Rise of The Tomb Raider… Uma questão de texturas

As texturas apresentadas em Ryse of the Tomb Raider entre a PS4 Pro e a Xbox One X tem vindo a ser alvo de discussão sobre a grande diferença de qualidade das mesmas. Mas no entanto, como diz o proverbio, “nem tudo o que reluz… é ouro”

A imagem de cima é uma das causas de uma série de conversas que tem levado alguns fans Xbox a referir aqui nos comentários PCManias que a qualidade das texturas da PS4 Pro é “vergonhosa”!

Apesar de não considerar esse termo minimamente adequado, especialmente considerando que as grandes prejudicadas deste tipo de situações são as consolas base, especialmente a Xbox One, por norma a menos beneficiada, que terão, neste caso, de se enquadrar numa definição ainda inferior a “vergonhosa”, a realidade é que a imagem efectivamente mostra diferenças visuais bastante perceptíveis entre as duas consolas que são inegáveis!

Ora sabe-se que a Xbox One X melhorou muitas coisas neste jogo, não fosse o facto de este jogo ser publicado pela Microsoft que terá pago um valor que os analistas estimam à volta de 20 milhões pela exclusividade temporária do mesmo. E desta forma aqui não houve apenas o cuidado de se fazer um patch para 4K, mas de melhorar o jogo a um nível acima de tudo o que já havia sido feito.

Entre as diversas melhorias aplicadas, o uso de texturas de maior qualidade foi uma das alterações realizadas, e essa situação, só por si, poderia explicar a disparidade que vemos em cima. A PS4 Pro usa as texturas “normais”, a Xbox One X usa texturas de maior qualidade anteriormente destinadas apenas ao PC!

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas analisando as duas imagens e olhando para a textura da PS4 o que aqui parece existir não é uma textura de qualidade e outra de maior qualidade. O que ali parece existir é uma péssima textura e uma textura de optima qualidade.

E normalmente não é esse o tipo de diferenças nas texturas que vemos na presente geração quando as comparamos com as de maior qualidade do PC! Sim, as texturas de maior qualidade são superiores, mas daí às texturas normalmente usadas serem más… vai um grande passo! Para além do mais, porque motivo apenas aquela textura estava tão má quando as restantes, mesmo usando a Xbox um pack de texturas superior, não apresentam assim uma diferença tão significativa?

Daí que estranhamos a má qualidade da textura na PS4 Pro, e assim sendo resolvemos investigar um pouquinho!

Não podemos deixar de referir que esta situação nos fez lembrar o sucedido com Battlefield 4 quando as primeiras imagens foram divulgadas, e onde, apesar de se saber que a Xbox One possuia menor resolução, a qualidade de imagem da versão Xbox One parecia superior e apresentar mais detalhe. Lembram-se?

Eis uma imagem:

Nessa altura analisamos a situação neste artigo, e chegamos à conclusão que o que se passava tinha apenas a ver com a acuidade, brilhos e níveis de preto na imagem. Na realidade, apesar de não parecer, o nível de detalhe é idêntico nas duas imagens, e mexendo na imagem com o photoshop, apenas mexendo nesses parâmetros, conseguimos mostrar que o tal era verdade.

Mal sabiamos nós nessa altura que a Xbox nessa efectivamente esmagava os pretos e aplicava um nível de acuidade à imagem altíssimo, algo que veio a ser confirmado pela Microsoft como standard na consola, e corrigido depois pois alguns jogos ficavam terrivelmente feitos e sem detalhe. Basicamente… e apesar de termos sido acusados de fanboys e de não percebermos nada do que dizíamos, tínhamos feito, como sempre, uma análise coerente, e acertado em cheio (algo que quem nos segue sabe que normalmente é o que acontece, apesar de ser os apenas humanos, e como tal, falíveis e passíveis de erro).

Mas e quanto a este caso? O que descobrimos então aqui?

Bem… vamos recapitular a pergunta que tinhamos no ar! A Xbox One X usa texturas de qualidade superior, mas no entanto as mesmas, apesar de melhores não possuem uma diferença tão grande como aquela da imagem, que é flagrante! Será que é um caso de uma textura realmente má, ou algo mais?

E vamos recapitular a imagem para que vejam:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Como dissemos a qualidade da textura é inegavelmente má. Isso é visível a olho nú.

Mas curiosamente, apesar de percebermos do lado direito da textura, zona onde a versão PS4 está mais focada, que a versão Xbox One é ligeiramente melhor, a diferença não é nada ao nível do que se passa do lado esquerdo.

Ora a questão é que a textura da PS4 no lado esquerdo e no lado direito não apresenta uma distorção assim tão grande. A textura pode estar um pouco mais reduzida no lado direito, mas a diferença de tamanho entre a parte da textura do lado direito e do lado esquerdo não é de forma alguma tão grande assim para que haja uma disparidade tão grande na forma como a mesma está focada à direita e desfocada/borratada à esquerda!

O que se passa ali?

Foi ao pensar nesta questão, e ao repetir a mesma várias vezes que as palavras “Desfocada” e “Focada” se destacaram!

Resolvi então tentar simular esta imagem em casa… recriando-a!

Infelizmente não tenho acesso ao túmulo onde a Lara Croft se encontra e a Lara nesse dia não estava disponível, pelo que tive de recorrer ao que tinha à mão… um iPAD e uma jarrinha…

Eis os resultados:

As fotos, tiradas com um Samsung Galaxy S8, foram duas. A primeira com focagem infinita, a tradicional foto automática. Eis a mesma!

Na segunda apliquei um efeito visual chamado Profundidade de Campo (Depth of Field), e o resultado foi este:

Trata-se basicamente da mesma foto, e aqui o efeito da profundidade de campo não é tremendamente notório dado que o iPad  Só tem cerca de 23 cm de comprimento. Bem menor que a largura do pilar na cena.

Mas o efeito basicamente funciona da seguinte forma. Ele foca o objecto em causa, neste caso a jarra, e vai desfocando tudo o que se afasta, sendo que quando mais longe da distância focada as coisas estiverem, mais desfocadas elas estão! E as letras mais afastadas da jarra, estão a desfocar.

Eis um exemplo vindo de um site profissional de fotografia. Aqui a diferença é que a cena focada é a que está mais perto e não algo mais longe:

Não… a “textura” do gradeamento não é uma “vergonha”! Ela está é desfocada devido ao efeito de profundidade de campo!

