Rumor: Xbox série X poderá continuar a usar BDs de 50 GB. PS5 deverá usar BDXL de 128 GB.

4 3 votes
Avalie o nosso artigo

A compatibilidade entre jogos Xbox One e série X implica esse uso de BDs 50 GB, pelo menos numa fase inicial. O BDXL de 128 GB é quase certo na PS5 dado ter sido desenvolvido pela Sony.

Há um um rumor que, caso confirmado, deverá ser relevante para os fans do físico. E ele prende-se com o tipo de discos usados pela PS5 e Xbox série X.

No que toca à PS5 é quase mais do que certo o uso de um leitor BDXL, com pelo menos 100 GB. Mas no entanto o rumor é que a consola irá mais longe usando o formato BDXL de 128 GB desenvolvido pela Sony.

Já no que toca à Xbox série X o tipo de leitor usado é ainda desconhecido. No entanto refere-se que a consola poderá usar uma drive de Blu Ray em tudo semelhante à da Xbox One X, ou seja, um leitor BD 4K, mas com 50 GB de capacidade.

O motivo deste rumor prende-se com os jogos Cross Gen, e o facto de os discos para estes jogos serem, aparentemente, comuns.



Da nossa parte não vamos tomar este rumor como verdade, apesar de ser clara a tentativa da Microsoft de forçar o digital e passar os seus clientes para os seus serviços, mas no entanto até aceitamos que este rumor tenha razões para existir, uma vez que não descartamos que, pelo menos nesta fase inicial, e dado que as políticas da Microsoft apontam para jogos Cross Gen, com código partilhado, por uma questão de custos e comodidade, os jogos sejam vendidos em BDs de 50 GB, permitindo assim que um mesmo jogo possa ser executado em qualquer das consolas que a Microsoft actualmente suporta.

Mas isso é uma situação diferente de se garantir que a consola não suportará capacidades de discos superiores.



4 3 votes
Avalie o nosso artigo
47 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
25 dias atrás

Talvez seja a ultima geração com média física, eu já na atual geração é 97% digital, se o rumor for verdadeiro não é nada demais.

bruno
bruno
Responder a  Rui
25 dias atrás

Talvez. Eu nao abdico do físico contudo.

Desta forma garanto empregos , em retalhistas, uma fatiacdas vendas vem para o meu país na form a de impostos, e posso revender mais tarde.

eduard08
eduard08
Responder a  Rui
25 dias atrás

Nao faças do teu caso geral, pois a media fisica ainda vende muito, e em todo o caso nao e todo o mundo que esta preparado para uma tal mudança (fraca conexão internet, falta de espaço de memoria, etc), nao acredito muito que a media fisica desapareça na próxima geração, pelo menos do lado da Sony e da Nintendo

Quanto ao artigo, penso que mais uma vez a Microsoft se “enterra” um pouco mais com a decisão de querer manter as 2 gerações activas, pois nao estou a ver as outras empresas a gastar dinheiro a gravar os jogos em 2 tipos de discos, para poder servir a ps5 e a xbox, penso que esta pode ser um motivo para que alguns jogos so sairem numa das consolas
Quanto a xbox serie X, visto que vai ter um leitor de cartas de memória proprio, porque nao lançar jogos neste formato, como a nintendo? (Digo isto mas nao sei se o preço de fabricaçao deste tipo de memoria compensa para fazer tal coisa, mas foi uma das primeiras coisas que pensei desde que a Microsoft anunciou a nova Xbox)

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

comment image

“O Cartão de Expansão de Armazenamento da Xbox Series X proporciona armazenamento adicional para jogos através da reprodução da experiência do SSD personalizado interno da consola, sem sacrificar a velocidade e o desempenho. O cartão de 1 TB é inserido diretamente na parte posterior da consola através da porta dedicada para expansão de armazenamento.”

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

sim imagino muito bem que sera muito mais caro que um jogo, ainda por cima é algo “novo”
a mim o que me faz mais confusao e o facto de a microsoft chamar de cartao de expensao e nao de ssd

mas em todo o caso para mim seria uma muito boa alternativa ao blu ray,uma vez o preço acessivel

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

Estou bastante curioso para saber o preço dos SSD para as duas.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

Será a unica alternativa para a PS6. O Bluray nao deverá passar desta geração.

Ewertom
Ewertom
Responder a  bruno
24 dias atrás

Acho que os valores destes cartões ssd no mercado tupiniquim vai sair por uns 1000 reais para cima,caro,muito caro.fico mais preocupado no caso do Ps5,pois terá de ter cartões no mesmo estilo de dados para correr seus jogos e aonde comprar.Não temos nada sobre isso ainda,já passou da hora da Sony ter falado algo sobre isso,devido a seu espaço interno ser inferior ao do XsX,apenas 825gb.Não sei o que dizer sobre isso
Vai ser um entrave para muitos,infelizmente.

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
24 dias atrás

Sobre o espaço interno ser inferior ao da Xbox,uma nota.

