O playstation Blog acaba de postar que Mark Cerny falará amanhã sobre a PS5.
Com a Xbox One X revelada é altura de a Sony lançar novos dados para a mesa. Quais não se sabe ao certo, mas Mark Cerny falará amanhã pelas 4h da tarde GMT / 5 da tarde CET sobre a arquitectura da PS5 e como ela moldará o futuro dos videojogo.
Seria tudo muito mais interessante se nao tivesse para lancar Horizon no PC.
E falando em rumores:
https://rectifygaming.com/rumor-sony-looking-to-purchase-metal-gear-silent-hill-castlevania-properties-from-konami-remakes-to-follow-suit/
Acho que este rumor ja vem tarde. Tendo em conta o twitts misteriosos da Bluepoint, podera ate ser que o negocio ja esteja concretizado. Aquele twiit no halloween falava destes titulos e eu na altura, cheguei a aqui a comentar que isto poderia acontecer. Pena a Sony ter destruido o significado de exclusivo.
Esse é tipo de rumor que a pessoa só acredita vendo e se for verdade o cara nao acredita kkkk
E que importa? A PS nao tem mais exclusivos com a abertura ao PC. Pode comprar ate a Square Enix a seguir se quiser.
És um dramático 😉
Pessoalmente até acredito que isto seja por questões de mitigação dos prejuizos na venda da consola.
Concordo contigo, de que adianta comprar se há a possibilidade de sair em outras plataformas. Ontem mesmo ao ler este rumor já tinha gente perguntando se havia a possibilidade de Castlevania sair na Switch.
A não ser que, caso a Sony adquira tais séries, haverá um acordo com a konami de lançar os remasters multi e as novas versões exclusivas
Humm… acho que o rumor refere mesmo aquisicao do IP. A konami a estar interessada, estara interessada em lucros futuros e receber uma parcela dos mesmos. tendo em conta a disposicao da empresa, atualmente, o que eles querem e dinheiro e estao literalmente a lixar-se para quem os titulos sao lancados.
Se houvesse o histórico para mais de 1 ano aqui na PCManias iria ver que este era um rumor que eu esperava por parte da MS a cada prévia de E3, como uma tentativa de reverter a situação perante a geração. Deixei de acreditar nisso quando a MS decidiu lançar o One X.
Concordo Bruno. Horizon no PC fez eu dar uma desanimada feroz. Mas, Playstation é Playstation e a qualidade de jogos que estarão lá mesmo que temporariamente são tão empolgantes pra mim quanto pra um fã dos jogos Nintendo, que mesmo num hardware de mão, são de maior valor que um “PC da NASA”, motivo pelo qual gastei uma enxurrada de dinheiro nos últimos anos.
Só a Sony pra me fazer comprar um console dessa vez, vamos ver o que vão apresentar de conteúdo futuro além do hardware.
A propria amd falou na xbox de uma maneira que nao deixa dúvidas sobre quem vai ser a mais poderosa.
Mas posso estar a ler mal, amanha logo se vê.
Para quem estava tranquilo vao responder relativamente rápido, porque as bases da xbox ja se sabiam ha semanas.
Na minha opiniao e lendo tudo ao longo dos tempos a xbox sera o top tier em hardware mas amanha saberemos espero ver a consola.
Que forma foi essa?
O que eu vi, e isso reconheço, foi que a AMD quase mal falou da PS5, tendo sido mais aberta na Xbox. Acredito que consequência de a Microsoft já ter revelado mais dados.
Mas ela nunca deu pistas sobre nada.
O By-mission diz precisamente o oposto de ti Rui… Porque a AMD diz que o chip e o mais poderoso que fizeram… para a Xbox, nao para consolas em geral. Porque sera?…
Ta falando dessa matéria? talvez a Series X seja a mais avançada, mas o chute esta forte para 13.3 TF para a PS5.
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-17-amd-afirma-que-xbox-series-x-sera-um-lider-de-inovacao-tecnica-na-nova-geracao
Lembro do twitter do Mike ybarra onde eles diz que o novo Xbox seria o mais avançado, oque da a entender que não seria a mais poderosa.
