Xbox serie X. Quais são as suas especificações? E aqui é que está a grande dúvida!
Se tem seguido as notícias, as especificações referidas para esta consola passam por um GPU a 12 Tflops e um CPU a 3.6 Ghz.
E diga-se que, tendo algumas questões com a velocidade do CPU, não me custa a acreditar nos 12 Tflops para o GPU. Acho que não só é possível, como até felicitaria a Microsoft caso tal seja mesmo assim. Seria uma consola bem dimensionada a nível gráfico, e que poderia dar um salto semelhante ao que vimos acontecer na passagem da PS3 para a PS4.
Além do mais, são aliás vários os insiders que apontam para esse tipo de performances no GPU, alguns dos quais, por motivos diversos, considero poderem ser fiáveis, o que me faz acreditar ainda mais que isso possa realmente ser verdade!
Mas uma coisa é o que acredito, e outra é o que é realmente e que publicarei aqui na PCManias. E apesar das minhas crenças, não as posso impingir a terceiros como sendo verdades, devendo isso sim, mostrar as dúvidas que se vão levantando e que fazem com que a situação seja apenas uma crença e não uma certeza.
Vamos ver porque?
De onde surgiu a informação dos 12 Tflops? Da boca da Microsoft não foi, e isso é garantido! Ela surge de rumores e de afirmações de insiders, ou supostos insiders.
Mas os insiders não nos garantem fiabilidade. São apenas rumores, que tanto poder conter dados verdadeiros como dados extrapolados que são obtidos de más interpretações de frases ou palavras, sendo por isso errôneos.
Agora, sendo essa a fonte, uma vez que a Microsoft nunca tocou nas especificações, o certo é que tudo o que está ser referido tem tanta probabilidade de ser verdadeiro como de ser falso. Vamos analisar o que a Microsoft referiu oficialmente, para percebermos como as suas frases, podam dar azo a interpretações que tanto podem ser certas ou erradas:
As frases oficiais que existem que dão algumas pistas sobre o poder de computação da nova consola da Microsoft partiram de Phil Spencer, no rescaldo da apresentação da consola, e diziam o seguinte:
Queríamos uma melhoria dramática sobre a Xbox One base. Quando fazemos a matemática, temos oito vezes mais poder GPU do que a Xbox One e duas vezes aquilo que é a Xbox One X
Como vemos não se referem valores, fala-se em poder, ou performance. No entanto são vários os artigos, que extrapolaram exactamente os valores. 12 Tflops são os 6 Teraflops da Xbox One X multiplicados por dois, e são também um valor próximo dos 1,41 Tflops da Xbox One S multiplicados por 8 (11,28 Tflops). Valores que um insider tambem poderia extrapolar.
Mas se matematicamente falando, e para o comum dos mortais, isto é verdade, na prática não o é.
E não o é por vários motivos, que vamos explicitar de seguida:
1 – A consola base não é a S é a One… e tem 1,31 Tflops
Se formos a ver, a consola base não é a S, é sim a consola lançada em 2013! E essa consola possui 1,31 Tflops. Um valor que, quando multiplicado por 8 dá 10,48 Tflops.
Ora com 12 Tflops, ainda cabia aqui uma consola Xbox One das originais. Daí a pergunta: Será que a Microsoft iria perder a oportunidade de falar em 9 em vez de 8 numa altura de auto promoção?
Mas mesmo que aceitemos que estamos a falar da S, há outros dados a tomar em consideração.
1 – 12 Tflops RDNA não é 2x a Xbox One X e 8x a Xbox One.
A cada geração de arquitecturas são feitos ajustes e melhorias nas performances e eficiências. Segundo um estudo da Digital Foundry, que pode ser lido aqui, os ganhos na eficiência não são exactamente matemáticos e iguais em todos os casos, mas no entanto podemos tirar algumas conclusões médias que nos sirvam como valores para análise.
Assim, o que se encontra é que na passagem da arquitectura Tahiti (Xbox One) para a Polaris (Xbox One X – na realidade a Xbox One X usa uma arquitectura híbrida entre as duas, por questões de compatibilidade do hardware), são ganhos de eficiência para iguals Tflops de 28% quando comparamos os GPUs à mesma velocidade de relógio e com a mesma largura de banda.
Já na passagem da Polaris para a Navi, os ganhos repetem-se, sendo estes novamente de 28%.
Ora a passagem da Tahiti para a Navi não é de 28%+28%, uma vez que estamos a falar de ganhos sobre ganhos, sendo que a Digital Foundry estima este ganho em 62%.
Apesar de a média se situar nestes valores, há áreas onde os ganhos são bem maiores. Por exemplo, no capítulo da teselização, os ganhos da Tahiti para a Navi são de um aumento de 745% de performance.
Ora perante isto, torna-se extremamente difícil de compreender como é que um GPU com 12 Tflops RDNA seja considerado como sendo 8x mais que o GPU Tahiti da Xbox One (aceitemos a S), e 2x o GPU da Xbox One. Porque na prática, é mais… muito mais!
Aceitando os ganhos da Digital Foundry, 12 Tflops num GPU Navi (RDNA) teria o mesmo rendimento que 15.36 Tflops obtidos por um GPU Polaris (GCN 4.0), e 19,44 Tflops obtidos por um GPU Tahiti (GCN 1.1).
Ou seja, estaríamos perante mais de 13x a Xbox One S, e pelo menos 2.5x a Xbox One X (caso a aceitássemos como 100% Polaris, mas não sendo uma vez que a X é hibrida Polaris e Tahiti, o valor de 3X não choca).
Resumidamente, sendo a Microsoft conhecida pelo Marketing exagerado, terá ela realmente perdido a oportunidade de referir aquilo que é uma realidade, que a sua nova consola seria basicamente 3 vezes a X e 13 vezes a One, apenas para usar matemática de meros números, numa frase que nem toca em números, e dizendo aquilo que de verdade a nível de performances, não tem nenhuma.
Pode ser que sim, pode ser que não!
Note-se com isto que não estou a querer negar os 12 Tflops. Como referi logo no início, esse é um valor no qual eu acredito. O que quero com estas frases explicar é que não devemos e nem podemos, sob pena de uma decepção, acreditar nos números que estão a ser referidos. E o motivo é simples, eles não estão confirmados, e porque como acabei de explicar, as palavras na Microsoft, mesmo que com uma intenção de simplificar a coisa, complicam tudo e não confirmam nada.
Agora respondam-me… Se a ideia da Microsoft é apenas multiplicar 6×2 e 1,41 por 8, como é que ela vai explicar uma Lockhart com 4 Tflops capaz de correr nos mesmos 4K os jogos da Xbox One X?
O CPU
Se os rumores não confirmam de forma alguma a performance em Tflops da consola, mesmo acreditando nos potenciais 12 Tflops no GPU, há algo sobre o qual tenho sérias dúvidas. e falo do CPU.
As mesmas especificações que referem os 12 Tflops, referem um CPU Zen 2 que corre a 3.6 Ghz. E é aqui que aparecem as dúvidas!
Reparem neste gráfico:
Este é um gráfico de performance de um Ryzen 7 3700X, um CPU Zen2. E nele vemos os ganhos de performance com o aumento de velocidade, bem como o aumento de consumos energéticos a isso associado.
Como podemos ver, os aumentos de performance e consumo seguem um padrão linear até aos 2.8 Ghz. O que vemos é que o maior ganho de performance ocorre na passagem dos 2.6 Ghz para os 2.8 GHz (200 Mhz) com um aumento de apenas 1 watt no consumo. Após os 2.8 Ghz e até aos 3.3 Ghz (500 Mhz) temos uma queda no aumento das performances com o aumento da velocidade face ao que tínhamos antes, mas mesmo ainda assim compensador, especialmente se verificarmos que, apesar do aumento de performance ser menor que o que estávamos a ter antes, a curva de consumos inclina menos que o normal, tornando a situação compensadora. Basicamente quando antes tinhamos um aumento de 2 Watts por 200 Mhz, aqui temos um aumento de 3 Watts (1,5 vezes mais) por 500 Mhz (2,5 vezes mais), o que torna a coisa compensadora.