SSDs mantém performance até um limite abaixo da capacidade total. Acima desse valor, começa a descer velocidades de transferência e a performance a diminuir.

Nunca se deve ocupar a 100% o SSD.

Quando vi o valor da Sony, perguntei-me se a empresa ja estaria a considerar isso + SO e a revelar o tamanho disponivel para saves.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

Mario,mudando de assunto o que achaste de Mario Kart Live,confesso que fiquei emocionado com tamanha criatividade e carinho pela franquia da querida Nintendo.Fiquei pasmo

eduard08
eduard08
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

E em falar de mario kart, aqui na loja onde compro os meus jogos, o vendedor disse-me que a pouco tempo tiverem com um dos directores da nintendo e que lhes disse que neste momento a nintendo esta a fazer um jogo AAA para sair em prencipio no fim do ano, mas nao disse qual e o jogo
Ele pensa que e o Bowser’s Fury, e ainda por cima a nintendo anunciou que ira mesmo sair um Bowser’s Fury com o Super Mario 3D World, a ver se e mesmo esse o jogo que estava a falar ou se haverá um outro que saira no final do ano

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
25 dias atrás

Não abro mão do físico e pelo jeito a maioria também não. Logo, se o digital não for um sucesso absoluto de vendas, vendendo muito mais que o físico, as empresas não vão deixar o físico, pois entenderão o recado claro dos clientes.
O físico é mais barato, gera concorrência, não deixando o monopólio de vendas acontecer. No físico também temos escolhas, podemos comprar, jogar e repassar com uma desvalorização pequena, ao contrário do digital, onde se compra e se casa com a mídia. Também é mais em conta para de armazenar, não preciso ficar incomodado com espaço de armazenamento. A única “desvantagem” é o espaço físico que ocupa, que eu vejo até como vantagem, pois é lindo se olhar para as jogos em suas caixinhas originais, a coleção. Heeh

Rui
Rui
Responder a  Sparrow81
25 dias atrás

O digital tem vindo a subir sem parar face ao físico, logo querendo ou não o fim do físico está próximo, aconteceu na música, aconteceu nos filmes porque não vai acontecer nos jogos? Tu nem o jogo completo tens no disco, muitos jogos que queiras jogar daqui a 15 anos secalhar não se vai puder porque o disco não tem o jogo todo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
24 dias atrás

DLC é complemento na maioria dos jogos. Não fazem tanta diferença assim na compreensão de história. Depois, sempre sai edição definitiva dos jogos… E isso eu posso naturalmente vender o game físico e comprar a edição definitiva com todas as dlcs…

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

Entre dlc’s e patchs muitas vezes não tens o jogo todo, assim de repente vem me logo à cabeça a master chief collection que não dava para jogar sem um update.
Eu não quero o fim do físico, mas é uma realidade penso eu, eu já o disse aqui que sou um pequeno colecionador maioritariamente de jogos ps e xbox e gosto muito das minhas caixas e dvds, mas pronto é so a minha prespectiva.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Rui
24 dias atrás

Dos jogos relevantes e grandes, a maioria esmagadora tem campanhas completas e isso está acontecendo cada vez mais. A história é aquela, podendo ter complemento de dlcs ou não. Então essa justificativa para acabar com o físico é pobre, já que as dlcs você pode comprar depois com ou sem mídia física.

bruno
bruno
Responder a  Rui
24 dias atrás

É uma questao de controlo sobre as compras. Eu tenho por regra, quando sei de DLCs espero pela versão completa.

Dou so como exemplo o que recentemente se passou com Control.

bruno
bruno
Responder a  Rui
24 dias atrás

God of War, Destroy All Humans, FF Vii, TLoU part 2, Resi 2, Red Dead Redemption 2, Star Wars JFO, Days Gone, Ghodt of Tsushima nao sei se notas mas pelo contrario,muitos têm sido lançados completos.

Diria que as pessoas se estao a revoltar mais e mais contra jogos entregues sos pedaços.

nETTo
nETTo
Responder a  Rui
25 dias atrás

90% dos meus jogos também são digitais, entretanto ter a opção física é algo muito bom.

Que a tenhamos sempre

bruno
bruno
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Rumor esquisito e muito seguramente falso. Com o mercado de filmes a morrer, a Sony nao esta interessada em arcar com os custos disto sozinha.

Depois, a PS5 tem retro com PS4. So isto deita abaixo o argumento que diz que a Xbox nao tem.

eduard08
eduard08
Responder a  bruno
25 dias atrás

A sony sempre foi pioneira no que toca a discos, a maioria foi mesmo ela que inventou, e os discos com memoria de 128gb e so mais um passo no desenvolvimento no remo dos cd’s, e acredita que este mercado esta longe de acabar

Quanto a ps5 ter retro com a ps4 nao tem nada a ver pois o leitor da ps5 podera ler o actual formato de blu ray, ja a ps4 nao podera ler os novos formatos
Ja no lado da xbox, O jogo tera que correr nas 2 consolas, logo se for no novo formato a geração actual nao podera ler pois o leitor nao e compatível

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
24 dias atrás

Desde que adoptou o bluray na Xbox que está a pagar royalties.