Ora no caso da imagem de cima, caso seja este o caso, é natural que as letras mais perto do ecrã estejam desfocadas. A câmara está centrada em Lara, e como tal… quanto mais longe… mais desfocado!

Seria uma explicação perfeita… só há um problema!

Para isto acontecer… a versão da PS4 teria de ter este efeito… e a versão da Xbox não o ter!

E não é que isso acontece mesmo?

Eis parte da última entrada da Digital Foundry sobre a comparação das duas versões do jogo:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Additionally, other changes have been made: on the plus side, PureHair (aka TressFX) seems to get an upgrade, but there’s a puzzling downgrade in depth of field rendering. 

E subitamente o mistério das texturas está resolvido. Afinal a PS4 não tem texturas vergonhosas… a Xbox One X é que não tem profundidade de campo!

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (56)

  1. Não saia comemorando antes da hora, primeiro por que esta é somente uma demo, sim é só uma demo e ainda está rodando em código alpha, portanto não é a versão final, ainda faltam dois meses e meio para o Xbox One X ser lançado e o jogo vem depois disso.
    Segundo que você pegou somente uma parte de muitas outras que foram mostradas e que não se encaixam nessa sua explicação em relação as texturas, como exemplo o rosto da Lara e a sua roupa, entre outras.
    Além disso, não são somente as texturas que estão superiores no Xbox One X, por exemplo a resolução, enquanto no Pro é 1440p checkerboard no X é 4K nativo. Ainda existem muitas outras melhorias.
    A própria Digital Foundry confirmou que as texturas estão bem melhores no Xbox One X além de também terem confirmado que há recursos que não se encontram nem na versão PC.
    Portanto não adianta tentar diminuir a versão do Xbox One X, ela é sim superior até mesmo quando comparada a versão PC, imagima em relação ao Pro.

    • Vale lembrar que não só no Rise of The Tomb Raider !

      A Digital Foundry também analisou mais 10 jogos e ficou surpresa com a superioridade gráfica em todos eles ! Só que infelizmente a midia vai sempre fazer isso ai procurar justificar o injustificável pra sempre colocar o PS4 num pedestal.

      Não tenho nada contra a Sony terei um PS4 Pro quando tiver uma grana a mais só que é difícil entender como não importa o quanto o console da Microsoft melhore sempre vão continuar cavando e cavando procurando algo pra denegri-lo.

      Resolução melhor, textura melhor, mais frames mas é tudo os nosso olhos né não tem nada de superior como quer justificar o artigo…..

      • Amigo… leia ao artigo. O artigo fala de um caso particular… de uma textura que era considerada “vergonhosa”, não fala de comparações de consolas ou de jogos!
        Não há sequer aqui qualquer tentativa de denegrir seja o que for, só explicar uma situação.
        Ganhe juizo!

      • Aqui não se elogiou a Pro. Não se fizeram artigos a celebrar o quão impressionante ficou Horizon Zero Dawn ou as melhorias de Unchareted 4 face à PS4 base. E sabes porquê? Porque desde o inicio se defendeu que para o mercado das consolas, estas melhorias de meio da geração era uma prática que não deve ser apoiada. Porque só quebraria o ciclo.

        Aliás na análise o único elogio que se deu à Pro foi o facto de o seu Hardware permitir apenas melhorar o jogo base em efeitos secundários e uma pequena melhoria de resolução. A estratégia da Sonyn foi clara: a PS4 base é o centro do desenvolvimento e quem apoiou a consola em 2013 não ficará defraudado.

        Da mesma forma, não achas que seria esquisito andar aqui com elogios aos títulos da ONE X, quando a Pro não teve direito a nada disso pois não?

        Este artigo serviu apenas para alertar os mais fanáticos que se põe a deitar foguetes e a analisar situações, sobre as quais não percebem nada – como fez o nosso caro Igor, quando se disse que a Pro saia envergonha por ter texturas mais desfocadas (na realidade o desfoque não era a textura, era um efeito de pós-processamento).

        • O Pro não teve direito a nada disso por que não teve e não tem praticamemte nada para ser elogiado, na verdade teve sim motivo para ser criticado por ter jogos que ficaram até piores que no console base e que de 4K só teve o marketing.
          Se ela fosse tão poderosa quanto o Xbox One X ou até mais, tenha certeza que o discurso seria outro e vocês sim estariam soltando foguetes agora para cima dos donos de Xbox.
          O fato de ser de meio de geração não tem nada haver com essa “falta” de apoio e as consequentes vendas fracas, tem haver com fato de que não oferece nenhuma melhoria substancial em relação a base chegando ao ponto de apresentar resultados duvidosos e até piores.
          Apesar da pequena diferença de preço só se justifica para aqueles que ainda não tem o console da Sony, e como o console base já vendeu mais de 60 milhões de unidades, o número de potenciais compradores é bem menor.

          • Vamos deixar algumas coisas claras:
            A PS4 pro não é tão poderosa quanto a X (a 32 bits, o modo de processamento habitual), e isso é um facto.
            Soltar foguetes por algo ainda mais poderoso que a X não seria coerente. A Pro quebra o mercado e divide a base, a X faz ainda pior ao ter disparidades gigantes com a base ao ponto de certos jogos terem já tantas diferenças wue não identificar a versão em video já é falsa publicidade. Uma consola melhor ainda, só se fosse de nova geração pois se não fosse seria um conceito ainda bem mais deturpado que a X.
            A ideia deste website não é defender marcas, é defender os jogadores. Assim tudo o que seja conceitos que alterem o mercado como são estas consolas não são bem vindas aqui.
            Como alguem dizia, aderir a uma Xbox One e a uma X dá um custo atual de 250 euros só em consolas por ano, sem contar com o Live e os jogos.
            Se formos ver com a PS4 e a Pro são 200 euros por ano só em consolas tambem não contando com a PSN e os jogos.
            A PS3 foi na altura do seu lançamento demasiadamente cara, 500 euros. Mas durou de 2006 a 2013, o que reduziu o seu custo anual a 83 euros.
            Esta subida para 200 ou 250 é uma anormalidade que só tem tendencia a crescer (sem estas consolas a PS4 estaria nos 100 e a Xbox nos 125). Basta vermos os mercados dos smartphones onde os topos de gama que começaram nos 500 euros já vão nos 1000 e com o iPhone 8 até devem passar.
            Este website combate estas ideias, e como tal estas consolas de meio de geração nunca vão ser aplaudidas pelas pessoas que aqui andam.
            É bom que percebas isso. O que aqui se defende somos nós todos, os amantes dos videojogos, e não a marca A ou B.