Daí que 3.2 ou 3.3 Ghz soa ao valor ideal para uma consola, pois o que vem depois disso tem muito que se lhe diga:
O aumento dos 300 Mhz adicionais, para os 3.6 Ghz, apesar de trazer um ganho de performance semelhante ao obtido quando da passagem dos 2.8 Ghz para os 3.3 Ghz, traz um aumento nos consumos energéticos considerável. São mais 7 Watts de consumo do CPU! Apenas menos 1 Watt que na passagem de 2,1 Ghz para 3.3 Ghz.
Naturalmente o CPU da consola não é um 3700x pelo que os 3.6 Ghz anunciados podem ter outras curvas de consumo. Mas perante estes dados, este é o ponto onde levanto mais dúvidas.
Porque roubar 7 watts que poderiam ser usados no GPU para os dar ao CPU para um ganho de performance que não é verdadeiramente compensador?
Conclusões
As especificações que circulam sobre o hardware da Xbox series X dão água na boca. O que mais desejo é que sejam verdade!
Mas como sabem, por muito boa que seja a refeição, não tenho o hábito de comer só porque me dão a comer. Analiso, coloco questões e ponho as dúvidas.
E as dúvidas existem. Acreditando mais ou menos em determinadas situações, não as consigo tomar como verdadeiras com os dados que existem, e os motivos estão expostos em cima.
São questões lógicas, coerentes, e que requerem explicações! Explicações essas que nesta fase não existem ainda! Daí que, enquanto os valores não vierem de forma oficial, estes rumores ficam apenas na minha lista de desejos, pois pelo exposto em cima não só não os posso aceitar sem questionar, como, ao contrário do que outros websites estão a fazer, não os posso, pelo menos nesta fase, passar como sendo uma realidade.
Como já referiu o Mário, acredito que as especificações iram vir de alguém da indústria, se a ps5 for superior! Porque a MS é manhosa no marketing, só transmite o que lhes dá jeito, deixaram de transmitir as vendas da Xbox one e outros dados porque passavam uma fraqueza comparada a Sony!
Não dá pra confiar na MS de jeito nenhum.
Realmente, na sony dá..
Eu por exemplo, comprei meu ps2 acreditando em graficos de toy story e comprei meu ps3 acreditando que killzone e motorstorm estavam rodando em tempo real.
Se eu tivesse de listar as maiores aldrabices da informática, a apresentação da Ps3 estaria certamente no top 3. O que ali foi visto foi total e absoluta burla? Salvou-se a guerrilla que conseguiu fazer algo equivalente ao trailer.
Acho que você quis dizer que as especificações do Xbox virá se a PS5 for inferior, porque se a PS5 for superior não tem como soltar dados que não são a realidade.
Os canais que costumo visitar e sites deviam ler esse artigo com urgência, pois estão a afirmar 12 Tflop sem explicar nada. Sites e canais grandes em audiência, mas comerciais e fracos em informações. São como comer embutidos invés de carne.
Eu não faço idéia do que virá pois eu não tô lá, mas ainda tenho sensação que andará entre 9 ponto alguma coisa e 10 ponto alguma coisa teraflop.
Se for 12 ou mais, excelente.
Mas por questões de preço, de ser um console, acredito em coisas mais pé no chão.
Não ficaria decepcionado com um One Series X ou PS5 a 9.7 Tflop (por exemplo) pois o trabalho encima disso com memória rápida, RT, CPU decente e tudo mais será fantástico, pois atualmente já conseguem ótimos resultados com esse hardware ultrapassado como o One e o PS4.
O que mais me importa será a criatividade com que usarão essas ferramentas pra trazer ótimas experiências de jogo.
Ótimo artigo a propósito Mário, não sendo chouriço padrão da internet.
Isto esta impossivel.
A esta altura do campeonato, ja nao ligo nada a foruns, leakers e afins. Nao passam de pessoas que vivem das atencoes e portanto limitam-se a falar em tom misterioso e a atirar coisas para o ar. E esta geracao tem estado verdadeiramente impossivel com um monte de pessoas a quererem recusar por toda a forca o facto de as suas previsoes (baseadas em logica da mercearia – basicamente olhavam para os limites da arquitetura do atual no PC, faziam juizos de valor do ar – como por exemplo, o preco e limites da atual Turing) estarem completamente erradas.
Toda esta historia dos sao ou nao 12 Tflops comecou com isto: com as grandes mentes que se recusavam por toda a forca admitir algo superior a 10 Tflops a agora fazerem controle de danos para nao admitir o simples facto de que todas as suas previsoes (que eram ridiculas mas defendiam ate a morte) estavam erradas!
Na minha opiniao, ir buscar os ganhos da arquitetura para tentar justificar que nao sao 12 Tflops e treta!
Tao simplesmente por dois factos;
– Os saltos sempre foram contabilizados independentemente da arquitetura, mas nos puros valores do hardware para todas as geracoes anteriores. Veja-se Cell vs Jaguar, ou o caso dos GPUs – alguem parou para analisar os ganhos de arquitetura entre o xenos e a GCN? Nao!
– Todos os supostos ganhos que temos de arquitetura foram medidos com base em que? Na performance das placas nas maquinas mais mal optimizadas do planeta: os PCs! O PC nao e metrica para coisa nenhuma! O hardware que la esta nao e optimizado, nunca mostra o seu completo potencial e nao se deve ir buscar benchmarks para tentar justificar saltos de performance entre arquiteturas! Ha imenso hardware especializado e optimizacoes extra nas GCNs que as consolas usam e os PCs nao! Os Devs encontra sempre forma de dar a volta a situacao quando o hardware por si nao da conta do recado! Que metrica posso retirar daqui? Um flop e um flop e a RDNA apenas permite ocupar o hardware todo em menos ciclos de relogio sendo optimizada para a rasterizacao. E apesar de precisar de metade, dependendo da thread, isto nem sempre se traduz em mais 50% de performance. Alem disso, isto tem uma consequencia: o GPGPU perde. Alguem mediu isto?
Eu so digo isto: estou a aguardar ansiosamente pela CES 2020, que inicia a 7 de Janeiro. Phil Spencer estara no boot da AMD a falar do GPU da nova Xbox. A nVidia apresentara a ampere ao mundo e ja prometeu duplicar a performance em termos de rasterizacao e RT. tendo em conta que as placas atuais sao a 12 nm e a empresa entrara nos 7nm EUV so digo isto: ola 20 Tflops.
Pois é Bruno… mas estás a falar de batatas e a conversa são cebolas!
Porque uma coisa é dizer que se tem o dobro dos Tflops, outra é dizer que se tem o dobro da performance.
Quando falas em Tflops falas em números…
Quando falas em performance, como foi o caso, falas em valores absolutos.
Como exemplo, eis as palavras da Microsoft quando fez a mesma comparação entre a Xbox One e a Xbox 360.
https://www.express.co.uk/life-style/science-technology/407569/Xbox-One-is-over-ten-times-more-powerful-than-Xbox-360-says-Microsoft
10 vezes mais…
Ora 240 Gflops * 10 são 2,4 Tflops… e a Xbox One tinha 1,31!
Ou seja, a Microsoft tomou em conta os ganhos da arquitectura… e tinha mais é de o fazer porque comparava performances e não Tflops.