Não podemos dizer nem uma coisa nem outra sem conhecer o outro lado. Apesar que a observação está bem conseguida.
No mesmo dia em que a MS revelará mais informações sobre a XSX? Ou a MS soube deste possível anuncio do PS5 e soltou as informações do dia 18/03 para ontem?
Forte possibilidade, mas tecnicamente a MS nao soltou nada… Foi uma entrevista da Digital Foundry. E que pelo que sabemos esteve planeada meses antes. Nao sei ate que ponto a MS pode controlar a data da revelacao de ontem.
Pode parecer estranho, mas para mim, o fator corona vírus foi determinante para a apresentação de ambos os consoles nesse mês de março. Se Deus quiser isso passará o mais rápido possível, mas o pico que a Steam mostrou nesse final de semana foi algo “esperado”, porém, surreal. Penso que não tem hora melhor para hypar esses consoles, onde muitas pessoas dos principais mercados de games do planeta (Europa, América do Norte e Ásia) estarão mais em casa.
Vários vídeos foram soltos ontem com a mesma temática do Digital Foundry.
No entanto, a parte que chama mais a atenção é quando a AMD afirma que “a Xbox Series X e o maior salto geracional em design de SoC e API que já fizemos com a Microsoft”. A marca diz mesmo que a consola será um “farol de liderança em inovação técnica para esta geração de consolas”.
Estarei a ler mal?
Não…
Quanto a:
Não concluo nada… O que é dito é que será um, não que será o. E inovação técnica é demasiadamente abrangente para se concluir seja o que for. Está a falar de que? hardware? Software? Novidades? Performance? Soluções técnicas? O que?
Daí que não.. não estás a ler mal. Mas não interpretes as palavras. Lê só o que lá está!
Mesmo que isso seja verdade, o que é dito não permite concluir.
tb tive duas interpretações em relação as frases, de que seriam o maior salto se comparado aos consoles MS e que seria o maior salto em relação a concorrência
Porque duas interpretações se o texto diz especificamente Xbox?
pq na primeira fala Microsoft, logo a interpretação de maior salto entre consoles Xbox, mas na segunda frase não prende a nada, dando margem a interpretação de que o salto é maior entre a concorrência
A segunda frase não dá sequer a entender nada.
Podem estar a referir-se apenas ao uso da sua tecnologia mais avançada.
E relê o meu comentário com as duas citações. Eles dizem UM farol não dizem O.
E mais ainda… estás a ler isso sem contexto. Nem sequer sabes se as frases foram proferidas no mesmo contexto, se seguidas, etc. Não há uma citação completa, há dois apanhados de frases.
E também pressupões uma mudança de contexto em vez da sua manutenção. Quando qualquer das duas coisas fica em aberto.
Eu alerto isto apenas para que não aconteçam coisas como em 2013 onde depois as pessoas ficam decepcionadas. Há que se ser comedido com as coisas.
Sim eu vi sua resposta do “um” e “o” e concordei na altura que li. Também é de se reler meu comentário onde digo que “tive” 2 interpretações, ou seja, uma ação no passado que pode não corresponder ao presente! 😛 😛
😉
Vcs ficam interpretando muito… a AMD está desenvolvendo para ambos. Óbvio que vai falar bem das 2 e aindadtendo cuidado com as palavras para não soltar informacoes demais ou ressaltar muito uma plataforma
Política desamparada esta da sony agora, deixou a Microsof ganhar os holofotes, e agora por causa das especificações de ontem da Microsoft já vão anunciar a ps5, fora o HZD chegar ao PC também que não vai ajudar em nada a sony agora, porque em princípio eles vão ter a consola mais fraca e agora também da a entender que vai enviar todos os seus jogos exclusivos para PC, a revelação da ps5 vêm em uma má hora.
Também acho… podia ser às 18h porque às 17 vai ser lixado! 😉
A apresentação de Amanhã seria o que eles iriam mostrar na GDC
https://twitter.com/Nibellion/status/1239889880399974401
Então não é bom esperar muita coisa, vai que anunciem somente um subtítulo para o logo! 😛 😛 😛
5 the players.
