Rumor sobre os limites de memória da PS4 parecem não ter fundamento. Mas a PS4 não deverá ter 7 mas sim 6 GB livres.

Há ao que parece muita contra-informação sobre o assunto da memória livre da PS4. Mas tudo indica que a PS4 terá 6 GB. Menos do que os 7 GB esperados, mas mais do que a Xbox One.

ps4

Apesar de estar de férias e de momento ter tudo menos tempo, disponibilidade, e acima de tudo internet (já estourei o meu tráfego móvel todo este mês), tenho tentado dar algum acompanhamento a este assunto sobre a RAM disponível na PS4. É afinal um tema que sei despertar bastante o interesse dos nossos leitores e que como tal tentei acompanhar.

E apesar de possuir muito pouca informação, o que parece é que nenhuma das fontes está efectivamente errada. Há mas é informação incompleta no circuito.

Ou seja, por outras palavras, os rumores de que a PS4 terá 4.5 GB, 5 GB, 5.5 GB e 6 GB… são todos verdadeiros! E explica-se o porquê.



Vamos começar pela parte mais complexa:

Dos 8 GB da RAM da PS4, 1 GB da sua RAM é tratado de forma especial. Este GB está dividido em dois componentes de 512 Mb e é uma parte da RAM Total que a Sony denomina de “Memória Fléxivel”.

A Sony explica o que levou a esta designação especial. É que ao contrário da memória dedicada exclusivamente aos jogos e que é gerida pelos jogos, este 1 GB é dedicado aos jogos, mas é gerida pelo sistema operativo. Trata-se de uma forma de o jogo poder usar algumas funcionalidades do FreeBSD. É contudo 100% memória do jogo e não usada pelo sistema operativo mas cujo conteúdo pode ser usado para interagir com funções diversas do sistema operativo.

Este 1 GB está, como já referido, dividido em duas partes: 512 MB são usados normalmente podendo, como já referido, o seu conteúdo interagir com as funções do OS, e os restantes 512 são uma memória paginada –  Uma espécie de disco virtual para Swap File que se destina a evitar acessos mais lentos ao disco.

Sobram então 7 GB que são divididos pelo sistema operativo e pelos jogos. A parte que é destinada aos jogos é a “Memória Directa”, e a restante a “Memória do sistema operativo”.

Como surge então a ideia dos 4.5 GB? Bem… Efectivamente, e ao que tudo indica, haverá efectivamente razões para crer que a a Sony indicou aos criadores de software que poderiam apenas usar livremente 4.5 GB de RAM. Ou seja a memória directa disponível seria apenas de 4.5 GB.

E daí surgir a notícia que a PS4 apenas teria 4.5 GB de RAM disponível para jogos.

No entanto, a esta RAM há que acrescentar a restante Memória Fléxivel. E aqui a mesma é encarada de duas formas:

Para aqueles que apenas vêem no bloco de 512 MB que pode ser acedido livremente e que interage com o OS uma memória efectivamente útil, teremos de acrescentar este RAM aos 4.5 GB.

E assim surge a notícia que a PS4 teria 5 GB de RAM disponível para jogos.

Para aqueles que vêem na restante RAM uma virtude (afinal a RAM não serve só para texturas e código, e se puder ser usada para acelerar tempos de carga só há a ganhar com isso), há igualmente que considerar esta RAM como dos jogos. E o certo é que esta memória paginada é para ser usada exclusivamente pelos jogos, pois como a Sony deixou bem clara é memória 100% destinada aos jogos.



E assim se explica como surge a notícia de que a PS4 teria 5.5 GB de RAM.

Apesar de esta RAM ser efectivamente a memória disponível da PS4 face aos 4.5 GB de memória directa anunciada, a realidade é que qualquer dos valores contrasta com os 7 GB que inicialmente se julgavam estar disponíveis. E ao que parece, a Sony tem, vindo a acrescentar funcionalidades ao sistema operativo da consola, motivo pelo qual a memória dedicada ao mesmo tem vindo a crescer.

Seja como for, qual é então o valor exacto da RAM da PS4 disponível para jogos? São estes 5.5 GB?

Ao que tudo aponta, na realidade são 6 GB  distribuídos em 5 GB de memória directa e 1 GB de memória fléxivel. Os restantes 2 GB são ocupados pelo sistema operativo.

Esta situação é confirmada para já por 6 fontes:

Thuway, Famousmortimer, BruceLeeRoy, Verendus, e Kagari, todos eles membros do NEOGAF e são normalmente fontes credíveis de informação dão a notícia como “incorrecta”. Acrescentam que a situação de memória da PS4 é considerada como ideal, e que superou as expectativas de todos que trabalham com ela, em todos os sentidos.

Thuway vais mesmo mais longe e confirma que há vários jogos em desenvolvimento que dão uso aos 6 GB de RAM. BruceLeeRoy e Kagari (administrador do fórum e com ligações à Square-Enix) confirmam a situação.

Assim, a situação dos 5.5 GB (4.5 GB de memória directa mais 1 Gb de memória flexível) é referida por Thuwaycomo restrições existentes apenas na altura do lançamento.



Os motivos são simples e eventualmente esta situação pode igualmente vir a ocorrer com a Xbox One. A Sony aumentou as funcionalidades, mas estabeleceu como limite para o OS 2 GB de RAM. A questão é que eventualmente na altura do lançamento da consola o sistema operativo ainda estará longe das optimizações ideais que irão sendo efectuadas ao longo do ciclo de vida da consola. E por esse motivo, neste momento há 512 MB de RAM que são reservados como margem para variações no sistema operativo, mas que terão de ser eliminados assim que os jogos referidos por Thuway estiverem prontos a serem lançados.

A VBlank Entertainment (Retro City Rampage), na pessoa de Brian Provinciano, negou igualmente que a Sony reserve 3.5 GB para o sistema operativo.

Assim, e tendo em conta os dados que nesta fase me foi possível obter, para já considero que a noticia da Eurogamer (Digital Foundry) é incorrecta. Note-se que não é mentira, mas como aqui se explica, é efectivamente incorrecta pois a restrição, a existir, diz apenas respeito aos jogos desenvolvidos para a  fase de lançamento da consola. Trata-se assim de uma incorrecção prestada por obtenção de informações incompletas. E assim, pelas nossas pesquisas, tudo nos leva a crer que a PS4 terá na realidade 6 GB de RAM acessível para os jogos. Menos que os 7 GB previstos inicialmente, mas mesmo assim mais 1 GB do que a Xbox One (2 vezes a RAM da PS3/Xbox One).



Posts Relacionados