Daí que a resposta à tua questão sobre se alguem parou para contabilizar os ganhos de arquitectura entre o Xenos e o GCN a resposta não é não! É SIM!
Daí que porque motivo agora a coisa está a ser diferente?
Sim? Onde está a prova que com as melhorias de arquitetura tiveste no fim uma melhoria de 10x?
toda geração enche de pczista falando que o upgrade vai ser fraco, pq no “mercado livre BR” ou “ebay EUA” uma 5700XT está 350 dólares e “como vai fazer um console de 500USD quando somente a GPU custa 350”
toda geração é assim, os retardados acham que a Sony projetando a APU com parceria com a AMD no desenvolvimento da RDNA vai pagar a mesma coisa que ele paga no mercado livre.
Sobre a ampere com 20TF:
Boatos dizem que a AMD pretente fazer o mesmo com a Nvidia usando o RDNA2 que fez com a Intel com Zen2.
Agora é esperar pra ver.
o mercado de GPUs estagnou igual o mercado de CPUs por causa da AMD não conseguir pressionar a concorrência.
1080TI da quase o mesmo que q uma 2080TI…
Só que ao contrario da Intel, eu acho que a Nvidia continuou investindo, mas só jogou o preço lá para cima e foi mais devagar nas inovações pq não precisava.
Com Ampere eu acho que a Nvidia vai pisar fundo no salto geracional e vai vir com tudo pq ela supoe que a AMD também vai vir com RDNA2 cuspindo fogo.
Se bem que eu falava a mesma coisa sobre a AMD com a 5700XT, no fim, só igualou em desempenho e melhorou um pouco em preço o que a Nvidia já entregava.
12 Tflops é 8,55x o Xbox One S e 2x o Xbox One X. A Microsoft não vende mais Xbox One de 1,31tflops, o menor console vendido tem 1,403904 tflops.
Essa afirmação não foi dita por um engenheiro falando sobre rendimento da arquitetura, foi dita em tom de explicar para um publico de massa que só vai ler Tflops. Para mim foi muito claro e bate de frente com pessoas que tem contatos reais na indústria.
Ha motivos para duvidar de pessoas que tem acesso comprovado a estudios, desenvolvedores, eventos e até à própria MS?
Eu não acho que um Phil Spencer tem na cabeça números exatos de desempenho para se lembrar de dizer em uma entrevista. O papel dele é ser o chefe, não o arquiteto ou o engenheiro.
Todas as especificações estão batendo até agora com o rumor inicial do Reddit lá em janeiro. Na época acharam os tflops baixos, então surgiu RDNA enpassou a ser uma contagem de Flops muito alta e considerada irreal. Agora que existem mais confirmações de fontes confiáveis, trabalham com duas hipóteses, uma o PS5 tem maia de 13tflops, na outra o Xbox na verdade tem menos de 10.
Será que o mundo acaba de acertaram tudo no reddit lá em janeiro?
Lockhart 4+ tflops
Anaconda 12 tflops
PS5 8+ tflops
Vamos fazer um exercício de imaginação. O Series X, suposto 12 tflops, é uma torre muito larga com saida de ar enorme. O devkit do PS5, boatos de 13 tflops, é menor que o PS4 Pro?
Já pararam pra pensar como a física não faz sentido?
Nada faz sentido, e a tua explicação é apenas uma das possíveis.
Mas a Microsoft nunca falou em TFLOPS, falou em performance. O resto é especulação tua.
E é essas especulações de conveniência que levam a que hajam muitas dúvidas.
Porque por exemplo, o que dizer do Oberon a 2 GHz?
De resto páro por aqui porque como já disse não consigo ter noção de performances pelas caixas. Consigo isso sim pelo aquecimento do GPU, pelo sistema de dissipação e fluxo de ar. Mas pela caixa não.
Porque se fosse pela dimensão da caixa, a Xbox dava uma coça em performances à PS4.
Nem a brincar… lol
Potência pela caixa:
Agora faz sentido! 😛
A PS4 é a pro… 4,12 Tflops
Tinha notado que na imagem eram utilizados PS4 Pro
Um deles está usando chips com 16nm o outro provavelmente é 7nm+. O PS5 também será 7nm+ mas o devkit é muito pequeno, não chega nem perto da caixa do Series X.
Sinceramente não acho isso muito pequeno:

A tirar pela altura em que metade pode ser só de radiadores para arrefecimento de resto faça uma comparação utilizando o DS5. O Controle do Xbox e o DS4 são de dimensões semelhantes e na foto dá para estimar que de largura o dev kit tem aproximadamente 2 DS5 lado a lado e de comprimento dá um pouco mais de 3 DS5 um em cima do outro (replicar a mesma posição em que o DS5 está acima do DevKit).
Maior altura não significa que o equipamento será mais potente, olhe o Dev Kit do PS4 logo atrás do dev do PS5, claramente tem maior altura, mas veja este link de um vídeo do mesmo devkit desmontado, perceba que a placa principal do DevKit e a versão final do PS4(provevel 1° modelo) possuem quase as mesmas dimensões: https://www.youtube.com/watch?v=-r6gRzrAETY
Lembre-se do ditado: “Tamanho não é documento” 😛 … só lembrar do One base, daquele tamanho e com fonte externa
Sinceramente estou muito confiante a microsoft esta muito focada e a fazer as coisas bem é so comparar com a xbox one e o anuncio da mesma.
A xbox sx tem um design imponente e transmite robustez se são 12 tf nao sei se sao 10 nao sei, a sensação que tenho é que o phill sabe que tem ali uma besta de consola, e continuo a pensar que a microsoft vai fazer tudo inclusive perder dinheiro por unidade extra para ter o melhor hardware.
O Series X é muito robusto, parece um mini tanque mesmo. Mas depois de ver o novo console da Microsoft eu já espero um trambolho advindo pelo lado da Sony também, ainda mais se o console tiver configuração próxima ou levemente superior como alguns rumores sugerem. Se for seguir o padrão tradicional, eu não me espantaria em ver o console maior que o One Fat.
Ok… Deste-me muito o que pensar agora.
Será que a Microsoft iria perder a oportunidade de fazer marketing?
Não me parece…
Há qualquer coisa que estão a deixar como margem de manobra.
Se sair com menos potência, podem sempre recorrer aos cálculos para demonstrar que não “mentiram”.
De qualquer forma até a forma como foi feita a apresentação, deixa margens para tudo!
Para 2 ou 3 tipos de consola, com várias especificações diferentes.
Não sei se me convence.
Eu creio que a Microsoft está a ser evasiva com um propósito. E esse é que não lhe interessa divulgar especificações exactas.
Aí eu nem os censuro, até os compreendo, pois não vais revelar o teu jogo ao parceiro. Há que ver o que o parceiro faz e depois apostar.
Eu creio que a frase do Phil Spencer tem um conceito. Não é para ser tomado à letra, como estão a fazer, mas sim referir os objectivos da Microsoft quando partiu para a consola. O resto é guardado para mais tarde.
Daí que ela pode ter menos de 12, 12 ou até mais de 12.
Especular que o dobro da performance da X é 12 Tflops é uma interpretação tão boa como como dizer que é 8. Porque ambas acabam por ser verdade dentro do respectivo contexto.
unica explicação para serem 12TF e a MS tentar enrolar com o valor real é que o PS5 é mais poderoso.
ela não quer começar a guerra do TF com a Sony, talvez ela tivesse apanhado menos com o xbox one se tivesse dado declarações confusas sobre a performance real.