Nada disso… amanhã vai ser o slogan 😉
Irá haver alguma live para a apresentação ?
Contem o que eles iam mostrar na GDC. Não é só esse o conteúdo.
I don’t know how many teraflops (lol) the PS5 has, but this is the sentiment I’ve heard from several technical-minded folks. One told me it was “the most exciting hardware in 20 years.” Will be fascinating to see how it stacks up to the impressive Xbox Series X specs
by: Jason Schreier
https://twitter.com/jasonschreier/status/1239932860401881091
Hype?
Nada, na realidade.
Se formos a ser sinceros tudo o que ouvimos da MS cai na mesma categoria. Ha muita coisa nova a chegar e que representa um quebrar com o passado. O CPU com SMT e que permitira uma fisica sem precedentes, muito mais GPGPU, machine learning e AI como nunca antes viste e que podem mudar toda a tua interaccao com o mundo de jogo, 3D audio e raytracing, nao so melhor iluminacao, mas tb muito mais interaccao com elementos do cenario (imagina poderes usar debris de explosao para eliminar adversarios em shooter, cenarios dinamicos e destrutiveis), uma enorme extensao da RAM com o uso do SSD e que permitira teoricamente um detalhe e capacidade de navegacao pelo mundo do jogo de forma fantastica (usando HZD como exemplo, imagina seres capaz de montar um stormbird e navegares entre pontos muito longiquos dos cenarios sem perda de detalhe do mundo, ou ate, por exemplo, destruicao permanente de elementos no jogos…) Muita coisa podera ser feita com isto.
Ui… A demo Raytracing do Minecraft usada para demonstrar a série X corria a 1080p 30 fps.
É certo que o que é mostrado é path tracing, a forma mais pesada de Ray Tracing… mas o jogo tambem é o Minecraft. Um jogo com uma geometria do mais básico que há.
Deve-se dizer que isto é, segundo se diz, um trabalho de um só engenheiro ao longo de 4 meses. Mas será que a Microsoft não tinha mais nada que pudesse mostrar?
Mostrar as capacidades de Ray Tracing de uma consola nova num jogo com a geometria básica do Minecraft a 1080p 30 fps é, caso a consola faça mais, uma escolha terrível. Certamente eles tinham noção que isso ia ser escalpelizado.
Mas isto fica por aqui em comentário. Quero ver se há uma explicação para isto.
Acrescento que este mesmo jogo corre com RT a 1440p 60 fps fixos na GTX 2080.
Isto é a performance da RTX 2060 que eu refiro no artigo.
Foi tão mal assim..
Acabei de ver a análise do DF a malta vai cair em cima…
Será que apenas eu que estou com um sentimento de “vais tu na frente!”?
Parece que a Sony literalmente só esperou a Microsoft anunciar tudo para apresentar a PS5.
No mínimo muita coincidência…
O que a Sony teve a ganhar ou perder, não faço ideia.
Mas que é estranho, lá isso é verdade
A ideia fica…
Porque será?
https://metro.co.uk/2013/01/21/why-go-first-says-sony-boss-of-playstation-4-3360338/
Também acho estranho….
Há uns tempos referi que a Sony poderia ter vários protótipos para a ps5, jogando de forma segura.
Nesse caso escolhe um consoante a abordagem da Microsoft.
É o que eu faria, teria opções e lançaria algo que fosse a altura ou superior ao concorrente pra não ter marketing negativo dessa forma, sempre revelando depois. A gente sabe que um PS5 de 11 tflop seria bom aparelho assim como o XsX mas na cabeça de algumas pessoas isso é quase um abismo
Rasgar dinheiro, custa muitos milhões de dólares projetar um chip para jogar no lixo de acordo com o que a concorrência faz.
Bem visto…
Assim sendo, podemos esperar “algo mais” da Sony amanhã.
Não sei quais seriam as datas de ambas na GDC, mas pelo que dizem a ordem dos anúncios coincidiram
Se a ps5 for mais poderosa (e a que preço já agora porque milagres nao há) digo desde ja que a microsoft pode ter espetado o último prego no caixão.