E depoiduvido que esteja interessada em ficar para tras no suporte fisico.

Uma curiosidade… estamos a chegar ao limite da tecnologia em armazenamento?

Ewertom
Ewertom
Responder a  bruno
24 dias atrás

Também pensei o mesmo,como o Ps5 tem retro com o ps4 o porque da Mic não utilizar um disco com maior capacidade,se for assim então o porque do Ps3 no seu inicio ter suportado midia cd e dvd sendo seu leitor blu ray devido a altas capacidades de espaço dos jogos na geração passada.
É só a Mic fazer o mesmo,porque ser diferente,mais um FUD.

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
24 dias atrás

Exacto.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Olha tudo bem a pessoa gostar de mídia física, pra poder trocar e até colecionar.
Mas uma coisa é certa, são as mídias físicas são um dos fatores que mantém os preços dos games tão caros.
Partindo do pré suposto de que nas mídias digitais não há mais fabricação, logística e nem lojistas ganhando uma parte de lucros sobre cada jogo vendido, o preço desse tipo de mídia poderia ser bem mais baixo para os consumidores finais.
Mas, já é de conhecimento de todos que os grandes lojistas ainda pressionam pela manutenção das mídias físicas, e as empresas de games tem eles como parceria de longa data, afinal de contas são eles que ajudam a promover e vender os seus consoles.
E se essas empresas colocarem um preço justo nas mídias digitais, as mídias físicas muito provávelmente iriam encalhar nas partelheiras,e isso é uma coisa que os lojistas obviamente não querem.
Mas podem ter certeza, hoje não temos preços mais baixos nas mídias digitais, justamente por causa das mídias físicas. Disso eu não tenho dúvida alguma.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo Santos
25 dias atrás

Como asism a mídia física mantém os jogos tão caro? É o contrário… A mídia física se vende mais barato que a digital, evita o monopólio das lojas das empresas… Não se compara ao Pc, onde tem diferentes lojas concorrentes, não se engane. O físico eu sempre compro mais barato, revendo, troco, recupero a maior parte do investimento se assim quiser e assim por diante. Há vantagens que são impossíveis de se comparar.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
24 dias atrás

E pobres de nos quando o mercado de usados desaparecer.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
24 dias atrás

Tão falando que o vinil tá morto faz 20 anos TB.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Carlos Eduardo Santos
25 dias atrás

Se o físico é o problema porque o digital é vendido no mesmo preço do físico sendo que como você citou não tem os mesmos gastos?
A sua alegação não faz sentido por inúmeras vezes o físico ja é mais barato que o digital e isso não se deve as empresas.

nETTo
nETTo
Responder a  Daniel Torres
25 dias atrás

Já iria dizer isso

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu prefiro a mídia física, porém acredito que a consola All Digital e seu preço reduzido ajudará a colocar a mídia física em um patamar semelhante aos discos de vinil. Com isso, creio que mídias físicas continuarão a serem fabricadas, mas assim como os discos de vinil, restritas a um público de nicho, com suas edições especiais, de colecionador, dentre outros. Digo em médio prazo, talvez de 2024, 2025 em diante.

Isso é ruim para os colecionadores de mídia física? Sim, provavelmente. Tudo o que é restrito a um pequeno nicho no geral é bem mais caro.

Deto
Deto
25 dias atrás

Faz sentido o PS5 ter BDXL de 128GB, já temos jogos de 100GB no PS4.

Só não sei como deve ser o preço do BR de 128GB, se der no mesmo o preço do leitor para o PS5, então quase certo que deve ter.

o Xbox viu que marketing de “BR 4k” serviu somente para fanboy do xbox ficar hypando por 1 ano = ou – e mais nada, e obviamente não vai empurrar isso mais.

Até tenho a impressão que o xbox so veio com BR 4k pq eles sabiam que a Sony não iria botar isso no PS4 Slim e PS4 PRO e ai podiam falar na internet “nos temos BR 4k” apesar de ninguém mais ligar para isso.

Era incrível que no BR não foi lançado o BR 4k, mas mesmo assim tinhamos vários “fãs” de xbox na internet hypando isso…

Rui
Rui
Responder a  Deto
25 dias atrás

Para não variar em todos os comentários ao assunto, tu deto és o único que pegas no tema e viras logo em guerra e teorias da conspiração e fazes 5 referências à xbox no teu comentário.
Deve ser duro.

Lucas
Lucas
24 dias atrás

A sony colocou o ultimo prego que faltava no caixão do físico ao anunciar o PS5 digital, pois o playstation talvez seja o único produto que ainda consegue vender alguma coisa do físico.

Series X com disco é inútil, ninguém comprava jogo físico no One não vai ser agora que vão comprar. poderia ter removido e ajudado no preço final. de qualquer forma o Series S será o modelo mais vendido assim como o PS5 Digital.

error: Conteúdo protegido