Agora você começou a compreender o que estou falando a meses no comentário aqui e como esses consoles não podem ser interpretados apenas por Flops e como Lockhart por exemplo de 4TF ( embora eu ache fake) não vai limitar um salto geracional mas sim se impor para ser uma substituição barata e compatível com os games nextgen do One X. A próxima geração por exemplo os CPUs devem ter um modo intérprete Jaguar que simule o mesmo no caso do PS4 a 1,6GHz e do Xbox One X 2,3GHz enquanto a gestão de energia será controlado por specs pre definidas de conhecimento do desenvolvedor. O que estou dizendo é que cada jogo vai usar um plano de energia. Haverá jogos que vao precisar mais de poder da GPU então esse vai até 3GHz ou talvez 3.5GHz mas dando um pouco menos de poder a GPU e outros que manterão a CPU mais baixa alimentando mais a GPU. É por isso que estamos vendo nos bastidores indícios de incremento da velocidade da GPU, essa coisa não precisa mais ser estática.
É isso que o SPRS faz nos Ryzen, você tem duas regiões distintas de alimentação e isso permite que a alimentação dinâmica mude sua prioridade.
?ssl=1
Por isso as Specs tem.que ser vistas com precauções pois podem ser reais mas não concretas pois se supõe a máximas que não corresponde a funcionalidade real do console rodando na sua casa.
O que ser mais produto de atenção é sobre o que esses consoles estão resolvendo em tempos de software, quais serão os novos Shaders, que tipo de ambições. Já podemos tirar uma idéia do que esperar com o demo de Hellblade 2, os rostos realistas apresentado nas últimas GDC pela Epic Games ilustram aonde eles estão querendo ir. Eu lembro que Tim Sweeney falou que a Unreal Engine 4 já estava preparada para jogos capazes de trazer pessoas fiéis ao mundo real e que precisava de 20TF para isso mas que poderia fazer com menos não levando em conta o cabelo.
Eu não vou citar as necessidades por trás dos últimos pontos da UE4 mas a maioria dos últimos Techdemo são baseados no Hardware da RTX Titan o que é muito mais do que qualquer hardware de nova geração. Mas eu gostaria de lembrar que a geração atual estava muito a baixo do que os engenheiros da Crytek ou da Epic pediram como recomendável para suas Engines e isso aconteceu por que as empresas japonesas como a Capcom e a Square ilustraram soluções mais minimalistas.
Então esperar consoles que se aproxime de topo de desempenho de uma Turing Highend pode ser algo muito otimista. O que estaremos vendo no melhor dos casos e algo em torno da RTX2070 e isso traduzido para GPU AMD dar a RX5700XT. Mesmo que tenha mais núcleos, isso vai significar não mais que essa média. Portanto, os 9TF é o liminar entre o razoável e o otimismo.
Não me digas que não consegues ver que 4 Tflops para 1440p e 12 Tflops para 4K não encaixam no mesmo nível de performance por pixel?
Aliás, mesmo a 1080p não consegues a mesma performance por pixel com uma consola a 4K e a outra a 12, caso a de 12 use reconstrução de imagem.
Não está em causa o poder correr a mesma coisa ou não. Está em causa que isto não são PCs, e que como tal a qualidade visual do apresentado tem de ser idêntica. Não podemos cortar tudo e mais alguma coisa! Isso não é o conceito de uma consola. A resolução pode mudar, mas o visual não…
Mas para quem defende que a Switch pode correr os mesmos jogos da PS4 e Xbox, ignorando que tal implica cortes visuais tremendos, não estranho que defendas o que defendes.
Eu não sei se Lockhart vai ter 4TF eu acho que vai ter menos mas pode ser mais. O que eu tenho certeza é que a próxima geração não é sobre resolução pois a resolução dinâmica temporal é um padrão evolutivo sobre a resolução fixa, vimos essa diferença no Xbox One X. Na verdade ninguém sabe o que é lockhart e cabe esperar sua revelação ou mais informações mas o que podemos depurar disso é que o Lockhart substituirá o One X em termos de desempenho e se pensamos que o objetivo e se livrar também se livrar do One S, Lockhart possivelmente oferece pelo menos 2x o desempenho do PS4pro que também está na mesma faixa computacional mas possui diversos gargalos que possívelmente Lockhart resolverar.
Então eu não vejo por que Lockhart oferece o menos necessário. Para Anaconda acompanhar Lockhart no mesmo pixel seria necessários 9TF, isto apenas assumido que Anaconda fará o mesmo que Lockhart faz a 1440p em 2160p, mas a Microsoft não precisa atender aos 1440p e nem aos 2160p o que se supõe em uma geração Ray-Tracing é que ambos façam o mesmo mas Anaconda terá mais raios associados a cada pixel o que significa que quanto mais desempenho adicional Anaconda tiver de Lockhart melhor vai parecer sua iluminação em relação seu irmão menor.
Enquanto por exemplo, o RX5500XT que possui Navi14 dispõe de 5,2TF pode rodar quase qualquer game dessa geração a 1080p60 no Ultra. Se levamos em conta que nem mesmo o Xbox One X apoia Ultra tendo seus games otimizados levando enconta seus proprios ajustes de desempenho, podemos entender que seja qual for o o desempenho teórico, esta é também uma faixa do razoável.
Mas a questão é por que precisa de 4TF? Por que não 3,4TF? A questão é, quanto menos Lockhart tem de poder mais eles podem validar o Anaconda. Afinal, para a maioria, um console de que fará 1440p60 ou próximo disso na melhor qualidade PC, que fará algo intermediário com Rayshader já dar justificativa o suficiente para a maioria das pessoas não olhar Anaconda como uma necessidade.
Como falei antes Tim Sweeney disse a anos anos trás que para rodar Samaritan com VXGI era necessários 2,5TF e todas as suas apresentações da epoca usavam a GTX680. A AMD por sua vez testou o seu RadeonRays em tempo real com um Hardware da Radeon Fire Pro GL W9100, uma GCN2 de 5,2TF. Os 4TF RDNA cobre com foga todos esses cenários e isso porque eu nem estou levando em conta possíveis RTUs ou DLAs.
E o Switch tem vários exemplos de jogos dessa geração eu acho que isso estou está definido. Os que rodam abaixo dos 720 linhas são os games que usam mais etapas do Deferred Shader mas eles não deixam de ser compatíveis ou exigem grandes mudanças na interface.
Sim.. 9 tflops para o mesmo que a Lockhart faz a 4… Que se traduziria em um ganho de 58% na qualidade do pixel face à atual geração pois tomando em conta a eficiencia a Lockhart tem aproximadamente a mesma capacidade da X, mas trabalha em uma resolução inferior. Anaconda estaria então com jogos com qualidade de pixels apenas 58% melhores que a atual geração, mas a 4K.
Agora faz a conta à Anaconda a trabalhar com 12 Tflops com reconstrução de imagem para 4K partindo de um buffer de 1920*2160, acompanhando algo que certamente a Sony não deixará de fazer na PS5… e diz-me o que farias à Lockhart nessa situação…
Mas nem precisas disso… Se chegas à conclusão que precisas apenas de 9, mas tens 12, então já vês que a Anaconda vai ser sub aproveitada.
Porque com 12 e 4 Tflops, essas são as escolhas… sub aproveitar a Anaconda, ou trazer a Lockhart para sub Full HD.
Você ignora desempenho real e usa pseudo teoria.
RX5500XT rodando bem 1440p a maioria dos games com média de 40fps Ultra. Se ela tem 5.2TF e 30 para 40fps é uma diferença de 30%, significa que são necessários 3,89TF para manter os 1440p30.
https://youtu.be/zxoSUZEOsjs
O desempenho é compatível com o rumor.
Além disso, o desempenho é equivalente ao da RX590 que possui 7,2TF, ou seja, a variação de 40% entre o GCN4 o que deixa muito próximo do indicativo da AMD.
https://youtu.be/0f1Me-uRbw0
Este aqui é o cenário realista da nova geração. O Lockhart precisa ter em torno de 3,89 à 4.3TF para ser compatível com o desempenho do Xbox One X e o Anaconda precisa ter até 9TF para ser o dobro do One X.