          • Lol. Nada para ser elogiado… claro…

            Uncharted 4

            “Desde os primeiros instantes é possível ver uma melhor qualidade de imagem, Uncharted 4 corre a 1080p na PS4 enquanto na PS4 Pro corre a 1440p. Comparado com outros jogos na Pro, Uncharted 4 não está entre os outros que optam por uma resolução na extremidade mais alta, mas o que vemos é na mesma impressionante. O jogo da Naughty Dog demonstra o quão importante pode ser a anti-aliasing temporal, o que lhe permite manter uma qualidade de imagem de grande qualidade, seja qual for a resolução a que corre. Uncharted 4 corre com uma imagem muito limpa graças à ausência de artefactos temporais.”

            Horizon Zero Dawn

            “Horizon’s implementation of checkerboard 4K was simply stunning – perhaps a touch softer than native rendering, but beautiful nonetheless.

            Horizon’s excellent performance at checkerboard 4K vs the native 1080p of the base PS4 version is a great achievement. While the Pro hardware has 2.3x the GPU power of the standard model, memory bandwidth hasn’t scaled in step – and it’s rare that we see a PS4 engine scale so gracefully between 1080p on base hardware and 4K on Pro (checkerboard or otherwise). That Guerrilla has achieved this with no impact to performance is impressive enough, but the team has pushed the envelope here, handing in more visual enhancements over the base version of the game.”

            Só para amostra. Fonte: Digital Foundry.

            E, como percebo o tamanho da tua ignorância face a isto, só para te avisar que existe uma listinha, como aquela que linkaste sobre os jogos melhorados na ONE X, que fala sobre os jogos melhorados na Pro.

            Igor, para teu bem… não tenhas certezas de nada. O mais provável é que dês com os burros na àgua tal como aconteceu quando tinhas a certeza absoluta que na imagem analisada neste artigo as texturas apareciam desfocadas e por isso eram piores.

            É um conselho para tentares conservar o bocadinho da pouca dignidade que te resta (a credibilidade já foi, claro). Já houve muitos antecessores teus a fazerem o que estás a fazer, falar sem saber do que falam. E sempre tiveram a resposta como este artigo. Depois queixam-se de perseguição.

            Aqui não se elogiou porque não se apoia a ideia de consolas de meio de geração. Queres alterar isto para ficares mais feliz, é contigo, mas a verdade é esta. Mas basta pesquisares na internet (algo que evidentemente não fazes porque, tal como os teus antecessores, estar informado não é o teu forte), para descobrires uma lista de jogos e suas melhorias na PS4 Pro, feita pela DF (sim aquilo em que estás a basear a tua festinha já aconteceu com a PS4 Pro).

            E daria pano para mangas em artigos a elogiar o checkerboard e quão bem implementado ele está e os resultados que permite. Mas não se fez, porque não se apoia a ideia, nem quando os títulos em questão tiveram direito a análise no site.

            Depois… não te adiantes. Falas do que não sabes e, pior que isso, a pessoas que por acaso até sabem do que falam (como este artigo te demonstrou). Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras e por isso, se fosse a ti, veria primeiro como ficam os títulos cuja conversão não foi financiada pela MS.

            Por exemplo…

            Quantum Break, um caso a analisar não achas? Engraçado que esse ignoraste completamente nos teus imensos elogios…

            É bom contudo ver-vos finalmente admitir o que pensavam da ONE passado todo este tempo e quão hipócritas têm sido quando acusavam os outros de só se preocuparem com gráficos: pela tua reacção, a principal preocupação com gráficos era vossa, dos fanáticos que até agora sempre diziam que gráficos não importavam.

            E depois, compreendo que tendo chegado tão recentemente, nao tenhas noção do que se passou em 2013, mas aqui, ninguém fez festa nenhuma. Aliás, quando as pessoas perguntavam se a ONE valia a pena a resposta sempre foi uma: se gostas dos jogos que gostas na Xbox, vale.

            Aliás, tenho é que dar os parabéns ao Mário…

            Ele deduziu corretamente as dificuldades da ONE e olhou para o futuro da mesma com preocupação. Algo que a Microsoft acabou por confirmar ao longo destes 4 anos. Algo que tu, em 2013, terias comentando como sendo uma grnade mentira defendendo as outras virtudes, mas que em 2017, com a ONE X, acabas por reconhecer, com toda esta festinha que estás a fazer, como sendo verdade.

    • Igor, só por curiosidade, se a ONE X (uma consola que ainda será lançada e que chega 4 anos depois que as consolas base, e um ano depois que a Pro) envergonha a Pro, o que dizes da Xbox ONE face à PS4 base? Também dizias que a ONE era envergonhada pela base?

      Sei que não estavas cá em 2013, mas os teus antecessores só diziam que não notavam diferenças nenhumas…

      Pergunto-me porque deves ser o primeiro do teu tipo a dizer que a ONE era envergonhada face à PS4. E tenho quase a certeza que não fazias isso.

      Chega a ser hilariante toda esta festa que estás a fazer por um título que saiu em 2015 e que já está a 30€, numa consola que ainda vai ser lançada e ainda pensas que se deve tirar mérito disso… Triste.

      • Bruno, só por curiosidade, e o Pro que foi lançado somente 3 anos depois do console base antes mesmo deste console ter duas das suas principais franquias lançadas e que ainda continuam nessa situação, console esse que inaugurou toda essa prática de consoles de meia geração que vocês tanto condenam, o que você tem a dizer sobre isso?
        E se eles não notavam essas pequenas diferenças, como pessoas do teu “tipo” que não conseguem notar a diferença que agora é muito maior tem coragem de vir com uma dessa.
        Você tem certeza que quer mesmo desqualificar um jogo somente por ele ser de 2105, sério mesmo!?
        Seguindo o seu raciocínio, o que dizer então de The Last Guardian, um jogo de 2009 com gráficos de PS2 que foi anunciado para PS3 e somente foi lançado no final do ano passado com praticamente os mesmos gráficos e foi recebido com festa.
        Isso sim chega a ser hilariante.😄😃😀😁😂😆😏

        • Creio que seria demasiadamente estúpido não ter consciencia que a Sony começou isto com a Pro.
          Mas convem tambem não esquecer que os rumores da Neo surgem em Março de 2016 e os da Scorpio em Outubro de 2015.
          O que quer dizer que ter lançado primeiro foi apenas uma questão de timming para o hardware idealizado pois a ideia já andava nos dois lados há muito tempo.
          Quanto a The Last Guardian, é uma obra prima ao verdadeiro estilo gráfico de Fumito.

