o Xbox fosse menos potente que o PS5, eu te digo, não vou achar nada desde que o fulano que sempre falou que os jogos são o mais importante não mude o discurso quando a potência estiver ao seu lado, diferente do lançamento do Xbox One e do PS4. A mim, não importa quem tem o numero mais alto, importa que as performances sejam niveladas por cima e que não haja hipérbole, do tipo fingir que um jogo que está um pouco abaixo da resolução nativa significa alguma desvantagem tecnológica extrema.
Porém, eu gostaria de saber como vai ser com o fan de playstation que se ilude com coisas estúpidas do tipo o Cell, ou declarações vagas de tecnologia se o PS5 estiver atrás do próximo Xbox. Ainda vou ter que ler baboseiras do tipo a “Sony tem uma API que escreve no metal, a MS não”?
Todos os xbox criados foram mais potentes que seus rivais playstation, com exceção do PS4, pois a MS se concentrou em kinect. Ou seja, o unico caso real em que um playstation foi mais forte, foi quando a Microsoft deixou.
O PS4 Pro foi o melhor console que a Sony ja fez e ele é muito inferior ao Xbox One X em tecnologia, qualidade de construção, dissipação de calor, ruído.

Brunoab
Visitante
Brunoab

todos os consoles xbox foram mais potentes, pq chegaram 1 ou 2 anos DEPOIS.

todos xbox que chegaram JUNTOS do playstation perderam.

agora PS4 PRO e Xbox One X custam a mesma coisa e foram lançados ao mesmo tempo, só na cabeça de fanboy do xbox iludido.

“MS deixou” pqp, então a MS deixou a Sony socar 160M de PS2 na bunda dela?

“MS deixou” a Sony vender 105M de consoles tb, pq ela é tão boa que tem um flop menos que o PS3 e mesmo assim já perdeu.

então a “MS deixou” a Sony chegar 1 ano depois no mercado com console por 600USD e terminar a geração na frente?

hauhauhauha

eu recomendo vc ir lá no xbox mingau, misterxmedia, twitter do cooolest watever, e ficar por lá… pq la essas mentiras são retro alimentadas por outros mentiroso iludidos.