Pseuso teoria é dizer que a Switch corre o Uncharted. O resto é pura matemática, e não há como fugir dela.
A 5550 XT corre jogos a 1440p 40 fps… actuais. Criados com um nível de processamento de aproximadamente 24 Kflops por pixel. Eu estou a falar de efeitos de nova geração onde o ganho seria igual ao que tive os atualmente e onde atribuirias 107kflops a cada pixels para efeitos fotorealistas.
Mais ainda, tu quando falas de rendimento pareces ignorar que o GPGPU é essencial nos dias de hoje, e que ele funciona nos momentos em que o GPU está idle. Ora com um GPU de maior rendimento… tens menos GPGPU.
Daí que os ganhos do rendimento acabem por ser teóricos… porque eles, acima de tudo, dizem respeito ao rendimento do pipeline gráfico, não ao rendimento global do GPU.
Está fazendo uma falácia justificando um ponto de outra conversa para descaracterizar esta conversa. Na outra conversa quando você usou de Uncharted para justificar a inviabilidade de outro ponto com esse, ou seja, outra falácia. Eu disse que UC4 poderia rodar no Switch, então você usa uma terceira falácia justificando a possibilidade pela diferença entre flops. É por isso que não saímos desse papo chato. Na sua mentalidade limitada Flops é a teoria geral da relatividade quando, você o usa axiomaticamente apenas para afirmar um pretexto sem qualquer fundamento factual.
E como posso ignorar o GPGPU quando estou mostrando o fato que a RX5500XT roda games de PC no Ultra a uma velocidade igual ou maior que os consoles atuais? Nessa amostra já está incluído o desempenho de computação da GPU em situação de jogo.
Fato = game rodando
Teoria = Você somando Flops
Falácia = você ignorar um fato para fundamentar sua teoria.
Shin… falácia é acreditar que os pixels se produzem sozinhos, e que não os tens de calcular.
Falácia é tu reconheceres que se a Lockhart tem 4 Tflops para 1440p, a Anaconda teria de ter 9 Tflops para 4K, o que é correcto, mas depois não reconheceres que caso a performance da Anaconda seja usada em 4K reconstruidos partindo de um buffer de 1920×2160, de forma a optimizar a sua performance para melhoria da qualidade gráfica, a Lockhart com 4 Tflops não acompanha.
Porque raio usas uma lógica num caso, e outra no outro?
Ninguem quer uma nova geração que seja graficamente igual à atual. Todos queremos ver os gráficos da nova geração a darem um salto como vimos na geração atual. E com 4 Tflops numa Lockhart, o máximo que consegues na consola base é algo pouco melhor do que a Xbox One X atualmente produz.
Tu és bastante inteligente, e consegues ver isso!
E isso acreditando que os ganhos do rendimento se aplicam, algo que não é fácil de se dizer devido ao facto que os profilers usados nestas consolas optimizam o uso dos GPUs ao máximo, usando GPGPU quando o GPU está idle. E como disse, com mais rendimento internos tens menos tempo de idle e tens menos GPGPU, tornando dificil pesar os ganhos reais num sistema optimizado como é uma consola.
PS: Fica a saber que tenho muito gosto em falar contigo. Tens grandes conhecimentos e és uma mais valia.
Mas compreende que o realismo tem de ser acima de tudo a imagem que tenho de passar na página. Não posso teorizar e nem passar ideias que depois ou são descabidas ou decepcionam.
Há uma imagem de realismo a manter, e quando não há dados concretos, prefiro dar más expectativas que depois são superadas, do que dar expectativas excessivas que depois são frustradas. Pés bem assentes no chão tem de ser a regra numero um.
Uma coisa é certa, será um console poderoso, se mais ou menos que o PS5, não sabemos, mas só pelo Hellblade 2 e de imaginar um Gears 6 e Forza pra ele, já me convenceu a adquiri lo, só não sei ainda se day one ou não
Tem ainda uma possibilidade da MS não querer falar em TF diretamente e dar o valor exato, já que ela adora arrotar números mesmo quando eles não importam, lanches comigos, espectadores no twitch…
A MS não falou quantos TF o xbox tem, pq ela sabe que o PS5 vai ser mais poderoso, e quanto menos ela falar em TF melhor.
Se ela batesse o martelo, com 12TF, a Sony iria hypar muito o valor em TF do PS5 no anuncio completo.
Essa é minha suposição que não foi citada pelo Mário no artigo.
Outra, garanto que se as coisas se inverterem, e a MS descobrir que o PS5 é mais fraco, garanto que eles mudam o marketing e começam a vomitar de novo “monstro” “console mais poderoso da humanidade” “criador do ceu e da terra” “true 4k para indies de celular”
Esse anuncio sem dizer quantos TF são, na minha opinião, já indicam que o PS5 é mais poderoso.
A MS pode até saber como está o PS5 em nível de potência/performance, mas ainda acredito que eles estão na dúvida, não sabem se será inferior ou superior e essa alegação de 8x mais que a base(o fat mesmo, não o S como alguns defendem) e 2x mais que o X é mais que uma garantia para o que vier no PS5, creio que se o PS5 vier inferior eles possam dizer quantos TF tem na verdade, se o PS5 vier superior eles irão continuar com essa multiplicação direta.
Agora como já disse em respostas anteriores e como o texto do artigo aborda, é muito estranho a MS não se promover com números maiores que 8x e 2x caso o console tenha realmente 12TF RDNA.
também acho o mais certo que eles não saibam.
Tudo blefe a Microsoft sabe tanto do PS5 como a Sony sabe do Scarlett, os escritórios de patentes sabem, os desenvolvedores sabem, os depositorios de código sabem. Porém acordos contratuais não os permite jogar muito sujo uns para com os outros.
Jogadores pensam que isto é uma competição mas o mercado de games é mais como um oligopolio.
Sabem o que sabem…
Porque se fosse como dizes, a Microsoft teria alterado a tempo a One.
As coisas vão-se sabendo com o tempo, mas os segredos são guardados o mais possível.
É a imagem da AMD que está em causa, e colocar a mesma em risco, prejudicando-a, perante os NDA assinados poderia levar a AMD inclusive a colocar alguma empresa a tribunal por danos reputacionais.
Eu se tivesse uma empresa na posição da Sony ou Microsoft, e alguem me viesse dar dados da consola concorrente, metia-o em tribunal, mesmo que isso me prejudicasse, mas teria de passar a imagem ao mercado que a coisa é séria e não tolerável, havendo mão de ferro, sob pena de ver o meu produto igualado ou ultrapassado. (Uma postura semelhante a uma que a Nintendo tem tido em várias ocasiões).
A fuga de informações pode levar uma empresa à falência. Trata-se de espionagem industrial e tem penas muito pesadas. Daí que a fuga acontecerá mais facilmente dos criadores de software que tem acesso aos devkits, do que noutras fases. E, como vimos na geração passada, o segredo ainda funciona mais ou menos.
Não falei porque da mesma maneira que não sei as especificações Xbox, não sei as PS5, e não se se é mais ou menos.
As empresas falarão de FP16 como peça de publicidade pois sistemas de reconstrução, IA, texturemaps, pós processamento e o Rayshade poderão se aproveitar dele. Eu não me surpreenderia de ver nos consoles operações de baixa precisão como FP4 á 8 bits para inferência. Então o FP32 não é algo tão expressivo na próxima gen.
É o futuro, e a optimização de recursos.
Nem tudo precisa de 32 bits de precisão, e o rapid packed math com 16, 8 e 4 bits terão elevada relevância, especialmente no domínio da IA.