      • O que sempre disse: não apoio a Pro, e muito menos vou apoiar a ONE X. São coisas que náo deviam existir, e más para o consumidor.

        Mas pelo menos tem a Sony mais respeito por quem gastou 400€ em 2013 numa PS4, oferecendo com a Pro o mesmo jogo, com um acréscimo de resolução, que a MS por quem gastou 500€ em 2013 numa Xbox ONE.

        O fantástico disto tudo, é ver o quão cordeirinho tu és que ainda agradeçes a quem te rouba (MS), descaradamente.

        Define franquias principais.

        Percebo que para um fanático Xbox, a noção possa ser estranha, mas a Sony tem várias franquias e todas de igual importância. Por isso se tem elogiado continuamente o seu trabalho em exclusivos.

        Talvez se considerarmos as franquias que vêm da PS3? Nesse caso tenho uma má notícia para ti: não foram apenas duas que a Sony já lançou mas 5 (e talvez mais).

        Se quiseres podemos comparar listas, mas aviso já que as coisas ficarão deprimentes para o teu lado.

        Tenho coragem porque assisti ao choradinho que outros iguais a ti faziam quando diziam que não haviam diferenças entre 900p e 1080 p, e agora vêm elogiar por diferenças acessórias em resoluções que num ecrã de 55″ já são bastante difíceis de ver.

        Sério mesmo. Entre The Last Guardian e RoTR nem há comparação. Um é um título que foi lançado em 2016 (não em 2009), e o outro foi lançado em 2015 (mas entendo entendo que desconheças isto – a informação claramente não é o teu forte). Percebes porque não há comparação? Porque as pessoas tiveram quase dois anos para o passar e a Microsoft está a usar como argumento de venda um jogo que o grosso do mercado já passou.

  2. Cara eu fico realmente impressionado com o esforço a dedicação que a midia ta usando pra tentar ocultar ou denegrir qualquer vantagem que o XONE X tenha !

    É muita dedicação estão de parabéns.

    Sobre a foto do rosto cheio de sujeita, arranhado e sangrando no Xone X enquanto no PS4 estava lisinho é questão de maquiagem né ? rs.s.s

    Entregue os pontos Mario pode não ser a maquina dos exclusivos mais é O MELHOR CONSOLE DA HISTÓRIA para multis os jogos SEMPRE vão ser melhores no Xone X seja em resolução, frame ou qualidade não adianta podem justificar de todas as formas.

    Tem uma frase que se usa muito aqui no brasil que daria muito certo agora.

    “Aceitem que dóis menos”

    • Em nenhum momento ele tirou os méritos do XONEX. Você que precisa ler mais, pesquisar mais, e só assim deixar de pensar que existe uma maquina, um pedaço de plastico chamado video game, perfeito!

    • E que vantagem é que o ONE X tem? Transmitir aos clientes da ONE a seguinte mensagem da Microsoft: “Agradecemos o facto de terem desprendido 500 mocas na Xbox ONE. Infelizmente, não estávamos a levar as coisas a sério quando a desenhamos – eis a ONE X. POr mais 500 mocas pode levar esta consola onde realmente trabalhamos a sério para fazer algo que se apresente. Obrigada pelo seu Dinheiro. Por favor, rejogue todos os jogues que já lançamos para usufruir desta consola. As nossas novidades terão que esperar.”

      • Responderei….

        Muito obrigado Microsoft eu pago afinal de contas já se passaram 4 anos desde que fiz esse investimento que não tirei da boca da minha familia para colocar num console afinal de contas é um luxo um superfulo uma diversão e não minha prioridade portanto nada afetou no meu orçamento doméstico.

        E agradeço também por ser compatível com todos os meus 117 jogos do Xbox One que eu já tenho fico feliz de poder jogar eles com uma experiencia muito mais fluida estou ancioso pra testar o The Witcher 3 nessa maquina!

        Só isso

        • 1000 euros em em 4 anos só em consolas consideras que não tiraste o pão da boca da tua familia? 250 euros ano sem contar com o Live e os jogos e para jogar a mesma coisa.
          Ganhas bem pá.

          • Isso quando a pessoa não trocou o XO pelo XOS e depois o XOX.

            Ainda a lembrar que alguns trocaram se XO pelo XO Elite e assim continuar com a troca futuramente….

          • Lol!!! O Playtation também não tem o PS4 beta, o PS4 Pro e o Slim além da balança que lançaram agora do GT Spot.
            “Macaco não olha mesmo para o próprio rabo.”

          • Igor qual a diferença entre o PS4 base e o Slim tirando o fator tamanho?

            É isso que diferencia o XO base e o XOS, pois além do fator tamanho o XOS implementa o HDR, upscaling 4K e possui uma pequena alteração na CPU.

            Se desconsiderar o tamanho verá que XO e XOS são produtos diferentes, PS4 base e PS4 Slim não. No primeiro caso há o incentivo(mesmo que pequeno) para a troca de modelo, no segundo não.

            E o que tem o PS4 Slim GT Sport? É um slim com uma skin, nada diferente das outras versões especiais. O One não teve a versão especial do Forza 6(a que eu tenho), aquela que era super limitada e depois virou comum? Sem cabimento a inclusão do GT Sport nisso. Mais uma vez digo ou vc tem muito amor ou tem muito medo do que o GT Sport pode oferecer.

          • Não, caro Igor.

            Sabes porquê? Porque a Sony tem por hábito lançar com consolas que mantém os atributos ao longo do tempo.

            Chama-se a isto dar confiança aos consumidores.

            Assim quem comprou a PS4 em 2013 não se sentiu defraudado com a PS4 slim (que faz exatamente a mesma coisa) nem com a Pro (que faz exatamente a mesma coisa mas em 4k CBR, para ecrãs 4k).

            Já a Microsoft, continuamente chama lorpa aos próprios clientes: é o HDR exclusivo da ONE S, o leitor bluray 4k e agora os efeitos exclusivos da ONE X.