Seria inadmissível do meu ponto de vista, mas se acontecer o phill por muito que goste dele para mim perde toda a credibilidade e o resto é conversa.
Ou a xbox tem o melhor hardware e encosta a sony a parede em todas as frentes ou pode preparar um grande 2 lugar, e nao vao ser os 14 estúdios a salvar a coisa.
Eu acho-vos uma piada…
Naturalmente que concordaria se a diferença fosse muita, e isso seria mau para qualquer dos lados. Mas se ela for reduzida… esquece, as consolas valerão pelo software.
Seja como for, tenho um feeling que nesta geração os Tflops não vão dizer tudo.
Boa hora para as apostas.
Aposto que o Mark Cerny vai falar sobre como Tflops não contam toda a história, vai falar de SSD, retrocompatibilidade, como os jogadores podem levar sua biblioteca (agora jogo velho vai valer a pena, fiquem vendo!), coisas de VR, checkerboard rendering melhorado, novo controle, o design do console e… No final da apresentação, ninguém vai saber quantos Tflops tem o PS5. (9,2)
Acredito que o SSD da Sony é mais rápido e o console no geral é menos potente que o XSX. Não acho que a diferença de desempenho do SSD vai ser tão grande por causa do chip dedicado para descompressão de dados do Xbox, mas acho que em loadings dos jogos que não foram desenvolvidos nativamente para a próxima geração, o PS5 será mais rápido. Por exemplo, o loading do RDR2 em modo BC seria perceptivelmente mais rápido no PS5.
Então, quinta-feira o assunto é SSD e não mais Tlops…
Tomara que ele seja mais fraco, pq assim será mais barato e mostrará para os fanboys de xbox que jogo que conta!
Sofrendo por Antecedencia?
“Aposto que o Mark vai falar como TF não contam toda a historia”
ai vc na sequencia fala:
“a banda do SSD do PS5 superior não conta toda a historia”.
Sobre o resto, deixa que daqui 12h eu volto aqui 🙂
Na realidade não contam mesmo. A Fury X da AMD tinha em 2015 8.6 Tflops, e no entanto… uma Rx 480 com 5.8 Tflops dá-lhe uma coça.
A eficiência interna do GPU é relevante e há formas de a melhorar. A PS4 fez isso mesmo ao criar canais de comunicação como o Onion e o Garlic que permitiam partilha de caches entre o CPU e o GPU, evitando a cópia desses dados para a memória do sistema, e reduzindo latências, bem como usando uma pool única de memória que é acedida de forma directa por ambos sem necessidade de duplicação de dados (A One tambem não duplicava e resolveu isso de outra forma, usando os move engines, que no fundo acabavam por ser menos eficientes devido à reduzida dimensão da esram).
A verdade é que a cada nova geração de GPUs vemos a eficiencia a aumentar. Uma RX 5700 tem menos compute units que uma Vega e mais performance. Isto é devido a melhorias internas.
Mas há outras formas, como a passagem de trabalhos para chips externos que correm trabalhos em série numa pipeline diferente permitindo assim melhor paralelização das tarefas (se te lembras da minha conversa com o shin sobre a lei de Amdahl, esta é a teoria do Gustafson). Tudo isto é relevante, e pode trazer enormes ganhos que não vês nos Tflops.
Tem um boato de uma nova solução de ray tracing para PS4 fat e Pro em uma futura atualização de firmware
deve ser o software daquela empresa que já teve artigo aqui.
Alguns foruns estão especulando essa possível configuração do PS5. Será que é um rumor exagerado?
13.3TF personalizado RDNA 2 GPU @ 1.7GHz com 60 Compute Units
AMD Zen2 8 núcleos @ 3.4 GHZ (Sony está a trabalhar no sentido de aumentar a 3.7GHz)
RAM 16GB GDDR6 + 4 GB DDR4, 565GB de largura de banda
SSD 5.5GB/S @ 1TB
núcleos de RT e 3D áudio dedicado
Compatibilidade total digital com cada console PlayStation e portátil para uma biblioteca de 1000 jogos no dia 1
Aprimorada Dual Shock 5 com gatilhos táteis, monitores cardíacos e microfone embutido
Assistente PlayStation AI que permite alterar jogos criar partidas e muito mais com comandos de voz.