Sinceramente não acredito nessas especificações por um preço de até 500 dólares e também não acredito que os consoles sejam lançados com valores acima. Logo ou vão subsidiar, improvável, ou teremos especificações mais modestas.
Vou só colar o que eu já falei aqui anteriormente:
toda geração enche de pczista falando que o upgrade vai ser fraco, pq no “mercado livre BR” ou “ebay EUA” uma 5700XT está 350 dólares e “como vai fazer um console de 500USD quando somente a GPU custa 350”
toda geração é assim, os caras acham que a Sony projetando a APU com parceria com a AMD no desenvolvimento da RDNA vai pagar a mesma coisa que ele paga no mercado livre.
Acho que o ideal é estar à espera dos 9/10 Tflops por parte da Xbox serie X. Se vier mais, maior o saldo e melhor para todos nós!
Mas ainda bem que o Mário falou dos antecedentes da Microsoft, que fala que a Xbox one tinha 10x mais performance que a xbox 360, que efetivamente tem devido também a arquitetura!
Temos que ser coerentes, eles aproveitam o que podem para o Marketing, e neste caso parece que estão a fazer igual!
Vou deixar aqui a minha previsão:
xbox: 12TF
ps5: 14TF
menos de 20% de diferença, condizente com projeto feito por uma empresa de software vs uma que fabrica até semicondutor e é cheia de contados com outros fabricantes de semicondutores, inclusive já usando esses contatos para garantir 8GB de GDDR5 no PS4.
tem que parar de ser conservador sobre isso, 5700XT com 8TF e 18 meses depois, mudando de 7nm para 7nm+, não conseguir entregar GPUs Mid Range com 12~14TF?
Nvidia, que todos falam que é a TOP, entregou 13TF e DOIS ANOS depois Sony, MS e AMD juntas não conseguem entregar 13TF no segmento médio?
O motivo da MS não dizer logo de uma vez “12TF” é que ela não quer admitir a derrota, melhor bagunçar ao máximo o espaço de comunicação sobre esse assunto.
O problema é que só a placa já custa 450 dólares. Evidente que as empresas tem um belo desconto, mas não tem como encaixar um hardware desse nível em um produto de até 500 dólares.
Não te guies pelo preço de mercado.
Aî tens impostos, taxas alfandegárias, custos de transporte, armazenamento, margens de intermediários, margens de vendedores, margem do fabricante, margem do criador do hardware, etc, etc.
Recordo que um iphone de 1300 euros custa 200 e tal euros a produzir…
mas não é que vc veio falar em preço? deixa eu copiar e colar aqui:
toda geração enche de pczista falando que o upgrade vai ser fraco, pq no “mercado livre BR” ou “ebay EUA” uma 5700XT está 450 dólares e “como vai fazer um console de 500USD quando somente a GPU custa 350”
toda geração é assim, os caras acham que a Sony projetando a APU com parceria com a AMD no desenvolvimento da RDNA vai pagar a mesma coisa que ele paga no mercado livre.
parece mais papo de pczista com butthurt pq o PS5 e Xbox vão superar o PC que ele já montou a 2 anos atrás…
Não é papo de pcista, e tem muito fundamento. A Microsoft subsidiou o One X o vendendo a $500, com uma GPU do nível pouco superior a uma RX 580, e na altura de seu lançamento, esta custava $229,90 dólares. Agora tens Ray Tracing, ssd nvmeM2, memória gddr6, zen 2, e por ai vai. Ou eles entregam algo próximo a sua previsão de 12 TF pra cima RDNA, mas ao preço de $599,90, (com subsídio ainda por cima) ou trazem pra realidade de 8 a 10 TF RDNA+ e o fazem por $499,90. Negócio é manter os pés no chão, e utilizar o One X como base, claro, trazendo para o biênio 19/20, porque se não o choro pode ser grande para os 2 lados, com specs abaixo do esperado.
A tua questão é lógica, e coerente,
No fundo, demos as voltas que dermos, ficamos sempre na dúvida sobre como chegar a 500 euros.
Mas temos de ver o seguinte.
1- O custo dos componentes é quase de custo, apenas com a margem da AMD. Apesar de no futuro elas poderem dar dinheiro, nesta fase a ideia até é darem prejuizo.
2- As consolas usam novas tecnologias desenvolvidas em colaboração com Aony e Microsoft. Tecnologia essa que agora fica da AMD. O uso dessas tecnologias envolve pagamentos,de royalties que são descontados no preço das consolas.
3- Uma coisa é chegares à AMD e usares tecnologia deles. Outra é financiares o desenvolvimento das tecnologias. São milhões e milhões que a AMD poupa que se vão refletir em baixa de preços no custo dos componentes.
Mas eu comprendo a tua questão, porque mesmo assim, tudo somado ficar pelos 500 euros, soa a uma margem muito apertada.
Só para informação, estima-se que o custo da Xbox One X fosse de 457 dolares, aos quais custaria 14 dolares para montar, elevando o custo total para 471 dólares.
A consola era vendida a 499 doláres, pelo que a margem era positiva de 28 dólares. O APU custava 110 dólares a produzir.
O prejuizo da microsoft resultava depois do facto que 28 dólares não pagavam os custos de logistica, distribuição e lucro do vendedor.
https://www.theregister.co.uk/2013/11/27/xbox_one_price_brings_loss_to_microsoft/
O xbox one x tem 6tf só no papel, a rx580 no pc rende muitíssimo mais.
Sim, mas no PC normalmente você tem a RX 580 sendo “empurrada” por boas cpus, não por essas cpus jaguar dos consoles…
Pode ser que sim, pode ser que não. Pode ser 12 e 8 tambem.
Pura e simplesmente, tal como com as especificações da Xbox, estás a especular as da PS, e a usar fontes de informação que te convem para esta previsão, porque tambem há as que dizem que a Xbox será mais poderosa.
Neste momento podemos falar de rumores, mas não de certezas.
Quando o ps4 saiu já tínhamos placas de 4tf e ele veio equivalente a uma hd7850 que tbm tem 1.8tf.
Ja no ps5 as melhores placas ficam nos 13tf e vcs esperam que o console venha com 14, vcs não tem noção nenhuma do que falam.
Não é impossível. Basta ver que no início do ano achava quase impossível algo mais que o Zen+. Já o SSD era bem pior, completamente utópico.
Basta que a AMD tenha vindo a receber dinheiro ao longo dos anos para preparar isto agora e diluir o impacto nas contas.
Então os 12TF especulados são na arquitetura antiga?também não faz sentido já que Navi é RDNA.
O que faz mais sentido é acreditar que esse consoles vão ir dos 9 a 10Tflops no máximo em RDNA,e uns 12TF na GCN.
Temos que nos cuidar para não nós decepcionarmos depois.
Não… mas na arquitectura antiga é que 12 Tflops seriam 2x a X,
A questão do rendimento do RDNA face às outras arquitecturas é discutivel. Há ganhos num lado, perdas em outro, e certamente nas consolas, pela sua optimização os ganhos serão menores.
Mas sejam quais forem os valores dos ganhos, o certo é que a arquitectura RDNA não pode ser comparada 1:1 com as anteriores.
Enquanto algumas pessoa acham que a MS não deu numeros de especificações por que ela sabe que o PS5 é mais forte, eu acho que é simplesmente por que a AMD não revelou suas placas RDNA 2 ainda e a Microsoft fez o anuncio muito cedo. A falta de qualquer tipo de resposta da Sony até agora quando a Microsoft rouba toda a atenção do TGA pra mim é muito mais suspeita do que a falta de números num powerpoint.