            Eu só sei que após isto continuo muito feliz por ter escolhido PS – a Sony mais uma vez a demonstrar porque é digna de confiança.

            @Daniel és a primeira vítima de roubo que vejo com felicidade em ser roubada. Mas ainda bem que agradeces. São pessoas facilmente exploráveis como tu, que empresas como a MS agradecem.

      • Isto vindo de um amante do console que mais lança remaster é de rachar de rir.😆😅😂😁😀😃😄😆😅😂😁😀😃😄😆😅😂😁😀😃😄
        Isto está ficando cada vez melhor!

        • Sabes o que é mais de rir?

          Isto vindo do amante do console que prometeu um remake e entregou um remaster mal amanhado, fez disso um anuncio principal, uma promessa não cumprida, e ainda por cima o entregou quando o podia ter posto em retrocompatbilidade.

          O teu critério realmente…

  3. Mario o artigo esta interessante, porem vindo de históricos que ultimamente andas a falar tanto da MS em caráter de negatividade, que qualquer coisa que venha tentar justificar ” A verdade dos Fatos” ira cair como algo de reatividade da sua parte sobre a marca. Sabemos que vira alguns argumentar, defender justificar, porem você manda nos seus post, pois sempre escuto voce dizendo que fala sobre a realidade do mercado, porem sites blogs ate mesmo a Digital não estão nem mais querendo justificar o injustificável sobre o one X sobre a ps4 pro pois não tem como. Eu venho aqui com olhos e criticas abertas para filtrae o que realmente é relevante porem “Minha opinião vc esta pesando a mao sobre a MS coisa que não se ve nesta dita realidade dos fatos que tanto cita em vários post. Pelo que vejo na realidade do mercado ultimamente isso não Mario o artigo esta interessante, porem vindo de historicos que ultimamemnte andas a falar tanto da MS em carater de negatividade, que qualquer coisa que venha tentar justificar ” A verdade dos Fatos” ira cair como algo de reatividade da sua parte sobre a marca. Sabemos que vira alguns argumentar, defender justificar, porem voce manda nos seus post, por isso em questão de vendas e sim markting positivo é sobre este novo console em vários portais sites etc, então por q

    • Gabriela… agradeço o comentário… Mas o artigo não diz mal da Xbox, o artigo apenas explica uma situação onde alguem definia as texturas como vergonhosas, e na realidade há uma boa explicação para o que ali está!

      A Xbox neste jogo tem muitas, muitas vantagens sobre a PS4 Pro. Não só porque a consola é capaz, mas também porque 20 milhões dão para muita coisa!

      Quanto à One X nunca deixei de reconhecer os seus méritos. A questão que coloco e na qual insisto é que não sei se eles justificam o preço, especialmente dado o atual estado de “secura” da Xbox a nível de exclusivos.

      É esse o alerta que deixo… mais nenhum!

      Ou não te parece coerente que deixe o alerta às pessoas que compram uma consola para se perguntarem se, mesmo com as diferenças, acham que isto
      https://www.youtube.com/watch?v=QdWOOt7hJ6k
      Justifica mais 300 euros (a Xbox One S custa 250 euros com jogo)?

      • Na verdade não justifica mesmo o preço destes consoles que já sabemos que vai durar em media dois anos, estou triste que o rumo destas empresas tomaram e fizeram como aparelhos de telefone.
        O Consumidor já esta ciente que marca e produto mais o agrada, o que me refiro e sei que não fez um comentário para falar mal da marca, porem esta a pesar a mao so em negativadades de uma amrca a qual não esta sendo visto em outros portais. Por isso meu alerta para não parecer algo de um peso e uma única media. De resto concordo.

        • Como já disse a outra pessoa, o mundo não acaba hoje! E avaliar o jogo ao fim de 5 minutos é um pouco prematuro!

        • “…estou triste que o rumo destas empresas tomaram e fizeram como aparelhos de telefone.”

          E para contornar a tristeza a solução é comprar um console de meia geração? Contraditório.

          A elhor maneira de se combater esta prática é atacar o bolso da fabricante e que se resume em não adquirir tais modelos.

  4. A Digital Foundry adicionou Screenshots que podem ser visualizadas com a ferramenta de Zoom. A Diferença entre eles é nítida, mas não acho que seja algo que vai saltar os olhos de quem não tiver as duas versões lado a lado.

    Pra mim o ponto supreendente sobre o Xbox One X não é as texturas terem melhor qualidade, afinal dos 12GB de RAM, 9 estão disponíveis para games. Eu acho que no PS4 Pro esse número não chega a 6GB.
    O que realmente é impressionante até agora, é que já tem dois casos de games que precisam de CB Rendering no PS4 Pro e estão rodando em 4K nativos no Xbox One X, e o pior nesse caso é que tem melhorias gráficas.

    Números por números, o Xbox One X não deveria ter capacidade para rodar um game com o dobro de resolução do PS4 Pro, e muito menos com melhorias gráficas. A equipe do Xbox One X alcançou um nível de otimização incomparável para um console, o Xbox One X em termos de hardware aparentemente resgata os dias do Xbox 360.

    http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-how-rise-of-the-tomb-raider-on-xbox-one-x-improves-over-ps4-pro

    • Vamos ver…
      A PS4 tem 1,84 Tflops
      A Xbox One tem 1,31.

      Para 4K nativos precisarias de 7,36 Tflops numa PS, e de 5,24 Tflops numa Xbox

      A PS4 Pro tem 4.24, a Xbox One X tem 6…

      A Xbox One x pode correr a 4K nativos os jogos Xbox, e ainda tem performance de sobra!

      A PS4 Pro não pode correr a 4K nativos os jogos PS4!

      Com metade da resolução ela precisa de de 3,68 Tflops. O que tem!

      Basicamente está aqui a tal questão da metade da resolução! Com ambas as consolas a terem performance para melhorar algo mais!

      Se a Xbox One X é a única que tem outras melhorias (e excluo as texturas pois a Pro nunca as poderia ter pois não tem tanta RAM), isso é uma questão de “patrocinio” da Microsoft ao jogo (20 milhões pelos direitos do jogo).
      sabes tão bem como eu que nenhuma empresa pega num jogo que vendeu mal e que está agora a menos de 30 euros para lhe fazer tanta alteração se tal não foi “patrocinado”.

