Rise of The Tomb Raider… Uma questão de texturas

As texturas apresentadas em Ryse of the Tomb Raider entre a PS4 Pro e a Xbox One X tem vindo a ser alvo de discussão sobre a grande diferença de qualidade das mesmas. Mas no entanto, como diz o proverbio, “nem tudo o que reluz… é ouro”

A imagem de cima é uma das causas de uma série de conversas que tem levado alguns fans Xbox a referir aqui nos comentários PCManias que a qualidade das texturas da PS4 Pro é “vergonhosa”!

Apesar de não considerar esse termo minimamente adequado, especialmente considerando que as grandes prejudicadas deste tipo de situações são as consolas base, especialmente a Xbox One, por norma a menos beneficiada, que terão, neste caso, de se enquadrar numa definição ainda inferior a “vergonhosa”, a realidade é que a imagem efectivamente mostra diferenças visuais bastante perceptíveis entre as duas consolas que são inegáveis!

Ora sabe-se que a Xbox One X melhorou muitas coisas neste jogo, não fosse o facto de este jogo ser publicado pela Microsoft que terá pago um valor que os analistas estimam à volta de 20 milhões pela exclusividade temporária do mesmo. E desta forma aqui não houve apenas o cuidado de se fazer um patch para 4K, mas de melhorar o jogo a um nível acima de tudo o que já havia sido feito.

Entre as diversas melhorias aplicadas, o uso de texturas de maior qualidade foi uma das alterações realizadas, e essa situação, só por si, poderia explicar a disparidade que vemos em cima. A PS4 Pro usa as texturas “normais”, a Xbox One X usa texturas de maior qualidade anteriormente destinadas apenas ao PC!



Mas analisando as duas imagens e olhando para a textura da PS4 o que aqui parece existir não é uma textura de qualidade e outra de maior qualidade. O que ali parece existir é uma péssima textura e uma textura de optima qualidade.

E normalmente não é esse o tipo de diferenças nas texturas que vemos na presente geração quando as comparamos com as de maior qualidade do PC! Sim, as texturas de maior qualidade são superiores, mas daí às texturas normalmente usadas serem más… vai um grande passo! Para além do mais, porque motivo apenas aquela textura estava tão má quando as restantes, mesmo usando a Xbox um pack de texturas superior, não apresentam assim uma diferença tão significativa?

Daí que estranhamos a má qualidade da textura na PS4 Pro, e assim sendo resolvemos investigar um pouquinho!

Não podemos deixar de referir que esta situação nos fez lembrar o sucedido com Battlefield 4 quando as primeiras imagens foram divulgadas, e onde, apesar de se saber que a Xbox One possuia menor resolução, a qualidade de imagem da versão Xbox One parecia superior e apresentar mais detalhe. Lembram-se?

Eis uma imagem:

Nessa altura analisamos a situação neste artigo, e chegamos à conclusão que o que se passava tinha apenas a ver com a acuidade, brilhos e níveis de preto na imagem. Na realidade, apesar de não parecer, o nível de detalhe é idêntico nas duas imagens, e mexendo na imagem com o photoshop, apenas mexendo nesses parâmetros, conseguimos mostrar que o tal era verdade.

Mal sabiamos nós nessa altura que a Xbox nessa efectivamente esmagava os pretos e aplicava um nível de acuidade à imagem altíssimo, algo que veio a ser confirmado pela Microsoft como standard na consola, e corrigido depois pois alguns jogos ficavam terrivelmente feitos e sem detalhe. Basicamente… e apesar de termos sido acusados de fanboys e de não percebermos nada do que dizíamos, tínhamos feito, como sempre, uma análise coerente, e acertado em cheio (algo que quem nos segue sabe que normalmente é o que acontece, apesar de ser os apenas humanos, e como tal, falíveis e passíveis de erro).

Mas e quanto a este caso? O que descobrimos então aqui?

Bem… vamos recapitular a pergunta que tinhamos no ar! A Xbox One X usa texturas de qualidade superior, mas no entanto as mesmas, apesar de melhores não possuem uma diferença tão grande como aquela da imagem, que é flagrante! Será que é um caso de uma textura realmente má, ou algo mais?

E vamos recapitular a imagem para que vejam:



Como dissemos a qualidade da textura é inegavelmente má. Isso é visível a olho nú.

Mas curiosamente, apesar de percebermos do lado direito da textura, zona onde a versão PS4 está mais focada, que a versão Xbox One é ligeiramente melhor, a diferença não é nada ao nível do que se passa do lado esquerdo.

Ora a questão é que a textura da PS4 no lado esquerdo e no lado direito não apresenta uma distorção assim tão grande. A textura pode estar um pouco mais reduzida no lado direito, mas a diferença de tamanho entre a parte da textura do lado direito e do lado esquerdo não é de forma alguma tão grande assim para que haja uma disparidade tão grande na forma como a mesma está focada à direita e desfocada/borratada à esquerda!

O que se passa ali?

Foi ao pensar nesta questão, e ao repetir a mesma várias vezes que as palavras “Desfocada” e “Focada” se destacaram!

Resolvi então tentar simular esta imagem em casa… recriando-a!

Infelizmente não tenho acesso ao túmulo onde a Lara Croft se encontra e a Lara nesse dia não estava disponível, pelo que tive de recorrer ao que tinha à mão… um iPAD e uma jarrinha…

Eis os resultados:

As fotos, tiradas com um Samsung Galaxy S8, foram duas. A primeira com focagem infinita, a tradicional foto automática. Eis a mesma!

Na segunda apliquei um efeito visual chamado Profundidade de Campo (Depth of Field), e o resultado foi este:

Trata-se basicamente da mesma foto, e aqui o efeito da profundidade de campo não é tremendamente notório dado que o iPad  Só tem cerca de 23 cm de comprimento. Bem menor que a largura do pilar na cena.

Mas o efeito basicamente funciona da seguinte forma. Ele foca o objecto em causa, neste caso a jarra, e vai desfocando tudo o que se afasta, sendo que quando mais longe da distância focada as coisas estiverem, mais desfocadas elas estão! E as letras mais afastadas da jarra, estão a desfocar.

Eis um exemplo vindo de um site profissional de fotografia. Aqui a diferença é que a cena focada é a que está mais perto e não algo mais longe:

Não… a “textura” do gradeamento não é uma “vergonha”! Ela está é desfocada devido ao efeito de profundidade de campo!

Ora no caso da imagem de cima, caso seja este o caso, é natural que as letras mais perto do ecrã estejam desfocadas. A câmara está centrada em Lara, e como tal… quanto mais longe… mais desfocado!

Seria uma explicação perfeita… só há um problema!

Para isto acontecer… a versão da PS4 teria de ter este efeito… e a versão da Xbox não o ter!

E não é que isso acontece mesmo?

Eis parte da última entrada da Digital Foundry sobre a comparação das duas versões do jogo:

Additionally, other changes have been made: on the plus side, PureHair (aka TressFX) seems to get an upgrade, but there’s a puzzling downgrade in depth of field rendering. 



E subitamente o mistério das texturas está resolvido. Afinal a PS4 não tem texturas vergonhosas… a Xbox One X é que não tem profundidade de campo!

 



Posts Relacionados