E se o tal insider do Resetera é só um cara trollando um forun inteiro? Isso realmente seria dificil? O resetera é um extensão do neogaf, e também é um lugar onde maioritariamente o público é de playstation. Tudo que o Kleegamefan faz, é falar coisas que agradam a maioria do publico. O Albert Penello que não trabalha mais na MS uma vez na mesma thread disse que tinha motivos para acreditar que o PS5 teria os 8tflops do rumor do reddit mas que não falaria sobre a MS por que trabalhou lá e congece todo o plano da empresa. Ele foi muito hostilizado pelos fans de PS. O Tom Warren logo após soltar o de volta o loackhart, também foi muito hostilizado.
Todo dia as pessoas acreditam em rumores de GPU do PS5 rodando em 2ghz. Parem para pensar um minuto no seguinte, o devkit do PS5 ja vazou e ele é compacto, perto do Series X ele é minúsculo. O rumor do Reditt pode ter acertado tudo sobre o Xbox, inclusive os tamanhos de memória RAM que não seriam muito generosos ao contrario de todos os outros rumores.
E se no fundo tem verdade as informações de 2ghz de relógio na GPU, isso pode ter sido por que em determinada altura a Sony percebeu que seu console ficaria no meio do caminho não sendo nem a opção mais barata e nem a mais poderosa, então eles decidiram focar em aumentar o relógio o quanto pudessem para não ficar atrás na performance, e por isso eles estão conseguindo ir até uns 10tflops.
Não é estranho que a poucos dias a Sony ja estava falando que a ideia denum console Pro é algo que vai continuar?
Meu palpite é que eles sabem que vao ser mais fracos e ja estão preparando o PS5 pro, por que um PS5 mais forte que o Series x nem daria margem de melhora para um Pro.
Porém, a estrategia de 2 SKUs lançados em conjunto permite extrapolar o preço de 499 dólares. Eles tem uma opção mais barata que vai vender mais e vai fazer fundamentalmente a mesma coisa.
A Microsoft não sabe nada… As consolas não são ainda finais.
A Microsoft não revelou por isso mesmo.
Minha pergunta é: você ficaria triste desapontado, insatisfeito com a plataforma e veria menos valor no Xbox se ele fosse menos potente que o PS5?
Pergunto porquê parece incomodar muito essa situação.
O console provavelmente será ótimo menos ou mais potente. Os dois serão provavelmente ótimos.
Mas gostaria de saber qual a opinião caso isso venha a acontecer, na moral.
Eu penso que muitos ficariam desapontados, tanto para um lado como para outro, se ambos forem o mesmo preço e um for notavelmente superior ao outro. Mas se a Sony tiver um SSD e GPU melhores e o Xbox tiver Ray Tracing e CPU mais capazes, por exemplo, estaria excelente.
Se chegar a 30% de diferença vou no mais forte, tenho um xbox one x.
Não é expectável que tal aconteça. A diferença deve andar nos 10 a 20% (max), o que nestas performances não é nada de extraordinário.
É a velha história de onde há pouco, qualquer coisa faz diferença. Mas quando há muito… não faz.
devia ter posto na primeira linha: “neogaff sonysta, resetera sonysta”
Depois “penello disse que eram 8TF”
o mesmo penello que falava que “não tem como o PS4 ser mais poderoso, NOS CRIAMOS O DX” ai esse vale como “insider”?
Devia ter parado de ler quando vomitou “midia sonysta”
esse vitimismo e coitadismo de fanboy do xbox cansa… vira homem rapaz.
O Penello já disse abertamente nos foruns que está desligado da Microsoft e nada sabe ao certo sobre as últimas consolas.
Peço desculpa pelo uso desta mensagem… mas a administração não deixa iniciar um novo post, apenas responder.
Preciso da ajuda dos leitores.
Quando no artigo da Xbox Series X mostrei o Traler de Death Stranding após o de Shenua, mesmo referindo que Shenua é claramente superior, e que como jogo de primeira geração mostrava algo que dava água na boca, apareceu logo malta a referir que a comparação não tinha jeito nenhum.
Mas curiosamente a Digital Foundry escreveu:
“The tone and mood of some of the environments is similar to Death Stranding in some respects, making for an interesting comparison, but putting Hellblade 2 side-by-side with Kojima Productions’ tech masterpiece demonstrates a proper generational leap here – as you’ll see in the video embedded further up on this page!”
Daí que tenho de perguntar… Em que é que falhei na mensagem… Foram as palavras?
É que a Eurogamer faz a mesma comparação, e curiosamente não vi os leitores da Eurogamer a dizer o mesmo! Daí que gostava de ajuda a perceber onde falhei, para que futuramente possa ser mais preciso.
Eis o que escrevi:
Peço por favor que me ajudem aqui… Acredito que o problema esteja nas frases, que estão a falhar na transmissão da mensagem! Mas sinceramente, tirando o facto de dizer que não me impressionou assim tanto (e não o fez pois espero muito mais de 12 Tflops, especialmente quando se sabe agora que o trailer estava a 3840*1560 e a 24 fps, pelo que escreveria isso sempre), não vejo nada que justifique os comentários.
Quero mesmo saber se sou eu que falho na mensagem, ou se será que há muita sensibilidade, e o facto de o melhor desta geração ser Playstation, e estar a ser comparado com Xbox leva a que quem leia não veja que apenas se está a comparar grafismo, sem olhar a marcas e hardware. E o objectivo era apenas esse… mostrar o melhor actual comparado com o trailer.
Por favor quem comentou criticando a colocação de Death Stranding, ajude aqui, explicando. Porque caso tenham sido as palavras, ao objectivo é melhorar. Obrigado!
Bom aqui como na eurogamer e outros sítios há sempre pessoas demasiadamente sensíveis ao que toca o vício.
Mas na eurogamer como tem mais gente a comentar o defensores mais acerrimos ficam diluídos nos que tem mais bom senso..
Aqui ficam bem a maioria, é muito radical!
Já tivemos alguns users a andar a procurar texturas de baixa resolução em um jogo para defender seu ponto de vista, outros que ao serem contrariados juraram que nunca voltariam e bom olha eles voltaram.
O problema pelo que eu vejo não é a mensagem que passa mas sim a pessoa que está lendo.
Digo eu sempre tive do lado PS sempre joguei Gran Turismo e não me dói dizer que acho Forza um jogo melhor… Tenho imensas horas em DriveClub e não morrerei por dizer que o que a Turn10 faz com Forza Horizon é sensacional do melhor jogo de corridas que existe. Será que todos os que estão do lado Verde também conseguem reconhecer as qualidades de jogos como Uncharted, God of war e etc.
Te digo com toda certeza que não, mas será que todos que estão do lado azul conseguem reconhecer as qualidades de jogos como Ori, Gears, forza ou Halo?? com certeza não, por isso que digo, fanboy é raça desprezivel, não importa fanboy de que
Mas a principal “zoação” dos sonystas quanto aos caixistas é justamente essa. Eles reconhecem dizendo que o Xbox só tem a tríade Halo/ Gears / Forza, ou então só jogo indie (aqui entra Ori, Cuphead e Ashen). Pra mim isso é uma forma de “elogio” implícito. O problema é que os mais xiitas exageram quase sempre e denigrem os não excelentes, mas bons exclusivos como sunset overdrive, quantum break, e afins. E tem do outro lado também, quando dizem que Days Gone está ao nível de Crackdown 3.
Days Gone ao nível de Crackdown… para isso era preciso que Crackdown tivesse entrado nos tops de venda, mas na realidade ele lutou foi para vender alguma coisa.
Days Gone foi o jogo mais vendido no segundo maior mercado do mindo ma semana de lançamento.
Este no top dos,jogos mais vendidos, em todos os formatos, por 3 semanas.
No japão vendeu mais que God of War e Horizon Zero Dawn.
Foi o segundo jogo mais vendido nos EUA na semana de lançamento, e é o oitavo jogo mais vendido de 2019.