      Curiosamente quando se falou que Destiny 2 não teria 60 fps na xbox One X, algo que se deve ao limite do CPU, as acusações eram de que era a Sony que estava a impedir. Mas agora sobre estas alterações a mais na X que a Pro não teve, ninguem sequer questiona o porque?

      Eu posso até aceitar que a Pro não as pode ter… mas pelo números de cima, o questionar-se o porque parece algo coerente, não te parece?

      • O PS4 Pro tem um monte de melhorias na versão, desde a latência do comando até os modos 1080p melhorados e o modo de desempenho que roda entre 50-60fps. Não acho que faltou otimização ao game no PS4 pro, a Digital Foundry na época ficou impressionada com as melhorias do modo 4K. Se Excluir o Xbox One X, o PS4 Pro tem a melhor versão do game consoles de longe.
        E esse é o ponto que torna as coisas mais interessantes, o Xbox One X é melhor em cima da versão melhorada e ainda alcança os 4K.

        A comparação entre eles é assim:

        Modo 4k no PS4 Pro = CB Rendering
        Modo 4K no Xbox One X = Resolução Nativa
        Modo melhorado no PS4 Pro = 1080p 30fps
        Modo melhorado no Xbox One X = 4k CB Rendering 30fps
        Modo desempenho PS4 Pro = 1080p 60fps com algumas quedas de frame-rate.
        Modo desempenho no Xbox One X = 1080p 60fps sem quedas de frame-rate.
        Tirando o modo de desempenho onde a CPU entra na equação e a mudança é discreta, nos outros modos o Xbox One X está dando pelo menos o dobro.
        Mesmo que o One X, como desconfia, tenha melhorias adicionais patrocinadas pela MS, isso só mostra ainda mais que o delta de performance entre o Pro e o Xbox One X é maior do que se espera e isso ao longo de 2018 e 2019 pode iniciar um desgaste do PS4.

        • Um eventual desgaste do PS4 significa que a Sony vai adiantar o PS5.
          As pessoas gostam de novidades de tecnologia e o público de console atual se preocupa muito mais em ter a melhor versão dos jogos do que fazia antigamente.
          Não me espantaria nada se a MS acabar não tendo estoque para satisfazer a demanda pelo Xbox One X.

          • O que seria adiantar um PS5? Lançar em 2019? se for isso não acho que seja um adiantamento já que a pro não teve uma mudança significativa de poder.
            Pra mim que tenho um ps4 base desde 2014, acho que 2019 seja um tempo até bom, 2021 para mim seria o ideal, mas sabe como é….

            A sony pisou na bola ao lançar o pro.
            Estava ganhando com facilidade era só manter o ps4 até lançar o Ps5. Agora corre o risco de lançar um novo console e em logo seguida a MS lançar um mais potente.

          • Ignorando a existência do PS4 Pro, eu acho que 2018/2019 seria o momento do PS5, mas com o PS4 Pro, 2020 já parece um momento mais adequado para um verdadeiro salto.
            O PS4 Pro deixou a Sony em uma sinuca de bico. Se o Xbox One X tiver sucesso, eles precisam sair primeiro com o PS5 para manter a vantagem de mercado e eu não acho que a Microsoft vai querer lançar um console logo em cima, o que significa que com 1 ano de vantagem eles podem lançar um hardware melhor com pouca diferença no preço.
            A Microsoft ter revelado as especificações oficiais do Scorpio enquanto o PS4 Pro ainda nem tinha um anuncio oficial, mas todas as especificações vazadas de fontes confiáveis, minou um pouco o interesse nesse hardware.
            Eu esperava que a Sony fosse fazer a mesma coisa sobre um PS5 antes do Scorpio ser lançado, mas as coisas não funcionam assim, o PS4 Pro existe, e eles não podem anunciar consoles como se anunciam Smartphones.
            Mesmo que tentem justificar dizendo que a Microsoft anunciou o Xbox One S junto do X, o S nada mais é que o velho Xbox One em versão Slim com uma perfumaria, Upscaling para 4K e HDR.

          • Não é tão impressionante se considerares que o jogo será lançado com financiamento a acompanhar. Não te esqueças dessa parte.

            Eias a lista de melhorias de RoTR na ONE X:

            – HDR display support for more vibrant and accurate color representation technology
            Spatial audio support, including Dolby Atmos, for true 3D audio

            – Enhanced texture resolution for Lara Croft, NPCs, and environments, leveraging additional memory offered by the Xbox One X

            – Improved anti-aliasing for immersive realistic details

            – Improved volumetric lights

            – Improved reflections

            – Enhanced foliage

            – Upgraded polygonal detail

            – Amplified texture filtering

            Para comparação as melhorias na Pro:

            – Hardware Tesselation;

            – Anisotropic filtering;

            – Increased LOD;

            – Cinematic Hair (o mesmo cabelo das cinemáticas – seja lá o que for isto);

            – Sun Soft Shadows (melhorias na qualidade das sombras);

            – Improved Depth Of Field;

            Isto no modo a 1080p com melhorias e a 30 fps.

            Assim do nada, a primeira coisa que noto é que tudo isto pode ser alterado na versão PC e que se trata da ativação de efeitos de pós- processamento. Excepto o cabelo, mas não entendi bem onde está a vantagem na Pro.

            Já a versão da ONE X levou alterações mais profundas (texturas a 4k e melhoria nos modelos) e como tu bem dizes, com optimização em cima.

            É bastante óbvio que houve um trabalho adicional.

            Outra coisa que se torna bastante óbvia é a despreocupação da Microsoft com o fosso entre esta nova consola e o modelo base.

            Qaundo Uncharted. Infamous e outros títulos receberam o suporte para a Pro, pelo que sei as alterações limitaram-se a receber um acréscimo de resolução e o suporte HDR (que é partilhado pelas duas – base e Pro).Aqui quem gastou 500€ por uma Xbox em 2013 não terá direito a muitas coisas da ONE X nem a HDR.

            Deixando de fora o facto de isto comprovar que a ONE foi um péssimo negócio para quem a comprou tendo em conta isto que a MS está a fazer agora, é preocupante sobretudo ver a mensagem que a mesma passa:

            “Por favor mudem para esta consola.”

            A MS, ao contrário da Sony, claramente não está preocupada em manter o mínimo de paridade entre as duas consolas, melhorando e de forma notória as coisas na X, tendo como base este jogo. Ainda falta ver o resto claro e que melhorias eles terão.

            Eu, como cliente, ficaria muito descontente – isto ajudará a desvalorizar o modelo base ainda mais.