O site Techpowerup alterou seu banco de dados de GPUs para incluir essa configuração, como a possível do PS5.
https://www.techpowerup.com/gpu-specs/playstation-5-gpu.c3480
Tudo é possível… Para o bem e para o mal.
Tambem se fala em 40 CU a 2.2 Ghz. Eu não acredito muito em velocidades de relógio tão altas. Mas quem sabe?
Predictions for today’s PS5 livestream:
– It will be dry and technical (remember, this was supposed to be GDC week)
– There will be some weirdness (hopefully we hear about the unique OS features)
– The final number of GPU teraflopppps will make PlayStation console warriors sad
Jason Schreier
Pelo visto Azedou uahuah deve ser os 9 teraflops mesmo.
Uma pergunta ao Shin… se leres isto.
O que te parece a Velocity Architecture da Xbox? Aquilo soa-me muito ao HBCC da AMD com outro nome.
O numero final de teraflops nao vai fazer apenas os console warriors chorar… tb vai fazer a propria Sony chorar quando as vendas forem por agua abaixo sobretudo agora que comecoua liberar exclusivos para PC.
Uma PS5 a 11 ou a 13 face aos 12 ja conhecidos… nao representa diferenca nenhuma entre elas. Falamos de uma diferenca de uns miseros 10%, menor que o que houve esta geracao e muito menor que entre Pro e ONE X.
Contudo e diga-se o que se quiser, ambas as consolas partilham a mesma arquitetura pelo que seja qual forem as diferencas serao diretamente comparaveis.
9.2 para a consola por si so, e para um sistem que e suposto entregar graficos next gen a 4K e um enorme decepcao e se a Sony pensou que isso seria o suficiente, e melhor estar preparada para a recepcao fria que se vai seguir. Eu nao considero isto suficiente para uma nova geracao e se era para isto, mais valiam terem estado quietos e aguardar mais uns anos em vez de andarem a correr e entregarem as consolas este ano.
Alias a demo de minecraft a correr a 1080p 30 fps com o RT activado ja comeca a levantar duvidas sobre a performance do hardware next gen.
entao podemos esperar do PS5 vendas similares ao Xbox One S/X visto que os jogos deste saem day one no PC, e alguns inclusive no Switch e PS4, correto?
Correto. Vai tudo depender da quantidade jogos que nao saem numa consola ou na outra.
10 a 20% não faz diferença nenhuma. E muito menos quando sabemos que estas consolas para terem um salto geracional vão ter de reconstruir a imagem. E aí o que vamos ter é uma resolução nativa base diferente, mas no global o mesmo resultado.
E isto vale para os dois lados!
Quanto às consolas poderem ser directamente comparáveis, vou-te pedir o link 😉
Não sabemos ainda isso… Vamos saber dentro de 20 m, mas não sabemos ainda.
O que me parece, e isso á uma dúvida que me vai ficar é que 13 Tflops é pouco para RT. A Nvidia tem 25 Tflops nos RT Cores da RTX 2080, e mesmo ela não faz 4K 60 fps. 13 Tflops é pouco mais que a RTX 2060.
É aí que a Sony pode ter algum trunfo.
Começou…
E pelo paleio inicial não parece que vamos saber grande coisa.
Aparentemente a apresentação terá 52 minutes and 45 seconds.
Muito tempo só para falar de specs… será que vão mostrar algum jogo?
Pessoal da bluePoint falou para n perder o video de hj
The Road to PS5
https://www.youtube.com/watch?v=ph8LyNIT9sg&feature=youtu.be
52m e 42s mostra um video pré feito.
Confirma-se: Esta apresentação estava prevista para a GDC.
Mas isso, ja eles o confirmaram oficialmente.
Official #PS5 Hardware Specifications
CPU: 8x Zen 2 Cores at 3.5GHz (variable frequency)
GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs at 2.23GHz RDNA 2
RAM: 16GB GDDR6/256-bit
Storage: Custom 825GB SSD
Optical Drive: 4K UHD Blu-ray Drive
Expandable Storage: NVMe SSD Slot