Em 2019 venceu o prémio da Independent Game Developers Association Awards, na categoria de melhor design visual, e o Golden Joystick Awards, na categoria de melhor história, e jogo do Ano Playstation.
O crackdow 3 vendeu 10% do Crackdown 3 e desconheço-lhe qualquer prémio ou sequer nomeação.
Ao nível?
Crackdown 3 nem jogo é, aquilo não se compara com nada, mas também já ouvi a besteira de que The order 1886 é tão bom quanto Gears of War, cabeça de fanboy é isso ai mesmo
The Order 1886 é um jogo interessante, especialmente no aspeto técnico. Mas é repetitivo e linear. Eu até gostei bastante. Mas daí a ele ser sequer comparável com Gears… é para esquecer…
Agora que vi. Eu inverti os jogos. O certo seria Days Gone no lugar de Crackdown e vice e versa. O que eu quis dizer é que Days Gone é superior a tudo em relação a Crackdown 3, mas pelo parâmetro notas, os xiitas caixistas o colocam no mesmo barco que o jogo da microsoft.
Ainda bem que pessoalmente não conheço ninguem que não reconheça qualidade a esses jogos. Porque se o fizesse ia ter discussão valente com ele de certeza.
Interessante seu comentário @Fernado Molina aonde em outra matéria acho eu onde tu afirmou que a Mic não deu o suporte que o Xbox One precisava e como fã deste console e de Halo sempre concordei com esta afirmação,desde 2016 que os lançamentos existiram na Xbox mas sempre veiram de Forza Horizon e Forza Motorsport,não deixando é claro o excelente Cuphed,mas ai você olha o que a Sony nos entregou e que ainda vai entregar com certeza é muito superior.
A mim fica a retrocompatibilidade pois nunca joguei um console Xbox onde os jogos sobem bastante em diversidade e em qualidade mas como gamer sempre afirmei que a Sony sempre foi melhor neste quesito desde 2016 onde até 2016 a Mic colocou muita qualidade.Mas eu espero e estou muito confiante em uma nova Mic com politicas voltadas ao gamer e principalmente jogos,pois não importa se a máquina seja superior ou não a concorrente o que importa é o que você coloca dentro e se diverte.
Não entendas o meu comentário como uma resposta. É mais um constatar!
É falso que se diga que a One não teve exclusivos, ou que não teve exclusivos de qualidade.
Ela teve-os. Apesar do baixo suporte da Microsoft, a consola teve jogos marcantes e de qualidade.
O que aconteceu aqui nesta geração foi que não só o suporte foi abaixo do esperado, com bastantes jogos algo menos marcantes pelo meio, como foi, e este é o ponto mais marcante, abaixo do que a concorrência ofereceu, quer a nível de qualidade como de quantidade.
Mas diga-se que compreendo plenamente se alguem vier dizer que está satisfeito com a geração. Se eu só tivesse uma Xbox, dados esses bons jogos e os jogos de thirds, provavelmente até nem me queixava.
Mas tendo termo comparativo, a diferença foi grande, quer na quantidade, como na variedade e qualidade.
Você não falhou em transmitir a mensagem, a verdade é que há muita sensibilidade nos 3 lados (falando só de consoles).
Um dia desses na eurogamer rolou uma notícia em que Yoshida tirou uma foto com o Phil Spencer (ou o inverso caso a sensibilidade ataque) e em um comentário uma pessoa comentou que o Yoshida tem o hábito de congratular outros estúdios, independente ser Sony ou não, logo após isso já teve gente a “chorar” devido o autor do comentário não ter citado que o Phil também faz isso
Devias remover esta parte:
“No entanto, confesso. Esperava um pouco mais.”
Esperava mais em quê?
Saiu também a análise em português:
https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2019-senuas-saga-hellblade-2-analise-trailer
Também fui ler os comentários e mesmo que o artigo não desmereça o teaser por rodar inferior a 4K e 24fps já tem gente justificando os valores baixos devido deixarem o teaser com aspecto de cinema. Vê aí a sensibilidade.
Terá 9tf no máximo, isso deve dar 8 xones e 2 xonex que é o que ela prometeu. Valor, 399 dólares.
Sinceramente… Acredito nos 12.
Mas não irei colocar isso num artigo PCManias sem confirmação.
Acredito em algo próximo ao número do Stadia (10.7 acho) ou até 9 ponto alguma coisa.
Mas certamente estou torcendo pra que os rumores de 12TF ou mais estejam certos.
Hoje a digital foundry esta afirmando que suas fontes também apontaram que o numero é mesmo 12tf, assim como as fontes do windows central. E assim como eu tenho dito que o tamanho do console diz muito sobre a filosofia de desempenho, eles dizem o mesmo. Você me perguntou ali em cima o que eu acharia se o Xbox fosse menos potente que o PS5, eu te digo, não vou achar nada desde que o fulano que sempre falou que os jogos são o mais importante não mude o discurso quando a potência estiver ao seu lado, diferente do lançamento do Xbox One e do PS4. A mim, não importa quem tem o numero mais alto, importa que as performances sejam niveladas por cima e que não haja hipérbole, do tipo fingir que um jogo que está um pouco abaixo da resolução nativa significa alguma desvantagem tecnológica extrema.
Porém, eu gostaria de saber como vai ser com o fan de playstation que se ilude com coisas estúpidas do tipo o Cell, ou declarações vagas de tecnologia se o PS5 estiver atrás do próximo Xbox. Ainda vou ter que ler baboseiras do tipo a “Sony tem uma API que escreve no metal, a MS não”?
Todos os xbox criados foram mais potentes que seus rivais playstation, com exceção do PS4, pois a MS se concentrou em kinect. Ou seja, o unico caso real em que um playstation foi mais forte, foi quando a Microsoft deixou.
O PS4 Pro foi o melhor console que a Sony ja fez e ele é muito inferior ao Xbox One X em tecnologia, qualidade de construção, dissipação de calor, ruído.
O que as fontes dizem é irrelevante. Primeiro elas estão a falar da potência dos Devkits, e a consola pode não ter a mesma performance. Depois os specs não estão fechados e as velocidades de relógio podem subir ou descer. E terceiro, mesmo que os APUs actuais sejam já RDNA 2 (algo questionável), nada garante que a consola saia com a mesma litografia, o que altera as performances.
Daí que o que tens são ainda rumores… Rumores que não confirmam e nem desmentem nada. Mas que no entanto dão indicações que realmente a performance provavelmente andará por aí. Algo que, como referi no artigo, sempre acreditei.
Mas a Microsoft nunca referiu valores, primeiro porque não o deve fazer, e o que foi referido do dobro da X e 8x a One deve ter sido apenas uma referência das performances pretendidas (que se ultrapassaram), como ela mesmo sabe que no espaço de um ano pode ainda melhorar o GPU. Assim como sabe que a Sony pode fazer o mesmo!
todos os consoles xbox foram mais potentes, pq chegaram 1 ou 2 anos DEPOIS.
todos xbox que chegaram JUNTOS do playstation perderam.
agora PS4 PRO e Xbox One X custam a mesma coisa e foram lançados ao mesmo tempo, só na cabeça de fanboy do xbox iludido.
“MS deixou” pqp, então a MS deixou a Sony socar 160M de PS2 na bunda dela?
“MS deixou” a Sony vender 105M de consoles tb, pq ela é tão boa que tem um flop menos que o PS3 e mesmo assim já perdeu.
então a “MS deixou” a Sony chegar 1 ano depois no mercado com console por 600USD e terminar a geração na frente?
hauhauhauha
eu recomendo vc ir lá no xbox mingau, misterxmedia, twitter do cooolest watever, e ficar por lá… pq la essas mentiras são retro alimentadas por outros mentiroso iludidos.