            Por isso faço-te agora uma pergunta: como podes confier nos vídeos das próximas conferências da Microsoft? Era a mesma pergunta que fizeste quando a Pro foi anunciada e lançada. Claro que na altura a tua consideração foi mais para o possível fosso com o modelo base.

            Sobre a Sony e o efeito disto na PS4… A Sony anda a preparar a resposta desde 2016: Exclusivos. Ou achas que foi por acaso que tiveste tantas bombas na PSX no final desse ano.

            A Sony lutará contra a ONE X com jogos.

            E o passado que tanto teimas em ignorar, está do lado deles: nunca a consola mais potente – nem aquelas que chegam a meio com grandes melhorias, virou sucesso de vendas.

            Justificas isso com a maior “fome” por tecnologias (curiosamente o paleio tanto da Sony como da MS para justificar estes modelos melhorados), mas o mercado desmente-te: nem no Japão a Pro fez mossa. Na black friday, mesmo em bundles com Tvs 4k ultrapassou o modelo base. Achas mesmo que as pessoas vão desembolsar uma fortuna por algo que constitui uma melhoria apenas acessória num jogo que joga da mesma forma num modelo até 250 (e veremos se não será 300$, mais barato)?

            Continuas a julgar que nos Estados Unidos as pessoas nadam em dinheiro – mas desta vez não estamos a falar apenas do upgrade de uma consola, mas de uma TV+consola.

          • Bruno… estou com a memória fraca e talvez possas ajudar!
            Conheces algum jogo que 2 anos depois e numa altura em que é vendido a 30 euros tenha levado alterações no motor para acrescentar novas funcionalidades?
            É que eu não me lembra…

          • Também não.

          • @Mario vale também ressaltar que um novo Tomb Raider está prestes a sair. Daí desconfiar um pouco deste upgrade de livre e espontânea vontade.

  5. Tem coisas que eu acho engraçado, todos que vem aqui no site, com o mantra de que a Microsoft e perseguida, de que a Xbox é injustiçada etc etc…
    Todos que se sentem neste sentido, vingados com a X One X, possuem uma Xbox One… A X está em pré venda mas não foi lançada correto…
    Então a todos os usuários da One não seria mais interessante reivindicar uma melhoria para o seu console?
    Acho que há pessoas que não sabem que jogam a pior versão do tão comemorado Tomb Raider. Além de uns pixelszinhos a menos que a PS4AMATEUR ainda tem o pior comando (isto da empresa que se diz com o melhor comando)..

    “O que significa que a versão X corre com as melhorias feitas para a mais recente PS4. Resumindo: a Crystal nunca corrigiu os problemas de latência na versão Xbox One original, enquanto a versão X mantém os controlos precisos da actualização para a PS4.”

    E nisto o PCMANIAS é acusado de ser parcial, quando vcs comemoram ter a pior versão (Xbox One Alpha e Beta) de um jogo que era um exclusivo de peso, mas o problema de verdade é o PCMANIAS lhes mostrar a realidade..

    “Além disso, foram feitas outras mudanças: a seu favor, PureHair (também conhecido como TressFX) parece ter sido melhorada, mas existe uma confusa inferiorização na renderização do campo de profundidade.”

    Realmente a ignorância deve ser uma bênção…

  6. Sou muito fã da marca Xbox e apoio o One desde o lançamento, lá em 2013, e fico injuriado ao ver o pessoal comemorando texturas melhores no X, eu quero saber é o seguinte: Microsoft, cadê gameplay do Forza 7 rodando no One S, só se fala em gameplay em 4k, to vendo que quem apoiou o One sempre vai é ficar pra trás se não troca-lo pelo X, e isso é uma vergonha, então precisamos é nos unir ao invés de ficar comemorando texturas melhores que o videogame da concorrencia

    • É isso que sempre falo aqui, cadê a resolução dinâmica no One base(modelo que tenho)? Eles disseram que todos os modelos disponibilizarão esta alteração no Forza 7.

      Foi o que coloquei em um dos meus últimos comentários, poucos meses antes do lançamento foi disponibilizada uma gameplay do HZD no PS4 base e todos pensavam que era no Pro.

      • Atá entendo que ela tem que fazer o marketing do X, e nada melhor que um peso pesado como Forza 7 pra isso, mas caramba, e os 30 milhões de consumidores do One, mesmo pq o game sai antes do X estar nas lojas, tô com medo de uma versão capada desse forza 7 pro One base

      • É uma bola fora não ter nenhum gameplay a disposição da versão Xbox One do Forza 7, mas de acordo com as informações da Turn 10, fora os 4K, a única melhoria do jogo no X é o mapeamento dinâmico de cubos que precisa de uma folga de processamento que o Xbox One não tem.
        Dá para imaginar que também terá vantagens de texturas e anti aliasing.

        Fora isso, sabemos através da Digital Foundry que o game mantém 1080p 60fps como os anteriores no Xbox One e que a imagem abaixo corresponde aos settings da versão do console base mas em 4K.

        http://images.eurogamer.net/2017/articles/1/8/9/4/3/6/0/149167152709.png

        Eu particularmente não vejo problemas em continuar com o Xbox One Demo/Amador/Beta etc…
        Por mim poderiam baixar o jogo para 720p 60fps se com isso fosse possível incluir o tal mapeamento dinâmico de cubos. Estamos em uma era de várias soluções inteligentes para driblar baixas resoluções e substancial melhora de técnicas de anti aliasing. A briga por resolução continua sendo hoje a mesma bobagem que era em 2013. 5 minutos de gameplay e ninguém está mais vendo resolução ou caçando borda pra achar serrilhado. Se alguém faz isso, é doença, TOC.

        • “…5 minutos de gameplay e ninguém está mais vendo resolução ou caçando borda pra achar serrilhado. Se alguém faz isso, é doença, TOC.”

          Pois num é?

          Bem como caçar imagens de problema de textura em Uncharted 4, chegando até colocar links de imagens de texturas entre rochas na área da savana.

          Doença e TOC para quem está jogando a gameplay ou seja que tem os aparelhos, mas o que falar dos que não tem?

          É @Mario não estou com Alzheimer!

          • Deixe o rapaz Livio, se alguém abre mão dos argumentos e começa soltar palavras de baixo calão é por que realmente não pensa antes de escrever. Antes ficar sem argumento que ofender a alguém com um insulto, que dirá pensar o palavrão e digitar.

  7. Se eu compreendi bem, o problema das texturas esborratadas na PS4 PRO é a XBOX ONE X não ter profundidade de campo! humm ok
    Olhando para as duas fotos em que na X tudo está mais vivo e mais nítido só posso concluir uma coisa, ainda bem que a X não têm profundidade de campo pois na foto todos os objectos estão focados, e essa tal coisa só estragou a imagem na PRO…

    • A profundidade de campo é um efeito.
      É um processamento extra! E é criado com fins artisticos.
      Posso dizer outros casos como o lens flare que existem como efeitos adicionais para criar atmosfera e são apenas artisticos.
      Retirar o efeito liberta processamento.

    • Se ao menos soubesses do que falas…

      O Depth of field é aplicado em movimento e acredita que aí faz toda a diferença. Pelo menos pesquisa antes de vir para aqui dizer disparates.

  8. Sinceramente, o anúncio do one x, e melhor, o ganho de performance do mesmo frente aos outros consoles, veio a mostrar o que eu mais temia: A briga por potência acima de jogos. O que mais li aqui foi coisas do tipo: Vc jogará as melhores versões, pois os gráficos ficarão bem melhores, resolução acima, 4k, etc etc etc… Putz, será que o consumidor é tão inocente a ponto de aplaudir uma jogada dessa? A Pro, o one x são aberrações da indústria que tem que serem combatidas, como combatemos? Não as comprando! Igor, Daniel, Fernando, Gabriela, etc… Sei que são fãs do Xbox, eu confesso que sou fã da Sony e Nintendo, porém gosto muito do Xbox, tendo tido todos, sendo o original de 2001 até o one, porém saibam que jogos sempre estarão acima de potência. Estava fazendo um teste de memória tentando lembrar em qual geração que tivemos o melhor console em potência comparativamente com o outro, e Mário pode até me contrariar com números, porém me veio na cabeça o primeiro Xbox. Sabe o mais interessante: Foi nessa geração onde tivemos a liderança absoluta de um console frente aos outros com a maior discrepância da história da indústria. O PS2 com mais de 150 milhões de aparelhos vendidos pq ele? Era o menos potente da época, com exceção do Dreamcast que fora descontinuado prematuramente. Então fora o mais vendido? Pq era o console de todos os jogos! Pro e Xbox one x abrem espaço para a Celularização( nem sei se existe este termo), onde nada impede a Sony de lançar uma versão super pro do ps4 e a Microsoft lançar uma versão Z do Xbox one. É isso que vcs querem? Gostaria que me respondessem de coração. Sim, o Xbox one x é o console definitivo em performance Quando lançado e creio que será por um bom tempo, mas até quando? Isso de fato fará a MS dobrar a base de consumidores frente ao rival? Será que o one está nessa situação por conta de hardware? O Hardware dele é ótimo, sempre foi! É a pergunta que faço a fãs da marca, pois por mais que haja discordância aqui, no fundo somos todos consumidores e desejamos o bem para a indústria e do jeito que está… Estamos ferrados!!! Abração a todos!!!

    • Sabes o mais engraçado?

      Que quem mais se queixou até agora é quem mais faz a festa. E o pior, pessoas que em 2013 estariam aqui a dizer aos 4 ventos que a resolução não é importante, que o que define uma consola são jogos. Estes eram os seus argumentos em 2013.

      O que mais revela esta situação, é que todos aqueles que andavam a fazer filmes e a acusar toda a gente de denegrir a Xbox em 2013, todos aqueles que acusaram o Mário por ser fanboy por falar das diferenças de hardware e de resoluçáo, estavam na realidade com problemas interiores: não eram que os outros falavam mal, eles é que internamente sempre detestaram a ONE.

      Mas náo gostavam de ser lembrados disso.

      • Falou tudo, Bruno! No fundo não gostavam do aparelho pelo simples fato do console ser um pouco inferior ao concorrente. Hoje, são os mesmos que estão tirando a máscara do rosto, dizendo aos 4 cantos do mundo, como vc msm disse, que terão as melhores versões dos jogos e como potência é tudo, etc… Jogos são secundários para eles! Sinceramente, por mais que o one tenha sim quase todos os jogos das thirds, tenha alguns exclusivos, bons por sinal, retrocompatibilidade e alguns serviços acima da Sony, de fato o diferencial de uma marca, está a faltar no console. Pô, olho para meu ps4 e sei que o msm terá todos os tipos de jogos, jogos ocidentais, orientais, exclusivos orientais, ocidentais, e de enorme qualidade. Isso ao meu ver, qualifica a marca, msm com seus defeitos, para que eu invista na sua sucessora, porém a ” a turma dos gráficos” estão felizes pela “Ferrari sem gasolina” que está entrando no mercado… Infelizmente!!!

  9. João Magalhâes 30 de Agosto de 2017 @ 5:30

    Caixista sempre se cabou de potencia…desde o primeiro Xbox acreditam que seja uma marca do console.Ai quando veio o One demoraram muito a acreditar que o console estava em desvantagem técnica.

    Já o Playstation sempre foi sobre jogos,apesar de ter grandes Hardware na altura de seus lançamentos,a identificação que os fãs tem é com o legado na diversidade de jogos.A Sony nunca precisou ter o melhor HW para ter sucesso porque os jogos estão acima disso.

    O PS3 por exemplo é um exemplo de superação,pois estava em uma situação muito,muito pior que o One.Ele tinha um ano de desvantagem e com um preço que vc levava um 360 e Wii,além da desconfiança total dos Desenvolvedores com o HW do console.

    O que a Sony fez para salvar o projeto da lama?Fortaleceu estúdios criando uma identidade forte para o sistema.

    E o que é o Xbox X?Uma resposta ao PRO?NÃO!!!Ele é o reflexo do seus fãs…A Sony não tem porque temer o Xbox X,se bobear vamos ver novamente um PS2 vs Xbox Part 2,porque eles e seus fãs ainda não entenderam o básico.

  10. João Magalhâes 30 de Agosto de 2017 @ 5:43

    E também acredito que o Xbox X venderá melhor que o Pro nesse primeiro momento,porque a lista de descontentes que possui o One é muito maior..e se ele vai “rachar” a base é mais um problema que eles tem que lidar..pois o sentido do HW é criar base,e disso vendas de jogos para atrair mais jogos.

Os comentarios estao fechados.